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terça-feira, 29 de setembro de 2020

HAGAR PRONOME CAFÉ DA MANHÃ

 Leia esta tirinha com os personagens Hagar e Helga, criados pelo quadrinista estadunidense Chris Browne.
1De acordo com o primeiro quadrinho, que convite Hagar teria feito a dois amigos?
2. Qual parece ser o objetivo da pergunta feita por Hagar a Helga? O que essa pergunta sugere sobre a relação entre ele e a esposa?
3. No segundo quadrinho, conhecemos o verdadeiro convite feito por Hagar. O que ele pretende?
4. Essa nova informação revela que a pergunta de Hagar tinha outro objetivo. Qual?
5. Para se referir aos convidados, Hagar empregou substantivos. Quais são eles?
6. Que pronome Hagar usa para substituir esses substantivos no segundo quadrinho?
7. Helga também se vale de um pronome para substituir os mesmos substantivos. Que pronome ela usa?
8. Os pronomes usados por Hagar e Helga indicam qual pessoa do discurso?
9. Em sua opinião, que vantagem traz à comunicação a possibilidade de substituir substantivos por pronomes?
 
GABARITO
1.O convite para que tomassem o café da manhã na casa dele.
2. O objetivo de Hagar é saber a opinião de Helga sobre o convite aos amigos. A pergunta sugere que ambos têm uma relação respeitosa.
3. Hagar pretende passar a noite jogando cartas com os amigos, algo que se estenderá até o café da manhã.
4.Conseguir a aprovação de Helga para algo que, provavelmente, não a agradaria.
5.Amigos, EarlKarl.
6.O pronome eles.
7.O pronome (l)os.
8. 3a pessoa (do plural).
9.Resposta pessoal. É importante que os alunos percebam que o uso de pronomes evita a repetição de termos.

FONTE: ORMUNDO, Wilton  Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 7º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.pag.67



domingo, 27 de setembro de 2020

POEMA VOZES-MULHERES 7º ANO

 
Vozes-mulheres
A voz de minha bisavó ecoou
criança
nos porões do navio.
Ecoou lamentos
de uma infância perdida.
A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.
A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
no fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas
roupagens sujas dos brancos
pelo caminho empoeirado
rumo à favela.
A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue
e
fome.
A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.
A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato.
O ontem – o hoje – o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância
o eco da vida-liberdade.
ConCeição evaristo. In: Luiz CarLos dos santos (Org.). Antologia da poesia negra
brasileira: o negro em versos. São Paulo: Moderna, 2005. p. 74-75. (Lendo & Relendo).
 
1. O poema percorre vários tempos históricos.
a) A partir de qual estrofe revela-se o tempo presente?
b) Quais situações vividas pela população negra, principalmente pelas mulheres, estão retratadas nas estrofes anteriores à indicada no item a?
c) Na terceira estrofe, retrata-se uma condição da mulher negra que persiste em nossa sociedade. Que condição é essa? Por que ela ainda ocorre?
d) As situações retratadas parecem referir-se apenas à família do eu lírico?
Explique sua resposta.
 
2. Na quarta estrofe, o eu lírico diz “A minha voz ainda / ecoa versos perplexos”.
a) Que palavra foi usada nesses versos para remeter aos versos anteriores?
b) Em sua opinião, que sentimento o eu lírico transmite por meio desses versos?
3. Na última estrofe, o eu lírico demonstra confiar em sua filha como agente da mudança. O que há de diferente no comportamento dessa filha?
 
 
GABARITO
1.
a. Quarta estrofe.
b. A vinda para o Brasil nos navios negreiros, o trabalho escravo e a permanência na condição de pobreza.
c. Espera-se que os alunos mencionem a condição de empregadas domésticas e de lavadeiras, funções muito exercidas pela mulher negra, que tem menos condições de estudar e por isso não consegue trabalhos que lhe propiciem uma renda melhor.
d. Não. São situações que se referem a grande parte das mulheres negras do país.
 
2.
a. ainda
b. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos mencionem que, por meio desses versos, o eu lírico experimenta os sentimentos de dor e indignação vivenciados por sua mãe, avó e bisavó.
 
3. A voz da filha do eu lírico está associada à ação (“o ato”), como diz o trecho “A voz de minha filha / recolhe em si / a fala e o ato”.
 

 

 

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

REGÊNCIA CHEGAR A CHEGAR EM

Leia o texto publicitário abaixo.













1. No texto acima no que se refere à regência do verbo chegar:
a) Está correta, pois Macaé é um adjunto adverbial de lugar.
b) Está incorreta, pois Macaé é um adjunto adverbial de tempo.
c) Está correta, pois Macaé é objeto indireto e os objetos indiretos podem ser regidos pela preposição em ou a.
d) Está incorreta, pois o verbo chegar exige a preposição a para adjuntos adverbiais de direção ou destino.

CONCORDÂNCIA

1. No fragmento “PROIBIDO A ENTRADA” no que se refere à concordância podemos afirmar que:
a) está correto;
b) está errado;
c) é opcional (facultativo);
d) depende da bibliografia sugerida.


CRASE A DISTÂCIA

Lea o texto com atenção.

1. Marque a alternativa mais adequada sobre uso da crase:
a) está totalmente correto;
b) está totalmente errado;
c) é facultativo
d) depende da bibliografia sugerida.

SUJEITO USO GÍRIAS

Disponível em: https://www.facebook.com/145462452697578/photos/a.224156311494858/333677963876025-acesso;23/09/2020

 1. “Uso girias de todos estados” O sujeito dessa oração é:

a) gírias
b) eu
c) estados
d) todos
 
2. A classificação do sujeito em “Uso girias de todos os estados” é
a) composto
b) oculto
c) simples
d) indeterminado
 
3. O uso de gírias é característica da linguagem:
a) formal ou padrão
b) informal ou coloquial
c) errada ou de analfabetos
d) erudita
 
4. marque a alternativa ERRADA.
a) “MASSA”, “MANO” a vírgula desse fragmento poderia ser substituída pela palavra E.
b) No texto há erro de acentuação na palavra gírias
c) A palavra GLOBALIZADA está no feminino em concordância com a autora do texto.
d) O uso de dois pontos (:) após a palavra como é obrigatório.

GABARITO
1 B
2 C
3 B
4 C

VERBETE 8º ANO PALAVRA

 

Texto 1 - Verbete

1. Leia o primeiro trecho em destaque no texto a seguir e responda: Que gênero textual você acha que vai ler?

2. Leia agora o segundo trecho em destaque, na página seguinte. Esse trecho se parece com o primei­ro? Você continua com a mesma opinião sobre o gênero textual?

 

Leia o texto integralmente e verifique suas hipóteses.

 

Palavra

      As gramáticas classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advér­bio, conjunção, pronome, numeral, artigo e preposição. Os poetas classificam as pala­vras pela alma porque gostam de brincar com elas e para brincar com elas é preciso ter intimidade primeiro. É a alma da palavra que define, explica, ofende ou elogia, se coloca entre o significante e o significado para dizer o que quer, dar sentimento às coisas, fazer sentido. [...] A palavra nuvem chove. A palavra triste chora. A palavra sono dorme. A palavra tempo passa. A palavra fogo quei­ma. A palavra faca corta. A palavra carro corre. A palavra palavra diz. O que quer. E nunca desdiz depois. As palavras têm corpo e alma mas são diferentes das pessoas em vários pontos.

 

 

      As palavras dizem o que querem, está dito, e pronto. As palavras são sinceras, as segundas in­tenções são sempre das pessoas. [...]

       As palavras também têm raízes, mas não se pa­recem com plantas, a não ser algumas delas, verde, caule, folha, gota. As células das palavras são as letras. Algumas são mais importantes do que as outras. As consoantes são um tanto insolentes. Roubam as vogais para construírem sílabas e obrigam a língua a dançar dentro da boca. A boca abre ou fe­cha quando a vogal manda. As palavras fechadas nem sempre são mais tímidas. A  palavra sem-vergonha está aí de prova. Prova é uma palavra difícil. Porta é uma palavra que fecha. Janela é uma palavra que abre. Entreaberto é uma palavra que vaza. Vigésimo é uma palavra bem alta. Carinho é uma palavra que falta. Miséria é uma palavra que sobra. A palavra óculos é séria. Cambalhota é uma palavra engraçada. A palavra lágrima é triste. A palavra catás­trofe é trágica. A palavra súbito é rápida. Demoradamente é uma palavra lenta. Espelho é uma palavra prata. Ótimo é uma palavra ótima. Queijo é uma palavra rato. Rato é uma palavra rua. Existem palavras frias como mármore. Existem palavras quentes como sangue. Existem palavras mangue. caranguejo. Existem palavras lusas, Alentejo. Existem palavras itálicas. ciao. Existem palavras grandes. anticonstitucional. Existem palavras pequenas, Microscópio, minúsculo, molé­cula, partícula, quinhão, grão, covardia. Existem palavras dia, feijoada, praia, boné, guarda-sol. Existem palavras bonitas. Madrugada. Existem palavras complicadas. Enigma, trigonometria, adolescente, casal. Existem palavras mágicas, shazarn, abracadabra, pirlimpimpim,  sim e não. Existem palavras que dispensam imagens, nunca. vazio, nada, escuridão. Existem palavras sozi­nhas, eu, um, apenas, sertão. Existem palavras plurais. mais, muito, coletivo, milhão. Existem palavras que são um palavrão. Existem palavras pesadas, chumbo, elefante, tonelada. Existem palavras doces, goiabada, marshmallow, quindim, bombom, Existem palavras que andam, au­tomóvel. Existem palavras imóveis, montanha. Existem palavras cariocas. Corcovado. Existem palavras completas, elas todas. Toda palavra tem a cara do seu significado. A palavra pela pala­vra tirando o seu significado fica estranha. Palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra não diz nada, é só letra e som.

 

FALCÃO. Adriana Pequeno dicionário de palavras ao vento São Paulo Salamandra. 2013

 

 

POR DENTRO DO TEXTO

1.De acordo com o texto, gramáticos definem a palavra de um modo e poetas, de outro. Qual é essa diferença?

2.As definições apresentadas no texto correspondem às utilizadas em um dicionário? Que tipo de sig­nificado é atribuído as palavras no texto?

3.Em sua opinião, por que o texto:

a) considera pequenas as palavras microscópio, minúsculo. molécula, partícula, quinhão, grão e covardia?

b) afirma que shazam, abracadabra, pirlimpimpim, sim e não são palavras mágicas?

c) relaciona as palavras eu, um, apenas e sertão a palavras sozinhas?

 

4.No texto, a palavra madrugada é considerada bonita. Escreva sua percepção sobre as palavras a seguir.

a) abraço

b) casa

c) tristeza

d) desculpa

e) amanhã

f) mágica

 

5. Explique a seguinte afirmação do texto:

 

      A palavra pela pala­vra tirando o seu significado fica estranha. Palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra, palavra não diz nada, é só letra e som.

 

6. No texto, há uma série de repetições de palavras e expressões. Releia o trecho a seguir:

 

       Existem palavras doces. goiabada, marshmallow. quindim, bombom. Existem pala­vras que andam, automóvel. Existem palavras imóveis, montanha. Existem palavras cariocas, Corcovado. Existem palavras completas, elas todas. Toda palavra tem a cara do seu significado.

 

a) Que efeito foi produzido pela repetição da expressão Existem palavras? Com que intenção essa repetição pode ter sido utilizada?

b) É passivei considerar o texto "Palavra" um verbete poético? Justifique sua resposta.

 

c) O texto foi extraído de uma obra intitulada Pequeno dicionário de palavras ao vento. Que relação há entre esse titulo e o texto lido?

 

7. Leia algumas definições do verbete palavra:

palavra

substantivo feminino

1 unidade da língua escrita, situada entre dois espaços em branco, ou entre espaço em branco e sinal de pontuação.

2 gramática unidade pertencente a uma das grandes classes gramaticais. como substantivo, verbo, adjetivo, advérbio, numeral etc., não levando em conta as modificações que nela ocorrem nas línguas flexionais, e sim, somente, o significado; vocábulo

3 gramática mesmo que vocábulo (no sentido de 'unidade que se agrega) HOUAISS Corporativo: Grande Dicionário Disponível em <httpJ/www iah com br/sp/hcorporabvo php> Acesso em. 29 set. 2018

 

 

• Qual dessas definições corresponde ao primeiro trecho em destaque no texto?

 

8. Agora leia as definições que esse mesmo dicionário traz do verbete palavra, usado em sentido figurado:

 

Palavra

Substantivo feminino

10 sentido figurado compromisso verbal <sua palavra é digna de crédito>

11 sentido figurado autorização ou direito de falar <o promotor deu a palavra  á testemunha>

12 sentido figurado modo de falar < um locutor de palavra ágil>

HOUAISS Corporativo Grande Dicionário Disponível em. <httpJ /wv,,w iah.com.br/sp/hcorporativo php> Acesso em: 29 set 2018

 

          Considerando que o texto "Palavra" se constitui de um verbete poético e que a autora o emprega várias vezes em linguagem figurada, qual das acepções acima corresponde a esse verbete quando usado em linguagem figurada, no texto?

 

GABARITO

1. Os gramáticos entendem que a palavra pode ser classificada de acordo com sua forma e função. Já os poetas classificam as palavras pela alma, pois, para brincar com elas, precisam conhecer sua intimidade.

2. Não. O texto explica o significado das palavras de maneira lúdica, alterando o sentido original ( encontrado nos dicionários) e estabelece alguma relação entre a palavra e outros significados: a linguagem figurada, a sonoridade, o conteúdo etc.

3a Resposta pessoal

 

3b Sugestão de resposta: As três pri­meiras palavras são encontradas no universo das narrativas de ficção dos contos maravilhosos e responsáveis por mágicas, encantamentos e transforma­ções. As outras duas, sim e não, dizem respeito às decisões de ação ou omissão do ser humano, que podem transformar ou não determinada realidade.

3c Sugestão de resposta: Porque essas palavras podem indicar solidão, distan­ciamento.

4. Resposta pessoal

5. A grafia e o som esvaziados de sentido deixam de cumprir a função de comunicar. Assim, a palavra ganha significado apenas no uso, no contexto.

6a  A repetição da expressão reforça e intensifica a ideia da existência de uma grande variedade de palavras.

6b Essa repetição foi utilizada como um recurso poético e contribui na construção da expressividade do texto.

6c A expressão palavra ao vento costuma ser utilizada para se referir às palavras que são ditas e esquecidas. No texto a expressão pode estar associada a fluidez e liberdade no uso das palavras, ou seja, a possibilidade de serem empregadas de varias formas, tanto em sentido denotativo como conotativo.

7. A definição 2

8. Nenhuma das opções.

 

BIBLIOGRAFIA:

OLIVEIRA, Tânia Amaral Tecendo Linguagens: língua portuguesa: 8º ano/ Tânia Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo.-5ªed. Barueri-SP-IBEP, 2018.pag.18