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domingo, 14 de setembro de 2025

VARIAÇÃO LINGUISTICA 2025

 

ALUNO:________________________________________________TURMA: 901DATA: 26/08/2025

PROFESSOR DIORGES – AULA: 1. VARIAÇÃO LIGNUÍSTICA, 2. PRECONCEITO LINGUÍSTICO, 3. LINGUAGEM FORMAL E LINGUAGEM INFORMAL

 

1. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

       As variações (variantes ou variedades) linguísticas são as mudanças naturais que ocorrem em uma língua, as quais se diferenciam da norma-padrão. Há quatro tipos: VARIAÇÃO GEOGRÁFICA, VARIAÇÃO HISTÓRICA, VARIAÇÃO SOCIAL E VARIAÇÃO ESTILÍSTICA.

 

Variação geográfica ou regional

       As variações geográficas são as diferenças de linguagem devido à região. Dependendo do lugar podemos encontrar nomes diferentes para a mesma coisa. Também há diferenças na pronúncia de algumas palavras. Exemplos:

Sacolé

Geladinho, dindim

Lombada

Quebra-molas

Sinal

Semáforo, sinaleira

Totó

Pebolim

Mandioca

Macaxeira, aipim

Abobora

Moranga, jerimum

Bolacha

Biscoito

Angu

Polenta

 

Variações históricas

      As variações históricas tratam das mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixaram de existir, outras novas surgiram e outras se transformaram com a ação do tempo. Exemplos:

Lingüiça

Linguiça

Pharmácia

Farmácia

Idéia

Ideia

Anti-social

Antissocial

Microondas

Micro-ondas

 

Variação social

       As variações sociais ocorrem de acordo com os diferentes grupos sociais com os quais uma pessoa interage. Este tipo de variação ocorre porque os grupos sociais possuem uma linguagem específica com uso de gírias e jargões.

 

Variação estilística

       São as mudanças da língua de acordo com o grau de formalidade, contexto,  ou seja, a língua pode variar entre uma linguagem formal ou uma linguagem informal.

       Linguagem formal, culta ou padrão: é usada em situações comunicativas formais, como uma palestra, um congresso, uma reunião, etc.

      Linguagem Informal ou coloquial: é usada em situações comunicativas informais, como reuniões familiares, encontro com amigos, etc.

 

Observe a imagem abaixo os vários nomes atribuídos à mesma fruta.

http://www.aprendizagemconectada.mt.gov.br/documents/

 

 

1. A razão dessa fruta possuir nomes diferentes se deve a:

a) variação social ou grupo social como surfistas, skatistas, médicos, grupos religiosos...

b) variação histórica como aconteceu com a palavra você >Vossemecê, vosmecê, vosmincê, vassuncê, vancê, mecê, você, ocê, ce.

c) variações geográficas, ou seja, diferença entre uma região como Norte, Sul, Nordeste, Sudeste...

d) variação estilística quando o falante escolhe se usa uma linguagem formal ou informal, ou seja, se você se dirige a uma pessoa importante você usa a palavra informal cara ou formal senhor.

 

Leia a tirinha abaixo:

2. Qual das alternativas NÃO possui palavra da VARIANTE SOCIAL  utilizada por médicos?

a) laudo

b) necrose subcutânea

c) furúnculo

d) processo de intumescência

 

Leia a tirinha abaixo

 

3. A linguagem criada por Julieta é:

a) formal, isto é, uma linguagem típica de documentos, artigos científicos...;

b) informal, isto é, uma linguagem que utiliza gírias, típica das conversas...;

c) formal e informal;

d) formal, culta, padrão.

 

4. A única alternativa em que o significado da palavra faz parte da linguagem formal é:

a) namorado = nonogodo;

b) casa= masaca;

c) namorado = “crush”;

d) casa = residência.

 

5. A respeito da linguagem utilizada pela personagem Junim, no último quadrinho, podemos afirmar que:

a) é entendida por todas as pessoas;

b) é entendida só por meninos;

c) é entendida por um grupo específico de pessoas;

d) não é entendida por ninguém.

 

 

 

 

6. São palavras usadas na linguagem informal presentes na tirinha, EXCETO:

a) sacarem;

b) a gente;

c) fofocar;

d) meninos.

 

Veja a letra da musica da MC Dani

Mina Chavosa (MC Dani)

 Mina chavosa Mina chavosa Mina chavosa só anda assim

Cabelo soltinho estilo colômbia

Juliet no rosto, saia da Ciclone e um Nike no pé

 Pode fala, pode pensa, fala o que qué, que eu não to de K.O

Nóis chega no baile gritando bem alto '' CADE OS TOP ZIKA AMÔ? ''

 

7. A partir da observação da linguagem utilizada no texto podemos dizer que ele se destina ao seguinte grupo social:

a) crianças

b) idosos

c) adultos

d) jovens

 

8. A palavra “mina” é representativa da linguagem

a) Informal ou coloquial de uso cotidiano, em conversas e bate papo.

b) Informal ou coloquial utilizada em notícias de jornal.

c) Formal, culta ou padrão ensinada na escola.

d) Culta, formal ou padrão ensinada na escola.

 

9. A linguagem informal ou coloquial costuma apresentar gírias.  A alternativa que NÃO apresenta um exemplo de gíria é

a) chavosa

b) Juliet

c) K.O

d) ZIKA

 

Observe o meme abaixo.

 

10. A linguagem do meme indica que seu público alvo são:

a) religiosos

b) torcedores de futebol

c) médicos e professores

d) pipeiros

 

11. “ na mão” A palavra em estaque está abreviada , as abreviações são característica da linguagem informal. Como ficaria a reescrita dessa palavra na linguagem formal?

a) está

b) esta

c) tava

d) to

 

12. A expressão “Tá na mão” no meme significa que:

a) Peguei primeiro, já peguei.

b) É pra já, tá ok.

c) Vamos conseguir.

d) Está no papo.

 

 PRECONCEITO LINGUÍSTICO

       Preconceito linguístico é uma forma de discriminação social que consiste em julgar o indivíduo pela forma como ele se comunica, seja oralmente, seja por escrito. O parâmetro desse julgamento é a chamada norma culta: quanto mais distante dela, mais criticado (e rebaixado) é o falante.

 

Leia a tirinha da Anésia.

 

13. A tirinha acima retrata um caso de preconceito linguístico. Esse preconceito se deu pelo fato de:

a) A personagem rir dos problemas de saúde da prima.

b) A personagem rir da maneira de falar de sua prima.

c) A personagem rir da aparência da prima.

d) a personagem ter se arrependido do que disse.

 

14. Na escola é ensinada a linguagem formal, padrão ou culta. A alternativa que apresenta linguagem padrão é:

a) tá

b) pobrema

c) estombo

d) estômago

 

Leia a tirinha abaixo

 

15. Na tira acima A moça já conhecia o rapaz?

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16. Por que ela não quis conversar com o rapaz?

....................................................................................................................................................

 

17. Como ficaria a fala do rapaz se fosse escrita na variante padrão?

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18. Preconceito linguístico é humilhar, ridicularizar ou julgar uma pessoa por causa da variante linguística que ela usa, ou seja, a maneira como ela fala. Na tira acima houve preconceito linguístico? Por quê?

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19. Você já sofreu ou presenciou uma situação de preconceito linguístico? Comente.

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20. Quais os 4 tipos de variações que uma língua pode sofrer?

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CRÔNICA SESSÃO DE HIPNOTISMO 2025

 

ALUNO:_________________________________________TURMA:_________________DATA:__________

PROF. DIORGES/PORTUGUÊS

COPIE NO SEU CADERNO A TEORIA SOBRE O GÊNERO CRÔNICA.

TEORIA

GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA:

1. O ASSUNTO: Trata de problemas do cotidiano; assuntos comuns, do dia a dia;

2. O TEMPO: Retrata um momento, ou seja, um período curto: horas...

3. AS PERSONAGENS: pessoas comuns, geralmente sem nome ou com nomes genéricos.

4. A LINGUAGEM: é comum fragmentos com linguagem informal/coloquial - gírias, palavras inventadas, gestos, palavras abreviadas, ...

5. A FINALIDADE: provocar uma reflexão sobre o tema abordado...

 

Leia o texto para responder às questões.

SESSÃO DE HIPNOTISMO  (Fernando Sabino)

 

  1.      A dona da casa nos abriu a porta de mansinho, pediu silêncio com um dedo sobre os lábios e fez sinal para que entrássemos. Entramos, pé ante pé, já meio hipnotizados. Curvado sobre uma poltrona no canto mais escuro da sala, o hipnotizador tentava adormecer uma jovem. Ao fundo, cinco ou seis vítimas aguardavam a vez, uns muito sérios, outros contendo risos. Na poltrona a jovem nunca mais que dormia e, já meio chateada, olhava o relógio de pulso que o hipnotizador segurava no ar.
  2.      “Você vai dormir… Suas pálpebras estão pesadas… Tudo vai desaparecendo” – insistia ele, com voz macia, mas acabou ordenando: “Feche os olhos.” A jovem fechou. Com a mão ele fez sinal que nos aproximássemos. “Levante o braço”. A moça levantou. “Agora você não pode abaixar o braço”. Voltou-se para nós: “Viram? Ela está dormindo. Não consegue abaixar o braço. Se tentar, encontra resistência.” Ouvindo isto, a bela adormecida abaixou o braço imediatamente, não encontrando resistência nenhuma.
  3.      “Bem”, prosseguiu o homem, “às vezes a pessoa fica assim, meio rebelde. Obedece direitinho, mas ao contrário.” Aproximou-se de novo da poltrona: “Agora”, sussurrou para ela, “preste bem atenção: você queria parar de roer unha, não é? Pois bem: quando acordar, nunca mais vai roer unha. Vai ter consciência de que é um hábito muito feio, desagradável. E pronto: quando eu contar até três, pode acordar.”
  4.      No que ele disse “um” a moça se ergueu da poltrona, lépida e satisfeita. “Você dormiu mesmo?” perguntamos, impressionados. “Como é que vocês queriam que eu dormisse, com ele falando o tempo todo no meu ouvido?” Concordamos em que ela fizera muito mal em abaixar o braço: “Muito feio isso, desobedecer o homem dessa maneira.” Ela ergueu os ombros: “Tanta coisa só para me dizer que roer unha é muito desagradável. Essa não!” E afastou-se, roendo as unhas.

 

1. Qual o assunto abordado na crônica?

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2. Qual a duração aproximada da narrativa?

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3. Quem são as personagens da crônica?

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3a. Quais as características físicas e psicológicas das personagens?

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______________________________________________________________________________

4. Retire da crônica um exemplo de linguagem coloquial/informal.

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5. O objetivo da crônica Sessão de Hipnotismo é provocar uma reflexão sobre quais temas?

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6. A crônica acima foi narrada em 1ª pessoa, o narrador é um personagem. Retire do texto um trecho que comprove essa afirmação.

____________________________________________________________________________

7. Qual o espaço da crônica " Sessão de hipnotismo", ou seja, onde acontece a história?

____________________________________________________________________________

 

8. No texto foram usadas aspas (“”) para indicar a fala das personagens. Escreva um fala do narrador e seus amigos

____________________________________________________________________________

 

9. “Entramos, pé ante pé, já meio hipnotizados.” Por que os amigos já entraram meio hipnotizados?

____________________________________________________________________________

 

10. “Ao fundo, cinco ou seis vítimas aguardavam a vez” Por que o narrador utilizou a palavra vítimas nesse contexto?

____________________________________________________________________________

 

11. Todas as pessoas do local acreditavam no hipnotizador? Justifique com um fragmento do texto.

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12. Concordamos em que ela fizera muito mal em abaixar o braço: “Muito feio isso, desobedecer ao homem dessa maneira.”  Os amigos da menina acharam que ela deveria fingir que estava hipnotizada. Por quê?

____________________________________________________________________________

 

13. Relei o texto e destaque as palavras que possuem acento. Depois acentue as palavras que foram retiradas do texto:

LABIOS, SERIO, SILENCIO, RELOGIO, CONTRARIO, RESISTENCIA, CONCIENCIA DESAGRADAVEL, ENTRASSEMOS, APROXIMASSEMOS, VITIMAS, PALPEBRAS, LEPIDA, HABITO,  TRES, VOCE, ATE, PE, JÁ.

 

15. Nesse texto, no trecho “fez sinal para que entrássemos.” (1º parágrafo), a expressão em destaque indica:  (Faça anotações após responder à questão.)

A) comparação.   ______________________________________________________             

B) conclusão.      ______________________________________________________          

C) condição.    ________________________________________________________           

D) finalidade __________________________________________________________

 

16. Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é:

A) A dona da casa nos abriu a porta de mansinho

B) Muito feio isso, desobedecer ao homem dessa maneira

C) o hipnotizador tentava adormecer uma jovem

D) Curvado sobre uma poltrona no canto mais escuro da sala

 

17. Na frase: “Ouvindo isto, a bela adormecida abaixou o braço imediatamente, não encontrando resistência nenhuma.” (parág. 2), a expressão sublinhada refere-se:

A) à moça que está sendo hipnotizada

B) a uma personagem de um conto infantil

C) à moça que abriu a porta

D) a uma moça que adormeceu esperando a vez de ser hipnotizada

 

18. Ao dizer: “… às vezes a pessoa fica assim, meio rebelde. Obedece tudo direitinho, mas ao contrário.” (parág. 3), o hipnotizador quer:

A) criticar a rebeldia da moça

B) brincar com as pessoas presentes

C) justificar a sua incompetência

D) desculpar a atitude da moça

CONTO O HOMEM FELIZ

 

GÊNERO TEXTUAL CONTO:

É uma narrativa curta, possui os seguintes elementos:

Personagens – quem pratica ou sofre a ação.

Espaço - lugar onde acontece a história.

Tempo – duração da história ou quando acontece.

Narrador – quem conta a história.

Enredo - a própria história

 

Possui na sua estrutura:

Situação inicial – começo da história, apresentação das personagens, tempo e do espaço.

Conflito – problema que muda a situação inicial das personagens.

Clímax- momento de maior tensão, mais emocionante.

Desfecho – solução do conflito.

 

LEIA O CONTO ABAIXO

O HOMEM FELIZ

    Num certo reino vivia um rei que não conseguia rir de nada. O secretário da Saúde e do Juízo perguntou ao Senhor Duque…

    – O que foi que aconteceu com a Sua Majestade? Ontem mesmo, e bem alegre, ele ria com vontade!

    Ora o Duque das Risadas, muito sério, respondeu:

    – Desde hoje de manhã nosso rei entristeceu.

    Reuniram um Conselho, todo mundo preocupado. Cada um fez o que pôde para ver o rei curado.

    O ministro das Doenças mandou dar uma injeção. Bolos, tortas e sorvetes receitou o da Ração.

    Um artista trouxe tintas e pincéis para pintar. Logo o Chefe dos Esportes fez o rei correr e pular.

    Uma orquestra inteirinha veio dar uma sessão musical. Mas o rei só suspirava… de partir o coração!

    Um ministro bem velhinho, que já estava aposentado, garantiu que tinha um jeito de deixar o rei curado:

    – Se quiser rir outra vez, Sua Alteza só precisa encontrar alguém feliz e vestir sua camisa.

    Os ministros protestaram:

    – Isso é pura caduquice!

    Mas o rei levou a sério tudo o que o velhinho disse e deu ordens bem severas para soldados e marinheiros:

    – Vão olhar por toda parte, revirar o mundo inteiro!

    Logo os homens se espalharam pela estrada do rio. Uns seguiram a cavalo, outros foram de navio.

    Visitaram vários duques, reis, barões, imperatrizes. Muitos condes e princesas – todos eles infelizes!

    Já cansados de andar tanto e dormir em cama dura, marinheiros e soldados desistiram da procura.

    Foi aí que um velho duque escutou pelo caminho sons alegres de assobio e avistou um pastorzinho.

    O seu Duque então chamou:

    – Venha cá, meu bom rapaz! Para ser assim tão feliz o que é que você faz?

    O pastor só respondeu:

    – A alegria está no ar! Se você sorrir pra vida, não precisa se esforçar!

    E o duque então propôs:

    – Ouça bem, homem feliz, quer trocar sua camisa por um monte de rubis?

    – Se tivesse uma camisa, eu daria a sua alteza. Tenho tudo quanto quero, não preciso de riqueza!

    O pastor foi ao castelo pra ver sua majestade e contar que ainda havia gente alegre de verdade!

    Quando o rei ouviu aquilo riu três dias em seguida. Viu que a tal felicidade não se compra nesta vida.

Laís C. Ribeiro

 

 

 

 

RESPONDA:

Elementos da narrativa. (PENTE –Personagens, Enredo, Narrador, Tempo, Espaço.)

PERSONAGENS

 

1. Quais são os personagens?

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2. Qual o personagem principal, ou seja, o protagonista?

__________________________________________________________________________

3. Qual o antagonista, ou seja, o que se opõe ao principal?

__________________________________________________________________________

4. Quais características (adjetivos) físicas do personagem principal?

__________________________________________________________________________

5. Quais características (adjetivos) comportamentais ou psicológicas do personagem principal?

__________________________________________________________________________

 

ENREDO

1. Faça um resumo com pelo menos quatro linhas das ações que ocorrem na história.

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NARRADOR

1. O narrador narra em 1ª pessoa ou 3ª pessoa, justifique.

______________________________________________________________________________

2. Qual a pontuação utilizada pelo narrador para introduzir a fala das personagens?

______________________________________________________________________________

3. Ao introduzir as falas das personagens o narrador utiliza o discurso direto ou indireto – justifique.

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TEMPO – QUANDO (pode ser cronológico, psicológico ou histórico.

1. Quando ocorre a história? Qual o tempo da narrativa? (contexto histórico)

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2. Quais características da época? (contexto histórico)

_____________________________________________________________________________

3.Quanto tempo duraram os eventos narrados? (tempo cronológico). Importante para compreensão do gênero.

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4. Quais palavras nos permitem identificar esse tempo?

_____________________________________________________________________________

 

ESPAÇO- LUGAR

1. Onde acontece a história.

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2. Características do meio que podem influenciar no comportamento das personagens.

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ESTRUTURA DA NARRATIVA - quatro tópicos abaixo que na maioria das vezes estarão ligados ao personagem principal.

1. Qual a Situação inicial da narrativa? – Como começa a história - tudo normal.

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2. Qual o conflito da narrativa?  – Problema que vai mudar normalidade.

____________________________________________________________________________

 

3. Qual o clímax da narrativa?  – O ponto de maior tensão nesse problema surgido.

______________________________________________________________________________

4. Qual o desfecho da narrativa? – Solução do problema que havia mudado a situação inicial.

______________________________________________________________________________

 

TIPOLOGIA TEXTUAL

1. Localize um fragmento que seja apenas descritivo.

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2. Localize um fragmento que seja apenas narrativo.

_____________________________________________________________________________

 

3. Qual a TIPOLOGIA TEXTUAL do texto lido:

a) narrativo, pois conta uma história.

b) descritivo, pois descreve uma paisagem.

c) argumentativo, pois defende uma ideia com argumentos.

d) injuntivo, pois orienta a como realizar um procedimento.

e) expositivo, pois transmite uma informação.

 

FATO E OPINIÃO

1. Identifique uma opinião.

_____________________________________________________________________________

2. Localize um fato.

_____________________________________________________________________________

 

 

VOZES DO TEXTO 2025

 

ALUNO:__________________________________________________TURMA:901 DATA:02/09/2025

DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA.

 

DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO

       O que é discurso direto e discurso indireto?

       Discurso direto e discurso indireto são dois tipos de INTRODUÇÃO DAS FALAS DAS PERSONAGENS DE UMA NARRATIVA PELO NARRADOR.

O NARRADO PODE SER UM PERSONAGEM: FOCO NARRATIVO EM 1ªA PESSOA. (EU, NÓS)

O NARRADOR PODE APENAS NARRAR: FOCO NARRATIVO EM 3ª PESSOA – NARRADOR OBSERVADOR.        

O que é discurso direto?

       O discurso direto acontece quando o narrador faz a transcrição exata da fala das personagens. Possui TRAVESSÃO (_), dois pontos (:) ou ASPAS (“ ”).

       Exemplo de discurso direto:

a) A aluna afirmou: (voz do narrador)

— Preciso estudar muito para o IFF.  (voz da personagem a aluna)

 

b) A aluna afirmou: “Preciso estudar muito para o IFF”

(Voz do narrador)                   (Voz da personagem a aluna)

 

c) A aluna perguntou:     (Voz do narrador)

_ Haverá aula de Português?  (Voz da personagem a aluna)

 

       O que é o discurso indireto?

       O discurso indireto acontece quando narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens em um texto NARRATIVO. Aparecem as palavras QUE ou SE.

Exemplo de discurso indireto:

A aluna afirmara        que precisava estudar muito para o teste.

(Voz do narrador)        (Voz da personagem reproduzida pelo narrador com suas palavras.)

A aluna perguntou    se haveria aula de Português.

(Voz do narrador)      (Voz da personagem reproduzida pelo narrador com suas palavras.)

 

CITAÇÃO DIRETA E CITAÇÃO INDIRETA

     

       O que é citação direta e citação indireta?

        Citação direta e citação indireta são dois tipos de introdução da “fala” (fragmento de texto) de outros autores quando fazemos um TEXTO DISSERTATIVO (redação, artigo de opinião...).

      

       O que é citação direta?

        A Citação direta é a transcrição exata da “fala” de outros autores. No texto aparece ENTRE ASPAS, CITANDO O nome do AUTOR antes ou depois da transcrição da fala.

       Ela deve ser usada somente quando você se lembra exatamente da frase a ser citada.

       Exemplo: “Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.” Pitágoras       

O que é citação indireta?

        Citação indireta é a transcrição da fala do autor com nossas próprias palavras, ou seja, é uma PARÁFRASE da ideia original. Ela NÃO acompanha ASPAS, mas deve CITAR O AUTOR.

Pitágoras dizia que se nós educássemos as crianças não precisaríamos punir os adultos.

 

       I. Classifique os fragmentos abaixo em DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA. Obs.: Se o texto for narrativo estará marcado entre parênteses para ajudá-los.


 

1. “Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar” (Carlos Drummond de Andrade). (Texto dissertativo)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

2. Para DRUMMOND ninguém é igual a ninguém, todo ser humano é diferente, cada pessoa possui sua peculiaridade. (Texto dissertativo)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

3. O treinador disse:

— Você precisa treinar mais. (TEXTO NARRATIVO)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

4. O treinador disse: “Você precisa treinar mais.” (TEXTO NARRATIVO)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

5. O treinador disse QUE você precisava treinar mais. (TEXTO NARRATIVO)

( ) Discurso direto

( ) Discurso indireto

( ) Citação direta

( ) Citação indireta

 

QUESTÃO 8  prova 2022

Existem diferentes formas de estabelecer a articulação das palavras em uma frase e, assim,  garantir sua coesão, como ocorreu no uso do pronome QUE em “Greta Thunberg é um dos  nomes que nos ajudam a provar isso.”  Tendo em vista esta estratégia coesiva, assinale a alternativa na qual palavra QUE também  é utilizada para retomar um elemento antecedente: 

a) “A jovem ativista do clima, que tem apenas 16 anos, ganhou destaque [...]”.

b) “[...] ela disse que estava frustrada com a falta de ação governamental [...]”.

c) “Greta assinalou que, inicialmente, se sentiu ignorada [...]”.

d) “Eu tentei fazer com que as pessoas se juntassem a mim [...]”.

e) “[...] então eu tive que fazer isso sozinha”.

 

 

QUESTÃO 4 2023

O trecho que comprova a presença de um narrador-observador na história é

a) “Hei, você aí, macaco - quem é o rei dos animais?".

b) "Claro que é você, Leão, claro que é você!".

c) "Currupaco... não é o Leão? Não é o Leão? Currupaco, não é o Leão?".

d) “O tigre rugiu, hesitou, tentou não responder”.

e) "Que diabo, só porque não sabia a resposta não era preciso ficar tão zangado”.

IFF REDAÇÃO 2025

 

PROVA DE REDAÇÃO CAP 2024

TEMA: a importância do aproveitamento do tempo no período da adolescência.

 

O tempo é agora.

 

          A adolescência é uma fase muito importante no desenvolvimento humano, marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais. O aproveitamento do tempo nesse período é fundamental para o crescimento pessoal e formação do indivíduo.

         Durante a adolescência, os jovens começam a explorar suas identidades e interesses. O tempo bem aproveitado permite que eles se dediquem a hobbies, esportes e atividades artísticas. Essas experiências contribuem para o autoconhecimento e a formação de habilidades, essencial para a vida adulta.

          A escola desempenha um papel central na vida dos adolescentes. O uso eficiente do tempo de estudo é vital para o sucesso acadêmico. Quando os jovens organizam sua rotina de maneira produtiva, eles desenvolvem o hábito de aprender, que se estende além do ambiente escolar. O investimento em educação durante essa fase pode garantir um futuro de sucessos.

          Em resumo, o aproveitamento do tempo na adolescência é imprescindível para o desenvolvimento integral do indivíduo. Organizar o tempo de forma eficaz contribui para o crescimento pessoal, sucesso acadêmico, relações sociais saudáveis e uma boa saúde mental, preparando os jovens para o futuro.

 

1. Qual a tese?

2. A tese está dividida em dois tópicos que serão desenvolvidos nos parágrafos dois e três. Quais são eles?

3. Qual o primeiro argumento?

4. Qual o segundo argumento?

5. Qual a conclusão?

 

ESTRUTURA

1º parágrafo:

1ª frase - explique o tema.

2ª frase - faça uma afirmação sobre o tema. (tese)

3ª frase – divida a afirmação em dois tópicos. (argumentos) social pessoal, mental, escolar, profissional, emocional...

 

2º parágrafo. Explique o primeiro tópico. Não fale de outra coisa.

3º parágrafo. Explique o segundo tópico. Não fale de outra coisa.

4º parágrafo. Conclusão Retome a afirmação feita no início com outras palavras e acrescente algo que trará melhorias para o problema debatido. // Propostas de intervenção – agentes públicos ou sociais.

 

TEXTOS MOTIVADORES: pode ser utilizado para citar dados estatísticos, paráfrases de alguma informação, seguir o direcionamento, áreas temáticas.

 

 

AVALIAÇÃO.

1.registro formal - Erros de ortografia. Erros de concordância. Separação de sílabas.

2. Coesão – conjunções, pronomes...

3. Adequação ao tema – as palavras do tema devem aparecer várias vezes no texto, pode ser sinônimos.

4. Estrutura – quatro parágrafos, título,