PáginasDESCRITOR

domingo, 18 de maio de 2025

FUNÇÕES DA LINGUAGEM TEORIA E EXERCÍCIOS

 

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

 

O emissor, ao transmitir uma mensagem, sempre tem um objetivo: informar algo, demonstrar seus sentimentos, convencer alguém a fazer algo...  De acordo com o objetivo do emissor a linguagem utilizada passa a ter uma função:

 

  1. Função REFERENCIAL
  2. Função EMOTIVA
  3. Função CONATIVA
  4. Função FÁTICA
  5. Função POÉTICA
  6. Função METALINGUÍSTICA

 

Obs.: Em um mesmo contexto, duas ou mais funções podem ocorrer, mas uma será a principal

 

1. FUNÇÃO REFERENCIAL/informativa/denotativa – quando o objetivo do emissor é informar. Comum em notícias  e textos científicos. Por exemplo:

Numa cesta de vime há um cacho de uvas, duas laranjas, dois limões, uma maçã verde, uma maçã vermelha e um melão.

 

O texto acima tem por objetivo informar o que contém a cesta, portanto sua função é referencial.

 

Obs.: Em provas geralmente é apresentado um fragmento do texto. Se apresentar o texto todo geralmente se pergunta qual a função predominante.

 

2. FUNÇÃO EMOTIVA/expressiva – quando o emissor demonstra seus sentimentos ou emite suas opiniões ou sensações a respeito de algum assunto ou pessoa. Características: 1ªpessoa, diminutivos, adjetivos, modo subjuntivo.  Por exemplo:

Eu te amo muito!

 

3. FUNÇÃO CONATIVA/apelativa, quando o emissor tenta convencer o receptor a praticar determinada ação, comprar um produto... características: 3ª pessoa, interrogação, vocativo, imperativo, infinitivo.  É comum o uso do verbo no imperativo. Por exemplo:

Compre aqui e concorra a este lindo carro.

 

É uma tentativa do emissor de convencer o receptor a praticar a ação de comprar ali.

 

4. FUNÇÃO FÁTICA – ocorre quando o emissor testa se o receptor o entendeu. Por exemplo. Não é mesmo?, Você está entendendo?, Cê ta ligado?, Ouviram?,  alô!, oi. Bom dia!

 

5. FUNÇÃO POÉTICA – é a linguagem das obras literárias, principalmente das poesias. Por exemplo:

O vento varria as folhas,

O vento varria os frutos,

O vento varria as flores…

 

6. FUNÇÃO METALINGUÍSTICA – é a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra. Por exemplo:

 

Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado. (Para dar a definição de frase, usamos uma frase.)

 

 

 

ATIVIDADES:

1. Identifique as funções de linguagem que se destacam nos fragmentos. Faça a relação.         

(A) FUNÇÃO REFERENCIAL - INFORMAR

(B) FUNÇÃO EMOTIVA – FOCO NO EU

(C) FUNÇÃO CONATIVA /apelativa-  CONVENCER O RECEPTOR

(D) FUNÇÃO FÁTICA – TESTAR A COMUNICAÇÃO

(E) FUNÇÃO POÉTICA – FOCO NO TEXTO

(F) FUNÇÃO METALINGUÍSTICA – EXPLICA CÓDIGO ( PALAVRAS, DESENHOS, IMAGENS, PINTURAS)

 

1. "Alô?" (no telefone)

_________________________________________________________________

 

2. Feche a porta.

_________________________________________________________________

3. A chegada da seleção à Venezuela aconteceu na noite de domingo.

_________________________________________________________________

4. O termo bonito é sinônimo de belo.

_________________________________________________________________

5. Eu estou exausta, não posso dar um passo mais.

_________________________________________________________________

6. Na casa do ferreiro, o espeto é de pau.

_________________________________________________________________

7. Tudo bem?

________________________________________________________________

8. Compre agora e só pague no mês que vem!

________________________________________________________________

9. Rita Lee foi uma famosa cantora brasileira, conhecida como 'rainha do rock

________________________________________________________________

10. "Que vergonha! O que que eu faço agora?

________________________________________________________________

11. Três tristes tigres comiam trigo em um trigal.

________________________________________________________________

12. O modo verbal imperativo é usado para dar ordens ao interlocutor.

________________________________________________________________

13. Bom dia!

________________________________________________________________

14. Bata por cinco minutos na velocidade máxima.

________________________________________________________________

15. O comércio abre em uma hora.

________________________________________________________________

16. Existem dois tipos de letras: as vogais e as consoantes.

________________________________________________________________

17. Sou muito grata por toda a sua ajuda.

________________________________________________________________

18. Viver é muito perigoso: sempre acaba em morte

________________________________________________________________

 

2. Pesquise na internet imagens  METALINGUAGEM. Escreva com suas palavras o que é metalinguagem.

 

 

 

 

 

 

GABARITO

Questão 1

1.    Fática

2.    Conativa

3.    Referencial

4.    Metalinguística

5.    Emotiva

6.    Poética

7.    Fática

8.    Conativa

9.    Referencial

10. Emotiva

11. Poética

12. Metalinguística

13. Fática

14. Conativa

15. Referencial

16. Metalinguística

17. Emotiva

18. Poética

 

Questão 2

Resposta pessoal.

ELEMENTO DA COMUNICAÇÃO QUIZ

 

quarta-feira, 14 de maio de 2025

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO TEORIA BÁSICA

 

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO TEORIA BÁSICA

Toda comunicação depende de seis elementos.

1. O EMISSOR, também chamado de locutor, é quem transmite a mensagem. A mensagem pode ser verbal (falada ou escrita) ou não verbal (gestos, sinais, cores, sons...).

Exemplo:

O professor disse a Ana que a porta está aberta.

EMISSOR = o professor.

 

2. O RECEPTOR, também chamado de interlocutor ou destinatário, é quem recebe a mensagem.

Exemplo:

O professor disse a Ana que a porta está aberta.

RECEPTOR = Ana.

 

3. MENSAGEM é o texto verbal ou não verbal.

Exemplo:

O professor disse a Ana que a porta está aberta.

MENSAGEM = O professor disse a Ana que a porta está aberta.

 

4. O REFERENTE, também chamado de contexto, é espaço físico e os envolvidos.

Exemplo:

1ª situação Ana chegou atrasada, o professor diz: A porta está aberta. = Entre.

2ª situação Ana está bagunçando, o professor diz: A porta está aberta. = Saia.

 

5. CÓDIGO é a linguagem utilizada. Pode o Português, Inglês... linguagem de sinais (LIBRAS), sistema BRAILLE ( para deficientes visuais),

Exemplo:

O professor disse a Ana que a porta está aberta. (Português)

 

6. CANAL é o meio utilizado para transmitir a mensagem.

Exemplos:

Oral (A voz), escrito ( texto) eletrônico (rádio, internet) visual (imagens, vídeos).

 

NO BLOG HÁ EXERCÍCIOS SOBRE O ASSUNTO. NA A LATERAL ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

quinta-feira, 8 de maio de 2025

ENCCEJA 10 QUESTÕES 2020

 

LEIA O TEXTO

Fui enganado pelo trailer de Somos tão jovens. Não gostei muito do trailer e fui ver o filme com algum preconceito. Acabei surpreso com o resultado. Embora o filme não seja perfeito, ele apresenta uma narrativa sólida que obriga o espectador a pensar. O filme Somos tão jovens mostra a história de Renato Russo. O caminho mais fácil para contar a história seria realizar um filme biográfico padrão, contando o começo, meio e fim da vida do compositor. O filme apresenta flashes de sua infância, conflitos do sucesso, da ascensão e da queda...

Essa resenha foi escrita por Marcelo Molinari.

1. A resenha é um gênero textual em que se espera uma postura crítica do autor. Nessa resenha de filme, a crítica pode ser comprovada no trecho:

A) “Essa resenha foi escrita por Marcelo Molinari”.

B) “O filme Somos tão jovens mostra a história de Renato Russo”.

C) “Embora o filme não seja perfeito, ele apresenta uma narrativa sólida”.

D) “O filme apresenta flashes de sua infância, conflitos do sucesso, da ascensão e da queda...”.

 

LEIA O TEXTO






Disponível em: www.rodosol.com.br.

 2. A publicidade busca persuadir, influenciar e convencer o consumidor pelo uso de linguagem verbal e não verbal. Nessa propaganda, contribui para a persuasão a duplicidade de sentido trabalhada na palavra

A) “natureza”, que pode se referir aos animais e às plantas.

B) “sagui”, que pode ser um animal e um tipo de mico.

C) “rodosol”, que pode ser o nome da rodovia e da empresa.

D) “mico”, que pode ser um animal ou a realização de um ato que cause vergonha.

 

LEIA O TEXTO

Classificados

Empregos

Doméstica 3 x na semana, sal. R$ 700,00, arrumar, lavar e passar, entrev. 20-08-13,

das 8 h às 10 h. Mais detalhes, clique aqui.

 

3. Ao ler esse anúncio publicado na internet, percebe-se que sua finalidade é

A) informar as condições dessa vaga de emprego.

B) explicar o funcionamento do local de trabalho.

C) mudar o comportamento da candidata.

D) apresentar o perfil da candidata.

 

LEIA O TEXTO



 








4 O panfleto é um gênero textual utilizado para diversos fins e tem uma rápida circulação. Pelas escolhas linguísticas empregadas nesse panfleto, percebe-se que seu foco é

A) alertar as pessoas a respeito das causas da dengue.

B) convocar as pessoas a lutarem contra a dengue.

C) informar as pessoas sobre os sintomas da dengue.

D) responsabilizar a comunidade pelo combate à dengue

 

LEIA O TEXTO

Poeta da igualdade Nascido em 1914, no município de Franca, estado de São Paulo, Abdias do Nascimento foi filho de Dona Josina, a doceira da cidade, e Seu “Bem-Bem”, músico e sapateiro. Embora de família pobre, conseguiu se diplomar em contabilidade em 1929. Aos 15 anos, alistou-se no Exército e foi morar na capital paulista, onde, anos depois, se engajou na Frente Negra Brasileira e se envolveu na luta contra a segregação racial. Dramaturgo, poeta e pintor, atuou também como deputado federal, senador e secretário de Estado, cargo no qual desenvolveu aspectos dessa luta. Autor das obras Sortilégio, Dramas para negros e prólogo para brancos e O negro revoltado, relatou nos livros as realidades quilombolas e levantou temas como o pensamento dos povos africanos, o combate ao racismo, a democracia racial e o valor das religiões de matriz africana. Morreu em 24 de maio de 2011. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 25 set. 2013 (adaptado).

 

5. A biografia é um gênero que apresenta dados sobre a vida de alguém e, geralmente, é utilizada para referenciar pessoas notáveis. O texto sobre o poeta Abdias do Nascimento é um exemplo disso. Pode-se observar como característica desse texto

A) a sequência temporal, dada pela ordem cronológica dos acontecimentos da vida do autor.

B) os tempos verbais conjugados no presente, usados para destacar momentos importantes.

C) os recursos argumentativos, usados para convencer os leitores sobre a importância do poeta.

D) os adjetivos, escolhidos para enumerar as qualidades pessoais do biografado.

 

 LEIA A CHARGE ABAIXO



 






6. As charges podem exercer função de satirizar, chamar atenção do leitor ou até mesmo criticar uma determinada situação. Sabendo que o Dia do Trabalho é um feriado, quando relacionamos a imagem com o texto escrito, percebe-se uma crítica que está evidente por meio do (a)

A) relação existente entre o trabalhador e seu gerente.

B) significado da faixa que diz: “Feliz Dia do Trabalho!”.

C) postura do chefe ao subir nas costas de seu empregado.

D) atitude pacífica do trabalhador ao ajudar seu chefe.

 

LEIA O TEXTO

SLEEP INN

Por você, vamos além:

oferecemos o melhor

custo-benefício.

A internet é grátis.

Confiança e qualidade.

Do check-in ao check-out.

 

7. No ramo do turismo e da hotelaria, a utilização de expressões em línguas estrangeiras é recorrente. No texto, a frase “Do check-in ao check-out ” refere-se ao período de tempo compreendido entre

A) o início e o término da estada.

B) o começo e o fim do seu sono.

C) a reserva e o pagamento da pousada.

D) a conexão com a internet e o seu desligamento.

 

LEIA O TEXTO

          Atualmente, é lugar-comum pensar na capoeira como uma atividade amplamente praticada e bem recebida em diversos espaços. Em outros momentos históricos do nosso país, não era essa a relação existente. Durante todo o século XIX, os capoeiras foram perseguidos pelo Estado, sendo a capoeira oficialmente criminalizada em 1890, no Código Penal da República.

 

8.Pode-se considerar que a mudança sobre o entendimento da prática da capoeira no Brasil aconteceu devido a(ao)

A) sua transformação em atrativo turístico.

B) sua importância para a saúde dos praticantes.

C) seu papel de atividade de lazer para a população.

D)  reconhecimento dessa prática como identidade nacional.

 

 LEIA O TEXTO

Esporte de alto rendimento vai ter investimento de R$ 1 bilhão até 2016 Atletas de alto rendimento poderão ganhar bolsas de R$ 5 mil a R$ 15 mil, com base nos resultados obtidos em competições internacionais e critérios técnicos das confederações esportivas. É o que propõe o Programa Bolsa Atleta Pódio.

 

9. O modelo de investimento em que o atleta deve mostrar resultados para merecer a “bolsa atleta” implica reconhecer que a dimensão de esporte nele contido prioriza o

A) esporte inclusivo.

B) esporte espetáculo.

C) esporte comunitário.

D) esporte participação.

 

LEIA O TEXTO

Fábulas de Esopo Sempre curtas e bem-humoradas, na maioria dos casos as fábulas de Esopo têm como protagonistas os animais e são reflexões sobre comportamentos e costumes do cotidiano dos homens. Valorizando o caráter universal e intemporal dessas pequenas joias da literatura mundial, as histórias e os desenhos desta coletânea foram selecionados dentre as várias centenas de edições das Fábulas de Esopo, publicadas sobretudo na Europa e nos Estados Unidos, e seu conjunto exemplifica não só o apelo internacional dessa obra como a diversidade visual que a acompanhou através dos tempos. Um clássico que fazia falta às crianças do Brasil. HIGTON, B.; ASH, R. Disponível em: www.companhiadasletras.com.br. Acesso em: 19 set. 2013.

 

10. O autor de uma resenha usa várias estratégias para expressar a avaliação que faz de uma obra e para despertar a curiosidade do leitor. Nessa resenha, escrita para avaliar as edições das Fábulas de Esopo, o autor utiliza a expressão “pequenas joias da literatura mundial” para

A) informar o consumidor sobre o preço da obra.

B) convencer o leitor sobre a importância da obra.

C) apresentar uma edição rara da obra ao público.

D) reconhecer a publicação exclusiva da obra na Europa.

GABARITO 1C, 2D, 3A, 4B, 5A, 6C, 7A, 8D, 9B, 10B




terça-feira, 6 de maio de 2025

CRÔNICA TEORIA

 CRÔNICA TEORIA PROF.: DIORGES

          A crônica é um texto que aborda assuntos simples do dia a dia, assuntos de pouco interesse da população.

         A intenção do autor da crônica não é motivada pelo interesse publico, é motivada pelo seu próprio interesse. A linguagem, geralmente, é subjetiva (expressa opinião do autor) conotativa (presença de linguagem figurada). A linguagem pode ser em 1 ou 3 pessoa.  A finalidade da crônica é levar o leitor a refletir sobre o assunto abordado. As crônicas, na maioria das vezes, são publicadas em um pequeno espaço no jornal, por isso costuma ser curtas. Apesar de narrar um acontecimento é diferente do conto, pois a crônica não foca nos elementos da narrativa: espaço, tempo, personagens...

 

PERGUNTAS RELEVANTES PARA CRÔNICAS:

 

1.Qual o assunto do texto?

__________________________________________________________________

 

2. Esse assunto é algo comum do cotidiano ou é um assunto muito importante?

__________________________________________________________________

 

3. Qual a porcentagem da população que teria interesse a ler sobre o assunto dessa crônica?

__________________________________________________________________

 

4. A linguagem é subjetiva ou objetiva (expressa opiniões)? Justifique.

__________________________________________________________________

 

5. O texto é narrado em primeira pessoa ou em terceira (foco narrativo)? Justifique.

_________________________________________________________________

 

6. O texto provoca reflexão no leitor sobre algo? Qual reflexão?

__________________________________________________________________

 

7. Qual o nome das personagens?

__________________________________________________________________

 

segunda-feira, 5 de maio de 2025

IFF NOTÍCIA REPORTAGEM ARTIGO DE OPINIÃO DIFERENÇA

 IFF NOTÍCIA - REPORTAGEM -ARTIGO DE OPINIÃO - CRÔNICA- EDITORIAL  : AULA 01 

obs: Os gêneros textuais  possuem uma estrutura e algumas características que tornam possível identificá-los. Mas nem todos os veículos de comunicação seguem essas regras. Na prova do IFF pode acontecer  também de aparecer um fragmento do texto e não o texto todo. Faça a atividade abaixo e consulte a internet para tirar dúvidas. A pergunta acima do título do texto é para ser respondida por último. Sempre leia o título e procure identificar o assunto. O assunto geralmente é a informação que mais aparece no decorrer do texto. Essa informação aparecerá diretamente ou através de sinônimos. 


ALUNO______________________________________TURMA__________DATA________

GÊNEROS JORNALISTICOS – Leia os textos, destaque as citações e circule os autores.

Responda no final dos exercícios. O texto abaixo pertence ao gênero:

 ______________________________________________________

Frio na barriga

 Ser tímido é algo natural da sensibilidade humana, porém precisa ser trabalhado para não comprometer a vida social e afetiva.

 

          Na sala da empresa, diversas pessoas sentadas aguardam para serem chamadas. Algumas balançam os pés, outras leem revistas. Há quem mire o teto, o relógio, o chão. Ninguém se olha e os raros olhares que se cruzam são rápida e assustadoramente recuados. Há quem transpire nas mãos e trema. Esse panorama pode ser recorrente em salas de espera de entrevistas de emprego. Situações como essa exigem desenvoltura e domínio das habilidades sociais. Porém, passar por essa experiência pode ser algo difícil para os tímidos. Criar envolvimento com pessoas desconhecidas, lidar com alguém superior e até em momentos da vida pessoal exigem o contato com alguém diferente, o que pode ser um grande desafio.

          O psicólogo Nelson Granado explica que a timidez “caracteriza-se pela preocupação, mesmo inconsistente, com as reações, atitudes e pensamentos que outros têm em relação a sua pessoa”. Há determinados cenários que podem provocar maior acanhamento em sujeitos muito tímidos, fato que precisa ser trabalhado para evitar problemas, pois são “fatores que podem comprometer de forma significativa a realização pessoal e diminuir a qualidade de vida”, completa o especialista.

        É valido ressaltar que situações que requerem uma maior habilidade social são recorrentes desde a infância. Por isso, é comum encontrar mães que reclamem de crianças muito agitadas e expansivas, julgando aquelas mais introspectivas como educadas e de boa postura. Entretanto, pequenos que são calados demais evitam atividades em grupo, falam baixo e são temerosos podem estar sofrendo. Os pais precisam ficar atentos já que esse acanhamento excessivo pode prejudicar a vida de seu filho. A psicopedagoga Erica Mantovani adverte que é importante perceber se a criança está evitando atividades nas quais gostaria de estar porque esse pode ser um forte indício de que é preciso trabalhar determinados comportamentos e dificuldades com o pequeno tímido. A partir de então, é importante não julgar, pois o olhar de outras pessoas pode causar mais sofrimento, já que a timidez “não é positiva ou negativa, é simplesmente um traço de personalidade que deve ser respeitado”, explica a especialista. Conversar sobre programas e acontecimentos da rotina em família pode ser de grande ajuda, assim se prepara a criança para possíveis eventos que possam ocorrer no dia a dia. Buscar ajuda profissional também pode desenvolver essa personalidade.

Mente curiosa. São Paulo, ano 3, n. 61, p. 12-14, ago. 2019. [Adaptado]

 

 

1. Identifique nos primeiros dois parágrafo, se tiver:

a) O que aconteceu ou acontecerá?

_____________________________________________________________________________________

b) Quando?

_____________________________________________________________________________________

c) Onde?

_____________________________________________________________________________________

 

2. O texto apresenta um fato ou um assunto (assunto: informação – sinônimo- que está no início, meio e fim do texto)? Escreva-o.

_____________________________________________________________________________________

3. A maioria dos verbos estão no presente, passado ou futuro?

_____________________________________________________________________________________

4. O autor do  texto faz alguma afirmação sobre o assunto e tenta convencer o leitor?

_____________________________________________________________________________________

5. A estrutura do texto apresenta um parágrafo final em que o autor reafirma sua opinião sobre o assunto? Se sim qual palavra introduziu a conclusão?

_____________________________________________________________________________________


6. Se tiver citações no texto, qual a sua finalidade?

(  ) defender uma afirmação feita sobre o assunto

(  ) explicar o assunto ou o fato

 

7. Qual das três finalidades abaixo melhor caracteriza o texto

(   ) informar/explicar um assunto   

(  ) convencer sobre um posicionamento sobre o assunto

(   ) refletir sobre um assunto


 


QUESTÃO 8

Conforme a estrutura, a finalidade e a função social que assumem nas situações  comunicativas, os textos variam o gênero. Tendo em vista os elementos que compõem o Texto I, pode-se afirmar que ele pertence ao gênero

a)crônica._____________________________________________________________________________

b)notícia._____________________________________________________________________________

c) editorial. ___________________________________________________________________________

d) reportagem. ________________________________________________________________________

e) artigo de opinião. ____________________________________________________________________

 

9. Indique a finalidade de cada gênero da questão acima.

 

QUESTÃO 10

Levando em consideração que o Texto I foi publicado em uma revista de grande circulação e observando as suas características nesse veículo, a finalidade do texto Frio na barriga é

a) orientar sobre como tratar pessoas tímidas na infância.

b) informar sobre o conceito e as características da timidez.

c) instruir sobre como tratar a timidez em situações de trabalho.

d) proporcionar um espaço de interação sobre o tema da timidez.

e) defender o ponto de vista de que a timidez é um traço da infância.



Responda no final dos exercícios. O texto abaixo pertence ao gênero:

 ______________________________________________________

 

Greta Thunberg, a jovem de 16 anos indicada ao prêmio Nobel da Paz

          Quando falamos que a geração Z vai mudar o mundo, não é exagero. E Greta Thunberg é um dos nomes que nos ajudam a provar isso.

          Três membros do parlamento norueguês indicaram Greta Thunberg para o Prêmio Nobel da Paz de 2019. A jovem ativista do clima, que tem apenas 16 anos, ganhou destaque internacional com seus frequentes e ousados ataques contra o aquecimento global.

          “Indicamos Greta Thunberg porque, se não fizermos nada para deter, a mudança climática será a causa de guerras, conflitos e refugiados”, diz Freddy Andre Ovstegard, membro do parlamento norueguês. “Thunberg lançou um movimento de massa, que eu vejo como uma grande contribuição para a paz.”

         Nascida na Suécia, Greta atraiu a atenção mundial quando se recusou a ir à escola após um verão recorde em seu país. Em sua entrevista à Rolling Stone, ela disse que estava frustrada com a falta de ação governamental em relação à crescente temperatura na Suécia, então foi ao parlamento sueco com sua mochila e alguns lanches e começou uma “greve de escola pelo clima”. Desde então, ela tem faltado às aulas na maioria das sextas feiras para realizar seus protestos regulares.

          Greta assinalou que, inicialmente, se sentiu ignorada pelas pessoas ao seu redor. “Eu tentei fazer com que as pessoas se juntassem a mim, mas ninguém estava realmente interessado, então eu tive que fazer isso sozinha”.

          Para algumas pessoas, pode ser peculiar ver alguém tão jovem falar tão apaixonadamente sobre um assunto, mas Greta demonstra pouco interesse em se conformar com os limites quando se trata do aquecimento global. Pelo contrário, a preocupação dessa jovem de 16 anos em lidar com a mudança climática continua sem sinais de desaceleração.

Disponível em: http://inovasocial.com.br/solucoes-de-impacto/greta-thunberg-mudanca climatica-nobel/.

 

1. Identifique nos primeiros dois parágrafo, se tiver:

a) O que aconteceu ou acontecerá?

_____________________________________________________________________________________

b) Quando?

_____________________________________________________________________________________

c) Onde?

____________________________________________________________________________________

 

2. O texto apresenta um fato ou um assunto (assunto: informação – sinônimo- que está no início, meio e fim do texto)? Escreva-o.

_____________________________________________________________________________________

 

3. A maioria dos verbos estão no presente, passado ou futuro?

_____________________________________________________________________________________

 

4. O autor do  texto faz alguma afirmação sobre o assunto e tenta convencer o leitor?

_____________________________________________________________________________________

 

5. A estrutura do texto apresenta um parágrafo final em que o autor reafirma sua opinião sobre o assunto? Se sim qual palavra introduziu a conclusão?

__________________________________________________________________________

 


6. Se tiver citações no texto, qual a sua finalidade?

(  ) defender uma afirmação feita sobre o assunto

(  ) explicar o assunto ou o fato

 

7. Qual das três finalidades abaixo melhor caracteriza o texto

(   ) informar/explicar um assunto   

(  ) convencer sobre um posicionamento sobre o assunto

(   ) refletir sobre um assunto


 

QUESTÃO 8

Conforme a estrutura, a finalidade e a função social que assumem nas situações  comunicativas, os textos variam o gênero. Tendo em vista os elementos que compõem o Texto I, pode-se afirmar que ele pertence ao gênero

a) crônica. ________________________________________________________

b) notícia. ________________________________________________________

c) editorial. _______________________________________________________

d) reportagem. ____________________________________________________

e) artigo de opinião. ________________________________________________

7. Indique a finalidade de cada gênero da questão acima.

 

Responda no final dos exercícios. O texto abaixo pertence ao gênero:

 ______________________________________________________

 

A inteligência artificial e o futuro dos jovens

           A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias mais promissoras da atualidade e vem sendo cada vez mais utilizada em diversas áreas. Para falar sobre o tema, conversamos com especialistas em tecnologia e inovação, que nos contaram sobre a importância da IA na atualidade e no futuro dos jovens.

          Para Luís Fernando Gomes, CEO da empresa de tecnologia inteligente Wevo, a IA pode ajudar os jovens a encontrarem novas oportunidades de emprego e a desenvolverem soluções inovadoras para problemas complexos em diferentes setores.

          “Com a IA, é possível automatizar processos e analisar grandes quantidades de dados de forma mais rápida e precisa, o que pode levar a melhorias significativas em áreas como saúde, educação, finanças e meio ambiente”, explica Gomes.

           No entanto, para aproveitar todo o potencial da IA, os jovens precisam estar preparados para lidar com essa tecnologia. Segundo Gabriela Silva, professora de Ciência da Computação na Universidade de São Paulo (USP), as habilidades técnicas e de análise de dados são fundamentais para quem quer trabalhar com a IA.

          “Os jovens precisam aprender a programar e a lidar com algoritmos para desenvolver soluções baseadas em IA. Além disso, é importante saber coletar e analisar dados para tomar decisões informadas e criar soluções eficientes”, destaca Silva.

          E as aplicações da IA no dia a dia dos jovens já são diversas. Aplicativos de recomendação de músicas e filmes, assistentes virtuais e chatbots de atendimento são alguns exemplos de como a IA está presente no cotidiano desse público.

          Mas as possibilidades vão muito além disso. “A IA pode ajudar os jovens a desenvolverem soluções inovadoras para problemas locais e globais, como o aquecimento global, a desigualdade social e a saúde pública”, afirma Gomes.

          Em resumo, a IA é uma tecnologia que promete transformar o futuro dos jovens, criando novas oportunidades de emprego e melhorando a eficiência dos processos. Para aproveitar todo o potencial da IA, é necessário desenvolver habilidades técnicas e de análise de dados, além de estar ciente dos desafios éticos e de privacidade envolvidos na utilização da tecnologia. FIDELIS, M. A inteligência artificial e o futuro dos jovens. Disponível em: https://abcreporter.com.br/2023/04/12/a-inteligencia-artificial-e-o-futuro-dos-jovens/. Acesso em: 18 mar. 2024.

 

1. Identifique nos primeiros dois parágrafo, se tiver:

a) O que aconteceu ou acontecerá?

______________________________________________________________________________

b) Quando?

______________________________________________________________________________

c) Onde?

______________________________________________________________________________2. O texto apresenta um fato ou um assunto (assunto: informação – sinônimo- que está no início, meio e fim do texto)? Escreva-o.

______________________________________________________________________________

3. A maioria dos verbos estão no presente, passado ou futuro?

______________________________________________________________________________

4. O autor do  texto faz alguma afirmação sobre o assunto e tenta convencer o leitor?

______________________________________________________________________________

5. A estrutura do texto apresenta um parágrafo final em que o autor reafirma sua opinião sobre o assunto? Se sim qual palavra introduziu a conclusão?

______________________________________________________________________________


6. Se tiver citações no texto, qual a sua finalidade?

( ) defender uma afirmação feita sobre o assunto

(  ) explicar o assunto ou o fato

 

7. Qual das três finalidades abaixo melhor caracteriza o texto

(   ) informar/explicar um assunto   

( ) convencer sobre um posicionamento sobre o assunto

(   ) refletir sobre um assunto


 

QUESTÃO 8

Conforme a estrutura, a finalidade e a função social que assumem nas situações  comunicativas, os textos variam o gênero. Tendo em vista os elementos que compõem o Texto I, pode-se afirmar que ele pertence ao gênero

a) crônica. ________________________________________________________

b) notícia. ________________________________________________________

c) editorial. _______________________________________________________

d) reportagem. ____________________________________________________

e) artigo de opinião. ________________________________________________

7. Indique a finalidade de cada gênero da questão acima.

QUESTÃO 9

Levando em consideração que o Texto I foi publicado em uma revista de grande circulação e observando as suas características nesse veículo, a finalidade do texto A inteligência artificial e o futuro dos jovens é

a) orientar sobre como os jovens a encontrar novas oportunidades de emprego.

b) informar sobre o conceito e as características da IA.

c) instruir sobre como aproveitar o potencial da IA..

d) proporcionar um espaço de interação sobre o tema da IA.

e) defender o ponto de vista sobre a importância da aprendizagem da IA pelos jovens.