PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

PROVA BRASIL ATIVIDADE ESCRITA DESCRITORES


Aluno:...................................................................................turma..........data........

Texto 1 TEXTO DE OPINIÃO

Pais devem estabelecer limites.


        São os pais que devem buscar estabelecer limites no uso de celular e internet. “Às vezes o adolescente está com dificuldades de ter autonomia para estabelecer seus próprios limites. Então, nessa hora, precisa de alguém para fazer isso”, afirma o psicanalista Ailton Bastos, de Londrina.
         Em situações específicas, como o adolescente que está com baixo rendimento escolar por conta da quantidade de horas que passa na internet, vale limitar as horas até que as notas melhorem. “Mas, com adolescente, você tem que deixar muitas vezes uma válvula de escape, pois quanto mais intensa a exigência, mais chances de não dar certo. Ele precisa de parâmetros, mas com um certo nível de liberdade”, diz.
         Mesmo assim há situações em que é preciso até proibir o uso por um período de tempo. “Há certos momentos que não é radical (proibir), há certos momentos que é  necessário. Mas isso não pode ser feito no calor da emoção, esse adulto tem que pensar bem antes de estabelecer, para que possa cumprir a palavra dada. E se perceber que a coisa é grave não espere que a própria pessoa decida procurar ajuda”, avalia. (C. P.)¹ (...)

1.D1. No segundo parágrafo o texto afirma que se deve determinar o tempo que o adolescente passa na internet. Retire um fragmento que comprove essa afirmação.
..............................................................................................................................

2.D2. Indique a que palavra ou informação o pronome destacado se refere.
a) Ele precisa de parâmetros.2ºpar.
......................................................................
b) Mas isso não pode ser feito no calor da emoção. 3ºpar.
.......................................................................
3.D3. O que significa.
a) denotação?........................................................................................................
b) conotação?........................................................................................................

4. D3. Sobre o fragmento "Mas isso não pode ser feito no calor da emoção" responda:
a) A palavra destacada foi usada no sentido denotativo ou conotativo?
......................................................................................................................
b)  Qual o significado da palavra de acordo com o texto?
.......................................................................................................................
5. D6. O que é tema?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

6.D6. Qual o tema do texto?
...............................................................................................................................
7.D7. O que é tese?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
8. D7Qual a tese do texto?
...............................................................................................................................

9. D8. O que são argumentos?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

10.D8. Retire do texto um argumento que o autor utiliza para justificar sua tese.
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
11. D11. No segundo parágrafo há uma consequência "o baixo rendimento escolar" qual a sua causa?
...............................................................................................................................
12. D12. O que significa a palavra finalidade?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
13.D12. Qual a finalidade desse texto?
...............................................................................................................................
14. D13. O que significa:
a) linguagem formal ou culta?
.............................................................................................................................................................................................................................................................
b) linguagem informal ou coloquial?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
15. D13. No fragmento " Às vezes o adolescente está com dificuldades de ter autonomia" foi utilizado que tipo de linguagem?
.............................................................................................................................
16. D14. O que significa:
a) fato?
...............................................................................................................................
b) opinião?
...............................................................................................................................

17. D14. "São os pais que devem buscar estabelecer limites no uso de celular e internet." Nesse fragmento há um fato ou opinião? Justifique.
..............................................................................................................................................................................................................................................................

18. D17. Para que foram utilizadas as aspas em algumas partes do texto?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

19. Leia os fragmentos entre aspas com atenção e responda quantas pessoas opinam no texto? Quais são elas?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
20. Qual o significado da palavra inferir?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

21. "São os pais que devem buscar estabelecer limites" podemos inferir que os pais significa:
..............................................................................................................................................................................................................................................................

domingo, 2 de junho de 2019

CONJUNÇÃO CHARGE ADIÇÃO, OPOSIÇÃO CONCLUSÃO. EXERCICIO


1.  Sobre o texto acima marque a afirmação correta:
a) há  uma conjunção aditiva indicando relação de adição na fala do personagem com bolsa nas costas.
b) há  uma conjunção aditiva indicando relação de adição na fala do personagem com boné na cabeça e de chinelos.
c) a conjunção NEM por estar repetida indica alternância como ou...ou, ora...ora, nem...nem.
d)  ENEM no texto é uma variação da conjunção NEM.


2.Sobre fragmento" Eu não...Mas meus professores " podemos afirmar, EXCETO:
a) o mas é uma conjunção coordenada adversativa que  indica relação de  oposição.
b) o mas pode ser trocado por mas, porém ou contudo sem que ocorra mudança de sentido.
c) o mas pode ser trocado por mas também, mantendo a mesma relação de sentido
d) todavia, entretanto, não obstante também são conjunções adversativas e indicam oposição




3.No terceiro quadrinho a conjunção logo pode ser trocada, sem haver mudança de sentido, EXCETO por:
a) então
b) por isso
c) portanto
d) porquanto 

PROVA FORMAÇÃO DE PALAVRAS







Cabelo (Gal Costa)

Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada.
Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada.
Quem disse que cabelo não sente.
Quem disse que cabelo não gosta de pente.
Cabelo quando cresce é tempo.
Cabelo embaraçado é vento.

1. As palavras “cabeleira, cabeluda” foram formadas por :
a) derivação prefixal
b) derivação sufixal
c) derivação parassintética
d) derivação prefixal e sufixal

2. A palavra que não apresenta o mesmo sufixo dá palavra “descabelada” é:
a) bombada
b) lombada
c) cuspada
d) lâmpada

3. A palavra “descabelada” apresenta:
a) apenas sufixo
b) apenas prefixo
c) sufixo e prefixo
d) consoante de ligação












Leia com atenção o poema concreto para responder as questões abaixo.



4. Quais  processos de formação de palavras foram  usados para criar o poema?
a) derivação regressiva e prefixal
b) derivação imprópria e sufixal
c) derivação parassintética e prefixal
d) derivação prefixal e sufixal

5. A derivação regressiva forma substantivo a partir de verbos. A alternativa que apresenta APENAS derivação regressiva é:
a) reforma
b) disforma
c) transforma
d) forma



          Som
Nem soneto nem sonata
Vou curtir um som
Dissonante dos sonidos
Som
Ressonante de sibildos
Som
Sonotinto de sonalhas
Nem sonoro nem sonouro
Vou curtir um som
Mui sonso, mui insolúvel
Som não sonoterápico
Bem insondável, som
De raspante derrapante
Rouco reco ronco rato
Som superenrolado
Como se sona hoje-em-noite
Vou curtir, um som
Ausente de qualquer música
E rico de curtição.
(ANDRADE, Carlos Drummond)

6. São palavras derivadas de som:
a) insolúvel, sonata
b) sonso, soneto
c) ressonante, sonidos
d) música, som

7. Marque a alternativa correta.
a) são prefixos: dis, re, super, nem
b) são sufixos: eto, vel, ido, um
c) são radicais: com, curt, ronc, rato
d) são palavras derivadas: soneto, insondável, insolúvel, sonidos

O Quereres (Caetano Veloso)
Onde queres família, sou maluco
E onde queres romântico, burguês
Onde queres Leblon, sou Pernambuco
E onde queres eunuco, garanhão
Onde queres o sim e o não, talvez
E onde vês, eu não vislumbro razão
Onde o queres o lobo, eu sou o irmão
E onde queres cowboy, eu sou chinês
Onde queres o ato, eu sou o espírito
E onde queres ternura, eu sou tesão
Onde queres o livre, decassílabo
E onde buscas o anjo, sou mulher
Onde queres prazer, sou o que dói
E onde queres tortura, mansidão
Onde queres um lar, revolução
E onde queres bandido, sou herói
(...)
O quereres e o estares sempre a fim
Do que em mim é de mim tão desigual
Faz-me querer-te bem, querer-te mal
Bem a ti, mal ao quereres assim
Infinitivamente pessoal
E querendo querer-te sem ter fim
E, querendo-te, aprender o total
Do querer que há e do que não há em mim

8. Marque a alternativa que NÃO HÁ derivação imprópria.( palavras que mudam de classe verbal ex.: Carro velho adjetivo/ O velho chegou substantivo)
a) O quereres e o estares sempre afim
b) Onde queres o sim e o não
c) Onde queres o livre, decassílabo
d) E querendo querer-te sem ter fim

9. Assinale C ou E, conforme estejam certas ou erradas as seguintes afirmativas sobre a relação entre fonemas de palavras do texto e suas respectivas grafias.

(    ) Em rezar, exemplo, e brasileiros  as letras sublinhadas representam o mesmo fonema.
(    ) Tanto em pessoais e dinheiro há um fonema representado por duas letras.
(    ) Tanto em hoje  como em hora há uma letra que não representa nenhum fonema.

Qual é a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo?
a) C-C-C.     b) C-E-C.      c) C-E-E.        d) E-C-C.      

10. Assinale a alternativa em que os segmentos destacados representam o mesmo fonema.
a) desperdício - desperdiçamos
b) júbilo - gargalo
c) produção - doses
d) reservamos - burocracia
e) excessos – xampu



sábado, 1 de junho de 2019

CONJUNÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL EXERCICIO SACCONI 50


CONJUNÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL EXERCICIO SACCONI 50

1. Dê a ideia que a conjunção subordinada transmite às orações por elas iniciadas.
a) Cada um age como quer.
................................................................................................................
b) À medida que os anos passava mais bonita ela ficava.
................................................................................................................
c) Meu desejo é que se reestabeleça a paz na região.
................................................................................................................
d) É preciso que faça alguma coisa em favor dos pobres.
................................................................................................................
e) Mude seu comportamento antes que seja tarde.
................................................................................................................
f) Quanto mais se viaja, mais cultura se adquire.
................................................................................................................
g) Ficou decidido que não pagaríamos a conte.
................................................................................................................
h) Estamos esperançosos que voltes curado de caxambu.
................................................................................................................
i) Não consegui a vitória, ainda que estivesse treinando bastante.
................................................................................................................
j) Os médicos tudo fizeram para que ele se recuperasse.
................................................................................................................

II

a) Quando você dá o primeiro a uma criancinha, o mundo todo se torna um prego.
................................................................................................................
b) O diabo é tanto mais diabólico quanto mais respeitável.
................................................................................................................
c) Os pastores serão brutais enquanto as ovelhas forem tolas.
................................................................................................................
d) tudo é muito engraçado, contanto que aconteça aos outros.
................................................................................................................
e) É possível que os homens valham mais; é certo que as mulheres valem melhor.
................................................................................................................
f) O vício é como a flecha: facilmente se introduz, mas dificilmente se extrai.
................................................................................................................
g) Aprendamos, nem que seja com o inimigo.
................................................................................................................
h) Não pretendas que as coisas sejam como as deseja; aceita-as como são.
................................................................................................................
i) Todo jovem acha que a sua vida é a primeira página da existência.
................................................................................................................
j) A sombra é sempre negra, ainda que seja a sombra de um cisne.
................................................................................................................


II

a) Cada um vive como pode.

................................................................................................................
b) Como lhes prometi, cá estou.
................................................................................................................
c) Escrevi como manda ortografia oficial.
................................................................................................................
d) Como ninguém reclamou, continuei a pichação.
................................................................................................................
e) Você não se comportou como devia.
................................................................................................................
f) Suportei adversidade tanto como você.
................................................................................................................
g) A garota beijava como se estivesse apaixonada.
................................................................................................................
h) O filho se veste como o pai.
................................................................................................................
i) O filho se veste como o pai quer.
................................................................................................................
j) faça como eu digo, não faça como eu faço.
................................................................................................................

III

a) Bem mais difícil é escrever que falar.
................................................................................................................
b) A namorada se vestiu de sorte que agradou o namorado.
................................................................................................................
c) O cão rói o osso, porque não pode engoli-lo.
................................................................................................................
d) faço votos que todos vocês sejam felizes.

e) falta pouco que a noite caia
................................................................................................................

f) Nessa cidade não chove que não se apaguem as luzes.
................................................................................................................
g) O futebol, como o conhecemos hoje, surgiu na Inglaterra em 1863.
................................................................................................................
h) prosseguimos viagem, posto que estivéssemos cansados.
................................................................................................................
i) O diabo não é tão feio como o pintam.
................................................................................................................
j) mal nasceu o dia, começou a chover.
................................................................................................................

IV

a) O professor dá licença que eu saia por cinco minutos?
................................................................................................................
b) Ao passo que anoitece, esfria.
................................................................................................................
c) Essa mulher fala que é um verdadeiro papagaio.
................................................................................................................                                    
d) Rezemos porque não nos surpreendam aqui.
................................................................................................................
e) A última vez que isso aconteceu foi no ano passado.
................................................................................................................
f) Fazia cinco meses que havíamos chegado.
................................................................................................................
g) Apenas comecei o trabalho, ouvi ruídos no sótão.
................................................................................................................
h) Chegamos pé ante pé, sem que ninguém nos percebesse.
................................................................................................................
i) A filha procedia tal qual a mãe.
................................................................................................................
j) A filha procedia tal qual a mãe recomendava.
................................................................................................................







CONJUNÇÕES COORDENADAS EXERCICIOS 50 SACCONI


1. IDENTIFIQUE E CLASSIFIQUE AS CONJUNÇÕES COORDENADAS;
1. A boa árvore dá bons frutos; logo pelos frutos se conhece a árvore.
........................................................................................................................
2. Não dês o dedo ao vilão, porque te tomará a mão.
........................................................................................................................
3. Bate à outra porta, que essa não se abre.
........................................................................................................................
4. O mexicano aprecia muito o futebol, mas a sua paixão são as touradas.
........................................................................................................................
5. Seus amigos não só nos ofenderam, como também nos ameaçaram.
........................................................................................................................
6. O diretor não diz sim nem diz não.
........................................................................................................................
7. Ou ficávamos quietos ou morríamos.
........................................................................................................................
8. Era noite e a lua brilhava no céu sereno.
........................................................................................................................
9. Já me sinto alegre, já me sinto muito triste.
........................................................................................................................
10. As árvores são preciosas à vida, por conseguinte preservemo-las!
........................................................................................................................

2. Ligue os pensamentos dados, usando a conjunção coordenativa adequada.
a) Não duvide de nada. Neste mundo tudo é possível.
........................................................................................................................
b) Cassilda não vai à praia. Cassilda não vai ao cinema.
........................................................................................................................
c) Vocês estudam. Deverão passar.
........................................................................................................................
d) Plante. O governo garante.
........................................................................................................................
e) O lavrador semeia. A lavradeira, tempos depois, colhe.
........................................................................................................................
f) O espetáculo foi bom. Não agradou ao público.
........................................................................................................................
g) Todos falam em eleições. Ninguém faz eleições.
........................................................................................................................
h) Nadando, ele é grande atleta. Jogando futebol, ele é grande atleta.
........................................................................................................................
i) Está fazendo frio. Levarei uma blusa.

j) As crianças brincam. As crianças brigam.

II
........................................................................................................................
a) Ela ia viajar. Desistiu.
........................................................................................................................
b) Pague-me hoje. Irei cobrá-lo amanhã.
........................................................................................................................
c) O rapaz bebia. O rapaz comia.
........................................................................................................................
d) Ninguém queria falar. Viria castigo.
........................................................................................................................
e) Não o queremos mais aqui. Dê o fora.
........................................................................................................................
f) Alguns inventam a moda. O povo segue.
........................................................................................................................
g) Trovejou. Não choveu.
........................................................................................................................
h) A luz aparecia. A luz desaparecia.
........................................................................................................................
i) O lago esta na minha fazenda. O lago me pertence.
........................................................................................................................
j) A máquina lava. A máquina enxuga roupas.
........................................................................................................................

3. Dê a ideia que a conjunção coordenativa transmite as orações por elas iniciadas.
a) Você está preparado para o vestibular, por isso não se preocupe.
........................................................................................................................
b) A garotinha não chora nem reclama.
........................................................................................................................
c) Em briga de marido e mulher não se mete a colher, pois o demônio já andou metendo o garfo.
........................................................................................................................
d) São inúmeras as pessoas que vivem demasiadamente em função do passado. O passado deve ser um trampolim e não um sofá.
........................................................................................................................
e) Não recebi nenhum presente dela, mas ganhei dois beijos.
........................................................................................................................
f) Maísa, somos uma só alma, mas sinto tua falta. Ainda te amo.
........................................................................................................................
g) Não corra, que é pior.
........................................................................................................................
h) O presidente está aí, não foi, pois, ao clube.
........................................................................................................................
i) Quer queira, quer não queira, viajarei amanhã.
........................................................................................................................
j) Penso, logo existo.
........................................................................................................................

II
a) A amizade é a grande palavra das mulheres, já para iniciar, já para despedir o amor.
........................................................................................................................
b) Não case com mulher rica, porque seus filhos seriam inimigos natos do trabalho.
........................................................................................................................
c) o homem veio do barro; por isso é que alguns deles se sentem muito bem na lama.
........................................................................................................................
d) Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.
........................................................................................................................
e) consulte o mapa ou peça informações aos patrulheiros.
........................................................................................................................
f) O bom aluno não só aprende, mas também ensina.
........................................................................................................................
g) ela morreu, porque eu a vi morta.
........................................................................................................................
h) Tínhamos juventude, no entanto não tínhamos dinheiro.
........................................................................................................................
j) Tratemos de trabalhar, que o trabalho dignifica.
........................................................................................................................










segunda-feira, 27 de maio de 2019

CONJUNÇÃO COORDENADA RELAÇÃO DE SENTIDO EXERCICIO 25


1-        Determine o valor semântico, ou seja, as relações de sentido das conjunções: adição, oposição, alternância, conclusão, explicação.

1.Não só conversa como também atrapalha os colegas.....................................................................
2.Faça estes exercícios, pois fazem parte da matéria da prova..............................................................
O sol demorou a surgir, por isso fomos à praia mais tarde.................................................................
3.Eram ideias interessantes, porém ninguém concordou com elas.......................................................
4.Não cumpriu sua promessa; logo ficamos desapontados com sua atitude.........................................
5.Não veio nem telefonou............................................................................
6.Não só estuda mas também trabalha para ajudar os pais....................................................................
7.Cresceu bastante e, finalmente, chegou à altura ideal......................................................................
8.Ora lê, ora estuda, ora descansa......................................................................
9.Escolha: ou faça o que eu mando ou vá embora. ......................................................................
10.Eu e meu namorado jantamos fora e fomos ao cinema.........................................................
11.Eu queria ficar em casa, porém preciso ir ao banco.......................................................................
12.Faça o que o juiz manda ou irá preso........................................................................................
13.Não gostava de jogar futebol nem de andar de bicicleta................................................................
14.Ela não só chorava como também mostrava-se arrependida.............................................................
15.Estou cansado, porque trabalhei muito hoje....................................................................
16. João e eu já fomos namorados, portanto, terminamos......................................................
17.Eu queria ir à praia, entretanto estava chovendo..................................................................
18.Ora você gosta de mim, ora não gosta............................................................................
19.Fui à praia, pois o parque estava lotado.......................................................................
20.Ela fez um belíssimo trabalho, por isso será contratada...............................................................
21. Você não vale nada mas eu gosto de você.......................................................................
22. Possui carta de motorista, porém não dirige...................................................................
23. Queria viajar, contudo não posso..............................................................................
24. Ela me convidou, todavia não estou a fim...................................................................
25. Fui comprar algo, no entanto esqueci..............................................................................


quinta-feira, 23 de maio de 2019

PORTA DE COLÉGIO CRÔNICA CEREJA P. 82 10 QUESTÕES X PROVA BRASIL D1,2,3,4,6,14


Porta de Colégio
          Passando pela porta de um colégio, me veio uma sensação nítida de que aquilo era a porta da própria vida. Banal, direis. Mas a sensação era tocante. Por isto, parei, como se precisasse ver melhor o que via e previa.
           Primeiro há uma diferença de clima entre aquele bando de adolescentes espalhados pela calçada, sentados sobre carros, em torno de carrocinhas de doces e refrigerantes, e aqueles que transitam pela rua. Não é só o uniforme. Não é só a idade. É toda uma atmosfera, como se estivessem ainda dentro de uma redoma ou aquário, numa bolha, resguardados do mundo. Talvez não estejam. Vários já sofreram a pancada da separação dos pais. Aprenderam que a vida é também um exercício de separação. Um ou outro já transou droga, e com isto deve ter se sentido (equivocadamente) muito adulto. Mas há uma sensação de pureza angelical misturada com palpitação sexual, que se exibe nos gestos sedutores dos adolescentes. Ouvem-se gritos e risos cruzando a rua. Aqui e ali um casal de colegiais, abraçados, completamente dedicados ao beijo. Beijar em público: um dos ritos de quem assume o corpo e a idade. Treino para beijar o namorado na frente dos pais e da vida, como quem diz: também tenho desejos, veja como sei deslizar carícias.
          Onde estarão esses meninos e meninas dentro de dez ou vinte anos?
          Aquele ali, moreno, de cabelos longos corridos, que parece gostar de esportes, vai se interessar pela informática ou economia; aquela de cabelos loiros e crespos vai ser dona de butique; aquela morena de cabelos lisos quer ser médica; a gorduchinha vai acabar casando com um gerente de multinacional; aquela esguia, meio bailarina, achará um diplomata. Algumas estudarão Letras, se casarão, largarão tudo e passarão parte do dia levando filhos à praia e praça e pegando-os de novo à tardinha no colégio. Sim, aquela quer ser professora de ginástica. Mas nem todos têm certeza sobre o que serão. Na hora do vestibular resolvem. Têm tempo. É isso. Têm tempo. Estão na porta da vida e podem brincar.
          Aquela menina morena magrinha, com aparelho nos dentes, ainda vai engordar e ouvir muito elogio às suas pernas. Aquela de rabo-de-cavalo, dentro de dez anos se apaixonará por um homem casado. Não saberá exatamente como tudo começou. De repente, percebeu que o estava esperando no lugar onde passava na praia. E o dia em que foi com ele ao motel pela primeira vez ficará vivo na memória.

É desagradável, mas aquele ali dará um desfalque na empresa em que será gerente. O outro irá fazer doutorado no exterior, se casará com estrangeira, descasará, deixará lá um filho - remorso constante. Às vezes lhe mandará passagens para passar o Natal com a família brasileira.
          A turma já perdeu um colega num desastre de carro. É terrível, mas provavelmente um outro ficará pelas rodovias. Aquele que vai tocar rock vários anos até arranjar um emprego em repartição pública. O homossexualismo despontará mais tarde naquele outro, espantosamente, logo nele que é já um don juan. Tão desinibido aquele, acabará líder comunitário e talvez político. Daqui a dez anos os outros dirão: ele sempre teve jeito, não lembra aquela mania de reunião e diretório?
          Aquelas duas ali se escolherão madrinhas de seus filhos e morarão no mesmo bairro, uma casada com engenheiro da Petrobrás e outra com um físico nuclear. Um dia, uma dirá à outra no telefone: tenho uma coisa para lhe contar: arranjei um amante. Aconteceu. Assim, de repente. E o mais curioso é que continuo a gostar do meu marido.
           Se fosse haver alguma ditadura no futuro, aquele ali seria guerrilheiro. Mas esta hipótese deve ser descartada.
          Quem estará naquele avião acidentado? Quem construirá uma linda mansão e um dia convidará a todos da turma para uma grande festa rememorativa? Ah, o primeiro aborto! Aquela ali descobrirá os textos de Clarice Lispector e isto será uma iluminação para toda a vida. Quantos aparecerão na primeira página do jornal? Qual será o tranquilo comerciante e quem representará o país na ONU?
          Estou olhando aquele bando de adolescentes com evidente ternura. Pudesse passava a mão nos seus cabelos e contava-lhes as últimas estórias da carochinha antes que o lobo feroz os assaltasse na esquina. Pudesse lhes diria daqui: aproveitem enquanto estão no aquário e na redoma, enquanto estão na porta da vida e do colégio. O destino também passa por aí. E a gente pode às vezes modificá-lo.

(Afonso Romano de Sant`Anna)







1. D1. De acordo com o texto a única informação incorreta é:
a) a turma já perdeu um colega num desastre de carro.
b) o adolescente moreno de cabelos longos parece gostar de esporte.
c)  provavelmente um outro ficará pelas rodovias.
d) todos têm certeza do que serão.

2. D2. "Isto será uma iluminação para toda vida" o pronome demonstrativo destacado no fragmento retirado do 6º parágrafo se refere a:
a) Clarice Lispector
b) Uma grande festa rememorativa
c) descobrir os textos de Clarice Lispector
d) Construção de uma linda mansão

3. D3. "Tão desinibido aquele, acabará líder comunitário e talvez político" De acordo com o texto a palavra em destaque só NÃO pode ser substituída por:
a) extrovertido
b) desinformado
a) desenvolto
b) descontraído

4. D4. "Daqui a dez anos os outros dirão: ele sempre teve jeito, não lembra aquela mania de reunião e diretório?" A partir da leitura desse fragmento podemos inferir que:
a) O cronista está decepcionado com a política atual
b) O cronista está satisfeito com a política atual
c) Desde cedo a pessoa já pode demonstrar habilidade para uma área.
d) Só a partir da vida adulta a pessoa deve se dedicar a política.

5.D6. Uma frase que resume o tema do texto é:
a) Como é o dia a dia dos alunos vistos na porta de um colégio.
b) O que a vida prepara para cada um de nós?
c) A educação é direito de todos e deve ser preservado.
d) A educação é para toda a vida, inclusive para os adultos.

6. D3. Estou olhando aquele bando de adolescentes com evidente ternura. O termo em só NÃO indica:
a) afetividade
b) afeição
c) benquerença
d) animosidade

7.D1. A única informação que NÃO está presente no texto é.
a) Mas a sensação era tocante.
d) É toda uma extratosfera, como se estivessem ainda dentro de uma redoma
b) parei, como se precisasse ver melhor o que via e previa
c) Primeiro há uma diferença de clima entre aquele bando de adolescentes espalhados pela calçada.

8. D2. "Pudesse passava as mãos nos seus cabelos e contava-lhes as últimas histórias da carochinha " O pronome pessoal destacado faz referência a:
a) aquele bando de adolescentes
b) seus cabelos
c) as últimas histórias da carochinha
d) a história do lobo feroz

9. D4.12. Podemos inferir que a finalidade desta crônica é:
a) informar um acontecimento.
b) instruir sobre algo.
c) refletir sobre um assunto.
d) divertir o leitor.

10. D14. A alternativa que não apresenta opinião é;
a) talvez não estejam
b) ouvem se gritos e risos cruzando a rua.
c) parece gostar de esportes
d) provavelmente um outro ficará pelas rodovias.

PARTE II

1.Marque um X nas alternativas que indicam características do gênero textual crônica e que fazem parte do texto.

a) descreve fatos do cotidiano.

b) possui personagens comuns.

c) segue um tempo determinado.

 

2. Quais os personagens do texto?

..................................................................................

3. Onde acontecem os fatos narrados?

...................................................................................

4. Qual o tempo de duração desses fatos?

...............................................................................

5. Resuma com poucas linhas os fatos narrados.

.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

6. O narrador participa da história ou é um observador?  Justifique.

...................................................................................................................................................................

7. Essa crônica é ficcional ,ou seja, inventada pelo cronista?

...................................................................................................................................................................

8. qual a finalidade desta crônica.

a) informar um acontecimento.

b) instruir sobre algo.

c) refletir sobre um assunto.

d) divertir o leitor.

 

9. No fragmento “Ver melhor o que via e previa”

a) que parágrafo descreve o que ele VIA.

...........................................................................

b) que parágrafo descreve o que ele PREVIA.

...........................................................................

 

10.  Alguns adolescentes já começam a entrar pela “porta da vida” já sofrem os primeiros impactos da vida. Que exemplo de impacto é mencionado no segundo parágrafo?

................................................................................

 

11.  Observe como é o futuro que o narrador prevê para cada um dos adolescentes. As previsões são todas boas?

..................................................................................................................................................................

12. Que sentimento o narrador revela no último parágrafo?

...............................................................................

 

13. Banal, direis.

a) Quem é o sujeito da frase acima?

..................................................................................

b) Este sujeito é da 1º, 2º ou 3º pessoa.

................................................................................

c) Esta pessoa é quem fala, com quem se fala ou de quem se fala.

................................................................................

d) o que significa banal?

................................................................................