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quinta-feira, 25 de maio de 2017

PROVA BRASIL CEREJA 9º ANO PAG.122 com gabarito 10 QUESTÕES HISTÓRIA CLÍNICA



Informou que sofria de taquicardia toda vez que o via, mesmo que fosse de longe.
Declarou que suas glândulas salivares secavam quando ele a olhava, mesmo que fosse por acaso.
Admitiu uma hipersecreção das glândulas sudoríparas toda vez que ele falava com ela, mesmo que fosse apenas por cortesia.
Reconheceu que padecia de graves desequilíbrios depressão sanguínea quando ele a roçava, mesmo que fosse por engano.
Confessou que por ele padecia de tonturas, que sua visão se enevoava, que seus joelhos afrouxavam. Que nos dias não conseguia parar de dizer bobagens e que nas noites não conseguia dormir.
- Foi há muito tempo, Doutor - disse. - Eu nunca mais senti nada disso.
O médico ergueu as sobrancelhas.
- Nunca mais sentiu nada disso?
E diagnosticou:
- Seu caso é grave.

fonte: Galeano, Eduardo. Bocas do tempo. L&PM , 2010. p. 15. 

(D-10,11) 1. A personagem procura o médico em razão de:
a) ausência de certas reações físicas e psicológicas;
b) constantes reações físicas e psicológicas;
c) falta de salivação e de suor;
d) reações físicas em contato com o médico que a consulta.

(D-4,16) 2. Do ponto de vista do texto, o diagnóstico médico é:
a) contraditório, pois, se os sintomas desapareceram, a personagem estava curada;
b) irônico, pois a ausência dos sintomas indicava perda do impulso vital para o amor;
c) correto, pois todo ser humano deve ter algum incômodo;
d) incorreto, pois o alívio físico é indicador de saúde.

( D-19) 3. O narrador constrói os parágrafos com predomínio do discurso indireto( declarou que) com o tempo da ação ( quando ele olhava) é uma ideia concessiva ( mesmo que). Essa relação de concessão é empregada com o objetivo principal de:
a) finalizar o texto com um epilogo surpreendente;
b) esgotar as sensações de uma pessoa apaixonada;
c) apresentar o grau de sensibilidade da personagem em relação ao ser amado;
d) mostrar um amor incondicional.

(D-2) 4. Indique, entre os seguintes trechos retirados do texto, aquele em que o termo destacado se refere ao ser amado:
a) a olhava;
b) falava com ela;
c) que sua visão;
d) que o via.



(D-5,18,19) 5. Leia a tira a seguir, de Fernando Gonsales.




Assinale  a afirmação inadequada sobre as falas da personagem central:
a) No 1º quadrinho, os sintomas mencionados pela personagem são taquicardia e desequilíbrio da pressão sanguínea;
b) Nos dois primeiros balões, há orações de mesmo valor indicando sensações opostas;
c) No texto, o elemento que relaciona cupido e paixão é a figura do índio;
d) No primeiro balão, o adjetivo apaixonado aparece no masculino, porque o falante é do gênero masculino.

Leia o final do conto “Corisco”, de Luiz Vilela, observe a foto e responda as questões 6 e 7.


         Foi de tardezinha que Corisco morreu. Começou a torcer o pescoço e a gemer, depois quietou, e eu chamei baixinho Corisco, Corisco, mas os olhos dele só olhavam pra frente, e parecia que ele não estava escutando mais. E então esticou as pernas e abriu a boca, que foi fechando devagar, e uma baba escorreu dela. Coitado, mamãe falou, e eu não consegui segurar o choro. (...)
         Tudo voltou a ser como antes, eu brincando com os meninos da fazenda, mamãe cozinhando, Papai trabalhando, e era como se Corisco nunca tivesse existido, pois ninguém falou mais nele, só uma vez, uma noite em que havia desaparecido mais uma galinha, e então Mamãe falou que, se Corisco ainda estivesse vivo, aquilo não teria acontecido, e então Papai, levantando de repente, falou que nada, que cachorro era um bicho velhaco que só servia pra dar amolação e pra comer a comida da gente, ela não falasse naquilo, não queria mais saber daquela praga na fazenda, e foi até a janela e ficou olhando céu estrelado, e então Mamãe me cutucou a perna e eu olhei pra ele e vi ele enxugando uma lágrima.


( D-4,5,21) 6. O conto e a foto têm como tema a relação entre o ser humano e um animal de estimação. Então é adequado afirmar que:
a) A atitude do menino do conto contradiz a atitude do menino da foto;
b) O conto e a foto apresentam atitudes opostas do ser humano adulto na relação com o animal;
c) Nos dois textos, ser humano/ animal, é carinhoso;
d) Entre os seres humanos, há nos dois textos, atitude idêntica de adultos e crianças em relação aos animais.

(D-13) 7. No conto, há marcas da linguagem que caracterizam um narrador infantil, o menino, que é também personagem. Essa marca de linguagem não está presente em;
a) E então esticou as pernas e abriu a boca (...) e uma baba escorreu dela;
b) eu olhei para ele e vi ele enxugando uma lágrima;
c) Se corisco ainda estivesse vivo, aquilo não teria acontecido;
d) E eu chamei baixinho Corisco, Corisco.

Leia o inicio e o final de um conto de Antônio Prada, e responda as questões de 8 a 10.

         Seu Pedro era um português rabugento, que tratava todos os moradores como se fossem usurpadores de seu castelo: o edifício São Jorge, do qual era proprietário, síndico e zelador. “Pode ficar tranquilo, seu Pedro, que eu vou cuidar muito bem do apartamento”, disse meu amigo Paulo, assim que recebeu as chaves. “Não faz mais do que a obrigação e não lhe agradeço por isso”, respondeu o velho, com o sotaque que trouxe do Alentejo na primeira metade do século XX, junto a uma trouxa de roupas, uma guitarra portuguesa e a fé no santo que viria dar nome ao prédio, anos mais tarde.(...)
        Mas você veja só como é o ser humano: um dia meu amigo estava saindo para trabalhar e ouviu uma música belíssima na garagem, foi indo atrás do som do violão, esgueirando-se por entre os carros, até que deu com seu Pedro atrás da coluna, sentado num engradado de cerveja, curvado sobre um toca-fitas CCE. “Que música mais bonita, Seu Pedro, que que é isso?”. O velho levantou o rosto para responder, mas engasgou e tossiu. Meteu então a mão na boca, tirou a dentadura e disse: “é uma serenata de Schumann. Sou eu a tocar em minha guitarra portuguesa”. Por um momento, meu amigo pensou que ele chorava, mas não deu tempo de descobrir, pois seu Pedro logo enfiou os dentes de volta, refez a carranca e disse alguma coisa sobre as faixas pintadas no chão da garagem.

(D-3) 8. O adjetivo em destaque no trecho” Seu Pedro era um português rabugento” só não se justifica pelo seguinte fato:
a) tratava todos moradores do prédio como se fossem invasores;
b) considerava que o morador tinha a obrigação de cuidar do apartamento alugado;
c) Não agradecia a ninguém pelo fato de ser um inquilino cuidadoso;
d) Tocava uma guitarra portuguesa.

(D-2,4,18) 9. Leia o que se afirma sobre o texto  e identifique a conclusão incorreta;
a) O 2] parágrafo, iniciado com o termo mas, acrescenta informações que justificam o adjetivo rabugento atribuído a personagem;
b) O ato de retirar a dentadura equivale, da parte da personagem, a desarmar-se, mostrar seu lado sensível;
c) No 1º parágrafo, o adjetivo pátrio português é empregado como substantivo no masculino e como adjetivo no feminino;
d) O pronome lhe(1º parágrafo) refere-se a Paulo.


(D-13) 10. O trecho abaixo que apresenta um traço de linguagem que identifica a nacionalidade da personagem é:
a) E não lhe agradeço por isso;
b) Sou eu a tocar em minha guitarra;
c) Não faz mais do que a obrigação;
d) É uma serenata de Schumann.

GABARITO
1a
2b
3c
4d
5c
6b
7c
8d
9a
10b

quarta-feira, 24 de maio de 2017

TESTE 2º B. 80º ANO 2017 CONTO , BIOGRAFIA

NOME DO ALUNO: ____________________________________________________________
PROFESSOR:  DIORGES FERRANTI GONÇALVES   SÉRIE: 8º ANO DE ESCOLARIDADE      TURMA: F8____
INSTRUMENTO AVALIATIVO: Teste     DATA: ...........   VALOR:            PONTOS           NOTA - _________




O conto dos três irmãos e As Relíquias da Morte

     Era uma vez três irmãos que estavam viajando por uma estrada deserta e tortuosa ao anoitecer.
     Depois de algum tempo, os irmãos chegaram a um rio muito perigoso para atravessar. Os irmãos, porém, eram versados em magia, os três irmãos simplesmente balançaram suas varinhas e fizeram uma ponte.
      Antes que pudessem atravessar a ponte tiveram o caminho bloqueado por uma figura encapuzado. Era a Morte. Ela se sentiu traída, traída porque o normal seria os viajantes se afogarem no rio. Mas a Morte era perspicaz. Ela fingiu parabenizar os três irmãos por sua magia, e disse que cada um ganharia um prêmio por ter sido inteligente o bastante para evitá-la.
     O mais velho pediu a varinha mais poderosa que existisse: e a Morte lhe deu uma varinha feita da árvore de sabugueiro. O segundo irmão resolveu humilhar a Morte ainda mais e pediu o poder de ressuscitar os entes já falecidos. Então a Morte apanhou uma pedra da margem do rio e a entregou a ele. Finalmente a Morte perguntou ao terceiro irmão, um homem humilde, e ele pediu algo que o permitisse sair daquele lugar sem ser seguido pela morte. E a Morte, de má vontade, lhe entregou sua própria Capa da Invisibilidade.
     O primeiro irmão foi para uma aldeia distante onde com A Varinha de Sabugueiro na mão assassinou um bruxo que não teve nem a oportunidade de lutar. Tomado pelo poder que a varinha das varinhas havia lhe dado ele seguiu para uma estalagem onde se gabou por sua invencibilidade. Mas naquela noite um outro bruxo roubou  a varinha e por segurança cortou a garganta do mais velho dos irmãos. E assim, a Morte levou o primeiro irmão.
     Enquanto isso o segundo irmão viajou pra casa, onde pegou a pedra e a virou três vezes na mão, para sua alegria a moça que um dia desejara desposar antes de sua morte precoce apareceu diante dele, contudo ela estava triste e fria não pertencia mais ao mundo dos mortais. Enlouquecido pelo desesperado desejo o segundo irmão se matou para poder se unir a ela. Assim a Morte levou o segundo irmão.
     Já o terceiro irmão a Morte o procurou por muitos anos, mas jamais conseguiu encontrá-lo. Somente quando atingiu uma idade avançada foi que o irmão mais novo despiu a capa da invisibilidade e deu-a para seu filho. Ele acolheu a morte como uma velha amiga. E a acompanhou de bom grado, e como iguais partiram desta vida.
                                
1. Quais são os personagens principais dessa história?
................................................................................................................................................

2. Sobre o enredo, responda:
Situação inicial:.........................................................................................................................
Conflito....................................................................................................................................
Clímax.....................................................................................................................................
Desfecho................................................................................................................................
3. O texto apresenta narrador em 1º pessoa ou em 3º pessoa. Justifique.
................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4. O que a história nos informa sobre:
Tempo.....................................................................................................................................
Espaço....................................................................................................................................

5.O galo diz que sempre teve uma boa vida. Na opinião dele, o que é viver bem?
................................................................................................................................................

EVA FURNARI - Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas e não causa estranhamento algum imaginá-la envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-los...
            Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.
                   Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil -FNLIJ.
                        Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de "Melhor Ilustração" —Trucks(Ática, 1991), A bruxa Zelda os 80 docinhos (1986) e Anjinho(1998) -setes láureas concedidas pela FNLIJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.

http:llcaracal.imaginaria, cam/autografas/evafurnari/index. html

6. Pode se afirmar que Eva Furnari é:
A) amiga da bruxa Zelda
B) a dona do museu de Artes Plásticas
C) autora e ilustradora de diversos livros infantis
D) proprietária da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

7.Este texto trata-se de uma:
A) conto        
B) biografia            
C) bibliografia             
D) carta

8.O assunto principal do texto é sobre:
A) a vida de Eva Furnari                            
B) os prêmios que Eva recebeu
C) seu primeiro lançamento                    
 D) sua data de nascimento

9. A finalidade do texto é
A)     apresentar dados sobre vendas de livros
B)     divulgar os livros de uma autora
C)     informar sobre a vida de uma autora
D)     instruir sobre o manuseio de livros
.
10.No entanto erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais. Infere-se desta frase que Eva Furnari:
A) tinha horror em ser arquiteta
B) gostava tanto da literatura que preferiu abandonar a carreira de arquiteta
C) jamais publicaria livros
D) não gostou dos prêmios que recebeu como arquiteta


TESTE 2º B. 7º ANO 2017 RECEITA E CONTO

NOME DO ALUNO: ____________________________________________________________
PROFESSOR:  DIORGES FERRANTI GONÇALVES   SÉRIE: 7º ANO DE ESCOLARIDADE      TURMA: F7 103
INSTRUMENTO AVALIATIVO: Teste     DATA: ...........   VALOR:               PONTOS                 NOTA - ___________




O PRÍNCIPE DESENCANTADO

O primeiro beijo foi dado por um príncipe em uma princesa que estava dormindo encantada havia cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:
PRINCESA – Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
PRÍNCIPE – Sim, minha querida princesa.
PRINCESA – Então nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?
PRÍNCIPE – É... querida princesa.
PRINCESA – Você tem um castelo, é claro.
PRÍNCIPE – Tenho... princesa.
PRINCESA – E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?
PRÍNCIPE – Trinta e seis.
PRINCESA – Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá!
PRÍNCIPE – Tantas assim?
PRINCESA – Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?
PRÍNCIPE – Mas quarenta amas!
PRINCESA – Ah, eu não quero nem saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e... e... jóias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina!
PRÍNCIPE – Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...
PRINCESA – Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!
Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido lá e beijado. Então teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam
correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.
            SOUZA, Flávio de. Príncipes e princesas, sapos e lagartos – histórias modernas de tempos antigos. São Paulo: FTD, 1989.

1. Que episódio da narrativa fez a princesa acordar?
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2. Transcreva o trecho da narrativa que explicita quanto tempo a princesa ficou adormecida, até que um príncipe viesse beijá-la.
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3. Que argumentos a princesa usa para pressionar o príncipe a se casar com ela.
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4. Como o príncipe reagiu quando a princesa revelou que precisaria contratar umas quarenta amas?
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5. Quais foram as exigências da princesa ao ser beijada?
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6. O que o príncipe quis dizer com “Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...”?
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7. Qual é o efeito de sentido da repetição da palavra “não” na fala da princesa “Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!”?
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8. Qual foi o recurso utilizado pelo príncipe para se livrar da princesa?
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9. No desfecho da narrativa ficamos sabendo que os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde a princesa dorme, assobiando e olhando para o outro lado. Por que os príncipes assumiram esta atitude?
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10. O texto é organizado em diálogos. Que marcas linguísticas comprovam esta afirmação.
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Pizza falsa
INGREDIENTES
6 fatias de pão de fôrma
6 fatias de mozarela 
3 tomates maduros
Sal a gosto
Azeite e orégano
2 colheres de sopa de queijo ralado tipo parmesão

MODO DE FAZER

1 – Retire com cuidado a crosta (casca) do pão.
2 – Arrume numa assadeira as fatias de pão, uma ao lado da outra.
3 – Coloque a mozarela por cima. Tenha o cuidado de deixar o queijo do mesmo tamanho das fatias de pão; se sobrar corte as tirinhas.
4 – Pique os tomates ou corte-os em fatias bem finas. Tempere com sal, azeite e orégano.
5 – Espalhe o tomate picado sobre as fatias de queijo.
6 – Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno quente/ou ao forno micro-ondas até derreter todo o queijo e tostar um pouco.
7 -  Retire do forno e deixe esfriar um pouco, porque o queijo é muito quente e pode queimar a boca.

SUGESTÕES

1 – Espalhe presunto bem picado sobre o tomate.
2 – Amasse uma banana e coloque-a sobre o queijo.
3 – Se na geladeira tiver um pouco de picadinho, pode colocar sobre o queijo, antes de acrescentar o tomate.  

(Retirado do livro de receitas do Menino Maluquinho)

11. O nome da pizza é “PIZZA falsa”  Por que você acha que ela tem esse nome?
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12. Com que nome esse tipo de texto é conhecido?
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13 Para que serve esse tipo de texto?
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14. O texto está dividido em três seções: ingredientes, modo de fazer e sugestões. Dessas seções duas são mais importantes. Quais são elas?
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15. Qualquer pessoa pode se interessar por esse tipo de texto. Apesar disso, em que contextos ele é mais comum?

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TESTE 2º BIMESTRE 2017 SUJEITO E PREDICADO, IMPERATIVO, SUBJUNTIVO.

NOME DO ALUNO: ____________________________________________________________
PROFESSOR:  DIORGES FERRANTI GONÇALVES   SÉRIE: 7º ANO DE ESCOLARIDADE      TURMA: F7 
INSTRUMENTO AVALIATIVO: Teste     DATA: ...........   VALOR:               PONTOS           NOTA - _____________

1) Localize o sujeito fazendo as perguntas QUEM? ou O QUÊ? (antes do verbo):
a) Márcia e Lucas são excelentes alunos.
________________________________________________________________________
b) Caminhava pensativo o cachorrinho.
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c) Meu irmão cortou a grama hoje.
________________________________________________________________________
d) Os alunos de nossa escola estão organizando uma festa.
________________________________________________________________________
e) Carolina e Marcelo são os melhores alunos da sala.
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2) Circule o sujeito e sublinhe o predicado nas seguintes orações:
a) A torcida deixou o estádio decepcionada.
b) Fez grande sucesso na Europa a jovem cantora.
c) Aconteceu hoje um monumental engarrafamento de trânsito.
d) Está crescendo o consumo de energia elétrica.
e) Seis atores compõem o elenco da peça.

3) Ligue cada sujeito (coluna I) ao seu predicado (coluna II):

sujeitos                                               Predicados
(1) A festa                                           (   )Estudei bastante para a prova.
        (2) As crianças                                    (   ) Completou sete anos
(3) O hospital                                      (   ) acabou muito cedo
(4)A garotinha                                     (   )adoram brincar.
(5) Eu                                                  (   )recebeu novos equipamentos.


4) Escreva se é sujeito ou predicado o trecho destacado em cada uma das orações:
a) Os meninos estavam entretidos com o carrinho.
_______________________________________
b) O Brasil reserva muitas surpresas ao turista.
_______________________________________
c) Viajaram às pressas o fidalgo e seu escudeiro.
_______________________________________
d) À noite, o trem sempre sai atrasado.
_______________________________________

e) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
__________________________________





5. Encontre no caça-palavras os verbos entre parênteses conjugados no Modo Imperativo, na pessoa em que se pede, e complete as frases a seguir:
        a)    Não __________________ lixo no chão. (jogar – você)
b) _____________________ o meio ambiente para que tenhamos futuro. (preservar – nós)
c)  ____________________-se diariamente para ter uma boa saúde. (exercitar – vocês)
d)  ____________________ nossas ofertas.(aproveitar você)
e)  ____________________ de carro hoje mesmo. (trocar - você)



6.Complete as orações abaixo com os verbos indicados entre parênteses no modo subjuntivo.
a) Se eu ___________________ em tudo que você diz, estaria perdido. (acreditar)
b) Se ela _________________ a verdade, teria a consciência menos pesada. (falar)
c) Talvez eu _________________ para você dormir. (cantar)
d) Quando eu ________________, trarei as encomendas. (voltar)
e) Desejo que ele _________________ as paredes novamente. (pintar)


7. Informe em que tempo do modo subjuntivo encontram-se as formas verbais destacadas abaixo.
a) Se nós repartíssemos o bolo, todos comeriam.
____________________________________
b) É possível que você a encontre depois da aula.
______________________________________
c) Depois que vocês terminarem o exercício, farei a correção.
___________________________________
d) Ele não permitiu que nós olhássemos pela janela.
_______________________________________
e) É improvável que o cão morda novamente.
__________________________________


8.Leia as frases abaixo, observando as formas verbais destacadas. Em seguida, relacione-as aos itens abaixo.
(1) Fato incerto no presente
(2) Fato hipotético que poderia ter acontecido no passado
(3) Fato que possivelmente ainda vai acontecer

(   ) Se não existisse o petróleo, não beberíamos refrigerante em garrafinhas de plástico.
(    ) Quando nos informarmos mais sobre a importância do petróleo, compreenderemos a sua influência no nosso dia-a-dia.
        (    ) É possível que algumas comunidades do planeta não precisem do petróleo.


      9. 10.  Conjugue o verbo AMAR no modo SUBJUNTIVO




Presente
Eu
...........................
Ele

Nós

Eles







Pretérito
Eu
...........................
Ele

Nós

Eles







Futuro
Eu
...........................
Ele

Nós

Eles