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sexta-feira, 10 de julho de 2020

POEMA: CANÇÃO DO TAMOIO 6º ANO TECENDO LINGUAGENS COM GABARITO


Canção do Tamoio*
I
Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.
II
Um dia vivemos!
E o homem que é forte
Não teme da morte;
Só teme fugir;
No arco que entesa
Tem certa uma presa,
Quer seja tapuia,
Condor ou tapir.
III
O forte, o cobarde
Seus feitos inveja
De o ver na peleja
Garboso e feroz;
E os tímidos velhos
Nos graves concelhos,
Curvadas as frontes,
Escutam-lhe a voz!
(...)
V
E pois que és meu filho,
Meus brios reveste;
Tamoio nasceste,
Valente serás.
Sê duro guerreiro,
Robusto, fragueiro,
Brasão dos tamoios
Na guerra e na paz.
VI
Teu grito de guerra
Retumbe aos ouvidos
D'imigos transidos
Por vil comoção;
E tremam d'ouvi-lo
Pior que o sibilo
Das setas ligeiras,
Pior que o trovão.
(...)
X
As armas ensaia,
Penetra na vida:
Pesada ou querida,
Viver é lutar.
Se o duro combate
Os fracos abate,
Aos fortes, aos bravos,
Só pode exaltar.
DIAS, Antônio Gonçalves. Canção do Tamoio. Disponível em:
. Acesso em: 27 jul. 2018.
Vocabulário
renhida: (adj. disputado com pertinência, Fig.
sangrento, cruento)
entesar: tornar-se teso
tapuia: nome dado aos tupis aos índios
inimigos
condor: ave comum nos Andes
tapir: anta
cobarde: covarde
peleja: luta, combate
brio: dignidade, entusiasmo

1. Qual é o assunto do poema?
a) a morte do filho do guerreiro.
b) o conselho de um pai ao filho recém-nascido.
c) o temor pelas dificuldades que a criança pode viver.
d) a preparação para a guerra.

2. Identifique uma ideia de oposição no Canto I. Explique sua resposta.
Oposição entre as palavras “forte” e “fraco”.

3. No Canto II, o eu-lírico indica um medo possível para um homem forte e bravo. Essa ideia se expressa no medo do quê? Justifique sua resposta, reproduzindo o verso.
Medo de fugir. “Só teme fugir”.
4. No poema Canção do Tamoio, notamos um apelo do pai para que o filho. Qual apelo é esse?
Seja bravo e forte e não tenha medo da morte

5. Para indicar a bravura, o eu-lírico aponta elementos que considera da cultura indígena. Identifique-os no Canto VI e escreva-os abaixo.
Dentre os elementos indicados podem ser destacados o grito de guerra e as setas ligeiras.

6. No verso “Teu grito de guerra”, do Canto VI, o pronome “teu” refere-se:
a) a algo fora do contexto do poema.
b) ao grito dos inimigos.
c) ao grito do recém-nascido.
d) ao grito do velho guerreiro.

7. No verso “Nos graves concelhos,” do Canto III, a palavra em destaque foi escrita com a letra c. Contudo, a grafia atual é com a letra s. Levante hipóteses para a grafia no poema ter a letra c.
Na época em que o poema foi escrito, a regra estabelecida para a escrita da palavra apresentava a grafia com c.

8. Em relação ao verso destacado anteriormente. A palavra “concelhos” está flexionada no plural, isso ocorre porque:
“concelhos” é um substantivo e o adjetivo “graves” deve concordar com o nome.

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