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quarta-feira, 18 de setembro de 2024

AS TRÊS PENEIRAS - FILOSOFIA - ATIVIDADE - 7º,8º,9º ANOS

 ADAPTAÇÃO - As três peneiras de Sócrates – TEXTO  E GABARITO  ORIGINAL NO FIM


          Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

          - Quero contar uma coisa a respeito de um amigo seu!

          - Espere um momento – disse Sócrates – Antes de me contar, quero saber se passou essa informação pelas três peneiras.

          - Três peneiras? Que quer dizer?

          - Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção:

          A primeira peneira é a da VERDADE. Tem certeza de que isso que quer me dizer é VERDADE?

          - Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é VERDADE.

          - A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deve ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

          Envergonhado, o homem respondeu:

          - Devo confessar que não.

          - A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensou bem se é ÚTIL o que veio falar a respeito do meu amigo?

          - ÚTIL? Na verdade, não.

          Então, disse-lhe o sábio, se o que quer me contar não é VERDADEIRO, nem BOM, nem ÚTIL, então é melhor que o guarde apenas para você.

          Moral da história: Se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passá-los adiante.

 

RESPONDA?


1. Quem foi Sócrates?

_____________________________________

 

2. Quais são as três peneiras?

______________________________________________________________________________

 

3. O que ele quis ensinar com esse texto?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Qual o sentido das peneiras na leitura?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Há pessoas que costumam ter este comportamento do amigo de Sócrates. Quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar. 

     Você já procedeu assim alguma vez ou conhece alguém que age ou agiu desta maneira?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. Em caso afirmativo houve consequências? Enumere-as.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

7. Como posso avaliar se o que vou falar é VERDADEIRO, BOM e ÚTIL?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história e guardar segredo? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Você já contou algo para uma pessoa e ela não guardou segredo?

_________________________

 

10. Como você se sentiu ou se sentiria se isso acontecesse?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

11. Você já contou algo de alguém? O que isso provocou?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 12. Gostaria que algum amigo passasse por uma situação constrangedora por conta de uma fofoca, assim?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

13. Que aprendizado podemos tirar dá experiência de ter contado algo para alguém ou ter revelado um segredo?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

14. É sempre bom ter em mente a seguinte máxima: "Fazer aos outros, somente aquilo que queremos que façam a nós". Como você pode interpretar essa máxima?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

15. Por que algumas pessoas falam mal das outras?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

16. Por que algumas pessoas costumam ouvir quem fala mal das outras?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  

17. Responda com uma palavra:

a) Qual o assunto do texto?

______________________________________

b) Qual o sinônimo de útil?

______________________________________

c) Qual o antônimo de verdadeiro?

______________________________________

 

 

 

TEXTO – FONTE   As três peneiras de Sócrates

http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1293

 

Mary Alvarenga

Centro de Ensino Urbano Rocha

 

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?

- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:

- Devo confessar que não.

- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

- Útil? Na verdade, não.

Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

 

Moral da história: Se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passá-los adiante.

 

Você entendeu o texto?

 

1. Quem é Sócrates e o que ele quis ensinar com esse texto?

 

2. Qual o sentido das peneiras na leitura?

 

3. As pessoas que conhecemos, costumam ter esse comportamento? Quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar? Você já procedeu assim alguma vez? Conhece alguém que age ou agiu desta maneira?

 

4. Em caso afirmativo houve consequências? Enumere-as.

 

5. Como posso avaliar se o que vou falar é verdadeiro, bom e necessário?

 

6. É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história, guardar segredo ou simplesmente esquecer que ouviu, sem maiores comentários.

 

7. Você já foi atingido por um mal entendido assim? Como você se sentiu? Gostaria que algum amigo passasse por uma situação constrangedora por conta de uma fofoca, assim?

 

8. É sempre bom ter em mente a seguinte máxima: "Fazer aos outros, somente aquilo que queremos que façam a nós". Como você pode interpretar essa máxima?

 

Desenvolvendo a criatividade

 

a) Elaborar um trabalho interpretativo sobre o que mais lhe chamou a atenção no texto: através de um desenho, de um texto, de recorte e colagem, em forma de poesia, ou outra forma na qual melhor conseguir se expressar.

 

b) Criar um comentário em mais ou menos quinze linhas sobre as questões que envolvem... Verdade - Bondade - Necessidade, existentes no texto.

 

Conta-se que a ideia das três peneiras foi atribuída a Sócrates, filósofo ateniense, que se pautava a sua vida sob três pilares: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE.

 

 

 

GABARITO - FONTE

https://brincardeestudar12.blogspot.com/2017/04/as-tres-peneiras-de-socrates.html

 

 

 

1 – Quem foi Sócrates e o que ele quis ensinar com o texto?

 

R à Foi um filósofo ateniense, sábio e inteligente. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, conhecido principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como pelas peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. O texto As três peneiras quis ensinar que é preciso pensar, refletir antes de se passar uma informação, um comentário adiante.

 

2 – Qual o sentido das peneiras na leitura?

 

R à Peneiras no sentido literal são instrumentos usados para filtrar alguma coisa, no caso do texto, filtra informações, dessa forma as peneira significam testes, crivos pelos quais a informação deve passar antes de ser passada adiante.

 

3 - As pessoas que conhecemos, costumam ter esse comportamento? Quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar? Você já procedeu assim alguma vez? Conhece alguém que age ou agiu desta maneira?.

 

R à Muitas pessoas têm o comportamento igual ao amigo de Sócrates, Contam coisas inúteis, desnecessárias, com aspectos negativos e que não é uma certeza, mentirosa, e maldosa. Outros que se recusa a ouvir e propaga sua ideia, E a informação é parcial e não absoluta.

 

4 – Em caso afirmativo houve consequências? Enumere-as:

 

R à Às vezes, inimizades, prejuízos financeiros, comentários pejorativos, denigrem a imagem do outro, discussões, discórdias, desentendimentos, confusões e até mortes.

 

5 – Como posso avaliar se o que vou falar é verdadeiro, bom e necessário?

 

R à Verdadeiro - procurar saber se o fato realmente aconteceu

Bom – se vai provocar alegria,  prazer, se  não é algo destrutivo

Necessário- se vai ser útil

 

6 – É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história, guardar segredo ou simplesmente esquecer que ouviu, sem maiores comentários.

 

R à Quando realmente queremos, tudo se torna fácil, se corrermos atrás, nos esforçarmos é fácil adquirir o conhecimento almejado. Tendo caráter. Isso varia de pessoa a pessoa, umas com  mais facilidade em esquecer, outras mais dificuldades.

 

7 - Você já foi atingido por um mal entendido assim? Como você se sentiu? Gostaria que algum amigo passasse por uma situação constrangedora por conta de uma fofoca assim?

 

R à Sim já fui. MUITO mal. Não, porque ninguém gosta de passar algo assim  é constrangedor e a pessoa não deve pagar pelo erro dos outros eu não gostaria que nenhum amigo meu passe por um processo semelhante porque é muito ruim é pode acaba até em morte

 

8 – Elaborar um trabalho interpretativo sobre o que mais lhe chamou atenção no texto. Através de um desenho, de um texto, de recorte e colagem, em forma de poesia.

 

As três Peneiras de Sócrates: Verdade, Bondade e Necessidade.

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       As Parábolas, contadas de geração em geração, na maioria, trazem em seu conteúdo lições de moral relacionadas ao comportamento humano com o próximo, levando-o muitas vezes a refletir sobre suas atitudes diante dos desafios que a vida presenteia a quem quer que seja.

 

       Refletindo sobre a mensagem, ela se torna uma lição de vida, por ser interessante e fazer com que se reavalie certas ações humanas.

 

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Reportando sobre valores éticos, uma lição de vida na mensagem de Sócrates com a parábola; As três peneiras:

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    Mas, na verdade, não é tão fácil assim usar no dia a dia essas três simples peneiras, afinal, desde que o mundo é mundo, conversa vai, conversa vem e, quando menos se espera alguma história já se espalhou.

        Por isso, deve, submeta-o ao crivo das Três Peneiras: Verdade, Bondade, Necessidade, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque:

Pessoas inteligentes falam sobre ideias;

Pessoas comuns falam sobre coisas;

Pessoas mesquinhas falam sobre pessoas.

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9 – Criar um comentário em mais ou menos 15 linhas sobre as questões que envolvem: Verdade, Bondade, Necessidade, existentes no texto.

 

             Em se tratando de uma bela lição de valores humanos, a parábola “As Três Peneiras de Sócrates: da Verdade, bondade e a da necessidade.” É uma delas, pois “Pessoas inteligentes falam sobre ideias; pessoas comuns falam sobre coisas; pessoas medíocres falam sobre pessoas”

         Conta-se que a ideia das três peneiras foi atribuída a Sócrates, filósofo ateniense, que se pautava a sua vida sob três pilares: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE.

          Esses pilares por sua vez, foram supostamente transformados em peneiras.

           Sempre que algo lhe ocorrer e sentir desejo de compartilhar com os demais, lembre-se das Três Peneiras:

         A primeira peneira é a da VERDADE. Pergunte-se se você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro. Se lhe sobrar no espírito alguma dúvida ou receio, então, não pode ser tido como verdadeiro.

         A segunda peneira é a da BONDADE. “Pergunte-se se o que você vai contar, mesmo que seja verdade, se gostaria que os outros também dissessem a seu respeito”. Se por qualquer motivo lhe causar horror ou transtorno, então não pode ser tido como algo bondoso.

        A terceira peneira é a da NECESSIDADE - Pergunte-se se você acha mesmo realmente necessário contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante? Respondendo: Porque? A pessoa te deu esta liberdade? Isto irá beneficiá-la? Irá fazer-lhe algum bem?

       Se o que você irá contar realmente passou pela terceira peneira, então, poderá passar adiante.

 

      Em fim, se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passá-los adiante.

domingo, 8 de setembro de 2024

CONTO PEQUENO TRAGEDIA BRASILEIRA

 

Tragédia Brasileira – Manuel Bandeira - 1933

 

       Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade,

       Conheceu Maria Elvira na Lapa — prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.

       Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria.

      Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.

      Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada.

      Não fez nada disso: mudou de casa.

      Viveram três anos assim.

      Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.

      Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...

       Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.

 

1. faz quantos anos que esse texto foi publicado?

___________________________________________

 

2. “Podia dar uma surra, um tiro, uma facada.” Qual sua opinião sobre o que misael poderia fazer se a história se  passasse nos dias atuais?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Apesar de o texto não dizer, o que voc~e acha que aconteceu com o Misael?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Em quantos endereços, presentes no texto, Misael morou durante os três anos com Maria Elvira?

_________________________________

 

5. Boca do Mato, Inválidos ...  Por que o autor utilizou reticências no final desse fragmento?

___________________________________________________________________

 

6. Misael tirou Maria Elvira da vida. A expressão destacada foi empregada em sentido conotativo( real) ou conotativo (figurado) ?

____________________________________________

7. Qual o significado da expressão “da vida” no texto?

___________________________________________

 

8. “a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal” Essa expressão significa:

a) deitada de lado.

b) deitada de barriga para baixo.

c) deitada de barriga para cima.

 

9. O adjetivo que indica uma característica de misael é:

a) inconformado

b) resignado

c) impaciente

 

10. A partir do texto podemos dizer que os fatos narrados se passam?

a) em São Paulo

b) no Rio de janeiro e em São Paulo

c) no Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

O texto acima é um poema narrativo. Uma narrativa deve responder a algumas perguntas básicas:

O QUÊ?                – o(s) fato(s) que determina(m) a história;

QUEM ?                _ a personagem ou personagens;

COMO?                 _ o enredo, o modo como se tecem os fatos;

ONDE?                  _ o lugar ou lugares da ocorrência;

QUANDO?            _ o momento ou momentos em que se passam os fatos;

POR QUÊ?            _ a causa do acontecimento.

 

11. Destaque os elementos pontuados acima:

 

• O quê?

 

 _____________________________________________________.

• Quem?

 

 _____________________________________________________.

 

• Como?

 

 _____________________________________________________.

• Onde?

 

 _____________________________________________________.

•Quando?

 

 _____________________________________________________.

•Por quê?

 

 ____________________________________________________________

 

 

"Convencionalmente, o enredo da narração pode ser assim estruturado:

·       exposição (apresentação das personagens e/ou do cenário e/ou da época)

·       desenvolvimento( desenrolar dos fatos)

·       desfecho ( arremate da trama ).

 

 

12. Quanto à estrutura da narrativa convencional, destaque do texto Tragédia Brasileira os seguintes trechos:

    * a exposição:

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

o desenvolvimento:

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

O desfecho:

 

____________________________________________________________________________________________________________,      

 

13. Relacione as palavras que se referem, fisicamente, às personagens Maria Euvira e Misael:

 

MARIA ELVIRA

MISAEL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14. Separe as características de Maria Elvira, em duas colunas, antes e depois de ter se casado com Misael: Prostituída - com sífilis - dermite nos dedo - boca bonita - saldável - conforto

 

ANTES DO CASAMENTO

DEPOIS DO CASAMENTO

 

 

 

 

 

 

 

 

FILOSOFIA VALORES HUMANOS

 

Escola: ______________________________________________________________________ Nome: __________________________________________________ Turma: ______________ VALORES HUMANOS

 

          Existem muitos valores que são importantes em qualquer contexto ou lugar, podendo ser considerados valores universais. Eles devem ser cultivados para garantir uma convivência ética e saudável entre as pessoas que fazem parte de uma sociedade. São alguns deles: Respeito: é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. Esse valor pode ser manifestado de diferentes formas, um exemplo é o respeito às diferenças, pois em uma sociedade temos pensamentos diferentes e gostos diferentes.

 

           Honestidade: A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. Ter honestidade significa agir com ética e verdade nas relações humanas e no cumprimento de obrigações, agindo conforme os princípios éticos.  

 

          Humildade: A humildade é uma virtude muito valiosa na vida de um indivíduo, pois significa a sua capacidade de reconhecer suas falhas ou suas dificuldades. O conceito de humildade se relaciona com a ideia de agir com modéstia, de ter simplicidade em suas atitudes e saber reconhecer suas próprias limitações.

 

          Empatia: A empatia é a capacidade que uma pessoa possui de perceber os sentimentos de outras pessoas, colocando-se "no lugar dela". É um valor importante para manter as boas relações humanas porque a partir dela é possível entender os pensamentos e as atitudes dos outros.

 

          Educação: A educação, como um valor humano, significa agir de forma cordial, educada e amável. É saber se relacionar com os outros seguindo princípios de bom relacionamento, que devem ser baseados no respeito mútuo.

 

          Solidariedade: A solidariedade é a capacidade de ter simpatia e atenção com outra pessoa, o que demonstra a valorização e a importância dada às outras pessoas. Esse sentimento se caracteriza pelo interesse verdadeiro de se unir ao sofrimento ou à necessidade de alguém, ajudando-o no que for possível.

 

 Atividade:

 

1- Após ler os conceitos acima sobre os valores, escreva qual você acha que é o seu maior valor e por quê

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

 

2- Escolha dois desses valores citados acima e escreva uma situação onde você os demonstrou. Exemplo: Solidariedade – Eu fui solidário quando participei de uma campanha beneficente para arrecadar dinheiro para ajudar uma pessoa que precisava...

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

 

 

3- Escreva o nome de todos os membros da sua casa, qual o grau de parentesco com você, e ao lado qual é dos valores acima mais combina com cada pessoa.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

 

Leia a reflexão abaixo:

“Sua riqueza não está nas coisas que você possui, mas naquelas coisas que você jamais trocaria por dinheiro.” *Após ler a reflexão acima, responda:

 

 4- Você concorda com a frase acima? Por quê?

 

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ________________________________________________________________

 

5- Quais coisas você tem em sua vida que você jamais trocaria por dinheiro?

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

terça-feira, 27 de agosto de 2024

SUJEITO CLASSIFICAÇÃO ATIVIDADES

 

1. Classifique os sujeitos em SUJEITO SIMPLES E SUJEITO COMPOSTO.

a) Ana arrumou a sala.

____________________________________

b) A sala foi arrumada por Ana

____________________________________

c) Chegaram atrasados os alunos e os professores.

____________________________________

d) Os alunos alugaram o salão de festa

____________________________________

e) A Aroeira e o Botafogo ficam próximos do centro.

____________________________________

f) Uma pessoa foi à passeata.

____________________________________

g) Três mil pessoas foram à passeata.

____________________________________

h) Foram encontrados o pai e a filha desaparecidos.

____________________________________

 

2. DESTAQUE O SUJEITO e classifique-os em SUJEITO SIMPLES E SUJEITO COMPOSTO.

a) Deus criou os homens e os animais.

____________________________________

b) Os homens e os animais foram criados por Deus.

____________________________________

c) As casas da ilha serão reformadas pela prefeitura.

__________________________________

d) Ganharam a bolsa escola uma aluna e um aluno.

____________________________________

e) Ganharam a bolsa da escola quatrocentos alunos.

____________________________________

f) O trânsito da ponte será fechado.

____________________________________

g) Os sapos e as rãs são anfíbios.

___________________________________

h) O ar condicionado da sala está quebrado.

____________________________________

i) Voaram meu azulão e meu curió.

____________________________________

j) Roubaram meu azulão e meu curió.

___________________________________

k) A cidade de Macaé completou 211 anos.

____________________________________

 

 

 

3. Diga a qual pronome pessoal o verbo destacado se refere: eu , tu, ele,  nós, vós, eles.

a) Tudo posso naquele que me fortalece.

________

b) Queremos um representante nosso na diretoria.

________

c) Esperas alguma colaboração desse pessoal?

_________

d) Levou o animal ao veterinário.

________

e) E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

_______

f) Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim.

_______

 

4. Classifique os sujeitos em sujeito oculto e sujeito indeterminado.

a) Assaltaram o mercado Sucesso.

____________________________________

b) Fico aqui imaginando tudo que a gente pode fazer

____________________________________

c) Escreveram na parede da sala.

____________________________________

d) Estamos aceitando encomendas.

___________________________________

e) Chegaste, Senti na minha boca um te quero

____________________________________

 

5. Classifique os sujeitos em simples, composto, oculto e indeterminado.

a) Só sei que nada sei.

____________________________________

b) O Vasco e o Flamengo disputaram a final.

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c) Conhece-te a ti mesmo

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d) O melhor jogador do mundo marcou o primeiro gol aos 13 anos.

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e) Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter.

____________________________________

f) Esqueceram um celular e um fone na sala.

____________________________________

g) Um celular e um fone foram encontrados na sala.

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quarta-feira, 14 de agosto de 2024

O PARADOXO DO NAVIO DE TESEU - FILOSOFIA 8 E 9 ANO

 

O NAVIO DE TESEU

          O navio de Teseu aborda a questão da identidade de objetos ao longo do tempo, ou seja, o que faz com que um objeto continue sendo o mesmo ainda que o tempo passe e ele sofra mudanças. Isso parede paradoxal porque se o objeto mudou, ele não deveria mais ser o mesmo objeto; por outro lado, se ele não fosse o mesmo objeto, nem poderíamos dizer que ele mudou, já que teríamos outro objeto, e não o mesmo mudado.

          A história do navio é a seguinte: em comemoração à vitória de Teseu contra o minotauro na ilha de Creta, os atenienses mantiveram a tradição de anualmente levar o navio do herói até Creta e de volta a Atenas. Isso se manteve por muitos anos e, com o tempo, a madeira do navio foi envelhecendo. Algumas partes foram, então, substituídas. Chegou um momento em que todas as partes foram substituídas e não mais restava nada do navio de Teseu original. A questão que é levantada é: ainda se trata do mesmo navio?

          Thomas Hobbes, séculos depois, imaginou mais uma possibilidade que tornaria toda a questão ainda mais confusa: imaginemos que todas as partes que foram sendo substituídas com o tempo foram armazenadas em um museu. Depois de todas as peças serem trocadas, alguém junta todas as antigas e monta um navio a partir delas. Qual dos dois navios é o navio de Teseu, o novo ou o velho? Seria possível que ambos fossem ele?

 

1. Se o navio continua o mesmo apesar das substituições de suas partes. O que faz o navio ser o mesmo ao longo do tempo?

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2. No momento em que foi tirada a primeira tábua o navio já mudou. Você concorda? Comente.

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3. Se com o tempo mudamos, uma pessoa que cometeu um crime no passado e se arrependeu deveria ser responsabilizada no presente?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. De acordo com o pensamento cristão, uma pessoa que cometeu um crime no passado e se arrependeu deveria ser responsabilizada no presente? Comente.

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5. O que é a identidade?

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6. As pessoas mudam com o tempo ou permanecem as mesmas? Comente.

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7. Se as pessoas mudam, como se envolver em um casamento?

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8. Um dos traços da identidade de Pedro é sua confiança nos amigos e em sua esposa. Pedro deixaria de confiar se seus amigos e na mulher se um amigo o traísse com sua esposa?

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9. Qual traço da sua identidade você gostaria não mudasse? Comente.

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 10. O que é um time de futebol: os jogadores, a direção, ou o nome? Comente.

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11. Qual a única frase que não resume a ideia contida no paradoxo do Navio de Teseu.

a) “Nenhum homem pode cruzar o mesmo rio duas vezes, pois nem o homem nem a água serão os mesmos”.

b) “Não importa por onde eu comecei, pois para lá eu voltarei sempre.”

c) ”A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”

d) "Tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo"

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

FILOSOFIA A ATITUDE CRÍTICA 8 ANO - ATIVIDADE

 

ALUNO: ____________________________________________________Turma:___Data:___

A atitude crítica – Iniciação à Filosofia - Marilena Chaui –pág.: 22

 

          A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer NÃO aos “pré-conceitos”, aos “pré-juízos”, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido.

          Em outras palavras, é tomar distância de nossas crenças para poder interrogar quais são suas causas e qual é seu sentido.

        A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas,as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.    É também uma interrogação sobre o porquê e o como disso tudo e de nós próprios.

E “O que é?”

E “Por que é?”

E “Como é?”

        Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.

        A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica. Por que crítica? Em geral, julgamos que a palavra crítica significa ‘ser do contra’, dizer que tudo vai mal, que tudo está errado, que tudo é feio ou desagradável. Crítica lembra mau humor, coisa de gente chata ou pretensiosa que acha que sabe mais que os outros. Mas não é isso que

essa palavra quer dizer.

        Crítica provém do grego e tem três sentidos principais: ‘capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente’; ‘exame racional, sem preconceito e sem prejulgamento de todas as coisas’; ‘atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica’.

        A atitude filosófica é uma atitude crítica porque apresenta esses três significados da noção de crítica. Esta, por sua vez, é inseparável da noção de racional, que vimos anteriormente.

       A filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do dia a dia para que eles possam ser avaliados racional e criticamente. Para a filosofia, não sabemos o que imaginávamos saber – ou, como dizia Sócrates, começamos a buscar o conhecimento quando somos capazes de dizer: “Só sei que nada sei”.

        Para Platão, discípulo de Sócrates, a filosofia começa com a admiração. Já Aristóteles, discípulo de Platão, escreve que a filosofia começa com o espanto. Admiração e espanto significam que reconhecemos nossa ignorância e, exatamente por isso, podemos superá-la.

        Nós nos espantamos quando usamos o pensamento para tomar distância do nosso mundo costumeiro, olhando-o como se nunca o tivéssemos visto antes. Seria como se tivéssemos acabado de nascer para o mundo e para nós mesmos e precisássemos perguntar o que é, por que é e como é o mundo, e também o que somos, por que somos e como somos.

        A filosofia inicia sua investigação num momento muito preciso: naquele instante em que abandonamos nossas certezas cotidianas e não dispomos de nada para substituí-las. Em outras palavras, a filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a realidade histórico-social (o mundo dos seres humanos) tornam-se estranhas, espantosas, incompreensíveis e enigmáticas, quando as opiniões estabelecidas já não nos podem satisfazer. Ou seja, a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, pois é neles que se torna mais clara a exigência de fundamentar ideias, discursos e práticas.

        Cada um de nós, quando tem desejo de saber, vai em direção à atitude filosófica ao perceber contradições, incoerências, ambiguidades ou incompatibilidades entre nossas crenças cotidianas. Também a filosofia tem especial interesse pelos momentos de crise ou momentos críticos. Nesses momentos, os sistemas religiosos, éticos, políticos, científicos e artísticos estabelecidos apresentam contradições internas ou contradizem-se uns aos outros. Para superar esse impasse, buscam transformações e mudanças cujo sentido ainda não está claro e precisa ser compreendido.

 

 

 

 

RESPONDA:

1. Qual a característica negativa  da atitude filosófica?

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2. Qual a característica positiva da atitude filosófica?

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3. Quais são as indagações fundamentais da atitude filosófica?

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4. Quais os significados da palavra crítica de acordo com o texto?

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6. Como começa a busca pelo conhecimento de acordo com:

a) Sócrates

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b) Platão

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c) Aristóteles

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7. Em que momento a filosofia começa a sua investigação?

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8. Quando vamos em direção a atitude filosófica?

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9. Você é honesto?

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10. O que é ser honesto?

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Obs.: Após a atividade podemos fazer alguns questionamentos para por a prova até que ponto a pessoa que respondeu que é honesta realmente seria.