DISCURSO DIRETO,
DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA.
I - Passe as orações abaixo do discurso
direto para o discurso indireto.
Você vai colocar a palavra QUE ou SE ligando as duas orações. Precisará fazer alguns ajustes
para oração ficar boa. A palavra SE
será usado só quando houver uma pergunta, ou seja, ponto de interrogação (?).
Ex.: 1. O professor perguntou a Paula:
_ Você está entendendo?
O
professor perguntou a Paula SE
ela estava entendendo.
Ex.:2. Pedro disse:
_ Estou cansado.
Pedro disse QUE estava cansado.
1. O treinador me
disse:
—
Você precisa treinar mais.
______________________________________________________________________
2. Ele reclamou:
— Eu não gosto desse bolo.
______________________________________________________________________
3.
Simone questionou: “É para copiar as
perguntas?”.
______________________________________________________________________
4.
Minha mãe me pediu:
—
Volte cedo!.
______________________________________________________________________
5.
Bruna perguntou:
— Ana poderia ligar o ventilador?
______________________________________________________________________
6.
O ladrão gritou para vítima: “Passe
o dinheiro”.
______________________________________________________________________
7.
O menino choramingou:
— Quero a minha
bola de volta.
______________________________________________________________________
8.
O juiz interrogou ao réu:
Você está dizendo a verdade?
______________________________________________________________________
9.
A garota disse ao pai:
— Preciso de dinheiro para comprar um caderno.
______________________________________________________________________
10.
As crianças pediram ao mágico: “Fique
mais um pouco”.
______________________________________________________________________
II) De acordo com os exercícios acima,
no discurso direto usamos as
palavras
...........................ou...............................
III - Passe as orações do discurso
indireto para o discurso direto:
Nesta atividade você irá retirar as
palavras QUE ou SE e usará os sinais de pontuação dois pontos (:),
travessão (_) ou aspas (“ “). Se usar aspas escreva em uma linha só. Se usar
dois pontos e travessão utilize duas linhas.
Ex.: Pedro disse que está doente.
Pedro disse:
_ Estou doente.
Ou
Pedro disse “Estou
doente.”
1. Bruna afirmou
que não sabia nada.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O diretor
explicou que não haverá aula amanhã.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Aline
confirmou que estava atrasada.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. O instrutor
perguntou se estava chovendo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. A enfermeira
falou que não tinha mais vaga
disponível.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Lidiane disse
ao colega que ele precisava estudar.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Lucas
perguntou ao Renato se ele já comeu
camarão.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Ana Paula
avisou que iria faltar na
segunda-feira.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. O pai disse ao
filho que ele não era todo mundo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Avisaram no
grupo que a passagem subiu.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
IV – Abaixo há algumas citações, frases
ditas por outras pessoas. Diga se as citações são diretas ou indiretas.
1. “Ninguém é
igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar” (Carlos Drummond de
Andrade).
___________________________________________________________________
2. Para Drummond ninguém é igual a ninguém, todo
ser humano é diferente, cada pessoa possui sua peculiaridade.
_________________________________________________________________
3. “A alegria
evita mil males e prolonga a vida.” (William Shakespeare)
__________________________________________________________________
4. Conforme
Shakespeare a alegria evita mil males e prolonga a vida, não adianta perder
tempo com a tristeza.
__________________________________________________________________
5. “É melhor
conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas”. (Buda)
__________________________________________________________________
6. Segundo Buda
é melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas, o autodomínio é algo
muito difícil de conquistar.
_________________________________________________________________
7. “Tudo vale a pena quando a alma não é
pequena”. (Fernando Pessoa)
_________________________________________________________________
8. De acordo com
Fernando Pessoa tudo vale a pena quando a alma não é pequena, tanto as
adversidades como os momentos bons nos fazem crescer.
_________________________________________________________________
9. “Feliz aquele
que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)
_________________________________________________________________
10. Nas palavras
de Cora Coralina há felicidade em aprender o que ensinamos.
_______________________________________________________________
V – No exercício acima podemos notar
que as aspas, além de outros usos,
são usadas nas citações diretas para indicar:
________________________________________________________________
VI. Leia a tirinha abaixo
1. Para indicar a fala das
personagens em uma tirinha o narrador utilizou:
a) Balões
b) retângulos
c) Aspas
d) Dois pontos e travessão
2. A fala do narrador na tirinha aparece em:
a) Balões
b) retângulos
c) Aspas
d) Dois pontos e travessão
VII. Leia a piada abaixo:
A professora
falou:
_Bastião, me fale
uma frase com a palavra capacidade!
Ele disse:
- Quando morava na roça, eu era abestado. Aí
eu vim capacidade e miorei!
1. Que pontuação foi utilizada para mostrar a fala das
personagens?
a) Balões
b) retângulos
c) Aspas
d) Dois pontos e travessão
VIII. Leia a notícia abaixo.
Ministro da Educação defende que universidade seja 'para
poucos'
O ministro da Educação, Milton Ribeiro,
afirmou à TV Brasil que a "universidade deveria, na verdade, ser
para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade" (veja
VÍDEO acima). Ele defendeu que as verdadeiras "vedetes"
(protagonistas) do futuro sejam os institutos federais, capazes de formar técnicos.
1. Que pontuação foi utilizada para mostrar a fala do
ministro?
a) Balões
b) retângulos
c) Aspas
d) Dois pontos e travessão