PáginasDESCRITOR

sábado, 8 de maio de 2021

POEMA – IDENTIDADE – PEDRO BANDEIRA – 6º ANO GABARITO

 

POEMA – IDENTIDADE – PEDRO BANDEIRA – 6º ANO

Às vezes nem eu mesmo

sei quem sou.

às vezes sou.

"o meu queridinho",

às vezes sou

"moleque malcriado".

Para mim

tem vezes que eu sou rei,

herói voador,

caubói lutador,

jogador campeão.

às vezes sou pulga,

sou mosca também,

que voa e se esconde

de medo e vergonha.

Às vezes eu sou Hércules,

Sansão vencedor,

peito de aço

goleador!

Mas o que importa

o que pensam de mim

Eu sou quem sou,

eu sou eu,

sou assim,

sou menino.

Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris. São Paulo, Moderna, 1993. Disponível em: https://frases.tube/230618_identidade-br-as-vezes-nem-eu-mesmo-br-sei-quem-sou-br-as acesso em: 20/04/2021.


1) Por que o menino diz: “Às vezes nem eu mesmo sei quem sou”?

 

2) O que você acha que o menino quis dizer com os versos:

“Às vezes sou pulga, (...)

Às vezes eu sou Hércules”?

 

3) Procure saber sobre esses personagens e suas façanhas.

a) Quem é Hércules?

b) Quem é Sansão?

 

4) Por que o autor afirma que Sansão é um vencedor?

 

5) Leia os versos abaixo:

“Para mim

tem vezes que sou rei,

herói voador,

caubói lutador,”

Exemplifique algumas situações vivenciadas por você que o fizeram

sentir-se um herói, um caubói, um rei.

 

6) Quem poderia ter dito as seguintes expressões ao menino: “O meu queridinho” e “moleque malcriado”? Como você chegou a essa conclusão?

 

7) Qual o sexo e a idade aproximada do narrador do poema? Justifique sua resposta.

 

8) O narrador vive um conflito de identidade, ou seja, às vezes não sabe quem é. Na sua opinião, é comum alguém ter essa dúvida? Por quê?

 

9) Ao observar um colega ou mesmo você, que outros conflitos você considera comuns nessa faixa de idade?

 

10) Como você reage ao receber esses tratamentos:

“meu queridinho” ou “moleque malcriado”?

 

11) Pesquise o significado da palavra identidade.

 

12) A palavra identidade foi usada no texto, em que sentido?

ATIVIDADE 02

1.Responda:

a)Qual é o seu nome? Resposta pessoal

 

b)Qual é o nome da sua escola? Resposta pessoal

 

c)Qual é o nome do seu/sua professor(a)? Resposta pessoal

 

d)Qual é o nome da sua cidade? Resposta pessoal

 

e)Qual é o  nome da sua mãe? Resposta pessoal

 

f)Qual é o nome do seu pai? Resposta pessoal

 

g)Você tem irmãos? Quantos e qual é os nomes deles? Resposta pessoal

 

2.Quem escreveu o texto “Identidade”?

Pedro Bandeira.

 

3.Retire do texto 04 palavras que possuem sons parecidos.

voador/lutador/vencedor/goleador

4.Ao sentir medo ou vergonha, o menino gostaria de ser o quê?

Pulga ou mosca.

 

5.Em qual momento do dia  o menino é rei, herói voador, caubói lutador e jogador campeão?

No momento em que ele está brincando.

 

6.O menino diz não se importar com o que pensam dele. Por quê?

Por que ele é ele mesmo um menino.

 

7.E você se importa com o que as pessoas pensam de você?

Resposta pessoal

 

8.E você, o que gostaria de ser quando sente medo ou vergonha? Por quê?

R. pessoal


Um comentário:

  1. Obrigada me ajudou muito não consegui terminar em sala de aula então pesquisei e consegui terminar ☺

    ResponderExcluir