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sexta-feira, 7 de agosto de 2020

FRASE ORAÇÃO PERÍODO TEORIA EXERCICIO GABARITO BNCC


FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO

FRASE E ORAÇÃO 
HABILIDADE ( EF07LP04)  Reconhecer, em textos, o verbo como núcleo das orações.
BANHO DE HISTÓRIA
Os hindus, religiosamente limpos
       Nada daquilo que tanto surpreendeu os portugueses era novidade na Índia. Um papel extremamente importante na medicina indiana era desempenhado pelas estritas regras de higiene pessoal estabelecidas pela religião brâmane.
       Recomendavam-se dieta vegetariana e abstinência de álcool: havia grande ênfase na limpeza corporal, com banhos frequentes e remoção imediata dos excrementos e do lixo de dentro das casas. [ ... ]
       Os indianos tomavam banho ao acordar e ao deitar, e os rituais de higiene pessoal variavam conforme a casta. Os jovens nobres iniciavam sua requintada toalete esfregando os dentes com uma raiz, aplicando colírio e mascando folhas de bétel. O banho era tomado em uma sala na casa ou no rio, em cuja margem era instalado um aparato para o conforto dos banhistas. Antes de entrar n’água, o nobre indiano esfregava seu corpo com pós perfumados. Aplicava óleos nos cabe­los e no corpo, deitando-se em uma cama para ser massageado. A seguir vinha o banho em si, no qual era utilizado um sabão espumoso. [ ... ]
Eduardo Bueno. Passando a limpo: história da higiene pessoal no Brasil. São Paulo:Gabarito,2007. P. 15-17.
1. Releia o título do texto.
Banho de história
a) Com base no texto, formule uma explicação para esse título.
b) Ao considerarmos o contexto, é possível concluir que o título apresenta sen­tido completo? Explique.
2. Agora, releia esta frase, extraída do texto:
Óleos e gorduras animais serviam de base para cremes, loções e pomadas de uso diário ou medicinal.
a) Identifique a forma verbal dessa frase.
b) Essa frase apresenta sentido completo?
       
       Nas atividades anteriores, há dois tipos de frase. No título do texto, em­bora a frase não apresente verbo, é possível compreendê-la pelo seu con­texto. Já a frase da atividade 2 apresenta um verbo.
       Frase é qualquer palavra ou conjunto de palavras ordenadas que apresenta sentido completo. Há a frase nominal, que não tem verbo, e a frase verbal, que apresenta um ou mais verbos (ou locução verbal). Há também a oração, que é um enunciado organizado em torno de um único verbo ou de uma locução verbal. O verbo (ou a locução verbal) é o núcleo da oração.

3. Veja os títulos abaixo.
Introdução
Como se forma uma nascente de água
Nascentes de águas termais
Nascentes de água mineral


a) Todos esses títulos são frases? Explique.
b) Quais desses títulos são frases nominais? Justifique sua resposta.
c) Algum desses títulos é uma oração? Por quê?
4. Releia o trecho abaixo.
Muitos rios começam em uma fonte natural, e muitas pessoas dependem de nascentes para seu abastecimento de água.

• Nesse trecho existe apenas uma oração? Justifique sua resposta.

PERÍODO

5. Leia mais um trecho extraído do livro Passado a limpo.
       Os cuidados de higiene e beleza consistiam na grande ocupação das nobres indianas. A exemplo dos homens, as damas eram massageadas com óleos perfu­mados para ficar com a pele macia e os músculos rijos.

a) A primeira frase é uma oração. Qual é o núcleo dela?
b) Quantas orações há na segunda frase? Justifique sua resposta.
c) Quais são essas orações?

       Observe que a primeira frase do trecho acima é uma oração, pois nela há um verbo: consistiam. Na segunda, existe mais de uma oração, pois nes­sa frase há mais de uma forma verbal: eram e ficar. Essas frases são cha­madas, respectivamente, de período simples e período composto. Veja, no esquema a seguir, a estrutura de cada um desses períodos.
PERÍODO SIMPLES
PERÍODO COMPOSTO
Formado por uma oração
Formado por mais de uma oração
      Os cuidados de higiene e beleza consistiam na grande ocupação das nobres indianas.
     A exemplo dos homens, as damas eram massageadas com óleos perfumados para ficar com a pele macia e os músculos rijos.

       Dá-se o nome de período à frase organizada por uma ou mais orações. O período inicia-se com letra maiúscula e termina com a pontuação adequada ao que se quer expressar. Há dois tipos de período: período simples (formado por uma oração) e período composto (formado por mais de uma oração).

6. Releia, a seguir, um parágrafo retirado do texto "Banho de história".
        As casas dos egípcios abastados tinham uma sala de banho, onde os criados lavavam seus senhores, despejando a água de uma bacia sobre eles. A banheira só chegaria ao Egito com os romanos. Antes disso, os egípcios tornavam banho sen­tados em uma cadeira, e a água era escoada por um sistema de canalização de terracota. Como sabão, era usada uma mistura à base de cimas ou argila, geral­mente perfumada. Também havia poções combinando óleos vegetais, gorduras animais e sais alcalinos, para limpeza ou tratamento de doenças de pele. As ablu­ções diárias eram realizadas de manhã e antes das refeições. [ ... ]


a) Quantos períodos há nesse parágrafo?
b) Transcreva no caderno os períodos simples.
c) Por que os períodos identificados na resposta ao item anterior são classifi­cados como simples?
d) Quantas orações há no primeiro período composto do parágrafo? Quais são essas orações?
e) Indique o núcleo de cada uma das orações identificadas no item d.

1.Leia o texto a seguir, publicado em um livro paradidático sobre os parques na­cionais do Brasil.
Parque Nacional Aparados da Serra
       Há 130 milhões de anos, quando os dinossauros ainda vagavam por aqui. começaram a se formar os cânions do Aparados da Serra. Talvez alguns desses imensos répteis tenham até mesmo caído nesses enormes abismos...
      O Aparados da Serra reúne cânions de até 900 metros de altura. forrados por mata atlântica e araucárias, com quedas-d'água altíssimas. O maior cânion é Itaimbezinho, com 5.9 quilômetros de extensão e 600 metros de largura. [ ... ]

Nurrt Bensusan. Lebintnos parques nacionars São Paulo· Pe1rópol1s, 2012 p 22-23

a) Qual é o assunto principal desse texto?
b) O texto é introduzido por uma informação histórica. Qual é a relação entre essa informação e o assunto tratado?
c) As frases presentes no primeiro parágrafo do texto formam que tipo de pe­ríodo? Justifique sua resposta com base nos verbos.
d) As frases do segundo parágrafo estão organizadas em que tipo de período?
e) Relacione o uso do tipo de período identificado no item anterior ao conteúdo desse parágrafo.

2. Observe a imagem a seguir.

Helena Coelho.Parque das crianças, 2009.  Óleo sobre tela, 30 cm x 40 cm. Galeria Jacques  Ardies, São Paulo.

a) O que essa pintura mostra?
b) Como são as cores utilizadas na imagem?
c) Construa no caderno três orações que descrevam a cena retratada.
d) Imagine o que as crianças estão falando enquanto se divertem. Escreva no caderno três frases nominais que expressem essas falas.

3.Observe a tirinha abaixo
http://compauta.com.br/tirinha-115/ Adão Iturrusgarai 

a) Nos três primeiros quadrinhos, como a personagem parece lidar com a falta do uso do celular?
b) O que o quarto quadrinho revela sobre a forma como essa personagem realmente se sente? Que elementos não verbais comprovam sua resposta?
c) Na tira, foram utilizadas algumas frases nominais. Quais são elas?
d) A tira mostra uma situação informal, uma conversa entre amigas. Qual é a relação entre o uso dessas frases nominais e esse contexto?
e) Que outras características presentes nas falas das personagens demons­tram a informalidade do contexto?
f) A fala do primeiro quadrinho é um período simples ou composto? Justifique sua resposta.
g) Há período simples na tira. Qual o núcleo da oração que forma esse período?

4. Leia um trecho de um verbete de enciclopédia digital sobre povos indígenas do Brasil e responda às questões.
       É importante a influência dos índios na cultura brasileira. O idioma português falado no Brasil incorporou muitas palavras indígenas. A forte expressão artística dos diversos povos, com domínio do uso da cor, é uma riqueza valorizada pelos brasileiros. Na culinária, a mandioca, a pipoca, o mingau, a tapioca, o pirão e o beiju são de origem indígena, assim como o hábito do banho diário. Nos cuidados com a saúde, os brasileiros aprenderam com os índios a usar os remédios naturais das plantas, em forma de chás, xaropes e compressas. Na música, nos cantos, no uso da rede, no artesanato e em muitas outras coisas, a cultura brasileira mostra sinais da presença indígena.
a) Segundo o verbete, qual é a relação entre a prática do banho diário adotada pelos brasileiros e a cultura indígena?
b) Por que algumas palavras estão destacadas em negrito nesse trecho?
c) Quantos períodos compõem o trecho? Que tipo de período predomina nele: simples ou composto?
d) Qual é a relação entre o tipo de período predominante no trecho e o gênero verbete de enciclopédia?
e) Qual é o núcleo da última oração do trecho?

BIBLIOGRAFIA:
COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7ºano¬¬-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018 p.166-168.


GABARITO:
1.
a) Resposta pessoal.
b) Sim. Pois, tendo em vista o contexto em que em que o título se insere, é possível compreender os sentidos nele expresso.
2.
a) Serviam
b) Sim. Trate-se de uma frase de sentido completo, não falta informação.
3.
a) Sim, já que todos eles apresentam sentido completo, mesmo os títulos formados por apenas uma palavra ou que não possuem verbo.
b) Os títulos “Introdução”, “Nascentes de águas termal” e “Nascentes de água mineral”. Eles são frases nominais, pois não apresentam verbo.
c) O título “Como se forma uma nascente de água” é uma oração, já que apresenta o verbo formar.
4. Não. Nesse trecho há duas formas verbais (começam e dependem) o que significa que ele é formado por duas orações.
5.
a) A forma verbal consistiam.
b) Na segunda frase, há duas orações, uma vez que há duas formas verbais: eram e ficar.
c) São: “A exemplo dos homens, as damas eram massageadas com óleos perfumados / para ficar com a pele macia e os músculos rijos.
6.
a) Há seis períodos.
b) “A banheira só chegaria ao Egito com os romanos”, “Como sabão, era usada uma mistura a base de cinzas ou argila, geralmente perfumada.” “As abluções diárias eram realizadas de manhã e antes das refeições”.
c) Esses períodos são simples, pois cada um deles é formado por uma só oração.
d) Há três orações: “As casas dos egípcios abastados tinham uma sala de banho / onde os criados lavavam seus  senhores, / despejando a água de uma bacia sobre eles.”
e) Os núcleos são: tinham, lavavam e despejando.

1.
a) São as características geográficas do parque Nacional Aparados da Serra.
b) No início do texto, fala-se sobre dinossauros que viveram no Brasil quando os cânions do Aparados da Serra começaram a se formar.
c) A primeira frase é estruturada em um período composto, pois há quatro formas verbais ( há, vagavam, começaram e formar), e a segunda é formada por um período simples pois há somente uma forma verbal ( tenham caído).
d) Em período simples.
e) As frases apresentam afirmações sobre Aparados da Serra e Itaimbezinho. Ao fazer afirmações com vistas a divulgar conhecimento, é comum utilizar período simples, a fim de obter clareza no que é dito e facilitar a compreensão para aquele que lê.
2.
a) Ela mostra crianças (meninas e meninos) de diferentes etnias brincando e  se divertindo em uma praça ou parque.
b) A pintura é bastante colorida. AS cores utilizadas são alegras fortes e contrastantes.
c) Resposta pessoal.
d) Resposta pessoal.
3.
a) Ela diz que está bem, mas a expressão dela dá a impressão de que não está.
b) Revela que, na verdade, ela está tensa; não consegue lidar bem coma situação. O que comprova isso é o fato de a personagem estar com o rosto esverdeado, como se estivesse passando mal, olhar para o relógio e suar.
c) “Legal”, “Tranquilo”, “Dois dias” , e “...7 horas 25 minutos e32 segundo”.
d) Essas frase nominais, principalmente as duas primeira, expressam e reforçam a informalidade da situação vivida pelas personagens.
e) o uso da expressão “numa boa”  e das formas reduzidas do verbo estar: tô e tá em vez de estou e estar.
f) É um período composto, pois tem mais de um verbo.
g) O período “E tá conseguindo numa boa?” cujo núcleo é tá conseguindo.

4.
a) Segundo o texto, a prática do banho diário adotada pelos brasileiros é de origem indígena.
b) Porque essas palavras são hiperlinks: quando se clica nelas, no suporte original, abre-se uma nova página com esses verbetes.
c) O trecho é composto por seis períodos. Nele predominam os períodos simples.
d) O uso de períodos simples favorece a exposição de conteúdos nos verbetes de enciclopédia, pois a mensagem é construída de forma mais direta e objetiva do que se fossem utilizados mais períodos compostos.
e) A forma verbal mostra.


FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO
Dependendo do contexto, as frases podem ser construídas com uma ou mais palavras, com ou sem verbo. Observe o exemplo de um diálogo entre dois jovens.


-- Oi!
Tudo bem?
  
-- Tudo.

-- Vai ficar aqui com o
pessoal?

-- Vou.


Observe:
Waldir é sábio.
um verbo = uma oração
Waldir é sábio, não usa xampu e foge das pessoas.”
um verbo = 1a oração um verbo = 2a oração um verbo = 3a oração
        No primeiro exemplo, “Waldir é sábio”, temos apenas um verbo (ser) e, portanto, uma só oração. No segundo, temos três verbos (ser, usar, fugir) e, portanto, três orações, já que há partes da frase organizadas em torno desses verbos. Nesse caso, trata-se de um período formado por mais de uma oração. Logo, “Waldir é sábio” é um período simples, enquanto “Waldir é sábio, não usa xampu e foge das pessoas” é um período composto.

SUJEITO E PREDICADO
Em geral, uma oração é formada por dois termos principais:
• aquele (coisa ou pessoa) sobre o qual se declara algo — a esse termo chamamos sujeito;
• aquilo que é declarado sobre o sujeito — a esse termo chamamos predicado.

        Em sua origem, a palavra predicado quer dizer “o que se diz de”.
Na maioria das frases em português, o predicado vem depois do sujeito, mas há construções em que o sujeito aparece depois do predicado.
Quando o sujeito vem antes do predicado, a oração está na ordem direta, a mais comum na língua portuguesa. Veja:
Muita gente da minha idade     se interessa por tecnologia.”
Sujeito                                           Predicado
Quando o sujeito vem depois do predicado ou intercalado nele, a oração está
na ordem inversa:
Tem ocorrido     uma preocupação crescente sobre a tecnologia nas escolas.
Predicado                                   Sujeito

      A frase construída sem verbo é chamada frase nominal.
       A frase ou parte dela que se organiza em torno de um verbo ou locução verbal, de forma expressa ou implícita, chama-se oração.
       A frase organizada em torno de um ou mais verbos ou locuções verbais também é chamada de período.
       O período formado por apenas uma oração chama-se período simples. Aquele formado por mais de uma oração é o período composto.

Atenção às locuções verbais!
Lembre-se de que cada oração se organiza em torno de um verbo ou uma locução verbal.
Observe um exemplo de período simples, em que a única oração está organizada em torno de uma locução verbal.
Em breve, o uso da tecnologia vai revolucionar o ensino.

       No português brasileiro, é bastante comum os falantes trazerem para o início da oração o elemento ao qual querem dar mais destaque e eliminarem termos da sentença, como as preposições. A esse fenômeno damos o nome de topicalização. Observe, por exemplo, essa reclamação feita por um consumidor:
[...] Há menos de um mês o meu celular acabou a bateria e quando fui colocar pra carregar ele não ligou mais. Fui até a assistência técnica para entender o porquê dele ter parado de funcionar e pedi o reparo apenas do que tinha parado de funcionar. [...]
Em vez de “A bateria do meu celular acabou”, foi empregado “Meu celular acabou a bateria”, garantindo mais ênfase a celular do que a bateria.

BIBLIOGRAFIA:
Araribá mais: interdisciplinar: língua portuguesa e arte: 6º ANO. Ed. Moderna; Marisa Martins Sanchez. – 1. ed. – São Paulo : Moderna, 2018. P.213


Frase, oração e período
1. Observe a capa de revista a seguir.

a) Qual é a matéria de capa em destaque nessa edi­ção da revista?

b) De que maneira a imagem da capa contribui para o entendimento do conteúdo da matéria principal?

2. Observe os enunciados destacados na capa.
Fora lixão!
       O cotidiano e o impacto socioambiental da antiga e maior montanha de lixo da América Latina em Brasília.


a) Em relação à presença de verbos, que semelhança é possível perceber nos dois enunciados?

b) Como foi possível perceber, a ausência de verbos nos enunciados da capa de revista não comprome­teu o entendimento da mensagem. Levante hipó­teses: O que é importante para que um enunciado tenha sentido?
        Damos o nome frase ao enunciado que, em uma situação comunicativa, apresenta sentido completo. Veja:
Fora lixão!
       O exemplo acima é uma frase nominal, pois tem sentido completo e não é organizada em torno de um verbo
       Quando o enunciado é organizado em torno de um verbo, damos a ele o nome oração. Ob­serve

A Estrutural acumula atualmente 40 milhões de toneladas de detritos.

        O exemplo acima é uma frase verbal e uma oração ao mesmo tempo, pois tem sentido completo e é organizado em torno de um verbo (acumular).
       Cada oração é organizada por um único verbo ou locução verbal. Dessa forma, para cada verbo ou locução verbal, contamos uma oração. Veja o exemplo:
     
       A entidade fechou um acordo de cooperação para acompanhar o fechamento do lixão até sua conclusão definitiva.

      O exemplo acima é de uma frase formada por duas orações, Já que possui dois verbos   Quando uma frase é formada por uma ou mais orações, é chamada período.

3. Leia as frases a seguir.
I. O perigo aumentou.
II. E a responsabilidade de todos também.

·         Podemos afirmar que essas duas frases são orações? Justifique sua resposta.

APLICANDO CONHECIMENTOS
1. Releia o parágrafo a seguir, extraído da reportagem "Brasil diz adeus ao maior lixão da América Lati­na, em Brasília".

       Diariamente, mais de três mil toneladas de resíduos do Distrito Federal tinham como destinação final o lixão, a pior forma possível de descarte. Seis décadas desde que começou a ser usado, a Estrutural acumula atualmente 40 milhões de toneladas de detritos. É tanta sujeira emaranhada num mesmo espaço que o ponto mais alto da montanha de entulho chega a 60 metros de altura.

a) Quantas orações compõem esse parágrafo?
b) Como foi possível chegar a essa conclusão?

2. Leia os títulos de notícia a seguir.
Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do lixo
MARTINS, Helena Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do hxo.
Aglncla Brasil, Brasília, 7 jun, 2018. Disponível em. . Acesso em 26 set. 2018

Poluição do plástico é desafio para o Dia Mundial do Meio Ambiente
CAZARRÉ, Maneta. Poluição do plásuco ~ desafio para o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Aglncla Brasil. Lisboa. 5 jun. 2018 Disponível em: . Acesso em. 26 set 2018.

a) Quais formas verbais organizam os títulos das notícias apresentadas?
b) Quantos verbos ou locuções verbais formam cada um dos títulos?
c) Podemos afirmar que esses títulos de notícia são frases verbais, ou seja, períodos? Justifique sua resposta.
d) Levante uma hipótese coerente: Por que os autores usaram nos títulos de notícia que você acabou de ler apenas um verbo ou uma locução verbal?

3. Observe o título dos livros a seguir.
SOUZA, Mareio. O nascimento do Rio Amazonas. São Paulo Lazuh, 2007 (Capa

SANTOS, José. A votte ao mundo em 80 bichas São Paulo: Lazuh, 2012. (Capa).

Discuta com um colega as questões a seguir e, após a discussão, respondam: a) Quais são as funções do título de um livro?
b) Por que os títulos desses livros podem ser considerados frases?
c) Esses títulos podem ser classificados como frases verbais ou nominais? Justifique sua resposta.
d) Em sua opinião, por que se recorre ao uso de frases nominais em títulos de livros?
e) Releia o titulo do primeiro livro. Como ele poderia ser substituído por uma frase verbal, ou seja, por um período, sem prejuízo ou mudança de sentido?

BIBLIOGRAFIA:
OLIVEIRA, TâniaAmaral.Tecendo Linguagens: 6º ano,5ªed. Barueri-SP-IBEP, 2018.
GABARITO:
1.
a) A matéria “Fora lixão!”, que aborda os problemas causados pelo lixão em Brasília.
b) Pela foto pode-se perceber onde (Brasília) e qual é o problema que será discutido no texto ( o descarte do lixo).
2.
a) Não há verbos em nenhum dos enunciados.
b) resposta pessoal.
3. Não.  Apenas a primeira é uma oração, pois é formada em torno de um verbo, ou seja, é organizada por um verbo.

APLICANDO OS CONHECIMENTOS
 1.
a) Cinco orações.
b) Foi preciso contar quantos verbos há no parágrafo, pois cada oração organiza-se em torno de um verbo.
2.
a) Apontam, é.
b) Cada título é formado por apenas um verbo.
c) Sim, pois são organizados em torno de verbos.
d) porque os autores usaram o título para resumir os acontecimentos que serão narrados , não alongando o conteúdo, que será explicado no corpo da notícia.
3.
a) O título desperta o interesse para a leitura do livro e antecipa seu conteúdo.
b) Porque tem sentido completo no contexto em que aparecem.
c) Frases nominais, porque não possuem verbos.
d) Resposta pessoal.
e) Resposta pessoal.



terça-feira, 4 de agosto de 2020

SÍLABA TÔNICA, ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS E DAS PRO PAROXÍTONAS. COM GABARITO HABILIDADE: (EF67LP32). 6º ANO CEREJA PÁG.128



SÍLABA TÔNICA, ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS E DAS PRO PAROXÍTONAS. HABILIDADE: (EF67LP32).
Leia a tira a seguir.
Laerte. Gato e Gata. Acervo do autor.
COSTA, Cibeli Lopresti. Geração alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6º ano. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2018. Pág.128.

 
a) Que situação provoca humor na tira?
b) Leia em voz alta as palavras gato, único e está. Qual sílaba dessas palavras é pronunciada com mais intensidade?

       As palavras gato, único e está têm uma sílaba pronunciada com mais intensidade. Essa sílaba recebe o nome de sílaba tônica.

       Sílaba tônica é a sílaba pronunciada de forma mais intensa. Sílaba átona é a sílaba pronunciada de forma menos intensa.

       De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras de duas ou mais sílabas recebem a seguinte classificação:

Palavra oxítona
Quando a sílaba tônica é a última.
Ma
ra
cu
Palavra  paroxítona
Quando a sílaba tônica é a penúltima.

A
vel
Palavra proparoxítona
Quando a sílaba tônica é a antepenúltima.
Gra
ti
ca

2. No caderno, classifique as palavras em negrito quanto à sílaba tônica.
a) Meus avós vieram de cidades distantes.
b) Deixaram um lápis sobre a mesa da sala.
c) Os amigos alugaram um chalé na praia.
d) A professora recebeu um buquê de rosas.
e) Os pássaros sobrevoavam toda a cidade.
f) A família levou os utensílios para o depósito.
g) Os atores vestiram roupas de época.
h) O trabalho pôde ser feito no tempo previsto.

3. Leia a notícia a seguir.
NASA lançará robô para estudar solo de Marte somente em 2018
            A NASA (agência espacial americana) afirmou nesta quarta-feira (9) que remarcou para 5 de maio de 2018 o lançamento para Marte do robô americano InSight, inicialmente previsto para março deste ano.    
          O adiamento, que foi anunciado em dezembro, foi devido a um       problema em um instrumento de medição sísmica fornecido pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES), que é fundamental para essa missão.
       Esta falha técnica e sua reparação forçaram a agência espacial norte-americana a esperar que se abra outra janela de lançamento  mais favorável. Se o lançamento ocorrer em 5 de maio de 2018, o robô chegará a Marte em 26 de novembro do mesmo ano.
       "A compreensão do subsolo de Marte é um objetivo de planetólogos há muitas décadas [ .. .]". afirmou John Grunsfeld, chefe de programas científicos da NASA.


a) Nas palavras lançará, robô e chegará, qual é a posição da sílaba tônica?
b) Quanto à tonicidade, qual é a classificação dessas palavras?
c) Nessas palavras, o acento gráfico foi aplicado em que letra da sílaba tônica?

4. Considere as palavras sísmica, técnica, planetólogos, décadas e científicos.
a) Qual é a posição da sílaba tônica dessas palavras, última, penúltima ou antepenúltima?
b) Qual é a classificação dessas palavras quanto à tonicidade, oxítona, paroxítona ou proparoxítona?
c) Quanto à acentuação gráfica, qual é a semelhança entre essas palavras?

São acentuadas as oxítonas terminadas em -a, -e, -o, -em, seguidas ou não de -s. EX: cajá, café, cipó e também.
Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. EX: gráfico, lâmpada.

5. Leias as palavras abaixo e, no caderno, justifique a acentuação gráfica delas.
ônibus                       você                  depósito              alô
autêntico                   parabéns           dálmata              guaraná

PARTE II
1. Reúna-se com um colega e leia o texto a seguir, observando as palavras destacadas.
       A Bahia, com certeza, tem uma das cozinhas mais conhecidas em todo o Brasil. Seus pratos e receitas têm história e tradição, e sua maior influência cultural veio da África [...] Vatapá Esse prato cremoso é normalmente feito com pão ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta malagueta, amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola e tomate. Além de todos esses ingredientes, é possível adicionar também camarão, bacalhau, peixes diversos ou até mesmo carne de frango. Além de ser servido como prato principal ou acompanhamento de outras comidas típicas, é bastante usado no recheio dos acarajés e abarás.
Disponível em:
bahia/culinaria-da-bahia/>. Acesso em: 22 jun. 2018.
a) Segundo o texto, a culinária baiana tem grande influência de quais culturas?
b) Como o vatapá costuma ser servido?
c) Observem as palavras destacadas no texto. Considerando a posição
da sílaba tônica, como elas são classificadas?
d) Dessas palavras, anotem somente as que foram acentuadas. Com quais letras elas terminam?

2. Observe o quadro de palavras a seguir.
dormir
café
vatapá
cuscuz
avó
nenhum
maracujá
parabéns
sonhar
escrever
sapé
marajás
você
holandês
paletós
cetim
também
olá
Manaus
veloz

a) Em relação à sílaba tônica (oxítona, paroxítona, proparoxítona) o que as palavras do quadro tem em comum?
b) Copie as palavras que receberam acento e sublinhe as sílabas acentuadas.

São acentuadas todas as palavras oxítonas terminadas em a, as, e, es, o, os, em, ens.
 Leia a tira a seguir.

3. Esse texto mostra a relação entre mãe e filho. Que conflito a tirinha expõe na relação entre Calvin e a mãe?
4. Indique nessa tira a palavra cuja sílaba tônica é a antepenúltima.
5. A palavra cuja sílaba tônica é a antepenúltima classifica-se como oxítona, paroxítona ou proparoxítona?
6. Observe o quadro a seguir.
último
pássaro
árvore
mágico
lâmpada
estático
matemática
química

a) O que essas palavras tem em comum?

Todas as proparoxítonas são acentuadas.

BIBLIOGRAFIA:

COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.
Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP.p128
 Araribá mais: interdisciplinar: língua portuguesa e arte: Ed. Moderna; Marisa Martins Sanchez. – 1. ed. – São Paulo : Moderna, 2018. P.138
  GABARITO  SÍLABA TÔNICA, ACENTUAÇÃO DAS OXÍTONAS E DAS PRO PAROXÍTONAS. HABILIDADE: (EF67LP32).

1.
a)  o fato de a personagem pensar que era para beber leite até passar a paixão.
b) Na palavra gato, a sílaba pronunciada com mais intensidade é ga ( penúltima); em único, é ú ( a antepenúltima); em está, é tá ( a última).

2.
a) oxítona
b) paroxítona
c) oxítona
d) oxítona
e) proparoxítona
f) proparoxítona
g) proparoxítona
h) paroxítona

3.
a) Nas três palavras a sílaba tônica é a última.
b) Essas palavras são oxítonas.
c) Em lançará e chegará  o acento gráfico é aplicado na letra final , - a; em robô, é aplicada também na letra final, -o.

4.
a) A sílaba tônica dessas palavras é a antepenúltima.
b) Quanto à tonicidade, essas palavras são classificadas como proparoxítonas.
c) Todas elas são acentuadas na antepenúltima sílaba.

5. As palavras ônibus, depósito, autentico e dálmata são proparoxítonas, pois sua sílaba tônica é a antepenúltima e toda proparoxítona é acentuada. As palavras você, alô, parabéns e guaraná são acentuadas, pois são oxítonas terminadas em – a (guaraná), em –e (você), em –o ( alô), e em –em (ens) (parabéns).

PARTE II
1.
a) Africanas
b) Como prato principal ou acompanhamento de outras comidas típicas (recheio dos acarajés e abarás).
c) Todas são oxítonas.
d) Vatapá, fubá, dendê, além, também, até, acarajés e abarás. São terminadas em a ou e, acompanhadas ou não de s e em.

2.
a) Todas são oxítonas.
b) ca, vata, a, maracu, parabéns, sa, marajás, vo, holandês, paletós, também, o.

3. Calvin não aceita os limites impostos pela mãe, que delimitou um horário para dormir.
4. Máquina.
5. Proparoxítona.
6. Todas elas são acentuadas na antepenúltima sílaba, são proparoxítonas.


segunda-feira, 3 de agosto de 2020

EMPREGO DO X E CH EXERCICIOS COM GABARITO ALPHA 7º ANO




EMPREGO DO X E DO CH
1. As cantigas populares fazem parte da cultura oral de vários povos. Além das repetições, elas utilizam vários recursos sonoros que facilitam a memorização da letra. Leia um trecho da cantiga "Fui no Tororó" e responda às questões.

'
Fui no Tororó
Fui no Tororó
Beber água não achei.
Achei linda morena,
Que no Tororó deixei.
Aproveita, minha gente,
Que uma noite não é nada.
Quem não dormir agora
Dormirá de madrugada.

Domínio público.

a) Na primeira estrofe da cantiga, há algumas palavras que rimam entre si.
Identifique-as e copie-as no caderno.
..............................................................................................................................
b) Que sons se repetem nessas palavras?
...............................................................................................................................
c) Que letras são diferentes e representam o som de /x/?
..............................................................................................................................
          Na língua portuguesa, diferentes letras podem representar sons semelhantes. Nas palavras achei e deixei, por exemplo, o mesmo som foi representado tanto pelo dígrafo CH como pela letra x. No momento da escrita, a representação desse som pode causar algumas dúvidas. Para saber qual das letras empregar, veja uma regra geral sobre o uso de X e CH quando representam esse som.

PALAVRAS DERIVADAS
Palavras que pertencem à mesma família possuem a mesma grafia:
            Peixe             = peixaria, peixinho, peixada
            Cachorro = cachorrice, cachorrinho, cachorrada

       No quadro a seguir, leia com atenção algumas regras que podem ser úteis no momento de dúvida na hora da escrita.


X ou CH
Utiliza-se X
Utiliza-se CH
·  Em palavras de origem tupi, árabe e africana.
Ex.: abacaxi (tupi), enxaqueca (árabe), Caxambu (africana).
·  Depois de ditongo. Ex.: frouxo, peixe, feixe.
Depois de ME- inicial.
Ex.: mexerica, México (exceção: mecha e derivados).
·    Depois de EM - inicial
Ex.: enxada, enxurrada, enxoval, enxofre, enxugar (exceção: enchouriçar, enchova, encher, encharcar)

·         Em algumas palavras de origem estrangeira
Ex.: chapéu (francês), salsicha (italiano), sanduiche (inglês)
·         No verbo encher e seus derivados.
Ex.: preencher, enchente, enchimento.

2. Copie as palavras no caderno, preenchendo os espaços com X ou CH. Depois justifique sua escolha.

a) afrou....ar.....................................................................................................
b) en....ergar....................................................................................................
c) em....er.........................................................................................................
d) capi....aba..................................................................................................
e) en....arcar.....................................................................................................
f)  a....e...............................................................................................................
g) almo....arife....................................................................................................
h) me....erico.....................................................................................................
i)  ....alé..............................................................................................................
j) amei....a..........................................................................................................
k) em....ame.......................................................................................................
l) me....er...........................................................................................................
m) ....apéu..........................................................................................................
n) trou....a.........................................................................................................
o) me....icano....................................................................................................
p) cai....a.............................................................................................................
q) me....erica......................................................................................................
r) ....arme............................................................................................................
s) ....efe...............................................................................................................
t) em....ame.........................................................................................................

3. Leia as alternativas a seguir e copie no caderno aquela em que todas as palavras estão grafadas corretamente.
a) xícara, baixo, chato
b) rocho, trecho, mexer
c) lixo, fechar, enchergar
d) chmqar, puxar, chamar

4.Um pintor de placas teve dúvidas sobre o uso das letras X e CH. Então, ele decidiu deixar algumas lacunas nas palavras. Em seu caderno, complete as palavras da placa com X ou CH, de modo que fiquem corretamente grafadas.

ESTE É O RIO DO ABACA***I. EM CASO DE EN***ENTE, CUIDADO COM A EM***URRADA. NÃO ENTRE NA ÁGUA. ME*** A-SE RAPIDAMENTE, RECOLHA SEUS OBJETOS, PROCURE UM LUGAR E ESPERE A *** UVA PASSAR.

GABARITO:
1.
a) achei/deixei
b) É o som representado pelas letras e, i, ch e x.
c) Ch e x, que representam o mesmo som.
2.
a) afrouxar: usa-se x depois de ditongo.
b) enxergar: usa-se x com palavras com en - inicial.
c) encher: exceção da regra do x após en – inicial.
d) capixaba: usa-se x em palavras de origem tupi.
e) encharcar: exceção da regra do x após en – inicial.
f) axé: usa-se x em palavras de origem africana.
g) almoxarife: usa-se x em palavras de origem árabe.
h) mexerico: usa-se x em palavras com me – inicial.
i) chalé: usa-se ch em palavras de origem francesa.
j) ameixa; usa-se x depois de ditongo.
k) enxame: usa-se x em palavras com en – inicial.
l) mexer: usa-se x em palavras com me – inicial.
m) chapéu: usa-se ch em palavras de origem francesa.
n) usa-se x depois de ditongo.
o) mexicano: usa-se x depois de me – inicial.
p) caixa; usa-se x depois de ditongo.
q) usa-se x em palavras com me – inicial.
r) charme: usa-se ch em palavras de origem francesa.
s) chefe: usa-se ch em palavras de origem francesa.
t) enxame: usa-se x em palavras com en – inicial.

3. A
4. abacaxi, enchente, enxurrada, mexa-se, chuva.

BIBLIOGRAFIA: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7ºano¬¬-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.



EMPREGO DO X E DO CH
1. Leia, a seguir, a letra da canção “Na Chapada”, da cantora sul-mato-grossense Tetê Espíndola e do compositor paulista Carlos Rennó. Observe que os compositores exploraram o som que pode ser representado pelas letras x ou ch.
Na Chapada
Há um chuvisco na Chapada
Em toda a mata um cochicho em cê-agá
Chuá-chuá na queda-d’água
Eu me espicho e fico quieta
Nada me falta
O véu de noiva de água virgem
Me elevou, envolveu
A sua ducha me deu vertigem
Arrepio, rodopio, em mim
Seu jorro não tem mais fim
E nesse êxtase me deixo
Não sei quem sou
Estou no meio do arco-íris
E saboreio elixires de amarílis
Na cachoeira enxurrada
O véu da chuva desceu
No vento nuvem
No céu desaba
Chapinhante
Espumante
Champagne
Chapada dos Guimarães
TeTê espíndola; Carlos rennó. Na Chapada. Intérpretes:
Tetê Espíndola e Ney Matogrosso. In: TeTê espíndola. Gaiola.
Rio de Janeiro: Polygram do Brasil, 1986. 1 LP. Faixa 2.

a) Como pode ser descrita a relação do eu lírico com a natureza?
..............................................................................................................................
b) Que palavra central no texto parece ter motivado a exploração do fonema representado pelas letras x e ch?
.............................................................................................................................
c) O som explorado está relacionado à ideia de água. Que palavras ou expressões são representações desse elemento?
..............................................................................................................................
d) Nos versos 6, 8 e 10, quais letras representam um mesmo fonema, e também contribuem para sugerir sonoramente a ideia de água em movimento?
...........................................................................................................................
e) Que som se repete nos versos 1, 6, 7, 8, 16 e 17? Pronuncie-os em voz alta.
..............................................................................................................................

       Você deve ter reparado que os sons representados por x, ch, g, j e v, nesse poema, contribuem para que o poema expresse a ideia de fluidez, relacionada às imagens da água que cai ou jorra. Essas consoantes têm em comum o fato de serem fricativas, isto é, produzidas pela passagem do ar através de uma fenda formada na boca.
     
       O som mais explorado na letra de canção é o representado pelas letras
x e ch. Nas atividades seguintes, você vai estudar outras palavras escritas com essas letras.
2. Palavras iniciadas por en- ou me- são geralmente escritas com a letra x. Copie os vocábulos abaixo no caderno e substitua a estrela () por x ou ch.
Exceções
• Verbo encher e derivados.
• Palavras em que a sílaba
en- juntou-se a palavra
iniciada por ch: encharcar
(en + charco + ar).
• Palavra mecha (conjunto
de fios).
enente                 enaqueca               
meerica               preener
meilhão               meicano
enada                   energar
meer                    enimento
enaguar               enoval
enouriçar             enuto


3. Transcreva estas outras palavras no caderno e ponha x ou ch no lugar da estrela (). Tente resolver suas dúvidas usando as informações do quadro ao lado.

Palavras de origem tupi ou africana ou, ainda, aportuguesadas a partir do inglês são escritas com x.
    abacai        deboar    
    ameia         faada
    boea       ria
    caimbo       avante
    caia            bua
  ★ute             erife
                                                                      feie            ampu
                                                                      fia              puar
                                                                      flea           salsia
                                                                      oriá           peiaria
                                                                      moila         roo
                                                                      veame       ingar


GABARITO:
1.
A) Sugestão: O eu lírico sente-se integrado à natureza.
B) Chapada.
C) Chuvisco; chuá-chuá; queda-d’água; véu de noiva (cachoeira); água virgem; ducha; jorro; cachoeira; enxurrada; véu da chuva; chapinhante; espumante; champagne.
D) As letras g e j.
E) O som (fonema) representado pela letra v.
2. Enchente, mexerica, mexilhão, enxada, mexer, enxaguar, enchouriçar, enxaqueca, preencher, mexicano, enxergar, enchimento, enxoval, enxuto.
3. Abacaxi, ameixa, bochecha, cachimbo, caixa, chute, feixe, ficha, flecha, orixá, mochila, vexame,
debochar, fachada, rixa, xavante, bucha, xerife, xampu, puxar, salsicha, peixaria, roxo, xingar.

BIBLIOGRAFIA. Ormundo, Wilton - Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.