O futuro da educação começa agora
Por Emerson dos Santos (*) |
25/05/2017 14:16
[...] Todos nós, ao lançar os
olhos para o horizonte, questionamos qual o melhor caminho para o futuro. Uma
coisa é certa: para chegar bem ao destino final é preciso enxergar a educação
como uma das principais ferramentas de transformação do mundo. Aprender deve
ser o ponto de partida de qualquer pessoa que busca realização e sucesso numa
sociedade cada vez mais exigente e dinâmica. O desafio atual é garantir que o
processo de aprendizagem seja mais efetivo, até porque educar não significa
apenas transmitir conhecimento. Escola e professores devem servir como um guia
norteador que levam o aluno ao aprimoramento de suas capacidades intelectuais,
sociais e políticas, promovendo assim o desenvolvimento humano.
E a evolução da educação deve seguir o
princípio de que o aprendizado é construído a partir da realidade do aluno. O
interacionismo valoriza a bagagem que cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a
partir da percepção da realidade que ele já possui, estimula a busca do
conhecimento. O processo educativo torna-se mais dinâmico, mais amplo e mais adequado
ao mundo atual. No conceito do
interacionismo, não é possível oferecer ao aluno a aprendizagem de conteúdos
conceituais sem considerar seus modos de agir e pensar, suas crenças e valores.
O que nos leva a concluir que não há separação entre vida e educação. E, ainda,
se enxergarmos para além da figura de cada aluno, a importância da formação do
cidadão, vemos que é preciso prepará-lo para muito além do vestibular e
ingresso em uma faculdade.
Vencida a etapa do Ensino Superior,
existe uma vida inteira a ser vivida, e, quanto mais preparados estiverem, mais
condições esses futuros cidadãos terão de corresponder às necessidades e
expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, podendo contribuir
significativamente no processo de transformação do mundo. Nossa sociedade exige
mudanças que atendam às suas necessidades. O ser humano que se formava anos
atrás certamente será muito diferente daquele que sairá da escola ou da
universidade nas gerações futuras. Durante muito tempo, esperava-se do
indivíduo que ele apenas reproduzisse aquilo que ouviu e aprendeu. Hoje, é
necessário educar pessoas para que se transformem em cidadãos com senso crítico
e capacidade de interagir com o cotidiano a sua volta. É por isso, e para isso,
que especialistas na arte de ensinar avançam firmes e confiantes rumo ao
futuro, formando profissionais para profissões que ainda não existem e cidadãos
para um mundo melhor.
(*) Emerson dos Santos é
diretor-geral da Editora Positivo. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
1. Releia o primeiro
parágrafo do artigo de opinião “O futuro da educação" e responda.
a) Uma questão controversa ó aquela
que pode suscitar polêmica, opiniões diferentes ou reflexões acerca de um tema
especifico. Nesse sentido, qual é a questão controversa apresentada no artigo
de opinião?
A incerteza diante
do futuro das próximas gerações e o questionamento sobre o melhor caminho para
chegar bem a esse futuro.
b) Qual é a tese defendida
pelo autor do artigo como uma resposta a essa questão controversa? Você
concorda com ele? Por quê?
O autor aponta a
educação como caminho. Segundo ele a aprendizagem deve ser o ponto de partida
rumo à realização e o sucesso numa sociedade.
c) Segundo o autor. Qual é o
principal desafio da escola?
O desafio atual é
garantir que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, que possa ter efeito
real.
2. Releio o trecho a seguir e responda:
O desafio atual é garantir
que o processo de aprendizagem seja mais efetivo, afinal educar não significa
apenas transmitir conhecimento. Escola e professores devem servir como um guia
norteador que levam o aluno ao aprimoramento de suas capacidades intelectuais,
sociais e políticas, promovendo o desenvolvimento humano.
a) Pesquise no dicionário as
palavras efetivo e transmitir. Transcreva os significados que mais se relacionam
ao contexto.
A palavra efetivo
significa, no contexto, ser capaz de produzir um efeito real.
A palavra
transmitir significa passar algo para alguém, transferir.
b) Explique por que o autor
coloca em confronto as ideias de processo de aprendizagem mais efetivo
e transmitir conhecimento nesse argumento.
O processo de
aprendizagem mais efetivo possibilita aos alunos adquirirem conhecimentos com
efeito real para a sociedade. A transmissão de conhecimento é parte desse
processo, mas não pode ser um fim em si mesmo, pois pode não ter um efeito real
na sociedade.
c) Em sua opinião, como seria
possível garantir um processo de aprendizagem mais efetivo na prática?
Exemplifique.
Resposta pessoal.
d) Segundo o autor, quais seriam os papéis do professor e
da escola para uma aprendizagem mais efetiva?
A escola deve
servir como guia norteador a aprendizagem, para promover o desenvolvimento de
capacidades intelectuais, sociais e políticas do aluno.
e) O que seria, na prática, o
aprimoramento das capacidades intelectuais, sociais e políticas dos alunos pela
escola? Exemplifique.
Seria desenvolver
no aluno a capacidade de interagir em todos campos de atividade humana,
aplicando os conhecimentos aprendidos na escola e construindo outros diante dos
desafios que forem apresentados a ele.
3. Leia as informações do
quadro a seguir sabre o gênero textual artigo de opinião.
O artigo de opinião é um
gênero textual cujo objetivo é convencer o leitor sobre uma determinada ideia,
influenciá-lo ou transformar seus valores a favor de uma posição assumida
(tese). Para tanto, o autor se utiliza de argumentos e contra-argumentos para
sustentar, refutar ou negociar
diferentes sentidos sobre a questão controversa apresentada.
Esse gênero é publicado em
jornais e revistas impressos e digitais, além de blogs, sites e portais
de notícias. No entanto, suas opiniões não refletem, geralmente, a linha editorial, mas são de
responsabilidade de quem o assina.
Em relação ao artigo de opinião
"O futuro da educação", responda:
a) Quais argumentos lhe
convenceram ou podem influenciá-lo? Explique.
Resposta pessoal
b) De quais argumentos você
discorda? Explique.
Resposta pessoal.
c) Com quais argumentos você
concorda parcialmente e poderia considerar em determinada situação?
Resposta pessoal.
d) Quem assina o texto? O que
o legitima a escrever sobre educação? Explique.
Quem assina o
artigo é Emerson dos Santos. Ele tem legitimidade porque é um dos diretores de
um grupo educacional.
4. Releia o trecho a seguir e
responda:
O interacionismo valoriza
a bagagem que cada indivíduo traz de seu cotidiano e, a partir da percepção da
realidade que ele já possui, estimula a busca do conhecimento. O processo
educativo torna-se assim mais adequado ao mundo atual.
a) O interacionismo é uma
concepção de educação. Com ajuda do professor, pesquise, selecione informações
e produza uma definição sobre interacionismo.
Resposta pessoal.
b) Compare as informações
pesquisadas com as apresentadas pelo autor do texto sobre interacionismo na
educação.
Resposta pessoal.
c) O que você achou desse
conceito aplicado à sala de aula? Em sua escola, as relações de aprendizagem
são interacionistas? Explique.
Resposta pessoal.
d) O autor deveria ter citado
a fonte das definições apresentadas sobre o interacionismo? Por quê?
Todo conceito a ser
apresentado, especialmente em artigos de opinião e em textos de divulgação
científica, precisa ter a fonte citada. Primeiro porque o conceito de
interacionismo não foi criado pelo autor e, também, para que as pessoas possam
saber qual é seu percurso teórico para a sustentação dos argumentos.
e) Qual pode ser a consequência,
na relação com o leitor, em ocultar a fonte em um artigo de opinião? Explique.
Ao não citar a
fonte, o autor do artigo de opinião pode perder a credibilidade diante de seu
leitor.
5. Releia o último
parágrafo. Qual a conclusão apresentada pelo autor para reforçar a sua tese?
O autor conclui que, quanto
mais preparadas às gerações futuras estiverem, mais condições terão para tender
às suas necessidades e a expectativa do mercado de trabalho e da sociedade. Desse
modo a educação se coloca como um processo essencial à formação de
profissionais para profissões que ainda não existem e base necessária para que
as pessoas desenvolvam o senso crítico e estejam inteiradas com o cotidiano à
sua volta.
6. Os argumentos e a conclusão
colocados por ele podem ser considerados uma resposta a controversa questão
sobre o futuro das próximas gerações e o melhor caminho para chegar bem a esse
futuro? Dê sua opinião.
Resposta pessoal.
Leia as informações a seguir
sobre a composição dos artigos de opinião.
O artigo de opinião organiza-se
em parágrafos e geralmente apresenta com: contextualização inicial(abordagem
geral) tese e questão controversa,
argumentos e contra-argumentos (detalhamento, problema, análise) conclusão (
ideia geral, resposta a questão controversa ou convite a ação).
7. Releia os argumentos extraídos
do artigo e relacione-os aos itens a seguir.
I. contextualização inicial
II. apresentação do problema
III. detalhamento, análise do
problema
IV. conclusão
a) E, ainda, se enxergamos
para além da figura de cada aluno, a importância da formação do cidadão, vemos
que é preciso prepara-lo para muito além do vestibular e ingresso em uma
faculdade.
b) O ser humano que se
formava anos atrás, certamente será muito diferente daquele que sairá da escola ou da universidade
nas gerações futuras. Durante muito tempo, esperava-se do indivíduo que ele
apenas reproduzisse aquilo que ouviu e aprendeu.
c) todos nós , ao lançar os
olhos para o horizonte, questionamos qual o melhor caminho para o futuro.
d) hoje, é necessário educar
as pessoas para que se transformem em cidadãos com senso crítico, capacidade de
interagir com o cotidiano a sua volta.
Resposta:
a)II
b)III
c)I
d) IV
8. Leia mais
algumas informações sobre o artigo de opinião.
Para convencer o
leitor de sua tese, o autor pode utilizar quatro tipos de argumento;
Autoridade:
sustenta-se pela citação de fonte ou conceito confiável e reconhecido pelos
especialistas no tema.
Princípio: apela
para princípios sociais e humanos incontestáveis.
Causa:
baseia-se em um conjunto de causas do problema apresentado.
Exemplificação:
toma como base exemplos de fatos comparáveis ao que se pretende defender.
Identifique e transcreva
trechos do artigo em que haja argumentos de;
a) autoridade:
b) principio:
c) causa:
d) exemplificação:
muito obrigado
ResponderExcluirMuito obrigada msm pela ajuda agradeço vcs meus amigos
ResponderExcluirEu nao queria desse da ir
ExcluirCadê a resposta da 8 questão?
ResponderExcluirEm?
ResponderExcluirA resposta da questão 8 não tem no livro do professor. Está no manual online que eu não tenho acesso.
ResponderExcluirldentifique e transcreva
ResponderExcluir