PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

NOTÍCIA ATIVIDADES REDES SOCIAIS

 

Shopping Plaza Rio das Ostras agora conta unidade da academia Smart Fit

 

          O Shopping Plaza Rio das Ostras ganhou, nessa segunda-feira, 21, uma Smart Fit, a maior academia de ginástica fora dos Estados Unidos desde 2016, e que teve seu espaço inaugurado com demonstração dos equipamentos e música ambiente.

           Com 1.200 metros quadrados (m²) e equipada com os melhores aparelhos do mercado, a Smart Fit do Plaza Rio das Ostras oferece as principais atividades da rede, que já conta com 15 anos de tradição no mercado nacional e internacional.

          A nova unidade, que começou a funcionar nessa terça-feira, 22, ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, aos sábados e feriados, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 14h, permitindo aos amantes dos treinos atividades todos os dias.

          Para o seu 1º mês no Plaza Rio das Ostras, a Smart Fit oferece um desconto na 1ª mensalidade, com planos a partir de R$ 99,90, permitindo ainda acesso ilimitado às mais de 1.500 academias Smart Fit existentes, dependendo do pacote escolhido.

          Além disso, a depender do pacote também é possível levar 5 amigos por mês para treinar junto, utilizar a cadeira de massagem pós-treino, realizar treinos online pelo aplicativo Smart Fit GO, além de participar de todas as atividades coletivas e de musculação.

          O Shopping Plaza Rio das Ostras fica na Estrada Professor Leandro Faria Sarzedas, 1.300, no Harmonia, e conta com praça de alimentação, Vila Gourmet, estacionamento e cinema da rede CineShow, além de academias e ampla área de bem-estar e saúde com clínicas médicas, odontológicas e estéticas.

https://cliquediario.com.br/rio-das-ostras/shopping-plaza-rio-das-ostras-agora-conta-unidade-da-academia-smart-fit

 

1. Em qual site a notícia acima foi publicada?

________________________________________________________________________

 

2. Copie do texto palavras e expressões que mostrem opinião sobre a Smart Fit.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Uma notícia deve ser objetiva, não apresentar opiniões sobre o fato noticiado. A noticia acima foi objetiva? Por quê?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Qual o público alvo dessa notícia?

___________________________________________________________________________

 

5. As notícias costumam apresentar respostas a seis perguntas: O quê? Quando? Onde? Por quê? Como? Quem? . Identifique as respostas a essas questões na notícia lida. ( Nem sempre aparecem todas essas respostas)

a) O quê aconteceu?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Quando?

_____________________________________________________________________________

c) Onde?

_____________________________________________________________________________

6. Levante hipóteses sobre o motivo de o jornal ter publicado essa notícia.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. Essa notícia foi retirada de um site. Onde você costuma ver notícias no seu dia a dia?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Como você faz para saber se uma notícia ou vídeo é verdadeiro?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Redes sociais como o WatsApp não cobram e não possuem anúncios. Como você acha que eles ganham dinheiro?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10. De que forma você imagina que  o Tik Tok ganha dinheiro?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

11. Por que algumas pessoas postam certos vídeos sabendo que muitos irão fazer comentários negativos?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

12. Além de notícias e vídeos que as pessoas gostam que outro tipo de postagens elas compartilham?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

13. O que é fake news?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

14. Por que algumas pessoas ou grupos postam fake news?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

15. Você acha que as pessoas costumam denunciar as fake news? Por quê?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

16. Quando uma empresa ou pessoa posta uma correção de que uma notícia ou postagem era falsa resolve o problema? Por quê?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A BOA E A MÁ ESCOLHA FISOSOFIA ATIVIDADE 8 E 9 ANO

 

FILOSOFIA 9º ANO

Adaptado de: https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-federal-de-jatai/filosofia/filosofia-8o-ano-material-apostila/53047486  pag. 38

A boa e a má escolha

          “Há ocasiões em que utilizamos um bem como se fosse um mal e, ao contrário, um mal como se fosse um bem.”Epicuro

         

          Todos nós fazemos escolhas desde o amanhecer até o anoitecer. Escolhemos frutas, roupas, amigos, amores, filmes, músicas, o candidato em quem vamos votar...

          Mas as escolhas nem sempre são fáceis e simples como optar entre ir ao cinema e ir ao teatro. Há uma diferença considerável entre escolher um filme para ver e um candidato em quem votar.  Em relação à escolha, há que se notar outra característica humana: dentre as alternativas, optamos pela que consideramos melhor para nós, ou pela menos ruim.  Escolher o melhor é tão cotidiano e universal quanto comer e beber.

          Mas eis o problema: Às vezes, ignoramos o que seja realmente um bem para nós. A escolha depende do conhecimento. Só escolhe bem quem conhece todos os aspectos e implicações de cada alternativa.  Ora, ainda é muito grande nossa ignorância sobre a realidade humana. O que ou mesmo quem nos faz mais felizes, mais realizados? Muitos desconhecem até os alimentos que deveriam ingerir para gozar de boa saúde. Maior ainda é o desconhecimento em relação aos prazeres. A busca da satisfação imediata pode custar sérios males ao futuro.

          Na política, é comum a eleição de candidatos que nunca seriam escolhidos se os eleitores estivessem mais bem informados. A ignorância é adubo para demagogos e corruptos.

          Tudo isso, porém, não significa que os males do mundo são frutos apenas da ignorância, como pensava Sócrates. Para esse filósofo, o homem só pratica o mal quando ignora o bem.

          Na verdade, às vezes cometemos deliberadamente o mal para satisfazer um prazer passageiro ou para conseguir algo que não obteríamos por meios lícitos. Nem sempre a razão comanda nossas ações. Agimos também conduzidos por paixão, por impulsos inconscientes. É por isso que o filósofo cristão Paulo de Tarso afirmou: “Não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero” (Romanos 7: 19).

          Também não devemos nos esquecer das determinações emotivas, do coração, que, segundo Pascal, tem razões que a própria razão desconhece.

          Aristóteles dizia que o conhecimento é o que existe de mais fácil e de mais difícil: fácil, porque todos têm sempre algum conhecimento das coisas num certo grau; difícil, porque o conhecimento adequado de alguma coisa impõe muitas exigências. Nem sempre o que aparece como um bem é bem. Nem sempre o que agrada imediatamente se identifica com o bem.

          Depois, é necessário considerar o bem em diversas dimensões: É o bem do momento? É o bem estável? É o bem que tranquiliza? É o bem que constrói?

          O problema seria simples, se consistisse numa distinção teórica entre bem e mal. Ele se

torna complexo quando descobrimos que toda a dificuldade está em distinguir entre o bem e o bem, em hierarquizar os bens, em separar o bem de superfície e o bem profundo, entre

o   bem   acidental   e   o   bem   substancial,   entre   o   bem   aparente   e   o   bem   essencial.

          Hoje, a escolha do bem, do melhor, qualquer escolha, é seriamente prejudicada pelo excesso de informações. Somos bombardeados pelo rádio, televisão, cinema, livros, jornais, revistas, outdoors e internet. Muitas dessas informações têm objetivos mercadológicos. Alojam-se em nosso inconsciente, fazendo-nos desejar coisas de que não precisamos, que nem sempre serão boas para nós, mas que o mercado deseja vender. Com isso, nossos desejos correm o risco de ser os desejos alheios. E a escolha pelo melhor pode virar opção pelo pior

 

RESPONDA:

 

1. Geralmente como fazemos as escolhas?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. O que é preciso para fazer uma boa escolha?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Por que às vezes escolhemos mal?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. O que Sócrates dizia sobre o a escolha de praticar o mal?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. De acordo com Paulo o que seria agir conduzido pela paixão?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. Você acha que nós agimos mal por desconhecimento, como afirma Platão, por paixão como pensava Sócrates ou tem outra opinião. Justifique sua resposta.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. Você tem preferência por algum político ou partido? Que critérios você usou para essa escolha?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Você faz boas escolhas no que diz respeito ao que come e bebe? Comente?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Você faz boas escolhas no que diz à escola como, por exemplo, comportamento, realização das atividades e dedicação? Justifique.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10. Você tem escolhido bem seus amigos? Quais critérios você tem utilizado para isso?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

11. “O homem está condenado a ser livre.” (Jean-Paul Sartre) Ser livre é poder escolher a comida, bebida, amizades, emprego, casamento... Por ser livre seria uma condenação?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

BRINCADEIRA QUEM É O MAIS?

 Atividade para fazer em grupos de cinco a dez pessoas. Só colocar como resposta o nome de pessoas que aceitaram brincar.

QUEM É O MAIS

1. Quem é o mais “emprestador” de caneta?

2. Quem é o mais bonito?

3. Quem é o mais sujo?

4. Quem é o mais bafudo?

5. Quem é o mais cheiroso?

6. Quem é o mais confiável?

7. Quem é o mais fofoqueiro?

8. Quem é o mais falso?

9. Quem são os melhores amigos?

10. Quem é o mais estiloso?

11. Quem é o mais bondoso?

12. Quem é o mais invejoso?

13. Quem é o mais nerd?

14. Quem é o mais talarico?

15. Quem é o mais comilão?

16. Quem é o mais dramático?

17. Quem é o mais popular?

18. Quem é o mais barraqueiro?

19.Quem é o mais orgulhosa?

20. Quem é o mais tímido?

21. Quem é o mais sincero?

22. Quem é o mais simpático?

23. Quem é o mais alegre?

24. Quem é o mais triste?

25. Quem é o mais boca aberta?

26. Quem é o mais vaidoso?

28. Quem é o mais pra frente?

29. Quem é o mais distraído?

30. quem é o mais irritante?

31. Quem é o mais  chulezento?

32. Quem é o mais pão duro?

33. Quem é o mais briguento?

34. Quem tem mais atitudes estranhas?

35. Quem é mais responsável?

36. Quem é o mais namorador?

37. Quem é mais organizada?

38. Quem é mais assíduo?

39. Quem tem a risada mais engraçada?

40. Quem é mais impaciente?

41. Quem é mais bagunceiro?

42. Quem é mais vaidoso?

43. Quem pratica mais esportes?

44. Quem é mais preguiçosa?

45. Quem é mais emocional?

46. Quem é mais mal humorada?

47. Quem é mais reclamão?

48. Quem é mais dedicado?

49. Quem é mais doido?

50. Quem é mais viciado no celular?

51.Quem fala mais?

52. Quem é mais carinhosa?

53. Quem é mais competitivo?

54. Quem é o mais arrumado?

55. Quem é o mais desarrumado?

 

 

 

QUEM VAI

1. Quem vai parar de estudar?

2. Quem vai casar primeiro?

3. Quem vai ganhar a próxima advertência?

4. Quem vai se assumir?

5. Quem vai reprovar?

6. Quem vai ficar rico?

7. Quem vai ser pobre?

8. Quem vai matar aula?

9. Quem vai ser corno?

10. Quem vai ser preso?

11. Quem vai se envolver com pessoas erradas?

12. Quem vai fazer faculdade?

13. Quem vai virar alcoólatra?

14. Quem vai ficar morando com os pais sem trabalhar?

15. Quem vai ser pai ou mãe sem planejar?

16. Quem vai virar pastor?

 

 

 

 

QUEM É O MAIS PROVÁVEL DE

 

1. Quem é mais provável de consolar as amigas?

2. Quem é mais provável de ter o conselho certo?

3.Quem é mais provável que seja paranóica?

4. Quem é mais provável que abra um perfil fake?

5. Quem é mais provável de acreditar em fantasma?

6. Quem é mais provável de pegar pessoa de estética duvidosa?

7. Quem é mais provável de entrar em uma briga para defender o amigo?

8. Quem é mais provável de espalhar boatos, fofoca?

9. Quem é mais provável de ir parar no hospital por beber demais?

10. Quem é mais provável de envergonhar as amigas em público?

11. Quem é mais provável que nunca iria querer ter um bebê?

12. Quem é mais provável de fazer perguntas idiotas?

13. Quem é mais provável de pular de bungee jumping sem hesitar?

14. Quem é mais provável de chorar durante um filme?

15. Quem é mais provável de pegar os(as) amigos(as) do(a) crush?

16. Quem é mais provável de peidar em público?

17. Quem é mais provável de cair enquanto anda?

18. Quem é mais provável de ser expulsa da escola?

19. Quem é mais provável de entregar o grupo?

20. Quem é mais provável de namorar duas pessoas de uma vez?

21. Com quem é mais provável que se case sem amor?

22. Quem é mais provável que se torne freira?

23. Quem é mais provável de rir em um momento errado?

24. Quem é mais provável de ser a 'faz tudo' do ciclo de amizades?

25. Quem é mais provável de se casar com um velho?

26. Quem é mais provável de comer de boca aberta?

27. Quem é mais provável de esquecer o celular em algum lugar?

28. Quem é mais provável de fazer de tudo por um amigo?

29. Quem é mais provável de passar mais de dois dias sem tomar banho?

30. Quem é mais provável de se apaixonar por um colega da sala?

31. Quem é mais provável de ficar irritada ao ser acordada?

32. Quem é mais provável que faça algo estúpido em uma noite?

33. Quem é mais provável de fazer maratona de séries?

34. Quem é mais provável de organizar a festa surpresa para os amigos?

35. Quem é mais provável de brigar por coisa boba?

36. Quem é mais provável de não terminar algo por preguiça?

37. Quem é mais provável de ser paranoico?

38. Quem é mais provável de querer adotar todos os bichinhos de rua que vê?

39. Quem é mais provável de ter vergonha de demonstrar afeto em público?

40. Quem é mais provável de ser stalker nas redes sociais?

41. Quem é mais provável de fazer as coisas por ciúmes?

42. Quem é mais provável de fazer o outro passar vergonha em público?

43. Quem é mais provável de ir tirar satisfação com alguém?

44. Quem é mais provável que corra de uma briga?

45. Quem é mais provável que faça algo nojento só para chamar a atenção?

46. Quem é mais provável que pegue uma barata na mão?

47. Quem é mais provável de dormir em qualquer lugar?

48. Quem é mais provável de ficar famoso nas redes sociais?

49. Quem é mais provável de não arrumar a cama?

50. Quem é o mais provável deixar a turma de castigo?

51. Quem é mais provável de comer mais que os outros?

52. Quem é mais provável de ser o preferido dos professores?

53. Quem é mais provável pedir para ir ao banheiro para passear?

54. Quem é mais provável sujar a sala e não limpar?

55. Quem é mais provável de iniciar uma discussão por uma coisa boba?

56.Quem é mais provável de esquecer a bolsa na sala?

57. Quem é mais provável ficar mexendo no celular e não fazer as atividades?

58. Quem é mais provável de contar para uma criança que não existe Papai Noel?

59.Quem é mais provável de apartar uma discussão?

60. Quem é mais provável de ajudar os outros?

61. Quem é mais provável de comer de boca aberta?

62. Quem é mais provável de trapacear em jogos?

63. Quem é mais provável de ser um bom ouvinte?

64. Quem é mais provável de brigar e fazer as pazes em cinco minutos?

65. Quem é mais provável de consolar o amigo

66. Quem é mais provável de comer algo que caiu no chão?

67. Quem é mais provável de ser sincero com um amigo?

domingo, 29 de setembro de 2024

CRONICA - PAIS MAUS - ATIVIDADE

Aluno:................................................................................turma............data........

Prof. Diorges

PAIS MAUS ( MaricePiffer)

          Um dia, quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes:

          Eu os amei o suficiente para ter perguntado: "Onde vão, com quem vão e a que horas regressarão".

          Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio, e fazer com que eles soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.

          Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé duas horas junto deles, enquanto limpavam o quarto: tarefa que eu teria feito em 15 minutos.

          Eu os amei o suficiente para deixá-los ver além do amor que eu sentia por eles, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.

          Eu os amei o suficiente para deixá-los assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.

          Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes NÃO, quando eu sabia que poderiam me odiar por isso - e em alguns momentos até me odiaram.

         Essas eram as mais difíceis batalhas de todas.

        

         Um dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, meus filhos vão lhes dizer, quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era má: "Sim... Nossa mãe era má! Era a mãe mais má do mundo...

          As outras crianças bebiam refrigerantes, comiam batatas fritas e sorvete no almoço, e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas.

          Ela insistia em saber onde nós estávamos a toda hora - tocava nosso celular de madrugada. Era quase uma prisão; mamãe tinha que saber quem eram os nossos amigos e o que eles faziam.

           Ela insistia sempre conosco para lhe dizermos a verdade, e apenas a verdade.

           E quando éramos adolescentes, ela até conseguia ler nossos pensamentos.

            Enquanto todos podiam voltar tarde à noite com12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16 para chegar mais tarde, e aquela "chata" levantava para saber se a festa foi boa - só para ver como estávamos ao voltar.

          Por causa de mãe, nós perdemos algumas experiências da adolescência:

          Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubos, atos de vandalismo, violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.

          Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo o nosso melhor para sermos "Pais Maus", tal como a nossa mãe foi.

https://www.udemo.org.br/Leitura_09.htm

COPIE AS PERGUNTAS NO CADERNO E RESPONDA.

1. Copie do texto dois exemplos de amor aos filhos.

2. Escolha dois exemplos do por que os filhos diriam para os netos que seus pais eram maus.

3. De outros exemplos de coisas que você acha que poderia indicar o amor aos filhos.

4. Diga dois exemplos de experiências que os filhos perderam em sua adolescência.

5. Como você acha que os pais devem agir com seus filhos em relação a:

a) sair à noite.

b) ajuda nos trabalhos domésticos.

c) Tipos de amigos.


sexta-feira, 27 de setembro de 2024

DEBATE ÉTICA OU MORAL

ATIVIDADE

ÉTICA OU MORAL: VOCÊ FARIA OU NÃO FARIA?

FINALIDADE: Refletir sobre comportamentos e atitudes éticas e morais. 

(Questões elaboradas pelos alunos)

DINÂMICA

* Peça aos alunos para não colocar nome na folha. Dê um tempo para eles responderem ou faça a leitura de cada questão fazendo comentários.

* Após a atividade conte os não e os sim e comente a quantidade de sim e não de alguns tópicos.

* A atividade tamébm pode ser respondida com os alunos em pequenos grupos. Funciona bem.

Responda com SIM ou NÃO. Se quiser pode justificar sua resposta. 

1. Devolver carteira com dinheiro encontrada na rua.

_____________________________________________________________________________

2. Falar a verdade, mesmo que magoe a pessoa.

_____________________________________________________________________________

3. Furar a fila se tiver oportunidade.

_____________________________________________________________________________

4. Oferecer o assento a alguém com necessidade no ônibus.

_____________________________________________________________________________

5. Fofocar de alguém com meus colegas.

_____________________________________________________________________________

6. Ouvir fofoca se alguém vier te contar.

_____________________________________________________________________________

7. Contar para meu filho que a mulher dele o trai.

_____________________________________________________________________________

8. Dar dinheiro ou comida a alguém que pede no sinal ou em outros lugares.

_____________________________________________________________________________

9. Dividir meu lanche com amigos.

_____________________________________________________________________________

10. Pedir desculpas se eu estiver errado.

_____________________________________________________________________________

11. Respeitar as diferenças sexuais das pessoas.

_____________________________________________________________________________

12. Aceitar as diferenças sexuais das pessoas.

_____________________________________________________________________________

13. Usar drogas.

_____________________________________________________________________________

14. Ser a favor das pessoas poderem comprar usar drogas.

_____________________________________________________________________________

15. Votar em político corrupto.

_____________________________________________________________________________

16. Cometer aborto.

_____________________________________________________________________________

17. Comprar remédio para uma amiga fazer aborto.

_____________________________________________________________________________

18. Soltar pum dentro da sala.

_____________________________________________________________________________

19. Soltar pum dentro da sala e dizer que foi outra pessoa.

_____________________________________________________________________________

20. Furtar caneta na escola.

_____________________________________________________________________________

21. Escrever na parede da sala de aula.

_____________________________________________________________________________

22. Jogar papel no chão da sala.

_____________________________________________________________________________

23. Matar aula.

_____________________________________________________________________________

24. Mexer no celular durante a aula sem autorização do professor.

_____________________________________________________________________________

25. Beber água na boca da jarra.

_____________________________________________________________________________

26. Ficar com ex de amigo.

_____________________________________________________________________________

27. Ficar com duas pessoas ao mesmo tempo.

_____________________________________________________________________________

28. Trair o marido ou esposa.

_____________________________________________________________________________

29. Ficar com alguém que trai o marido ou mulher.

_____________________________________________________________________________

30. Perdoar uma traição.

_____________________________________________________________________________

31. Pedir para um amigo ou parente idoso passar algo para você no caixa preferencial.

_____________________________________________________________________________

32. Sair sem permissão dos pais.

_____________________________________________________________________________

33. Responder alguém mais velho.

______________________________________________________________________________34. Responder aos pais ou mãe mesmo eles estando  errados.

______________________________________________________________________________

35. Desligaria o aparelho de alguém em estado terminal para ela parar de sofrer.

______________________________________________________________________________

36. Furtar chocolate nas lojas americanas

______________________________________________________________________________

37. Mijar na tampa do vaso sanitário.

______________________________________________________________________________

38. Bateria em animais, gato, cachorro

_____________________________________________________________________________

39. Comprar um produto que foi roubado.

______________________________________________________________________________

40. Danificar o carro da alguém que não gosto.

______________________________________________________________________________

41. Gastar os colegas em sala de aula.

______________________________________________________________________________

42. Fazer gato na rede de energia ou de água.

______________________________________________________________________________

43. Colocar lixo em frente a casa dos outros.

______________________________________________________________________________

44. Queimar lixo no quintal.

______________________________________________________________________________

45. Pegar produtos de um caminhão tombado sem a permissão.

______________________________________________________________________________

46. Ajudar um amigo em uma briga contra outra pessoa.

______________________________________________________________________________

47. Ouvir música com o volume alto incomodando os vizinhos.

______________________________________________________________________________

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

AS TRÊS PENEIRAS - FILOSOFIA - ATIVIDADE - 7º,8º,9º ANOS

 ADAPTAÇÃO - As três peneiras de Sócrates – TEXTO  E GABARITO  ORIGINAL NO FIM


          Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

          - Quero contar uma coisa a respeito de um amigo seu!

          - Espere um momento – disse Sócrates – Antes de me contar, quero saber se passou essa informação pelas três peneiras.

          - Três peneiras? Que quer dizer?

          - Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção:

          A primeira peneira é a da VERDADE. Tem certeza de que isso que quer me dizer é VERDADE?

          - Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é VERDADE.

          - A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deve ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

          Envergonhado, o homem respondeu:

          - Devo confessar que não.

          - A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensou bem se é ÚTIL o que veio falar a respeito do meu amigo?

          - ÚTIL? Na verdade, não.

          Então, disse-lhe o sábio, se o que quer me contar não é VERDADEIRO, nem BOM, nem ÚTIL, então é melhor que o guarde apenas para você.

          Moral da história: Se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passá-los adiante.

 

RESPONDA?


1. Quem foi Sócrates?

_____________________________________

 

2. Quais são as três peneiras?

______________________________________________________________________________

 

3. O que ele quis ensinar com esse texto?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Qual o sentido das peneiras na leitura?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Há pessoas que costumam ter este comportamento do amigo de Sócrates. Quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar. 

     Você já procedeu assim alguma vez ou conhece alguém que age ou agiu desta maneira?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. Em caso afirmativo houve consequências? Enumere-as.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

7. Como posso avaliar se o que vou falar é VERDADEIRO, BOM e ÚTIL?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história e guardar segredo? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Você já contou algo para uma pessoa e ela não guardou segredo?

_________________________

 

10. Como você se sentiu ou se sentiria se isso acontecesse?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

11. Você já contou algo de alguém? O que isso provocou?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 12. Gostaria que algum amigo passasse por uma situação constrangedora por conta de uma fofoca, assim?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

13. Que aprendizado podemos tirar dá experiência de ter contado algo para alguém ou ter revelado um segredo?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

14. É sempre bom ter em mente a seguinte máxima: "Fazer aos outros, somente aquilo que queremos que façam a nós". Como você pode interpretar essa máxima?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

15. Por que algumas pessoas falam mal das outras?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

16. Por que algumas pessoas costumam ouvir quem fala mal das outras?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  

17. Responda com uma palavra:

a) Qual o assunto do texto?

______________________________________

b) Qual o sinônimo de útil?

______________________________________

c) Qual o antônimo de verdadeiro?

______________________________________

 

 

 

TEXTO – FONTE   As três peneiras de Sócrates

http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1293

 

Mary Alvarenga

Centro de Ensino Urbano Rocha

 

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?

- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:

- Devo confessar que não.

- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

- Útil? Na verdade, não.

Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

 

Moral da história: Se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passá-los adiante.

 

Você entendeu o texto?

 

1. Quem é Sócrates e o que ele quis ensinar com esse texto?

 

2. Qual o sentido das peneiras na leitura?

 

3. As pessoas que conhecemos, costumam ter esse comportamento? Quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar? Você já procedeu assim alguma vez? Conhece alguém que age ou agiu desta maneira?

 

4. Em caso afirmativo houve consequências? Enumere-as.

 

5. Como posso avaliar se o que vou falar é verdadeiro, bom e necessário?

 

6. É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história, guardar segredo ou simplesmente esquecer que ouviu, sem maiores comentários.

 

7. Você já foi atingido por um mal entendido assim? Como você se sentiu? Gostaria que algum amigo passasse por uma situação constrangedora por conta de uma fofoca, assim?

 

8. É sempre bom ter em mente a seguinte máxima: "Fazer aos outros, somente aquilo que queremos que façam a nós". Como você pode interpretar essa máxima?

 

Desenvolvendo a criatividade

 

a) Elaborar um trabalho interpretativo sobre o que mais lhe chamou a atenção no texto: através de um desenho, de um texto, de recorte e colagem, em forma de poesia, ou outra forma na qual melhor conseguir se expressar.

 

b) Criar um comentário em mais ou menos quinze linhas sobre as questões que envolvem... Verdade - Bondade - Necessidade, existentes no texto.

 

Conta-se que a ideia das três peneiras foi atribuída a Sócrates, filósofo ateniense, que se pautava a sua vida sob três pilares: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE.

 

 

 

GABARITO - FONTE

https://brincardeestudar12.blogspot.com/2017/04/as-tres-peneiras-de-socrates.html

 

 

 

1 – Quem foi Sócrates e o que ele quis ensinar com o texto?

 

R à Foi um filósofo ateniense, sábio e inteligente. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, conhecido principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como pelas peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. O texto As três peneiras quis ensinar que é preciso pensar, refletir antes de se passar uma informação, um comentário adiante.

 

2 – Qual o sentido das peneiras na leitura?

 

R à Peneiras no sentido literal são instrumentos usados para filtrar alguma coisa, no caso do texto, filtra informações, dessa forma as peneira significam testes, crivos pelos quais a informação deve passar antes de ser passada adiante.

 

3 - As pessoas que conhecemos, costumam ter esse comportamento? Quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar? Você já procedeu assim alguma vez? Conhece alguém que age ou agiu desta maneira?.

 

R à Muitas pessoas têm o comportamento igual ao amigo de Sócrates, Contam coisas inúteis, desnecessárias, com aspectos negativos e que não é uma certeza, mentirosa, e maldosa. Outros que se recusa a ouvir e propaga sua ideia, E a informação é parcial e não absoluta.

 

4 – Em caso afirmativo houve consequências? Enumere-as:

 

R à Às vezes, inimizades, prejuízos financeiros, comentários pejorativos, denigrem a imagem do outro, discussões, discórdias, desentendimentos, confusões e até mortes.

 

5 – Como posso avaliar se o que vou falar é verdadeiro, bom e necessário?

 

R à Verdadeiro - procurar saber se o fato realmente aconteceu

Bom – se vai provocar alegria,  prazer, se  não é algo destrutivo

Necessário- se vai ser útil

 

6 – É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história, guardar segredo ou simplesmente esquecer que ouviu, sem maiores comentários.

 

R à Quando realmente queremos, tudo se torna fácil, se corrermos atrás, nos esforçarmos é fácil adquirir o conhecimento almejado. Tendo caráter. Isso varia de pessoa a pessoa, umas com  mais facilidade em esquecer, outras mais dificuldades.

 

7 - Você já foi atingido por um mal entendido assim? Como você se sentiu? Gostaria que algum amigo passasse por uma situação constrangedora por conta de uma fofoca assim?

 

R à Sim já fui. MUITO mal. Não, porque ninguém gosta de passar algo assim  é constrangedor e a pessoa não deve pagar pelo erro dos outros eu não gostaria que nenhum amigo meu passe por um processo semelhante porque é muito ruim é pode acaba até em morte

 

8 – Elaborar um trabalho interpretativo sobre o que mais lhe chamou atenção no texto. Através de um desenho, de um texto, de recorte e colagem, em forma de poesia.

 

As três Peneiras de Sócrates: Verdade, Bondade e Necessidade.

Resultado de imagem para imagens das tres peneiras de socrates

       As Parábolas, contadas de geração em geração, na maioria, trazem em seu conteúdo lições de moral relacionadas ao comportamento humano com o próximo, levando-o muitas vezes a refletir sobre suas atitudes diante dos desafios que a vida presenteia a quem quer que seja.

 

       Refletindo sobre a mensagem, ela se torna uma lição de vida, por ser interessante e fazer com que se reavalie certas ações humanas.

 

Resultado de imagem para imagens das tres peneiras de socrates

 

Reportando sobre valores éticos, uma lição de vida na mensagem de Sócrates com a parábola; As três peneiras:

Resultado de imagem para imagens das tres peneiras de socrates

 

Resultado de imagem para imagens das tres peneiras de socrates  Imagem relacionada  Resultado de imagem para imagens das tres peneiras de socrates

 

    Mas, na verdade, não é tão fácil assim usar no dia a dia essas três simples peneiras, afinal, desde que o mundo é mundo, conversa vai, conversa vem e, quando menos se espera alguma história já se espalhou.

        Por isso, deve, submeta-o ao crivo das Três Peneiras: Verdade, Bondade, Necessidade, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque:

Pessoas inteligentes falam sobre ideias;

Pessoas comuns falam sobre coisas;

Pessoas mesquinhas falam sobre pessoas.

Imagem relacionada

 

9 – Criar um comentário em mais ou menos 15 linhas sobre as questões que envolvem: Verdade, Bondade, Necessidade, existentes no texto.

 

             Em se tratando de uma bela lição de valores humanos, a parábola “As Três Peneiras de Sócrates: da Verdade, bondade e a da necessidade.” É uma delas, pois “Pessoas inteligentes falam sobre ideias; pessoas comuns falam sobre coisas; pessoas medíocres falam sobre pessoas”

         Conta-se que a ideia das três peneiras foi atribuída a Sócrates, filósofo ateniense, que se pautava a sua vida sob três pilares: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE.

          Esses pilares por sua vez, foram supostamente transformados em peneiras.

           Sempre que algo lhe ocorrer e sentir desejo de compartilhar com os demais, lembre-se das Três Peneiras:

         A primeira peneira é a da VERDADE. Pergunte-se se você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro. Se lhe sobrar no espírito alguma dúvida ou receio, então, não pode ser tido como verdadeiro.

         A segunda peneira é a da BONDADE. “Pergunte-se se o que você vai contar, mesmo que seja verdade, se gostaria que os outros também dissessem a seu respeito”. Se por qualquer motivo lhe causar horror ou transtorno, então não pode ser tido como algo bondoso.

        A terceira peneira é a da NECESSIDADE - Pergunte-se se você acha mesmo realmente necessário contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante? Respondendo: Porque? A pessoa te deu esta liberdade? Isto irá beneficiá-la? Irá fazer-lhe algum bem?

       Se o que você irá contar realmente passou pela terceira peneira, então, poderá passar adiante.

 

      Em fim, se as pessoas usassem desses critérios, seriam mais felizes e usariam seus esforços e talentos em outras atividades, antes de obedecer ao impulso de simplesmente passá-los adiante.