PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 19 de abril de 2017

PLANEJAMENTO MENSAL 6º ANO

COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PROFESSOR (a):  Diorges f. Gonçalves
DISCIPLINA: Lingua Portuguesa
MÊS: fevereiro /março.
PARA OS PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO
PLANEJAMENTO MENSAL
CONTEÚDOS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
SUGESTÕES DA ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Substantivo : construção do conceito.

.Dicionário:
.Jogo de adedonha.
.Imagens.
.Xérox.
.Quadro branco.      .


substantivo:
Classificação.
Flexão de gênero, número e grau.
Aspectos semânticos referentes ao grau, gênero e número.


.Powerpoint.
.Vídeo-aula.
.Quadro branco.
.

Tipologia textual:
narração, descrição, dissertação.
Elementos da narrativa.
.Vídeo: Pandolfo Bereba.
.Vídeo-aula.
.Atividade em grupo: produção de textos de memórias.
.H.Q. em branco para os alunos criarem a história.
.Quadro branco.


Poesia:
Prosa x verso.
parágrafo x estrofe.
Narrador x Eu lírico

. Video: Gentileza.
.Quadro branco.
.Atividade em grupo: produção de poesia sobre a mulher e sua importância.

Poesia:
Rimas.
Denotação e conotação.

Vídeo. O operário em construção.
Quadro branco.
Produção e leitura de quadras.
. Definição de palavras abstratas utilizando rimas.


OBS: Está folha é de suma importância para o acompanhamento do trabalho pedagógico e tem como objetivo principal trocar ideias sobre os procedimentos metodológicos desenvolvidos em sala de aula.

PLANEJAMENTO 8º ANO 1º BIMESTRE



PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA:.
 






FICHA DE PLANEJAMENTO BIMESTRAL – 6º AO 9º ANO
PROFESSOR: DIORGES FERRANTI GONÇALVES       DISCIPLINA: PORTUGUÊS
SÉRIE: 8º ANO                 TURMAS: F8 101, F8102, F8 104          BIMESTRE:1º

HABILIDADES (MÍNIMO 5 HABILIDADES)
D1- Localizar informações explícitas.

D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D4 – Inferir informação implícita.

D13 – identificar os interlocutores.

D14 – Distinguir fato de opinião.


CONTEÚDOS QUE SERÃO TRABALHADOS NO BIMESTRE


Características estruturais dos gêneros poema, notícia e manual.

Produção de poema e notícia.

Conotação e denotação.




CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
PONTUAÇÃO
OBSERVAÇÕES
Trabalho
1
Paráfrase: poema João Amava Teresa
Trabalho
1
Elaboração de noticia.
Teste
2
Interpretação de texto. Distinção de características estruturais do texto.
Prova
4
Interpretação de texto. Distinção de características estruturais do texto.
Participação
2
Visto no caderno e participação nas atividades.

RECURSOS PEDAGÓGICOS QUE SERÃO UTILIZADOS
CONTEÚDO
RECURSO
Gênero poema estrutura e finalidade.
Livro didático, quadro branco.
Gênero notícia estrutura e finalidade.
Livro didático, quadro branco.
Gênero manual estrutura e finalidade.
Livro didático, quadro branco.
Conotação e denotação.
Lista de ditados populares, quadro branco.
Produção de poema e notícia.
Computador, cartolina, tesoura, imagens, etc.

OBSERVAÇÕES: __________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Entregue em: _________________________________       Visto em: ______________________________________

______________________________________________       _____________________________________________

                                          Professor                                                                                           POP / PO

PREENCHIMENTO DO DIÁRIO CONTEÚDO 8º ANO 1º BIMESTRE




FEVEREIRO
1
13/02
Artigo: Conceito e classificação.
2
16/02
Poema: Estrutura  e finalidade
3
22/02
Substantivo: Conceito e classificação.
4
23/02
Poema: Produção de paráfrase ( Quadrilha)
5
29/02
Pronome pessoal: Conceito e emprego.



MARÇO
1
01/03
Notícia: Conceito, estrutura e finalidade.
2
07/03
Pronome possessivo e demonstrativo.
3
08/03
Noticia: Atividade de resumo.
4
14/03
Pronome relativo e interrogativo.
5
15/03
Pronome indefinido.
6
21/03
Teste: Morfologia e gêneros textuais.
7
22/03
Adjetivo: Conceito e produção de cartaz.
8
28/03
Denotação e conotação.
9
29/03
Numeral: Conceito e classificação.



ABRIL
1
04/04
Verbo: Radical, tema e desinências
2
05/04
Verbo : Tempos do modo indicativo.
3
11/03
Sujeito e predicado.
4
12/04
Revisão: Morfologia e gêneros textuais.
5
18/04
Avaliação
6
19/04
Segunda chamada e correção da prova no quadro.
7
25/04
Atividade de recuperação.
8
26/04
Produção de texto narrativo.

PLANEJAMENTO EJA CICLO 4

COC – DESCRITORES – EJA – CICLO 4 – 1º BIMESTRE 2016
COC
DESCRITORES

PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2012 – 6º ANO
1º BIMESTRE 
·         Linguagem verbal e não verbal;
·         Leitura e análise de textos – Carta, Bilhete, Agenda, Verbete, HQ;  Lenda, Receita, Relatório, Regra de jogo;  Diário, Poema, Canção, Notícia, propaganda; Conto de Fadas, Fábula, o gênero dramático;

·         Uso do dicionário;
·         O substantivo
·         Produção textual;
·         Emprego de mal/mau, mas/mais/más;
·         Uso de letras – “m” antes de P e B / uso de letras maiúsculas;
·         Noções de pontuação: a vírgula
·         Chá  literário













I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D1- Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

II- IMPLICAÇÕES DE SUPORTE, DE GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso ( propagandas, quadrinhos, foto...).
 D9- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

IV – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
2º  SEMESTRE

·         Leitura e análise de textos – Carta, Bilhete, Agenda, Verbete, HQ;  Lenda, Receita, Relatório, Regra de jogo;  Diário, Poema, Canção, Notícia, propaganda; Conto de Fadas, Fábula, o gênero dramático;

·         Divisão silábica;

·         Leitura e análise de textos Leitura e análise de textos – Variação Linguística (os falares das diversas regiões do Brasil);
·         O verbo ( concordância verbal e uso das pessoas do discurso);
·         O uso e a grafia das formas verbais terminadas em “am”, “ão” e “ndo” (gerúndio).
·         Relações nominais (o substantivo e seus determinantes);
·         Noções de concordância nominal;
·         Emprego de “a”, “há” e “ah!”;
·         Projeto Soletrando.
·         Relações verbais (o sujeito e o verbo);
·         O pronome na função de sujeito;
·         Noções de concordância verbal;
Leitura e análise de textos
Noções de pontuação – a vírgula;
·         Projeto Africanidades.



I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D1- Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 – inferir uma informação implícita em um texto.
D6 – Identificar o tema de um texto
D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

II- IMPLICAÇÕES DE SUPORTE, DE GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso ( propagandas, quadrinhos, foto...).
 D9- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

IV – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 – Estabelecer relação de causa e conseqüência entre partes e elementos do texto.
D12 – Estabelecer relações lógico – discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios

V – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D13 – identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.