PáginasDESCRITOR

domingo, 21 de março de 2021

PRONOME 6º ANO N JUNINHO

 PRONOME 6º ANO JUNINHO

 

1) Leia a anedota e identifique todos os pronomes pessoais:

 

O Juninho é muito comilão. Um dia ele chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:

— Me dá mais um pastel.

E a cozinheira:

— Se você comer mais um pastel, vai explodir.

E ele:

— Então me dá o pastel e sai de perto!

 (Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:

Melhoramentos, 2000. p. 102.)

_______________________________________________________________________________________

 

2) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:

a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas.

_______________________________________________________________________________________

b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso.

_______________________________________________________________________________________

c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.

_______________________________________________________________________________________

d) Eu e meu irmão fomos à sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.

_______________________________________________________________________________________

e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.

_______________________________________________________________________________________

 

3) Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:

 

ela        ele       eu      nos      ti      vocês

  

a) (.......................) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (.......................) levar ao cinema, mas (.......................) anda muito ocupada.

b) Soube que (.......................) vieram a minha casa.

c) Foi a (.......................) que o Francisco convidou para ir a festa com (.......................)

 

4) Faça como o exercício anterior:

 

comigo      contigo      consigo.

 

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai (.................................)

b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá (.................................)

c) O professor saiu da sala. Ele levou (.................................) as provas dos alunos.

5) Circule os pronomes demonstrativos presentes nas frases abaixo:

a) Aquele menino é inteligente.

b) Isto não estava combinado.

c) Não comprei aquela camisa.

d) Esta bola aqui é minha.

e) Achei aquela roupa muito feia.

 

6) Circule os pronomes possessivos presentes nas frases abaixo:

a) Nossas brincadeiras são as nossas alegrias.

b) Seus pedidos serão atendidos.

c) Meus amigos e minhas amigas chegaram.

d) Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?

e) Ele não marcou pontos para a nossa equipe.

 

7) Complete as lacunas com pronomes demonstrativos:

a) Você quer (..................................) lápis que está comigo?

b) Passe-me (..................................)  caneta que está perto de você.

c) Estamos em novembro, (..................................) ano está passando rapidamente.

d) Vês (..................................) guarda-chuva, aí? É o meu. O teu é (..................................) que aqui está.

e) Wilson e Marlene divertiam-se a valer. (..................................) (Marlene) batia palmas e (..................................) (Wilson) dançava loucamente.

 

8) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.    

a) Escrevi as cartas com capricho.

___________________________________________________________

b) Preciso deixar as roupas na costureira.

_____________________________________________________

c) Leandro fez o trabalho sozinho.

___________________________________________________________

d) Levem as meninas ao colégio.

____________________________________________________________

e) Iremos conhecer os atores brevemente.

_____________________________________________________

 

 

ARTIGO E NUMERAL

https://drive.google.com/file/d/1igltBXR8sb1UTxcrUEyrjkb6VAZTB3pB/view?usp=sharing

GABARITO:

1. Substantivo

 

2. Os, as, um, o, a,

 

3. Milhares de aves voando em formação...

 

4. Mapas – masculino

  Cartas – feminino

 É possível descobrir o gênero através do artigo.

 

5. Indicar o gênero masculino e feminino.

 

6. A primeira indica o número exato: três. Na segunda não dá para saber o número exato.

 

7. Indica que viriam outros após eles.

 

8.

a) Porque o castelo eles conheciam, mas não sabiam que pertencia a um mágico.

b) Porque ele e seus amigos foram transformados em bichos.

 

9. Indicam quantidade.

 

10.

a) A

b) O

c) A

d) O

e) O

f) A

g) A

h) O

 

11.

a) O dobro.

b) Segundo

c) Metade

d) O triplo.

 

12.

a) Algarismo:30

Numeral: dois


quarta-feira, 17 de março de 2021

TIPOS DE FRASES 6º ANO

  

TIPOS DE FRASES

 

        Na comunicação oral, a frase é marcada por uma entonação, por um ritmo. Na escrita, é a pontuação que determina o sentido da frase. Observe os diferentes sentidos que a mesma frase pode assumir conforme a sua pontuação:

      

Ela é uma menina estudiosa? (Está fazendo uma pergunta).

Ela é uma menina estudiosa!!! (Expressa uma critica).

Ela é uma menina estudiosa. (Expressa uma declaração, afirmação)

 

     

 

Frase Interrogativa:

       Nas frases interrogativas utiliza-se o ponto de interrogação [?]. Nestas frases expressa-se uma pergunta, um pedido de informação ou esclarecimento sobre algo. Exemplos:

1. Onde você vai almoçar hoje?

2. Você já fez sua lição de casa?

 

Frase Declarativa:

       Nas frases declarativas utiliza-se o ponto final [.]. Nessas frases expressa-se uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo.

Exemplos:

1. Hoje eu vou almoçar na casa da minha vó.

2. Já terminei toda a minha lição de casa.

3. No final de semana nós iremos ao cinema.

 

Frase Imperativa:

      Nas frases imperativas utiliza-se o ponto final ou o ponto de exclamação [ ! ] . Nessas frases expressa-se uma ordem, um pedido, um convite.

Exemplos:

1. Vá fazer sua lição de casa agora! (ordem)

2. Por favor, vá fazer sua lição de casa. (pedido)

 

Frase Exclamativa:

      Nas frases exclamativas utiliza-se o ponto de exclamação [!]. Nessas frases expressa-se surpresa, emoção, ou algum sentimento de alegria, tristeza, ódio, etc. Podemos terminar a frase usando mais de um ponto de exclamação.

Exemplos:

1. Nossa que legal!!

2. Oba, vamos ao cinema!!

3. Não quero mais ver você na minha frente!!

 

Frases nominais e verbais

 

     A frase nominal é a frase que não tem verbos (palavras que indicam a ação, estado ou fenômeno da natureza e mudam de acordo o tempo presente, passado e futuro).

Exemplos:

Silêncio!

Antes tarde do que nunca!

    

    As frases verbais são frases que possuem verbos.

Exemplos:

Faça silêncio!

Antes pagar tarde do que nunca!

 

1. Identifique as frases abaixo em: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.

a) Menino levado!!!

............................................................

b) Traga-me um copo com água.

..............................................................

c) Devolva meu brinquedo!

........................................................................

d) Quando você terá juízo?

............................................................................

e) Não vou brincar.

....................................................................

f) Por que você não foi à escola?

...................................................................

g) Gosto de estudar.

...............................................................

h) Que susto!

................................................................

 

2. Informe se as frases abaixo são nominais (sem verbo) ou verbais ( com verbo)

a) Tudo bem?

...........................................................

b) Haverá aula amanhã?

..........................................................

c) Está calor.

......................................................

d) Silêncio!

........................................................

e) Há vagas!.

.........................................................

f) Boa noite!

...........................................................

g) Não fomos ao parque.

...........................................................

h) Empreste-me seu livro.

..........................................................

 

3. Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

a. (   ) Frase é todo enunciado de sentido completo.

b. (   ) Frases nominais não possuem verbos.

c. (   ) Frases verbais possuem verbos.

d. (   ) Toda frase deve ser iniciada com letra maiúscula.

e. (   ) Frase interrogativa expressa surpresa.

f. (   ) Frase declarativa expressa ordem ou pedido.

 

4. Numere de acordo com a intenção que o locutor teve ao dizer as frases a seguir.

(1) É bom que você estude, menino!

(2) Que horas são?

(3) Português é fácil de aprender.

(4) Que maravilha!

(5) Desça dessa árvore agora, garoto!

(6) Por gentileza, me dê sua mão.

(   ) Dar uma informação.

(   ) Exprimir uma admiração.

(   ) Fazer um pedido.

(   ) Dar um conselho.

(   ) Fazer uma pergunta.

(   ) Dar uma ordem.



FRASE ORAÇÃO 6º ANO

SE LIGA NA LÍNGUA

HABILIDADES: (EF07LP04) Reconhecer o verbo como núcleo das orações.

FRASE E ORAÇÃO

 Leia esta tirinha

http://www.willtirando.com.br/viva-intensamente-202/

1. A alternativa que NÃO descreve os comportamentos presentes nos primeiros cinco quadrinhos da tirinha é:

a) fake news

b) mentira

c) enganação

d) verdade

 2. Qual alternativa NÃO descreve uma mentira presente nos cinco primeiros quadrinhos.

a) O garoto finge lançar a bolinha para o cachorro buscar.

b) O dono do cão o leva para passear.

c) O garoto diz que o cachorro comeu o trabalho escolar.

d) Um cachorro considerado feio é elogiado por sua beleza.

3. Qual alternativa indica uma CARACTERÍSTICA e não uma ação.

a) bonitinho

b) pega

c) falou

d) comeu

4. No primeiro quadrinho foram usadas quantas palavras para transmitir uma informação?

......................................................

5. Como a fala do primeiro quadrinho poderia ser reescrita utilizando no mínimo três palavras.

.......................................................................

 6. A primeira fala é formada por apenas um VERBO, palavras que indica ação. Que recurso o quadrinista utilizou além da palavra para que compreendêssemos o sentido?

...............................................................................................................................................

7. Em “Falou que íamos passear na pracinha” há uma LOCUÇÃO VERBAL (DOIS VERBOS PARA INDICAR UMA SÓ AÇÃO). Essa locução pode ser trocada pelo verbo:

a) passeamos

b) passearíamos

c) passeássemos

d) passeou

 

VERBO

Verbo são palavras que flexionam de acordo com o tempo verbal presente, passado e futuro. Exemplo.

Presente (agora): O menino faz a lição.

Passado (ontem): O menino fez a lição.

Futuro (amanhã): O menino fará a lição.

 

FAZ, FEZ, e FARÁ são verbos pois apresentam formas diferentes para o presente, passado e futuro.

 

 

       Todas as falas dessa tirinha são FRASES, isto é, uma palavra ou um conjunto de palavras capaz de transmitir informação.

      As FRASES não apresentam uma estrutura fixa. Observe.

 

Que bonitinho!                                       “Pega!”

Frase sem verbo                                Frase formada apenas por verbo

 

 

“Meu cachorro comeu meu trabalho, professora.”

Frase constituída em torno de um único verbo

 

“Falou que íamos passear na pracinha e me trouxe ao veterinário...”

Frase constituída em torno de uma locução verbal e de um verbo

 

        Como você pôde perceber o tamanho das frases também varia muito, podendo apresentar uma única palavra ou várias.

       Frase é uma palavra ou conjunto de palavras capaz de transmitir informação.

        Existe a frase nominal, que não tem verbo.

        E há a frase verbalque apresenta um ou   mais verbos (ou locução verbal).

         Há também a oraçãoque é um enunciado organizado em torno de um único verbo ou de uma locução verbal.

       O verbo (ou a locução verbal) é o núcleo da oração.

 

8. Observe os títulos dos livros a seguir, depois respondam as questões.


   



a) Os títulos desses livros podem ser considerados frases? Por quê?

.........................................................................................................................................

b) Esses títulos são frases verbais ou nominais? Justifique sua resposta.

................................................................................................................................................ 

9. Leia a frase a seguir.

O perigo aumentou.

 Essa frase pode ser chamada de oração? Justifique sua resposta.

 Leia o parágrafo a seguir, extraído do romance Vidas Secas do escritor Graciliano Ramos.

        Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 23. ed. São Paulo: Martins, 1969.

10. Em “Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro” se trocarmos os dois verbos por apenas um teríamos:

a) Os infelizes tinham o dia inteiro.

b) Os infelizes caminharam o dia inteiro.

c) Os infelizes caminharão o dia inteiro. 

11. “mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco,” A reescrita desse fragmento com apenas um verbo ficaria:

a) mas como haviam bastante na areia do rio seco.

b) mas como repousariam bastante na areia do rio seco.

c) mas como repousaram bastante na areia do rio seco.

 12. Quando usamos dois verbos para indicar uma ação temos uma locução verbal. A locução verbal equivale a um verbo. Então a locução verbal equivale a uma oração. Quantas ORAÇÕES há na FRASE abaixo?

“Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro.”

        Na maioria das vezes o segundo verbo da locução verbal apresentará o final R, DO ou NDO. Ex.:

Eu vou viajar amanhã.  

Ela tinha explicado a matéria.

Estou fazendo a lição.

 

13. São características das frases verbais EXCETO:

a) não haver verbo.

b) haver um ou mais verbos.

c) haver verbo ou locução verbal.

14. As frases se caracterizam por iniciar com letra maiúscula e terminar por pausa forte (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação ou reticencias). Leia novamente o parágrafo extraído do romance Vidas Secas e identifique quantas FRASES há nele.

        Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala.

 ......................................................................................................................................

15. Para saber a quantidade de orações basta contar os verbos ou locuções verbais. Cada locução equivale a uma oração e cada verbo também equivale a uma oração. Quantas orações há no parágrafo retirado do romance Vidas Secas?

......................................................................................................................................

16. Leia os títulos de notícia a seguir.

Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do lixo

MARTINS, Helena Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do hxo. Aglncla Brasil, Brasília, 7 jun, 2018. Disponível em. . Acesso em 26 set. 2018

Poluição do plástico será desafio para o Dia Mundial do Meio Ambiente

CAZARRÉ, Maneta. Poluição do plásuco ~ desafio para o Dia Mundial do Meio Ambiente. Aglncla Brasil. Lisboa. 5 jun. 2018 Disponível em: . Acesso em. 26 set 2018.

a) Quais são os verbos presentes nos títulos das notícias apresentadas?

................................................................................................................

b) Quantos verbos ou locuções verbais formam cada um dos títulos?

............................................................................................................

c) Podemos afirmar que esses títulos de notícia são frases verbais, ou seja, orações? Justifique sua resposta.

......................................................................................................

d) Levante uma hipótese coerente: Por que os autores usaram nos títulos de notícia que você acabou de ler apenas um verbo ou uma locução verbal?

.........................................................................................................

TIPOS DE FRASES

        Na comunicação oral, a frase é marcada por uma entonação, por um ritmo. Na escrita, é a pontuação que determina o sentido da frase. Observe os diferentes sentidos que a mesma frase pode assumir conforme a sua pontuação:      

Ela é uma menina estudiosa? (Está fazendo uma pergunta).

Ela é uma menina estudiosa!!! (Expressa uma critica).

Ela é uma menina estudiosa. (Expressa uma declaração, afirmação)

Frase Interrogativa:

       Nas frases interrogativas utiliza-se o ponto de interrogação [?]. Nestas frases expressa-se uma pergunta, um pedido de informação ou esclarecimento sobre algo. Exemplos:

1. Onde você vai almoçar hoje?

2. Você já fez sua lição de casa?

 

Frase Declarativa:

       Nas frases declarativas utiliza-se o ponto final [.]. Nessas frases expressa-se uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo.

Exemplos:

1. Hoje eu vou almoçar na casa da minha vó.

2. Já terminei toda a minha lição de casa.

3. No final de semana nós iremos ao cinema.

 Frase Imperativa:

      Nas frases imperativas utiliza-se o ponto final ou o ponto de exclamação [ ! ] . Nessas frases expressa-se uma ordem, um pedido, um convite.

Exemplos:

1. Vá fazer sua lição de casa agora! (ordem)

2. Por favor, vá fazer sua lição de casa. (pedido)

 Frase Exclamativa:

      Nas frases exclamativas utiliza-se o ponto de exclamação [!]. Nessas frases expressa-se surpresa, emoção, ou algum sentimento de alegria, tristeza, ódio, etc. Podemos terminar a frase usando mais de um ponto de exclamação.

Exemplos:

1. Nossa que legal!!

2. Oba, vamos ao cinema!!

3. Não quero mais ver você na minha frente!!

 Frases nominais e verbais

     A frase nominal é a frase que não tem verbos (palavras que indicam a ação, estado ou fenômeno da natureza e mudam de acordo o tempo presente, passado e futuro).

Exemplos:

Silêncio!

Antes tarde do que nunca!

    

    As frases verbais são frases que possuem verbos.

Exemplos:

Faça silêncio!

Antes pagar tarde do que nunca!

17. Identifique as frases abaixo em: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.

a) Menino levado!!!

............................................................

b) Traga-me um copo com água.

..............................................................

c) Devolva meu brinquedo!

........................................................................

d) Quando você terá juízo?

............................................................................

e) Não vou brincar.

....................................................................

f) Por que você não foi à escola?

...................................................................

g) Gosto de estudar.

...............................................................

h) Que susto!

................................................................

18. Informe se as frases abaixo são nominais (sem verbo) ou verbais ( com verbo)

a) Tudo bem?

...........................................................

b) Haverá aula amanhã?

..........................................................

c) Está calor.

......................................................

d) Silêncio!

........................................................

e) Há vagas!.

.........................................................

f) Boa noite!

...........................................................

g) Não fomos ao parque.

...........................................................

h) Empreste-me seu livro.

..........................................................

19. Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

a. (   ) Frase é todo enunciado de sentido completo.

b. (   ) Frases nominais não possuem verbos.

c. (   ) Frases verbais possuem verbos.

d. (   ) Toda frase deve ser iniciada com letra maiúscula.

e. (   ) Frase interrogativa expressa surpresa.

f. (   ) Frase declarativa expressa ordem ou pedido.

20. Numere de acordo com a intenção que o locutor teve ao dizer as frases a seguir.

(1) É bom que você estude, menino!

(2) Que horas são?

(3) Português é fácil de aprender.

(4) Que maravilha!

(5) Desça dessa árvore agora, garoto!

(6) Por gentileza, me dê sua mão.

(   ) Dar uma informação.

(   ) Exprimir uma admiração.

(   ) Fazer um pedido.

(   ) Dar um conselho.

(   ) Fazer uma pergunta.

(   ) Dar uma ordem.

  

BIBLIOGRAFIA:

ORMUNDO, Wilton  Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 6º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 23. ed. São Paulo: Martins, 1969.

http://www.willtirando.com.br/viva-intensamente-202/

 


sábado, 13 de março de 2021

VARIAÇÃO LINGUISTICA BBB21 OS BASTIÃO

VARIAÇÃO SOCIAL

LEIA A TIRINHA ABAIXO.




http://www.willtirando.com.br/valendo-um-milhao-antonio/

1. De acordo com o texto Antônio:

a) Estudou pouco, concluiu apenas o ensino fundamental do 1º ao 9º ano

b) Teve acesso a todas as etapas do ensino, inclusive estudou no exterior

c) Concluiu o ensino fundamental e o ensino médio.

d) Teve sua formação a distância, por isso leu 36 livros.

2. Antônio gosta de “Chopin”. A palavra destacada se refere a

a) Um tipo de chope servido em taças pequenas

b) Um tipo de bebida amarga.

c) Um pianista e compositor.

d) Um campeão de SUDOKU.

3. Responda a questão do quarto quadrinho: Qual o apelido dos inseparáveis amigos Caio e Rodolfo no BBB21?

a) Os Bastião

b) Os Chicos

c) Os Sertanejos

d) Zezé di Camargo e Luciano

4. A expressão de Antônio no último quadrinho indica que ele:

a) Sabe a resposta, pois estudou muito e leu muitos livros

b) Não sabe a resposta, pois há conhecimentos que não são adquiridos na escola.

c) Não sabe a resposta, porque não estudou o suficiente.

d) Sabe a resposta, porque está sorrindo.

5. A tirinha nos permite inferir que:

a) os conhecimentos escolares e os conhecimentos de mundo são importantes.

b) Só os conhecimentos adquiridos no mundo são importantes

c) Apenas os conhecimentos escolares são importantes.

d) apenas os conhecimentos escolares são cobrados e programas de perguntas.

 

GABARITO

1. B

2. C

3. A

4. B

5. A

sexta-feira, 12 de março de 2021

FUNÇÕES DA LINGUAGEM: METALINGUAGEM

1. Marque a alternativa em que NÃO  HÁ emprego de metalinguagem.

a)








b)








https://www.humorcomciencia.com/blog/portugues/

C)









http://artecomentada.blogspot.com/2011/03/mc-escher-matematica-artes.html

D)








https://doutorpepper.com.br/damas-2/

 leia a tira

http://www.willtirando.com.br/o-quebrador-de-paredes/

2. No texto acima a presença da METALINGUAGEM se dá devido a presença de :

a) Um poema falando sobre como fazer um poema

b) Uma campanha publicitária sobre a publicidade

c) Uma música que fala sobre a música

d) Uma tirinha falando sobre a produção de uma tirinha.


3. Em qual do textos  abaixo  NÃO há metalinguagem?

a) Desencanto


Eu faço versos como quem chora
De desalento. . . de desencanto. . .
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.

Manuel Bandeira BANDEIRA, M., A Cinza das Horas, Teresópolis, 1917.

 

b) Emoções (Roberto Carlos)


Quando eu estou aqui
Eu vivo esse momento lindo
Olhando pra você
E as mesmas emoções sentindo
São tantas já vividas
São momentos que eu não esqueci

 

c) Catar feijão (João Cabral de Melo Neto)


Catar feijão se limita com escrever:
Jogam-se os grãos na água do alguidar
E as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.

Educação pela pedra, João Cabral de Melo Neto, 1965.

 

d) Meteoro (Luan Santana)

Te dei o sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração
Você é raio de saudade
Meteoro da paixão
Explosão de sentimentos
Que eu não pude acreditar
Ah! Como é bom poder te amar!


GABARITO 

1.D

2.D

3.D


terça-feira, 9 de março de 2021

BIG BROTHER DESCRITOR, 04

 

Descritor 03 – INFERIR O SENTIDO DE UMA PALAVRA OU EXPRESSÃO, DESCRITOR 04-INFERIR UMA INFORMAÇÃO (...)/HABILIDADE (EF69LP44)-INFERIR A PRESENÇA DE VALORES(...) (EF67LP33)/DESCRITOR17-PONTUAÇÃO.

1. INFERIR é encontrar uma mensagem que NÃO está escrita ou visível. Leia a tira abaixo para responder a questão 01 sobre inferência.












Disponível em: http://www.willtirando.com.br/anesia-548/  acessado em 20/02/2021

 1. A partir da leitura da tirinha e de seu conhecimento sobre as entrevistas que os EX-BBB dão ao programa Encontro com Fatima Bernardes é possível inferir que:

a) OBBB vai virar o programa da Fátima Bernardes.

b) As personagens estão falando sobre o programa BBB21.

c) Na casa os participantes fazem coisas más, porém quando saem postam de bonzinhos.

d) As personagens estão tomando café.

 

2. A expressão “os que se dizem bonzinhos” indica pessoas:

a) boas

b) honestas

c) hipócritas

d) de pequena estatura.

 

3. Uma das finalidades da vírgula é indicar a omissão de um verbo. Em qual das alternativas o autor usou uma vírgula em vez de um verbo?

a) Saiu Nego Di.

b) Depois, a Karol

c) Em breve sairá a Lumena.

d) Os maus estão saindo, um a um.

 

GABARITO:

1. C

2. C

3. B