PáginasDESCRITOR

terça-feira, 10 de agosto de 2021

EXERCICIOS DE ESCRITA DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA

 

DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA.

I - Passe as orações abaixo do discurso direto para o discurso indireto.

      Você vai colocar a palavra QUE ou SE ligando as duas orações. Precisará fazer alguns ajustes para oração ficar boa. A palavra SE será usado só quando houver uma pergunta, ou seja, ponto de interrogação (?).

        Ex.: 1. O professor perguntou a Paula:

                  _ Você está entendendo?

                  O professor perguntou a Paula SE ela estava entendendo.

       Ex.:2. Pedro disse:

                _ Estou cansado.

                 Pedro disse QUE estava cansado.

 

1. O treinador me disse:

  Você precisa treinar mais.

______________________________________________________________________

2. Ele reclamou:

Eu não gosto desse bolo.

______________________________________________________________________

3. Simone questionou: É para copiar as perguntas?.

______________________________________________________________________

4. Minha mãe me pediu:

  Volte cedo!.

______________________________________________________________________

5. Bruna perguntou:

 — Ana poderia ligar o ventilador?

______________________________________________________________________

6. O ladrão gritou para vítima: Passe o dinheiro.

______________________________________________________________________

7. O menino choramingou:

— Quero a minha bola de volta.

______________________________________________________________________

8. O juiz interrogou ao réu:

 Você está dizendo a verdade?

______________________________________________________________________

9. A garota disse ao pai:

 — Preciso de dinheiro para comprar um caderno.

______________________________________________________________________

10. As crianças pediram ao mágico: Fique mais um pouco.

______________________________________________________________________

 

II) De acordo com os exercícios acima, no discurso direto usamos as palavras

...........................ou...............................

 

III - Passe as orações do discurso indireto para o discurso direto:

       Nesta atividade você irá retirar as palavras QUE ou SE e usará os sinais de pontuação dois pontos (:), travessão (_) ou aspas (“ “).  Se usar aspas escreva em uma linha só. Se usar dois pontos e travessão utilize duas linhas.

       Ex.: Pedro disse que está doente.

       Pedro disse:

       _ Estou doente.

       Ou

       Pedro disse Estou doente.

1. Bruna afirmou que não sabia nada.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O diretor explicou que não haverá aula amanhã.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Aline confirmou que estava atrasada.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. O instrutor perguntou se estava chovendo.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. A enfermeira falou que não tinha mais vaga disponível.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Lidiane disse ao colega que ele precisava estudar.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Lucas perguntou ao Renato se ele já comeu camarão.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Ana Paula avisou que iria faltar na segunda-feira.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. O pai disse ao filho que ele não era todo mundo.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Avisaram no grupo que a passagem subiu.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

IV – Abaixo há algumas citações, frases ditas por outras pessoas. Diga se as citações são diretas ou indiretas.

 

1. “Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar” (Carlos Drummond de Andrade).

___________________________________________________________________

2.  Para Drummond ninguém é igual a ninguém, todo ser humano é diferente, cada pessoa possui sua peculiaridade.

_________________________________________________________________

3. “A alegria evita mil males e prolonga a vida.” (William Shakespeare)

__________________________________________________________________

4. Conforme Shakespeare a alegria evita mil males e prolonga a vida, não adianta perder tempo com a tristeza.

__________________________________________________________________

5. “É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas”. (Buda)

__________________________________________________________________

6. Segundo Buda é melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas, o autodomínio é algo muito difícil de conquistar.

_________________________________________________________________

7.  “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. (Fernando Pessoa)

_________________________________________________________________

8. De acordo com Fernando Pessoa tudo vale a pena quando a alma não é pequena, tanto as adversidades como os momentos bons nos fazem crescer.

_________________________________________________________________

9. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)

_________________________________________________________________

10. Nas palavras de Cora Coralina há felicidade em aprender o que ensinamos.

_______________________________________________________________

V – No exercício acima podemos notar que as aspas, além de outros usos, são usadas nas citações diretas para indicar:

________________________________________________________________

 

VI. Leia a tirinha abaixo

 

1. Para indicar a fala das  personagens em uma tirinha o narrador utilizou:

a) Balões

b) retângulos

c) Aspas

d) Dois pontos e travessão

 

2. A fala do narrador na tirinha aparece em:

a) Balões

b) retângulos

c) Aspas

d) Dois pontos e travessão

 

VII. Leia a piada abaixo:

     A professora falou:

     _Bastião, me fale uma frase com a palavra capacidade!

     Ele disse:

    - Quando morava na roça, eu era abestado. Aí eu vim capacidade e miorei!

 

1. Que pontuação foi utilizada para mostrar a fala das personagens?

a) Balões

b) retângulos

c) Aspas

d) Dois pontos e travessão

VIII. Leia a notícia abaixo.

Ministro da Educação defende que universidade seja 'para poucos'

 

     O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou à TV Brasil que a "universidade deveria, na verdade, ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade" (veja VÍDEO acima). Ele defendeu que as verdadeiras "vedetes" (protagonistas) do futuro sejam os institutos federais, capazes de formar técnicos.

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/08/10/ministro-da-educacao-defende-que-universidade-seja-para-poucos.ghtml

 

1. Que pontuação foi utilizada para mostrar a fala do ministro?

a) Balões

b) retângulos

c) Aspas

d) Dois pontos e travessão


segunda-feira, 9 de agosto de 2021

ORAÇÃO 6º OU 7º ANO

ORAÇÃO

OBS.: Essa atividade é complemento da atividade FRASE. A próxima atividade será sobre PERÍODO.

Leia os textos abaixo:

Texto 1



 

 






 

Texto 2














1. Que informação o texto 1 transmite?

_________________________________________________________

2. Que informação o texto 2 transmite?

_________________________________________________________

3. A palavra FAÇA é um:

a) artigo

b) substantivo

c) adjetivo

d) verbo

 4. A palavra SILÊNCIO é um:

a) artigo

b) substantivo

c) adjetivo

d) verbo

 Teoria 1

       No texto 1 há uma frase “Faça silêncio”. Quando a frase possui verbo ela pode ser chamada de frase verbal ou oração.

      No texto 2 há uma frase “Silêncio!Quando a frase NÃO possui verbo ela é chamada apenas de frase ou frase nominal.

 

Leia a tirinha abaixo







http://bichinhosdejardim.com/wp-content/uploads/2021/08/bdj-210802-web.jpg

 5. Nos fragmentos abaixo se tiver verbos identifique-os. Depois diga se o fragmento é uma oração ou frase nominal.

a) Um dia frio...

__________________________________________

b) A música de Djavan na cabeça...

___________________________________________

c) Com certeza é sinal pra eu retomar “Grande Sertão: Veredas”!

__________________________________________

 

Leia a tirinha



http://bichinhosdejardim.com/wp-content/uploads/2021/07/bdj-210524-web.jpg

 

6. Copie os verbos presentes em cada quadrinho.

a) Primeiro quadrinho:

_________________/________________/_________________/________________

b) Segundo quadrinho:

______________________/_____________________/____________________

c) Terceiro quadrinho:

_____________________

 

7. Cada verbo corresponde a uma oração. Quantas orações há em cada quadrinho?

a) Primeiro quadrinho:

__________

b) Segundo quadrinho:

__________

c) Terceiro quadrinho:

__________

 

Teoria 2

Locução verbal

       Locução verbal são dois ou mais verbos usados para indicar uma ação. Ex.:

       Meu tio vai viajar amanhã = Meu tio viajará amanhã.

       Maria não havia copiado a resposta. Maria não copiou a resposta

       Eu estou estudando muito = Eu estudo muito

      Cada verbo em um texto é uma oração.

      Cada locução verbal em um texto é apenas uma oração

 

 

Leia o texto abaixo.

CLARA GOMES

       Clara Gomes é a criadora da tira em quadrinhos Bichinhos de Jardim, publicada no jornal O Globo. Petropolitana, com formação em design gráfico e arte-educação, a autora busca a construção de um universo cômico, lúdico, poético e crítico em suas tirinhas. Participou de exposições em Recife, São Paulo e Rio de Janeiro e fez parte da publicação MSP+50, da Mauricio de Sousa Produções. É mãe do pequeno Júlio e companheira do Kadu Castro

http://bichinhosdejardim.com/about/

 

















Foto: Nelson Toledo

8. “a autora busca a construção de um universo cômico, lúdico, poético e crítico em suas tirinhas.” Nesse fragmento temos:

a) um verbo, ou seja, uma oração.

b) um verbo, ou seja, duas orações.

c) um verbo, ou seja, uma frase nominal.

d)  dois verbos, ou seja, duas orações.

 

9. No fragmento “Participou de exposições em Recife, São Paulo e Rio de Janeiro e fez parte da publicação MSP+50, da Mauricio de Sousa Produções.” há quantas orações?

a) uma

b) duas

c) três

d) quatro

 Teoria 3

     Nas locuções verbais o último verbo escrito termina em R, DO ou NDO.

 

Leia a tirinha do Armandinho.



https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144.113963.488356901209621/1489993617712606/?type=3&theater

10. Diga quantas orações há em cada fragmento. Justifique copiando o verbo ou a locução verbal.

a) Você sempre vai ouvir que não adianta!

______________________________________________________________________

b) Geralmente de pessoas que nunca tentaram!

________________________________________________________________________

c) Quando for assim, não liga!

_______________________________________________________________________

d) Nada incomoda mais quem não faz nada...

_______________________________________________________________________

e) ...do que alguém que tenta fazer alguma coisa !

_______________________________________________________________________

GABARITO ATIVIDADE 14 – ORAÇÃO

1. Para fazer silêncio.

2. Para fazer silêncio.

3. d

4. b

5.

a) Não há verbos = frase nominal.

b) Não há verbos = frase nominal.

c) Verbos: é, retomar. Duas orações.

6.

a) Curti, curti, dei, curti

b) Amei, favoritei, tasquei.

c) Sou

7.

a) quatro

b) três

c) um

8. A

9. B

10.

a) Duas orações: vai ouvir, adianta.

b) Uma oração: tentaram.

c) Duas orações: for, liga.

d) Duas orações: incomoda, faz.

e) Uma oração: locução verbal tenta fazer


QUIZ - DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA.

 https://docs.google.com/forms/d/1nFrdQ16_77hnNaSiY4SHvnULT3mrP1QR4nTik17nv5k/edit?usp=sharing

domingo, 8 de agosto de 2021

DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA.


DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO

 

       O que é discurso direto e discurso indireto?

       Discurso direto e discurso indireto são dois tipos de INTRODUÇÃO DAS FALAS DAS PERSONAGENS DE UMA NARRATIVA.

      

O que é discurso direto?

       O discurso direto acontece quando o narrador faz a transcrição exata da fala das personagens. Possui TRAVESSÃO (_), DOIS PONTOS (:) ou ASPAS (“ ”).

       Exemplo de discurso direto:

a) A aluna afirmou: (voz do narrador)

— Preciso estudar muito para o teste.  (voz da personagem)

 

b) A aluna afirmou: Preciso estudar muito para o teste

(Voz do narrador)                              (Voz da personagem)

 

c) A aluna perguntou:     (Voz do narrador)

Haverá aula de Português?  (Voz da personagem)

 

       O que é o discurso indireto?

       O discurso indireto acontece quando narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens em um texto NARRATIVO. Aparecem as palavras QUE ou SE.

 Exemplo de discurso indireto:

A aluna afirmara que precisava estudar muito para o teste.

(Voz do narrador)                     (Voz da personagem reproduzida pelo narrador com suas palavras.)

A aluna perguntou se haveria aula de Português.

Adaptado de: https://www.normaculta.com.br/discurso-direto-e-indireto

 

CITAÇÃO DIRETA E CITAÇÃO INDIRETA

     

       O que é citação direta e citação indireta?

        Citação direta e citação indireta são dois tipos de introdução da “fala” (fragmento de texto) de outros autores quando fazemos um TEXTO DISSERTATIVO (redação, artigo de opinião...).

      

       O que é citação direta?

        A Citação direta é a transcrição exata da “fala” de outros autores. No texto aparece ENTRE ASPAS, CITANDO O nome do AUTOR antes ou depois da transcrição da fala.

       Ela deve ser usada somente quando você se lembra exatamente da frase a ser citada.

       Exemplo: Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras       

O que é citação indireta?

        Citação indireta é a transcrição da fala do autor com nossas próprias palavras, ou seja, é uma paráfrase da ideia original. Ela NÃO acompanha ASPAS, mas deve CITAR O AUTOR.

Pitágoras dizia que se nós educássemos as crianças não precisaríamos punir os adultos.

Adaptado de: https://querobolsa.com.br/revista/como-fazer-citacao-na-redacao-do-enem.

 

EXERCÍCIOS

 

       I. Classifique os fragmentos abaixo em DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA.

Obs.: Se o texto for narrativo estará marcado entre parênteses para ajudá-los.

 

1. “Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar” (Carlos Drummond de Andrade). (Texto dissertativo)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

2. Para DRUMMOND ninguém é igual a ninguém, todo ser humano é diferente, cada pessoa possui sua peculiaridade. (Texto dissertativo)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

3. O treinador disse:

— Você precisa treinar mais. (TEXTO NARRATIVO)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

4. O treinador disse: “Você precisa treinar mais.” (TEXTO NARRATIVO)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

5. O treinador disse QUE você precisava treinar mais. (TEXTO NARRATIVO)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

6. “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. (Fernando Pessoa)  - (Texto dissertativo)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

7. De acordo com FERNANDO PESSOA tudo vale a pena quando a alma não é pequena, tanto as adversidades como os momentos bons nos fazem crescer.     (Texto dissertativo)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

8. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina) - (Texto dissertativo)

 

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

9. O instrutor perguntou SE estava chovendo. (TEXTO NARRATIVO)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

10. — Saia da quadra — Disse o juiz. (TEXTO NARRATIVO)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://professordiorges.blogspot.com/2021/04/quiz-discurso-direto-e-indireto-citacao.html

https://querobolsa.com.br/revista/como-fazer-citacao-na-redacao-do-enem.

https://querobolsa.com.br/revista/como-fazer-citacao-na-redacao-do-enem.

BNCC

• Identificar e refletir sobre as diferentes perspectivas ou vozes presentes nos textos e sobre os efeitos de sentido do uso do discurso direto, indireto, indireto livre, citações etc.

• Estabelecer relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a identificação e compreensão dos diferentes posicionamentos e/ou perspectivas em jogo, do papel da paráfrase e de produções como as paródias e a estilizações.

 

• Orquestrar as diferentes vozes nos textos pertencentes aos gêneros literários, fazendo uso adequado da “fala” do narrador, do discurso direto, indireto e indireto livre.

• Estabelecer relações de intertextualidade para explicitar, sustentar e qualificar posicionamentos, construir e referendar explicações e relatos, fazendo usos de citações e paráfrases, devidamente marcadas e para produzir

paródias e estilizações.