PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 1 de junho de 2017

BEIJA-FLOR POEMA SUBSTANTIVO CEREJA PAG. 27 9º ANO

BEIJA-FLOR

Beija-flor pequenininho
que beija a flor com carinho
me dá um pouco de amor, 
que hoje estou sozinho...

Beija-flor pequenininho,
é certo que não sou flor,
mas eu quero um beijinho
que hoje estou tão sozinho...

Roseane Murray

 1. no poema, há um eu lírico que fala em 1º pessoa.
a) A quem esse eu lírico se dirige?
________________________________________________________________
b) Que sentimento ele demonstra ter no apelo que faz?
________________________________________________________________

2. O tipo de verso empregado no poema é a redondilha maior, ou seja o verso de sete silabas. Esse tipo de verso é o mais popular e está presente nas cantigas de roda e na literatura de cordel. Deduza: que efeito o uso desse tipo de verso produz no poema?
___________________________________________________________________________
3. a palavra que dá título ao poema é um substantivo composto. Qual é o plural desse substantivo?
__________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário