Rápido
e Rasteiro
Vai ter uma festa
que eu vou dançar
até o sapato pedir pra parar.
aí eu paro
tiro o sapato
e danço o resto da vida.
Vai ter uma festa
que eu vou dançar
até o sapato pedir pra parar.
aí eu paro
tiro o sapato
e danço o resto da vida.
1. No contexto do poema, a expressão “até o
sapato pedir pra parar” empregada pelo eu lírico significa dançar muito ou
pouco? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.No
verso “aí eu paro”, qual expectativa é criada? Essa expectativa se confirma?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3.
Certas características do eu lírico ficam evidenciadas nos dois últimos versos
do poema. Quais são elas?
( ) animado ( ) triste ( ) cabisbaixo (
) feliz
( ) bem-resolvido ( ) influenciável (
)radiante
4.
Observe agora o título do poema. A quem podem ser atribuídas as qualidades
correspondentes aos adjetivos RÁPIDO e
RASTEIRO? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SATURAÇÃO
Qualquer
dia viro fera,
faço a trouxa
e ganho asas, ganho o mundo.
Não aguento mais discurso de mãe,
caretice de pai
e tortura de irmãos.
Não aguento ver cadernos, livros, provas.
Hora certa de dormir e de dormir e de acordar.
Deveres todos, direitos poucos,
asas cortadas, meias nos pés
e asas na cabeça.
Se não fosse o medo
- não do medo, mas da saudade,
- pegaria o primeiro avião,
ônibus ou trem, mas ...
Qualquer dia viro a mesa.
Viro fera e me dissolvo no ar ...
Quero ver só quem vai chorar
de saudades.
faço a trouxa
e ganho asas, ganho o mundo.
Não aguento mais discurso de mãe,
caretice de pai
e tortura de irmãos.
Não aguento ver cadernos, livros, provas.
Hora certa de dormir e de dormir e de acordar.
Deveres todos, direitos poucos,
asas cortadas, meias nos pés
e asas na cabeça.
Se não fosse o medo
- não do medo, mas da saudade,
- pegaria o primeiro avião,
ônibus ou trem, mas ...
Qualquer dia viro a mesa.
Viro fera e me dissolvo no ar ...
Quero ver só quem vai chorar
de saudades.
5. Quem é o eu lírico do poema SATURAÇÃO?
___________________________________________________________________________
6. Que
idade você imagina que o eu lírico do poema SATURAÇÃO tenha? Justifique sua resposta.
___________________________________________________________________________
7. De
que ele se sente saturado?
__________________________________________________________________________
8. Na
terceira estrofe o eu lírico revela uma momento de fraqueza em sua revolta, mas
novamente volta a ameaçar. Do que o eu lírico tem medo?
_________________________________________________________________________
9.O
que ele quer dizer com as expressões “ viro a mesa, viro fera e me dissolvo no
ar...”?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
10.
Você acha que o eu lírico está avaliando adequadamente suas condições para se
“dissolver no ar” de forma responsável? Por quê?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
11. Na
última estrofe, o eu lírico faz uma ultima ameaça com a frase” quero ver só
quem vai chorar / de saudades. Em quem você acha que ele pensa, ao fazer essa
ameaça?
__________________________________________________________________________
12. Ele é coerente com o que revelou na terceira
estrofe? Por quê?
___________________________________________________________________________
Ilha do Francês recebe ação
de limpeza
Materiais como plásticos e
garrafas foram retirados do local
Uma das mais belas paisagens da
cidade, a Ilha do Francês, recebeu sexta-feira (7) uma ação de limpeza e
conservação de praia e costões. Promovida pela Secretaria Adjunta de Pesca e
Aquicultura em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a
ação contou com cerca de 65 voluntários que recolheram resíduos deixados na
ilha.
A atividade faz parte da Frente de
Trabalho no período de defeso camarão e contou com a ajuda dos pescadores.
"A secretaria se preocupou em integrar a ação,
13.
O texto acima é um fragmento de noticia. Qual a finalidade deste gênero
textual?
___________________________________________________________________
14.
Qual é a manchete
____________________________________________________________________
15.
Qual é o título auxiliar?
____________________________________________________________________
16.
O que é LIDE?
___________________________________________________________________
SOBRE
A LIDE DA NOTÍCIA ACIMA RESPONDA:
17.
Quem?
_______________________________________________________________________
18.
O que?
_______________________________________________________________________
19.
Quando?
________________________________________________________________________
20.
Onde?
________________________________________________________________________