PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 27 de maio de 2019

CONJUNÇÃO COORDENADA RELAÇÃO DE SENTIDO EXERCICIO 25


1-        Determine o valor semântico, ou seja, as relações de sentido das conjunções: adição, oposição, alternância, conclusão, explicação.

1.Não só conversa como também atrapalha os colegas.....................................................................
2.Faça estes exercícios, pois fazem parte da matéria da prova..............................................................
O sol demorou a surgir, por isso fomos à praia mais tarde.................................................................
3.Eram ideias interessantes, porém ninguém concordou com elas.......................................................
4.Não cumpriu sua promessa; logo ficamos desapontados com sua atitude.........................................
5.Não veio nem telefonou............................................................................
6.Não só estuda mas também trabalha para ajudar os pais....................................................................
7.Cresceu bastante e, finalmente, chegou à altura ideal......................................................................
8.Ora lê, ora estuda, ora descansa......................................................................
9.Escolha: ou faça o que eu mando ou vá embora. ......................................................................
10.Eu e meu namorado jantamos fora e fomos ao cinema.........................................................
11.Eu queria ficar em casa, porém preciso ir ao banco.......................................................................
12.Faça o que o juiz manda ou irá preso........................................................................................
13.Não gostava de jogar futebol nem de andar de bicicleta................................................................
14.Ela não só chorava como também mostrava-se arrependida.............................................................
15.Estou cansado, porque trabalhei muito hoje....................................................................
16. João e eu já fomos namorados, portanto, terminamos......................................................
17.Eu queria ir à praia, entretanto estava chovendo..................................................................
18.Ora você gosta de mim, ora não gosta............................................................................
19.Fui à praia, pois o parque estava lotado.......................................................................
20.Ela fez um belíssimo trabalho, por isso será contratada...............................................................
21. Você não vale nada mas eu gosto de você.......................................................................
22. Possui carta de motorista, porém não dirige...................................................................
23. Queria viajar, contudo não posso..............................................................................
24. Ela me convidou, todavia não estou a fim...................................................................
25. Fui comprar algo, no entanto esqueci..............................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário