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sexta-feira, 26 de março de 2021

CONTO: O LIVRO MÁGICO 6º AO 9º

 

CONTO: O LIVRO MÁGICO - AGAMENON OLIVEIRA NEGRÃO - GABARITO

        Há muito tempo, numa época em que as letras ainda falavam, existia um livro mágico carregado de surpresas e aventuras. Nele, todas as letras viviam felizes, porque aguardavam a grande assembleia. Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras. Era uma alegria sem tamanho! Afinal, todas as palavras que existem hoje vieram daqueles encontros dentro do livro mágico.  

        Chegou o grande dia esperado por todas, o dia em que elas ganhariam novas combinações e formariam novas palavras para a nossa língua. Todas estavam ansiosas, menos a letra W que se considerava desnecessária, pois pouco era usada.

        Mas para formar novas palavras, as letras precisavam dar uma volta ao redor do mundo, a fim de realizar descobertas e fazer novas amizades. E assim foi feito. Quando chegou a hora de retornar para o livro mágico, todas estavam felizes, pois haviam concretizado seus desejos e feito novas amizades. Inúmeras palavras foram criadas naquele dia. Entretanto, uma delas sentiu a falta do W, ele não havia retornado.

        Então as letras resolveram fazer uma busca pelo mundo, foram em todos os lugares onde acreditavam que o W poderia estar. Foram ao Brasil, ao Chile, à Espanha, e nada. Finalmente, já no fim do dia, a letra T o encontrou numa pequena ilha, muito triste, no Tawian. O T foi logo perguntando:

        -- Por que você não foi com a gente de volta para o livro mágico?

        Enfaticamente a letra W respondeu:

        -- Sou desnecessário, pois sou pouco usado, as palavras não gostam de me utilizar, e quando me usam, é somente para substituir a letra U ou a letra V.

        -- Você é importante – retrucou o T, o alfabeto só se torna completo com as 26 letras, sem você, estaríamos truncados e tristes. Volte conosco, precisamos de você!

        A letra W pensou muito no que a letra T havia dito. Resolveu então voltar para o livro mágico e jurou diante de todo o alfabeto que algum dia encontraria uma palavra importante que fosse conhecida por todos os seres humanos.

 

Negrão, Agamenon Oliveira, Junho de 2018/Escola João Moreira Barroso/

Adaptação de Maurício Araújo/São Gonçalo do Amarante-CE

 

 6º E 7º

1- O inicio do texto acima “Há muito tempo” é uma expressão muito encontrada para iniciar um gênero textual bastante lido por crianças e adolescentes, e poderia ser substituído pela expressão “era uma vez”. Que gênero textual é este?

Conto.

2- Localize no texto:

a) Personagens: Letras.

b) Local onde ocorrem os fatos: Em um livro mágico.

c) Espaço temporal (quando ocorrem os fatos): Há muito tempo.

 

3- Por que a letra W não se achava tão importante quanto as outras letras?

Porque era pouco usada.

 

4- Quando a letra W sumiu, as colegas foram procurá-la em diversos lugares. Por que ela só foi encontrada em Taiwan?

Porque é um lugar (país) que possui a letra W.

5- Que argumentos a letra T utilizou para trazê-la de volta?

O alfabeto só se torna completo coma as 26 letras.

 

6- Na nossa sociedade, existem muitas letras W (pessoas que não se sentem importante)? E letras T?

Resposta pessoal.

 

7- O que podemos fazer para ajudar as pessoas que se acham a letra W?

Resposta pessoal.

8- Agora é sua vez!

Escolha uma situação das listadas abaixo, e parafraseando o texto acima, construa uma narrativa onde os personagens dialogam entre si sobre a importância de cada um e de todos juntos.

A) Reino dos números;

B) Órgãos do corpo;

C) Elementos da natureza: água, ar, fogo e terra.

D) Disciplinas escolares.

Parafrasear: replicar, construir um texto na mesma ideia, sem copiar pensamentos e frases.

 

 

7º e 8º ANO
Entendendo o conto:

01 – A finalidade do texto é:

a) informar.

b) descrever.

c) convencer.

d) entreter.

 

02 – O texto:

a) conta a história das letras que se reuniam para discutir sobre o livro mágico.

b) narra as aventuras dos livros mágicos e de suas letras cheias de surpresas.

c) conta a história empolgante de um livro mágico que pertencia ao mundo das letras.

d) narra a história de um livro mágico e de uma letra que vivia triste.

 

03 – Pode-se deduzir que a letra W:

a) chamava a atenção das palavras.

b) se considerava importante.

c) era importante no livro mágico.

d) estava animado com a assembleia.

 

04 – No trecho: “que existem hoje...”, o pronome destacado se refere:

a) às palavras.

b) às letras.

c) aos encontros.

d) às consoantes e vogais.

 

05 – O conflito central do enredo é desencadeado:

a) pela assembleia que acontecia anualmente.

b) pelo sentimento de inferioridade da letra W.

c) pela busca feita pelas letras ao redor do mundo.

d) pelo juramento feito pela letra W diante do alfabeto.

 

06 – Há uma opinião em:

a) “Chegou o grande dia esperado por todas...”

b) “Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras.”

c) “... o alfabeto só se torna completo com as 26 letras, sem você, estaríamos truncados e tristes.”

d) “A letra W pensou muito no que a letra T havia dito. Resolveu então voltar para o livro mágico...”

 

07 – No trecho: “Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras.”, o termo grifado introduz

a) uma finalidade.

b) uma consequência.

c) uma concessão.

d) uma causa.

 

08 – No trecho: “Inúmeras palavras foram criadas naquele dia. Entretanto, uma delas sentiu a falta do W, ele não havia retornado.”, a palavra grifada foi usada para introduzir:

a) uma explicação.

b) uma conclusão.

c) uma oposição.

d) uma adição.

 

09 – Assinale a opção em que o trecho do texto apresenta uma causa em relação ao fato anterior mencionado.

a) “... porque aguardavam a grande assembleia.”

b) “...pois pouco era usada.”

c) “...pois haviam concretizado seus desejos e feito novas amizades.”

d) “...que fosse conhecida por todos os seres humanos.”

 

10 – No trecho: “...estaríamos truncados e tristes.”, a palavra “truncados” pode ser substituída, sem alterar o sentido original do texto, por:

a) magoados.

b) incompletos.

c) perfeitos.

d) inacabados.

 

11 – Entende-se com a leitura do texto que:

a) as letras viviam felizes sempre, porque o livro continuamente trazia novas aventuras e surpresas.

b) todas as letras ficavam ansiosas e felizes com a chegada do dia da grande assembleia.

c) a letra T foi encontrada numa pequena ilha, muito triste.

d) as novas amizades e as descobertas ao redor mundo eram fundamentais para formar novas palavras.

 

12 – O desfecho do texto gira em torno de:

a) uma aventura.

b) uma promessa.

c) um pacto.

d) uma descoberta.

GABARITO:

1. D

2. D

3. C

4. A

5. B

6. C

7. A

8. C

9. A

10. B

11. B

DESCRITOR 01 - 6º ANO - TEXTO SOL: LUZ E VIDA

Leia o texto abaixo.

Sol: luz e vida

O Sol é considerado uma estrela pequena, comparado com as grandes estrelas que são milhares de vezes maiores que ele. Como uma grande esfera de gases a altíssimas temperaturas, o Sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio, e está bem longe da

Terra: cerca de 150 milhões de quilômetros. Sua luz leva pouco mais de oito minutos para atingir a superfície terrestre. A radiação emitida pelo Sol é fonte de vida e de energia essencial para a Terra. A energia solar impulsiona as correntes atmosféricas e marítimas, faz evaporar a água (que depois cai como chuva e neve) e estimula o processo de fotossíntese das plantas (que fornece a energia para a sobrevivência dos organismos vivos). 121

Fonte: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/sol.htm. Acesso em 23 mar 2020.

1. De acordo com o texto, a energia solar também é responsável pela:

a) distância entre a Terra e Sol.

b) evaporação da água.

c) falta de energia na Terra.

d) produção de hidrogênio.

 

Galo de campina

       O galo de campina, conhecido na Amazônia por tangará, pertence à família do cardeal. Suas penas são escuras, mas a cabeça e o pescoço são vermelhos. Alimenta-se de sementes, frutinhas e insetos.

       Vive em bandos nas caatingas do Nordeste e no Brasil Central, do mesmo jeito que outro pássaro, o corrupião. Os dois são considerados as mais belas aves da região.

       O galo de campina não canta quando está engaiolado. Só canta em liberdade, numa certa época do ano, e de manhã bem cedinho.

     Em Alagoas, onde ele tem fama de cantor, é treinado e vendido a preços muito elevados. 100

Fonte: Secretaria da Educação/FDE. Ler e escrever: livro de textos do aluno. São Paulo, 2008.

2. De acordo com o texto, o galo de campina é vendido por um preço elevado:

a) em Alagoas.

b) na Amazônia.

c) no Brasil Central.

d) no Nordeste.

 

Pescaria

       Estava o homem pescando, calmamente, quando o Bocão e a mãe dele se aproximaram do pescador. O Bocão disse:

       – Pega um peixe pra eu ver.

       O homem ficou caladinho. Aí, o Bocão disse de novo:

      – Ei, moço, pega um peixe pra eu ver. Nada. Aí, o Bocão repetiu:

      – Ô moço, pega um peixe pra eu ver.

      Aí, a mãe do Bocão disse:

      – Não pegue, não, moço, enquanto ele não pedir por favor. 73

Fonte: ZIRALDO. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2005. p. 58.

3. Na fala da mãe com o pescador, é possível observar que ela queria que seu filho fosse

a) calmo.

b) educado.

c) esperto.

d) rápido.

 

GABARITO

1. B

2. A

3. B

quinta-feira, 25 de março de 2021

ORTOGRAFIA AGENTE - A GENTE - NÓS - GENTE

ORTOGRAFIA: A GENTE – AGENTE – NÓS – GENTE.

 Vamos ver a definição da palavra pronomes.

 PRONOMES: São palavras que substituem ou acompanham  um substantivo.

 PRONOMES PESSOAIS são aqueles que representam as pessoas do discurso.

PRONOMES PESSOAIS

Pessoa do discurso

CASO RETO

CASO OBLÍQUO

pessoa do singular

eu

me, mim, comigo

pessoa do singular

tu

te, ti, contigo

pessoa do singular

ele, ela

o, a, lhe, se, si, consigo

pessoa do plural

nós

nos, conosco

pessoa do plural

vós

vos, convosco

pessoa do plural

eles, elas

os, as, lhes, se, si, consigo

 1. Quais são os pronomes pessoais do caso reto?

...........................................................................................................................................

2. Qual o plural do pronome EU?

.............................................................................

 Leia a tirinha abaixo









https://www.sofiaeotto.com.br/quadrinhos/post/8853714179487523466

3. Que palavra ou expressão foi usada no primeiro quadrinho no lugar do pronome NÓS?

a) nossa!

b) né?

c) a gente

d) você

 

O uso dessa expressão A GENTE no lugar do pronome nós é uma característica da linguagem informal, das conversas entre amigos. Mas essa expressão NÃO é um pronome pessoal.

 

Leia a tirinha do Maluquinho.








http://blogdoxandro.blogspot.com/2013/07/tiras-n4796-menino-maluquinho-ziraldo.html


4. No terceiro quadrinho da tirinha a palavra agente significa;

a) nós

b) espião secreto

c) guarda de trânsito.

d) funcionário da saúde.

5. Marque a alternativa em que a palavra ou expressão possui o mesmo significado do pronome nós.

a) A gente vai estudar.

b) Toda gente aplaudiu o cantor.

c) O agente de trânsito aplicou várias multas.

d) O agente se segurança evitou o roubo.

Leia um fragmento do poema de Paulo Leminski

Contranarciso

em mim
eu vejo
o outro
e outro
enfim dezenas
trens passando
vagões cheios de gente centenas

https://www.culturagenial.com/leminski-melhores-poemas/

6. Em qual das alternativas a palavra destacada possui o mesmo significado presente no poema?

a) A agente honesta aplicou uma multa.

b) Há gente honesta no mundo?

c) Existe agente honesto no mundo?

d) “A gente é pobre, mas é limpinho.”

Leia o poema abaixo.

Manuel Bandeira

Quando a Indesejada das gentes chegar

(Não sei se dura ou caroável),

talvez eu tenha medo.

Talvez sorria, ou diga:

— Alô, iniludível!

O meu dia foi bom, pode a noite descer.

(A noite com os seus sortilégios.)

Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,

A mesa posta,

Com cada coisa em seu lugar.

   BANDEIRA, Manuel. Consoada. Antologia Poética. Porto Alegre: L&PM, 2012. p. 133.

7. A palavra grifada no texto, só não pode ser substituída por:

a) agente

b) nós

c) pessoas

d) os agentes

CONCLUSÃO

A partir dos exercícios podemos concluir que:

Gente significa pessoas, multidão.

Agente significa aquele que faz algo.

A gente significa nós na linguagem informal.

 

8. Substitua a expressão A GENTE pelo pronome pessoal NÓS fazendo as correções  necessárias nos verbos sublinhados.

Reflexão.

       A GENTE pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.
       A GENTE pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
      A GENTE pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...

      Tudo bem!

      O que A GENTE não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...

       é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.

      Senão A GENTE corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.

https://www.pensador.com/poema_gente_de_chico_xavier/

 

Reflexão.

       ........... pode.......... morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter ..........um governo mais ou menos.
       ..........pode.......... dormir numa cama mais ou menos, comer ..........um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser  ..........obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.

       ...........pode ..........olhar em volta e sentir ..........que tudo está mais ou menos...

      Tudo bem!

      O que ........não pode ..........mesmo, nunca, de jeito nenhum...

       é amar ..........mais ou menos, sonhar ..........mais ou menos, ser ..........amigo mais ou menos, namorar m..........ais ou menos, ter......... fé mais ou menos, e acreditar.......... mais ou menos.

      Senão.........corre ..........o risco de se tornar ..........uma pessoa mais ou menos.

https://www.pensador.com/poema_gente_de_chico_xavier/


GABARITO:

1. Eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas.

2. Nós

3. A gente.

4. Espião secreto.

5. A

6. B

7. C



segunda-feira, 22 de março de 2021

ELEMENTOS E ESTRUTURA DA NARRATIVA


CONTO: OS TRÊS IRMÃOS E AS RELÍQUIAS DA MORTE

https://www.youtube.com/watch?v=G3pVD7LRuj4&t=95s

        Era uma vez três irmãos que estavam viajando por uma estrada deserta e tortuosa ao anoitecer.

       Depois de algum tempo, os irmãos chegaram a um rio muito perigoso para atravessar. Os irmãos, porém, eram versados em magia, os três irmãos simplesmente balançaram suas varinhas e fizeram uma ponte.

       Antes que pudessem atravessar a ponte tiveram o caminho bloqueado por uma figura encapuzado. Era a Morte. Ela se sentiu traída, traída porque o normal seria os viajantes se afogarem no rio. Mas a Morte era perspicaz. Ela fingiu parabenizar os três irmãos por sua magia, e disse que cada um ganharia um prêmio por ter sido inteligente o bastante para evitá-la.

       O mais velho pediu a varinha mais poderosa que existisse: e a Morte lhe deu uma varinha feita da árvore de sabugueiro. O segundo irmão resolveu humilhar a Morte ainda mais e pediu o poder de ressuscitar os entes já falecidos. Então a Morte apanhou uma pedra da margem do rio e a entregou a ele. Finalmente a Morte perguntou ao terceiro irmão, um homem humilde, e ele pediu algo que o permitisse sair daquele lugar sem ser seguido pela morte. E a Morte, de má vontade, lhe entregou sua própria Capa da Invisibilidade.

       O primeiro irmão foi para uma aldeia distante onde com A Varinha de Sabugueiro na mão assassinou um bruxo que não teve nem a oportunidade de lutar. Tomado pelo poder que a varinha das varinhas havia lhe dado ele seguiu para uma estalagem onde se gabou por sua invencibilidade. Mas naquela noite um outro bruxo roubou  a varinha e por segurança cortou a garganta do mais velho dos irmãos. E assim, a Morte levou o primeiro irmão.

       Enquanto isso o segundo irmão viajou pra casa, onde pegou a pedra e a virou três vezes na mão, para sua alegria a moça que um dia desejara desposar antes de sua morte precoce apareceu diante dele, contudo ela estava triste e fria não pertencia mais ao mundo dos mortais. Enlouquecido pelo desesperado desejo o segundo irmão se matou para poder se unir a ela. Assim a Morte levou o segundo irmão.

       Já o terceiro irmão a Morte o procurou por muitos anos, mas jamais conseguiu encontrá-lo. Somente quando atingiu uma idade avançada foi que o irmão mais novo despiu a capa da invisibilidade e deu-a para seu filho. Ele acolheu a morte como uma velha amiga. E a acompanhou de bom grado, e como iguais partiram desta vida.

E ai estão, essas são as relíquias da morte.

          Me desculpe senhor ainda não entendi direito.

          Eu preciso de um pedaço de papel e uma pena. Agora vou poder desenhar: A Varinha de Sabugueiro, a varinha mais poderosa que existe. A Pedra da Ressurreição, A Capa da Invisibilidade, juntas formam as relíquias da morte. Unidas fazem do seu dono o senhor da morte.

https://i.pinimg.com/originals/e5/4e/b6/e54eb6fa7073f2ae227295cea89f794c.jpg

 

NARRATIVA.

https://www.youtube.com/watch?v=4D3_V8__oiQ

Texto Narrativo

        Texto narrativo é um tipo de texto que mostra as ações de personagens num determinado tempo e espaço.

       Alguns exemplos de textos narrativos são: conto, lenda, fábula, biografia e autobiografia.

Estrutura da Narrativa/enredo

  • Apresentação: também chamada de introdução, nessa parte inicial o autor do texto apresenta as personagens, o local e o tempo em que se desenvolverá a trama.

·         Conflito: um acontecimento que modifica situação inicial das personagens, exigindo algum tipo de ação;

  • Desenvolvimento: aqui grande parte da história é desenvolvida com foco nas ações dos personagens.
  • Clímax: parte do desenvolvimento da história, o clímax designa o momento mais emocionante da narrativa.
  • Desfecho: também chamada de conclusão, ele é determinado pela parte final da narrativa, onde a partir dos acontecimentos, os conflitos vão sendo desenvolvidos

Elementos da Narrativa

  • Narrador - é aquele que conta a história. Dividem-se em: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente.
  • Enredo- trata-se da estrutura da narrativa, ou seja, a trama em que se desenrolam as ações. São classificados em: enredo linear e enredo não linear.
  • Personagens - são aqueles que praticam as ações na narrativa sendo classificados em: personagens principais (protagonista e antagonista podem ser mais de um) e personagens secundários.
  • Tempo - uma data ou um momento específico. O tempo pode ser cronológico ou psicológico. O tempo pode ser indeterminado como: Há muito tempo, certa vez....
  • Espaço - local ou locais onde a narrativa se desenvolve. Pode ser um ambiente físico, ambiente psicológico ou ambiente social.

ATIVIDADES:

1. Na apresentação ou introdução – Começo da narrativa (história). O narrador apresenta os acontecimentos iniciais as personagens, o tempo e o espaço. Indique os elementos abaixo.

a) Personagens:...........................................................................................................

b) Tempo:.....................................................................................................................

c) Espaço:....................................................................................................................

2. Classifique as personagens do texto Morte, primeiro irmão ou irmão mais velho, segundo irmão, irmão mais novo ou terceiro irmão, filho do irmão mais novo, bruxo.

a) Protagonista ou principal:............................................................................

b) Antagonista ou rival do protagonista:..........................................................

c) Secundários ou coadjuvantes:.........................................................................................

3. Complicação ou desenvolvimento – Começam a surgir as ações e os conflitos. Indique um exemplo de ação e de conflito (problema que surgiu) no conto.

a) Ação:.................................................................................................

b) Conflito:.............................................................................................

 4. Clímax – Momento de maior tensão, mais emocionanteApesar de poder haver outros personagens o clímax e o desfecho estão diretamente ligados ao personagem principal (protagonista) e seu conflito com o seu rival (antagonista). Qual o clímax do conto?

........................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5. Desenlace ou desfecho - É a solução para o conflito. Qual o desfecho do conto?

........................................................................................................................................................................................................................................................................................................ 

     6. Foco narrativo. O narrador quando participa da história dizemos que a narrativa é em primeira pessoa. Quando o narrador não é um personagem, apenas conta o que aconteceu dizemos que a narrativa é em terceira pessoa. O foco narrativo é em primeira pessoa ou em terceira pessoa?

............................................................................................................................................... 

      7.  Quais são as relíquias da morte?

...............................................................................................................................................................

     8. Indique as características (adjetivos) que descrevem:

a) estrada (1º parágrafo)...................................................................................

b) Morte (3º parágrafo)..........................................................................................

c) terceiro irmão (4ºparágrafo)..............................................................................

 

9. ´´ele seguiu para uma estalagem onde se gabou por sua invencibilidade``  De acordo com o texto, e sem mudar o sentido, o termo  grifado só NÃO pode ser substituído por:

a) vangloriou-se;

b) ficou orgulhoso de si;

c) fez elogio a si;

d) ficou humilde.

 

10.   ´´Ele acolheu a morte como uma velha amiga.``

O fragmento acima foi retirado do último parágrafo do texto.  Nele a palavra grifada se refere a:

a) A Morte;

b) o filho;

c) o irmão mais novo;

d) o irmão mais velho.


GABARITO 

1.

a) Morte, irmão mais novo, segundo irmão, irmão mais velho, bruxo, filho do irmão mais novo, moça.

b) tempo indeterminado- era uma vez.

c) há vários espaços: estrada, rio, ponte.

2.

a) irmão mais novo.

b) Morte

c) bruxo, moça, filho.

3.

a) Os irmãos estavam viajando.

b) Chegaram a um rio perigoso para atravessar.

4. Apesar de haver varias passagens emocionantes, a principal é o fato da Morte não conseguir matar o irmão mais novo.

5. O irmão mais novo acompanha a morte por vontade própria.

6. Terceira pessoa.

7. A capa da Invisibilidade, a Varinha de sabugueiro e a Pedra da Ressurreição.

8.

a) Deserta e tortuosa

b) perspicaz

c) humilde

9. D

10. C

 


PRONOMES DESCRITOR BNCC

 

PROVA BRASIL

DESCRITOR 13 PB - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor.

DESCRITOR 02 PB: Estabelecer relações entre partes de uma texto, identificando repetições ou substituições (...).

 ANÁLISE LLINGUÍSTICA. P.85, Conhecer as classes de palavras abertas (substantivos, verbos, adjetivos e advérbios) e fechadas (artigos, numerais, preposições, conjunções, pronomes) e analisar suas funções sintático-semânticas nas orações e seu funcionamento (concordância, regência).

ENSINO FUNDAMENTAL I

(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos).

(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

(EF05LP27) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos).

 ENSINO FUNDAMENTAL II

(EF06LP12) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação de diferentes vozes (discurso direto e indireto).

(EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos).

(EF07LP13) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto.

(EF07LI19) Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados.

(EF89LP29) Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas (“que, cujo, onde”, pronomes do caso reto e oblíquos, pronomes demonstrativos, nomes correferentes etc.).