PáginasDESCRITOR

sábado, 8 de maio de 2021

POEMA – IDENTIDADE – PEDRO BANDEIRA – 6º ANO GABARITO

 

POEMA – IDENTIDADE – PEDRO BANDEIRA – 6º ANO

Às vezes nem eu mesmo

sei quem sou.

às vezes sou.

"o meu queridinho",

às vezes sou

"moleque malcriado".

Para mim

tem vezes que eu sou rei,

herói voador,

caubói lutador,

jogador campeão.

às vezes sou pulga,

sou mosca também,

que voa e se esconde

de medo e vergonha.

Às vezes eu sou Hércules,

Sansão vencedor,

peito de aço

goleador!

Mas o que importa

o que pensam de mim

Eu sou quem sou,

eu sou eu,

sou assim,

sou menino.

Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris. São Paulo, Moderna, 1993. Disponível em: https://frases.tube/230618_identidade-br-as-vezes-nem-eu-mesmo-br-sei-quem-sou-br-as acesso em: 20/04/2021.


1) Por que o menino diz: “Às vezes nem eu mesmo sei quem sou”?

 

2) O que você acha que o menino quis dizer com os versos:

“Às vezes sou pulga, (...)

Às vezes eu sou Hércules”?

 

3) Procure saber sobre esses personagens e suas façanhas.

a) Quem é Hércules?

b) Quem é Sansão?

 

4) Por que o autor afirma que Sansão é um vencedor?

 

5) Leia os versos abaixo:

“Para mim

tem vezes que sou rei,

herói voador,

caubói lutador,”

Exemplifique algumas situações vivenciadas por você que o fizeram

sentir-se um herói, um caubói, um rei.

 

6) Quem poderia ter dito as seguintes expressões ao menino: “O meu queridinho” e “moleque malcriado”? Como você chegou a essa conclusão?

 

7) Qual o sexo e a idade aproximada do narrador do poema? Justifique sua resposta.

 

8) O narrador vive um conflito de identidade, ou seja, às vezes não sabe quem é. Na sua opinião, é comum alguém ter essa dúvida? Por quê?

 

9) Ao observar um colega ou mesmo você, que outros conflitos você considera comuns nessa faixa de idade?

 

10) Como você reage ao receber esses tratamentos:

“meu queridinho” ou “moleque malcriado”?

 

11) Pesquise o significado da palavra identidade.

 

12) A palavra identidade foi usada no texto, em que sentido?

ATIVIDADE 02

1.Responda:

a)Qual é o seu nome? Resposta pessoal

 

b)Qual é o nome da sua escola? Resposta pessoal

 

c)Qual é o nome do seu/sua professor(a)? Resposta pessoal

 

d)Qual é o nome da sua cidade? Resposta pessoal

 

e)Qual é o  nome da sua mãe? Resposta pessoal

 

f)Qual é o nome do seu pai? Resposta pessoal

 

g)Você tem irmãos? Quantos e qual é os nomes deles? Resposta pessoal

 

2.Quem escreveu o texto “Identidade”?

Pedro Bandeira.

 

3.Retire do texto 04 palavras que possuem sons parecidos.

voador/lutador/vencedor/goleador

4.Ao sentir medo ou vergonha, o menino gostaria de ser o quê?

Pulga ou mosca.

 

5.Em qual momento do dia  o menino é rei, herói voador, caubói lutador e jogador campeão?

No momento em que ele está brincando.

 

6.O menino diz não se importar com o que pensam dele. Por quê?

Por que ele é ele mesmo um menino.

 

7.E você se importa com o que as pessoas pensam de você?

Resposta pessoal

 

8.E você, o que gostaria de ser quando sente medo ou vergonha? Por quê?

R. pessoal


sexta-feira, 7 de maio de 2021

ARTIGO CONCEITO E SEMÂNTICA - SIGNIFICADOS

 ARTIGO DEFINIDO CONCEITO, TEORIA e SEMÂNTICA (significados).

       Conceito: Artigo é a palavra variável em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) que precede o substantivo, determinando-o de modo preciso ou vago, indicando-lhe o gênero e o número.

 

·         GÊNERO e NÚMERO

ARTIGOS DEFINIDOS

 

ARTIGOS INDEFINIDOS

 

SINGULAR

PLURAL

 

 

SINGULAR

PLURAL

MASCULINO

O

OS

 

MASCULINO

UM

UNS

FEMININO

A

AS

 

FEMININO

UMA

UMAS

 

1. Complete os espaços com artigos.

a) Guarde ........canetas.

b) Pegue ...........lápis.

c) Comprei............sandália nova.

d) Sujei..........tênis.

e) ............Lucas estuda muito.

f) Você conhece .........Mia Couto?

g) .......Dominique fez aniversário.

 

CONCEITO: O artigo é usado principalmente para indicar o gênero e o número do substantivo. Quando não conhecemos o número ou o gênero de uma palavra em um texto é o artigo que nos indica de forma clara.

 

·         ESPECIFICAR / NÃO ESPECIFICAR: o uso do artigo especifica um substantivo e a sua ausência o torna o substantivo vago, comum.

Ø  O réu foi acusado do roubo.

O artigo definido o expressa que o réu foi acusado de um roubo específico, conhecido pelos interlocutores.

O réu foi acusado de um roubo.

O emprego do artigo indefinido um indica que houve um roubo qualquer, sobre o qual não há mais informações.

 O réu foi acusado de roubo. 

A ausência de artigo, por sua vez, torna a acusação mais vaga ainda, ao não especificar o objeto da acusação.

 Leia a tirinha.







  2. Quais são os artigos presentes no terceiro quadrinho?

...................................................................................

3. No contexto da tirinha, que diferença de sentido há nas expressões:

a) O amigo. ...................................................................................................

b) Um amigo. .................................................................................................

4. Que palavras o quadrinista utilizou para mudar o sentido do substantivo amigo?

..........................................................................................................................................

  •       CONJUNTO /INDIVIDUAL: a repetição do artigo reforça a individualidade, dá ênfase em cada item de uma série.  Quando usamos só um artigo damos ênfase no conjunto.

Ø  Os murros, as bofetadas e os pontapés lesionaram a vítima.

A repetição do artigo marca expressivamente cada termo, individualizando as brutalidades sofridas pela vítima.

Ø  Os murros, bofetadas e pontapés lesionaram a vítima.

 

A não repetição enfatiza o conjunto das brutalidades a que foi submetida  a  vítima, e  o  substantivo  murros  precedido  do  artigo  assume, estilisticamente, mais relevância no texto. 

 Leia a tirinha.







5. Quais os artigos presentes na tirinha?

..............................................................................

6. “Um ladrão de cavalos entrou no rancho...” nesse fragmente retirado do primeiro quadrinho o personagem sabe quem é o ladrão? Justifique de acordo com nossos estudos sobre os artigos.

..............................................................................................................................................

7. “Mas levou AS ferraduras, AS selas e A alfafa!” Por que no segundo quadrinho o cavalo repetiu os artigos.

...............................................................................................................................................

8. Mas levou ferraduras, selas e alfafa!  Se a fala do cavalo tivesse sido dessa forma teria o mesmo sentido? Que sentido teria?

................................................................................................................................................

·         OUTROS SIGNIFICADOS

Ø  O réu foi visto com a mulher

Pressupõe-se que o réu é casado.

Ø  O réu foi visto com uma mulher.

 Pressupõe-se que o réu estava com uma mulher que não era a dele.

Leia a tirinha



  9. Quais os artigos presentes na tirinha?

......................................................................

10. Na tirinha acima, qual a diferença de sentido entre:

a) um cachorro: .................................................................................................

b) o cachorro: ...................................................................................................


segunda-feira, 26 de abril de 2021

VERBOS EXERCÍCIOS QUADRINHA

 

Leia esta quadrinha.

 

Juraste, jurei, juramos;

juramos, jurei, juraste;

quebraste, quebrei, quebramos;

quebramos, quebrei, quebraste.

 

1. Quem você imagina que jurou alguma coisa?

 

2. E o que provavelmente foi jurado?

 

3. O que você acha que foi quebrado?

 

4. Os verbos da quadrinha estão no:

a) presente

b) pretérito (passado)

c) futuro

 

5. Complete as frases de acordo com os verbos entre parênteses e os tempos pedidos.

 

a) Eu..................................muito. (estudar - presente).

 

b) ..............boas lembranças da minha infância. (ter - presente).

 

c) Marcela e Bruna.......................ao filme tubarão. (assistir - pretérito).

                                                                                                             

d) Marcela e Bruna........................ao filme tubarão. (assistir - futuro).   

 

d) Nesta vida..........................o que plantamos. (colher - presente).

 

e) Nós .............................as respostas para as perguntas. (encontrar – presente)

 

6. Indique os tempos verbais presente, pretérito, futuro.

a) Eu pagarei as contas no próximo mês. ......................................

b) Eu pagaria os 14 meses de aluguel se tivesse dinheiro. ....................................

c) Eles cantaram no palco improvisado. .........................................

d) Eles cantavam no palco improvisado quando desabou. ...................................

e) Agora nós cumprimos o que prometemos. .......................................

f) No ano passado cumprimos a promessa.  .....................................

g) Acordo cedo todos os dias. .........................

 

7. Destaque o radical, a vogal temática e a desinência das formas verbais

JURAMOS, QUEBRAMOS

..................................................................

...................................................................

..................................................................

 

8. Troque os dois verbos (locução verbal)  por apenas um no tempo verbal destacado entre parênteses:

a) VOU VIAJAR na próxima semana. (futuro)

...............................................................

b) ESTOU PROCURANDO emprego todo dia. (presente)

 

c) Não TINHA COPIADO a atividade ainda. (pretérito)

......................................................................

 

sexta-feira, 23 de abril de 2021

PRONOMES DE TRATAMENTO 6º E 7º ANO

 PRONOMES DE TRATAMENTO

       Na língua portuguesa é comum a omissão dos pronomes pessoais. Essa característica ocorre também com pronomes de tratamento.

      Pronomes de Tratamento são formas de tratamento que usamos no trato com as pessoas. Dependendo da pessoa a quem nos dirigimos, do seu cargo, título, idade, dignidade, o tratamento será familiar ou cerimonioso.

      São pronomes de 2ª pessoa do discurso, usados para se dirigir à pessoa com quem se fala, porém o verbo deve ficar na 3ª pessoa.

 

PRONOMES DE TRATAMENTO

 

FORMAL

INFORMAL

ABREVIATURA

USADOS PARA

 

Você, cê

 

Pessoas íntimas.

Senhor

Senhora

Seu,

Dona

Sr.

Sr.ª

Pessoas mais velhas,

ou tratamento respeitoso.

Vossa Alteza

 

S.A., V.A.

Príncipes e duques.

Vossa Excelência

 

S. Ex.ª, V. Ex.ª

Altas autoridades, deputados,

governadores, juízes...

Vossa Majestade

 

S.M., V.M.

Reis e imperadores.

Vossa Santidade

 

S.S., V.S.

O papa.

Vossa Senhoria

 

S.S.ª., V.S.ª

Autoridades em geral,

tratamento cerimonioso.

Obs.: Seu e dona são abreviações de senhor e senhora quando aparece antes de nomes.

 

Leia a tirinha abaixo:

https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144.113963.488356901209621/1216693851709252/?type=3

 1. De acordo com a tirinha, qual foi o assunto da aula de Armandinho?

................................................................................................................................................

2. De acordo com o quadro dos pronomes de tratamento, qual pronome Armandinho deveria ter usado para se dirigir ao pai dele em uma linguagem formal?

............................................................................................

 









Leia a charge

https://www.slideshare.net/BittenCursos/portugus-bsico-concordncia?ref=

 3. Que pronome de tratamento é utilizado para se dirigir a um deputado ou governador?

....................................................................................................................

4. Um dos personagens da charge utiliza a palavra “homi”  para se dirigir ao outro político, ele utilizou uma linguagem formal ou informal?

.....................................................................................................................

 

 Leia a tirinha abaixo;







http://bichinhosdejardim.com/wp-content/uploads/2010/09/bdj-100924-web.jpg

 5. Que pronome de tratamento foi usado pela atendente na tirinha?

...................................................................................................

 6. Por que ela utilizou esse pronome ao invés de usar você?

........................................................................................................................................................

Leia a tirinha.


 






http://www.marcianeurotica.com.br/2010/12/tirinha-diaria-049-natal-institucional.html

 7. No segundo quadrinho aparece a palavra SEU e no terceiro quadrinho também aparece a palavra SEU. De acordo com o seu conhecimento sobre os pronomes possessivos e a OBS. No quadro dos pronomes de tratamento explique a diferença entre SEU 2º quadrinho e SEU 3º quadrinho.

....................................................................................................................................................

...................................................................................................................................................

 

Leia o anúncio publicitário.










https://quemdisse.com.br/frase/vem-pra-caixa-voce-tambem-vem/38555/

 

8. Qual pronome de tratamento está presente no anúncio?

.....................................................................

9. por que as campanhas publicitárias utilizam esse pronome de tratamento?

.....................................................................................................................................................

Leia o anúncio publicitário.












encurtador.com.br/adpr5

10. No anúncio acima apesar de não aparecer o pronome de tratamento a quem o anunciante se dirige?

..................................................................................... 

11. Que pronome de tratamento você usa para se dirigir:

a) a um rei ou a uma rainha? __________________________________.

b) a pessoas íntimas e familiares? ________________________________.

c) a um governador? ______________________________________.

d) ao papa? _________________________________________.

e) a um príncipe? _____________________________________.

f) ao presidente da República? _______________________.

12. Complete as frases, escrevendo por extenso os pronomes de tratamento abreviados entre parênteses.

a) __________________________________ vai participar da festa? (V. A.)

b) __________________________________ não está passando bem? (V. Exª)

c) Que prazer encontrá-lo, __________________________________ Francisco! (sr.)

d) __________________________________ gosta dessa música? (V. M.)


terça-feira, 20 de abril de 2021

BIOGRAFIA E EUFEMISMO

 Leia o cartum UMA BIOGRAFIA.












CAULOS. Só dói quando eu respiro. Porto Alegre: L&PM, 2012.

1. O cartum uma biografia fala sobre o que?

.................................................................................................................................

2. Em cada quadrinho há um balão explicando o que aconteceu ou o que a personagem buscava em cada momento de sua vida. Explique cada balão.

a) Quando criança, balão de interrogação (?).

................................................................................................................................................................................................................................................................................

b) Quando jovem, ponto de exclamação (!).

................................................................................................................................................................................................................................................................................

c) Quando adulto, sinal (&) que significa (e, mais)

....................................................................................................................

d) Quando velho, uma cruz.

........................................................................................................................................

e) No último quadrinho um ponto final (.).

Leia o texto abaixo;

Caulos

         Caulos nasceu em Araguari, Minas Gerais, em 1943. Trabalhou como desenhista nas grandes publicações brasileiras e no exterior, com destaque para o Jornal do Brasil, Rio de Janeiro e New York Times.

        Fez parte da grande revolução da imprensa brasileira como colaborador do Pasquim no final da década de 60 e início dos 70.

        Como artista plástico fez quase uma dezena de exposições individuais no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Galeria Bonino e outras tantas coletivas no Brasil e no exterior.

         Publicou Só dói quando eu respiro (L&PM, 1977), Errar é humano (L&PM, 1978), Vida de Passarinho (L&PM, 1989), A última flor amarela (L&PM, 1994), Caulos, pinturas (L&PM, 1998) e este O princípio e o fim (L&PM, 2001).

Disponível em: encurtador.com.br/bdvAT  acesso em:22/02/2021

3. O texto acima fala sobre:

......................................................................................................................................................................................................................................................................

Gênero textual Biografia

       A biografia conta a vida de uma pessoa que viveu ou vive em determinada sociedade e se destacou ou tem se destacado por sua trajetória Assim, os textos biográficos são utilizados para apresentar algumas etapas ou toda a vida de pessoas consideradas importantes para dada sociedade.

Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/12106.pdf

4. Porque o cartum que lemos no início dessa atividade tem como título Uma biografia?

........................................................................................................................................

........................................................................................................................................

 Figuras de linguagem: Eufemismo.

EUFEMISMO

       Consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis. Exemplo: Ele foi repousar no céu, junto ao Pai. (repousar no céu = morrer) Os homens públicos envergonham o povo. (homens públicos = políticos).

 

5. No segundo quadrinho da tirinha foi usado um eufemismo “Você que é vivido” Complete o espaço pontilhado no segundo quadrinho com o significado dessa expressão.



 



Disponível em: https://thaisnicoleti.blogfolha.uol.com.br/2015/08/19/homem-legenda-um-cacador-de-eufemismos/

6. Escreva o significado dos eufemismos abaixo;

a) Ele descansou em paz: .......................................................

b) O deputado é acusado de enriquecimento ilícito......................................

c) Acho que eles faltaram com a verdade................................................

d) Você foi desligado da empresa. .................................................

e) Ela foi convidada a se retirar do mercado......................................

f) O prefeito desviou verbas públicas..............................................

7. Toda vez que você utiliza uma palavra por outra para não ser grosseiro ou mal educado você está usando uma figura de linguagem chamada de:

....................................................................................................