PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 19 de abril de 2017

PLANEJAMENTO EJA CICLO 4

COC – DESCRITORES – EJA – CICLO 4 – 1º BIMESTRE 2016
COC
DESCRITORES

PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2012 – 6º ANO
1º BIMESTRE 
·         Linguagem verbal e não verbal;
·         Leitura e análise de textos – Carta, Bilhete, Agenda, Verbete, HQ;  Lenda, Receita, Relatório, Regra de jogo;  Diário, Poema, Canção, Notícia, propaganda; Conto de Fadas, Fábula, o gênero dramático;

·         Uso do dicionário;
·         O substantivo
·         Produção textual;
·         Emprego de mal/mau, mas/mais/más;
·         Uso de letras – “m” antes de P e B / uso de letras maiúsculas;
·         Noções de pontuação: a vírgula
·         Chá  literário













I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D1- Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

II- IMPLICAÇÕES DE SUPORTE, DE GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso ( propagandas, quadrinhos, foto...).
 D9- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

IV – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
2º  SEMESTRE

·         Leitura e análise de textos – Carta, Bilhete, Agenda, Verbete, HQ;  Lenda, Receita, Relatório, Regra de jogo;  Diário, Poema, Canção, Notícia, propaganda; Conto de Fadas, Fábula, o gênero dramático;

·         Divisão silábica;

·         Leitura e análise de textos Leitura e análise de textos – Variação Linguística (os falares das diversas regiões do Brasil);
·         O verbo ( concordância verbal e uso das pessoas do discurso);
·         O uso e a grafia das formas verbais terminadas em “am”, “ão” e “ndo” (gerúndio).
·         Relações nominais (o substantivo e seus determinantes);
·         Noções de concordância nominal;
·         Emprego de “a”, “há” e “ah!”;
·         Projeto Soletrando.
·         Relações verbais (o sujeito e o verbo);
·         O pronome na função de sujeito;
·         Noções de concordância verbal;
Leitura e análise de textos
Noções de pontuação – a vírgula;
·         Projeto Africanidades.



I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
D1- Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 – inferir uma informação implícita em um texto.
D6 – Identificar o tema de um texto
D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

II- IMPLICAÇÕES DE SUPORTE, DE GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso ( propagandas, quadrinhos, foto...).
 D9- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

IV – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 – Estabelecer relação de causa e conseqüência entre partes e elementos do texto.
D12 – Estabelecer relações lógico – discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios

V – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D13 – identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário