PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 1 de junho de 2017

TIRA VERBO TRANSITIVO DIRETO INDIRETO VIVER JUNTOS PAG. 35

1. Leia a tira.





a) A mãe sugeriu que o garoto fosse brincar com o0 cachorro. O que o leitor pode supor que o menino fará?
___________________________________________________________________________
b) O último quadrinho surpreende o leitor. Por que isso ocorre?
_________________________________________________________________________
c) Retire do primeiro quadrinho uma oração que tenha um verbo com sentido completo. Classifique-o sintaticamente.
_______________________________________________________________________
d) Como se classifica sintaticamente o verbo brincar no segundo quadrinho da tira? Explique por que é assim classificado?
_________________________________________________________________________
e) Quais são as formas verbais presentes na fala do cachorro?
_________________________________________________________________________
f) Classifique esses verbos quanto à transitividade.
_________________________________________________________________________
g) Observe o verbo quebrar no primeiro e no último quadrinhos. Por que o mesmo verbo tem classificações sintáticas diferentes?
_________________________________________________________________________


1) Leia este fragmento.

[...]
         O meu amigo mora, quer dizer morava no apartamento aqui em cima. Eu ia lá jogar gamão com ele, a gente conversava, e ele tinha um relógio de parede que batia hora e meia-hora também. O meu pai e a minha mãe reclamavam "ô, mas que coisa enjoada essa bateção!" E a minha irmã me perguntava " será que o teu amigo nunca vai se esquecer de dar corda no relógio não?"

       Mas cada um é de um jeito, não é? E eu gostava demais de ouvir o relógio batendo. De noite ainda mais. [...]

      Pra mim, ouvir o relógio batendo era que nem ouvir o meu amigo andando. [...]


a) Retire trechos do fragmento que exemplifiquem a língua informal. 
______________________________________________________________________

b) Identifique o verbo do primeiro período do trecho é classifique-o. 
_______________________________________________________________________
    
c) Quais são os complementos verbais do verbo jogar? Classifique-os. 
______________________________________________________________________

d) Como é classificado o verbo conversar nesse fragmento?
____________________________________________________________________

e) Retire do trecho uma oração que contenha um verbo transitivo direto e outra com um verbo transito indireto.
_________________________________________________________________________


SUJEITO INDETERMINADO TIRA VIVER JUNTOS PAG. 25

1. Leia a tira. Ela remete o leitor à época do desenvolvimento dos primeiros foguetes, quando as missões espaciais ainda não contavam com tripulação humana e cobaias eram utilizadas para teste.





a) Charlie está lendo no jornal as novidades sobre foguetes quando faz um comentário. A quem o verbo aparecer pode estar se referindo?
_____________________________________________________________
b) Gramaticalmente, como se classifica o sujeito dessa oração?
______________________________________________________________________
c) Há outros exemplos do mesmo tipo de sujeito na tira?
_______________________________________________________________________
d) A determinação do sujeito no segundo e no terceiro quadrinhos traz algum ganho de sentido da tira? Explique?
______________________________________________________________________

2. Observe agora a outra tira:





a) no primeiro quadrinho, a expressão de Mafalda revela entusiasmo e expectativa. Que sentimentos a menina parece expressar no segundo e no terceiro quadrinhos?
______________________________________________________________________
b) Qual é a causa dessas mudanças?
______________________________________________________________________
c) Que recurso foi usado na tira para indicar quem deveria ter ensinado Felipe a ler e escrever?

_________________________________________________________________--

BEIJA-FLOR POEMA SUBSTANTIVO CEREJA PAG. 27 9º ANO

BEIJA-FLOR

Beija-flor pequenininho
que beija a flor com carinho
me dá um pouco de amor, 
que hoje estou sozinho...

Beija-flor pequenininho,
é certo que não sou flor,
mas eu quero um beijinho
que hoje estou tão sozinho...

Roseane Murray

 1. no poema, há um eu lírico que fala em 1º pessoa.
a) A quem esse eu lírico se dirige?
________________________________________________________________
b) Que sentimento ele demonstra ter no apelo que faz?
________________________________________________________________

2. O tipo de verso empregado no poema é a redondilha maior, ou seja o verso de sete silabas. Esse tipo de verso é o mais popular e está presente nas cantigas de roda e na literatura de cordel. Deduza: que efeito o uso desse tipo de verso produz no poema?
___________________________________________________________________________
3. a palavra que dá título ao poema é um substantivo composto. Qual é o plural desse substantivo?
__________________________________________________________________



ANÚNCIO ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA CEREJA PAG. 24, 25











1. Os anúncios publicitários têm como finalidade promover um produto, um serviço ou uma ideia o que esse anúncio promove?
_______________________________________________________________________
2. Releia o enunciado principal do anúncio

“SE VOCÊ FOI UM BOM ALUNO DE HISTÓRIA, SABE QUE OS FRANCESES LEVAM A SÉRIO ESSE NEGÓCIO DE REVOLUÇÃO”

Nesse enunciado, há uma oração subordinada substantiva que funciona como complemento de um verbo.
a) identifique a oração e o verbo do qual ele é complemento.
__________________________________________________________________
b) Classifique a oração subordinada substantiva.
_________________________________________________________________

3. No trecho “OS FRANCESES LEVAM A SÉRIO ESSE NEGÓCIO DE REVOLUÇÃO” do enunciado principal do anúncio, há ambiguidade. Comente essa ambiguidade e o papel dela no anúncio.
______________________________________________________________________
4. Observe a linguagem não verbal do texto.
a) Que imagens se veem dentro do túnel?
___________________________________________________________________
b. Levante hipótese: Qual é o perfil do público que o anunciante pretende atingir?
_______________________________________________________________________
c. Além de ser “REVOLUCIONÁRIO” que outras qualidades essas imagens sugerem que o carro tem?
______________________________________________________________________


TIRINHA SURIÁ PLURAL SUBSTANTIVOS CEREJA PAG. 25



1. Observe o comportamento da personagem Suriá na tira. O que sua expressão facial e corporal, do 2º e 6º quadrinho, demonstra?
_________________________________________________________________________
2. No 7º quadrinho, Suriá faz uma pergunta. Por que nos surpreendemos com a resposta que é dada a ela e a achamos engraçada?
______________________________________________________________________
3. na tira, m mesmo substantivo composto foi empregado duas vezes, uma no singular e outra no plural.
a) Qual é o substantivo?
_______________________________________________________________________
b) A que classe de palavra pertence cada um dos elementos que compõem esse substantivo?
__________________________________________________________________-
c) Compare o plural desses substantivos com o de outros substantivos compostos semelhantes:
caça-níquel = caça-níqueis             quebra-mar = quebra –mares

Com base nessa comparação, deduza a regra de formação do plural dos substantivos compostos formados por verbo + substantivo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


BIOGRAFIA CARTUM


terça-feira, 30 de maio de 2017

FÁBULA O LOBO E O CÃO INTERPRETAÇÃO

 PROF. DIORGES.
ALUNO.............................................................................................turma...........data......

 GÊNERO TEXTUAL: FÁBULA 
 TIPOLOGIA TEXTUAL: NARRAÇÃO.
As fábulas são pequenas histórias que geralmente têm animais como personagens que falam e se comportam como seres humanos, e quase sempre terminam com uma moral, isto é, um ensinamento.

O lobo e o cão
Ruth Rocha
         Certo dia, um Lobo só pele e osso encontrou um cão gordo, forte e com o pêlo muito lustroso enquanto andava pela estrada. Via-se bem que não passava fome. O Lobo, admirado, quis saber onde é que ele conseguia obter tanta comida.
- Se me seguires ficarás tão forte como eu - respondeu o cão. - O homem dar-te-á restos saborosos.
- Mas o que preciso fazer em troca? - quis saber o Lobo.
- Muito pouco, na verdade - respondeu o Cão. - Uivar aos intrusos, agradar ao dono e adular os seus amigos. Só por isto receberás carne e outras iguarias muito bem cozinhadas. De vez em quando, receberás também festas no dorso.
O Lobo ficou encantado com a ideia e meteram-se ambos ao caminho. A dada altura, o Lobo reparou que o cão tinha o pescoço esfolado.
- O que tens no pescoço? - perguntou.
- Nada de grave. É da argola com que me prendem - explicou o Cão.
- Preso? Então não podes correr quando queres?
- exclamou o Lobo. - Esse é um preço demasiado elevado: não troco a minha liberdade por toda a comida do mundo.
Dito isto, desatou a correr o mais depressa que pode para bem longe dali.
Moral da história:
A tua liberdade não tem preço.

Gostou da fábula? Então, localize no texto:
1. Os personagens que aparecem na história.
.................................................................................................................................................................
2. O lugar onde os personagens estavam.
................................................................................................................................................................
3. O tempo em que ocorreu a estória.
................................................................................................................................................................
4. Como o autor descreveu o estado físico do Lobo.
................................................................................................................................................................
5. E o Cão? Qual era a aparência dele.
..................................................................................................................................................................
Agora responda:
1. Qual o conselho do Cão para que o Lobo conseguisse comida?
...............................................................................................................................................................
2. O Lobo gostou da idéia?
.............................................................................................................................................................
3. Por que motivo o Lobo não aceitou a proposta do Cão?

...............................................................................................................................................................