1. Leia a tira.
a) A mãe sugeriu que o garoto fosse brincar com o0 cachorro.
O que o leitor pode supor que o menino fará?
___________________________________________________________________________
b) O último quadrinho surpreende o leitor. Por que isso
ocorre?
_________________________________________________________________________
c) Retire do primeiro quadrinho uma oração que tenha um
verbo com sentido completo. Classifique-o sintaticamente.
_______________________________________________________________________
d) Como se classifica sintaticamente o verbo brincar no
segundo quadrinho da tira? Explique por que é assim classificado?
_________________________________________________________________________
e) Quais são as formas verbais presentes na fala do
cachorro?
_________________________________________________________________________
f) Classifique esses verbos quanto à transitividade.
_________________________________________________________________________
g) Observe o verbo quebrar no primeiro e no último
quadrinhos. Por que o mesmo verbo tem classificações sintáticas diferentes?
_________________________________________________________________________
1) Leia este fragmento.
[...]
O meu amigo mora, quer dizer morava no apartamento aqui em cima. Eu ia lá jogar gamão com ele, a gente conversava, e ele tinha um relógio de parede que batia hora e meia-hora também. O meu pai e a minha mãe reclamavam "ô, mas que coisa enjoada essa bateção!" E a minha irmã me perguntava " será que o teu amigo nunca vai se esquecer de dar corda no relógio não?"
Mas cada um é de um jeito, não é? E eu gostava demais de ouvir o relógio batendo. De noite ainda mais. [...]
Pra mim, ouvir o relógio batendo era que nem ouvir o meu amigo andando. [...]
a) Retire trechos do fragmento que exemplifiquem a língua informal.
[...]
O meu amigo mora, quer dizer morava no apartamento aqui em cima. Eu ia lá jogar gamão com ele, a gente conversava, e ele tinha um relógio de parede que batia hora e meia-hora também. O meu pai e a minha mãe reclamavam "ô, mas que coisa enjoada essa bateção!" E a minha irmã me perguntava " será que o teu amigo nunca vai se esquecer de dar corda no relógio não?"
Mas cada um é de um jeito, não é? E eu gostava demais de ouvir o relógio batendo. De noite ainda mais. [...]
Pra mim, ouvir o relógio batendo era que nem ouvir o meu amigo andando. [...]
a) Retire trechos do fragmento que exemplifiquem a língua informal.
______________________________________________________________________
b) Identifique o verbo do primeiro período do trecho é classifique-o.
b) Identifique o verbo do primeiro período do trecho é classifique-o.
_______________________________________________________________________
c) Quais são os complementos verbais do verbo jogar? Classifique-os.
______________________________________________________________________
d) Como é classificado o verbo conversar nesse fragmento?
d) Como é classificado o verbo conversar nesse fragmento?
____________________________________________________________________
e) Retire do trecho uma oração que contenha um verbo transitivo direto e outra com um verbo transito indireto.
e) Retire do trecho uma oração que contenha um verbo transitivo direto e outra com um verbo transito indireto.
_________________________________________________________________________