https://drive.google.com/file/d/1G3WB7zSUOnMX4Q7Rjf6H7UVKP7iqr2r6/view?usp=sharing
terça-feira, 17 de agosto de 2021
segunda-feira, 16 de agosto de 2021
FRASE REVISÃO 6º ANO
ATIVIDADE
15 – REVISÃO - FRASE
TIPOS DE FRASE
1. Classifique as frases em: interrogativa, exclamativa, declarativa e
imperativa.
a) Os jovens
ajudam a construir um mundo melhor.
___________________________
b) Os jovens
ajudam a construir um mundo melhor?
___________________________
c) Jovens,
ajudem a construir um mundo melhor.
___________________________
d) Os jovens
ajudam a construir um mundo melhor!
___________________________
TEORIA
As frases imperativas (verbo no modo imperativo) indicam ordem, pedido ou conselho. Para
entender se é uma ordem, pedido ou conselho é preciso observar o contexto. Se um
policial disser para um motorista: _ Baixe o vidro. Ele está fazendo um pedido, ou seja, você
NÃO é obrigado a baixar o vidro ou é uma ordem? Se
um vendedor de balas disser para
um motorista: _
Baixe o vidro. Ele está fazendo um pedido, ou seja, você
NÃO é obrigado a baixar o vidro ou é uma ordem? |
2. Os tipos de frase variam de acordo com a intenção
comunicativa do emissor em: interrogativa,
exclamativa, declarativa e imperativa. Indique
o tipo de frase que se utiliza para.
a) dar
informações
_________________________________
b) pedir
esclarecimentos, orientação...
_________________________________
c) dar uma
ordem, conselho...
_________________________________
d) mostrar um
grande espanto, susto...
_________________________________
e) fazer apelos,
pedidos...
_________________________________
f) demostrar emoções, sentimentos...
_________________________________
3. Os tipos de
frases: interrogativa, exclamativa,
declarativa e imperativa podem ser escritas na forma negativa ou na forma afirmativa.
Complete o quadro seguinte, pondo um X na coluna correspondente.
|
TIPO |
FORMA |
||||
Int. |
Excl. |
Decl. |
Imp. |
Neg. |
Afirm. |
|
a) Escrevam
um texto sobre a guerra e a paz. |
|
|
|
|
|
|
b) É muito
difícil! |
|
|
|
|
|
|
c) Eu não
sou capaz, professora! |
|
|
|
|
|
|
d) Toda a
gente é capaz. |
|
|
|
|
|
|
e) Querer é
poder! |
|
|
|
|
|
|
f) Evitem os
erros ortográficos. |
|
|
|
|
|
|
g) Não se
esqueçam dos sinais de pontuação! |
|
|
|
|
|
|
h) A professora
já fez a chamada. |
|
|
|
|
|
|
4. Escreva a
frase abaixo no tipo e na forma entre parênteses.
Você sabe o que é a felicidade.
a) __________________________________________________
(interrogativa / afirmativa).
b) __________________________________________________
(interrogativa / negativa).
c) __________________________________________________
(exclamativa / afirmativa).
d) __________________________________________________
(exclamativa / negativa).
5) Escolha
vocábulos e sinais de pontuação do retângulo abaixo e construa três frases:
EU TU
ELE ELA VOCÊ
NÓS VÓS ELES
ELAS O A
UM UMA NOS AMIGO DIFÍCEIS
ABANDONA ABANDONE
ABANDONO MOMENTOS
TEM AJUDA
SOLIDÃO NÃO
? ! . |
a) Interrogativa
/ negativa:
_____________________________________________________________________________
b) Imperativa /
negativa:
_____________________________________________________________________________
c) Exclamativa /
afirmativa:
_____________________________________________________________________________
6. Relacione as
colunas.
( a ) Saia agora
mesmo.
(......... ) declarativa
( b ) Você quer
ir ao teatro?
(.... . ...) exclamativa
( c ) Não
poderei acompanhá-lo.
( ........ ) interrogativa
( d ) Quanta
demora! ( .........) imperativa
7. Analise o
contexto das placas abaixo e diga se o imperativo está indicando ordem, pedido ou conselho.
a) _______________________________________
b) ________________________________
c) ________________________________
domingo, 15 de agosto de 2021
sexta-feira, 13 de agosto de 2021
PRONOMES PESSOAIS 6º ANO COM GABARITO
ATIVIDADE 16 REVISÃO PRONOMES PESSOAIS PARTE II
Leia o quadro dos pronomes pessoais
PRONOMES
PESSOAIS |
|||
Pessoa do
discurso |
CASO RETO |
CASO
OBLÍQUO |
|
Singular |
1ª pessoa – quem fala |
eu |
me, mim, comigo |
2ª pessoa – com quem se fala |
tu |
te, ti, contigo |
|
3ª pessoa – de quem ou do que se fala |
ele, ela |
o, a, lhe, se, si, consigo |
|
Plural |
1ª pessoa – quem fala |
nós |
nos, conosco |
2ª pessoa – com quem se fala |
vós |
vos, convosco |
|
3ª pessoa – de quem ou do que se fala |
eles, elas |
os, as, lhes, se, si, consigo |
1. Leia a anedota e identifique todos os pronomes
pessoais:
O Juninho é
muito comilão. Um dia ele chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra
cozinheira:
— Me dá mais um
pastel.
E a cozinheira:
— Se você comer
mais um pastel, vai explodir.
E ele:
— Então me dá o
pastel e sai de perto!
(Zíraldo.
O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 102.)
______________________________________________________________________________
2. Reescreva
apenas as frases sublinhadas, substituindo as palavras em negrito por pronomes
pessoais:
a) Bianca e
Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca
e Débora são muito bonitas.
______________________________________________________________________________
b) Hoje Carlos
ficou de castigo. Carlos
está muito teimoso.
______________________________________________________________________________
c) Beatriz foi
passar as férias na praia. Beatriz
adora ir pra lá.
______________________________________________________________________________
d) Eu e meu
irmão fomos à sorveteria. Eu e meu
irmão adoramos sorvete.
______________________________________________________________________________
e) Meu pai e meu
irmão jogam futebol. Meu pai e meu
irmão adoram praticar este esporte.
______________________________________________________________________________
3. Complete as
lacunas abaixo com um dos pronomes
pessoais do caso RETO presentes no retângulo:
ela ele eu
nos ti vocês |
a)
(.......................) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (.......................)
levar ao cinema, mas (.......................) anda muito ocupada.
b) Soube que
(.......................) vieram a
minha casa.
c) Foi a
(.......................) que o Francisco convidou para ir a festa com
(.......................)
4. Complete as
lacunas abaixo com um dos pronomes
pessoais do caso OBLÍQUOo
presentes no retângulo:
comigo contigo consigo. |
a) Eu e Débora
vamos ao clube. A Débora vai (.................................)
b) Tu irás ao
mercado com teu pai. Teu pai irá (.................................)
c) O professor
saiu da sala. Ele levou (.................................) as provas dos
alunos.
5. Complete os espaços substituindo as palavras
destacadas pelos pronomes pessoais oblíquos: o,a,os,as,lhe,lhes.
a) Escrevi as cartas com capricho.
Eu...........escrevi
com capricho.
b) Eu guardei os ingressos.
Eu.......guardei.
c) O menino
entregou o presente ao pai.
O menino
entregou.......o presente.
d) O menino
entregou o presente ao pai.
O
menino......entregou ao pai.
e) Nós
entregamos ao professor o exercício.
Nós
entregamos.......o exercício.
6. Quais são os
pronomes pessoais do caso reto?
________/________/_______/________/_______/________
Leia o texto abaixo
Maneiras de
amar (Osho)
O rio passa ao
lado de uma árvore, cumprimenta-a,
alimenta-a, dá-lhe água… e vai em frente, dançando. Ele não se prende à árvore.
A árvore deixa
cair suas flores sobre o rio em profunda gratidão, e o rio segue em frente.
O vento chega,
dança ao redor da árvore e segue em frente. E a árvore empresta o seu perfume
ao vento…
Se a humanidade
crescesse, amadurecesse, essa seria a maneira de amar.
7. “O rio passa
ao lado de uma árvore, cumprimenta-a,
alimenta-a, dá-lhe água… e vai em frente, dançando. Ele não se prende à árvore.”
Os pronomes em destaque estão substituindo a palavra:
a) ela
b) lado
c) rio
a) árvore
8. “A árvore
deixa cair suas flores sobre o rio em profunda gratidão, e o rio segue em frente.” A palavra destacada pode ser
substituída pelo pronome pessoal:
a) eu
b) ele
c) ela
d) lhe
9. O vento
chega, dança ao redor da árvore e segue
em frente. A palavra destacada se refere a:
a) vento
b) dança
c) redor
d) árvore
10. Se a humanidade crescesse,
amadurecesse, essa seria a maneira de amar. O termo em destaque se refere a
qual pessoa do discurso?
a) 1ª pessoa –
quem fala
b) 2ª pessoa –
com quem se fala
c) 3ª pessoa –
de quem ou do que se fala
GABARITO:
1. Ele, me.
2.
a) Elas são
muito bonitas.
b) Ele está
muito teimoso.
c) Ela
adora ir pra lá.
d) Nós
adoramos sorvete.
e) Eles
adoram praticar esporte.
3.
a) Eu
b) Ela
c) Vocês
d) Ti
4.
a) Comigo
b) Contigo
c) consigo
5.
a) As
b) Os
c) Lhe
d) O
e) Lhe
6. Eu, tu,
ele, nós, vós, eles.
7. D
8. B
9. A
10. C
quarta-feira, 11 de agosto de 2021
terça-feira, 10 de agosto de 2021
EXERCICIOS DE ESCRITA DISCURSO DIRETO, DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA
DISCURSO DIRETO,
DISCURSO INDIRETO, CITAÇÃO DIRETA, CITAÇÃO INDIRETA.
I - Passe as orações abaixo do discurso
direto para o discurso indireto.
Você vai colocar a palavra QUE ou SE ligando as duas orações. Precisará fazer alguns ajustes
para oração ficar boa. A palavra SE
será usado só quando houver uma pergunta, ou seja, ponto de interrogação (?).
Ex.: 1. O professor perguntou a Paula:
_ Você está entendendo?
O
professor perguntou a Paula SE
ela estava entendendo.
Ex.:2. Pedro disse:
_ Estou cansado.
Pedro disse QUE estava cansado.
1. O treinador me
disse:
—
Você precisa treinar mais.
______________________________________________________________________
2. Ele reclamou:
— Eu não gosto desse bolo.
______________________________________________________________________
3.
Simone questionou: “É para copiar as
perguntas?”.
______________________________________________________________________
4.
Minha mãe me pediu:
—
Volte cedo!.
______________________________________________________________________
5.
Bruna perguntou:
— Ana poderia ligar o ventilador?
______________________________________________________________________
6.
O ladrão gritou para vítima: “Passe
o dinheiro”.
______________________________________________________________________
7.
O menino choramingou:
— Quero a minha
bola de volta.
______________________________________________________________________
8.
O juiz interrogou ao réu:
Você está dizendo a verdade?
______________________________________________________________________
9.
A garota disse ao pai:
— Preciso de dinheiro para comprar um caderno.
______________________________________________________________________
10.
As crianças pediram ao mágico: “Fique
mais um pouco”.
______________________________________________________________________
II) De acordo com os exercícios acima,
no discurso direto usamos as
palavras
...........................ou...............................
III - Passe as orações do discurso
indireto para o discurso direto:
Nesta atividade você irá retirar as
palavras QUE ou SE e usará os sinais de pontuação dois pontos (:),
travessão (_) ou aspas (“ “). Se usar aspas escreva em uma linha só. Se usar
dois pontos e travessão utilize duas linhas.
Ex.: Pedro disse que está doente.
Pedro disse:
_ Estou doente.
Ou
Pedro disse “Estou
doente.”
1. Bruna afirmou
que não sabia nada.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O diretor
explicou que não haverá aula amanhã.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Aline
confirmou que estava atrasada.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. O instrutor
perguntou se estava chovendo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. A enfermeira
falou que não tinha mais vaga
disponível.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Lidiane disse
ao colega que ele precisava estudar.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Lucas
perguntou ao Renato se ele já comeu
camarão.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Ana Paula
avisou que iria faltar na
segunda-feira.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. O pai disse ao
filho que ele não era todo mundo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Avisaram no
grupo que a passagem subiu.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
IV – Abaixo há algumas citações, frases
ditas por outras pessoas. Diga se as citações são diretas ou indiretas.
1. “Ninguém é
igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar” (Carlos Drummond de
Andrade).
___________________________________________________________________
2. Para Drummond ninguém é igual a ninguém, todo
ser humano é diferente, cada pessoa possui sua peculiaridade.
_________________________________________________________________
3. “A alegria
evita mil males e prolonga a vida.” (William Shakespeare)
__________________________________________________________________
4. Conforme
Shakespeare a alegria evita mil males e prolonga a vida, não adianta perder
tempo com a tristeza.
__________________________________________________________________
5. “É melhor
conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas”. (Buda)
__________________________________________________________________
6. Segundo Buda
é melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas, o autodomínio é algo
muito difícil de conquistar.
_________________________________________________________________
7. “Tudo vale a pena quando a alma não é
pequena”. (Fernando Pessoa)
_________________________________________________________________
8. De acordo com
Fernando Pessoa tudo vale a pena quando a alma não é pequena, tanto as
adversidades como os momentos bons nos fazem crescer.
_________________________________________________________________
9. “Feliz aquele
que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)
_________________________________________________________________
10. Nas palavras
de Cora Coralina há felicidade em aprender o que ensinamos.
_______________________________________________________________
V – No exercício acima podemos notar
que as aspas, além de outros usos,
são usadas nas citações diretas para indicar:
________________________________________________________________
VI. Leia a tirinha abaixo
1. Para indicar a fala das
personagens em uma tirinha o narrador utilizou:
a) Balões
b) retângulos
c) Aspas
d) Dois pontos e travessão
2. A fala do narrador na tirinha aparece em:
a) Balões
b) retângulos
c) Aspas
d) Dois pontos e travessão
VII. Leia a piada abaixo:
A professora
falou:
_Bastião, me fale
uma frase com a palavra capacidade!
Ele disse:
- Quando morava na roça, eu era abestado. Aí
eu vim capacidade e miorei!
1. Que pontuação foi utilizada para mostrar a fala das
personagens?
a) Balões
b) retângulos
c) Aspas
d) Dois pontos e travessão
VIII. Leia a notícia abaixo.
Ministro da Educação defende que universidade seja 'para
poucos'
O ministro da Educação, Milton Ribeiro,
afirmou à TV Brasil que a "universidade deveria, na verdade, ser
para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade" (veja
VÍDEO acima). Ele defendeu que as verdadeiras "vedetes"
(protagonistas) do futuro sejam os institutos federais, capazes de formar técnicos.
1. Que pontuação foi utilizada para mostrar a fala do
ministro?
a) Balões
b) retângulos
c) Aspas
d) Dois pontos e travessão