PáginasDESCRITOR

domingo, 2 de novembro de 2025

SAEB 2025 Analisar elementos constitutivos de textos pertencentes ao domínio literário

 

ALUNO: __________________________________________DATA:_____ TURMA_____

PROFESSOR DIORGES

 

MINICONTO: A ÁRVORE QUE PENSAVA - OSWALDO FRANÇA JÚNIOR 

 

        Houve uma árvore que pensava. E pensava muito. Um dia transpuseram-na para a praça no centro da cidade. Fez-lhe bem a deferência. Ela entusiasmou-se, cresceu, agigantou-se.

        vieram os homens e podaram seus galhos. A árvore estranhou o fato e corrigiu seu crescimento, pensando estar na direção de seus galhos a causa da insatisfação dos homens. Mas quando ela novamente se agigantou os homens voltaram e novamente amputaram seus galhos.

        A árvore queria satisfazer aos homens por julgá-los seus benfeitores, e parou de crescer. E como ela não crescesse mais, os homens a arrancaram da praça e colocaram outra em seu lugar.

 

FRANÇA JR., Oswaldo. As laranjas iguais. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. p. 17.

               Fonte: Livro Língua Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 146-7.

 

1. A LINGUAGEM do texto é:

(A) DENOTATIVA – de verdade – sentido literal - real

(B) CONOTATIVA – figurada, sentido figurado – duplo sentido - figuras de linguagem, gírias, abreviações...

 

2. Justifique sua resposta à questão anterior.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Correlacione as FIGURAS DE LINGUAGEM com os exemplos

(1) GRADAÇÃO – exagero                                 (  ) Houve uma árvore que pensava

(2) PERSONIFICAÇÃO  - AÇÃO DE PESSOAS              (   ) Ela novamente se agigantou

(3) HIPÉRBOLE - exagero                                  (   ) Ela entusiasmou-se, cresceu, agigantou-se.

 

4. Nos textos LITERÁRIOS a finalidade do texto é refletir, divertir, emocionar, a linguagem é conotativa. Nos textos NÃO LITERÁRIOS a finalidade é transmitir uma informação, instrução, a linguagem é conotativa, objetiva. O texto acima é literário ou não literário? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. O texto acima pertence ao GÊNERO TEXTUAL.:

a) artigo de opinião, pois defende uma tese.

b) lenda, pois explica algo misterioso, sobrenatural.

c) mito, pois explica a origem dos deuses.

d) miniconto, pois apresenta os elementos da narrativa e conta uma história.

 

6. A TIPOLOGIA TEXTUAL do texto acima é:

a) NARRAÇÃO: contar uma história incluindo tempo, espaço e personagens envolvidos. Exemplos: contos, lendas, mitos, fábulas.

b) DESCRIÇÃO: descrever uma pessoa, um objeto, um local, um acontecimento (falar como é, desenhar com palavras). Geralmente são fragmentos dentro de outros textos.

c) DISSERTAÇÃO: defender uma ideia e expor uma opinião através de argumentações. Exemplos: artigo, resenha, editorial

d) EXPOSIÇÃO: apresentar um conceito, uma ideia, ou informar sobre algo, explica. Exemplos: palestra, seminário, verbete, notícia.

e) INJUNÇÃO: ensinar ou instruir sobre algo com o objetivo de levar a uma ação. Exemplos: propaganda, manual, bula, receita.

 

 

 

 

7. Correlacione as palavras com o seu significado de acordo com o texto:

(1) transpuseram                                        (   ) cortaram

(2) deferência                                             (   ) alegrou

(3) entusiasmou                                         (   ) mudaram

(4) amputaram                                           (   ) cuidado

 

 

8. Coloque os ELEMENTOS DA NARRATIVA: PENTE (personagem, enredo, narrador, tempo, espaço)

a) personagens:_______________________________________________________________

b) espaço (lugar) ______________________________________________________________

c) enredo (resumo dos acontecimentos principais):

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. O NARRADOR do texto é:

(a) narrador personagem – narra o texto em 1ª pessoaeu - participa das ações.

(b) narrador observador – narra o texto em 3ª pessoaele, eles -apenas conta a história.

(c) narrador onisciente – narra o texto em 3ª pessoaele, ele - conta a história e sabe o que as personagens pensam.

 

10. Correlacione as partes do texto que se referem à ESTRUTURA DA NARRATIVA.

(1) SITUAÇÃO INICIAL – como era (*PTE)           (   ) a árvore foi arrancada por tentar agradar.

(2) CONFLITO – problema                                      (   ) a árvore parou de crescer para agradar.

(3) CLIMAX – parte que chama mais a atenção     (   ) a árvore começou a crescer para agradar.

(4) DESFECHO – início/clímax/desfecho                (   ) havia uma árvore que pensava.

 

*SITUAÇÃO INICIAL = PTE= PERSONAGEM + TEMPO+ ESPAÇO.

 

 

11. Qual das alternativas NÃO apresenta um dos TEMAS presentes no texto?

(A) Dificuldade de entender a intenção do outro.

(B) Dificuldade de agradar as pessoas.

(C) Dificuldade de preservar a natureza.

 

Leia o texto abaixo

 

Aciclovir

Medicamento Genérico Lei nº 9.787, de 1999

APRESENTAÇÕES

Comprimidos 200 mg: embalagens com 25 comprimidos

USO ORAL

USO ADULTO E USO PEDIÁTRICO A PARTIR DE 2

ANOS

COMPOSIÇÃO

Cada comprimido de aciclovir contém:

aciclovir.......................................................................200 mg

Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina,

croscarmelose sódica, povidona e estearato de magnésio.

 

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Este medicamento é indicado para:

- o tratamento de herpes-zóster;

- o tratamento e recorrência (reaparecimento) das infecções de

pele e mucosas causadas pelo vírus herpes simplex;

- a prevenção de infecções recorrentes causadas pelo vírus herpes simplex (supressão).

(...)

 

12. A LINGUAGEM do texto acima é:

(A) DENOTATIVA – de verdade – sentido literal - real

(B) CONOTATIVA – figurada, sentido figurado – duplo sentido - figuras de linguagem, gírias, abreviações...

 

13. Justifique sua resposta à questão anterior. Explique o que não há

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

14. Nos textos LITERÁRIOS a finalidade do texto é refletir, divertir, emocionar, a linguagem é conotativa. Nos textos NÃO LITERÁRIOS a finalidade é transmitir uma informação, instrução, a linguagem é conotativa, objetiva. O texto acima é literário ou não literário? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

15. o texto acima pertence ao GÊNERO TEXTUAL.:

a) notícia, pois informa um fato acontecido.

b) receita, pois instrui a fazer algo.

c) rótulo, pois informa sobre dados de um produto.

d) bula, pois informa sobre um produto e instrui como usar.

 

 

16. A TIPOLOGIA TEXTUAL do texto acima é:

a) NARRAÇÃO: contar uma história incluindo tempo, espaço e personagens envolvidos. Exemplos: contos, lendas, mitos, fábulas.

b) DESCRIÇÃO: descrever uma pessoa, um objeto, um local, um acontecimento (falar como é, desenhar com palavras). Geralmente são fragmentos dentro de outros textos.

c) DISSERTAÇÃO: defender uma ideia e expor uma opinião através de argumentações. Exemplos: artigo, resenha, editorial

d) EXPOSIÇÃO: apresentar um conceito, uma ideia, ou informar sobre algo, explica. Exemplos: palestra, seminário, verbete, notícia.

e) INJUNÇÃO: ensinar ou instruir sobre algo com o objetivo de levar a uma ação. Exemplos: propaganda, manual, bula, receita.

 

 

GABARITO:

1. B

2. Porque há palavras em sentido figurado, figuras de linguagem...

3. 231

4. Literário, porque a linguagem é conotativa e a finalidade é provocar reflexão.

5. D

6. A

7. 4312

8.

a) a árvore e todos os homens

b) Praça no centro da cidade

c) Havia uma árvore que queria agradar, mudaram ela para uma praça, ele cresceu para agradar, ela parou de crescer para agradar, arrancaram ela, pois parou de crescer.

9. C

10.4321

11.C

12. A

13. As palavras foram usadas em sentido literal.

14. Não literário, porque a finalidade é transmitir informação.

15. D

16. E

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário