PáginasDESCRITOR

domingo, 9 de junho de 2024

ATIVIDADES - O MENINO QUE CAIU NO BURACO – CAPITULO I – BORBOLETA AZUL

 ATIVIDADES -  O MENINO QUE CAIU NO BURACO – CAPITULO I – BORBOLETA AZUL

 FONTE DO TEXTO: 

https://img.travessa.com.br/capitulo/EDICOES_SM/MENINO_QUE_CAIU_NO_BURACO_O-9788598457215.pdf

1.Por que o menino custou a sair da cama?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O menino se sentia culpado ao comer, por quê?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Qual a explicação médica para o fato de o pai do menino ficar na cama?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. O menino não teria as duas primeiras aulas, por que mesmo assim ele saiu cedo?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. O que ele encontrou no caminho?

______________________________________________________________________________ 

6. O menino conhecia o lugar, seu pai o levava lá para fazer o quê?

____________________________________________________________________________ 

7.  O pai do menino o ensinou a voar de que maneira?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. O que a mãe do menino dizia para ele não entrar na antiga fábrica?

_____________________________________________________________________________ 

9. O que o menino viu quando estava na pequena clareira?

____________________________________________________________________________

10.  Onde o menino caiu?

___________________________________________________________________________

• Borboleta azul

           O menino acordou cedo para ir à aula. Muito cedo. O galo cacarejava nos fundos da casa. Pela janela do quarto podia ver o sol despontando atrás das montanhas. O dia prometia ser lindo, com o céu de inverno muito azul e quase sem nuvens, os passarinhos cantando e o cheiro da cerca de eucaliptos que seu pai plantara havia muito tempo.

           O menino tinha treze anos, mas já sabia que um dia bonito não queria dizer nada. Em dias bonitos também aconteciam coisas ruins, porque a natureza não podia ficar prestando atenção à vida das pessoas.

          Custou a sair da cama. Tinha a forte impressão de que nada de bom ia acontecer depois que fizesse isso. Seria melhor continuar ali, afundando cada vez mais para debaixo dos cobertores, com as pernas dobradas e as duas mãos entre elas, naquele mundo quente, escuro e quieto.

          O grito da mãe o acordou de verdade. Pulou da cama, vestiu o uniforme do colégio às pressas, pegou a mochila, que já estava arrumada, calçou os tênis ainda sujos da lama das chuvas da semana anterior e correu para o banheiro.

          Sua mãe já colocara o copo de café com leite e os biscoitos em cima da mesa da cozinha. Ela estava como sempre: os cabelos desgrenhados, as rugas profundas, os olhos inchados de uma noite maldormida, vestindo aquele roupão ensebado amarrado na cintura por um pedaço de corda de varal.

          A mãe apontou um pequeno embrulho sobre a mesa, dentro de um saco plástico. Era o lanche. Ele o colocou dentro da mochila. Precisava dele. Passava quase o dia todo fora e na escola não davam comida. Mas sentia-se culpado: cada pão, cada grão de feijão, cada pedaço de carne que ele comia vinha do trabalho da mãe, lavando e passando, de manhã até a noite, as roupas dos turistas que vinham se divertir nos sítios do outro lado do rio.

          O pai não tinha ido embora, abandonado a família, se acabado com bebida, sumido no mundo, nada disso. O pai do menino vivia lá no quarto, na cama. E não estava nem doente do corpo.

          Tinha sido um marceneiro muito bom, com muitos clientes. Fazia móveis, prateleiras, armários, escadas, sabia montar toda a armação de um telhado e chegou a fazer um chalé inteiro de madeira. Conhecia o nome das árvores, tinha uma bolsa de couro cheia de ferramentas bem tratadas, procurava deixar tudo perfeito e usava uns óculos de lentes muito grossas, de tanto que se preocupava com os pequenos detalhes.

          Naquele tempo o menino sentia muito orgulho do pai. Aos sábados, ia na garupa da bicicleta, com a bolsa das ferramentas no colo, ajudar nos serviços. Todos tratavam seu pai com muito respeito. Era um homem sério, que trabalhava calado e em silêncio. Chegava a pedir que desligassem um rádio, por exemplo, porque precisava “ouvir” a madeira. Quando alguém reclamava que assim, sem distração, o trabalho pesava mais, ele dizia que era só questão de se acostumar.

          — O silêncio primeiro é um problema, depois uma solução — falava ele.

           O menino gostava muito das frases do pai.

           Mas agora o pai vivia na cama. Havia quase um ano. Ninguém sabia o que estava acontecendo. Sem forças para trabalhar. Os médicos alegavam que ele não tinha nada, que se quisesse poderia levantar e fazer as coisas, mas o problema era que ele não queria. Depois de um longo período sem trabalho, ele simplesmente desistiu e ficou no quarto.

          O menino lembrava de uma noite, quando o pai chegou da vila e sentou na cadeira da varanda, olhando os vaga-lumes. Lembrava da mãe perguntando o que havia acontecido, e o pai repetindo:

          — Muito barulho. Muito barulho.

          No dia seguinte, não saiu da cama.

          Tiveram de vender as ferramentas melhores, para comprar comida.

          Se alguém entrasse no quarto e perguntasse o que estava sentindo, a resposta era sempre a mesma:

          — Estou triste.

          E depois o silêncio.

          Agora ninguém falava mais sobre isso naquela casa.

          O menino botou a mochila nas costas e saiu sem dizer nada.

          Havia muito tempo que naquela casa ninguém gostava de falar, muito menos de sorrir.

          O dia estava mesmo bonito. O sol refletia no orvalho e o menino ia pisando pequenos arco- -íris na grama rala do caminho. Havia uma única nuvem, muito branca, sobre as montanhas, parecida com as bolas de algodão que ele tirava de dentro dos vidros de remédio que davam para o seu pai, mas que não adiantavam nada.

           A escola ficava a três quilômetros de distância e ele normalmente levava uma meia hora até lá, porém naquele dia estava sem pressa nenhuma. Não teria as duas primeiras aulas. Podia até ter continuado na cama. Mas a verdade é que qualquer coisa era melhor do que ficar em casa.

          A primeira parte do caminho eram duas faixas de barro paralelas que cortavam o mato ralo de um pasto, feitas pelas rodas das charretes e dos carros de boi. Por ali se chegava a uma estrada mais larga, de barro socado e cheia de buracos, em que às vezes passava algum automóvel, porém o mais comum era o menino andar até a escola sem cruzar com ninguém.

           O pasto continuava do outro lado da estrada, onde uma trilha estreita levava a uma fábrica de panelas de barro.

          A fábrica já não funcionava. Estava parada havia muitos anos. Diziam que o lugar era assombrado. Vários bois e cavalos foram encontrados mortos no pasto em volta, com marcas de garras afiadas no pescoço. Logo espalharam que por ali vivia um lobisomem e a fábrica acabou abandonada.

          O menino costumava ir bem distraído. Seus pensamentos chegavam à escola mais cedo do que ele… o dever de casa feito às pressas, uma lição mal decorada, a menina da outra turma que ele queria que gostasse dele, a nota da prova de matemática… nunca prestava atenção no caminho. Mas naquele dia, como estava mesmo sem pressa, ia observando uma grande borboleta azul que o acompanhava.

          A borboleta não virou à direita, em direção à escola. Ela atravessou a estrada e o menino achou uma boa ideia fazer o mesmo.

         A escola só abriria dali a umas duas horas. Podia dar um passeio. Aproveitar aquela manhã ensolarada. Passaria pela antiga fábrica, atravessaria a pinguela sobre o ribeirão e alcançaria a estrada, lá do outro lado. Uma hora de caminhada, no máximo. E ele conhecia bem o lugar. Seu pai o levara por ali algumas vezes, quando era criança, para pescar os cascudos que saíam de debaixo das pedras depois das chuvas.

          O menino continuou em frente. A borboleta azul desapareceu logo depois.

          Era o mesmo pasto, mas agora não se via nem um só cavalo ou boi. Um bando de maritacas passou voando, depois o silêncio voltou. O silêncio lembrava o seu pai.

          Andou por meia hora, até avistar as paredes caídas da velha fábrica de panelas de barro. Haviam tirado as telhas, as portas e as janelas; os caibros apodreceram; o vento derrubara os tijolos, que se desfaziam. Agora o mato crescia entre as ruínas e a construção aos poucos voltava a ser terra.

          A única coisa que resistia ao tempo era o grande forno de barro, no centro do terreiro. Parecia uma casa de cupins gigante, com uma pequena abertura na frente, como uma gruta. Quando era pequeno, seu pai o colocou lá em cima e o fez pular em seus braços. O menino custou muito a tomar coragem, mas por fim se jogou, de braços abertos. Depois, disse para os amigos que seu pai o ensinara a voar.

          Havia muito tempo não passava por ali e resolveu olhar o forno, onde colocavam as panelas para assar e endurecer o barro. Por dentro era muito largo, oco e escuro, ainda preto de fuligem. Sua mãe não queria que ele passasse por ali e o assustava, dizendo que o lobisomem dormia dentro daquele forno.

          O menino jogou uma pedra lá dentro. Ela quicou nas paredes de barro e o vazio produziu um eco triste. Ouviu um barulho a suas costas e se virou. Viu alguma coisa se mexer perto das ruínas da fábrica. Um bicho peludo saiu dos escombros e sumiu no mato.

          Devia ser um gambá ou um gato. Foi ver mais de perto.

          Contornou as paredes desabadas e, mais adiante, voltou a ver o mato se mexer. O capim estava alto, mas não resistiu à curiosidade e avançou alguns passos.

          O bicho continuava sempre a sua frente. Podia ver seus movimentos pelo mato, afastando-se um pouco quando o menino o perseguia, parando quando ele parava.

          Um pouco adiante, abriu-se uma pequena clareira, com uma grama rala queimada de sol sobre pequenos montes de terra revolvida. Ao lado, um galho partido, muito comprido, ainda com algumas folhas, ressecadas.

          O menino viu o vulto do animal peludo passar atrás de uma goiabeira. Pareceu maior do que havia imaginado. Talvez um cachorro. Ficou com medo, mas mesmo assim deu um passo à frente.

         A terra sob o seu pé cedeu.

           Ele esticou os braços, tentando segurar alguma coisa, e arranhou as mãos. Os braços bateram com força no barro duro, um pedaço de pau rasgou seu cotovelo esquerdo e os dois pés desceram. O chão se abriu embaixo dele. Paredes de terra cresceram a sua volta, o corpo girou, sentiu uma forte pancada na nuca, o peito ralou com força no barro, as pernas rasparam em pedras enquanto caía. As mãos agarraram um pedaço de raiz. O corpo parou por alguns segundos, pendurado. Gritou. Ouviu o eco na escuridão. A raiz partiu-se, ele girou e bateu de costas no fundo do buraco, com toda a força.

ATIVIDADES - LIVRO: A FACE OCULTA - AUTORA - MARIA TEREZA MALDONADO - GABARITO

 ATIVIDADES - LIVRO: A FACE OCULTA - AUTORA - MARIA TEREZA MALDONADO

DEPOIS DAS QUESTÕES COM RESPOSTAS  HÁ UMA VERSÃO COM  10 QUESTÕES PARA CADA CAPÍTULO. Trabalhei em 8 aulas, duas aulas por semana na sala de leitura, três capítulos  em cada encontro, na última semana fizemos  dois capitulos e uma atividade lúdica.

Fonte: https://armazemdetexto.blogspot.com/2022/09/livroatividades-face-oculta-autora.html

 Fonte para baixar o PDF: https://pdfcoffee.com/qdownload/a-face-oculta--pdf-free.html

 Capítulo 1: A inimiga do Sol  p.7

 01. Que tema é abordado nesse livro?

Uma história de Bullying e Cyberbullying.

02. Quem são os pais de Luciana? p. 7

Alzira e Leandro.

03. Para eles, qual era o melhor modo de começar o dia, mesmo em fins de semana e feriados? p.7

Era fazer uma caminhada a passos rápidos no calçadão de Copacabana.

04. Qual era a rotina de Luciana, de 13 anos? p.7

Toda noite ficava até tarde entretida com jogos on-line, conversando com os amigos pelo computador, e detestava acordar cedo.

 05. Como se chama a amiga de Luciana, que seus pais encontraram no Carnaval? p.8

Bruna.

06. Qual era o único programa que Luciana aceitava o convite de Bruna? p.8

Era ir na padaria do pai de Bruna comer aquele pão doce irresistível.

07. Por que a chamavam de inimiga do sol? p.8

Porque era branca como a neve, em pleno verão.

08. Luciana gosta de computador e de comida. Vive comendo que bobagens? p.9

Pipoca, biscoitos, balas, bolos, tudo o que não presta.

09. Por que eles dizem que Luciana é impermeável aos nossos argumentos? p.10

Porque diz com a maior convicção que o mundo virtual é muito mais interessante do que essa nossa vidinha real.

10. Luciana voltou para o quarto resmungando, que frase? p.11

“- Não sei quem inventou essa regrinha idiota de comer sobremesa depois da refeição.”

 11. Como se chama a comunidade virtual que Luciana entrou depois de discutir com os pais?

 “Meus pais não me entendem”.

 Capítulo 2: O real mundo virtual p.13

 01. Como o pai chamava Luciana, devido a sua palidez? p.13

Zumbi.

 02. Luciana disse ao pai que odiava a escola, e o que ela mais amava era o quê? p.14

 Ficar plugada no computador.

 03. Por que Luciana dizia que não estava afim de conversar com ninguém daquela escola? p. 14

 Porque os amigos virtuais são muito mais interessantes.

 04. Como eram os avatares que Luciana construía para representa-la? p.15

 Eram muito diferentes dela: magros, altos, cabelos curtos com cores e cortes exóticos, roupas ousadas e coloridíssimas.

 05. Paulo amigo de Luciana também mergulhava onde? p.18

 No buraco negro cibernético.

 06. Como era o envolvimento de Paulo com o computador e com a guitarra? p.19

 Tirava o apetite, esquecia as refeições e não encontrava tempo para tomar banho, escovar os dentes e fazer xixi. Muito menos para estudar.

07. Quem eram os pais de Paulo? p. 19

Arnaldo e Deise.

08. O que Paulo disse quando reprovou? p.21

Assim eu fico com mais base para o ano que vem...

Capítulo 3: Perseguição implacável p.22

01. Nesse capítulo aparecem mais alguns personagens, entre eles, Marcelo e Elisa. Qual a idade deles? p.23

Marcelo 14 anos e Elisa 8 anos.

02. Quem é Vitor? p.23

Marido de sua mãe (padrasto) e pai de sua irmã Elisa.

03. Que fazia Marcelo e mais cinco amigos no condomínio onde moravam? p.23

“Tocavam o terror”, implicando com as crianças na piscina e nos brinquedos do parque, derrubando as lixeiras e deixando a sujeira espalhada no chão para, escondidos, se divertirem vendo a raiva dos faxineiros falando palavrões enquanto limpavam a área uma vez mais.

04. Marcelo tinha ciúme dos irmãos: Elisa e Tiago. Como ele reagia? p.25

Ele sentia-se o mais prejudicado de todos, reclamava que os irmãos eram protegidos e mimados, afirmava que só ele levava bronca e ficava de castigo, acusava o pai e a mãe de terem deixado de gostar dele. E explodia de raiva.

05. No futebol, qual era o apelido de Marcelo? p.26

Perna de pau.

06. Qual o nome dos pais de Marcelo? p. 27

Heitor e Iracema.

07. Na nova escola, quem Marcelo escolheu para ser alvo de ataques? p.27

Luciana.

Capítulo 4: Ataques Torturantes p.28

01. Que disse Marcelo para a Luciana no primeiro torpedo? p. 28

Gooooooooorda!

02. Para quem Luciana ligou pedindo conselhos? p. 30/31

Para seu amigo Paulo e para Bruna.

03. O filho da Dete (Maicon) matava aula para ficar onde? p.33

Ficar na Lan House.

04. Além de mandar mensagens pelo celular Marcelo também mandou mensagens através de onde? p.33

Através de um site de relacionamentos com perfil fake.

05. Que tipo de choque teve Luciana quando deparou com as mensagens de Marcelo? p. 34

O coração acelerado, a boca seca, o suor frio nas mãos, a angústia lhe contraindo o estômago cheio.

06. Luciana encaminhou as mensagens para Bruna e Paulo. O que eles aconselharam? p.34

Aconselharam a não responder, que assim o agressor desistiria.

07. Quando Luciana estava jantando com sua mãe, contou que a Dete estava com problemas com o Maicon. Que disse sua mãe? p.35

Computador é muito bom, mas quando usado em excesso dá problemas.

 Capítulo 05 – Comemorando a vitória - p.36

1.    Marcelo chegou à sala de aula antes de Luciana e ficou satisfeito, por quê? p.36

Ao vê-la entrar abatida, com olheiras, revelando a noite maldormida.

2.    Por que Luciana mal conseguiu prestar atenção às aulas? p. 3

Além do sono, a preocupação de descobrir o “homem-bomba” que queria detoná-la.

3.    Que mensagem Marcelo mandou para Luciana dentro da sala de aula? p.37

Com essa roupa preta, você fica com cara de bruxa gorda!”

4.    O que Marcelo achava tão divertido? p.37

Achava tão divertido atormentar os irmãos e implicar com eles.

5.    Entre uma viagem e outra, Arnaldo conversava com Paulo sobre o quê? p.38

Sobre a importância dos estudos.

6.    Com que Paulo sonhava? p.38

Com sua banda de rock, que o tornaria famoso e traria rios de dinheiro...

7.    Paulo sugeriu para Luciana fazer um trabalho de detetive? p.40

Tente ir por exclusão: descobrindo quem não é, sobra quem é, sacou?

8.     Quem virou internauta, e disse para Luciana que estava correndo o risco de ficar mais viciada do que ela? p. 40

Sua avó.

9.     Sobre qual assunto foi a palestra na escola da Bruna? p. 41

Bullying.

10.  O que é Bullying? p. 41

É um comportamento de agressões físicas ou verbais feitas de modo repetitivo com o objetivo de ferir moral e até fisicamente à pessoa escolhida.

11. Explique o que é cyberbullying. p.41

Cyberbullying é quando a pessoa usa a tecnologia para bombardear a vítima 24 horas por dia, sete dias por semana, desespero total!

12. O que a escola da Bruna está pensando em fazer? p.41

Uma campanha antibullying para conscientizar os alunos de que é errado se divertir fazendo os outros sofrerem!

 Capítulo 06: Os ataques continuam... p. 43

1.    Por que Luciana diz que Marcelo contaminou sua rede social? p.43

Porque antes era só prazer entrar nas redes sociais, e agora é sofrimento.

2.    Abatida com os ataques e atormentada por uma enorme raiva de si mesma; o que decide ela fazer? p. 43/44

Decide pedir ajuda aos adultos.

3.    Luciana pensou em tudo que poderia acontecer se contasse o que está acontecendo pros seus pais, e então chegou a que conclusão? p.44

 Que os colegas iam ficar rindo dela, por transformar um probleminha à toa no maior problemão, que ia

morrer de vergonha.

4.    Como Marcelo adorava ver Luciana? p.44

Adorava ver Luciana toda encolhida, a cabeça baixa, o rosto abatido, sem sequer ir para o pátio na hora do intervalo.

5.    Marcelo tornou-se “sócio” de Leonardo e combinou zoar quem no intervalo? p.44

Combinou com o Gil para ele provocar uma briga com o Henry no pátio.

6.     Que disse Henry para a turma, quando disseram “Uh, uh”? p. 44/45

“Ih, gente, qual o problema? Só porque eu sei as respostas certas e os professores gostam de mim?

7.    Como Marcelo descobre as coisas? p. 45

Ele diz que gosta de ouvir a conversa dos outros.

8.     Por que Marcelo não contou nada de Luciana para Leonardo? p. 45

Queria mantê-la como vítima particular: ser seu torturador secreto dava-lhe especial prazer.

9.     Por que Leonardo foi expulso da escola? p.46

Por ter se metido em muitas confusões: a pior foi ter agredido um professor na saída da escola, inconformado por ter recebido uma nota menor do que a da colega cujo trabalho ele havia copiado.

10.  Em sala de aula Leonardo deixou de desacatar os professores, mas continuava fazendo o quê? p.47

Questionava os ensinamentos, interrompendo a aula com frequência para fazer perguntas propositalmente complicadas e apresentar argumentos contrários ao que estava sendo dito.

11. Quem iria filmar a briga de Henry e Gil? p.48

Marcelo.

12. Quem fez a edição do vídeo da briga de Gil com Henry? p. 49

Pedro, irmão de Leonardo.

13. Quando a diretora mandou chamar Leonardo, como ele reagiu? p. 51

Saiu da sala protestando, argumentando que não havia provas contra ele, apenas um complô para incriminá-lo.

Capítulo 07...E as famílias são chamadas – p. 52

01. Leonardo conta ao pai que a diretora o convocou no colégio na manhã seguinte, e faz um combinado com o pai. Qual? p.53

Tirar o corpo fora do ocorrido para não ser incriminado.

02.Como reagiu Iracema, mãe de Marcelo? p.53

Ameaçou retirar o computador do quarto do filho.

03.Como estava Gil, ao implorar para a mãe ir ao colégio, senão ele não entraria? p.55

Gil estava quase chorando de remorso.

04.Marcelo estava com o ódio de Leonardo e Henry. Que pensou ele? p. 55

 “Que droga eu ter me associado a esse mau caráter, covarde, que não tem coragem de assumir o que fez!”

05. O que Gil falou de Leonardo durante a reunião? p.56

 Foi o Leonardo quem montou o vídeo e criou as legendas, nem eu nem o Marcelo sabemos fazer isso!

 06. Por que motivo Leonardo foi expulso do outro colégio? p.56

 Por má conduta...

   07.  O pai de Leonardo age errado, apoiando as atitudes do filho e ameaçando a diretora de processá-la por danos morais. Que frase ele diz ao filho antes de entrarem no carro? p. 57

- Vencemos! E você se defendeu brilhantemente! Parabéns, filhão!

Capítulo 08: Redimensionando o problema – p. 58

01. Luciana ficou chocada ao ver o vídeo que haviam feito com Henry e imediatamente fez o quê? p. 58

 Enviou o link para que Bruna e Paulo vissem também.

02. Bruna só não ia para a padaria quando? p. 59

   Só deixava de ir na padaria quando sua mãe, que trabalhava como aeromoça, ficava em casa descansando entre um voo e outro, então aproveitava para passar algumas horas com ela.

   03.  O que mais impressionou Luciana no caso de Henry? p.60

  Foi a rapidez com que os pais do Henry agiram e a coragem ou o desespero dele, de repente, de contar para a mãe no mesmo dia.

  04. Quanto tempo Luciana ficava fazendo as atividades que a família a colocava? p. 61

 Ela cumpria o combinado de ficar pelo menos seis meses em cada atividade para experimentar e aprender alguma coisa.

 05. Por que a Dete estava chorando? p. 63

 Porque  foi chamada na escola; o Maicon faltou quase uma semana, as notas péssimas e tem ficado na lan house.

 06. Paulo diz a Luciana que ouviu os professores falando que a diretora está pensando proibir o uso de celulares na escola.  Devido a quê? p. 63

 Com a facilidade de fotografar e filmar, a situação está ficando fora de controle.

 Capítulo 9: Ameaças e novas ideias – p. 65

 01. O que estava escrito no bilhete que Henry encontra na sua cadeira? p.65

 “Da próxima vez que se queixar pra mamãe, eu vou quebrar você de verdade, seu veadinho escroto!”

 02. Que fez Henry com o bilhete? p. 65

 Entregou para o professor de Biologia e disse em voz alta:

 - Quero saber quem escreveu isso! Eu não aceito ser ofendido nem ameaçado!

  03. A diretora Rosa disse ao professor que havia convocado a coordenadora e a orientadora para quê? p. 67

 Para planejar ações mais amplas com o objetivo de evitar a intensificação dos ataques.

 04.Por que a diretora disse que estava preocupada com o aumento dos episódios de cyberbullying? p. 67

 Porque os ataques são mais pesados, cruéis, e ultrapassam as fronteiras da escola, é muito mais difícil de controlar.

 05. Qual a finalidade da campanha antibullying? p. 68

  Está sendo muito eficaz para conscientizar os alunos de que é inaceitável.

 Capítulo 10: Vítimas e algozes – p.73

 01. Por que Elisa chegou da escola, chorando? p.73

 Porque sua melhor amiga arrumou uma amiga nova.

 02. Marcelo estava trancado no quarto, fazendo o quê? p.75

 Estava enviando uma enxurrada de mensagens ofensivas para Luciana.

 03. Marcelo estava distraído implicando com a irmã e fez o quê? p.75

Mandou mensagem para Luciana no endereço pessoal.

04. A face oculta, finalmente, foi revelada. O que Luciana descobriu? p. 75

Que o inimigo era o Marcelo.

05. Como Luciana resolveu dar fim da lei do silêncio? p.75

Decidiu imprimir as mensagens, contar tudo para os pais e levar o material para a orientadora.

06.  Leandro, pai de Luciana, quando chegou em casa e ouviu a história, ficou indignado e disse o quê? p.77

- Isso é cyberbullying! Sabia que isso é crime? Esse garoto não deve ter noção do que está fazendo.

07.  Luciana disse que pior do que ser atacada pelo Marcelo era o quê? p. 77

É vocês me tirarem do computador!

08. Os pais da Luciana e do Henry se encontraram na porta da escola e decidiram fazer o quê? p.78

Decidiram entrar todos juntos para perguntar como a escola estava planejando lidar com esses episódios e criar uma rede de pais para proteger os filhos dos crimes cibernéticos.

09. Na reunião decidiram criar uma campanha para esclarecer que as ações de bullying e de cyberbullying são inaceitáveis. Qual o nome da campanha? p. 79.

“Agressão não é diversão”.

 Capítulo 11 –  Confronto e consequências - p.81

01. Marcelo percebeu a ausência de Luciana na sala de aula, então, lembrou que enviou e-mails pelo endereço pessoal. O que ele disse quando a diretora lhe entregou as folhas com as mensagens impressas? p.82

        Marcelo começou a suar frio, o olhar fixo nas folhas, sem coragem de encarar os presentes. Balbuciou:

- Desculpe, foi mau...

 02. O que a diretora Rosa propôs a Marcelo? p.82

 Que Marcelo assuma conosco o compromisso de parar imediatamente de atacar Luciana.

 03. Sobre o vídeo de Henry, o que Marcelo relatou? p.82

 Relatou em detalhes, toda a trama proposta por Leonardo.

 04. Leonardo pediu licenças para ir ao banheiro, mas foi para o laboratório de informática, para fazer o quê? p. 83

 Para retirar o vídeo do site.

 05. Não houve como Leonardo negar que estava tirando o vídeo de Henry do site, por quê? p.84

 O técnico do laboratório indicou o computador que Leonardo acabara de usar, e no histórico do navegador lá estava o site de vídeos.

 06.  Leonardo contou toda a verdade para a diretora, que sentiu aliviada. Que outra preocupação ela teve? p.86

 Depois é descobrir como ajudar esse garoto a se regenerar.

 07.  A diretora fala para Márcia, mãe de Leonardo, que Ivan, o pai, teve uma postura de defender e apoiar o erro do filho, mentindo também e tentando nos intimidar. O que isso pode estimular em Leonardo? p. 86

 Estimular em Leonardo condutas antissociais, aumentando sua dificuldade de reconhecer os próprios erros.

 08. Que penalidade foi aplicada a Leonardo? p.87

 Ele utilizará o talento e o conhecimento que adquiriu sendo instrutor de uma ONG que oferece uma oficina de vídeos para adolescentes de uma comunidade do nosso bairro.

 09. Qual a carga horária que Leonardo terá que cumprir? p. 87

 Quatro horas semanais até o final do ano letivo.

 10. Que reparação foi proposta para o Marcelo? p.88

 Marcelo percorrerá as classes falando sobre o que aconteceu e se comprometendo a ajudar os agressores a interromper o comportamento violento.

 Epílogo(parte de um texto, no final de uma obra literária, que constitui a sua conclusão).p.90

 01. Dois anos depois, qual era o resultado da campanha “Agressão não é diversão”? p.90

 Continuou mostrando uma redução expressiva dos comportamentos violentos entre os alunos.

     02. As testemunhas que antes presenciavam as agressões em silêncio, fingindo que nada viam, por medo de se tornarem vítimas, passaram a fazer o quê, agora? p. 90

        Passaram a pressionar os agressores reprovando os ataques, fazendo com que eles se sentissem constrangidos e envergonhados.

   03. Houve redução na incidência de que tipos de ação de bullying? p. 90

        Exclusão, apelidos depreciativos, difamação, agressão física, ameaças.

    04. Que fizeram o grupo de pais liderados por Alzira, Leandro, Terry e Celso? p.91

      Eles elaboraram um folheto que foram distribuídos a todos os pais de alunos com sugestões de ações a serem implementadas em casa e nas áreas de lazer dos prédios.

 05. Algumas turmas criaram blogs, para quê? p. 91

          Para compartilhar textos de interesse comum e trocar informações relevantes.

    06. Que efeito teve no início da campanha, a passagem de Luciana, Henry e Marcelo pelas turmas para dar depoimentos pessoais sobre a prática do bullying? p. 91

        Teve um efeito muito positivo: os três tornaram-se amigos e conseguiram ajudar muitos colegas a sair do circuito violento.

     07. Quem se ofereceu para filmar a festa de final de ano da escola e decidiu fazer cinema? p.92

Leonardo.

“Não sofra Bullying. Denuncie”.

“Um por todos e todos contra o Bullying”.


Capítulo 1 - A INIMIGA DO SOL.

 

1. Qual o nome das personagens presente no primeiro capítulo?

a) os pais de Luciana?

______________________________________________________________________

b) a avó de Luciana?

______________________________________________________________________

c) a amiga de Luciana?

______________________________________________________________________

 

2. Qual era a rotina de Luciana, de 13 anos?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Qual era o único programa que Luciana aceitava o convite de Bruna?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Por que a chamavam de inimiga do sol? Pag. 8

_____________________________________________________________________________

 

5. Que prato Luciano preparou para o almoço?

______________________________________________________________________________

 

6. Alzira estava preocupada com um aspecto físico da filha, qual era a sua preocupação? p. 9

 

_____________________________________________________________________________

 

7. O que Luciana dizia sobre o mundo virtual para sua mãe?

______________________________________________________________________________

 

8. Que horas Luciana acordou?

______________________________________________________________________________

 

9. Luciana voltou para o quarto resmungando, que frase? p.11

____________________________________________________________________________

 

9. Como se chama a comunidade virtual que Luciana entrou depois de discutir com os pais?

__________________________________________________________________________

 

 

10. O que Luciana estava construindo em um jogo de computador?

_____________________________________________________________________________

 

 

 

 

Capítulo 2: O real mundo virtual

 

1. Como o pai chamava Luciana, devido a sua palidez?

_________________________________________________________________________

 

2. Por que Luciana dizia  que não estava afim de conversar com ninguém daquela escola?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Como eram os avatares que Luciana construía para representá-la? P.15

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. O que Luciana fazia para ficar na internet após o horário combinado?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Paulo amigo de Luciana e também mergulhava onde? p.18

_____________________________________________________________________________

 

6. Por que Paulo e Luciana chamavam um ao outro de zumbi?

______________________________________________________________________________

 

 

7. Como era o envolvimento de Paulo com o computador e com a guitarra? p.19

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Qual o nome dos pais de Paulo?

_____________________________________________________________________________

 

9. O que Paulo estava achando do livro que ele tinha que ler para o teste? P.20

 

10. Que argumento Paulo usou para justificar que não seria tão ruim repetir de ano?  p.21

_____________________________________________________________________________

 

 

Capítulo 3: Perseguição implacável p.22

 

1. O que Vitor era de Marcelo?

__________________________________________________________________________

 

2.  Que fazia Marcelo e mais cinco amigos no condomínio onde moravam? p.23

___________________________________________________________________________

 

3. Por que Marcelo não gostava das gêmeas do andar de baixo?

___________________________________________________________________________

 

4. Quem Tiago considerava seu ídolo?

__________________________________________________________________________

 

5. Marcelo tinha ciúme dos irmãos: Elisa e Tiago, do que ele sempre reclamava? p.25

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. Marcelo era excluído do futebol e sentia muita raiva, em quem ele descarregava essa raiva contida?

___________________________________________________________________________

 

7. Após ter aulas de futebol Marcelo conseguiu entrar no grupo dos meninos maiores o que ele passou a fazer? P.26

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

 

8. Qual o nome dos pais de Marcelo? p. 27

___________________________________________________________________________

 

9. Qual o motivo dos pais de Marcelo mudarem ele de colégio?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10. Na nova escola, quem Marcelo escolheu para ser alvo de ataques?

 

______________________________________________________________________________

 

 

Capítulo 4: Ataques Torturantes p.28

 

1. Quais as mensagens Marcelo enviou para Luciana em modo “particular”? p. 28

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. Por que Luciana não ia à praia? P.29.

______________________________________________________________________________

 

3. Luciana digitou “vai pra...”, Como Marcelo reagiu?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Para quem Luciana ligou pedindo conselhos?

____________________________________________________________________________

 

5. Quem ajudou Brenda  a fazer as pazes com o espelho?

___________________________________________________________________________

6. O filho da Dete (Maicon) matava aula para ficar onde? p.33

___________________________________________________________________________

7. Além de mandar mensagens pelo celular Marcelo também mandou mensagens através de onde? p.33

__________________________________________________________________________

 

8. Luciana levou um choque ao ler a mensagem de Marcelo. Como ela ficou? p. 34

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Luciana encaminhou as mensagens para Bruna e Paulo. Por que ela não queria pedir ajuda  dos pais?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

10. Quando foi dormir Luciana ficava fazendo que pergunta a si mesma?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Capítulo 05 – Comemorando a vitória - p.36

 

1. Marcelo chegou à sala de aula antes de Luciana e ficou satisfeito, por quê? p.36

_____________________________________________________________________________

2. Por que Luciana mal conseguiu prestar atenção às aulas?

______________________________________________________________________________

3. Que mensagem Marcelo mandou para Luciana dentro da sala de aula? p.37

______________________________________________________________________________

 

4. Com que Paulo sonhava? p.38

______________________________________________________________________________

5. Paulo sugeriu para Luciana fazer um trabalho de detetive? p.40

_____________________________________________________________________________

 

6. Quem virou internauta, e disse para Luciana que estava correndo o risco de ficar mais viciada do que ela?

______________________________________________________________________________

 

7. Sobre qual assunto foi a palestra na escola da Bruna? p. 41

_____________________________________________________________________________

 

8.  O que é Bullying? p. 41

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Explique o que é cyberbullying. p.41

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10. Por que Luciana seria um alvo fácil?p.42

_____________________________________________________________________________

 

Capítulo 06: Os ataques continuam...

 

1. Luciana pensou em tudo que poderia acontecer se os pais vissem a escola, o que ela preferiria a tudo isso? 44

________________________________________________________________

 

2. Como Marcelo adorava ver Luciana? p.44

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Marcelo tornou-se “sócio” de Leonardo e combinou zoar quem no intervalo?

____________________________________________________________________________

 

4.  Que disse Henry para a turma, quando disseram “Uh, uh”? p. 44/45

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Como Marcelo descobre as coisas? p. 45

 

____________________________________________________________________________

 

6.. Por que Leonardo foi expulso da escola anterior? p.46

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. Quem iria filmar a briga de Henry e Gil?

____________________________________________________________________________

 

8. Quem fez a edição do vídeo da briga de Gil com Henry? p. 49

__________________________________________________________________________

 

9. De acordo com Gil, por que Leonardo quis ser o diretor do vídeo? P.50

_____________________________________________________________________________

 

10. Quando a diretora mandou chamar Leonardo, como ele reagiu? p. 51

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Capítulo 07...E as famílias são chamadas – p. 52

 

1. Leonardo conta ao pai que a diretora o convocou no colégio na manhã seguinte, e faz um combinado com o pai. Qual? p.53

_____________________________________________________________________________

 

2. Iracema, mãe de Marcelo, ameaçou fazer o que para punir o filho? p.53

_____________________________________________________________________________

 

3. Iracema considerava que o que o filho fazia era apenas o quê?p.54

____________________________________________________________________________

 

4. Por que a mãe de Gil ficou furiosa? P.54

___________________________________________________________________________

 

5.Como estava Gil, ao implorar para a mãe ir ao colégio, senão ele não entraria? p.55

____________________________________________________________________________

 

6.Marcelo estava com o ódio de Leonardo e Henry. Que pensou ele? p. 55

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. O que Gil falou de Leonardo durante a reunião para se defender? p.56

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

        

 8. Por que motivo Leonardo foi expulso do outro colégio? p.56

 

____________________________________________________________________________

 

9. Leonardo foi considerado culpado, por quê?

____________________________________________________________________________

 

10.  O pai de Leonardo age errado, apoiando as atitudes do filho e ameaçando a diretora de processá-la por danos morais. Que frase ele diz ao filho antes de entrarem no carro? p. 57

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Capítulo 08: Redimensionando o problema – p. 58

 

1. Luciana ficou chocada ao ver o vídeo que haviam feito com Henry e imediatamente fez o quê? p. 58

__________________________________________________________________________

 

 2. Bruna só não ia para a padaria quando? p. 59

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Qual era o nome da padaria onde Luciana entrou?

____________________________________________________________________________

 

4.  O que mais impressionou Luciana no caso de Henry? p.60

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. O que um grupinho combinou em outra escola de fazer com a professora de Inglês?p.60

___________________________________________________________________________

 

6. Quanto tempo Luciana ficava fazendo as atividades que a família a colocava? p. 61

 

____________________________________________________________________________

 

7. Quantos pães Luciana comeu na padaria?

____________________________________________________________________________

 

8. Por que a Dete estava chorando? p. 63

_____________________________________________________________________________

 

9. Paulo diz a Luciana que ouviu os professores falando que a diretora está pensando proibir o uso de celulares na escola.  Devido a quê? p. 63

____________________________________________________________________________

 

10. Bruna perguntou se Luciana havia resolvido filosofar por causa de qual frase? P.64

 

____________________________________________________________________________

 

 

Capítulo 9: Ameaças e novas ideias

 

1. O que estava escrito no bilhete que Henry encontra na sua cadeira? p.65

___________________________________________________________________________

 

2. Por que os alunos não disseram quem estava falando com voz de falsete? P.66

__________________________________________________________________________

 

3. A diretora Rosa disse ao professor que havia convocado a coordenadora e a orientadora para quê? p. 67

_____________________________________________________________________________

 

4.Por que a diretora disse que estava preocupada com o aumento dos episódios de cyberbullying? p. 67

____________________________________________________________________________

 

 5. Qual a finalidade da campanha antibullying? p. 68

_____________________________________________________________________________

 

6. Antigamente o que se falava sobre espaçar os filhos e aterrorizá-los com ameaças e castigos? P.69

______________________________________________________________________________

 

7. O que hoje chamamos de bullying era considerado o que antigamente?p.69

_____________________________________________________________________________

 

8. Luciana voltou para casa cheia de dúvidas. Escreva as duas primeiras.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Maicon explicou para mãe que não ficava só jogando lan house, o que mais ele fazia no computador? P.71

__________________________________________________________________________

 

10. A campanha de combate ao bullying na escola seria para encorajar os alunos a fazerem o quê? P.72

_____________________________________________________________________________

 

Capítulo 10: Vítimas e algozes

 

01. Por que Elisa chegou da escola, chorando? p.73

_______________________________________________________________________

 

 

2. Que pedido Elisa fez ao pai por causa do bullying?p.74

_________________________________________________________________________

 

3. Marcelo estava trancado no quarto, fazendo o quê? p.75

 

________________________________________________________________________

 

4. Marcelo estava distraído implicando com a irmã e fez o quê? p.75

 

_________________________________________________________________________

 

5. A face oculta, finalmente, foi revelada. O que Luciana descobriu? p. 75

 

__________________________________________________________________________

 

6. Como Luciana resolveu dar fim da lei do silêncio? p.75

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7.  Leandro, pai de Luciana, quando chegou em casa e ouviu a história, ficou indignado e disse o quê? p.77

 

____________________________________________________________________________

 

8.  Luciana disse que pior do que ser atacada pelo Marcelo era o quê? p. 77

 

____________________________________________________________________________

 

9. Os pais da Luciana e do Henry se encontraram na porta da escola e decidiram fazer o quê? p.78

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10. Na reunião decidiram criar uma campanha para esclarecer que as ações de bullying e de cyberbullying são inaceitáveis. Qual o nome da campanha? p. 79.

______________________________________________________________________________

 

 

Capítulo 11 –  Confronto e consequências - p.81

 

01. Marcelo percebeu a ausência de Luciana na sala de aula, então, lembrou que enviou e-mails pelo endereço pessoal. O que ele disse quando a diretora lhe entregou as folhas com as mensagens impressas? p.82

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

02. O que a diretora Rosa propôs a Marcelo? p.82

 

______________________________________________________________________________

 

03. Sobre o vídeo de Henry, o que Marcelo relatou? p.82

 

_____________________________________________________________________________

 

04. Leonardo pediu licenças para ir ao banheiro, mas foi para o laboratório de informática, para fazer o quê? p. 83

 

___________________________________________________________________________

 

05. Não houve como Leonardo negar que estava tirando o vídeo de Henry do site, por quê? p.84

 

___________________________________________________________________________

 

06.  Leonardo contou toda a verdade para a diretora, que sentiu aliviada. Que outra preocupação ela teve? p.86

 

_____________________________________________________________________________

 

07.  A diretora fala para Márcia, mãe de Leonardo, que Ivan, o pai, teve uma postura de defender e apoiar o erro do filho, mentindo também e tentando nos intimidar. O que isso pode estimular em Leonardo? p. 86

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

08. Que penalidade foi aplicada a Leonardo? p.87

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

09. Qual a carga horária que Leonardo terá que cumprir? p. 87

 

____________________________________________________________________________

 

10. Que reparação foi proposta para o Marcelo? p.88

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Epílogo(parte de um texto, no final de uma obra literária, que constitui a sua conclusão)

 

1. Dois anos depois, qual era o resultado da campanha “Agressão não é diversão”? p.90

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. As testemunhas que antes presenciavam as agressões em silêncio, fingindo que nada viam, por medo de se tornarem vítimas, passaram a fazer o quê, agora? p. 90

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 3. Houve redução na incidência de que tipos de ação de bullying? p. 90

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 4. Que fizeram o grupo de pais liderados por Alzira, Leandro, Terry e Celso? p.91

 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 5. Algumas turmas criaram blogs, para quê? p. 91

______________________________________________________________________________

 

 6. Que efeito teve no início da campanha, a passagem de Luciana, Henry e Marcelo pelas turmas para dar depoimentos pessoais sobre a prática do bullying? p. 91

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. Quem se ofereceu para filmar a festa de final de ano da escola e decidiu fazer cinema? p.92

 

_____________________________________________________________________________

8. Qual o título do livro que você acabou de ler?

______________________________________________________________________________

9. Qual o nome da autora do livro?

______________________________________________________________________________

10. Qual foi o assunto do livro?

_____________________________________________________________________________

 

segunda-feira, 20 de maio de 2024

O BURRO QUE PENSAVA

 

O BURRO QUE PENSAVA

 

          Há muitos anos na terra dos burros havia um pequeno burro que não era compreendido pelos outros. Ele pensava, mas não pensava como burro, ele pensava diferente. Questionava os comportamentos dos seus amigos de escola. Questionava o que o professor burro dizia. Questionava até a existência do grande burro criador de toda burrice.

          Estava sempre lendo e buscando compreender o significado das coisas e a verdade sobre o que lhe diziam.

          De tanto pensar o burro acabou se isolando. De tanto pensar pouco falava, pouco comia, só ruminava.

          A manada se sentia incomodada com seu comportamento. A tropa não suportava aquele silêncio, aquela falta de tolices, aquela falta de asneiras, nenhum relincho, nenhum zurrar. Isso incomodava...

          Até que um dia ele morreu misteriosamente e nunca mais se falou no assunto.

 

 

1. A leitura do texto nos permite INFERIR que:

a) O burro morreu misteriosamente.

b) O burro foi morto por pensar diferente.

c) A causa da morte do burro foi um mistério.

d) A causa da morte do burro foi dizer mentiras.

 

2. Qual das alternativas não apresenta um SINÔNIMO da palavra QUESTIONAR.

a) indagar

b) inquirir

c) perguntar

d) concordar

 

3. Qual expressão introduz uma CONSEQUÊNCIA?

a) Há muitos anos

b) De tanto pensar

c) Na terra dos burros

d) Até que um dia

 

4. O assunto do texto é:

a) Violência contra os animais

b) Pessoas orgulhosas

c) Pensamento independente

d) Inveja

 

5. Alguma vez você já pensou como o burro da história? Comente.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 16 de maio de 2024

FILOSOFIA DA CEGUEIRA DE ALGUNS

 

Da cegueira de alguns - Rosângela Trajano

 

       Chegou um aluno deficiente visual à minha sala de aula ontem. Olhei para ele e parecia que me via. Foi quando pensei quantas pessoas têm visão e parecem cegas para determinadas coisas. Há pessoas que não vêem a gente que é criança ou jovem. É como se não fossemos gente, também. Elas só faltam pisar na gente, gritam conosco, xingam. Quando ficamos perto delas fingem que não estão nos vendo, parece que têm medo da gente. Há tanta gente cega nesse mundo, mas cega para a violência, a desnutrição, a ignorância, a ironia. Seu Ricardo outro dia me disse: “Se eu pegasse um menino igual a você, com essa cara de quem comeu e não gostou, daria um bocado de cascudo.” Ele está cego para os direitos das crianças e adolescentes. Enquanto o menino cego que chegou à minha sala de aula parece ver tudo, até o sol lá fora, pela janela.

 

1. Qual o assunto do texto?

___________________________________________________________

 

2. No texto a palavra CEGO no contexto apresenta dois significados? Explique-os.

a) cego.

_______________________________________________________________

b) cego

______________________________________________________________

 

3. Quem chegou à sala de aula do menino?

____________________________________________________________

4. O que ele pensou ao ver o menino deficiente visual? Por que?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Por que algumas pessoas fingem que não vêem as outras?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. Seu Ricardo está cego para quê?

______________________________________________________________________________

 

7. De acordo com o contexto um dos direitos das crianças e adolescentes é:

______________________________________________________________________________

 

8. Você conhece algum deficiente visual?

____________________________________________________________________________

9. O que os deficientes visuais podem nos ensinar?

_____________________________________________________________________________

11. Sem ser física que tipo de cegueira é prejudicial à humanidade? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12. O que seria do mundo se todos ficassem cegos de repente?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. Que outros tipos de deficiência você já ouviu falar?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14. “Uma pessoa preconceituosa pode ser considerada deficiente.” Explique essa afirmação.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________