ATIVIDADE
15 – REVISÃO - FRASE
TIPOS DE FRASE
1. Classifique as frases em: interrogativa, exclamativa, declarativa e
imperativa.
a) Os jovens
ajudam a construir um mundo melhor.
___________________________
b) Os jovens
ajudam a construir um mundo melhor?
___________________________
c) Jovens,
ajudem a construir um mundo melhor.
___________________________
d) Os jovens
ajudam a construir um mundo melhor!
___________________________
TEORIA
As frases imperativas (verbo no modo imperativo) indicam ordem, pedido ou conselho. Para
entender se é uma ordem, pedido ou conselho é preciso observar o contexto. Se um
policial disser para um motorista: _ Baixe o vidro. Ele está fazendo um pedido, ou seja, você
NÃO é obrigado a baixar o vidro ou é uma ordem? Se
um vendedor de balas disser para
um motorista: _
Baixe o vidro. Ele está fazendo um pedido, ou seja, você
NÃO é obrigado a baixar o vidro ou é uma ordem? |
2. Os tipos de frase variam de acordo com a intenção
comunicativa do emissor em: interrogativa,
exclamativa, declarativa e imperativa. Indique
o tipo de frase que se utiliza para.
a) dar
informações
_________________________________
b) pedir
esclarecimentos, orientação...
_________________________________
c) dar uma
ordem, conselho...
_________________________________
d) mostrar um
grande espanto, susto...
_________________________________
e) fazer apelos,
pedidos...
_________________________________
f) demostrar emoções, sentimentos...
_________________________________
3. Os tipos de
frases: interrogativa, exclamativa,
declarativa e imperativa podem ser escritas na forma negativa ou na forma afirmativa.
Complete o quadro seguinte, pondo um X na coluna correspondente.
|
TIPO |
FORMA |
||||
Int. |
Excl. |
Decl. |
Imp. |
Neg. |
Afirm. |
|
a) Escrevam
um texto sobre a guerra e a paz. |
|
|
|
|
|
|
b) É muito
difícil! |
|
|
|
|
|
|
c) Eu não
sou capaz, professora! |
|
|
|
|
|
|
d) Toda a
gente é capaz. |
|
|
|
|
|
|
e) Querer é
poder! |
|
|
|
|
|
|
f) Evitem os
erros ortográficos. |
|
|
|
|
|
|
g) Não se
esqueçam dos sinais de pontuação! |
|
|
|
|
|
|
h) A professora
já fez a chamada. |
|
|
|
|
|
|
4. Escreva a
frase abaixo no tipo e na forma entre parênteses.
Você sabe o que é a felicidade.
a) __________________________________________________
(interrogativa / afirmativa).
b) __________________________________________________
(interrogativa / negativa).
c) __________________________________________________
(exclamativa / afirmativa).
d) __________________________________________________
(exclamativa / negativa).
5) Escolha
vocábulos e sinais de pontuação do retângulo abaixo e construa três frases:
EU TU
ELE ELA VOCÊ
NÓS VÓS ELES
ELAS O A
UM UMA NOS AMIGO DIFÍCEIS
ABANDONA ABANDONE
ABANDONO MOMENTOS
TEM AJUDA
SOLIDÃO NÃO
? ! . |
a) Interrogativa
/ negativa:
_____________________________________________________________________________
b) Imperativa /
negativa:
_____________________________________________________________________________
c) Exclamativa /
afirmativa:
_____________________________________________________________________________
6. Relacione as
colunas.
( a ) Saia agora
mesmo.
(......... ) declarativa
( b ) Você quer
ir ao teatro?
(.... . ...) exclamativa
( c ) Não
poderei acompanhá-lo.
( ........ ) interrogativa
( d ) Quanta
demora! ( .........) imperativa
7. Analise o
contexto das placas abaixo e diga se o imperativo está indicando ordem, pedido ou conselho.
a) _______________________________________
b) ________________________________
c) ________________________________