PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 26 de maio de 2017

FÁBULA O MACACO E O CROCODILO 14 QUESTÕES

O macaco e o crocodilo
O macaco vivia numa mangueira perto da margem do rio. Certo dia, um crocodilo se aproximou.
“ Humm”, o crocodilo pensou, “ Estou com vontade de comer coração de macaco no jantar” Então, ele disse para o macaco:
-- Desça da árvore para brincar comigo.
-- Eu não posso brincar com estranhos – respondeu o macaco.
-- Mas eu quero lhe mostrar uma mangueira do outro lado do rio, que dá mangas muito melhores
do que sua árvore.
-- É mesmo? --- exclamou o macaco. --- Mas eu não sei nadar.
-- Não tem problema --- sorriu o crocodilo. --- Pule nas minhas costas que eu o ajudo a atravessar o rio.
O macaco pulou nas costas do crocodilo. Logo estavam no meio do rio.
De repente, o crocodilo começou a mergulhar, com o macaco ainda em suas costas.
-- Socorro ! Pare ! Estou me afogando ! – gritou o macaco.
-- Segure-se --- o crocodilo sorriu. – Eu vou afogá-lo, pois quero comer coração de macaco no jantar, e você foi burro suficiente para confiar em mim.
-- Ah – lamentou- se o macaco. --- Eu gostaria que tivesse me contado a verdade. Ai eu teria trazido meu coração comigo.
-- Quer dizer que você deixou seu coração na mangueira ? – perguntou, descrente, o crocodilo.
-- Mas é claro – respondeu o macaco. ---Nesta selva perigosa os macacos não correm por ai com seus corações. Nós os deixamos em casa. Mas vou lhe dizer o que podemos fazer. Você me leva para mangueira com frutas maduras, do outro lado do rio, e depois podemos voltar para pegar o meu coração.
-- Nada disso – desdenhou o crocodilo. --- Vamos voltar e pegá-lo agora mesmo! Segure – se aí!
-- Tudo bem. – concordou o macaco.
Então o crocodilo deu meia volta e rumou para a mangueira do macaco. Assim que eles chegaram à margem, o macaco subiu a árvore e jogou uma manga na cabeça do crocodilo.
-- Meu coração está aqui em cima, crocodilo estúpido! – disse ele. --- Se quiser comê-lo, vai ter de subir até aqui e pegar !
O macaco e o crocodilo. Fábula do mundo todo. São Paulo. Editora Melhoramento, 2004 pp. 35-36.


1. Quais as personagens da fábula?
____________________________________________________________________________________
2.  O texto está escrito em verso ou prosa?

____________________________________________________________________________________
3.  O objetivo do gênero textual fábula é
____________________________________________________________________--


4. A) apresentar as personagens.
B) ensinar apanhar mangas.
C) informar sobre a vida de jacarés.
D) passar uma lição de moral.
E) relatar uma ocorrência policial.

5.  O fato que dá início ao conflito da narração ocorre quando o
A) macaco pulou nas costas do crocodilo
B) crocodilo começos a nadar.
C) macaco subiu na árvore.
D) crocodilo acreditou na promessa.
E) macaco jogou uma manga no crocodilo.

6. O macaco pulou nas costas do crocodilo porque
A) o rio era muito largo.
B) confiava no amigo.
C) gostava de brincar.
D) gostava de aventuras.
E) não sabia nadar.

7. O crocodilo aproximou-se do macaco para
A) ajudar o vizinho que não sabia nadar.
B) brincar com ele no rio.
C) satisfazer um desejo próprio.
D) tornar-se seu melhor amigo.
E) ajudar o macaco a pegar mangas.

8.  No trecho “- Ah – lamentou o macaco.”, percebe-se que ele estava
A) fingindo.
B) assustado.
C) nervoso.
D) sorridente.
E) furioso.



9. Quando o macaco se viu em apuros para se livrar do crocodilo
A) pediu auxílio ao crocodilo para subir na mangueira.
B) nadou até a margem do rio e subiu na árvore mais alta.
C) apanhou uma manga parecida com coração e deu ao crocodilo.
D) disse que tinha esquecido o coração em casa e precisava apanhá-lo.
E) girou o crocodilo dentro da água até que o mesmo ficasse tonto.

10.  O crocodilo resolveu voltar porque queria
A) afogar o macaco no rio.
B) ajudar o macaco.
C) ensinar o macaco ao nadar.
D) pegar o coração do macaco.
E) apanhar mangas maduras.


11.  O argumento utilizado pelo macaco para não cumprir a promessa, foi
A) Vamos voltar e pegá-lo agora mesmo! Segure-se aí!
B) O macaco subiu na árvore e jogou uma manga na cabeça do crocodilo.
C) Nesta selva perigosa os macacos não correm por aí com seus corações.
D) Eu gostaria que tivesse me contado a verdade. Aí eu teria trazido meu coração comigo.
E) -- Meu coração está aqui em cima, crocodilo estúpido! – disse ele. --- Se quiser comê-lo, vai ter de subir até aqui e pegar!

12.  Pode-se dizer que esta fábula sugere que o
A) crocodilo é mais esperto que o macaco.
B) macaco é mais esperto que o crocodilo.
C) macaco e crocodilo são engraçados.
D) crocodilo e macaco são muito amigos.
E) o macaco é muito ingênuo.

13. A história trata especificamente da
A) gula.
B) ignorância.
C) esperteza.
D) maldade.
E) pobreza.


14. No texto, para marcar as falas das personagens, é usado
A) travessão.
B) ponto final.
C) dois pontos.
D) ponto de exclamação.
E) ponto de interrogação.


10 comentários: