PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 26 de março de 2021

CONTO: O LIVRO MÁGICO 6º AO 9º

 

CONTO: O LIVRO MÁGICO - AGAMENON OLIVEIRA NEGRÃO - GABARITO

        Há muito tempo, numa época em que as letras ainda falavam, existia um livro mágico carregado de surpresas e aventuras. Nele, todas as letras viviam felizes, porque aguardavam a grande assembleia. Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras. Era uma alegria sem tamanho! Afinal, todas as palavras que existem hoje vieram daqueles encontros dentro do livro mágico.  

        Chegou o grande dia esperado por todas, o dia em que elas ganhariam novas combinações e formariam novas palavras para a nossa língua. Todas estavam ansiosas, menos a letra W que se considerava desnecessária, pois pouco era usada.

        Mas para formar novas palavras, as letras precisavam dar uma volta ao redor do mundo, a fim de realizar descobertas e fazer novas amizades. E assim foi feito. Quando chegou a hora de retornar para o livro mágico, todas estavam felizes, pois haviam concretizado seus desejos e feito novas amizades. Inúmeras palavras foram criadas naquele dia. Entretanto, uma delas sentiu a falta do W, ele não havia retornado.

        Então as letras resolveram fazer uma busca pelo mundo, foram em todos os lugares onde acreditavam que o W poderia estar. Foram ao Brasil, ao Chile, à Espanha, e nada. Finalmente, já no fim do dia, a letra T o encontrou numa pequena ilha, muito triste, no Tawian. O T foi logo perguntando:

        -- Por que você não foi com a gente de volta para o livro mágico?

        Enfaticamente a letra W respondeu:

        -- Sou desnecessário, pois sou pouco usado, as palavras não gostam de me utilizar, e quando me usam, é somente para substituir a letra U ou a letra V.

        -- Você é importante – retrucou o T, o alfabeto só se torna completo com as 26 letras, sem você, estaríamos truncados e tristes. Volte conosco, precisamos de você!

        A letra W pensou muito no que a letra T havia dito. Resolveu então voltar para o livro mágico e jurou diante de todo o alfabeto que algum dia encontraria uma palavra importante que fosse conhecida por todos os seres humanos.

 

Negrão, Agamenon Oliveira, Junho de 2018/Escola João Moreira Barroso/

Adaptação de Maurício Araújo/São Gonçalo do Amarante-CE

 

 6º E 7º

1- O inicio do texto acima “Há muito tempo” é uma expressão muito encontrada para iniciar um gênero textual bastante lido por crianças e adolescentes, e poderia ser substituído pela expressão “era uma vez”. Que gênero textual é este?

Conto.

2- Localize no texto:

a) Personagens: Letras.

b) Local onde ocorrem os fatos: Em um livro mágico.

c) Espaço temporal (quando ocorrem os fatos): Há muito tempo.

 

3- Por que a letra W não se achava tão importante quanto as outras letras?

Porque era pouco usada.

 

4- Quando a letra W sumiu, as colegas foram procurá-la em diversos lugares. Por que ela só foi encontrada em Taiwan?

Porque é um lugar (país) que possui a letra W.

5- Que argumentos a letra T utilizou para trazê-la de volta?

O alfabeto só se torna completo coma as 26 letras.

 

6- Na nossa sociedade, existem muitas letras W (pessoas que não se sentem importante)? E letras T?

Resposta pessoal.

 

7- O que podemos fazer para ajudar as pessoas que se acham a letra W?

Resposta pessoal.

8- Agora é sua vez!

Escolha uma situação das listadas abaixo, e parafraseando o texto acima, construa uma narrativa onde os personagens dialogam entre si sobre a importância de cada um e de todos juntos.

A) Reino dos números;

B) Órgãos do corpo;

C) Elementos da natureza: água, ar, fogo e terra.

D) Disciplinas escolares.

Parafrasear: replicar, construir um texto na mesma ideia, sem copiar pensamentos e frases.

 

 

7º e 8º ANO
Entendendo o conto:

01 – A finalidade do texto é:

a) informar.

b) descrever.

c) convencer.

d) entreter.

 

02 – O texto:

a) conta a história das letras que se reuniam para discutir sobre o livro mágico.

b) narra as aventuras dos livros mágicos e de suas letras cheias de surpresas.

c) conta a história empolgante de um livro mágico que pertencia ao mundo das letras.

d) narra a história de um livro mágico e de uma letra que vivia triste.

 

03 – Pode-se deduzir que a letra W:

a) chamava a atenção das palavras.

b) se considerava importante.

c) era importante no livro mágico.

d) estava animado com a assembleia.

 

04 – No trecho: “que existem hoje...”, o pronome destacado se refere:

a) às palavras.

b) às letras.

c) aos encontros.

d) às consoantes e vogais.

 

05 – O conflito central do enredo é desencadeado:

a) pela assembleia que acontecia anualmente.

b) pelo sentimento de inferioridade da letra W.

c) pela busca feita pelas letras ao redor do mundo.

d) pelo juramento feito pela letra W diante do alfabeto.

 

06 – Há uma opinião em:

a) “Chegou o grande dia esperado por todas...”

b) “Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras.”

c) “... o alfabeto só se torna completo com as 26 letras, sem você, estaríamos truncados e tristes.”

d) “A letra W pensou muito no que a letra T havia dito. Resolveu então voltar para o livro mágico...”

 

07 – No trecho: “Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras.”, o termo grifado introduz

a) uma finalidade.

b) uma consequência.

c) uma concessão.

d) uma causa.

 

08 – No trecho: “Inúmeras palavras foram criadas naquele dia. Entretanto, uma delas sentiu a falta do W, ele não havia retornado.”, a palavra grifada foi usada para introduzir:

a) uma explicação.

b) uma conclusão.

c) uma oposição.

d) uma adição.

 

09 – Assinale a opção em que o trecho do texto apresenta uma causa em relação ao fato anterior mencionado.

a) “... porque aguardavam a grande assembleia.”

b) “...pois pouco era usada.”

c) “...pois haviam concretizado seus desejos e feito novas amizades.”

d) “...que fosse conhecida por todos os seres humanos.”

 

10 – No trecho: “...estaríamos truncados e tristes.”, a palavra “truncados” pode ser substituída, sem alterar o sentido original do texto, por:

a) magoados.

b) incompletos.

c) perfeitos.

d) inacabados.

 

11 – Entende-se com a leitura do texto que:

a) as letras viviam felizes sempre, porque o livro continuamente trazia novas aventuras e surpresas.

b) todas as letras ficavam ansiosas e felizes com a chegada do dia da grande assembleia.

c) a letra T foi encontrada numa pequena ilha, muito triste.

d) as novas amizades e as descobertas ao redor mundo eram fundamentais para formar novas palavras.

 

12 – O desfecho do texto gira em torno de:

a) uma aventura.

b) uma promessa.

c) um pacto.

d) uma descoberta.

GABARITO:

1. D

2. D

3. C

4. A

5. B

6. C

7. A

8. C

9. A

10. B

11. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário