CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
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Questão 01
A educação
especial já passou por varias trajetórias. Em uma delas a pessoa com
deficiência seria responsável pela sua inserção na sociedade, ou seja, a pessoa
com deficiência deve buscar os meios necessários para participar das
instituições sociais.
Essa trajetória recebe o nome de:
A ( ) segregação
B ( ) inclusão
C ( ) especialização
D ( ) integração
Questão 02
Vygotsky em seus estudos percebeu que existe uma distância
entre o que já se sabe e o que se pode saber com alguma assistência. O que
nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco
mais adiante, ela certamente conseguirá fazer sozinha.
Com essa percepção, Vygotsky formulou o conceito de:
A ( ) espaço operacional-formal
B ( ) psicogenética
C ( ) zona
de desenvolvimento proximal
D ( ) evolutiva da
autonomia
Questão 03
Atualmente o bullying é um grande problema na escola
em âmbito mundial. Ele pode ser realizado através de atos de propagar intrigas
maliciosas, eliminar o individuo de prática com o grupo, discriminar o mesmo
durante as aulas.
Esses exemplos de bullying se constituem de maneira:
A ( ) sutil
B ( ) indireta
C ( ) fechada
D ( ) direta
Questão 04
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada
de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de
diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação
curricular.
É possível afirmar que a avaliação auxilia:
A ( ) ao
professor no planejamento de suas ações
B ( ) a classificar o aluno pelo seu desempenho
C ( ) aos
responsáveis a perceber o quanto o aluno está estudando
D ( ) a gestão escolar na observação do ranking de
alunos e professores
Questão 05
Uma determinada escola tem uma concepção de promover uma
formação puramente moral intelectual, lapidando o aluno para a convivência
social e tem como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual.
Seu foco principal está na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas
e conceitos.
Essa é uma escola:
A ( ) montessoriana
B ( ) tradicional
C ( ) construtivista ·
D ( ) freiriana
Questão 06
Planejar uma ação faz com que vislumbremos sucesso. O
professor possui um instrumento de trabalho onde especifica o que será realizado
dentro da sala, buscando com isso aprimorar sua prática pedagógica bem como
melhorar aprendizado dos alunos. Nesse instrumento o professor aborda de
forma detalhada a atividades que pretende executar com seu alunos, assim como a
relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas.
Esse instrumento se chama:
A ( ) planejamento
de curso
B ( ) proposta de
atividade
C ( ) projeto anual
D ( ) plano de aula
Questão 07
Nas escolas temos um documento que orienta a atuações
pedagógicas. Após a sua criação, ele deve ser de conhecimento de toda a comunidade
escolar e deve ser colocado em prática. A construção desse documento parte dos
princípio de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização
do magistério.
Essa é uma referência sobre o seguinte documento:
A ( ) parâmetros pedagógicos
parciais
B ( ) plano público
professoral
C ( ) projeto político
pedagógico
D ( ) programa pragmático
pedagógico
Questão 08
O capitulo V, artigo 58, da Lei das Diretrizes e Bases
Nacionais, 9394/96, trata da 'educação especial'. Ela é oferecida,
preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos com deficiência,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades
ou superdotação.
Esse artigo da LDB classifica a educação especial como:
A ( ) modalidade
B ( ) nível
C ( ) categoria
D ( ) particularidade
Questão 09
Os alunos com deficiências possuem um serviço que
complementa e/ ou suplementa a formação do aluno, tendo como objetivo a sua
autonomia na escola e fora dela, sendo uma oferta obrigatória pelos sistemas de
ensino. Esse serviço é gratuito e acontece no contraturno da escola regular.
Trata-se do serviço de:
A ( ) apoio estudantil com especialista
B ( ) ajuda educativa
experiente
C ( ) atendimento
educacional especializado
D ( ) auxilio
escolar especificado
Questão 10
O ensino religioso é muito debatido. Esse rnsino pretende
apresentar a diversidade do espirito religioso e a formação cidadã, que respeita as diferenças. Mostrando
as diversas manifestações de cada religião, a escola ensina o principio da
tolerância e o exercita
na rotina escolar e na sala de aula. A
Constituição Federal, no seu art. 33 dispõe sobre o ensino religioso
como parte integrante da formação básica do cidadão.
Com base nesse artigo, a matrícula no ensino religioso, para
o aluno, é:
A ( ) obrigatória
B ( ) integral.
C ( ) compulsória
D ( ) facultativa
Questão 11
A recuperação dos alunos é um direito daqueles que não
conseguiram aprender com os métodos adotados pela escola, em um determinado
tempo. Eles terão uma nova oportunidade de aprender o conteúdo do qual não
houve o devido aproveitamento.
Segundo o art. 12 da LDB 9394/96, os meios de recuperação de
menor rendimento providos:
A ( ) pela escola
B ( ) pelo professor
C ( ) pelos pais ou responsáveis
D ( ) pelos pais ou responsáveis professores e pelos professores
Questão 12
O Estatuto da Criança e do Adolescente foi instituído pela
Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e regulamenta os direitos das crianças e
dos adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição
Federal de 1988 .. É um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro
que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente.
Em relação ao direito à educação, pode-se afirmar que o ECA
garante o direito de:
A ( ) ter um
acompanhamento de um professor particular para tirar dúvidas escolares
B ( ) contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares
superiores
C ( ) faltar até 40%
das aulas durante o ano letivo
D ( ) realizarem, as crianças,
estágio remunerado como jovens
aprendizes.
Questão 13
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que
define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos
os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação
Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e
desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de
Educação (PNE).
Sendo assim, a BNCC é um documento de caráter:
A ( ) normativo
B ( ) regimental
C ( ) elucidativo
D ( ) de orientador
Questão 14
Em 2015 é instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa
com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a
promover, em condições de igualdade, o exercicio dos direitos e das liberdades
fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e
cidadania.
Em relação à educação, essa lei descreve que:
A ( ) o sistema educacional inclusivo na educação
infantil e no ensino fundamental está assegurado para todos os níveis
B ( ) o Projeto Pedagógico deve institucionalizar o suporte assistencial educacional
C ( ) a educação constituí
direito da pessoa com deficiência, assegurado
o sistema educacional inclusivo.
D ( ) a modalidade escrita da língua portuguesa será a
primeira língua e Libras será a segunda língua
Questão 15
Existe um documento na área educacional que possui como
diretrizes a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento
escolar e a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da
cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação, entre outras.
Esse documento se denomina:
A ( ) projeto de necessidades educativas
B ( ) programa norteador do educando
C ( ) proposta de normas educacionais
D ( ) plano nacional de educação
Questão 16
A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a
integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que
procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os
conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras.
Existe uma metodologia na qual ensinar tem uma relação muito estreita com a
interdisciplinaridade, pois esse trabalho permite romper com as fronteiras
disciplinares, criando ligações entre diferentes áreas do conhecimento em uma
situação de aprendizagem contextualizada.
Essa proposta pedagógica se refere ao seguinte:
A ( ) Metodologias ativas
B ( ) Pedagogia
de Projetos
C ( ) Didática
Planificada
D ( ) Pedagogia Tradicional
Questão 17
Democratizar o ensino é ajudar os alunos a se expressarem
bem, a se comunicarem de diversas formas, a desenvolverem o gosto pelos
estudos, a dominarem o saber escolar; é ajudá-los na formação de sua
personalidade social, enfim, na sua organização enquanto coletividade.
Portanto, a democratização da escola pública deve ser assim
entendida:
A ( ) uma sequência de processos de transição que busca a
autocracia das oportunidades educativas
B ( ) absorção de
conhecimento de forma passiva e organizada,
com invariabilidade de currículos e métodos
C ( )aplicação de lições com
referências exclusivamente abstratas e com incentivo à competição entre alunos durante as
avaliações
D ( ) ampliação das
oportunidades educacionais, difusão dos conhecimentos e sua
reelaboração critica e aprimoramento da prática educativa
Questão 18
A interação entre os alunos, os conteúdos de aprendizagem e
o professor dá origem ao conhecimento. Para os construtivistas, o processo de
construção do conhecimento inicia-se com o desequilíbrio entre o sujeito e o
objeto. A origem do conhecimento por parte do sujeito envolve dois processos
complementares e, por vezes, simultâneos.
Esses processos são denominados de
A ( ) apropriação e
acomodação
B ( ) assimilação e
adequação
C ( ) assimilação e
acomodação
D ( ) adequação e
apropriação
Questão 19
A educação é um pilar importante da sociedade; afinal, é por
meio dela que o indivíduo que sai do convívio familiar aprende a se tornar um
ser social critico e apto a viver entre seus pares. As novas tendências estão
chegando nas escolas. Uma delas é o uso de jogos para atrair pessoas, engajando
os jogadores em um processo de aprendizagem,
Essa tendência atual se denomina:
A ( ) gamificação
B ( ) desafio
escolar
C ( ) play at school
D ( ) disputa
cultural
Questão 20
A BNCC foi preparada por especialistas de cada área do
conhecimento, com a valiosa participação crítica e propositiva de profissionais
de ensino e da sociedade civil. Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado
em cinco áreas do conhecimento.
São estas as áreas de conhecimento, a saber:
A ( ) língua
portuguesa. matemática,
ciências, história e geografia
B ( ) linguagens,
matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso
C ( ) língua portuguesa,
matemática, ciências naturais,
ciências humanas e artes
D ( ) língua portuguesa,
matemática, ciências naturais,
ciências sociais e educação física
GABARITO:
1.D
2.C
3.B
4.A
5.B
6.D
7.C
8.A
9.C
10.D
11.A
12.B
13.A
14.C
15.D
16.B
17.D
18.C
19.A
20.B