O VERBO E SUA ESTRUTURA
1. Releia este trecho da
reportagem "Geração sem filtro".
Eles debatem e planejam o que
fazer, incessantemente, a respeito de temas variados como condições de estudo,
agressões ambientais, discriminação racial e de gênero. Engajam-se por meio de
petições on-line. Mas seu ativismo não deverá se restringir às hastags.
"'É mais provável que haja uma quantidade maior de pessoas envolvidas
com política hoje, graças ao acesso diário a espaço, de expressão cívica e
política encontrado nas redes sociais", diz Graeff. Ele acredita que as
atividades on-line complementam ações nas ruas, ao amplificar o teor
das mensagens e reunir público maior.
a) As formas verbais debatem e
planejam estão no presente, passado ou futuro?
b) A quem essas formas verbais se
referem? Explique.
c) Sobre que temas você e os colegas costumam debater?
2) Leia o texto e responda às
questões a seguir.
Aquele rapazinho escreveu esta
carta para o irmão:
Querido mano, ontem futebolei bastante,
com uns amigos. Depois [ ... ] nos divertimos montanhando até que o dia anoitou.
Então desmontanhamos. nos amesamos, sopamos, arrozamos. bifomos,
ensopadamos e cafezamos. Em seguida varandamos.
Abraços do irmão, Maninho
Millôr Fernandes Correspondência. Em. Maria Célia
Paul1llo (OrgJ /'v/11/ôr Fernandes São Paulo· Abril Educação, 1980. p.
45.
a) Os verbos destacados não estão
no dicionário. Mesmo assim, é possível compreender
o significado deles? Explique.
b) Como esses verbos foram
formados?
c) Como seriam esses verbos se
estivessem no infinitivo?
d) Se a palavra ontem, no
início da carta de Maninho, fosse substituída por amanhã, como ficariam
os verbos?
e) Você conseguiu conjugar os verbos destacados? Explique seu procedimento.
3. Ao dizer"[. .. ] desmontanhamos, nos amesamos, sopamos [...]", Maninho indica que fez essas atividades sozinho ou em grupo? Justifique sua resposta.
4. Escreva no caderno um bilhete para um amigo criando verbos para expressar suas ações. Para isso, use o mesmo processo do autor de "Correspondência".
No trecho da atividade 1, sabemos
que as formas verbais debatem e planejam estão no presente e
expressam ações realizadas por mais de uma pessoa, pois concordam com o pronome
eles. No texto da atividade 2, se observarmos as formas verbais futebolei
e amesamos, ainda que sejam inventadas, teremos acesso a uma série de
informações: estão no passado e expressam ações realizadas pela pessoa que fala
(futebo/ei, 1ª pessoa do singular, e amesamos, 1ª pessoa do plural).
Identificamos essas informações- porque
os verbos têm uma estrutura geral, composta de pequenas partes que nos
apresentam esses dados. Veja:
5. Identifique o radical, a vogal temática e a desinência
destas formas verbais:
a) Debatem e planejam (atividade 1).
b) Futebolei, sopamos e varandamos (atividade 2).
VERBOS REGULARES E VERBOS IRREGULARES
Os verbos da língua portuguesa são divididos em três grandes
grupos chamados de conjugações.
·1ª
conjugação: verbos terminados em -ar.
Exemplos: amar, passear, almoçar, brincar, estudar,
trabalhar.
·2ª
conjugação: verbos terminados em -er.
Exemplos: esconder, aprender, amanhecer, oferecer, mexer.
·3ª
conjugação: verbos terminados em -ir.
Exemplos: partir, assistir, descobrir, sentir, decidir.
Em geral, os verbos de uma conjugação seguem um padrão de
flexão, isto é, têm as mesmas terminações de pessoa, número, tempo e modo.
Observe os quadros de conjugação verbal na página seguinte. Cada um deles apresenta a flexão de dois verbos de uma das conjugações na 1ª pessoa do singular. Em cada coluna, os verbos estão em um tempo do modo indicativo. A vogal temática e as desinências foram destacadas.
1ª conjugação: verbos amar e cantar
1ª pessoa do singular |
PRESENTE DO INDICATIVO |
PRETÉRITO PERFEITO DO
INDICATIVO |
FUTURO DO PRESENTE DO
INDICATIVO |
EU |
AM O |
AM EI |
AM A REI |
CANT O |
CANT EI |
CANT A REI |
2ª conjugação: verbos correr e escrever
1ª pessoa do singular |
PRESENTE DO INDICATIVO |
PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO |
FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO |
EU |
CORR O |
CORR I |
CORR E REI |
ESCREV O |
ESCREV I |
ESCREV E REI |
3ª conjugação: verbos partir e dividir
1ª pessoa do singular |
PRESENTE DO INDICATIVO |
PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO |
FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO |
EU |
PART O |
PART I |
PART I REI |
DIVID O |
DIVID I |
DIVID I REI |
Os verbos que mantêm o mesmo
padrão de flexão dos demais verbos da mesma conjugação são chamados de verbos
regulares. Neles, o radical se mantém sempre igual em todas
as flexões (de pessoa, número, tempo e modo). |
Outros verbos da língua portuguesa
também seguem o padrão de flexão dos verbos acima. Note que a flexão dos verbos
da 1ª conjugação (amar/cantar) é a mesma para a 1ª pessoa do singular
nos tempos presente, pretérito perfeito e futuro do presente do modo
indicativo. O mesmo acontece com a flexão dos verbos da 2ª (correr/escrever)
e da 3ª conjugações (partir/dividir).
Verifique, a seguir, outros verbos conjugados na mesma pessoa e nos mesmos tempos do modo indicativo que os verbos acima.
1ª conjugação: verbos estar e dar
1ª pessoa do singular |
PRESENTE DO INDICATIVO |
PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO |
FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO |
EU |
EST OU |
EST I VE |
EST A REI |
D OU |
D
EI |
D
A REI |
2ª conjugação: ver e caber
1ª pessoa do singular |
PRESENTE DO INDICATIVO |
PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO |
FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO |
EU |
VEJ O |
V
I |
V
E REI |
CAIB O |
COUB E |
CAB E REI |
3ª Conjugação: verbos ouvir e sair.
1ª pessoa do singular |
PRESENTE DO INDICATIVO |
PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO |
FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO |
EU |
OUÇ O |
OUV I |
OUV I REI |
SAI O |
SA Í |
SA I REI |
a) Quais são as diferenças entre
as conjugações de amar/cantar e de estar/dar?
b) Que diferenças há entre as
conjugações de correr/escrever e de ver/caber?
c) E entre as conjugações de partir/dividir
e de ouvir/sair, quais são as diferenças?
d) Você conhece
outros verbos que não seguem a flexão padrão? Liste-os.
Alguns verbos sofrem alteração no radical ao ser flexionados em alguns tempos verbais. Há outros que sofrem mudanças em sua terminação. Há também casos de alteração no radical e na terminação de um verbo.
Verbos irregulares são aqueles
que não seguem o padrão de flexão dos verbos regulares, pois, ao serem
conjugados, sofrem mudanças no radical e/ou na terminação. |
A seguir, veja a conjugação de
outros verbos irregulares muito utilizados em situações do dia a dia.
• 2ª conjugação: verbo fazer
PRESENTE DO INDICATIVO |
PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO |
FUTURO DO INDICATIVO |
Eu faço |
Eu fiz |
Eu farei |
Tu fazes |
Tu fizeste |
Tu farás |
Ele faz |
Ele fez |
Ele fará |
Nós fazemos |
Nós fizemos |
Nós faremos |
Vós fazeis |
Vós fizestes |
Vós fareis |
Eles fazem |
Eles fizeram |
Eles farão |
3ª conjugação verbo dormir
PRESENTE DO INDICATIVO |
PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO |
FUTURO DO INDICATIVO |
Eu durmo |
Eu dormi |
Eu dormirei |
Tu dormes |
Tu dormiste |
Tu dormirás |
Ele dorme |
Ele dormiu |
Ele dormirá |
Nós dormimos |
Nós dormimos |
Nós dormiremos |
Vós dormis |
Vós dormistes |
Vós dormireis |
Eles dormem |
Eles dormiram |
Eles dormirão |
1. Leia a tira
b) No segundo quadrinho, como a aranha entende o pensamento
de Garfield?
c) O que Garfield de fato quis dizer? Que imagem revela isso
ao leitor da tira?
d) Qual é o verbo que provoca essa dupla interpretação? Classifique esse verbo como regular ou irregular.
2. Leia o texto abaixo.
Independência ou aaahhhhhh
Mais do que um grito às margens do rio Ipiranga, o dia 7 de setembro representa uma looonga história vivida por nosso país
Era uma vez uma terra cheia de belas praias e riquezas naturais. Um belo dia, no ano de 1500, essa terra recebeu a visita de uma galera bem diferente, com roupas estranhas e hábitos mais esquisitos ainda ... Essa turma vinha de um país muito distante chamado Portugal. Humm ... já descobriu sobre qual história estamos falando? Pois é, esse é o "nascimento" do Brasil, que já estava descoberto muuuito antes dos portugueses e suas caravelas chegarem até aqui. [ ... ]
Raquel Carneiro. Independência ou aaahhhhhh. Disponível em <http://atrev1dinha.uol.eom.br/ atrev1d1nha/beleza-1dolos/65/art1go149867-1.asp.htm>. Acesso em 14 set. 2018.
a) Essa matéria jornalística foi
escrita para o público adolescente. Identifique no texto as marcas que
comprovam isso.
b) A quem é direcionada a
pergunta formulada quase no fim do parágrafo?
c) Por que o pretérito perfeito é
o tempo que predomina nesse texto?
d) O trecho a seguir foi retirado de uma notícia. Leia-o e responda às questões.
COB anuncia hoje melhores atletas olímpicos do ano
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vai
anunciar nesta terça-feira ( 16) os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico, que
escolhe os melhores atletas do país no ano. A cerimônia de entrega é no Teatro
Municipal do Rio de Janeiro. [ ... ]
Jornal do Brestl;Rio de Janeiro, 16 dez. 2014.
Esportes.
Disponível em:
<http://www.Jb.eom.br/esportes/not1c1as/2014/12/16/cob-anunc1a-h0Je-melhoresatletas-ol1mp1cos-do-ano/>.
Acesso em: 17 ago. 2018.
a) Qual é o tempo verbal usado no
título da notícia?
b) Identifique a que conjugação
pertence cada um dos verbos desse trecho.
Abaixo, a forma tornaria está
flexionada no futuro do pretérito do indicativo.
I. O WhatsApp foi criado em 2009; em 2015 ele se tornaria umas das principais ferramentas de comunicação.
II. Os primeiros usuários do
aplicativo talvez não imaginassem que ele se tornaria tão popular.
a) Que ideia a forma verbal tornaria
expressa na frase I?
b) E na frase II?
5. Faça no caderno um quadro como
o modelo abaixo.
VERBO |
1ª Pessoa do singular |
Presente do
indicativo |
Pretérito
perfeito do
indicativo |
Futuro do presente do
indicativo |
GOSTAR |
EU |
Gosto |
Gostei |
Gostarei |
a) Seguindo o modelo, complete o
quadro com a conjugação destes verbos.
Falar |
Sorrir |
Sonhar |
Vir |
Dizer |
Querer |
Ter |
Trazer |
Caber |
Pedir |
Brincar |
Contar |
b) Agrupe esses verbos de acordo
com sua conjugação: 1ª, 2ª ou 3ª.
c) Classifique-os em regulares ou irregulares.
6. Releia este pensamento da personagem Garfield, na tira da atividade 1.
É, eu vi na primeira página do jornal.
a) Nessa frase, a forma verbal vi está no pretérito perfeito do modo indicativo.
No caderno, reescreva as frases a
seguir substituindo o símbolo pela forma desse verbo correspondente ao tempo
indicado entre parênteses.
·É, nós *........................
na primeira página do jornal. (pretérito perfeito do indicativo)
·É, nós *................... na
primeira página do jornal. (presente do indicativo)
·É, eles *.........................
na primeira página do jornal. (pretérito perfeito do indicativo)
·É, eles *.......................
na primeira página do jornal. (futuro do presente do indicativo)
b) Qual é a desinência de pessoa em cada forma verbal da resposta ao item a?
7.Releia o trecho a seguir, que faz parte do texto da atividade 2.
[ ... ] Um belo dia, no ano de 1500, essa terra recebeu a visita de uma
galera bem diferente, com roupas estranhas e hábitos mais esquisitos ainda ...
Essa turma vinha de um país muito distante chamado Portugal.
a) Reescreva esse trecho no caderno, relatando os fatos como se fossem
ocorrer depois da sua escrita, usando o futuro do presente do indicativo.
b) Em sua reescrita, que formas verbais você precisou mudar para situar os fatos no futuro?
RESPOSTAS E COMENTÁRIOS
1.
a) As formas verbais estão no tempo presente.
b) Elas referem-se aos adolescentes nascidos nos anos 1990, que compõem
a geração Z.
c) Resposta pessoal. Professor, ajude os alunos a observar se os temas
que eles debatem são diferentes dos temas debatidos pela geração Z.
2.
a) Sim. É possível saber as ações que foram feitas; por exemplo, futebole,
seria "Joguei futebol". Professor, observe se os alunos percebem
que as palavras que deram origem aos verbos são substantivos e que elas indicam
o sentido dos termos criados.
b) O autor acrescentou aos substantivos terminações de verbos, além de
prefixos formadores de verbos em alguns casos. As palavras seguem o mesmo
padrão de conjugação dos verbos da primeira conjugação.
c) Futebolar, montanhar, anoitar, desmontanhar, amesar.
sopar, arrozar, bifar, ensopadar, cafezar, varandar.
d) O texto ficaria assim: "Querido mano, amanhã futebolarei bastante com uns amigos. Depois ( ... ] nos divertiremos
montanhando até o dia anoitar. Então desmontanharemos. nos amesaremos,
soparemos, arrozaremos, bifaremos, ensopadaremos e cafezaremos. Em seguida
varandaremos".
e) Resposta Pessoal. Espera-se que os alunos consigam conjugar os verbos
e percebam que, para isso, adotaram o modelo de flexão dos verbos regulares de
primeira conjugação no tempo futuro do modo indicativo.
3.Ele fez essas atividades em grupo; é possível perceber isso porque ele
utiliza a terminação da primeira pessoa do plural (mos).
4. Resposta pessoal. Professor, verifique a coerência dos bilhetes
produzidos pelos alunos e se as formas verbais criadas por eles estão
adequadas.
5.
a) Debatem: debat (radical), e (vogal temática), m (desinência
): planejam. plenej(radical), a (vogal temática), m (desinência
b) Futebolei: futebol (radical), a (vogal temática), ei (desinencial;
sopamos sop (radical), a (vogal temática), mos (desinência); varandamos:
varand (radical), a (vogal temática), mos (desinência) Professor,
comente que, em futebolei, a vogal temática, que modifica a conjugação,
não aparece.
6.
a) Os verbos estar/dar pertencem à mesma conjugação que os verbos
amar/cantar, porém apresentam mudanças no presente e no pretérito
perfeito do modo indicativo.
b) Os verbos ver/caber se diferenciam do verbo correr/escrever,
apesar de serem da segunda conjugação: há mudança na vogal temática do
verbo ver e do radical do verbo caber no pretérito perfeito do modo
indicativo.
c) Há mudança no radical do verbo ouvir no tempo presente do modo
indicativo em relação aos outros tempos em que foi conjugado. Nos demais
verbos, o radical se mantém sem alteração.
d) Possiblidade de resposta: Odiar,
ter, trazer, ir, vir, etc.
1.
a) Na primeira página de um Jornal e na capa de uma revista, encontram-se
as noticias consideradas mais importantes pela empresa de comunicação.
b) A aranha entende que havia uma fotografia do marido dela na primeira
página do Jornal e que, portanto, ele havia feito algo considerado importante.
c) Garfield quis dizer que o marido da aranha estava "grudado"
na primeira página do Jornal. O que revela isso é a imagem, no terceiro
quadrinho, de uma aranha esmagada na página do Jornal.
d) Trata-se do verbo ver, irregular.
2.
a) O uso do registro informal da língua de modo geral, marcado, por
exemplo, pelo emprego da gíria galera; pelo alongamento de sílabas (muuuito),
por expressões como pois é; e pelo uso de interjeições como aaahhhhhh,
hum.
b) É direcionada ao leitor
c) Porque o texto trata de um fato Já ocorrido no momento da produção da
matéria.
3.
a) É usado o tempo presente do modo indicativo.
b) À 1ª conjugação: anunciar; à
2ª conjugação: escolher, ser; à
3ª conjugação: ir.
4.
a) A forma verbal expressa um fato situado no
passado em relação ao momento de produção do texto, mas que se situa no futuro
em relação ao que é expresso na outra oração do período.
b) Na frase 11, expressa hipótese.
5.
a) Quadro:
Falar: falo, falei, falarei.
Vir: venho, vim, verei.
Ter: tenho, tive, terei.
Pedir: peço, pedi, pedirei.
Sorrir: sorrio, som, sorrirei.
Dizer. digo, disse, direi,
Trazer· trago, trouxe, trarei.
Brincar: brinco, brinquei, brincarei.
Sonhar: sonho, sonhei, sonharei,
Querer: quero, quis, quererei.
Caber: caibo, coube, caberei.
Contar: conto, contei, contarei
b)
1ª conjugação., falar, brincar, sonhar,
contar;
2ª conjugação: ter, dizer, trazer, querer,
caber;
3ª conjugação: vir, pedir, sorrir.
c) Verbos regulares: falar, sonhar, brincar,
contar.
Verbos irregulares: ter, dizer, trazer,
querer, caber, vir, pedir, sorrir.
6.
a) vimos/ vemos/ viram/ verão
b) Desinência de pessoa em vimos: -mos; em
vemos: -mos; em viram: -am; em verão: -ão.
7.
a) "Um belo dia, no ano de 1500, essa
terra receberá a visita de uma galera bem diferente, com roupas estranhas e
hábitos mais esquisitos ainda ... Essa turma virá de um país muito distante
chamado Portugal "
b) Foram alteradas as formas recebeu e vinha.
FONTE: COSTA, Cibeli Lopresti. Geração
alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7º ano. 2. ed.
São Paulo: Edições SM, 2018.