CLIC AQUI PARA O DOWNLOAD
quinta-feira, 13 de maio de 2021
CANÇÃO A LENDA SANDY E JUNIOR
CANÇÃO A LENDA SANDY E JUNIOR
Texto: A lenda ( Sandy e Junior )
Bem lá no céu uma lua existe
Vivendo só no seu mundo triste
O seu olhar sobre a terra lançou
E veio procurando por amor...
Então o mar frio e sem carinho
Também cansou de ficar sozinho
Sentiu na pele aquele brilho
tocar
E pela lua foi se apaixonar
Luz que banha a noite
E faz o sol adormecer (faz o sol
adormecer)
Mostra como eu amo você
Se a lenda dessa paixão
Faz sorrir ou faz chorar
O coração é quem sabe
Se a lua toca no mar
Ela pode nos tocar
Pra dizer que o amor não se acabe
Se cada um faz a sua história
A nossa pode ser feliz também
Se um coração diz que sim à
paixão
Como pode o outro dizer não?
Luz que banha a noite
E faz o sol adormecer (faz o sol
adormecer)
Mostra como eu amo você Se a
lenda dessa paixão... REFRÃO
1) Este poema versa sobre uma
questão muito interessante, tendo como tema no eixo principal de sua trama:
a) a solidão da lua
b) o brilho do sol
c) o encontro de céu e terra
d) o amor entre o sol e a lua
2) No início do texto, qual é a
personagem que aparece triste e solitária a procura de alguém? Justifique sua
resposta com fragmentos do texto,
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Na segunda estrofe da canção,
é-nos apresentado um personagem novo na trama, cujo eu-lírico nos conta que
“também cansou de ficar sozinho”, quem é e o que quer o personagem? Justifique
com fragmento do texto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) O que você entende por Lenda?
Explique com suas palavras.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Ao final da canção, a mensagem
“Pra dizer que o amor não se acabe”, no refrão, vem reforçar:
a).A procura da lua por Amor (1ª.
Estrofe);
b) A paixão do mar pela lua (2ª.
Estrofe);
c) A história eu-lírico / ouvinte
( 4ª. Estrofe);
d) Todas estas respostas.
6) Escreva o que você ACHA a
respeito da política brasileira, com toda essa corrupção e roubalheira do
dinheiro do povo. Você deve desenvolver uma redação opinativa em prosa
argumentativa com no mínimo 13 linhas em três parágrafos. Lembre-se: todo texto
deve ter início, meio e fim.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
domingo, 9 de maio de 2021
VERBOS – MODO IMPERATIVO - TEORIA E EXERCÍCIOS BNCC (EF67LP37)
ATIVIDADE: 07- VERBOS – MODO IMPERATIVO - TEORIA E EXERCÍCIOS
BERTAZZI,Galvão. Vida Besta. Disponível
em: https://www.galvaobertazzi.com/arquivo-tiras-05?lightbox=dataItem-im2bc5if acesso em:02/05/2021.
1. Diante dos COMANDOS recebidos nos
três primeiro balões a personagem:
a) Não faz o que é pedido.
b) Faz o contrário.
c) Faz o que é pedido
d) Não demonstra passividade.
2. Na tirinha percebemos que a
FINALIDADE das falas do jornal, da televisão e do computador é:
a) Instruir o leitor acerca de um
procedimento
b) Induzir o leitor a proceder de uma
determinada forma
c) Ordenar que o leitor obedeça a um
comando.
d) Exigir que o leitor cumpra uma
ordem.
3. Quais palavras nos três primeiros balões são VERBOS?
........................................................................................................................................................
4. Como ficariam os VERBOS abaixo se estivessem no infinitivo
(com o final AR, ER, ou IR)?
a) COMPRE:.............................
b)
VENDA:...............................
b) ASSISTA:.............................
