PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 5 de abril de 2018

PROVA TESTE 8] ANO 1]B 2018 CRÔNICA UM JOGO QU E É UMA VERGONHA


1- Marque a alternativa correta a respeito do gênero textual crônica
a)    É muito importante os personagens, tempo e espaço.
b)    Procura levar o leitor a uma reflexão.
c)    Capta um longo espaço de tempo.
d)    Não busca cumplicidade com o leitor.

2 - Todas as afirmações estão corretas exceto
a)    A crônica relata um problema do cotidiano.
b)    A crônica faz críticas.
c)    Os cronistas expõem seu ponto de vista na crônica.
d)     A crônica indica tempo, por isso relata problemas do passado.

3 - O foco narrativo da crônica pode ser em 1ª pessoa ou em 3ª pessoa, marque a alternativa correta.
a)    O foco narrativo em primeira pessoa apresenta os pronomes eu e nós.
b)    O foco narrativo em terceira pessoa apresenta os pronomes eu e nós.
c)    A primeira pessoa é a primeira que aparece na história.
d)    A primeira pessoa é a mais importante para manter o foco.

4 - A razão da crônica ser uma narrativa curta é devida, entre outras coisas, a
a)    Tratar de assuntos pequenos.
b)    Ser escrita em no máximo 400 caracteres
c)    Ter um espaço fixo numa coluna de jornal.
d)    Ser escrita em três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão.


Crônica

Um jogo que é uma vergonha (Fernando Bonassi) 228 pal.
 

        Imagine um jogo deste jeito: o campo é de pedra bem pontuda e acontece num dia muito frio. Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção.
         O time que tem tênis e camisa ganha fácil, dá aquela goleada! O outro fica a maior parte do tempo tomando cuidado pra não cortar os pés ou então esfregando o braço arrepiado de frio.
        Pra mim, a diferença da vida entre nós, que temos escola e casa e as crianças que não têm é um jogo assim. Quem não tem, perde sempre.
        Não acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por causa dos outros que não têm, mas isso não quer dizer que a gente não possa fazer nada. Porque pode.
         Porque, se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois times sejam iguais, para começar. Casa e escola.
        Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor pra escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e escola, vai sempre ficar jogando esse jogo besta.
         Ganhando de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil, que não vai mais ter o gosto da vitória, vai ter só vergonha.

                                                                         

5 - O texto “Um jogo que é uma vergonha” é uma crônica. Foi escrito a partir de uma situação da vida real, com o objetivo de fazer uma crítica a essa situação. Se o autor teve esse objetivo ao escrever, que objetivo tem em relação ao leitor?
a) que aceite suas ideias.
b) que rejeite suas ideias.
c) que reflita sobre o assunto.
d) que se divirta com o assunto.


6 -  O trecho: “Num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida” e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção”. Significa que:
a) um time toma cuidado para não cortar os pés, o outro time sente muito calor.
b) um time tem tênis e o outro time tem camisa.
c) um time é formado por jogadores bem equipados, o outro time por jogadores mal equipados.
d) um time tem jogadores ganhadores, o outro têm jogadores que usam tênis e camisa comprida.


7 - Esta crônica, de fato, compara:
a) a vida de pessoas que têm escola e casa com a vida de crianças que não têm escola e casa.
b) vida de crianças que têm casa com a vida de crianças que têm escola.
c) crianças que são culpadas com crianças que são inocentes.
d) crianças que podem fazer tudo com crianças que não fazem nada.










8 -  Quando o autor diz:
“nós que temos escola e casa”  e “isto não quer dizer que a gente não possa fazer nada”,
As palavras “nós” e “a gente” ocupam o lugar:
a) do autor e de todos os leitores.
b) dos leitores que são conhecidos do autor.
c) dos ricos.
d) do leitor.


9 -  O tema central da crônica é:
a) desigualdade.
b) miséria.
c) futebol.
d) crianças de rua.




10 - Por que "Quem não tem, perde sempre"?
a) pois não corre atrás do que deseja
b) pois sempre estará em desvantagem contra quem pode ter tudo.
c) porque não tem vontade de fazer as coisas.
d) eles não têm porque não querem.


PROVA TESTE 7º ANO 1ºB.2018 COLEGIO LEO


“Olha, nós vamos à rua, compramos uma caixa bem bonita, bastante balas, bombons, doces e voltamos para casa. Depois botamos a tartaruga na caixa em cima da mesa da cozinha e rodeamos de velinhas de aniversário. Aí convidamos os meninos da vizinhança, acendemos as velinhas, cantamos o ‘Happy-Birth-Day-To-You’ pra tartaruguinha morta e você assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do quintal, enterramos a tartaruguinha e botamos uma pedra em cima com o nome dela e o dia em que ela morreu.”

1) circule três artigos no trecho acima e copie os substantivos a que eles se referem.
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:
a) Cláudia gosta muito de estudar. __________________________________________________________________
b) As mulheres rodearam a criancinha. __________________________________________________________________





3) Leia a anedota e identifique todos os pronomes pessoais:

O Juninho é muito comilão. Um dia ele chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:
— Me dá mais um pastel.
E a cozinheira:
— Se você comer mais um pastel, vai explodir.
E ele:
— Então me dá o pastel e sai de perto!
(Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 102.)

4) Complete as lacunas com os pronomes pessoais abaixo:
ela        ele       eu      nos      ti      vocês
  
a) (.......................) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (.......................) levar ao cinema, mas (.......................) anda muito ocupada.
b) Soube que (.......................) vieram a minha casa.


5) Circule os pronomes demonstrativos presentes nas frases abaixo:
a) Aquele menino é inteligente.
b) Isto não estava combinado.
c) Não comprei aquela camisa.
d) Esta bola aqui é minha.
e) Achei aquela roupa muito feia.

6) Circule os pronomes possessivos presentes nas frases abaixo:
a) Nossas brincadeiras são as nossas alegrias.
b) Seus pedidos serão atendidos.
c) Meus amigos e minhas amigas chegaram.
d) Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?
e) Ele não marcou pontos para a nossa equipe.

7) Complete as lacunas com pronomes demonstrativos:
a) você quer (..................................) lápis que está comigo?
b)passe-me (..................................)  caneta que está perto de você.

8) Sublinhe os adjetivos que encontrar em cada frase.
a)     As nuvens, brancas e leves, cobrem o horizonte.
 b)    O mar revolto assusta.
c)     As misteriosas sombras provocaram medo.
d)     Ele era um mentiroso.
9) Marque com um X as frases em que a palavra destacada é adjetivo.
a) As goiabas doces eram vendidas pelos feirantes.
b) Naquele sítio os visitantes comem muitos doces.

a) Uma velha atendeu-me na porta.
b) Uma saia velha foi encontrada na rua.

a) As pessoas acharam o homem estranho.
b) Um estranho chegou no bar.


10) Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da torta. _________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria. _________________________________
c) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola. ______________________________
d) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa. _________________________________

PROVA TESTE 7º ANO 1º B.2018


NOME DO ALUNO: ____________________________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES F. GONÇALVES  SÉRIE: 7º ANO DE ESCOLARIDADE      TURMA: F7-104
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  TESTE  de Gramática DATA: ___________   VALOR:  2,5 PONTOS     NOTA - ____



A floresta do contrário

Todas as florestas existem antes dos homens.
Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto. E poluição também.
Mas nesta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica.
Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram expulsar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar.
É o que se poderia chamar de vingança da natureza – foi assim que terminou seu relato o amigo beija-flor.
Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores – aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão.
Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim.
Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras.
Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado a uma outra florzinha, era melhor não atrapalhar.

LIMA, Ricardo da Cunha.
Questão 1
No trecho “Elas estão lá e então o homem chega,...” (ℓ. 2), O Pronome pessoal destacado   refere-se a:

a) flores.
b) casas.
c) florestas.
d) árvores.
O corvo e a raposa
Um corvo, empoleirado sobre uma árvore, segurava em seu bico um queijo. Uma raposa, atraída pelo cheiro, dirigiu-lhe mais ou menos as seguintes palavras:
- Olá, doutor corvo! Como o senhor é lindo, como o senhor me parece belo! Sem mentira, se sua voz se assemelha a sua plumagem, então o senhor é a fênix dos habitantes destes bosques.
Diante dessas palavras, o corvo, não cabendo em si de contente, para mostrar sua bela voz, abriu um grande bico e deixou cair sua presa. A raposa apoderou-se dela e disse:
- Meu caro senhor, aprenda que todo bajulador vive às custas de quem lhe dê ouvidos. Esta lição vale, sem dúvida, um queijo.
O corvo, envergonhado e confuso, jurou, um pouco tarde é verdade, que ele não cairia mais nessa.
La Fontaine. Fables, 918.
Questão 2
No trecho “ para mostrar sua bela voz, abriu um grande bico e deixou cair sua presa. A raposa apoderou-se dela.”,Os pronomes possessivos em destaque referem-se:
a) à voz.
b) ao bico.
c) à raposa.
d) ao corvo.

População mundial a caminho do empate

[...] Muito em breve – provavelmente ainda nos próximos anos –, a metade da humanidade terá apenas filhos suficientes para repor o seu tamanho. Isto é, grande parte dos casais terá entre dois e três filhos, no máximo, o que permitirá apenas a reposição e não o crescimento da população do mundo daquele momento. Traduzindo em linguagem demográfica, a taxa de fertilidade da metade do mundo será de 2,1 ou menos. [...]
Segundo a ONU, 2,9 bilhões de pessoas, quase a metade do total mundial de 6,5 bilhões, vivem em países com 2,1 ou menos de taxa de fertilidade. Para o início da década de 2010, a população mundial está estimada em 7 bilhões e a quantidade de pessoas com esta taxa de fertilidade será de 3,4 bilhões.
A queda da taxa de fertilidade, em nível de reposição, significa uma das mais radicais mudanças na história da humanidade. Isso tem implicações na estrutura e na vida familiar, mudando o cotidiano das pessoas, mas também em relação às políticas públicas em níveis global e local, a serem implementadas pelos diferentes países ou sugeridas por instituições como a ONU.
FRANCESCONE, Léa; SANTOS, Regina Célia Bega dos. Carta na escola. fevereiro de 2010. Fragmento.
Questão 3
No trecho “Isso tem implicações na estrutura e na...” (. 11), O pronome demonstrativo destacado retoma
A) quantidade de pessoas.
B) queda da taxa de fertilidade.
C) história da humanidade.
D) cotidiano das pessoas.

 Questão 4
Complete o quadro dos pronomes pessoais
PRONOMES PESSOAIS
Pessoa do discurso
CASO RETO
CASO OBLÍQUO













Questão 5

1). Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:
a) Cláudia gosta de estudar. ____________________________________
b) As meninas saíram. ________________________________________________
c) Os alunos  aprenderam. ___________________________________
d) Mauro é meu amigo. ____________________________________


Questão 6

Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.
Observação: Os pronomes o, a, os, as se transformam em:
      lo, la, los, las – quando vêm depois dos verbos terminados em r, s ou z.
ex: Ele vai vender o carro.
      Ele vai vendê-lo.
      no, na, nos, nas – quando vêm depois de verbos terminados em som nasal.
ex: Eles levaram o cachorro.
      Eles levaram-no.

a) Vou pagar o empregado. _____________________________________
b) Mário cortou a grama. _____________________________________
c) Resolveram os problemas. _____________________________________
d) Vou chamar a menina. _____________________________________
e) É preciso trazer os cadernos. ____________________________________


Questão 7
Complete o quadro dos pronomes possessivos.

PRONOMES POSSESSIVOS
Pessoa
Singular
Plural














Questão 8
4) Preencha a lacuna usando o pronome possessivo na mesma pessoa em que aparece o pronome pessoal destacado:
Exemplo: Eu vendi minhas joias.
a) Nós reformamos _____________ casa.
b) Ela arrumou ____________ mala.
c) Eu expliquei  o ____________ projeto.
d) Nós ouvimos ____________ discos preferidos.
e) Elas pediram ____________ prêmios.
f) Tu derramaste ____________ lágrimas


Questão 9

 04) Leia um trecho da história de Luísa e suas luas:

“Luísa navegou nos bons e maus humores por alguns anos, até que um dia percebeu
que o tempo, com sua velocidade também parecia absurdo, esticando as crianças,
envelhecendo os adultos, expandindo o universo e apagando e acendendo as estrelas. [...]
Foi quando se deu conta do brilho da lua real, cheia e prateada que ilumina os corações
apaixonados. [...] “

Copie os adjetivos que qualificam os seguintes substantivos:
a) humores _____________________________________
b) lua:
_____________________________________
c) corações:
_____________________________________
d) tempo :


Os livros e suas vozes

Sempre gostei muito de livros e, além dos livros escolares, li os de histórias infantis, e os de adultos: mas estes não me pareciam tão interessantes, a não ser, talvez, Os Três Mosqueteiros, numa edição monumental, muito ilustrada, que fora do meu avô. Aquilo era uma história que não acabava nunca; e acho que esse era o seu principal encanto para mim. Descobri o dicionário, uma das invenções mais simples e formidáveis e também achei que era um livro maravilhoso, por muitas razões.
(...) quando eu ainda não sabia ler, brincava com os livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo.
MEIRELES, Cecília. Obra Poética. Rio de janeiro: Aguillar, 1997.











Questão 10

O trecho em que se identifica a opinião da autora é:

a) “Sempre gostei muito de livros...”

b) “(...) além dos livros escolares, li os de histórias infantis, (...)”

c) ”(...) achei que era um livro maravilhoso, (...)”

d) “quando eu ainda não sabia ler, brincava com os livros (...)”



Cidadania, direito de ter direitos

Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. [...] Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública. [...] Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de votar.
DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de papel. São Paulo: Ed. Ática, 1998.


Questão 11

O trecho que indica uma opinião em relação à cidadania é


a) ...“é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la...”.

b) ...“É poder votar em quem quiser...”.

c) ...“revelam estágios de cidadania:...”

d) ... “Foi uma conquista dura.”