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domingo, 18 de abril de 2021

VERBO EXERCÍCIO CORES COLEGIO SAO PAULO

 

COLÉGIO SÃO PAULO.

Leia.

CORES

As cores podem interferir no estado de espírito das pessoas. Quer saber como?

Vermelho: estimula a circulação sanguínea e abre o apetite. Desperta o senso de competitividade e é, portanto, ideal para práticas esportivas.

Violeta: acalma o coração, diminui o medo e a angústia.

Azul: relaxa os músculos e favorece a meditação. Em roupas, aumenta a tranquilidade, mas seu uso constante pode acabar gerando preguiça.

(O Guia dos Curiosos. São Paulo: Cia. da Letras, 1995.)

 

a)   Qual o tema do texto acima?O tema é a influência das cores no estado de espírito das pessoas.

b)   Qual a característica da cor violeta, de acordo com o texto? Ela acalma o coração, diminui o medo e a angústia.

c)   O que pode acontecer com quem usa sempre roupas azuis? Pode-se ter preguiça, além do normal.

d)   Informe a qual conjugação pertencem os verbos sublinhados e indique as três formas nominais de cada um. estimula-1ª conj. I-estimular – G-estimulando – P-estimulado; abre-3ªconj. I-abrir G-abrindo P-aberto

diminui- 3ªconj. I-diminuir G-diminuindo P-diminuído; relaxa-1ªconj. I-relaxar G-relaxando P-relaxado; favorece- 2ªconj.- I- favorecer G-favorecendo P-favorecido.

e)   Transcreva do texto acima uma locução verbal. “podem interferir”

1.   Leia esta quadrinha.

Juraste, jurei, juramos; juramos, jurei, juraste; quebraste, quebrei, quebramos; quebramos, quebrei, quebraste.

 

a)   Quem você imagina que jurou alguma coisa? (resposta pessoal)

b)   E o que provavelmente foi jurado? (resposta pessoal)

c)   O que você acha que foi quebrado? (resposta pessoal)

 

2.   Leia.                O presente nas manchetes de jornal

A primeira página dos jornais destaca as notícias mais recentes. Para dar ideia de que o fato acabou de acontecer ou ainda está acontecendo, as manchetes são escritas no presente. Assim, o leitor sente-se atualizado. Afinal, quem se interessa por notícia velha?

 

a)   Retire do texto acima todos os verbos que se encontram em uma das formas nominais e informe qual forma nominal é essa. dar-infinitivo/ acontecer-infinitivo/ acontecendo-gerúndio/ escritas-particípio/ atualizado-particípio

b)   Identifique as locuções verbais que aparecem no texto acima e transcreva-as. está acontecendo e são escritas

 

3.   Reescreva as orações abaixo, substituindo a locução verbal por uma forma simples.

a)   Eu e minha família vamos viajar no próximo mês. viajaremos

b)   Ana iria comprar um carro novo se tivesse dinheiro. compraria

c)   Todos estavam falando muito alto. falavam

d)   Eles tinham saído pela porta de trás. saíram

 

4.   Leia a canção abaixo:

Chorei, não procurei esconder Todos viram, fingiram

Pena de mim, não precisava Ali onde eu chorei

Qualquer um chorava

Dar a volta por cima que eu dei Quero ver quem dava

(Paulo Vanzolini, Volta por cima)

 

a-   Qual o assunto do poema? O choro e a volta por cima do eu-lírico.

b-   O poema apresenta rimas? De que tipo? Sim, o texto apresenta rimas pobres.

c-   Como deveria ficar o último verso do poema se fosse escrito na linguagem culta? Quero ver quem daria.

 

5.   Leia esta letra de uma canção.

 

Dia Branco

Geraldo Azevedo

 

Ouvir Dia Branco

Não encontrámos nada.

Se você vier

Pro que der e vier

Comigo

 

Eu lhe prometo o sol

Se hoje o sol sair

Ou a chuva

Se a chuva cair

 

Se você vier

Até onde a gente chegar

Numa praça

Na beira do mar

Num pedaço de qualquer lugar

 

Nesse dia branco

Se branco ele for

Esse tanto

Esse canto de amor

Oh! oh! oh

 

Se você quiser e vier

Pro que der e vier

Comigo

 

 

6.No texto, a felicidade do eu lírico depende de uma condição básica. Que versos exprimem essa condição? 1º, 5º, 6º, 7º e 8º.

a)    Em que tempo e modo estão as formas verbais vier, der, sair, cair, for, quiser, empregadas no texto? O que eles exprimem?

Eles estão no futuro do subjuntivo e exprimem uma condição.

 

6.   Complete as orações abaixo com os verbos indicados entre parênteses no modo subjuntivo.

a)   Se eu acreditasse em tudo que você diz, estaria perdido. (acreditar)

b)   Não tenho certeza, mas se nós subirmos por esta rua, gastaremos menos tempo. (subir)

c)   Pode ser que você tenha razão. (ter)

d)   Não é que eu queira me intrometer, mas você não tem agido bem nas últimas semanas. (querer)

e)   Talvez a cor azul nos traga sorte. (trazer)

f)   Se fizer tudo o que é necessário à melhoria da sociedade, o governo poderá contar com seu povo. (fazer)

g)   Quando você puder, ao banco para mim. (poder)

h)   É necessário que todos sejam solidários. (ser)

i)  Se ela falasse a verdade, teria a consciência menos pesada. (falar)

j)  Nós comeríamos a sobremesa, se ela fosse servida. (ser)

l)  Talvez eu cante para você dormir. (cantar)

m)   Se eu conversasse mais com o meu pai, ele me compreenderia melhor. (conversar)

n)   Quando eu voltar, trarei as encomendas. (voltar)

o)   Se você vendesse a casa, teria o dinheiro necessário. (vender)

p)   Desejo que ele pinte as paredes novamente. (pintar)

 

7.   Informe em que tempo do modo subjuntivo encontram-se as formas verbais destacadas abaixo.

a)   Se nós repartíssemos o bolo, todos comeriam. Pret. Imperfeito

b)   É possível que você a encontre depois da aula. Presente

c)   Depois que vocês terminarem o exercício, farei a correção. Futuro

d)   Ele não permitiu que nós olhássemos pela janela. Pret. Imperfeito

e)   É improvável que o cão fuja novamente. Futuro

 

8.   Assinale os períodos cujos verbos destacados estão no modo subjuntivo.

a)   Caso o petróleo acabe, o homem deixará de ter acesso a muitos produtos.

b)   Muitas pessoas sabem da importância do petróleo.

c)   É preciso que nos preocupemos com as reservas naturais de petróleo.

d)   Aprenda que os recursos naturais do planeta são finitos.

 

9.       Leia as frases abaixo, observando as formas verbais destacadas. Em seguida, relacione-as aos itens abaixo.

(1)    Fato incerto no presente (2) Fato hipotético que poderia ter acontecido no passado  (3) Fato que possivelmente ainda vai acontecer

(2)   Se não existisse o petróleo, não beberíamos refrigerante em garrafinhas de plástico.

( 3) Quando nos informarmos mais sobre a importância do petróleo, compreenderemos a sua influência no nosso dia-a- dia.

( 1) É possível que algumas comunidades do planeta não precisem do petróleo.

 

10.    Classifique os advérbios e locuções adverbiais destacados abaixo.

a)   Todos os alunos foram para o pátio mais cedo. lugar - tempo

b)   Cuidadosamente o pai segurou o bebê. modo

c)   Comprei um carro bastante veloz. intensidade

d)   Durante três horas, o trânsito permaneceu congestionado. tempo

e)   Possivelmente André virá ao colégio hoje. dúvida lugar - tempo

f)   A plateia se dirigiu aos camarotes. lugar

g)   Todos aguardavam calmamente. modo

h)   Estou cansada demais para sair hoje. intensidade - tempo

i)  Fomos ao cinema ontem. lugar - tempo

j)  Provavelmente ele irá conosco. dúvida

 

11.     De acordo com as indicações entre parênteses, acrescente advérbios nas frases a seguir. Adapte o que for necessário.                                              SUGESTÕES

a)   Gosto de bolo de chocolate. (dúvida) Possivelmente, eu goste deste bolo de chocolate.

b)   Gosto de bolo de chocolate. (intensidade) Gosto demais de bolo de chocolate.

c)   Gosto de bolo de chocolate. (afirmação) Com certeza, gosto de bolo de chocolate.

d)   Gosto de bolo de chocolate. (negação) Não gosto de bolo de chocolate.

 

12.    Nos pares de frases a seguir, marque com (1) aquela em que a palavra destacada é adjetivo e com (2) aquela em que é advérbio.

a)   ( 2) Nossa viagem deu certo.     ( 1) Ela estava certa em defender os filhos.

b)   ( 1) Pegue um copo redondo para tomar essa bebida. ( 2) Fala-se por que certa bebida “desce redondo”.

c)   ( 2) Fale pausado e sem medo. ( 1) Ele tem uma fala pausada e elegante.

 

13.    Leia o poema abaixo:

O Verbo Flor

Não encontrámos nada.

O verbo flor

É conjugável

Por quase todas

As pessoas

Em certos tempos

Definidos

A saber:

Quase nunca no outono

No inverno quase não

Quase sempre no verão

E demais na primavera

Que no coração

Poderá durar

E ser eterna

Quando o coração conjugar:

 

Quando eu flor

Quando tu flores

Quando ele flor

E você flor

Quando nós

Quando todo mundo flor

 

a- O poeta empregou as palavras pessoas e tempos em dois sentidos: Pessoas referese às pessoas do discurso (eu, tu, etc.) e a todas as pessoas, todo o mundo. E a palavra tempos? Quais são os significados que ela adquire no poema?

Ela refer-se ao tempo verbal e ao tempo das estações do ano.

b. Por que o verbo flor é conjugado quase nunca no outono, quase não no inverno, quase sempre no verão e demais na primavera?

Por que fala das épocas que as flores florescem.

c.Quando o poeta emprega quando eu flor, ele está fazendo um trocadilho (um jogo de palavras)comuma forma de outro verbo.

a)    Qual é o verbo? Qual é essa forma verbal? Verbo ser - for

b)      Em que tempo e modo está a forma verbal quando eu flor? Futuro do subjuntivo.

c)    Considerando que esse modo verbal é normalmente utilizado para expressar algo que se deseja, ou que possa vir a acontecer, que relação existe entre a escolha desse modo verbal e o desejo do eu lírico? Porque o eu lírico deseja que haja mais flores.

 

14.   Leia a tira para responder às questões.









a) No primeiro quadrinho: “Hagar, você tem um problema que vai me impedir de ajudá-lo.”, a quem os pronomes destacados fazem referência?Me refere-se ao médio e lo refere-se a Hagar.

b. Classifique os pronomes presentes na tirinha.você- tratamento que-pronome relativo me-lo- oblíquos –que- interrogativo.

15.    Indique a letra na qual as palavras completam, corretamente, os espaços das frases abaixo.


A- Quem possui deficiência auditiva não consegue

Hoje são muitos os governos que passaram a combater o

os sons com nitidez.

de entorpecentes com rigor.

O diretor do presídio            pesado castigo aos prisioneiros revoltosos.

a) discriminar - tráfico infligiu      b) descriminar - tráfego - infringiu

c) descriminar - tráfego infligiu   d) descriminar - tráfico - infringiu

 

B- No             do violoncelista            havia muitas pessoas, pois era uma             beneficente.

a) conserto - eminente sessão        b) concerto - iminente seção

c) conserto - iminente - seção           d) concerto - eminente – sessão

 

16.   Assinale a alternativa correta, considerando que à direita de cada palavra um sinônimo.

a)   emergir = vir à tona; imergir = mergulhar

b)   emigrar = entrar (no país); imigrar = sair (do país)

c)   delatar = expandir; dilatar = denunciar

d)   deferir = diferenciar; diferir = conceder

 

17.    A palavra tráfico não dever ser confundida com tráfego, seu parônimo. Em que item a seguir o par de vocábulos é exemplo de homonímia e não de paronímia?

a)   estrato / extrato

b)   flagrante / fragrante

c)   eminente / iminente

d)   inflação / infração

 

18.    Marque a alternativa que se completa com o primeiro elemento dos parênteses:

 

a)   A polícia federal combate o                  de cocaína (tráfego-tráfico);

b)   No Brasil é vedada a                 racial; embora haja quem a pratique (discriminação-descriminação);

c)   Você precisa melhorar seu                    de humor (censo-senso);

d)   O presidente                   antecipou a queda do muro de Berlim (ruço-russo);

e)   O balão                 para o céu estrelado (acendeu-ascendeu).

 

19.    Marque a alternativa que se completa corretamente com o segundo elemento do parênteses:

 

a)   O sapato velho foi restaurado com a aplicação de algumas               .tachas-taxas);

b)   Sílvio                  na floresta para caçar macacos. (imergiu-emergiu);

c)   Para impedir a corrente de ar, Luís               a porta. (cerrou-serrou);

d)   Bonifácio                pelo buraco da fechadura. (expiava-espiava);

e)   Quando foi realizado o último                ? (censo-senso).

 

20.    Use por que , por quê , porque e porquê :

01.      Por que.ninguém ri agora?

02.    Eis porque ninguém ri.

03.    Eis os princípios por que luto.

04.    Ela não aprendeu, por quê?

05.    Aproximei-me porque todos queriam me ouvir. 06.Você está assustado, por quê ?

07.    Eis o motivo por que.errei.

08.    Creio que vou melhorar porque estudei muito.

09.    O porquê é difícil de ser estudado.

10.    Por que os índios estão revoltados?

11.    O caminho por que viemos era tortuoso.

12.    Ela não quer saber por que eu faltei.

13.    Maria, por que. você está triste?

14.    Qual é o porquê de sua tristeza?

15.    Eu falei dos problemas por que passei?

16.    Maria vai estudar, porque precisa.

17.    Por que vocês estão com tanto sono?

18.    Vocês tem muito sono por quê ?

19.    Ela deve ter passado no Cotec, até porque já está estudando lá.

20.    Não por que se desesperar. A vida é boa.

21.    Você vai ter de me dar alguns porquês !

22.    Vocês vão passar porque estudaram.

CONTO DE FADAS PARA MULHERES MODERNAS

 

Conto de fadas para Mulheres Modernas

       Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e disse:

      - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre…

       E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava:

     – Eu, hein?… nem morta!

(Luís Fernando Veríssimo)

 

ATIVIDADES 01

1. Quem é a protagonista desse conto?

2. Nesse conto encontramos um antagonista? Quem é ele?

3. Quantos parágrafos há no texto acima?

4. Quantas frases há no segundo parágrafo?

5. O tempo em que acontecem os fatos narrados no conto é preciso/determinado, ou impreciso/indeterminado? Que expressão do conto confirma a sua resposta?

6. O texto foi escrito em prosa ou em verso?

7. A princesa possui uma atitude típica das heroínas de contos de fada? Explique?

8. Qual o tipo de narrador encontrado nesse conto, narrador personagem ou narrador observador?

9. Qual o dito popular que define melhor a ideia central do conto de Luís Fernando Veríssimo?

a) Melhor um pássaro na mão do que dois voando.

b) Antes só do que mal acompanhada.

c) Quem ama o feio bonito lhe parece.

d) Quem cospe para cima na cara lhe cai.

 

 

 

ATIVIDADES 02

1. Em um conto de fada clássico, qual seria o desfecho desse conto?

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2. Qual o conceito de “Felizes para sempre” para o príncipe?

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................................................................................................................

3. Em sua opinião, qual o conceito de felicidade na visão da princesa?

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4. Quais adjetivos são usados para definir a princesa?

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 Leia  a tirinha.



 






5) Onde reside o humor da tirinha? Explique da melhor forma possível: 

 

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ATIVIDADES 03

01 – A princesa possui uma atitude típica das heroínas de contos de fada? Explique?

Não, pois a princesa preza por sua independência e não tem a ideia de felicidade relacionada à figura masculina (como costuma acontecer nos contos de fada).

 

02 – Em um conto de fada clássico, qual seria o desfecho desse conto?

     Ela terminaria com o príncipe e “viveriam felizes para sempre”.

03 – Qual o conceito de “Felizes para sempre” para o príncipe?

     Construir um lar feliz no qual ela viveria em função de cuidar dele e da família.

04 – Em sua opinião, qual o conceito de felicidade na visão da princesa?

     Ser independente. (Essa resposta é pessoal, portanto existem diversas respostas certas).

 05 – Quais adjetivos são usados para definir a princesa? Esses adjetivo condizem com a atitude que ela toma no fim do conto? Justifique.

      Independente, cheia de auto estima. As características da princesa condizem com sua atitude final, pois ela preza por sua liberdade.

06 – Intertextualidade é quando um texto remete a outro. Existem três tipos de intertextualidade, a paráfrase (quando o texto possui as mesmas ideias centrais do texto original), apropriação (quando o texto é reescrito com as mesmas palavras) e Paródia (quando o texto possui ideias contrárias as ideias centrais do texto original). No texto lido lembramos a clássica história do príncipe transformado em sapo e na construção desse texto o autor usou qual tipo de intertextualidade? Justifique.

      Paródia, pois perverte a ideia do texto original. A ideia principal do texto de Veríssimo é completamente diferente da ideia do clássico conto de fadas.

07 – O título do texto nos dá ideia do que encontraremos nesse conto? Caso sim, explique qual a posição da mulher moderna?

      Sim, pois a princesa tem uma atitude das mulheres do nosso século ao prezar por sua liberdade.

08 – Qual o dito popular que define melhor a ideia central do conto de Luís Fernando Veríssimo?

(a)   Melhor um na mão do que dois voando.

(b)   Sempre existe um sapato velho para um pé doente.

(c)    Antes só do que mal acompanhada.

(d)   Quem ama o feio bonito lhe parece.

(e)   Quem cospe para cima na cara lhe cai.

ATIVIDADE 04

01) Justifique o título dado à crônica acima, utilizando passagens do texto:

02) O que a princesa dessa história tem de diferente das dos antigos contos de fada? O que você pensa com relação a isso?

03) Que parte da fala da rã provavelmente deve ter espantado a princesa? Por quê?

04) Se a princesa não fosse moderna, ela gostaria da proposta da rã? Justifique sua resposta:

05) Transcreva do texto um vocativo, explicando seu raciocínio:

06) Que parte do texto você achou mais engraçada? Justifique sua escolha:

07) Que mensagem o texto transmite?

08) O final do texto foi inesperado? Que implícitos encontramos nele? Justifique sua resposta:

09) Copie do texto exemplos de discurso direto, explicando:

10) Por que há, no texto, uma expressão em itálico?

11) Circule no texto todos os adjetivos que você encontrar:

11) Copie do texto marcas de oralidade:

12) Justifique o uso das reticências no texto: