PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

CONTO O HOMEM FELIZ 6 7 ANO CONSUMISMO

 

ALUNO:____________________________________________________TURMA:_______DATA:____

 

GÊNERO TEXTUAL CONTO:

É uma narrativa curta, possui os seguintes elementos:

Personagens – quem pratica ou sofre a ação.

Espaço - lugar onde acontece a história.

Tempo – duração da história ou quando acontece.

Narrador – quem conta a história.

Enredo - a própria história

 

Possui na sua estrutura:

Situação inicial – começo da história, apresentação das personagens, tempo e do espaço.

Conflito – problema que muda a situação inicial das personagens.

Clímax- momento de maior tensão, mais emocionante.

Desfecho – solução do conflito.

 

LEIA O CONTO ABAIXO

O HOMEM FELIZ

    Num certo reino vivia um rei que não conseguia rir de nada. O secretário da Saúde e do Juízo perguntou ao Senhor Duque…

    – O que foi que aconteceu com a Sua Majestade? Ontem mesmo, e bem alegre, ele ria com vontade!

    Ora o Duque das Risadas, muito sério, respondeu:

    – Desde hoje de manhã nosso rei entristeceu.

    Reuniram um Conselho, todo mundo preocupado. Cada um fez o que pôde para ver o rei curado.

    O ministro das Doenças mandou dar uma injeção. Bolos, tortas e sorvetes receitou o da Ração.

    Um artista trouxe tintas e pincéis para pintar. Logo o Chefe dos Esportes fez o rei correr e pular.

    Uma orquestra inteirinha veio dar uma sessão musical. Mas o rei só suspirava… de partir o coração!

    Um ministro bem velhinho, que já estava aposentado, garantiu que tinha um jeito de deixar o rei curado:

    – Se quiser rir outra vez, Sua Alteza só precisa encontrar alguém feliz e vestir sua camisa.

    Os ministros protestaram:

    – Isso é pura caduquice!

    Mas o rei levou a sério tudo o que o velhinho disse e deu ordens bem severas para soldados e marinheiros:

    – Vão olhar por toda parte, revirar o mundo inteiro!

    Logo os homens se espalharam pela estrada do rio. Uns seguiram a cavalo, outros foram de navio.

    Visitaram vários duques, reis, barões, imperatrizes. Muitos condes e princesas – todos eles infelizes!

    Já cansados de andar tanto e dormir em cama dura, marinheiros e soldados desistiram da procura.

    Foi aí que um velho duque escutou pelo caminho sons alegres de assobio e avistou um pastorzinho.

    O seu Duque então chamou:

    – Venha cá, meu bom rapaz! Para ser assim tão feliz o que é que você faz?

    O pastor só respondeu:

    – A alegria está no ar! Se você sorrir pra vida, não precisa se esforçar!

    E o duque então propôs:

    – Ouça bem, homem feliz, quer trocar sua camisa por um monte de rubis?

    – Se tivesse uma camisa, eu daria a sua alteza. Tenho tudo quanto quero, não preciso de riqueza!

    O pastor foi ao castelo pra ver sua majestade e contar que ainda havia gente alegre de verdade!

    Quando o rei ouviu aquilo riu três dias em seguida. Viu que a tal felicidade não se compra nesta vida.

Laís C. Ribeiro

 

 

 

 

RESPONDA:

Elementos da narrativa. (PENTE –Personagens, Enredo, Narrador, Tempo, Espaço.)

PERSONAGENS

 

1. Quais são os personagens?

___________________________________________________________________________

2. Qual o personagem principal, ou seja, o protagonista?

__________________________________________________________________________

3. Qual o antagonista, ou seja, o que se opõe ao principal?

__________________________________________________________________________

4. Quais características (adjetivos) físicas do personagem principal?

__________________________________________________________________________

5. Quais características (adjetivos) comportamentais ou psicológicas do personagem principal?

__________________________________________________________________________

 

ENREDO

1. Faça um resumo com pelo menos quatro linhas das ações que ocorrem na história.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

NARRADOR

1. O narrador narra em 1ª pessoa ou 3ª pessoa, justifique.

______________________________________________________________________________

2. Qual a pontuação utilizada pelo narrador para introduzir a fala das personagens?

______________________________________________________________________________

3. Ao introduzir as falas das personagens o narrador utiliza o discurso direto ou indireto – justifique.

______________________________________________________________________________

 

TEMPO – QUANDO (pode ser cronológico, psicológico ou histórico.

1. Quando ocorre a história? Qual o tempo da narrativa? (contexto histórico)

_____________________________________________________________________________

2. Quais características da época? (contexto histórico)

_____________________________________________________________________________

3.Quanto tempo duraram os eventos narrados? (tempo cronológico). Importante para compreensão do gênero.

_____________________________________________________________________________

4. Quais palavras nos permitem identificar esse tempo?

_____________________________________________________________________________

 

ESPAÇO- LUGAR

1. Onde acontece a história.

_____________________________________________________________________________

2. Características do meio que podem influenciar no comportamento das personagens.

_____________________________________________________________________________

 

ESTRUTURA DA NARRATIVA - quatro tópicos abaixo que na maioria das vezes estarão ligados ao personagem principal.

1. Qual a Situação inicial da narrativa? – Como começa a história - tudo normal.

____________________________________________________________________________

2. Qual o conflito da narrativa?  – Problema que vai mudar normalidade.

____________________________________________________________________________

 

3. Qual o clímax da narrativa?  – O ponto de maior tensão nesse problema surgido.

______________________________________________________________________________

4. Qual o desfecho da narrativa? – Solução do problema que havia mudado a situação inicial.

______________________________________________________________________________

 

TIPOLOGIA TEXTUAL

1. Localize um fragmento que seja apenas descritivo.

_____________________________________________________________________________

2. Localize um fragmento que seja apenas narrativo.

_____________________________________________________________________________

 

3. Qual a TIPOLOGIA TEXTUAL do texto lido:

a) narrativo, pois conta uma história.

b) descritivo, pois descreve uma paisagem.

c) argumentativo, pois defende uma ideia com argumentos.

d) injuntivo, pois orienta a como realizar um procedimento.

e) expositivo, pois transmite uma informação.

 

FATO E OPINIÃO

1. Identifique uma opinião.

_____________________________________________________________________________

2. Localize um fato.

_____________________________________________________________________________

terça-feira, 19 de agosto de 2025

FORMAÇÃO DE PALAVRAS TEORIA EXERCÍCIOS

 

ALUNO:_________________________________________TURMA:______DATA:______

FORMAÇÃO DE PALAVRAS/DERIVAÇÃO/COMPOSIÇÃO/NEOLOGISMOS

1. Forme novas palavras adicionando um prefixo antes das palavras abaixo.

a) ...........LEAL

b) ...........ÚTIL

c) ...........REGULAR

d) ...........GOSTO

Esse processo de formar palavras adicionando prefixos é chamado de DERIVAÇÃO PREFIXAL

 

2. Forme novas palavras adicionando um sufixo depois das palavras abaixo.

a) LEAL................

b) ÚTIL...............

c) REGULAR ................

d) GOSTO..............

Esse processo de formar palavras adicionando prefixos é chamado de DERIVAÇÃO SUFIXAL

 

3. As palavras abaixo possuem prefixo e sufixo.  Retire um prefixo e forme uma nova palavra. Depois retire um sufixo e forme outra palavra.

a) DESLEALDADE   ...............................................................................................................

b) INUTILIDADE   ...................................................................................................................

c) IRREGULARMENTE ............................................................................................................

d) DESGOSTOSO ..................................................................................................................

  Se uma palavra possui prefixo e sufixo e se tirar o prefixo ou o sufixo e ela CONTINUAR COM   sentido ela foi formada por DERIVAÇÃO PREFIXAL E SUFIXAÇÃO.

 

4. As palavras abaixo possuem prefixo e sufixo.  Retire um prefixo e forme uma nova palavra. Depois retire um sufixo e forme outra palavra.

a) EMPOBRECER   .................................................................................................................

b) ENTRISTECER   ...................................................................................................................

c) ENGAVETAR ........................................................................................................................

d) ENGAIOLAR ........................................................................................................................

Se uma palavra possui prefixo e sufixo e se tirar o prefixo ou o sufixo e ela PERDER O sentido ela foi formada por DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA.

 

5. Abaixo há quatro verbos forme novas palavras com retirando apenas o R.  Se precisar troque a ultima vogal.

a) AJUDAR...................................................

b) COMBATER ..............................................

c) ESTUDAR ................................................

d) VENDER ....................................................

 Esse processo de formar palavras RETIRANDO o R de um verbo para forma um substantivo é chamado de DERIVAÇÃO REGRESSIVA

 

6. Explique a qual classe gramatical pertence cada palavra destacada: verbo, substantivo, adjetivo, advérbio.

a) João é ALTO e fala ALTO.

_________________________________________________________________________

b) Vou JANTAR, pois o JANTAR está esfriando

________________________________________________________________________

c) O VELHO chegou em um carro VELHO

________________________________________________________________________

 

Quando uma palavra muda de classe gramatical chamamos esse processo de DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA. (geralmente nesse processo apalavra que derivou mudando de classe estará com um determinante antes: O, A, UM, UMA, ...)

REVISÃO:

Quais os 6 processos de formação de palavras por derivação? Dê um exemplo de cada.

1_____________________________________________________________________________2_____________________________________________________________________________3_____________________________________________________________________________4_____________________________________________________________________________5_____________________________________________________________________________6_____________________________________________________________________________

 

 

COMPOSIÇÃO.

1. Além dos 6 processos de derivação em que uma palavra é formada a partir de outra, podemos formar palavras juntando DUAS OU MAIS.  Exemplos:

Couve + flor = couve-flor

Passa + tempo = passatempo

Perna + longa = pernilongo

 

          Quando a palavra for formada por mais de uma sem mudar letras chamamos o processo de COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO. Essas palavras na sua grande maioria são formadas usando o hífen. Exemplos: segunda-feira, bem-vindo, bate-papo.

 

           Quando a palavra for formada por mais de uma mudando letras chamamos o processo de COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO. Exemplos: aguardente, vinagre, petróleo, embora.

 

 

Exercícios

 

1. Copie o radical das palavras abaixo;

a) igualdade, igualmente, igualitário, igualzinho: _______________

b) valorizar, desvalorizar, valores, valorosos: ______________

c) infeliz, felizardo, infelizmente, felizes: ____________

 

2. Um prefixo traz um significado: negação, repetição... Assinale a alternativa em que TODAS palavras tenham PREFIXOS. Depois circule os prefixos existentes.

a) incapaz, incolor, imortal, impróprio, ímã

b) desagradar, desarmar, desinformar, desfazer, dente

c) bimestre, bisavô, bisneto, bicampeão, bicho

d) reabrir, recontar, repor, reativo, refazer

 

3. Marque a alternativa em que há apenas SUFIXOS destacados.

a) maldade, lealdade, raridade, agilidade

b) bondoso, famoso, vaidoso, mentiroso

c) adotada, afogada, ativada, cantada

d) casamento, ferimento, alojamento, avivamento

 

4. Leia as palavras abaixo e depois copie cinco exemplos de palavras formadas por COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO:

lobisomem, vinagre, passatempo, vaivém, planalto, malcriado, aguardente, pontapé, couve-flor, sexta-feira, cachorro-quente, pernalta, planalto, Pernalonga, petróleo, mandachuva, vale-brinde, fidalgo, copo d'água,

1_________________________________

2_________________________________

3_________________________________

4_________________________________

5_________________________________

 

5. Leia as palavras abaixo e depois copie cinco exemplos de palavras formadas por COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO:

lobisomem, vinagre, passatempo, vaivém, planalto, malcriado, aguardente, pontapé, couve-flor, sexta-feira, cachorro-quente,  pernalta, planalto, Pernalonga, petróleo, mandachuva, vale-brinde, fidalgo, copo d'água,

1_________________________________

2_________________________________

3_________________________________

4_________________________________

5_________________________________

 

 

6. As palavras abaixo foram formadas pelo processo de DERIVAÇÃO PREFIXAL. Dê um exemplo de outras palavras formadas pelo mesmo processo.

a) infeliz __________________________________

b) impossível _______________________________

c) desagradar ______________________________

 

 

7. As palavras abaixo foram formadas pelo processo de DERIVAÇÃO SUFIXAL. Dê um exemplo de outras palavras formadas pelo mesmo processo.

a) amável__________________________________

b) pescador _______________________________

c) passarinho ______________________________

 

8.  Assinale a alternativa que apresenta palavra formada pelo processo de DERIVAÇÃO PREFIXAL e SUFIXAL.

a) amadurecer

b) apodrecer

c) descampado

d) desigualdade

e) envergonhar

 

9.  Assinale a alternativa que apresenta palavra formada pelo processo de DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA.

a) desigualdade

b) infelizmente

c) desvalorização

d) anoitecer

e) deslealdade

 

10. Abaixo há palavras formadas por DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA E DERIVÇÃO REGRESSIVA.

a) O jantar está na mesa, podem jantar

___________________________________________________________________

b) Já fiz a compra do mês, não falta comprar mais nada.

___________________________________________________________________

c) O céu azul não é lindo como o azul dos seus olhos.

___________________________________________________________________

d) Ele venceu o debate, pois costuma debater desde criança.

___________________________________________________________________

e) Gosto de olhar o seu olhar.

___________________________________________________________________

f) Não entro em briga, pois não gosto de brigar.

___________________________________________________________________

domingo, 18 de maio de 2025

FUNÇÕES DA LINGUAGEM TEORIA E EXERCÍCIOS

 

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

 

O emissor, ao transmitir uma mensagem, sempre tem um objetivo: informar algo, demonstrar seus sentimentos, convencer alguém a fazer algo...  De acordo com o objetivo do emissor a linguagem utilizada passa a ter uma função:

 

  1. Função REFERENCIAL
  2. Função EMOTIVA
  3. Função CONATIVA
  4. Função FÁTICA
  5. Função POÉTICA
  6. Função METALINGUÍSTICA

 

Obs.: Em um mesmo contexto, duas ou mais funções podem ocorrer, mas uma será a principal

 

1. FUNÇÃO REFERENCIAL/informativa/denotativa – quando o objetivo do emissor é informar. Comum em notícias  e textos científicos. Por exemplo:

Numa cesta de vime há um cacho de uvas, duas laranjas, dois limões, uma maçã verde, uma maçã vermelha e um melão.

 

O texto acima tem por objetivo informar o que contém a cesta, portanto sua função é referencial.

 

Obs.: Em provas geralmente é apresentado um fragmento do texto. Se apresentar o texto todo geralmente se pergunta qual a função predominante.

 

2. FUNÇÃO EMOTIVA/expressiva – quando o emissor demonstra seus sentimentos ou emite suas opiniões ou sensações a respeito de algum assunto ou pessoa. Características: 1ªpessoa, diminutivos, adjetivos, modo subjuntivo.  Por exemplo:

Eu te amo muito!

 

3. FUNÇÃO CONATIVA/apelativa, quando o emissor tenta convencer o receptor a praticar determinada ação, comprar um produto... características: 3ª pessoa, interrogação, vocativo, imperativo, infinitivo.  É comum o uso do verbo no imperativo. Por exemplo:

Compre aqui e concorra a este lindo carro.

 

É uma tentativa do emissor de convencer o receptor a praticar a ação de comprar ali.

 

4. FUNÇÃO FÁTICA – ocorre quando o emissor testa se o receptor o entendeu. Por exemplo. Não é mesmo?, Você está entendendo?, Cê ta ligado?, Ouviram?,  alô!, oi. Bom dia!

 

5. FUNÇÃO POÉTICA – é a linguagem das obras literárias, principalmente das poesias. Por exemplo:

O vento varria as folhas,

O vento varria os frutos,

O vento varria as flores…

 

6. FUNÇÃO METALINGUÍSTICA – é a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra. Por exemplo:

 

Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado. (Para dar a definição de frase, usamos uma frase.)

 

 

 

ATIVIDADES:

1. Identifique as funções de linguagem que se destacam nos fragmentos. Faça a relação.         

(A) FUNÇÃO REFERENCIAL - INFORMAR

(B) FUNÇÃO EMOTIVA – FOCO NO EU

(C) FUNÇÃO CONATIVA /apelativa-  CONVENCER O RECEPTOR

(D) FUNÇÃO FÁTICA – TESTAR A COMUNICAÇÃO

(E) FUNÇÃO POÉTICA – FOCO NO TEXTO

(F) FUNÇÃO METALINGUÍSTICA – EXPLICA CÓDIGO ( PALAVRAS, DESENHOS, IMAGENS, PINTURAS)

 

1. "Alô?" (no telefone)

_________________________________________________________________

 

2. Feche a porta.

_________________________________________________________________

3. A chegada da seleção à Venezuela aconteceu na noite de domingo.

_________________________________________________________________

4. O termo bonito é sinônimo de belo.

_________________________________________________________________

5. Eu estou exausta, não posso dar um passo mais.

_________________________________________________________________

6. Na casa do ferreiro, o espeto é de pau.

_________________________________________________________________

7. Tudo bem?

________________________________________________________________

8. Compre agora e só pague no mês que vem!

________________________________________________________________

9. Rita Lee foi uma famosa cantora brasileira, conhecida como 'rainha do rock

________________________________________________________________

10. "Que vergonha! O que que eu faço agora?

________________________________________________________________

11. Três tristes tigres comiam trigo em um trigal.

________________________________________________________________

12. O modo verbal imperativo é usado para dar ordens ao interlocutor.

________________________________________________________________

13. Bom dia!

________________________________________________________________

14. Bata por cinco minutos na velocidade máxima.

________________________________________________________________

15. O comércio abre em uma hora.

________________________________________________________________

16. Existem dois tipos de letras: as vogais e as consoantes.

________________________________________________________________

17. Sou muito grata por toda a sua ajuda.

________________________________________________________________

18. Viver é muito perigoso: sempre acaba em morte

________________________________________________________________

 

2. Pesquise na internet imagens  METALINGUAGEM. Escreva com suas palavras o que é metalinguagem.

 

 

 

 

 

 

GABARITO

Questão 1

1.    Fática

2.    Conativa

3.    Referencial

4.    Metalinguística

5.    Emotiva

6.    Poética

7.    Fática

8.    Conativa

9.    Referencial

10. Emotiva

11. Poética

12. Metalinguística

13. Fática

14. Conativa

15. Referencial

16. Metalinguística

17. Emotiva

18. Poética

 

Questão 2

Resposta pessoal.

ELEMENTO DA COMUNICAÇÃO QUIZ