5. Complete a quarta coluna conforme foi feito na segunda..
a) COMPRAR |
COMPRE |
PAGAR |
............................... |
b) VENDER |
VENDA |
BEBER |
............................... |
c) ASSISTIR |
ASSISTA |
PEDIR |
................................ |
TEORIA
VERBOS MODO IMPERATIVO
Esse modo tem a função
específica de dirigir uma ORDEM, uma SUGESTÃO ou um PEDIDO a outra pessoa. Por
isso, esse modo não possui conjugação em primeira pessoa do singular (EU)
Há a substituição de “ele/ela” por “você” e
“eles/elas” por “vocês”:
Adaptado de: https://escolakids.uol.com.br/portugues/verbos.htm
IMPERATIVO
- VERBO COMPRAR |
EU |
COMPRA TU |
COMPRE ELE (VOCÊ) |
COMPREMOS NÓS |
COMPRAI VÓS |
COMPREM ELES (VOCÊS) |
Leia o anúncio no ônibus da empresa Macaense.
Adaptado de: https://onibusbrasil.com/RF_MARTINS/6788375
acesso em: 20/02/2021
6. Ao utilizar o verbo IR no imperativo VÁ o anunciante quis:
a) dar uma ordem a você, leitor.
b) dar uma sugestão a você, leitor.
c) obrigar o leitor a fazer algo.
d) exigir um comportamento do leitor.
7. As palavras usadas em anúncios
publicitários são escolhidas criteriosamente. Levando em conta o público alvo.
No anúncio acima o público alvo são pessoas que geralmente dependem de
transporte coletivo. Que significado da palavra LEGAL possui nesse
contexto?
a) autorizado
b) simpático
c) divertido
d) alegre
8. Se quem utiliza ônibus, utiliza um
transporte LEGAL e SEGURO, a intenção do anúncio é sugerir que outros tipos de transporte
seriam:
a) tristes e perigosos
b) chatos e inseguros
c) ilegais e inseguros
d) velhos e ultrapassados.
Leia o texto abaixo
Disponível em: http://estagioanaluana.blogspot.com/2009/12/4-semana-segunda-feira-091109-2-aulas.html
acesso em: 20/04/2021.
9. Como ficariam as formas verbais
LUTA, ADMIRAMOS, CONQUISTAM.
a) ELA |
..................................... |
b) NÓS |
|
c) ELAS |
|
10. O texto abaixo é parte de uma
receita. Complete os espaços em branco com os verbos entre parênteses no modo
imperativo. Para facilitar fale antes do verbo a expressão QUE VOCÊ...
Modo de preparo
a) Massa
_____________ (bater) os ovos
inteiros com o açúcar por 10 minutos. ___________ (reduzir) a velocidade da
batedeira e _____________ (juntar) a água misturada ao óleo. ______________
(desligar) e _____________ (misturar) delicadamente a farinha peneirada
juntamente com o chocolate em pó, o amido de milho, o sal e o fermento em pó.
________________ (colocar) a massa em assadeira untada e polvilhada com farinha
de trigo. _____________ (levar) ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, para
assar.
b) Creme
_______________ (bater) no
liquidificador o leite, o leite condensado, as gemas, o chocolate em pó e o
amido de milho. ____________ (levar) ao fogo juntamente com a manteiga.
______________ (mexer) até engrossar. _______________ (retirar) do fogo.
______________ (juntar) a baunilha e o creme de leite. ____________ (colocar)
um pedaço de filme plástico sobre a superfície do creme para não criar película
enquanto esfria.
c) Recheio
_______________ (levar) ao fogo o açúcar com a
manteiga. ____________ (deixar) caramelizar. ___________ (juntar) a castanha de
caju ou as nozes, e _______________ (despejar) sobre mármore untado.
____________ (deixar) esfriar e ____________ (quebrar) em pedaços.
________________ (colocar) em um saco plástico com o leite em pó e
______________ (bater) com um martelo de carne para triturar. ______________
(reservar).
d) Calda
Numa panela, _______________
(misturar) todos os ingrediente, exceto o rum, e __________ (levar) para ferver
em fogo baixo, por 4 minutos. _____________ (retirar) do fogo e ______________
(juntar) o rum. _____________ (reservar).
e) Montagem do bolo
___________ (cortar) a massa do bolo
ao meio, e __________ (regar) com a calda. ___________ (espalhar) uma camada
farta de creme e metade do crocante. ____________ (colocar) a outra massa do
bolo com a parte do corte virada para cima. ____________ (regar) com a calda,
______________ (espalhar) o creme por todo o bolo e _____________ (salpicar) o
restante do crocante por cima. __________ (levar) à geladeira. __________
(servir) bem gelado. Dica: de preferência, ____________ (preparar) esse bolo de
véspera, pois fica mais gostoso.
Disponível em: https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/portugues-receitas-e-o-modo-imperativo.htm
acesso em: 20/04/02021.
ATIVIDADE: 07- GABARITO
1. C
2. B
3. Assista, use, compre.
4.
a) comprar
b) vender
c) assistir
5.
a) pague
b) beba
c) peça
6. B
7. A
8. C
9.
a) lute
b) admiremos
c) conquistem
10.
a) bata, reduza, junte, desligue, misture, coloque, leve.
b) bata, leve, mexa, retire, junte, coloque.
c) leve, deixe, junte, despeje, deixe, quebre, coloque, bata,
reserve.
d) misture, leve, retire, junte, reserve.
e) corte, regue, espalhe, coloque, regue, espalhe, salpique,
leve, sirva, prepare.
HABILIDADES: (EF67LP37) Analisar,
em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos
linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas,
expositivas e ordenação de eventos.
(EF69LP17) Perceber e analisar os
recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários,
os aspectos relativos ao tratamento da informação...
(EF06LP04) Analisar a função e as
flexões de substantivos, adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo
e Imperativo: afirmativo e negativo...
TEXTO INSTRUCIONAL : PRESCRITIVO - INJUNTIVO BNCCEF67LP37
TEXTO INSTRUCIONAL (PRESCRITIVO/INJUNTIVO)
BNCC EF67LP37
TEXTO INSTRUCIONAL
Você sabe o que é texto instrucional? O
que a palavra INSTRUCIONAL nos lembra?
Provavelmente você já leu alguns textos
instrucionais, pois eles são extremamente comuns em nosso dia a dia.
A palavra INSTRUCIONAL vem do verbo
INSTRUIR que significa informar, transmitir conhecimento.
O texto instrucional é um gênero textual
que tem como função passar informações de como o leitor deve fazer algo
corretamente.
Veja um exemplo
de um texto instrucional que, provavelmente, é o mais conhecido e mais usado:
Doces caramelados
Ingredientes:
- 2 xícaras de
açúcar
- 1 xícara de
água
- 2 colheres de
sopa de vinagre branco
Modo de preparo:
Leve ao fogo o
açúcar e a água, deixando ferver até o ponto de bala mole (pingue a calda em
uma xícara com água para verificar o ponto). Adicione o vinagre e deixe no fogo
até ficar com cor de champagne (no ponto de quebrar).
Abaixe o fogo ao mínimo. Jogue os doces um
a um na calda, retire-os e coloque-os sobre superfície untada com manteiga.
As receitas culinárias são,
provavelmente, um dos textos instrucionais mais lidos. Outros exemplos de
textos instrucionais: bulas de medicamentos, manuais de instrução relacionados
a aparelhos eletroeletrônicos, guias e mapas rodoviários, editais de concursos públicos,
manuais de jogos etc.
Características
de um texto instrucional:
Clareza e objetividade – o texto tem
que ser objetivo e claro, não pode ser longo e ter uma linguagem complicada,
pois quem o está lendo quer que as coisas funcionem rapidamente;
Verbos no imperativo – os verbos usados
se encontram no imperativo, pois desta forma induzem o leitor a fazer algo, ou
seja, usam a persuasão para orientar as ações a serem executadas. Veja:
“Leve... Adicione... Abaixe...”, são exemplos de verbos no imperativo.
Quando estudamos
mais profundamente o campo dos textos, aprendemos que o texto instrucional pode
ser dividido em dois tipos: PRESCRITIVO e INJUNTIVO.
Textos injuntivos e textos prescritivos
são textos cuja finalidade é a instrução do leitor. Não só fornecem uma
informação, como incitam à ação, guiando a conduta do leitor.
Embora considerados sinônimos por alguns
autores, podemos distinguir os textos injuntivos dos textos prescritivos devido
ao grau de obrigatoriedade existente no seguimento das instruções dadas. Os
textos injuntivos informam, ajudam, aconselham, recomendam e propõem, dando alguma
liberdade de atuação ao interlocutor. Os textos prescritivos obrigam, exigem,
ordenam e impõem, exigindo que as determinações sejam cumpridas da forma que
estão referidas, sem margem para alterações.
Texto
injuntivo
Apresenta as
seguintes características:
Instrui o leitor
acerca de um procedimento;
Induz o leitor a
proceder de uma determinada forma;
Permite a
liberdade de atuação ao leitor;
Utiliza linguagem
objetiva e simples;
Utiliza
predominantemente verbos no infinitivo, imperativo ou presente do indicativo
com indeterminação do sujeito.
Exemplos:
receita culinária, bula de remédio, manual de instrução, livro de autoajuda,
guia rodoviário etc.
Texto
prescritivo
Apresenta as
seguintes características:
Instrui o leitor acerca de um procedimento;
Exige que o leitor proceda de uma determinada
forma;
Não permite a liberdade de atuação ao leitor;
Apresenta caráter coercitivo;
Utiliza linguagem objetiva e simples;
Utiliza
predominantemente verbos no infinitivo, imperativo ou presente do indicativo
com indeterminação do sujeito.
Exemplos:
cláusulas contratuais, leis, códigos, constituição, edital de concursos
públicos, regras de trânsito etc.
Agora,
vamos aos textos instrucionais!
Leia o
texto a seguir para responder às questões.
a) Os trechos
que você leu são de um manual de instruções de um ar condicionado da marca LG.
Repare que há
desenhos ao longo das informações do manual. Em sua opinião, por que as informações
são acompanhadas por imagens?
b) Identifique
os verbos no texto do manual do ar condicionado. Escreva os que não estão no imperativo.
c) Com base no
que você aprendeu, os manuais de instrução têm característica de texto
injuntivo ou prescritivo? Justifique sua resposta.
Leia o
texto a seguir para responder às questões.
COMO FAZER
UMA PIPA
Materiais
Você vai
precisar de:
02 varetas de bambu ou de palha de coqueiro;
Fita adesiva colorida;
Tesoura sem ponta;
Papel de seda;
Papel crepom ou seda (para a rabiola);
Linha nº10.
Como fazer:
Recorte o papel de seda em forma de quadrado,
com aproximadamente 30cm;
Cole um dos palitos na diagonal;
Faça um arco com o outro palito e cole-o
cruzando por cima do palito que já está colado;
Faça dois furinhos no lugar onde as duas
varetas se cruzam (um furo de cada lado);
Passe a linha pelos buracos e, sem cortá-la,
dê um nó. Amarre a linha para puxar a pipa a partir do nó;
Por último, faça uma rabiola bem colorida, com
o papel crepom (é só cortar umas tiras de papel crepom colorido) ou papel seda
(corte uns pedaços do papel e cole num fio de linha) e depois é só amarrar na
pipa (na parte de baixo da vareta reta).
Fonte: https://escolaeducacao.com.br/texto-instrucional/
2. Com base
no texto:
a) Escreva todos
os verbos que você encontrou.
b) Agora escreva
os verbos que estão no imperativo.
c) Assinale a
alternativa que apresenta a opção mais aceitável em relação ao comportamento do
leitor diante das instruções para fazer a pipa.
( ) Espera-se
que o leitor relate os procedimentos para conseguir desenvolver a pipa.
( ) Espera-se
que o leitor siga os procedimentos adequados para desenvolver a pipa.
( ) Espera-se
que o interlocutor escolha os procedimentos adequados para desenvolver a pipa.
3. Agora é
sua vez de instruir! Imagine que você é um inventor e criou um aparelho eletrônico
revolucionário, nunca visto. Por se tratar de algo novo, você mesmo decide escrever
um manual de instruções.
Para te ajudar,
siga estas instruções:
1. Pense em um
produto eletrônico que faça algo diferente de tudo que conhecemos;
2. Dê um nome a
esse produto;
3. Explique
resumidamente o que ele faz;
4. Instrua como
utilizá-lo;
5. Lembre-se de
que o texto instrucional deve ser claro e objetivo;
6. Você pode
fazer desenhos para exemplificar melhor as instruções;
7. Utilize uma
folha avulsa para fazer esta atividade;
8. Não se
esqueça de colocar seu nome nessa folha.
sábado, 8 de maio de 2021
DIÁRIO - GENTE É BICHO E BICHO É GENTE - 6º e 7º ANO
GENTE É BICHO E BICHO É GENTE
Querido Diário, não tenho mais dúvida de
que este mundo está virado ao avesso! Fui ontem à cidade com minha mãe e você
não faz ideia do que eu vi. Uma coisa horrível, horripilante, escabrosa,
assustadora, triste, estranha, diferente, desumana... E eu fiquei chateada. Eu
vi um homem, um ser humano, igual a nós, remexendo na lata de lixo. E sabe o
que ele estava procurando? Ele buscava, no lixo, restos de alimento. Ele
procurava comida! Querido Diário, como pode isso? Alguém revirando uma lata
cheia de coisas imundas e retirar dela algo para comer? Pois foi assim mesmo,
do jeitinho que estou contando. Ele colocou num saco de plástico enorme um
montão de comida que um restaurante havia jogado fora. Aarghh!!! Devia estar
horrível! Mas o homem parecia bastante satisfeito por ter encontrado aqueles
restos. Na mesma hora, querido Diário, olhei assustadíssima para a mamãe. Ela
compreendeu o meu assombro. Virei para ela e perguntei: “Mãe, aquele homem vai
comer aquilo?” Mamãe fez um “sim” com a cabeça e, em seguida, continuou: “Viu,
entende por que eu fico brava quando você reclama da comida?”
É verdade! Muitas vezes, eu me recuso a
comer chuchu, quiabo, abobrinha e moranga. E larguei no prato, duas vezes, um
montão de repolho, que eu odeio! Puxa vida! Eu me senti muito envergonhada!
Vendo aquela cena, ainda me lembrei do Pó, nosso cachorro. Nem ele come uma
comida igual àquela que o homem buscou do lixo. Engraçado, querido Diário, o
nosso cão vive bem melhor do que aquele homem. Tem alguma coisa errada nessa
história, você não acha? Como pode um ser humano comer comida do lixo e o meu
cachorro comer comida limpinha? Como pode, querido Diário, bicho tratado como
gente e gente vivendo como bicho? Naquela noite eu rezei, pedindo que Deus
conserte logo este mundo. Ele nunca falha. E jamais deixa de atender os meus
pedidos. Só assim eu consegui adormecer um pouquinho mais feliz.
(Pedro Antônio Oliveira. “Gente é bicho e bicho é gente”.
Diário da Tarde. Belo Horizonte. Acesso em: 16 out. 1999.)
1. Após a leitura do texto,
pode-se concluir que o título indica que
a) bicho e gente são animais racionais.
b) bicho é superior a gente.
c) bicho
e gente se confundem.
d) gente e bicho são seres
diferentes.
e) gente é superior a bicho.
2. Em “Uma coisa horrível,
horripilante, escabrosa, assustadora, triste, estranha, diferente, desumana...”
foram usadas reticências com a intenção de
a) demonstrar que a narradora
encontrou todos os adjetivos possíveis para expressar suas dúvidas diante do
que viu.
b) demonstrar uma interrupção na
linha de raciocínio da narradora, que se mostra afetada positivamente pelo que
viu.
c)
demonstrar que a narradora não consegue mais encontrar adjetivos que possam
expressar seu choque diante da cena que viu.
d) demonstrar que a narradora
está em dúvida, pois tem a sensação de que o que viu é um sonho.
e) dar fim à linha de pensamento da
narradora, a qual se mostra indiferente ao que viu.
3. Em “Uma coisa horrível,
horripilante...”, nesse segmento do texto o termo “horripilante” é mais intenso
que “horrível”. Assinale a alternativa em que o segundo termo expressa mais
intensidade que o primeiro:
a) iluminado / claro.
b) antigo / velho.
c) imundo / sujo.
d) brasileiro / estrangeiro.
e) rico /
milionário.
4. Em “Eu vi um homem, um ser
humano, igual a nós, remexendo na lata de lixo”, as palavras em destaque têm,
respectivamente, valor semântico de
a) lugar / definição.
b) lugar / lugar.
c) lugar
/ matéria.
d) definição / lugar.
e) matéria / matéria.
5. Em
1 – “Ele colocou num saco de
plástico enorme um montão de comida que um restaurante havia jogado fora”.
2 – “Aarghh!!! Devia estar
horrível!”.
Estabelece-se entre os dois
trechos acima relações de sentido de
a) fato / finalidade.
b) fato / causa.
c) fato / oposição.
d) fato /
opinião.
e) causa / consequência.
PARTE 02
1. Qual é o título do texto?
2. Qual é o gênero textual
desse texto?
3. Que características
diferenciam esse gênero dos outros gêneros?
4. Qual o objetivo do texto?
5. Qual é o papel desse gênero na
sociedade?
6. Onde esse gênero circula?
7. A quem se dirige o texto?
8. Qual é o tema do texto?
9. O texto lido é do gênero
“Relato Pessoal”, do tipo “Diário”. Que marcas textuais comprovam essa
afirmativa?
10. A narradora inicia seu relato
afirmando não ter mais dúvida de que o mundo está “virado ao avesso”? Por que
ela afirma isso?
11. O texto aborda uma
problemática social muito específica. Indique tal problemática e justifique sua
resposta.
12. Em certo trecho, a narradora
se diz muito envergonhada? Do que ela se envergonha?
13. A narradora compara a vida de
seu cachorro à vida do homem que buscava comida no lixo. A partir dessa
comparação, pode-se afirmar que o autor do texto quer mostrar a vida humana,
muitas vezes, sendo menos valorizada que a vida de um animal? Justifique seus
comentários.
14. No final do relato, a
narrador deposita sua confiança em um ser divino. Por que ela não deposita essa
confiança em outro ser humano? Explique.
15. Em sua opinião, o que pode
ser feito para diminuir o sofrimento de pessoas como o homem retratado no
relato? Justifique.
# Respostas:
1.
"Gente é bicho e bicho é gente"
2.
Diário
3. O
gênero diário íntimo e destina-se apenas a ser lido pelo seu autor. Ao
contrário de outros que são escritos para determinado público alvo.
4. Relatar
os acontecimentos diários de uma pessoa, bem como seus anseios pessoais.
5. Sua
importância é devido à necessidade do ser humano se expressar por meio da
linguagem e o diário é uma boa alternativa para isso.
6. Em
cadernos pessoais e blogs pessoais
7. Para o
próprio autor.
8. A
preocupação e a indignação com as ações desumanas na nossa sociedade.
9. O
texto possui um narrador em primeira pessoa, que relata fatos de seu dia a dia
que, de algum modo, o afetaram. Por ser um diário, o tempo passado não é muito
distante do tempo atual.
10. A
narradora considera o mundo virado ao avesso por ter presenciado uma situação
degradante: um ser humano buscando comida no lixo
11. O
texto aborda o problema de fome, já que apresenta um personagem que busca, no
lixo, a sua sobrevivência física
12. A
narradora sente-se envergonhada por diversas vezes recusar a comida oferecida
pela mãe, sendo que háum grande número de pessoas que vão ao lixo para buscar o
que comer
13. O
autor demonstra que a vida humana, por diversas vezes, é menos valorizada que a
vida de animais, já que há bichos que são muito melhor cuidados que uma
criança, por exemplo
14. A
narradora não deposita sua confiança no homem, por que o ser humano, na maioria
das vezes, não se abre ao sofrimento do outro para ajudá-lo. Na perspectiva da
narradora, somente um ser divino poderia dar uma solução a situação tão
degradante.
15.
Resposta pessoal – Fique atento à coesão e coerência no momento de responder ao
enunciado