PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 17 de março de 2021

FRASE ORAÇÃO 6º ANO

SE LIGA NA LÍNGUA

HABILIDADES: (EF07LP04) Reconhecer o verbo como núcleo das orações.

FRASE E ORAÇÃO

 Leia esta tirinha

http://www.willtirando.com.br/viva-intensamente-202/

1. A alternativa que NÃO descreve os comportamentos presentes nos primeiros cinco quadrinhos da tirinha é:

a) fake news

b) mentira

c) enganação

d) verdade

 2. Qual alternativa NÃO descreve uma mentira presente nos cinco primeiros quadrinhos.

a) O garoto finge lançar a bolinha para o cachorro buscar.

b) O dono do cão o leva para passear.

c) O garoto diz que o cachorro comeu o trabalho escolar.

d) Um cachorro considerado feio é elogiado por sua beleza.

3. Qual alternativa indica uma CARACTERÍSTICA e não uma ação.

a) bonitinho

b) pega

c) falou

d) comeu

4. No primeiro quadrinho foram usadas quantas palavras para transmitir uma informação?

......................................................

5. Como a fala do primeiro quadrinho poderia ser reescrita utilizando no mínimo três palavras.

.......................................................................

 6. A primeira fala é formada por apenas um VERBO, palavras que indica ação. Que recurso o quadrinista utilizou além da palavra para que compreendêssemos o sentido?

...............................................................................................................................................

7. Em “Falou que íamos passear na pracinha” há uma LOCUÇÃO VERBAL (DOIS VERBOS PARA INDICAR UMA SÓ AÇÃO). Essa locução pode ser trocada pelo verbo:

a) passeamos

b) passearíamos

c) passeássemos

d) passeou

 

VERBO

Verbo são palavras que flexionam de acordo com o tempo verbal presente, passado e futuro. Exemplo.

Presente (agora): O menino faz a lição.

Passado (ontem): O menino fez a lição.

Futuro (amanhã): O menino fará a lição.

 

FAZ, FEZ, e FARÁ são verbos pois apresentam formas diferentes para o presente, passado e futuro.

 

 

       Todas as falas dessa tirinha são FRASES, isto é, uma palavra ou um conjunto de palavras capaz de transmitir informação.

      As FRASES não apresentam uma estrutura fixa. Observe.

 

Que bonitinho!                                       “Pega!”

Frase sem verbo                                Frase formada apenas por verbo

 

 

“Meu cachorro comeu meu trabalho, professora.”

Frase constituída em torno de um único verbo

 

“Falou que íamos passear na pracinha e me trouxe ao veterinário...”

Frase constituída em torno de uma locução verbal e de um verbo

 

        Como você pôde perceber o tamanho das frases também varia muito, podendo apresentar uma única palavra ou várias.

       Frase é uma palavra ou conjunto de palavras capaz de transmitir informação.

        Existe a frase nominal, que não tem verbo.

        E há a frase verbalque apresenta um ou   mais verbos (ou locução verbal).

         Há também a oraçãoque é um enunciado organizado em torno de um único verbo ou de uma locução verbal.

       O verbo (ou a locução verbal) é o núcleo da oração.

 

8. Observe os títulos dos livros a seguir, depois respondam as questões.


   



a) Os títulos desses livros podem ser considerados frases? Por quê?

.........................................................................................................................................

b) Esses títulos são frases verbais ou nominais? Justifique sua resposta.

................................................................................................................................................ 

9. Leia a frase a seguir.

O perigo aumentou.

 Essa frase pode ser chamada de oração? Justifique sua resposta.

 Leia o parágrafo a seguir, extraído do romance Vidas Secas do escritor Graciliano Ramos.

        Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 23. ed. São Paulo: Martins, 1969.

10. Em “Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro” se trocarmos os dois verbos por apenas um teríamos:

a) Os infelizes tinham o dia inteiro.

b) Os infelizes caminharam o dia inteiro.

c) Os infelizes caminharão o dia inteiro. 

11. “mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco,” A reescrita desse fragmento com apenas um verbo ficaria:

a) mas como haviam bastante na areia do rio seco.

b) mas como repousariam bastante na areia do rio seco.

c) mas como repousaram bastante na areia do rio seco.

 12. Quando usamos dois verbos para indicar uma ação temos uma locução verbal. A locução verbal equivale a um verbo. Então a locução verbal equivale a uma oração. Quantas ORAÇÕES há na FRASE abaixo?

“Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro.”

        Na maioria das vezes o segundo verbo da locução verbal apresentará o final R, DO ou NDO. Ex.:

Eu vou viajar amanhã.  

Ela tinha explicado a matéria.

Estou fazendo a lição.

 

13. São características das frases verbais EXCETO:

a) não haver verbo.

b) haver um ou mais verbos.

c) haver verbo ou locução verbal.

14. As frases se caracterizam por iniciar com letra maiúscula e terminar por pausa forte (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação ou reticencias). Leia novamente o parágrafo extraído do romance Vidas Secas e identifique quantas FRASES há nele.

        Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala.

 ......................................................................................................................................

15. Para saber a quantidade de orações basta contar os verbos ou locuções verbais. Cada locução equivale a uma oração e cada verbo também equivale a uma oração. Quantas orações há no parágrafo retirado do romance Vidas Secas?

......................................................................................................................................

16. Leia os títulos de notícia a seguir.

Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do lixo

MARTINS, Helena Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do hxo. Aglncla Brasil, Brasília, 7 jun, 2018. Disponível em. . Acesso em 26 set. 2018

Poluição do plástico será desafio para o Dia Mundial do Meio Ambiente

CAZARRÉ, Maneta. Poluição do plásuco ~ desafio para o Dia Mundial do Meio Ambiente. Aglncla Brasil. Lisboa. 5 jun. 2018 Disponível em: . Acesso em. 26 set 2018.

a) Quais são os verbos presentes nos títulos das notícias apresentadas?

................................................................................................................

b) Quantos verbos ou locuções verbais formam cada um dos títulos?

............................................................................................................

c) Podemos afirmar que esses títulos de notícia são frases verbais, ou seja, orações? Justifique sua resposta.

......................................................................................................

d) Levante uma hipótese coerente: Por que os autores usaram nos títulos de notícia que você acabou de ler apenas um verbo ou uma locução verbal?

.........................................................................................................

TIPOS DE FRASES

        Na comunicação oral, a frase é marcada por uma entonação, por um ritmo. Na escrita, é a pontuação que determina o sentido da frase. Observe os diferentes sentidos que a mesma frase pode assumir conforme a sua pontuação:      

Ela é uma menina estudiosa? (Está fazendo uma pergunta).

Ela é uma menina estudiosa!!! (Expressa uma critica).

Ela é uma menina estudiosa. (Expressa uma declaração, afirmação)

Frase Interrogativa:

       Nas frases interrogativas utiliza-se o ponto de interrogação [?]. Nestas frases expressa-se uma pergunta, um pedido de informação ou esclarecimento sobre algo. Exemplos:

1. Onde você vai almoçar hoje?

2. Você já fez sua lição de casa?

 

Frase Declarativa:

       Nas frases declarativas utiliza-se o ponto final [.]. Nessas frases expressa-se uma declaração afirmativa ou negativa a respeito de algo.

Exemplos:

1. Hoje eu vou almoçar na casa da minha vó.

2. Já terminei toda a minha lição de casa.

3. No final de semana nós iremos ao cinema.

 Frase Imperativa:

      Nas frases imperativas utiliza-se o ponto final ou o ponto de exclamação [ ! ] . Nessas frases expressa-se uma ordem, um pedido, um convite.

Exemplos:

1. Vá fazer sua lição de casa agora! (ordem)

2. Por favor, vá fazer sua lição de casa. (pedido)

 Frase Exclamativa:

      Nas frases exclamativas utiliza-se o ponto de exclamação [!]. Nessas frases expressa-se surpresa, emoção, ou algum sentimento de alegria, tristeza, ódio, etc. Podemos terminar a frase usando mais de um ponto de exclamação.

Exemplos:

1. Nossa que legal!!

2. Oba, vamos ao cinema!!

3. Não quero mais ver você na minha frente!!

 Frases nominais e verbais

     A frase nominal é a frase que não tem verbos (palavras que indicam a ação, estado ou fenômeno da natureza e mudam de acordo o tempo presente, passado e futuro).

Exemplos:

Silêncio!

Antes tarde do que nunca!

    

    As frases verbais são frases que possuem verbos.

Exemplos:

Faça silêncio!

Antes pagar tarde do que nunca!

17. Identifique as frases abaixo em: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.

a) Menino levado!!!

............................................................

b) Traga-me um copo com água.

..............................................................

c) Devolva meu brinquedo!

........................................................................

d) Quando você terá juízo?

............................................................................

e) Não vou brincar.

....................................................................

f) Por que você não foi à escola?

...................................................................

g) Gosto de estudar.

...............................................................

h) Que susto!

................................................................

18. Informe se as frases abaixo são nominais (sem verbo) ou verbais ( com verbo)

a) Tudo bem?

...........................................................

b) Haverá aula amanhã?

..........................................................

c) Está calor.

......................................................

d) Silêncio!

........................................................

e) Há vagas!.

.........................................................

f) Boa noite!

...........................................................

g) Não fomos ao parque.

...........................................................

h) Empreste-me seu livro.

..........................................................

19. Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

a. (   ) Frase é todo enunciado de sentido completo.

b. (   ) Frases nominais não possuem verbos.

c. (   ) Frases verbais possuem verbos.

d. (   ) Toda frase deve ser iniciada com letra maiúscula.

e. (   ) Frase interrogativa expressa surpresa.

f. (   ) Frase declarativa expressa ordem ou pedido.

20. Numere de acordo com a intenção que o locutor teve ao dizer as frases a seguir.

(1) É bom que você estude, menino!

(2) Que horas são?

(3) Português é fácil de aprender.

(4) Que maravilha!

(5) Desça dessa árvore agora, garoto!

(6) Por gentileza, me dê sua mão.

(   ) Dar uma informação.

(   ) Exprimir uma admiração.

(   ) Fazer um pedido.

(   ) Dar um conselho.

(   ) Fazer uma pergunta.

(   ) Dar uma ordem.

  

BIBLIOGRAFIA:

ORMUNDO, Wilton  Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 6º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 23. ed. São Paulo: Martins, 1969.

http://www.willtirando.com.br/viva-intensamente-202/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário