PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 26 de maio de 2017

INTERPRETAÇÃO EM CODIGO

EM CÓDIGO (Fernando Sabino)
1.Fui chamado ao telefone. Era o chefe de escritório de meu irmão:
2.– Recebi, de Belo Horizonte, um recado dele para o senhor. É uma mensagem meio esquisita, com vários itens, convém tomar nota. O senhor tem um lápis aí?
3.– Tenho. Pode começar.
4.– Então lá vai. Primeiro: minha mãe precisa de uma nora.
5.– Precisa de quê?
6.– De uma nora.
7.– Que história é essa?
8.– Eu estou dizendo ao senhor que é um recado meio esquisito. Posso continuar?
9.- Continue.
10.– Segundo: pobre vive de teimoso. Terceiro: não chora, morena, que eu volto.
11.– Isso é alguma brincadeira.
12.– Não é não. Estou repetindo o que ele escreveu. Tem mais. Quarto: sou amarelo, mas não opilado. Tomou nota?
13.– Mas não opilado – repeti, tomando nota.  – Que diabo ele pretende com isso?
14.– Não sei não senhor. Mandou transmitir o recado, estou transmitindo.
15. – Mas você há de concordar comigo que é um recado meio esquisito.
16. – Foi o que eu preveni ao senhor. E tem mais. Quinto: não sou colgate, mas ando na boca de muita gente. Sexto: poeira é a minha penicilina. Sétimo: carona, só de saia. Oitavo…
17.– Chega! – protestei estupefato. – Não vou ficar aqui tomando nota disso, feito idiota.
18.- Deve ser carta em código, ou coisa parecida – e ele vacilou: Estou dizendo ao senhor que também não entendi, mas enfim… Posso continuar?
19.– Continua. Falta muito?
20.– Não, está acabando: são doze. Oitavo: vou, mas volto. Nono: chega à janela, morena. Décimo: quem fala de mim tem mágoa. Décimo primeiro: não sou pipoca mas também dou meus pulinhos.
21.– Não tem dúvida, ficou maluco.
22.– Maluco não digo, mas como o senhor mesmo disse, a gente até fica com ar meio idiota… Está acabando, só falta um. Décimo segundo: Deus, eu e o Rocha.
23.– Que Rocha?
24.– Não sei. É capaz de ser a assinatura.
25.– Meu irmão não se chama Rocha, essa é boa!
26.– É, mas que foi ele que mandou, isso foi.
27.Desliguei, atônito, fui até refrescar o rosto com água, para poder pensar melhor. Só então me lembrei. Haviam-me encomendado uma crônica sobre essas frases que os motoristas costumam pintar, como lema, à frente dos caminhões . Meu irmão, que é engenheiro e viaja sempre pelo interior fiscalizando obras, prometera ajudar-me, recolhendo em suas andanças farto e variado material. E ele viajou, o tempo passou, acabei esquecendo completamente do trato, na suposição de que o mesmo lhe acontecera.
28.        Agora, o material ali estava. Era só fazer a crônica. Deus, eu e o Rocha! Tudo explicado! Rocha era o motorista, Deus era Deus mesmo, e eu, o caminhão.

I – Marque com um X o sinônimo da palavra ou expressão destacada.
1. Em: “É uma mensagem meio esquisita, com vários itens, convém tomar nota…”(par. 2). A expressão em negrito pode ser substituída por:
a. (   ) assinalar          b.(   ) observar          
c.(   ) escrever          d.(   ) guardar

2. Na frase: “Que história é essa?” (par. 7), a palavra em negrito significa:
a.(   ) fato                    b.(   ) complicação    
 c.(   ) chateação      d.(   ) anedota

3. Em: “… pobre vive de teimoso” (par. 10), a expressão em negrito pode ser substituída por:
a.(   ) porque é persistente 
 b.(   ) porque é desobediente
c.(   ) porque é rebelde              
 d.(   ) porque é corajoso

4. Em: “Isso é alguma brincadeira.” (par. 11) a palavra em negrito significa:
a.(   ) piada       b.(   ) passatempo 
 c.(   ) jogo       d.(   ) divertimento

5. Em: “Foi o que eu preveni ao senhor”, (linha 16), a palavra em negrito significa:
a.(   )chegar antes de    
 b.(   ) avisar com antecedência    
 c.(   ) impedir que se realize  
d.(   ) aconselhar com consideração

6. Em: “…carona, só de saia.” (par. 16), a expressão em negrito pode ser entendida como:
a.(   ) só se quiser usar saia       b.(   ) só se não usar calça comprida 
c.(   ) só se for mulher              d.(    ) só se estiver de saia

7. Em: “Chega! – protestei estupefato.” (par. 17), a palavra em negrito significa:
a.(   ) afirmei      b.(   ) assegurei       
 c.(   ) reclamei   d.(   ) declarei

8. Em: “…protestei, estupefato.” (par. 17), a palavra em negrito significa:
a. (   ) amedrontado                   b.(   ) enraivecido 
 c.(   ) desolado                         d.(   ) abobalhado

9. Em: “Não vou ficar aqui tomando nota disso, feito idiota.” (par. 17), a expressão em negrito tem o mesmo significado que:
a.(   ) como pessoa desocupada        b.(   ) como quem não quer nada
c.(   ) como irresponsável            d.(   ) como bobo

10. Em: “Deve ser carta em código…” (par. 18), a expressão em negrito pode ser entendida como:
a.(   ) sinais secretos    b.(   ) fórmulas mágicas    
 c.(   ) letras diferentes  d.(   ) palavras de outra língua

11. Em: “… e ele vacilou…” (par. 18) a palavra em negrito significa:
a.(   ) caminhou sem firmeza  
b.(   ) mostrou-se inseguro     
c.(   ) estremeceu          d.(   ) abalou-se

12. Em: “…quem fala de mim tem mágoa…” (par. 20), a palavra  em negrito significa:
a.(   ) pena                  b.(   ) sofrimento                                           c.(   ) inveja                 d.(   ) raiva

13. Em: “Desliguei atônito…” (par. 27) a palavra em negrito significa:
a.(   ) atordoado                     b.(   ) amedrontado       c.(   ) enfurecido                     d.(   ) revoltado

14.Em: “… e viaja sempre pelo interior…”(par. 27), a palavra em negrito significa:
a.(   ) que está dentro de            
b.(   ) regiões distantes da capital 
 c.(   ) que é interno de          d.(  ) que se situa entre

15. Em: “…fiscalizando obras…” (par. 27), a palavra em negrito significa:
a.(   ) vigiando                               b.(   ) examinando                                         c.(   ) velando                                 d.(   ) cobrando

16. Em: “…recolhendo em suas andanças…”(par. 27), a palavra em negrito significa:
a.(   ) recebendo                            b.(   ) levando                                                  c.(   ) classificando                        d.(   ) reunindo

17. Em: “… suas andanças…” (par. 27) a palavra em negrito tem o mesmo significado que em:
a.(   ) negócios                                 b.(   ) trabalhos                                               c.(   ) viagens                                   d.(   ) passos

18. Em: “…acabei me esquecendo completamente do trato…” (par. 27) a palavra em negrito significa:
a.(   ) contrato                                 b.(   ) acordo                                                     c.(   ) tratamento                             d.(   ) promoção

19. Em: “…na suposição de que o mesmo lhe acontecera…” (par. 27), a palavra em negrito significa:
a.(   ) ideia                                       b.(   ) observação                                              c.(   ) opinião                                    d.(   ) atenção

II – Marque com um X a alternativa correta de acordo com o texto.
20. O nome da crônica está ligado a uma frase enunciada pelo:
a.(   ) moço do escritório          b.(   ) narrador                c.(   ) irmão do narrador           d.(   ) motorista de caminhão














RESPOSTAS:
I – 1. c      2. D    3. A     4. A      5. B      6. C     7. C       8. D     9. D      10. A      11. B     12. C      13. a      14. B       15. B      16. D     17. C     18. B   19. A
II – 20. A    21. B      22. A      23. B     24. C     25. c   26. D
As respostas das questões 27 a 30 poderão ter sido dadas com outras palavras. O importante é ter mantido a ideia que o texto apresenta.
III – 27. Após receber o recado, o narrador sentiu-se confuso, atordoado, e procurou refrescar o rosto com água fria para aclarar as ideias.
28. O narrador queria pensar melhor no recado recebido para ver se compreendia o que o irmão lhe queria dizer com o recado.
29. O narrador refere-se às frases comumente encontradas em parachoques de caminhões  que o irmão lhe prometera conseguir e que lhe serviriam para escrever a crônica encomendada.

30. O narrador refere-se à compreensão da mensagem toda e, em especial, da frase “Deus, eu e o Rocha”, uma vez que ele pode entender que “eu” era o caminhão e “Rocha”, o nome do motorista.

VOZES VERBAIS EXERCÍCIOS LA

1)Transforme a voz passiva sintética em analítica.

a)Vendem-se roupas usadas.
________________________________________________________________________________________
b)Conserta-se máquina de lavar.
________________________________________________________________________________________
c)Compra-se ouro.
________________________________________________________________________________________
d)Alugam-se roupas.
________________________________________________________________________________________
e)Quebraram-se os ovos.
________________________________________________________________________________________

2)Transforme a voz passiva analítica em passiva sintética.

a)As reuniões previstas foram realizadas.
________________________________________________________________________________________
b)Foram conferidos todos os documentos.
________________________________________________________________________________________
c)Apartamentos são alugados.
________________________________________________________________________________________
d)Os carros novos são vendidos a altos preços.
________________________________________________________________________________________
e)As matas foram derrubadas.
________________________________________________________________________________________
f)O tesouro foi encontrado.
_________________________________________________________________________

3-Passe para a voz ativa.
a)As moças foram enganadas pelo impostor
__________________________________________________________________________
b)O navio foi abandonado no cais pelo comandante.
________________________________________________________________________________________
c)O florete foi comprado pelo esgrimista.
________________________________________________________________________________________
d)Uma nova peça será encenada por aquele grupo.
________________________________________________________________________________________
e)Um novo atleta será incorporado ao time pelo técnico.
________________________________________________________________________________________
f)Os conteúdos foram estudados pelos alunos.
________________________________________________________________________________________
g)Todos os comentários foram discutidos durante o verão.
________________________________________________________________________________________
h)As crianças eram estimuladas constantemente ao hábito de leitura.
_________________________________________________________

4-Indique a voz verbal em cada frase de acordo com o código.
VA –Voz ativa                                
VPS –Voz passiva sintética
VR-Voz reflexiva                           
VPA –Voz passiva analítica
a)Assistimos a bons filmes durante o verão. (          )
b)Assistiu-se a bons filmes durante o verão. (          )
c)Alcançou-se finalmente o nível desejado. (           )
d)Atingiram-se os objetivos estabelecidos.  (          )
e)Vários protestos foram registrados durante a cerimônia. (          )
f)O pagador de promessas flagelou-se em público. (         

5) Diante das alternativas expostas, assinale a que se encontra na voz reflexiva.
a)Antigamente contavam-se muitas histórias.
b)O garoto feriu-se com o objeto pontiagudo.
c)Os artistas foram aplaudidos pela plateia.
d)As mercadorias foram repostas conforme a demanda.
e)Questões polêmicas permeiam a sociedade.

6) Transpondo para a voz passiva a oração “O faro dos cães guiava os caçadores”, obtém a forma verbal:
a)(   ) guiava-se
b)(   )  ia guiando
c)(   )  guiavam
d)(   ) eram guiados
e)(   ) foram guiados


 fonte: la salle

VOZES VERBAIS ATIVA, PASSIVA, REFLEXIVA,SINTÉTICA, EXERCÍCIOS

1. Relacione as colunas considerando as vozes verbais:
1. Voz ativa
2. Voz passiva sintética
3. Voz passiva analítica
4. Voz reflexiva

( ) Praticaram-se ações solidárias.
( ) O funcionário feriu-se durante o trabalho.
( ) A rua será pintada pelos moradores.
( ) Os moradores enfeitaram o bairro.
( ) O repórter leu a notícia.
( ) Formou-se uma gritaria.
( ) A notícia foi dada pelo presidente.
( ) Uma feijoada foi feita pelas mães dos alunos.
( ) O prisioneiro conseguiu desvencilhar-se das cordas.

2.Assinale o único item em que o SE indica ação reflexiva.
a) A modelo SE penteia com frequência.
b) Fizeram-SE novos acordos trabalhistas.
c) Não SE dançou durante a festa.
d) Precisa-SE de mais informações.

3. Em qual oração o sujeito é paciente, ou seja, ele sofre ação expressa pelo fato verbal?
a) A empresa de engenharia ganhou uma licitação.
b) O trabalho do homem é pesado, mas gratificante.
c) O trabalho foi feito pelo engenheiro responsável.
d) O engenheiro contrata os funcionários da empresa.

4. “Tudo isso pode ser comprado por qualquer trabalhador.” A forma ativa dessa mesma frase é:
a) Tudo pode comprar-se.
b) Qualquer trabalhador pode comprar tudo isso.
c) Qualquer trabalhador se pode comprar tudo isso.
d) Qualquer trabalhador pode ter tudo isso comprado.

Todas as frases a seguir encontram-se na voz ativa. Passe-as para a voz passiva.
a) O aluno do 6.o ano leu o livro.
______________________________________________________________
b) A palestrante experiente ministrou o curso.
______________________________________________________________
c) Venderam muitos livros na mostra cultural.
_____________________________________________________________
d) Marcou o dia do casamento.
____________________________________________________________

e) Ela desenvolverá um bom trabalho de consultoria.
_________________________________________________________
f) Em breve eles vão demolir o prédio.
________________________________________________________

As orações abaixo encontram-se na voz passiva, assim, sua tarefa consistirá em mudá-las para a voz ativa.
a) Os imóveis serão implodidos pela construtora.
______________________________________________________________________
b) Os convites serão enviados pelos organizadores do evento.
______________________________________________________________________
c) Os vereadores serão convidados pelo prefeito.
_______________________________________________________________________
d) As receitas deliciosas foram feitas pelas alunas.
________________________________________________________________________
e) Os atores foram aplaudidos pela plateia.
_______________________________________________________________________
f) A harmonia foi restabelecida pelo mediador.

____________________________________________________________________

VOZES VERBAIS ATIVA, PASSIVA, REFLEXIVA, EXERCÍCIOS

1 - Em que voz estão os verbos nas frases a seguir:

a- No Natal, as crianças invadem as lojas dos shoppings.
______________________________________________
b- A pequena praça era enfeitada por luzes coloridas.
________________________________________________
c- Diariamente chegava à cidade o velho trem de carga.
_____________________________________________
d- Eu me machuquei com um martelo.
___________________________________________________________
e- São divulgados , através da TV , os resultados da loteria.
__________________________________________
f- As lagartas destruíram o pomar.
______________________________________________________________
g- A praia era iluminada por um lindo sol de setembro.
______________________________________________
h- O ser humano criou muitos rituais religiosos.
____________________________________________________
i- Os alunos se abraçaram.
____________________________________________________________________
j- O lobo machucou a ovelha.
___________________________________________________________________
k- O juiz foi vaiado pela torcida.
_______________________________________________________
l- As ruas foram lavadas pela chuva.
_____________________________________________________________
m- Os exercícios foram feitos por Carlos .
__________________________________________________________
n- Muitos animais foram domesticados pelo homem.
_________________________________________________
o- Muitos animais fogem do contato com o homem.
__________________________________________________
p- A jovem se penteava diante do espelho.
_________________________________________________________
r- A cidade foi cercada pelo exército.
______________________________________________________________
s- O goleiro desviou a bola.
_____________________________________________________________________


2-Transforme as orações em voz passiva sintética. Atenção à concordância.

a) Babás são contratadas.
______________________________________________________________________
b) Casa é alugada em condomínio.
______________________________________________________________
c) A festa foi comemorada.
_____________________________________________________________________
d) Propostas foram estudadas.
_________________________________________________________________
 e) Bicicletas são anunciadas a preços baixos.
_____________________________________________________

3. Transforma as orações abaixo em voz passiva analítica.

a) Nintendo lidera guerra dos games.
_____________________________________________________________
b) Cuba prepara reaparição de Fidel Castro.
_______________________________________________________
c) Empresas adotam a prática da ginástica Laboral.
_________________________________________________
d) Certidão digital reduziu a papelada.
____________________________________________________________
e) O comitê estabeleceu a premiação.
____________________________________________________________

4. Assinale  SI para sujeito indeterminado VR para voz reflexiva ou PS para voz passiva sintética:

a) (    )Precisa-se de empregada.                           b) (    ) Vive-se bem.
c) (    ) Você se surpreendeu!                                 d) (    )O furacão se movia rapidamente.
e) (    ) Aluga-se consultório.                                  f)  (    ) Eu me dividi.
g) (    ) Você não precisa se descabelar.


VOZES VERBAIS EXERCÍCIOS MARCAR X

VOZES VERBAIS

01- Marque a alternativa INCORRETA com a informação dada entre parênteses:
(a) "Deu-me as lições sem uma só das intragáveis ternuras". (Voz ativa)
(b) Alugavam-se diversos apartamentos para as férias. (Voz passiva reflexiva)
(c) Ela o viu naquela festa. (Voz ativa)
(d) Não se obtêm bons resultados. ( Voz passiva sintética)
(e) Provocavam-se as sobreposições de imagens visuais. (Voz sintética)

02- A alternativa que NÃO apresenta perfeita concordância quanto à conversão da VOZ
ATIVA PARA PASSIVA é:
(a) Viram-me. / Fui visto.
(b) Vamos fazer a lição. / A lição vai ser feita por nós.
(c) Abri o caderno. / O caderno tem sido aberto por mim.
(d) Devemos preparar tudo. / Tudo deve ser preparado por nós.
(e) Meu amigo fazia os trabalhos. / Os trabalhos eram feitos por meu amigo.

03- Marque a alternativa cuja passagem para a VOZ ATIVA tenha sido INCORRETA.
(a) Se as alunas fossem amadas por ti. / Se tu amasses as alunas.
(b) Por quem vós fostes convidados para a festa, rapazes?/ Quem vos convidou para a festa, rapazes?
(c) Aqueles alunos com dificuldades de aprendizagem têm sido orientados pelos novos professores./ Os novos professores orientam aqueles alunos com dificuldades de aprendizagem.
(d) O respeito de meus pais pelas ficções foi transmitido por mim. / Eu transmiti o respeito de meus pais pelas ficções.
(e) Os três mecânicos devem consertar o carro./ O carro deve ser consertado pelos três mecânicos.

04- Indique a opção em que ocorre a VOZ REFLEXIVA:
(a) Come-se bem neste restaurante.
(b) Precisa-se de carpinteiros.
(c) O prisioneiro conseguiu desvencilhar-se das cordas.
(d) Ouviu-se um grande estrondo lá pras bandas da mata.
(e) Quem não chora não mama.

05- “Via de regra, os garimpos são tocados hoje por uma gente sem horizontes ...”
Transpondo a frase para a VOZ ATIVA, a forma verbal passará a ser:
(a) tocaria;
(b) tocavam;
(c) toca;
(d) tinha tocado;
(e) serão tocados.

06- Transpondo-se para a VOZ PASSIVA a frase - “As mudanças na dieta estão causando uma mudança gradual na fisiologia do organismo.”- a forma verbal resultante será:
(a) têm causado;
(b) foi causada;
(c) estão sendo causadas;
(d) está sendo causada;
(e) foram causadas.

07- “Acredito que Maria tenha feito a lição.” Passando-se a oração para a VOZ PASSIVA, o verbo ficará assim:
(a) foi feita;
(b) tenha sido feita;
(c) esteja sendo feita;
(d) tenha estado feita;
(e) seja feita.

08- Transportando para a VOZ PASSIVA a frase - “Eu estava revendo, naquele momento, as provas tipográficas do livro.”- obtém-se a forma verbal . . .
(a) ia revendo;
(b) estava sendo revista;
(c) seriam revistas;
(d) comecei a rever;
(e) estavam sendo revistas.

09- Transpondo para a VOZ ATIVA a frase - “O processo deve ser revisto pelos dois funcionários”, obtém-se a forma verbal:
(a) deve-se rever;
(b) devem rever;
(c) será revisto;
(d) reverão;
(e) rever-se-á.

10- A forma PASSIVA ANALÍTICA que correspondente ao enunciado - “Vi, no claro azul do céu, um papagaio de papel, alto e largo.” - é a seguinte:
(a) O garoto viu, no claro azul do céu, um papagaio de papel, alto e largo.
(b) Um papagaio de papel, alto e largo, estava sendo visto pelo menino, no claro azul do céu.
(c) No claro azul do céu, era visto um papagaio de papel, alto e largo, por mim.
(d) Alto e largo, um papagaio de papel foi visto por mim no claro azul do céu.
(e) Foi visto pelo menino, no claro azul do céu, um papagaio de papel.

11- A transformação PASSIVA ANALÍTICA da frase “A religião te inspirou esse anúncio” apresentará o seguinte resultado:
(a) Tu te inspiraste na religião para esse anúncio.
(b) Esse anúncio inspirou-se na tua religião.
(c) Tu foste inspirado pela religião nesse anúncio.
(d) Esse anúncio te foi inspirado pela religião.
(e) Tua religião foi inspirada nesse anúncio.

12- (FCC) A frase que admite transposição para a VOZ PASSIVA é:
(a) Perto da Igreja, todos os poderosos do mundo parecem diletantes.
(b) A Concordata poderá incluir o retorno do ensino religioso.
(c) Há estatísticas controvertidas sobre esse poder eclesiástico.
(d) Não são incomuns atos religiosos com finalidade política.
(e) O Brasil é um país estratégico para a Igreja Católica.

13- Assinale a alternativa em que a passagem da VOZ ATIVA para a PASSIVA ANALÍTICA esteja INCORRETA:
(a) “Acredito que Maria tenha feito a lição”. / Acredito que a lição tenha sido feita por Maria.
(b) “Eu estava revendo, naquele momento, as provas tipográficas do livro”. / As provas tipográficas, naquele momento, foram revistas por mim.
(c) "Não acredito que Pedro tenha falado a verdade". / Não acredito que a verdade tenha sido falada por Pedro.
(d) “Um grupo de teatro amador encenará a peça teatral”. / A peça teatral será encenada por um grupo de teatro amador.

(e) “O coordenador teria cadastrado os pretendentes ao cargo”./ Os pretendentes ao cargo teriam sido cadastrados pelo coordenador.
FONTE C. MARISTA

GÊNERO TEXTUAL E-MAIL TEORIA

Breve descrição do e-mail

I – Situação comunicativa
Autor/destinatário: usuários da internet.

Objetivo: várias possibilidades: solicitar, lembrar, comentar, convidar, informar e opinar, entre outros.

Suporte/circulação: provedores da internet.

II – Conteúdo temático
Relato de situações diversas, como rotina (escolar, de trabalho), passeio, viagem, novas/ inusitadas experiências etc., vinculadas a períodos, espaços e temas variados; solicitações, etc.

III – Construção composicional e marcas linguísticas (estilo)
a) Na escrita para envio de um e-mail, estão presentes:
• “para” (endereço digital de um ou mais destinatários);
• “assunto”;
• “cópias/cópias ocultas”; destinatários copiados (não são os principais, mas devem, por alguma razão, ter ciência da mensagem);
• “anexar arquivo” e “procurar” (para inserir documentos que acompanharão a mensagem);
• produção do texto contendo abertura/saudação inicial, texto vinculado ao assunto apresentado e fechamento/despedida.
b) Na elaboração de uma resposta a uma mensagem enviada, estão presentes:
• “para” (endereço eletrônico do autor da mensagem inicial);
• “assunto” (indicado por “Re:” e seguido do assunto já apresentado na mensagem inicial);
• “cópias/cópias ocultas”;
• “anexar arquivo” e “procurar” (para inserir documentos que acompanharão a mensagem);
• texto contendo abertura/saudação, resposta definida pelo e-mail enviado e fechamento/despedida.
• em geral, escrito em primeira pessoa.
• em geral, apresenta informalidade e objetividade nas informações.



FÁBULA O MACACO E O CROCODILO 14 QUESTÕES

O macaco e o crocodilo
O macaco vivia numa mangueira perto da margem do rio. Certo dia, um crocodilo se aproximou.
“ Humm”, o crocodilo pensou, “ Estou com vontade de comer coração de macaco no jantar” Então, ele disse para o macaco:
-- Desça da árvore para brincar comigo.
-- Eu não posso brincar com estranhos – respondeu o macaco.
-- Mas eu quero lhe mostrar uma mangueira do outro lado do rio, que dá mangas muito melhores
do que sua árvore.
-- É mesmo? --- exclamou o macaco. --- Mas eu não sei nadar.
-- Não tem problema --- sorriu o crocodilo. --- Pule nas minhas costas que eu o ajudo a atravessar o rio.
O macaco pulou nas costas do crocodilo. Logo estavam no meio do rio.
De repente, o crocodilo começou a mergulhar, com o macaco ainda em suas costas.
-- Socorro ! Pare ! Estou me afogando ! – gritou o macaco.
-- Segure-se --- o crocodilo sorriu. – Eu vou afogá-lo, pois quero comer coração de macaco no jantar, e você foi burro suficiente para confiar em mim.
-- Ah – lamentou- se o macaco. --- Eu gostaria que tivesse me contado a verdade. Ai eu teria trazido meu coração comigo.
-- Quer dizer que você deixou seu coração na mangueira ? – perguntou, descrente, o crocodilo.
-- Mas é claro – respondeu o macaco. ---Nesta selva perigosa os macacos não correm por ai com seus corações. Nós os deixamos em casa. Mas vou lhe dizer o que podemos fazer. Você me leva para mangueira com frutas maduras, do outro lado do rio, e depois podemos voltar para pegar o meu coração.
-- Nada disso – desdenhou o crocodilo. --- Vamos voltar e pegá-lo agora mesmo! Segure – se aí!
-- Tudo bem. – concordou o macaco.
Então o crocodilo deu meia volta e rumou para a mangueira do macaco. Assim que eles chegaram à margem, o macaco subiu a árvore e jogou uma manga na cabeça do crocodilo.
-- Meu coração está aqui em cima, crocodilo estúpido! – disse ele. --- Se quiser comê-lo, vai ter de subir até aqui e pegar !
O macaco e o crocodilo. Fábula do mundo todo. São Paulo. Editora Melhoramento, 2004 pp. 35-36.


1. Quais as personagens da fábula?
____________________________________________________________________________________
2.  O texto está escrito em verso ou prosa?

____________________________________________________________________________________
3.  O objetivo do gênero textual fábula é
____________________________________________________________________--


4. A) apresentar as personagens.
B) ensinar apanhar mangas.
C) informar sobre a vida de jacarés.
D) passar uma lição de moral.
E) relatar uma ocorrência policial.

5.  O fato que dá início ao conflito da narração ocorre quando o
A) macaco pulou nas costas do crocodilo
B) crocodilo começos a nadar.
C) macaco subiu na árvore.
D) crocodilo acreditou na promessa.
E) macaco jogou uma manga no crocodilo.

6. O macaco pulou nas costas do crocodilo porque
A) o rio era muito largo.
B) confiava no amigo.
C) gostava de brincar.
D) gostava de aventuras.
E) não sabia nadar.

7. O crocodilo aproximou-se do macaco para
A) ajudar o vizinho que não sabia nadar.
B) brincar com ele no rio.
C) satisfazer um desejo próprio.
D) tornar-se seu melhor amigo.
E) ajudar o macaco a pegar mangas.

8.  No trecho “- Ah – lamentou o macaco.”, percebe-se que ele estava
A) fingindo.
B) assustado.
C) nervoso.
D) sorridente.
E) furioso.



9. Quando o macaco se viu em apuros para se livrar do crocodilo
A) pediu auxílio ao crocodilo para subir na mangueira.
B) nadou até a margem do rio e subiu na árvore mais alta.
C) apanhou uma manga parecida com coração e deu ao crocodilo.
D) disse que tinha esquecido o coração em casa e precisava apanhá-lo.
E) girou o crocodilo dentro da água até que o mesmo ficasse tonto.

10.  O crocodilo resolveu voltar porque queria
A) afogar o macaco no rio.
B) ajudar o macaco.
C) ensinar o macaco ao nadar.
D) pegar o coração do macaco.
E) apanhar mangas maduras.


11.  O argumento utilizado pelo macaco para não cumprir a promessa, foi
A) Vamos voltar e pegá-lo agora mesmo! Segure-se aí!
B) O macaco subiu na árvore e jogou uma manga na cabeça do crocodilo.
C) Nesta selva perigosa os macacos não correm por aí com seus corações.
D) Eu gostaria que tivesse me contado a verdade. Aí eu teria trazido meu coração comigo.
E) -- Meu coração está aqui em cima, crocodilo estúpido! – disse ele. --- Se quiser comê-lo, vai ter de subir até aqui e pegar!

12.  Pode-se dizer que esta fábula sugere que o
A) crocodilo é mais esperto que o macaco.
B) macaco é mais esperto que o crocodilo.
C) macaco e crocodilo são engraçados.
D) crocodilo e macaco são muito amigos.
E) o macaco é muito ingênuo.

13. A história trata especificamente da
A) gula.
B) ignorância.
C) esperteza.
D) maldade.
E) pobreza.


14. No texto, para marcar as falas das personagens, é usado
A) travessão.
B) ponto final.
C) dois pontos.
D) ponto de exclamação.
E) ponto de interrogação.