PáginasDESCRITOR

domingo, 9 de maio de 2021

VERBOS – MODO IMPERATIVO - TEORIA E EXERCÍCIOS BNCC (EF67LP37)

 

ATIVIDADE: 07- VERBOS – MODO IMPERATIVO - TEORIA E EXERCÍCIOS

 Leia a tirinha abaixo







BERTAZZI,Galvão. Vida Besta. Disponível em: https://www.galvaobertazzi.com/arquivo-tiras-05?lightbox=dataItem-im2bc5if  acesso em:02/05/2021.

 

1. Diante dos COMANDOS recebidos nos três primeiro balões a personagem:

a) Não faz o que é pedido.

b) Faz o contrário.

c) Faz o que é pedido

d) Não demonstra passividade.

 

2. Na tirinha percebemos que a FINALIDADE das falas do jornal, da televisão e do computador é:

a) Instruir o leitor acerca de um procedimento

b) Induzir o leitor a proceder de uma determinada forma

c) Ordenar que o leitor obedeça a um comando.

d) Exigir que o leitor cumpra uma ordem.

 

3. Quais palavras nos três primeiros balões são VERBOS?

........................................................................................................................................................

4. Como ficariam os VERBOS abaixo se estivessem no infinitivo (com o final AR, ER, ou IR)?

a) COMPRE:.............................       

b) VENDA:...............................

b) ASSISTA:.............................

 

5. Complete a quarta coluna conforme foi feito na segunda..

a) COMPRAR

COMPRE

PAGAR

...............................

b) VENDER

VENDA

BEBER

...............................

c) ASSISTIR

ASSISTA

PEDIR

................................

 

TEORIA

VERBOS MODO IMPERATIVO

       Esse modo tem a função específica de dirigir uma ORDEM, uma SUGESTÃO ou um PEDIDO a outra pessoa. Por isso, esse modo não possui conjugação em primeira pessoa do singular (EU)  

     Há a substituição de “ele/ela” por “você” e “eles/elas” por “vocês”:

Adaptado de: https://escolakids.uol.com.br/portugues/verbos.htm

 

IMPERATIVO - VERBO COMPRAR

EU

COMPRA  TU

COMPRE  ELE (VOCÊ)

COMPREMOS  NÓS

COMPRAI  VÓS

COMPREM  ELES (VOCÊS)

 

Leia o anúncio no ônibus da empresa Macaense.






Adaptado de:  https://onibusbrasil.com/RF_MARTINS/6788375 acesso em: 20/02/2021

6. Ao utilizar o verbo IR no imperativo VÁ o anunciante quis:

a) dar uma ordem a você, leitor.

b) dar uma sugestão a você, leitor.

c) obrigar o leitor a fazer algo.

d) exigir um comportamento do leitor.

7. As palavras usadas em anúncios publicitários são escolhidas criteriosamente. Levando em conta o público alvo. No anúncio acima o público alvo são pessoas que geralmente dependem de transporte coletivo.   Que significado da palavra LEGAL possui nesse contexto?

a) autorizado

b) simpático

c) divertido

d) alegre

 

8. Se quem utiliza ônibus, utiliza um transporte LEGAL e SEGURO, a intenção do anúncio é sugerir que outros tipos de transporte seriam:

a) tristes e perigosos

b) chatos e inseguros

c) ilegais e inseguros

d) velhos e ultrapassados.

 

Leia o texto abaixo
















Disponível em: http://estagioanaluana.blogspot.com/2009/12/4-semana-segunda-feira-091109-2-aulas.html acesso em: 20/04/2021.

 

9. Como ficariam as formas verbais LUTA, ADMIRAMOS, CONQUISTAM.

a) ELA

    .....................................

b) NÓS

 

c) ELAS

 

 

10. O texto abaixo é parte de uma receita. Complete os espaços em branco com os verbos entre parênteses no modo imperativo. Para facilitar fale antes do verbo a expressão QUE VOCÊ...

Modo de preparo

a) Massa

_____________ (bater) os ovos inteiros com o açúcar por 10 minutos. ___________ (reduzir) a velocidade da batedeira e _____________ (juntar) a água misturada ao óleo. ______________ (desligar) e _____________ (misturar) delicadamente a farinha peneirada juntamente com o chocolate em pó, o amido de milho, o sal e o fermento em pó. ________________ (colocar) a massa em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. _____________ (levar) ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, para assar.

b) Creme

_______________ (bater) no liquidificador o leite, o leite condensado, as gemas, o chocolate em pó e o amido de milho. ____________ (levar) ao fogo juntamente com a manteiga. ______________ (mexer) até engrossar. _______________ (retirar) do fogo. ______________ (juntar) a baunilha e o creme de leite. ____________ (colocar) um pedaço de filme plástico sobre a superfície do creme para não criar película enquanto esfria.

c) Recheio

 _______________ (levar) ao fogo o açúcar com a manteiga. ____________ (deixar) caramelizar. ___________ (juntar) a castanha de caju ou as nozes, e _______________ (despejar) sobre mármore untado. ____________ (deixar) esfriar e ____________ (quebrar) em pedaços. ________________ (colocar) em um saco plástico com o leite em pó e ______________ (bater) com um martelo de carne para triturar. ______________ (reservar).

d) Calda

Numa panela, _______________ (misturar) todos os ingrediente, exceto o rum, e __________ (levar) para ferver em fogo baixo, por 4 minutos. _____________ (retirar) do fogo e ______________ (juntar) o rum. _____________ (reservar).

e) Montagem do bolo

___________ (cortar) a massa do bolo ao meio, e __________ (regar) com a calda. ___________ (espalhar) uma camada farta de creme e metade do crocante. ____________ (colocar) a outra massa do bolo com a parte do corte virada para cima. ____________ (regar) com a calda, ______________ (espalhar) o creme por todo o bolo e _____________ (salpicar) o restante do crocante por cima. __________ (levar) à geladeira. __________ (servir) bem gelado. Dica: de preferência, ____________ (preparar) esse bolo de véspera, pois fica mais gostoso.

Disponível em: https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/portugues-receitas-e-o-modo-imperativo.htm acesso em: 20/04/02021.


ATIVIDADE: 07- GABARITO

1. C

2. B

3. Assista, use, compre.

4.

a) comprar

b) vender

c) assistir

5.

a) pague

b) beba

c) peça

6. B

7. A

8. C

9.

a) lute

b) admiremos

c) conquistem

10.

a) bata, reduza, junte, desligue, misture, coloque, leve.

b) bata, leve, mexa, retire, junte, coloque.

c) leve, deixe, junte, despeje, deixe, quebre, coloque, bata, reserve.

d) misture, leve, retire, junte, reserve.

e) corte, regue, espalhe, coloque, regue, espalhe, salpique, leve, sirva, prepare.

HABILIDADES: (EF67LP37) Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas, expositivas e ordenação de eventos.

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação...

(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos, adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo...

5 comentários: