PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 12 de junho de 2023

CONTO PEQUENO - O SUSTO - 6º ANO - GABARITO

 

O susto

A toalha de renda da mesa tinha prendido, sei lá como, no meu vestido e eu saí carregando tudo o que estava na

beirinha da mesa.

Quando percebi e me virei, por causa dos gritos, já era tarde, fuuuuuuuuuuuuuuuuuu... poft!

– Meu Deus!

– Nossa Senhora!

– E agora?

– Virgem Santa!!!

– Santíssimo!

– Não sobrou nada!

– Que horror!

Depois de tantas exclamações aflitas, achei que o estrago tinha sido grande. No chão, com

o pé partido e quase nadando numa piscina de calda e doce de figo, estava a compoteira de vidro

verde.

Eu não sabia o que fazer. Olhei para Marizinha e comecei a chorar.

– Desculpe... Ããããããã... eu não queria... ããããããããã...

Todas as tias correram ao meu encontro:

– Não foi nada! – disse a Tia Violeta.

– Isso acontece! – disse a Tia Margarida.

– Você não fez por querer! – disse a Tia Magnólia.

E quanto mais palavravam todas as outras Tias, ao meu redor, mais alto eu chorava. Choro esgoelado! De quem

tinha uma arara na garganta. Arara gritadeira e assustada!

Enquanto eu me banhava num mar de lágrimas, as Tias limparam tão rápido tudo em volta que logo não havia mais

prova do meu crime! Nenhum sinal da destruição. Nenhum. Nada.

Mas nem assim a gente podia apagar o estrago, engolir o choro ou fingir que não havia cacos.

Me botaram sentada no sofá. Me trouxeram água com açúcar.E meu choro não adoçava nunca!

Só quando vi a Avó passando a mão pelo meu cabelo desarrumado é que senti que a respiração estava acalmando,

soprando o barco das lágrimas para longe... na direção do porto do esquecimento.

SISTO, Celso. A compoteira. 1ª ed. SP: Prumo, 2011.

 

1- As narrativas são formadas por: situação inicial, conflito, clímax e desfecho. Conte, com suas palavras, qual é o conflito, ou seja, o fato que dá início a todos os acontecimentos da história?

___________________________________________________________________________________________________

 

2- Já sabemos que as narrativas podem ser contadas por um narrador observador (que não participa como personagem da história) ou um narrador personagem(que é um personagem da história). a) Quem é o/a narrador(a) desta história?

________________________________________________________________

 b) Ele/ela é um narrador(a) observador ou personagem? _____________________________________________________

c) Copie um trecho da história que comprove sua resposta anterior.

____________________________________________________________________________________________________

 

3- Onomatopeias são palavras que representam os sons. Copie, dos primeiros parágrafos, uma onomatopeia e diga que som ela representa na história.

____________________________________________________________________________________________________

 

Reveja algumas falas do texto.

Meu Deus!

Nossa Senhora!

Virgem Santa!

Que horror!

 Santíssimo!

 

4- Que sentimento o uso do ponto de exclamação expressa nessas falas? ____________________________________________________________________________________________________

 

5- Qual era a causa de, segundo o texto, “tantas exclamações aflitas”?

____________________________________________________________________________________________________

 

6- “E quanto mais palavravam todas as outras Tias, ao meu redor, mais alto eu chorava.” Qual é o significado da palavra destacada?

_____________________________________________________________________________________________________

 

7- “Enquanto eu me banhava num mar de lágrimas, as Tias limparam tão rápido tudo em volta que logo não havia mais nenhuma prova do meu crime!” (18º§) A que se refere a expressão destacada?

____________________________________________________________________________________________________

 

 8- “Me trouxeram água com açúcar. E meu choro não adoçava nunca!” (20º§) O que significa a expressão destacada?

____________________________________________________________________________________________________

 GABARITO:

1- A menina, acidentalmente, quebrar a compoteira.

 

2-

 a) A neta que quebrou a compoteira.

b) Narrador personagem.

c) O aluno deverá copiar um trecho em que aparecerá o emprego da 1ª pessoa.

Ex.: “eu saí carregando tudo”

 

3- fuuuuuuuuuuuuu...Poft! Representa o som da compoteira escorregando e caindo no chão.

 

4- Susto, aflição.

 

5- A menina haver quebrado a compoteira.

 

6- Significa “falavam”.

 

7- Refere-se à compoteira quebrada e ao doce de figo espalhado pelo chão.

 

8- O choro não parava. A menina não se acalmava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário