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segunda-feira, 24 de maio de 2021

O VERBO E SUA ESTRUTURA ALPHA PÁGINA 124

 

O VERBO E SUA ESTRUTURA

1. Releia este trecho da reportagem "Geração sem filtro".

       Eles debatem e planejam o que fazer, incessantemente, a respeito de temas variados como condições de estudo, agressões ambientais, discriminação racial e de gênero. Engajam-se por meio de petições on-line. Mas seu ativismo não deverá se restringir às hastags. "'É mais provável que haja uma quantidade maior de pes­soas envolvidas com política hoje, graças ao acesso diário a espaço, de expressão cívica e política encontrado nas redes sociais", diz Graeff. Ele acredita que as ati­vidades on-line complementam ações nas ruas, ao amplificar o teor das mensa­gens e reunir público maior.

a) As formas verbais debatem e planejam estão no presente, passado ou futuro?

b) A quem essas formas verbais se referem? Explique.

c) Sobre que temas você e os colegas costumam debater?

2) Leia o texto e responda às questões a seguir.

 Correspondência

Aquele rapazinho escreveu esta carta para o irmão:

Querido mano, ontem futebolei bastante, com uns amigos. Depois [ ... ] nos divertimos montanhando até que o dia anoitou. Então desmontanhamos. nos amesamos, sopamos, arrozamos. bifomos, ensopadamos e cafezamos. Em seguida varandamos.

Abraços do irmão, Maninho

Millôr Fernandes Correspondência. Em. Maria Célia Paul1llo (OrgJ /'v/11/ôr Fernandes São Paulo· Abril Educação, 1980. p. 45.

 

a) Os verbos destacados não estão no dicionário. Mesmo assim, é possível  compreender o significado deles? Explique.

b) Como esses verbos foram formados?

c) Como seriam esses verbos se estivessem no infinitivo?

d) Se a palavra ontem, no início da carta de Maninho, fosse substituída por amanhã, como ficariam os verbos?

e) Você conseguiu conjugar os verbos destacados? Explique seu procedimento.

3. Ao dizer"[. .. ] desmontanhamos, nos amesamos, sopamos [...]", Maninho indica que fez essas atividades sozinho ou em grupo? Justifique sua resposta.

4. Escreva no caderno um bilhete para um amigo criando verbos para expressar suas ações. Para isso, use o mesmo processo do autor de "Correspondência".

         No trecho da atividade 1, sabemos que as formas verbais debatem e pla­nejam estão no presente e expressam ações realizadas por mais de uma pessoa, pois concordam com o pronome eles. No texto da atividade 2, se observarmos as formas verbais futebolei e amesamos, ainda que sejam in­ventadas, teremos acesso a uma série de informações: estão no passado e expressam ações realizadas pela pessoa que fala (futebo/ei, 1ª pessoa do singular, e amesamos, 1ª pessoa do plural).

       Identificamos essas informações- porque os verbos têm uma estrutura geral, composta de pequenas partes que nos apresentam esses dados. Veja:

 


5. Identifique o radical, a vogal temática e a desinência destas formas verbais:

a) Debatem e planejam (atividade 1).

b) Futebolei, sopamos e varandamos (atividade 2). 

VERBOS REGULARES E VERBOS IRREGULARES

Os verbos da língua portuguesa são divididos em três grandes grupos chamados de conjugações.

·1ª conjugação: verbos terminados em -ar.

Exemplos: amar, passear, almoçar, brincar, estudar, trabalhar.

·2ª conjugação: verbos terminados em -er.

Exemplos: esconder, aprender, amanhecer, oferecer, mexer.

·3ª conjugação: verbos terminados em -ir.

Exemplos: partir, assistir, descobrir, sentir, decidir.

 

Em geral, os verbos de uma conjugação seguem um padrão de flexão, isto é, têm as mesmas terminações de pessoa, número, tempo e modo.

Observe os quadros de conjugação verbal na página seguinte. Cada um deles apresenta a flexão de dois verbos de uma das conjugações na 1ª pes­soa do singular. Em cada coluna, os verbos estão em um tempo do modo indicativo. A vogal temática e as desinências foram destacadas.

1ª conjugação: verbos amar e cantar

1ª pessoa do singular

PRESENTE

 DO INDICATIVO

PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO

FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO

EU

AM  O

AM  EI

AM  A  REI

CANT  O

CANT  EI

CANT  A  REI


2ª conjugação: verbos correr e escrever

1ª pessoa do singular

PRESENTE

 DO INDICATIVO

PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO

FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO

EU

CORR  O

CORR  I

CORR   E   REI

ESCREV  O

ESCREV  I

ESCREV  E   REI


3ª conjugação: verbos partir e dividir

1ª pessoa do singular

PRESENTE

 DO INDICATIVO

PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO

FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO

EU

PART  O

PART  I

PART  I   REI

DIVID  O

DIVID  I

DIVID  I   REI


        Os verbos que mantêm o mesmo padrão de flexão dos demais verbos da mesma conjugação são chamados de verbos regulares. Neles, o radical se mantém sempre igual em todas as flexões (de pessoa, número, tempo e modo).


       
Outros verbos da língua portuguesa também seguem o padrão de flexão dos verbos acima. Note que a flexão dos verbos da 1ª conjugação (amar/can­tar) é a mesma para a 1ª pessoa do singular nos tempos presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo indicativo. O mesmo acontece com a flexão dos verbos da 2ª (correr/escrever) e da 3ª conjugações (partir/dividir).

Verifique, a seguir, outros verbos conjugados na mesma pessoa e nos mesmos tempos do modo indicativo que os verbos acima.

1ª conjugação: verbos estar e dar

1ª pessoa do singular

PRESENTE

 DO INDICATIVO

PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO

FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO

EU

EST  OU

EST  I  VE

EST  A  REI

D OU

D  EI

D  A  REI


2ª conjugação: ver e caber

1ª pessoa do singular

PRESENTE

 DO INDICATIVO

PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO

FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO

EU

VEJ  O

V  I

V  E  REI

CAIB  O

COUB  E

CAB  E  REI


3ª Conjugação: verbos ouvir e sair.

1ª pessoa do singular

PRESENTE

 DO INDICATIVO

PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO

FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO

EU

OUÇ  O

OUV  I

OUV  I  REI

SAI  O

SA  Í

SA  I  REI

 6. Com a ajuda dos quadros anteriores, compare a flexão dos verbos amar/can­tar com estar/dar ( 1ª conjugação), de correr/escrever com ver/caber (2ª conju­gação) e de partir/dividir com ouvir/sair (3ª conjugação).

a) Quais são as diferenças entre as conjugações de amar/cantar e de estar/dar?

b) Que diferenças há entre as conjugações de correr/escrever e de ver/caber?

c) E entre as conjugações de partir/dividir e de ouvir/sair, quais são as diferenças?

d)  Você conhece outros verbos que não seguem a flexão padrão? Liste-os.

      Alguns verbos sofrem alteração no radical ao ser flexionados em alguns  tempos verbais. Há outros que sofrem mudanças em sua terminação. Há também casos de alteração no radical e na terminação de um verbo.

        Verbos irregulares são aqueles que não seguem o padrão de flexão dos verbos regulares, pois, ao serem conjugados, sofrem mudanças no radical e/ou na terminação.


A seguir, veja a conjugação de outros verbos irregulares muito utilizados em situações do dia a dia.

2ª conjugação: verbo fazer

PRESENTE

DO INDICATIVO

PRETÉRITO PERFEITO

DO INDICATIVO

FUTURO

DO INDICATIVO

Eu faço

Eu fiz

Eu farei

Tu fazes

Tu fizeste

Tu farás

Ele faz

Ele fez

Ele fará

Nós fazemos

Nós fizemos

Nós faremos

Vós fazeis

Vós fizestes

Vós fareis

Eles fazem

Eles fizeram

Eles farão


3ª conjugação verbo dormir

PRESENTE

DO INDICATIVO

PRETÉRITO PERFEITO

DO INDICATIVO

FUTURO

DO INDICATIVO

Eu durmo

Eu dormi

Eu dormirei

Tu dormes

Tu dormiste

Tu dormirás

Ele dorme

Ele dormiu

Ele dormirá

Nós dormimos

Nós dormimos

Nós dormiremos

Vós dormis

Vós dormistes

Vós dormireis

Eles dormem

Eles dormiram

Eles dormirão


1. Leia a tira

 


 a) Que tipo de notícia costuma ser encontrado na primeira página dos jornais?

b) No segundo quadrinho, como a aranha entende o pensamento de Garfield?

c) O que Garfield de fato quis dizer? Que imagem revela isso ao leitor da tira?

d) Qual é o verbo que provoca essa dupla interpretação? Classifique esse verbo como regular ou irregular.

2. Leia o texto abaixo.

Independência ou aaahhhhhh

Mais do que um grito às margens do rio Ipiranga, o dia 7 de setembro repre­senta uma looonga história vivida por nosso país

        Era uma vez uma terra cheia de belas praias e riquezas naturais. Um belo dia, no ano de 1500, essa terra recebeu a visita de uma galera bem diferente, com roupas estranhas e hábitos mais esquisitos ainda ... Essa turma vinha de um país muito distante chamado Portugal. Humm ... já descobriu sobre qual história esta­mos falando? Pois é, esse é o "nascimento" do Brasil, que já estava descoberto muuuito antes dos portugueses e suas caravelas chegarem até aqui. [ ... ]

Raquel Carneiro. Independência ou aaahhhhhh. Disponível em <http://atrev1dinha.uol.eom.br/ atrev1d1nha/beleza-1dolos/65/art1go149867-1.asp.htm>. Acesso em 14 set. 2018.

a) Essa matéria jornalística foi escrita para o público adolescente. Identifique no texto as marcas que comprovam isso.

b) A quem é direcionada a pergunta formulada quase no fim do parágrafo?

c) Por que o pretérito perfeito é o tempo que predomina nesse texto?

d) O trecho a seguir foi retirado de uma notícia. Leia-o e responda às questões.

COB anuncia hoje melhores atletas olímpicos do ano

        O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vai anunciar nesta terça-feira ( 16) os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico, que escolhe os melhores atletas do país no ano. A cerimônia de entrega é no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. [ ... ]

Jornal do Brestl;Rio de Janeiro, 16 dez. 2014. Esportes.

Disponível em: <http://www.Jb.eom.br/esportes/not1c1as/2014/12/16/cob-anunc1a-h0Je-melhores­atletas-ol1mp1cos-do-ano/>. Acesso em: 17 ago. 2018.

a) Qual é o tempo verbal usado no título da notícia?

b) Identifique a que conjugação pertence cada um dos verbos desse trecho.

Abaixo, a forma tornaria está flexionada no futuro do pretérito do indicativo.

I. O WhatsApp foi criado em 2009; em 2015 ele se tornaria umas das principais ferramentas de comunicação.

II. Os primeiros usuários do aplicativo talvez não imaginassem que ele se tornaria tão popular.

a) Que ideia a forma verbal tornaria expressa na frase I?

b) E na frase II?

5. Faça no caderno um quadro como o modelo abaixo.

VERBO

1ª Pessoa

do singular

Presente

do indicativo

Pretérito perfeito

do indicativo

Futuro

do presente

do indicativo

GOSTAR

EU

Gosto

Gostei

Gostarei


a) Seguindo o modelo, complete o quadro com a conjugação destes verbos.

Falar

Sorrir

Sonhar

Vir

Dizer

Querer

Ter

Trazer

Caber

Pedir

Brincar

Contar


b) Agrupe esses verbos de acordo com sua conjugação: 1ª, 2ª ou 3ª.

c) Classifique-os em regulares ou irregulares.

6. Releia este pensamento da personagem Garfield, na tira da atividade 1.

É, eu vi na primeira página do jornal. 

a) Nessa frase, a forma verbal vi está no pretérito perfeito do modo indicativo.

No caderno, reescreva as frases a seguir substituindo o símbolo pela forma desse verbo correspondente ao tempo indicado entre parênteses.

·É, nós *........................ na primeira página do jornal. (pretérito perfeito do indicativo)

·É, nós *................... na primeira página do jornal. (presente do indicativo)

·É, eles *......................... na primeira página do jornal. (pretérito perfeito do indicativo)

·É, eles *....................... na primeira página do jornal. (futuro do presente do indicativo)

b) Qual é a desinência de pessoa em cada forma verbal da resposta ao item a?

7.Releia o trecho a seguir, que faz parte do texto da atividade 2.

[ ... ] Um belo dia, no ano de 1500, essa terra recebeu a visita de uma galera bem diferente, com roupas estranhas e hábitos mais esquisitos ainda ... Essa turma vinha de um país muito distante chamado Portugal.

a) Reescreva esse trecho no caderno, relatando os fatos como se fossem ocor­rer depois da sua escrita, usando o futuro do presente do indicativo.

b) Em sua reescrita, que formas verbais você precisou mudar para situar os fatos no futuro?

RESPOSTAS E COMENTÁRIOS

1.

a) As formas verbais estão no tempo presente.

b) Elas referem-se aos adoles­centes nascidos nos anos 1990, que compõem a geração Z.

c) Resposta pessoal. Professor, ajude os alunos a observar se os temas que eles debatem são dife­rentes dos temas debatidos pela geração Z.

2.

a) Sim. É possível saber as ações que foram feitas; por exemplo, fu­tebole, seria "Joguei futebol". Pro­fessor, observe se os alunos per­cebem que as palavras que deram origem aos verbos são substanti­vos e que elas indicam o sentido dos termos criados.

b) O autor acrescentou aos subs­tantivos terminações de verbos, além de prefixos formadores de verbos em alguns casos. As pala­vras seguem o mesmo padrão de conjugação dos verbos da primei­ra conjugação.

 

c) Futebolar, montanhar, anoitar, desmontanhar, amesar. sopar, ar­rozar, bifar, ensopadar, cafezar, varandar.

 

d) O texto ficaria assim: "Querido mano, amanhã futebolarei  bas­tante com uns amigos. Depois ( ... ] nos divertiremos montanhando até o dia anoitar. Então desmon­tanharemos. nos amesaremos, soparemos, arrozaremos, bifare­mos, ensopadaremos e cafezare­mos. Em seguida varandaremos".

 

e) Resposta Pessoal. Espera-se que os alunos consigam conjugar os verbos e percebam que, para isso, adotaram o modelo de flexão dos verbos regulares de primeira conjugação no tempo futuro do modo indicativo.

3.Ele fez essas atividades em grupo; é possível perceber isso porque ele utiliza a terminação da primeira pessoa do plural (mos).

4. Resposta pessoal. Professor, ve­rifique a coerência dos bilhetes produzidos pelos alunos e se as formas verbais criadas por eles estão adequadas.

5.

a) Debatem: debat (radical), e (vogal temática), m (desinência ): planejam. plenej(radical), a (vogal temática), m (desinência

b) Futebolei: futebol (radical), a (vogal temática), ei (desinencial; sopamos sop (radical), a (vogal te­mática), mos (desinência); varan­damos: varand (radical), a (vogal temática), mos (desinência) Pro­fessor, comente que, em futebo­lei, a vogal temática, que modifica a conjugação, não aparece.

6.

a) Os verbos estar/dar pertencem à mesma conjugação que os ver­bos amar/cantar, porém apresen­tam mudanças no presente e no pretérito perfeito do modo indicativo.

b) Os verbos ver/caber se diferenciam do verbo correr/escre­ver, apesar de serem da segunda conjugação: há mudança na vogal temática do verbo ver e do radical do verbo caber no pretérito perfei­to do modo indicativo.

c) Há mudança no radical do ver­bo ouvir no tempo presente do modo indicativo em relação aos outros tempos em que foi conjugado. Nos demais verbos, o radical se man­tém sem alteração.

d) Possiblidade de      resposta: Odiar, ter, trazer, ir, vir, etc.

 

1.

a) Na primeira página de um Jornal e na capa de uma revista, encontram-se as noticias consi­deradas mais importantes pela empresa de comunicação.

 

b) A aranha entende que havia uma fotografia do marido dela na primeira página do Jornal e que, portanto, ele havia feito algo con­siderado importante.

 

c) Garfield quis dizer que o marido da aranha estava "grudado" na primeira página do Jornal. O que revela isso é a imagem, no tercei­ro quadrinho, de uma aranha es­magada na página do Jornal.

 

d) Trata-se do verbo ver, irregular.

 

2.

a) O uso do registro informal da língua de modo geral, marcado, por exemplo, pelo emprego da gíria galera; pelo alongamento de sílabas (muuuito), por expressões como pois é; e pelo uso de interjeições como aaahhhhhh, hum.

b) É direcionada ao leitor

 

c) Porque o texto trata de um fato Já ocorrido no momento da produ­ção da matéria.

 

3.

a) É usado o tempo presente do modo indicativo.

 

b) À 1ª conjugação: anunciar; à 2ª conjugação: escolher, ser; à 3ª conjugação: ir.

 

4.

a) A forma verbal expressa um fato situado no passado em rela­ção ao momento de produção do texto, mas que se situa no futuro em relação ao que é expresso na outra oração do período.

b) Na frase 11, expressa hipótese.

 

5.

a) Quadro:

Falar: falo, falei, fa­larei.

Vir: venho, vim, verei.

Ter: tenho, tive, terei.

Pedir: peço, pedi, pedirei.

Sorrir: sorrio, som, sorrirei.

Dizer. digo, disse, direi,

Trazer· trago, trouxe, trarei.

Brin­car: brinco, brinquei, brincarei.

Sonhar: sonho, sonhei, sonharei,

Querer: quero, quis, quererei.

Ca­ber: caibo, coube, caberei.

Contar: conto, contei, contarei

b)

1ª conjugação., falar, brincar, sonhar, contar;

2ª conjugação: ter, dizer, trazer, querer, caber;

conjugação: vir, pedir, sorrir.

c) Verbos regulares: falar, sonhar, brincar, contar.

Verbos irregula­res: ter, dizer, trazer, querer, ca­ber, vir, pedir, sorrir.

6.

a) vimos/ vemos/ viram/ verão

b) Desinência de pessoa em vimos: -mos; em vemos: -mos; em viram: -am; em verão: -ão.

7.

a) "Um belo dia, no ano de 1500, essa terra receberá a visita de uma galera bem diferente, com roupas estranhas e hábitos mais esquisitos ainda ... Essa turma virá de um país muito distante chama­do Portugal "

 

b) Foram alteradas as formas re­cebeu e vinha.

 

FONTE: COSTA, Cibeli Lopresti. Geração alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7º ano. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2018.

domingo, 23 de maio de 2021

VERBO ALPHA 7º ANO PÁGINA 91

1. Leia um texto de Ivan Ângelo sobre o gênero crônica, publicado em uma revista.

Sobre a crônica

          Uma leitora se refere aos textos aqui publicados como "reportagens". Um lei­tor os chama de "artigos". Um estudante fala deles como "contos". Há os que dizem: "seus comentários". Outros os chamam de "críticas". Para alguns, é "sua coluna". [ ... ]

      A crônica é frágil e íntima, uma relação pessoal. Como se fosse escrita para um leitor, como se só com ele o narrador pudesse se expor tanto. Conversam sobre o momento, cúmplices: nós vimos isto, não é leitor), vivemos isto, não é?, sentimos isto, não é) O narrador da crônica procura sensibilidades irmãs. [ ... ]

Ivan Ângelo. Sobre a crônica. Veja São Paulo, 18 set. 2009. Disponível em· <https.//veJasp.abr1l.com.br/c1dades/sobre-cron1ca/> Acesso em 30 ago. 2018

 

a) Qual teria sido a motivação de Ivan Ângelo para escrever esse texto?

 b) No segundo parágrafo do texto reproduzido acima, o autor emprega formas verbais no modo subjuntivo. Que formas verbais são essas e por que o modo subjuntivo foi utilizado?

 

2. Leia a tira.


 

a) O humor da tira é provocado por uma quebra de expectativa. Levando em consideração as falas de Charlie Brown ao longo da história, a afirmação por ele feita no último quadrinho é esperada? Explique.

 b) A mesma forma nominal é usada no primeiro e no último quadrinho. identifique e classifique-a.

 c) Em qual caso ela faz parte de uma locução verbal? Explique.

 d) Uma das formas do gerúndio presente na tira ajuda a construir uma ideia de condição. Justifique a afirmação e indique que forma verbal é essa.

 3. Reescreva as frases no caderno, conjugando os verbos entre parênteses no modo subjuntivo. Lembre-se de manter a correlação temporal entre as formas verbais da mesma frase.

a) É bom que nós ............................................(acertar) o caminho de volta para casa./ Seria bom que nós ........................................... (acertar) o caminho de volta para casa.

 b) Quando meus colegas me.................................. (visitar), pedirei a mamãe que faça um bolo./ Se meus colegas me .................................... (visitar), pediria a mamãe que fizesse um bolo.

 c) Quando você........................................(precisar) de dinheiro, irei ao seu encontro./ Se você.................................(precisar) de dinheiro, iria ao seu encontro.

 d) É importante que eu...............................(fazer) a arrumação do quarto./ Seria bom se eu..............................(fazer) a arrumação do quarto.

 

OS DIFERENTES SENTIDOS DO PRESENTE DO INDICATIVO

1. Leia dois trechos de notícias extraídas de um jornal e de uma revista on-line.

 Ferreira Gullar morre aos 86 anos no Rio 04/12/2016 11 h42. Atuali::ado 04/12/2016 23h 15

O poeta, escritor e teatrólogo maranhense Ferreira Gullar morreu na manhã deste domingo (4) no Rio, aos 86 anos.[ ... ]

Ferreira Gullar morre aos 86 anos no Rio. G/, 4 dez. 2016. Disponível em· <http//gl.globo.com/ pop-arte/not1c1a/ferre1ra-gullar-morre-aos-86-anos-no-rio.ghtml>. Acesso em. 30 ago. 2018.

 Ignácio de Loyola Brandão faz 80 anos e lança livro de crônicas 27. O 7. 16 - 08h30 -Atuali:ado em 20. 10.16 - 14h20

[ ... ] O lançamento será nesta quarta-feira, 27, às 18h30, na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509). [ ... ]

lqnácro de Loyola Brandão faz 80 anos e lança livro de crônicas. /stoÉ, 27 out 2016. Disponível em: < http .//1stoe .com br/19 nacto-de-Ioyola -bra ndao-faz-80-a nos-e-la nca-hvro-de-cron 1cas/ >.

Acesso em: 30 ago. 2018.

 a) A que se referem às informações apresentadas logo abaixo do título de cada uma das notícias que você acabou de ler?

 b) Considerando essas informações, é provável que, ao acessar os links dessas notícias hoje, você encontre exatamente o mesmo texto que foi reproduzido acima? Explique sua resposta.

 c) Identifique os verbos utilizados no título de cada notícia. Em que tempo e modo eles estão flexionados?

 d) Localize os verbos usados no corpo de cada notícia. Em que tempo e modo está flexionado cada um deles?

 e) Os fatos mencionados no título de cada notícia aconteceram antes, depois ou concomitantemente ao momento em que elas foram publicadas?

 f) Você verificou que o corpo das duas notícias apresenta tempos verbais di­ferentes, mas os títulos trazem o verbo no mesmo tempo. Agora, responda:  Que efeito esses títulos provocam no leitor?

 2. Leia o título e o primeiro parágrafo de mais uma notícia.

 Autor do gol do Mundial de 1963 pelo Santos, Dalmo morre aos 82 anos

O ex-jogador Dalmo Gaspar, 82, autor do gol que deu ao Santos o título do bicampeonato mundial em 1963, morreu nesta segunda-feira (2), em Jundiaí.[ ... ]

Jornal do Comércio, Recife, 2 fev. 2015.

a) Quais tempos verbais foram usados nesse fragmento?

b) Em sua opinião, por que o leitor de Jornal não estranha a convivência de verbos conjugados em diferentes tempos nos títulos e nas notícias que lê?

      Os títulos de notícias em jornais e revistas frequentemente usam o tempo presente do modo indicativo para fazer referência a um passado próximo ou a um futuro esperado, certo. Trata-se de uma estratégia para reforçar o caráter de novidade, de atualidade, que se associa às notícias.

 3. Releia o começo da crônica "Homem no mar", de Rubem Braga.

       De minha varanda vejo, entre árvores e telhados, o mar. Não há ninguém na praia, que resplende ao sol. O vento é nordeste, e vai tangendo, aqui e ali, no belo azul das águas, pequenas, espumas que marcham alguns segundos e morrem, como bichos alegres e humildes; perto da terra a onda é verde.

      Mas percebo um movimento em um ponto do mar; é um homem nadando.

Ele nada a uma certa distância da praia, cm braçadas pausadas e fortes; nada a favor das águas e do vento, e as pequenas espumas que nascem e somem pare­cem ir mais depressa do que ele.

 a) Identifique as formas verbais utilizadas no trecho lido da crônica e indique seu tempo e modo.

 b) O texto literário não tem compromisso com a realidade. No entanto, com o uso do tempo verbal predominante nesse trecho, a situação descrita parece ocorrer no momento da escrita da crônica, antes ou depois desse instante?

 C) Quase toda a crônica "Homem no mar" foi escrita com verbos flexionados no mesmo tempo e modo. Que efeito essa escolha produz no leitor?

 4. Leia esta tira.

http://depositodocalvin.blogspot.com/2007/11/calvin-haroldo-tirinha-366.html

 a) Qual é o contexto dos três primeiros quadrinhos da tira? Onde as persona­gens estão e o que estão fazendo?

 b) No último quadrinho, que surpresa provoca o humor da tira?

 C) Observe estas falas da senhorita Wormwood: "Ele entra em palco logo após você!" e "Ele entra em dois minutos!".

·Em que tempo e modo o verbo entrar está flexionado nessas falas?

·A ação de Calvin entrar no palco está situada no presente ou no futuro em relação ao momento da fala da senhorita Wormwood?

d) Após conversar com Suste, a preocupação da senhorita Wormwood aumen­ta ou dirnmui? Que elementos verbais e não verbais confirmam isso?

e) Dizemos que uma afirmação é irônica quando ela expressa o sentido oposto daquilo que o falante de fato pensa. Por que a expressão bela hora nas falas da senhorita Wormwood e de Calvin é irônica?

        Os tempos verbais geralmente situam o processo descrito pelo verbo em relação ao momento da fala. Assim, verbos empregados no tempo presente do modo indicativo costumam fazer referência a uma ação verbal que ocorre no momento da fala. No entanto, dependendo do contexto de uso, o tempo presente do modo indicativo também pode se referir a fatos situados no passado ou no futuro. No primeiro caso, o uso do presente pode produzir um efeito de atualidade ou conferir vivacidade a uma descrição. No segundo caso, pode expressar a certeza do falante de que aquele fato vai se concretizar.


GABARITO

RESPOSTAS E COMENTÁRIOS

1.

a) A motivação de Ivan Angelo pa­rece ter sido esclarecer aos leito­res que os textos publicados em sua coluna são crônicas.

b) As formas verbais são fosse e pudesse Ivan Angelo usa esse modo verbal ao se referir ao tom íntimo da crônica "Como se fosse escrita para um leitor, como se só com ele o narrador pudesse se ex­por tanto" É como se fosse, mas não é de fato, Já que a crônica é escrita para o grande público, embora procure atrnqrr cada lei­tor mdividualrnente. Professor, ressalte que o uso da estrutura como se fosse mdica uma intenção, ou seja, um desejo do autor, não um fato certo

 

2.

a) Não se espera a resposta que ele dá no último quadrinho, ele diz que tudo está indo bem na constru­ção da casa, entretanto, nos qua­drinhos anteriores, relata diversas drtrculdades, ou seja, não se espera que a construção da casa vá bem.

b)  Indo e considerando. Gerúndio.

c) A forma indo, tanto no primei­ro como no último quadrinho, faz parte de uma locução verbal está indo, que equivale a vai.

d) A forma considerando. A ex­pressão considerando tudo mdica que, se tudo o que Charlie Brown disse antes for levado em consi­deração, então é possível afirmar que a construção da casa vai bem Professor, comente o sentido da locução está indo: quando corres­ponde a vai, ela indica certeza do falante, no momento da fala.

3.

a) ) acertemos/ acertássemos

b) visitarern / visitassem

c) precisar/ precisasse

faça/ fizesse

 

OS DIFERENTES SENTIDOS DO PRESENTE DO INDICATIVO

 

1.

a) A data e a hora em que a notí­cia foi originalmente publicada e a data e a hora em que o texto so­freu as últimas atualizações.

b) Existe a possrbrhdade de não encontrar exatamente esse texto, pois as noticias on-line podem ser atualizadas continuamente, o que siguinifica que, se for acessada em dias diferentes, pode exrbir algu­mas mofificações  Note que a no­tícia sobre o lançamento do livro de lgnácio de Loyola Brandão foi atualizada quase três meses de­pois de sua publicação

c) Os verbos são· morre, faz e lan­ça Eles estão no tempo presente do modo indicativo.

d) Os verbos são: morreu e será Ambos estão no modo indicanvo. O primeiro  no pretérito perfeito e o segundo no futuro do presente

e) A morte de Ferreira Gullar aconteceu antes da publicação da notícia O lançamento do livro de lqnácio de Loyola Brandão ocor­reu depois da publicação do texto

f) Espera-se que os alunos ob­servem que o uso do presente do mdicanvo nos títulos aproxima o fato do leitor, dá a ele a impres­são de que a ação ocorre em um momento próximo da leitura.

 

2.

a) No titulo, é usado o presente do indicativo: no corpo da notícia, o pretérito perfeito do modo indicativo.

b) Resposta pessoal O leitor pode não estranhar a convivência de verbos no presente e no passado nas notícias e reportagens porque o uso desses tempos tem finalidades diferentes, no título, empre­ga-se o presente para realçar a atualidade da notícia  e aproximar o fato do leitor, no texto, costuma­-se usar o passado, pois relata-se um fato que Já aconteceu

 

3.

a) Vejo, há, resplende, é, va, tan­gendo (locução verbal), marcham, morrem, é, percebo, é, nadando, nada (duas vezes), nascem, so­mem, parecem ir (locução verbal). Essas formas verbais estão no tempo presente do modo indicativo, com exceção das locuções verbais, que apresentam o verbo auxiliar também no presente do indicativo  (vai e parecem) e o verbo principal no gerundio (tangendo) e no infinitivo (ir): essas locuções equivalem ao presente do indicativo, respectivamente e tange e vão.

 

b) Parece ocorrer no momento da escrita Espera-se que os alunos observem que, por meio do uso do presente do indicativo (e das locuções verbais com o verbo au­xiliar nesse tempo), o cronista dá a impressão de que escreve no momento em que vê a cena.

 

c) A sensação de estar acompa­nhando as cenas descritas pelo cronista no exato momento em que elas acontecem

 

4.

a) O contexto é a apresentação de um espetáculo. Susie e a se­nhorita Wormwood estão na coxia (bastidores) do palco e, enquanto a menina se prepara para entrar em cena, a senhorita Wormwood procura por Calvin, pois parece estar organizando a entrada das crianças em cena.

 

b) No último quadrinho, o leitor descobre que Calvin está no ba­nheiro, preso em sua fantasia Professor, comente que ele está atrapalhado e que o fato de estar fantasiado surpreende o leitor, provocando o humor.

 

c)

 • O verbo entrar está no pre­sente do indicativo em ambas as frases.

 

·No futuro. Professor, ressalte que essas formas verbais es­tão relacionadas ao pronome Ele, usado para fazer referên­cia à personagem Calvin.

 

d) Ela fica ainda mais preocupa­da. Os braços para o alto e a boca aberta demonstram isso, assim como sua exclamação quanto ao pouco tempo restante para a en­trada de Calvin no palco.

 

e) Porque ela representa o oposto do que eles pensam. O que a se­nhorita Wormwood avalia é que aquela é uma péssima hora para Calvin ir ao banheiro. Do mesmo modo, Calvin avalia que é um pés­simo momento para ficar preso em sua fantasia.

 

 

Habilidade

(CELPO 01) Ao trabalhar os sentidos do presente do indicativo, a seção favorece a compreensão da língua como fenômeno social, variável, e sensível aos contextos de uso.

 (EF69LP05) Uma das propostas da atividade 4 é levar os alunos a in­ferir, em uma tirinha. os efeitos de humor baseados na quebra de ex­pectativa e na ironia, por meio do uso ambíguo de uma expressão

(EF69LP05) A atividade 2 propõe aos alunos inferir, em uma tirinha, os efeitos de humor baseados na quebra de expectativa do leitor