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terça-feira, 13 de abril de 2021

 

POESIA: IDENTIDADE - PEDRO BANDEIRA - COM GABARITO

 Poesia: Identidade

           

 Pedro Bandeira

Às vezes nem eu mesmo
sei quem sou.
Às vezes sou.
"o meu queridinho",
às vezes sou
"moleque malcriado".
Para mim
tem vezes que eu sou rei,
herói voador,
caubói lutador,
jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
sou mosca também,
que voa e se esconde
de medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
peito de aço
goleador!

Mas o que importa
o que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
eu sou eu,
sou assim,
sou menino.

BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco-íris. 4. Ed. São Paulo: Moderna, 2009.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 45-7.

Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.fraseseversos.com%2Fautores%2Fpedro-bandeira%2Fidentidade-br-br-as-vezes-nem-eu-mesmo-br-sei-quem-sou-br-as-vezes-sou-br%2F&psig=AOvVaw1atC3sUxU5NTbfOhnRlzbV&ust=1617232674174000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCICAq7ST2e8CFQAAAAAdAAAAABAD

 

Entendendo a poesia:

01 – Quantas linhas há na poesia “Identidade”?

      Vinte e cinco linhas.

02 – Essas linhas encontram-se agrupadas ou separadas por espaços em branco?

      As linhas 1 a 19 estão separadas das linhas 20 a 25 por um espaço em branco.

03 – Quantos versos formam a poesia “Identidade”? E quantas estrofes?

      A poesia é formada por 25 versos e duas estrofes.

04 – Leia a fonte que indica o livro do qual essa poesia foi retirada e responda às questões a seguir.

a)   De que livro essa poesia foi retirada?

Do livro Cavalgando o arco-íris.

b)   Qual é o nome do autor da poesia?

Pedro Bandeira.

c)   Pedro Bandeira é um autor adulto. Mas a voz que fala na poesia não é a de um adulto. Considerando essa afirmação, responda: A quem podemos atribuir a fala do texto? Qual verso traz essa indicação?

A um menino. O último verso.

05 – Releia os versos a seguir.

        Às vezes sou.

"o meu queridinho",

às vezes sou

 "moleque malcriado"

   Os versos destacados acima aparecem entre aspas. Isso acontece porque o eu lírico:

a)   Quer dar destaque a duas maneiras de ser que ele atribui a si mesmo.

b)   Pretende mostrar duas maneiras de ser que ele atribui a si mesmo e que se opõem.

c)   Destaca duas maneiras de ele ser na voz de outras pessoas.

06 – Em que situação o eu lírico é considerado “o meu queridinho”?

      Provavelmente, quando faz coisas boas e as pessoas elogiam o comportamento dele.

07 – E em qual situação ele é considerado “moleque malcriado”?

      Provavelmente, quando responde mal às pessoas, principalmente aos adultos.

08 – Reproduza a poesia “Identidade” em uma folha à parte. Escreva os itens a seguir ao lado dos versos da poesia a que cada um deles corresponde.

·        Como os outros veem o menino – Corresponde ao trecho que vai do 3° ao 6° verso.

·        Como o menino se vê – Corresponde ao trecho que vai do 7° ao 19° verso.

·        O menino rejeita a opinião dos outros a seu respeito – Corresponde ao 20° e 21° verso.

·        O menino se aceita como é – Corresponde aos quatro últimos versos.

09 – Na poesia que você reproduziu, circule a expressão que indica que o menino vai falar sobre como ele se vê?

      Os alunos deverão circular a expressão “Para mim”.

10 – O menino fala que é “rei”, “herói”, “caubói” e “mosca”.

a)   Essas identidades fazem parte da imaginação ou da realidade do menino? Por quê?

Elas fazem parte da imaginação dele, pois são identidades irreais.

b)   Podemos dizer que essas palavras estão relacionadas à identidade dele? Por quê?

Sim, pois o eu lírico revela que se vê dessa maneira: como rei, herói, caubói e mosca.

 


RELATO ANOEL DE NARROS TECENDO 6º ANO P.41

 

RELATO: MANOEL DE BARROS - COM GABARITO

 Relato: Manoel de Barros

      


















  Hoje eu completei oitenta e cinco anos. O poeta nasceu de treze. Naquela ocasião escrevi uma carta aos meus pais, que moravam na fazenda, contando que eu já decidira o que queria ser no futuro. Que eu não queria ser doutor. Nem doutor de curar nem doutor de fazer casa nem doutor de medir terras. Que eu queria era ser fraseador. Meu pai ficou meio vago, depois de ler a carta. Minha mãe inclinou a cabeça. Eu queria ser fraseador e não doutor. Então, o meu irmão mais velho perguntou: Mas esse tal de fraseador bota mantimento em casa? Eu não queria ser doutor, eu só queria ser fraseador. Meu irmão insistiu: Mas se fraseador não bota mantimento em casa, nós temos que botar uma enxada na mão desse menino pra ele deixar de variar. A mãe baixou a cabeça um pouco mais. O pai continuou meio vago. Mas não botou enxada.

Manoel de Barros – Memórias inventadas. São Paulo: Alfaguara, 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 41-2.

Fonte da imagem:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fcpaq.ufms.br%2Fprojeto-de-extensao-sobre-poesia-e-infancia-com-manoel-de-barros-convida-para-abertura-de-suas-acoes%2F&psig=AOvVaw1rmvDVx2btODYmi3loRBku&ust=1617666319152000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCKivo_Pi5e8CFQAAAAAdAAAAABAD

 

Entendendo o relato:

01 – O que o poeta Manoel de Barros quis dizer ao afirmar que, desde cedo, já queria ser fraseador?

      Ele quis dizer que desde menino já queria ser poeta.

02 – Que frase do texto confirma que Manoel de Barros se descobriu poeta quando era adolescente?

      “O poeta nasceu de treze”.

03 – Releia o trecho a seguir.

        “[...] escrevi uma carta aos meus pais, que moravam na fazenda, contando que eu já decidira o que queria ser no futuro. Que eu não queria ser doutor. Nem doutor de curar nem doutor de fazer casa nem doutor de medir terras.” Responda:

a)   Quais profissões o poeta descarta ao afirmar que não queria ser “doutor de curar”, “doutor de fazer casa” nem “doutor de medir terras”?

As profissões de médico e de engenheiro.

b)   Na carta que escreveu aos pais, o autor afirma a eles o que não quer ser antes de contar o que queria ser no futuro. Em sua opinião, que motivo o levou a usar essa estratégia?

Resposta pessoal do aluno.

04 – Ao receberem a carta, pai, mãe e irmão tiveram reações diferentes. Identifique a reação de cada um.

      O pai ficou meio vago, a mãe abaixou a cabeça e o irmão questionou a possibilidade de se ganhar a vida como fraseador.

05 – Releia esta pergunta do irmão do poeta.

        “Mas esse tal de fraseador bota mantimento em casa?”.

a)   Ao fazer essa pergunta, que tipo de preocupação o irmão manifesta?

Manifesta preocupação com a remuneração do trabalho e se ele pode garantir a sobrevivência.

b)   Ao manifestar essa preocupação, o irmão de Manoel também revela sua opinião sobre o trabalho dos poetas. Qual seria essa opinião?

O irmão de Manoel provavelmente considera que esse trabalho não remunera o suficiente para garantir a sobrevivência de quem o pratica e dos que dele eventualmente dependem. Pode até considerar que ser poeta não é um trabalho.

06 – Na sociedade em que vivemos, há quem considere o poeta um artista, uma pessoa de grande sensibilidade, alguém que lida bem com as palavras. Mas há também aqueles que o consideram um sonhador, alguém que não tem os pés no chão ou julguem que sua atividade é irrelevante. O que você pensa sobre esse assunto?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – O pai seguiu o conselho do irmão do poeta? O que o pai demonstrou com essa atitude?

      Não. Com essa atitude, o pai demonstrou respeitar a decisão do filho.

 

POESIA POPULAR 6º ANO TECENDO P. 51

 

POESIA POPULAR: A QUADRINHA - COM GABARITO

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 Poesia popular: A quadrinha



1ª quadrinha

 Sou pequenina

 Criança mimosa

 Trago nas faces

        As cores da rosa.

CLÁUDIO, Afonso; NEVES, Luiz Guilherme Santos. Trovas e cantares capixabas. Brasília: Ministério de Educação e Cultura; Secretaria de Assuntos Culturais; Fundação Nacional de Arte; Instituto Nacional do Folclore, 1980.

2ª quadrinha

        Sou jardineiro imperfeito,

        Pois no jardim da Amizade,

        Quando planto amor-perfeito

        Nasce sempre uma saudade...

TAVARES, Adelmar. In: OTÁVIO, Luiz. Meus irmãos, os trovadores: coletânea de trovas de autores brasileiros. Rio de Janeiro: Casa Editora Vecchi, 1956.

Fonte da imagem:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DoM4j8wqSRBc&psig=AOvVaw1SGUtYX83KTOTodonxrEPf&ust=1617666770225000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCMjGzdLk5e8CFQAAAAAdAAAAABAE


3ª quadrinha

        Quero cantar, ser alegre,

        Que a tristeza não faz bem;

        Ainda não vi a tristeza

        Dar de comer a ninguém.

MOTA, Armor Pires. Oliveira do Bairro: chão de memórias, usos e costumes. Oliveira do Bairro: Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, 1995.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 51.

Entendendo a quadrinha:

01 – Em qual das quadrinhas lidas todos os versos apresentam rimas?

      Na segunda quadrinha.

02 – Em sua opinião, que sentimento o eu lírico da segunda quadrinha expressa ao se caracterizar como “jardineiro imperfeito”? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Copie da primeira quadrinha dois adjetivos e uma locução adjetiva.

      Adjetivos: pequenina e mimosa.

      Locução adjetiva: da rosa.

04 – Leia novamente a terceira quadrinha.

a)   Copie dessa quadrinha um adjetivo e um substantivo abstrato.

Adjetivo: alegre. Substantivo abstrato: tristeza.

b)   Qual adjetivo dá origem ao substantivo abstrato copiado no item anterior e também expressa oposição ao adjetivo presente na quadrinha?

O adjetivo triste.

TIRA AMOR AMOR 6ºANO TECENDO P.61

 

TIRA: AMOR! AMOR! ZIRALDO - COM GABARITO

 Tira: Amor! Amor!

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Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 61.

Entendendo a tira:

01 – As palavras de Maluquinho se dirigiam à menina? Como você percebeu isso?

      Não. Porque ele passa direto por ela e se dirige às flores.

02 – Então, o que fez a menina se enganar?

      A maneira como ela fala e as palavras que usa, além do fato de passar muito perto dela, esticando os braços na direção da garota.

03 – A fala de Maluquinho faz você se lembrar de que tipo de declaração?

      De uma declaração de amor.

04 – Além da fala, que outros elementos levam o leitor a concluir que se trata de uma declaração do tipo que você identificou na atividade 3?

      As palavras e a expressão física: os gestos, a maneira de andar e olhar, a emoção representada pelas palavras em destaque nos quadrinhos, o ponto de exclamação, entre outros elementos.

05 – Leia o primeiro quadrinho em voz alta. Como a maioria de seus colegas leu a frase?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Leia novamente a primeira fala de Maluquinho, agora modificada.

        “Amor? Amor?”

a)   Nesse caso, a menina continuaria a entender da mesma maneira o que o menino diz? Por quê?

Não. Porque ao usar essas palavras em tom de interrogação, a menina não poderia toma-las como uma declaração de amor.

b)   O que faz com que possamos compreender o que os outros querem dizer são somente as palavras? Explique sua resposta.

Não são apenas as palavras, mas o modo como são ditas, por exemplo, a entonação, a combinação delas, a expressão facial e corporal de quem falou e até mesmo a situação de comunicação em que foram usadas.

 


CAPA TECENDO PAG. 107

 

CAPA: SEGREDOS DE AGENDA - TELMA GUIMARÃES CASTRO ANDRADE - COM GABARITO

fonte:https://armazemdetexto.blogspot.com/search?updated-max=2021-04-05T07:46:00-07:00&max-results=7

 Capa: Segredos de agenda

        










   Telma Guimarães Castro Andrade

 ANDRADE, Telma Guimarães Castro. Segredos de agenda. São Paulo: Quinteto, 2003.Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 107.

Entendendo a capa:

01 – A ilustração dessa capa forma um sinal de pontuação. Que sinal é esse?

      Ponto de interrogação.

02 – Qual é a relação entre esse sinal de pontuação e o título do livro?

      A interrogação representa o desconhecido, no caso, os segredos da agenda do personagem que a escreveu ou as dúvidas comuns a todo adolescente. Ou, que a interrogação indique uma dúvida em relação aos próprios segredos, ou seja, se de fato permanecerão secretos guardados.

03 – O título desse livro tem alguma relação com os fatos corridos com Carol, no livro A agenda de Carol, principalmente com a raiva que sentiu da mãe? Por quê?

      Sim, a briga de Carol com a mãe aconteceu porque ela não queria que a mãe lesse sua agenda e descobrisse os segredos que estavam guardados nela. Carol sentiu-se desconfortável com a possibilidade de a mãe ter descoberto sua intimidade.  

 

VERBOS INTRODUÇAÕ TEORIA EXERCICIOS 7º ANO

       O texto abaixo é uma música da banda sujeito simples. Segue o link para quem quiser assistir ao vídeo. https://sujeitosimples.com.br/2017/11/25/verbo/

 

Verbo (banda Sujeito Simples)

Palavra variável que indica ação, estado, mudança de estado ou fenômeno natural, situados no tempo.

 

Exemplo de ação:

A garota jogou bem.

 

Exemplo de estado:

O café está pronto.

 

Exemplo de mudança de estado:

O dia virou noite.

 

Exemplo de fenômeno natural:

Está chovendo em Brasília.

 

Quanto à estrutura:

Há três conjugações para os verbos da Língua Portuguesa:

 

1º conjugação:

Verbos terminados em AR.

Cantar, falar, sonhar.

 

2º conjugação:

Verbos terminados em ER.

Correr, vencer, viver.

 

3º conjugação:

Verbos terminados em IR.

Sorrir, partir, ouvir.

 

O verbo pôr e seus derivados pertencem à 2º conjugação, por se originarem

do antigo verbo poer,

do antigo verbo poer,

do antigo verbo poer,

do antigo verbo poer.

 

Responda de acordo com a música.

1.O que é um verbo?

...............................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

2. Quais as três conjugações verbais? Dê um exemplo para cada uma.

............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

TEORIA (EXPLICAÇÃO)

        Os verbos são palavras que indicam uma Ação física (jogou, dançar) ou mental (pensar, amar), Estado (está) ou Fenômeno Natural (choveu).

Os verbos variam em:

PESSOA:1ª,2ª,3ª
1ª pessoa
do discurso – quem fala: eu / nós

2ª pessoa do discurso – com quem se fala: tu / vós

3ª – pessoa do discurso - de quem se fala: ele, ela/ eles, elas.

 

Ex.: Ela jogou bem.

      

3. Como ficaria a frase - ELA JOGOU BEM - trocando o pronome de 3ª pessoa ELA pelo pronome de 1ª pessoa EU?

....................................................................................................................................

4. Qual palavra da frase sofreu mudança ao mudar a pessoa do discurso?

....................................................................................


CONCLUSÃO: Os verbos mudam de acordo com a pessoa do discurso(1ª,2ª,3ª), essa mudança se chama flexão de pessoa.

 

NÚMERO: SINGULAR/PLURAL

Singular – menino, ele, eu, tu,...

Plural – meninos, eles, nós, vós,...

 

Ex.: Criança dorme muito, mais de oito horas..

5. Como fica a frase acima se passar o substantivo destacado para o plural?

....................................................................................................................................

6. Que palavra mudou após a troca?

....................................................................................................................................

 

CONCLUSÃO: Os verbos mudam de acordo com o número (singular ou plural).


TEMPO:

ONTEM, HOJE, AMANHÃ,

ANTES, AGORA, DEPOIS

 

Presente - a ação acontece no momento em que se fala. (Agora eu falo)

Pretérito - a ação acontece  antes do momento em que se fala. (Antes eu falei)

Futuro - a ação acontece depois do momento em que se fala. (Depois eu falarei)

 

“O aluno viajou nas férias.”

7. Se a frase acima se referisse a algo que ainda vai acontecer, como ficaria?

....................................................................................................................................

 

8. Qual palavra mudou?

.............................................................................................

 

CONCLUSÃO: Os verbos mudam de acordo com o tempo (presente, passado, futuro), essa mudança se chama flexão de tempo.

 

Estrutura do verbo:

Do ponto de vista estrutural, um verbo pode apresentar os seguintes elementos:

 

a) Radical: é a parte invariável (que repete), que expressa o significado essencial do verbo. Por exemplo:

fal-ei; fal-ava; fal-am. (radical fal-)

 

b) Tema: é o radical seguido da vogal temática que indica a conjugação a que pertence o verbo. Há três vogais temáticas A, E, I. Por exemplo: fala-r

 

São três as conjugações de acordo com as vogais temáticas:

- Vogal Temática - A - (cantar, falar, sonhar)

- Vogal Temática - E - (correr, vencer, viver)

- Vogal Temática - I - (sorrir, partir, ouvir)

 

 

Leia a notícia abaixo;

Simulado Encceja 2020: confira 6 opções para testar os conhecimentos

Existem várias provas e testes online para ajudar estudantes a passar no exame

        O próximo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos acontecerá no segundo semestre de 2020, mas você já pode ir se preparando para a prova, através das opções de simulado Encceja na internet.

       As provas do Encceja são gratuitas e voltadas para pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada. Para realizar o exame de nível fundamental é necessário ter idade mínima de 15 anos; já para o teste do ensino médio, a idade mínima é 18 anos.

 

9. O nível fundamental se refere a alunos do 1º ao 9º ano “é necessário ter idade mínima de 15 anos” O verbo destacado no fragmento pertence a qual conjugação? Dê dois exemplos de verbos que pertençam a essa conjugação.

..............................................................................................................................................................................................................................................

 

10. Encontre no texto um verbo para cada tempo verbal.

a) presente:......................................................

b) pretérito (passado)...............................................

c) futuro:....................................................

 

11. O verbo acontecerá se refere a que fato? Dica: está sublinhado.

................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

12.As provas do Encceja são gratuitas” Como ficaria o fragmento se o termo grifado fosse substituído pelo singular A prova?

........................................................................................................................................

 

13.Para realizar o exame” O verbo desse fragmento possui os seguintes elementos estruturais:

a) radical:................................................................

b) tema:..................................................................

 

14. No título da notícia, quais verbos fazem referência ao pronome de tratamento você?

......................................................................................................................................

 

15. “Existem várias provas e testes online” Como ficaria esse fragmento no:

a) pretérito (passado, ou seja, ha um tempo atrás.)

......................................................................................................................................

b) futuro ( irá acontecer ainda)

.....................................................................................................................................

 

16. “Existem várias provas e testes online” Reescreva esse fragmento colocando o verbo no final da oração.

...........................................................................................................................................