PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 25 de maio de 2017

PROVA BRASIL CEREJA 9º ANO PAG.122 com gabarito 10 QUESTÕES HISTÓRIA CLÍNICA



Informou que sofria de taquicardia toda vez que o via, mesmo que fosse de longe.
Declarou que suas glândulas salivares secavam quando ele a olhava, mesmo que fosse por acaso.
Admitiu uma hipersecreção das glândulas sudoríparas toda vez que ele falava com ela, mesmo que fosse apenas por cortesia.
Reconheceu que padecia de graves desequilíbrios depressão sanguínea quando ele a roçava, mesmo que fosse por engano.
Confessou que por ele padecia de tonturas, que sua visão se enevoava, que seus joelhos afrouxavam. Que nos dias não conseguia parar de dizer bobagens e que nas noites não conseguia dormir.
- Foi há muito tempo, Doutor - disse. - Eu nunca mais senti nada disso.
O médico ergueu as sobrancelhas.
- Nunca mais sentiu nada disso?
E diagnosticou:
- Seu caso é grave.

fonte: Galeano, Eduardo. Bocas do tempo. L&PM , 2010. p. 15. 

(D-10,11) 1. A personagem procura o médico em razão de:
a) ausência de certas reações físicas e psicológicas;
b) constantes reações físicas e psicológicas;
c) falta de salivação e de suor;
d) reações físicas em contato com o médico que a consulta.

(D-4,16) 2. Do ponto de vista do texto, o diagnóstico médico é:
a) contraditório, pois, se os sintomas desapareceram, a personagem estava curada;
b) irônico, pois a ausência dos sintomas indicava perda do impulso vital para o amor;
c) correto, pois todo ser humano deve ter algum incômodo;
d) incorreto, pois o alívio físico é indicador de saúde.

( D-19) 3. O narrador constrói os parágrafos com predomínio do discurso indireto( declarou que) com o tempo da ação ( quando ele olhava) é uma ideia concessiva ( mesmo que). Essa relação de concessão é empregada com o objetivo principal de:
a) finalizar o texto com um epilogo surpreendente;
b) esgotar as sensações de uma pessoa apaixonada;
c) apresentar o grau de sensibilidade da personagem em relação ao ser amado;
d) mostrar um amor incondicional.

(D-2) 4. Indique, entre os seguintes trechos retirados do texto, aquele em que o termo destacado se refere ao ser amado:
a) a olhava;
b) falava com ela;
c) que sua visão;
d) que o via.



(D-5,18,19) 5. Leia a tira a seguir, de Fernando Gonsales.




Assinale  a afirmação inadequada sobre as falas da personagem central:
a) No 1º quadrinho, os sintomas mencionados pela personagem são taquicardia e desequilíbrio da pressão sanguínea;
b) Nos dois primeiros balões, há orações de mesmo valor indicando sensações opostas;
c) No texto, o elemento que relaciona cupido e paixão é a figura do índio;
d) No primeiro balão, o adjetivo apaixonado aparece no masculino, porque o falante é do gênero masculino.

Leia o final do conto “Corisco”, de Luiz Vilela, observe a foto e responda as questões 6 e 7.


         Foi de tardezinha que Corisco morreu. Começou a torcer o pescoço e a gemer, depois quietou, e eu chamei baixinho Corisco, Corisco, mas os olhos dele só olhavam pra frente, e parecia que ele não estava escutando mais. E então esticou as pernas e abriu a boca, que foi fechando devagar, e uma baba escorreu dela. Coitado, mamãe falou, e eu não consegui segurar o choro. (...)
         Tudo voltou a ser como antes, eu brincando com os meninos da fazenda, mamãe cozinhando, Papai trabalhando, e era como se Corisco nunca tivesse existido, pois ninguém falou mais nele, só uma vez, uma noite em que havia desaparecido mais uma galinha, e então Mamãe falou que, se Corisco ainda estivesse vivo, aquilo não teria acontecido, e então Papai, levantando de repente, falou que nada, que cachorro era um bicho velhaco que só servia pra dar amolação e pra comer a comida da gente, ela não falasse naquilo, não queria mais saber daquela praga na fazenda, e foi até a janela e ficou olhando céu estrelado, e então Mamãe me cutucou a perna e eu olhei pra ele e vi ele enxugando uma lágrima.


( D-4,5,21) 6. O conto e a foto têm como tema a relação entre o ser humano e um animal de estimação. Então é adequado afirmar que:
a) A atitude do menino do conto contradiz a atitude do menino da foto;
b) O conto e a foto apresentam atitudes opostas do ser humano adulto na relação com o animal;
c) Nos dois textos, ser humano/ animal, é carinhoso;
d) Entre os seres humanos, há nos dois textos, atitude idêntica de adultos e crianças em relação aos animais.

(D-13) 7. No conto, há marcas da linguagem que caracterizam um narrador infantil, o menino, que é também personagem. Essa marca de linguagem não está presente em;
a) E então esticou as pernas e abriu a boca (...) e uma baba escorreu dela;
b) eu olhei para ele e vi ele enxugando uma lágrima;
c) Se corisco ainda estivesse vivo, aquilo não teria acontecido;
d) E eu chamei baixinho Corisco, Corisco.

Leia o inicio e o final de um conto de Antônio Prada, e responda as questões de 8 a 10.

         Seu Pedro era um português rabugento, que tratava todos os moradores como se fossem usurpadores de seu castelo: o edifício São Jorge, do qual era proprietário, síndico e zelador. “Pode ficar tranquilo, seu Pedro, que eu vou cuidar muito bem do apartamento”, disse meu amigo Paulo, assim que recebeu as chaves. “Não faz mais do que a obrigação e não lhe agradeço por isso”, respondeu o velho, com o sotaque que trouxe do Alentejo na primeira metade do século XX, junto a uma trouxa de roupas, uma guitarra portuguesa e a fé no santo que viria dar nome ao prédio, anos mais tarde.(...)
        Mas você veja só como é o ser humano: um dia meu amigo estava saindo para trabalhar e ouviu uma música belíssima na garagem, foi indo atrás do som do violão, esgueirando-se por entre os carros, até que deu com seu Pedro atrás da coluna, sentado num engradado de cerveja, curvado sobre um toca-fitas CCE. “Que música mais bonita, Seu Pedro, que que é isso?”. O velho levantou o rosto para responder, mas engasgou e tossiu. Meteu então a mão na boca, tirou a dentadura e disse: “é uma serenata de Schumann. Sou eu a tocar em minha guitarra portuguesa”. Por um momento, meu amigo pensou que ele chorava, mas não deu tempo de descobrir, pois seu Pedro logo enfiou os dentes de volta, refez a carranca e disse alguma coisa sobre as faixas pintadas no chão da garagem.

(D-3) 8. O adjetivo em destaque no trecho” Seu Pedro era um português rabugento” só não se justifica pelo seguinte fato:
a) tratava todos moradores do prédio como se fossem invasores;
b) considerava que o morador tinha a obrigação de cuidar do apartamento alugado;
c) Não agradecia a ninguém pelo fato de ser um inquilino cuidadoso;
d) Tocava uma guitarra portuguesa.

(D-2,4,18) 9. Leia o que se afirma sobre o texto  e identifique a conclusão incorreta;
a) O 2] parágrafo, iniciado com o termo mas, acrescenta informações que justificam o adjetivo rabugento atribuído a personagem;
b) O ato de retirar a dentadura equivale, da parte da personagem, a desarmar-se, mostrar seu lado sensível;
c) No 1º parágrafo, o adjetivo pátrio português é empregado como substantivo no masculino e como adjetivo no feminino;
d) O pronome lhe(1º parágrafo) refere-se a Paulo.


(D-13) 10. O trecho abaixo que apresenta um traço de linguagem que identifica a nacionalidade da personagem é:
a) E não lhe agradeço por isso;
b) Sou eu a tocar em minha guitarra;
c) Não faz mais do que a obrigação;
d) É uma serenata de Schumann.

GABARITO
1a
2b
3c
4d
5c
6b
7c
8d
9a
10b

124 comentários:

  1. Me envia o gabarito!
    Sabrinafnan84@gmail.com
    Bjos♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Se alguém tiver o gabarito me envia é urgente !!! Sabrinafausto@hotmail.com

      Excluir
    5. Alguém me envia o gabarito, urgente! isabella-arrais@hotmail.com

      Excluir
    6. Se vc tiver o gabarito me envia.
      mariaeduardadesouzasilva4@gmail.com

      Excluir
    7. Se alguém tiver manda pra mim por favor preciso urgente

      v9468723@gmail.com

      Excluir
    8. Se alguém tiver o gabarito me manda é urgente por favor !
      Ga046311@gmail.com

      Excluir
    9. Beatriz Vitória me manda
      Ser alguém tive me manda esse gabarito pelo meu e-mail por favor é urgente !
      ga046311@gmail.com

      Excluir
  2. Respostas
    1. VEI vcs tem certeza q estar certo presiso da resposta urgente
      preciso das respostas pra amanhã ????????? vcs tem certeza q estar certo em !!!!¡!!!!!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Me envia o gabarito
    alanamarques135@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Alguem me envia o gabarito por favor

    ResponderExcluir
  7. Alguem me envia o gabarito por favor

    ResponderExcluir
  8. Me envia o gabarito por favor
    annynhakarolyne1@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Me envia o gabarito por favor
    annynhakarolyne1@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Me passa o gabarito pff
    Email : anabibi2003@gmail.com
    Pff me passa !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se alguém tiver o gabarito me enviar é urgente!!! Sabrinafausto@hotmail.com

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso é urgente!!! Se alguém tiver me envia! E-mail Sabrinafausto@hotmail.com

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Me envia o gabarito!!! E-mail Sabrinafausto@hotmail.co

    ResponderExcluir
  15. Me envia o gabarito. E-mail alvesluana390@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Me passa o gabarito pf luizluan03@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Me manda bertulinooliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. me manda isaacfreitasjogalol@outlook.com urgente

    ResponderExcluir
  19. me envia o gabarito isaacfreitasjogalol@outlook.com urgente plz !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Op esta lá em cima OK @tainabiajoli mim ciga no canal vlw

      Excluir
  20. Envia pra mim o cabarito urgente, vou inscrever no canal.
    niveasthefanny8@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Me envia o gabarito!!!
    Niveasthefanny8@gmail.com
    Já inscrevi no canal

    ResponderExcluir
  22. Por favor alguém pode me enviar o gabarito eu tou precisando muito, agradeço quem poder me ajudar.
    angelabarreto431@gmail.com
    Podem enviar aí ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tiver me envia o gabarito pfvr v9468723@gmail.com

      Excluir
    2. Quem tiver me envia o gabarito pfvr v9468723@gmail.com

      Excluir
    3. Envia pra mim v9468723@gmail.com

      URGENTE

      Excluir
  23. Por favor alguém tem o gabarito, desde já agradeço

    Jaquelinecheila@Yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. por favor preciso do gabarito com urgencia

    ResponderExcluir
  25. Me envie o gabarito por favor,é urgente.
    mariaeduardadesouzasilva4@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Professor Diorges por favor me envia o gabarito,é urgente.
    mariaeduardadesouzasilva4@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Quem tiver o gabarito me enviar por favor,preciso urgente! Desde já agradeço❤

    ResponderExcluir
  28. Manda o gabarito
    Email: pereiralaidi17@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Oi tudo bem aqui tem como me enviar o gabarito pois preciso dele.
    Email: maycondamiao480@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. por favor eu preciso do gabarito , me envia
    email kauansouzapereira9@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Por favor me mandem o gabarito é urgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem o gabarito?

      Envia pra mim v9468723@gmail.com
      Pfvr

      Excluir
  32. Pfv me mandem o gabarito
    Email:Luizac44@Yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  33. Me mandem o gabarito por favor
    É urgente

    ResponderExcluir
  34. Me manda por favor:

    alexfilipe48@gmail.com

    ResponderExcluir

  35. Envia pra mim v9468723@gmail.com

    PFVR

    ResponderExcluir
  36. Envia pra mim vitoriabritovb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Por favor pode me enviar o gabarito com urgência por favor. Agradeço

    ResponderExcluir
  38. Olá, alguém manda o gabarito por favor, é urgente!

    ResponderExcluir
  39. Me envia o gabarito, sandymensch15@gmail.com por favorrrrr

    ResponderExcluir
  40. Alguém tem o gabarito por favor???

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor me envia o gabarito
      nathaliamontanari@hotmail.com

      Excluir
  43. por favor poderia me enviar o gabarito ?

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde, me manda o gabarito. aparecdalopatko@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Me manda o gabarito
    Machadogiseli66@Gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Me manda o gabarito
    Giselig3@hotmail.com
    Urgente obg!

    ResponderExcluir
  47. Gabarito por favor
    Frank222vieira@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Mim envia o gabarito
    ciceroitalo97628095@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Poderia me enviar o gabarito? alipiogf@terra.com.br

    ResponderExcluir
  50. Alguem envia o gabarito
    keltton11@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. me envia o gabarito por favor onlyrivenbrazil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. oh MN para de comenta oh gabarito ta lá em cima OK 😇😇😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  55. 😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡 parou em cara ???!!!!!

    ResponderExcluir