COLÉGIO SÃO PAULO.
Leia.
CORES
As cores podem interferir no estado de espírito
das pessoas. Quer saber como?
Vermelho: estimula a circulação sanguínea
e abre o apetite. Desperta
o senso de competitividade e é, portanto,
ideal para práticas esportivas.
Violeta:
acalma o coração,
diminui o medo e a angústia.
Azul: relaxa os músculos e favorece a meditação. Em roupas, aumenta a tranquilidade, mas seu uso constante pode acabar gerando
preguiça.
(O Guia dos Curiosos. São Paulo: Cia. da Letras, 1995.)
a)
Qual o tema do texto acima?O tema é a influência das cores no estado de espírito das pessoas.
b)
Qual a característica da cor violeta,
de acordo com o texto? Ela acalma o coração, diminui
o medo e a angústia.
c)
O que pode acontecer com quem usa sempre roupas
azuis? Pode-se ter preguiça, além do normal.
d)
Informe a qual conjugação pertencem os verbos
sublinhados e indique as três formas nominais de cada um. estimula-1ª conj. I-estimular
– G-estimulando – P-estimulado; abre-3ªconj. I-abrir G-abrindo
P-aberto
diminui- 3ªconj. I-diminuir – G-diminuindo P-diminuído; relaxa-1ªconj. I-relaxar G-relaxando – P-relaxado; favorece-
2ªconj.- I- favorecer G-favorecendo P-favorecido.
e)
Transcreva do texto acima uma locução verbal.
“podem interferir”
1.
Leia esta quadrinha.
Juraste, jurei,
juramos; juramos, jurei,
juraste; quebraste, quebrei,
quebramos; quebramos, quebrei,
quebraste.
a) Quem você imagina que jurou alguma
coisa? (resposta pessoal)
b) E o que provavelmente foi jurado? (resposta pessoal)
c) O que você acha que foi quebrado? (resposta pessoal)
2.
Leia. O presente
nas manchetes de jornal
A primeira página dos jornais destaca as notícias mais
recentes. Para dar ideia de que o fato acabou de acontecer ou ainda está acontecendo, as manchetes são escritas
no presente. Assim, o leitor sente-se atualizado. Afinal, quem se interessa por notícia velha?
a) Retire do texto
acima todos os verbos que se encontram em uma das formas nominais e informe
qual forma nominal é essa. dar-infinitivo/ acontecer-infinitivo/ acontecendo-gerúndio/
escritas-particípio/ atualizado-particípio
b) Identifique as locuções verbais que aparecem no texto acima
e transcreva-as. está acontecendo e são escritas
3. Reescreva as orações abaixo,
substituindo a locução verbal
por uma forma simples.
a)
Eu e minha família
vamos viajar no próximo mês. viajaremos
b) Ana iria comprar um carro
novo se tivesse dinheiro.
compraria
c) Todos estavam falando muito alto. falavam
d) Eles tinham saído pela porta de trás.
saíram
4. Leia a canção abaixo:
Chorei, não procurei
esconder Todos viram,
fingiram
Pena de mim,
não precisava Ali onde eu chorei
Qualquer um chorava
Dar a volta por cima
que eu dei Quero ver quem dava
(Paulo Vanzolini, Volta
por cima)
a-
Qual o assunto
do poema? O choro e
a volta por cima do eu-lírico.
b-
O poema apresenta
rimas? De que tipo? Sim, o texto apresenta rimas
pobres.
c-
Como deveria ficar o último
verso do poema se fosse escrito na linguagem culta? Quero ver quem daria.
5. Leia esta letra de uma canção.
Dia Branco
Geraldo Azevedo
Ouvir Dia Branco
Não encontrámos nada.
Se você vier
Pro que der e vier
Comigo
Eu lhe prometo o sol
Se hoje o sol sair
Ou a chuva
Se a chuva cair
Se você vier
Até onde a gente chegar
Numa praça
Na beira do mar
Num pedaço de qualquer lugar
Nesse dia branco
Se branco ele for
Esse tanto
Esse canto de amor
Oh! oh! oh
Se você quiser e vier
Pro que der e vier
Comigo
6.No texto, a felicidade do eu lírico
depende de uma condição básica. Que versos exprimem essa condição? 1º, 5º, 6º, 7º e 8º.
a) Em que tempo e modo estão as formas verbais vier, der, sair, cair, for, quiser, empregadas no texto? O que eles exprimem?
Eles estão
no futuro do subjuntivo e exprimem uma condição.
6.
Complete as orações
abaixo com os verbos
indicados entre parênteses no modo subjuntivo.
a) Se eu acreditasse em tudo que você diz, estaria
perdido. (acreditar)
b)
Não tenho certeza, mas se nós subirmos por esta rua, gastaremos menos
tempo. (subir)
c) Pode ser que
você tenha razão. (ter)
d)
Não é que eu queira me intrometer, mas você não
tem agido bem nas últimas
semanas. (querer)
e) Talvez a cor
azul nos traga
sorte. (trazer)
f)
Se fizer tudo o que é necessário à melhoria da sociedade, o governo poderá contar com seu povo.
(fazer)
g)
Quando você puder, vá ao banco para mim. (poder)
h) É necessário que todos sejam solidários. (ser)
i)
Se ela falasse a verdade, teria a consciência menos pesada. (falar)
j)
Nós comeríamos a sobremesa, se ela
fosse servida.
(ser)
l) Talvez eu cante para
você dormir. (cantar)
m)
Se eu conversasse mais com o meu pai, ele me compreenderia melhor. (conversar)
n)
Quando eu voltar, trarei
as encomendas. (voltar)
o) Se você vendesse a
casa, teria o dinheiro necessário. (vender)
p)
Desejo que ele pinte as paredes novamente. (pintar)
7. Informe em que tempo do modo subjuntivo encontram-se as formas verbais destacadas abaixo.
a)
Se nós repartíssemos o bolo, todos comeriam. Pret. Imperfeito
b) É possível
que você a encontre depois da aula.
Presente
c) Depois que vocês
terminarem
o exercício, farei a correção.
Futuro
d) Ele não permitiu que nós
olhássemos pela
janela. Pret.
Imperfeito
e)
É improvável que o cão fuja novamente. Futuro
8.
Assinale os períodos
cujos verbos destacados estão no modo subjuntivo.
a)
Caso o petróleo
acabe, o homem deixará
de ter acesso a muitos produtos.
b)
Muitas pessoas
sabem da
importância do petróleo.
c)
É preciso que nos
preocupemos
com as reservas naturais de petróleo.
d) Aprenda que os recursos
naturais do planeta
são finitos.
9.
Leia as frases abaixo, observando as formas verbais
destacadas. Em seguida,
relacione-as aos itens abaixo.
(1) Fato incerto
no presente (2) Fato hipotético
que poderia ter acontecido no passado (3) Fato que possivelmente ainda vai acontecer
(2) Se não existisse o petróleo, não beberíamos refrigerante em garrafinhas de plástico.
( 3) Quando nos informarmos mais sobre a importância do
petróleo, compreenderemos a sua influência no nosso dia-a- dia.
( 1) É possível
que algumas comunidades do planeta não precisem do petróleo.
10.
Classifique os advérbios
e locuções adverbiais destacados abaixo.
a) Todos os alunos foram para o
pátio mais cedo. lugar - tempo
b)
Cuidadosamente
o pai segurou o bebê. modo
c) Comprei um carro bastante veloz.
intensidade
d) Durante três horas, o trânsito permaneceu congestionado. tempo
e) Possivelmente
André
virá ao colégio hoje. dúvida – lugar - tempo
f)
A plateia se dirigiu
aos camarotes. lugar
g) Todos aguardavam calmamente. modo
h) Estou cansada
demais para sair hoje. intensidade - tempo
i) Fomos ao cinema ontem. lugar - tempo
j)
Provavelmente ele irá conosco. dúvida
11.
De
acordo com as indicações entre parênteses, acrescente advérbios nas frases
a seguir. Adapte
o que for necessário. SUGESTÕES
a)
Gosto de bolo de chocolate. (dúvida) Possivelmente, eu goste
deste bolo de chocolate.
b)
Gosto de bolo de chocolate. (intensidade) Gosto demais de bolo de chocolate.
c) Gosto de bolo de chocolate. (afirmação) Com certeza,
gosto de bolo de chocolate.
d) Gosto de bolo
de chocolate. (negação) Não gosto de bolo
de chocolate.
12. Nos pares de frases a seguir,
marque com (1) aquela em que a palavra destacada
é adjetivo e com (2) aquela em que
é advérbio.
a) ( 2) Nossa viagem deu certo. ( 1) Ela estava
certa em defender os filhos.
b) ( 1) Pegue um copo redondo para tomar essa bebida. ( 2) Fala-se por aí que certa bebida
“desce redondo”.
c)
( 2) Fale pausado e sem medo. ( 1) Ele tem uma fala pausada e elegante.
13.
Leia o poema abaixo:
O Verbo Flor
Não
encontrámos nada.
O
verbo flor
É
conjugável
Por
quase todas
As
pessoas
Em
certos tempos
Definidos
A
saber:
Quase
nunca no outono
No
inverno quase não
Quase
sempre no verão
E
demais na primavera
Que
no coração
Poderá
durar
E
ser eterna
Quando
o coração conjugar:
Quando
eu flor
Quando
tu flores
Quando
ele flor
E
você flor
Quando
nós
Quando
todo mundo flor
a- O poeta empregou
as palavras pessoas
e tempos em dois sentidos: Pessoas • refere‐se às pessoas do discurso (eu, tu, etc.) e a todas as pessoas, todo o mundo.
E a palavra tempos? Quais são os significados que ela adquire
no poema?
Ela
refer-se ao tempo verbal e ao tempo das estações do ano.
b. Por que o verbo flor é conjugado quase nunca no outono, quase
não no inverno, quase sempre
no verão e demais na primavera?
Por que fala das
épocas que as flores
florescem.
c.Quando o poeta emprega
quando eu flor,
ele está fazendo
um trocadilho (um jogo de palavras)comuma forma
de outro verbo.
a) Qual é o verbo?
Qual é essa forma verbal?
Verbo ser
- for
b) Em que tempo e modo está a forma
verbal quando eu flor? Futuro do
subjuntivo.
c)
Considerando que esse modo verbal é normalmente utilizado
para expressar algo que se deseja, ou que possa
vir a acontecer, que relação
existe entre a escolha desse modo verbal e o desejo
do eu lírico? Porque o eu lírico deseja
que haja mais flores.
14. Leia a tira para responder às questões.
a) No primeiro quadrinho: “Hagar, você tem um problema que vai me impedir de ajudá-lo.”, a quem os pronomes destacados fazem referência?Me refere-se ao médio e lo refere-se a Hagar.
b. Classifique os pronomes presentes na tirinha.você- tratamento – que-pronome relativo
– me-lo- oblíquos
–que- interrogativo.
15.
Indique a letra
na qual as palavras completam, corretamente, os espaços das frases abaixo.
A- Quem possui deficiência auditiva não consegue
Hoje são muitos os governos
que passaram a combater o
os sons com nitidez.
de entorpecentes com rigor.
O diretor
do presídio pesado castigo aos prisioneiros revoltosos.
a) discriminar - tráfico – infligiu b) descriminar - tráfego - infringiu
c) descriminar - tráfego – infligiu d) descriminar
- tráfico - infringiu
B- No do violoncelista havia muitas pessoas,
pois era uma beneficente.
a) conserto
- eminente – sessão b) concerto - iminente – seção
c) conserto - iminente - seção d) concerto - eminente
– sessão
16.
Assinale a alternativa correta, considerando que à direita
de cada palavra
há um sinônimo.
a)
emergir
= vir à tona; imergir
= mergulhar
b)
emigrar = entrar
(no país); imigrar = sair (do país)
c)
delatar = expandir; dilatar = denunciar
d) deferir = diferenciar; diferir
= conceder
17.
A palavra tráfico não dever ser confundida
com tráfego, seu parônimo. Em que item a seguir o par de vocábulos
é exemplo de homonímia e não de paronímia?
a)
estrato
/ extrato
b)
flagrante / fragrante
c)
eminente / iminente
d) inflação / infração
18.
Marque a
alternativa que se completa com o primeiro
elemento dos parênteses:
a)
A polícia federal
combate o de cocaína (tráfego-tráfico);
b)
No Brasil
é vedada a racial; embora
haja quem a pratique
(discriminação-descriminação);
c)
Você precisa melhorar
seu de
humor (censo-senso);
d)
O presidente antecipou a queda do muro de Berlim (ruço-russo);
e)
O balão para o céu estrelado (acendeu-ascendeu).
19.
Marque a alternativa que se completa corretamente com o segundo
elemento do parênteses:
a)
O sapato velho foi restaurado com a aplicação
de algumas .tachas-taxas);
b)
Sílvio na floresta
para caçar macacos.
(imergiu-emergiu);
c)
Para impedir
a corrente de ar, Luís a porta. (cerrou-serrou);
d)
Bonifácio pelo buraco da fechadura. (expiava-espiava);
e)
Quando foi realizado o último ? (censo-senso).
20.
Use por que , por quê , porque e
porquê :
01.
Por que.ninguém ri agora?
02.
Eis porque ninguém ri.
03.
Eis os princípios por que luto.
04.
Ela não aprendeu, por quê?
05.
Aproximei-me porque todos
queriam me ouvir. 06.Você está assustado, por quê ?
07. Eis o motivo por que.errei.
08.
Creio que vou melhorar
porque estudei muito.
09.
O porquê é difícil de ser estudado.
10. Por que os índios
estão revoltados?
11.
O caminho por que viemos era tortuoso.
12. Ela não quer saber por que eu faltei.
13.
Maria, por que. você está triste?
14.
Qual é o porquê de
sua tristeza?
15.
Eu já falei dos problemas
por que passei?
16.
Maria vai estudar,
porque precisa.
17.
Por que vocês estão com tanto sono?
18. Vocês tem muito
sono por quê ?
19.
Ela deve ter passado no Cotec, até porque já está estudando lá.
20.
Não há por que se desesperar. A vida é boa.
21.
Você vai ter de
me dar alguns porquês !
22.
Vocês vão passar
porque estudaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário