COC – DESCRITORES – EJA – CICLO 4 – 1º BIMESTRE 2016
|
|
COC
|
DESCRITORES
|
PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA –
2012 – 6º ANO
1º BIMESTRE
·
Linguagem
verbal e não verbal;
·
Leitura e
análise de textos – Carta, Bilhete, Agenda, Verbete, HQ; Lenda, Receita, Relatório, Regra de
jogo; Diário, Poema, Canção, Notícia,
propaganda; Conto de Fadas, Fábula, o gênero dramático;
·
Uso do
dicionário;
·
O substantivo
·
Produção
textual;
·
Emprego de
mal/mau, mas/mais/más;
·
Uso de letras –
“m” antes de P e B / uso de letras maiúsculas;
·
Noções de
pontuação: a vírgula
·
Chá literário
|
I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D1- Localizar informações explícitas
em um texto.
D3 – inferir o sentido de uma palavra
ou expressão.
II- IMPLICAÇÕES DE SUPORTE, DE GÊNERO
E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D5 – Interpretar texto com auxílio de
material gráfico diverso ( propagandas, quadrinhos, foto...).
D9- Identificar a finalidade de textos de
diferentes gêneros
III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D15 – Reconhecer diferentes formas de
tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em
função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será
recebido.
IV – COERÊNCIA E COESÃO NO
PROCESSAMENTO DO TEXTO
D2 – Estabelecer relações entre partes
de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a
continuidade de um texto.
D7 – Identificar o conflito gerador do
enredo e os elementos que constroem a narrativa.
|
2º SEMESTRE
·
Leitura e
análise de textos – Carta, Bilhete, Agenda, Verbete, HQ; Lenda, Receita, Relatório, Regra de
jogo; Diário, Poema, Canção, Notícia,
propaganda; Conto de Fadas, Fábula, o gênero dramático;
·
Divisão
silábica;
·
Leitura e
análise de textos Leitura e análise de textos – Variação Linguística (os
falares das diversas regiões do Brasil);
·
O verbo (
concordância verbal e uso das pessoas do discurso);
·
O uso e a
grafia das formas verbais terminadas em “am”, “ão” e “ndo” (gerúndio).
·
Relações
nominais (o substantivo e seus determinantes);
·
Noções de
concordância nominal;
·
Emprego de “a”,
“há” e “ah!”;
·
Projeto
Soletrando.
·
Relações
verbais (o sujeito e o verbo);
·
O pronome na
função de sujeito;
·
Noções de
concordância verbal;
Leitura e análise de textos
Noções de pontuação – a vírgula;
|
I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D1- Localizar informações explícitas
em um texto.
D3 – inferir o sentido de uma palavra
ou expressão.
D4 – inferir uma informação implícita
em um texto.
D6 – Identificar o tema de um texto
D11 – Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato.
II- IMPLICAÇÕES DE SUPORTE, DE GÊNERO
E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D5 – Interpretar texto com auxílio de
material gráfico diverso ( propagandas, quadrinhos, foto...).
D9- Identificar a finalidade de textos de
diferentes gêneros
III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D15 – Reconhecer diferentes formas de
tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em
função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será
recebido.
IV – COERÊNCIA E COESÃO NO
PROCESSAMENTO DO TEXTO
D2 – Estabelecer relações entre partes
de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a
continuidade de um texto.
D7 – Identificar o conflito gerador do
enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 – Estabelecer relação de causa e
conseqüência entre partes e elementos do texto.
D12 – Estabelecer relações lógico –
discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios
V – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS
EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D13 – identificar efeitos de ironia ou
humor em textos variados.
|
quarta-feira, 19 de abril de 2017
PLANEJAMENTO EJA CICLO 4
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário