PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 5 de abril de 2018

PROVA TESTE 7º ANO 1º B.2018


NOME DO ALUNO: ____________________________________________________________________________
PROFESSOR: DIORGES F. GONÇALVES  SÉRIE: 7º ANO DE ESCOLARIDADE      TURMA: F7-104
INSTRUMENTO AVALIATIVO:  TESTE  de Gramática DATA: ___________   VALOR:  2,5 PONTOS     NOTA - ____



A floresta do contrário

Todas as florestas existem antes dos homens.
Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto. E poluição também.
Mas nesta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica.
Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram expulsar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar.
É o que se poderia chamar de vingança da natureza – foi assim que terminou seu relato o amigo beija-flor.
Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores – aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão.
Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim.
Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras.
Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado a uma outra florzinha, era melhor não atrapalhar.

LIMA, Ricardo da Cunha.
Questão 1
No trecho “Elas estão lá e então o homem chega,...” (ℓ. 2), O Pronome pessoal destacado   refere-se a:

a) flores.
b) casas.
c) florestas.
d) árvores.
O corvo e a raposa
Um corvo, empoleirado sobre uma árvore, segurava em seu bico um queijo. Uma raposa, atraída pelo cheiro, dirigiu-lhe mais ou menos as seguintes palavras:
- Olá, doutor corvo! Como o senhor é lindo, como o senhor me parece belo! Sem mentira, se sua voz se assemelha a sua plumagem, então o senhor é a fênix dos habitantes destes bosques.
Diante dessas palavras, o corvo, não cabendo em si de contente, para mostrar sua bela voz, abriu um grande bico e deixou cair sua presa. A raposa apoderou-se dela e disse:
- Meu caro senhor, aprenda que todo bajulador vive às custas de quem lhe dê ouvidos. Esta lição vale, sem dúvida, um queijo.
O corvo, envergonhado e confuso, jurou, um pouco tarde é verdade, que ele não cairia mais nessa.
La Fontaine. Fables, 918.
Questão 2
No trecho “ para mostrar sua bela voz, abriu um grande bico e deixou cair sua presa. A raposa apoderou-se dela.”,Os pronomes possessivos em destaque referem-se:
a) à voz.
b) ao bico.
c) à raposa.
d) ao corvo.

População mundial a caminho do empate

[...] Muito em breve – provavelmente ainda nos próximos anos –, a metade da humanidade terá apenas filhos suficientes para repor o seu tamanho. Isto é, grande parte dos casais terá entre dois e três filhos, no máximo, o que permitirá apenas a reposição e não o crescimento da população do mundo daquele momento. Traduzindo em linguagem demográfica, a taxa de fertilidade da metade do mundo será de 2,1 ou menos. [...]
Segundo a ONU, 2,9 bilhões de pessoas, quase a metade do total mundial de 6,5 bilhões, vivem em países com 2,1 ou menos de taxa de fertilidade. Para o início da década de 2010, a população mundial está estimada em 7 bilhões e a quantidade de pessoas com esta taxa de fertilidade será de 3,4 bilhões.
A queda da taxa de fertilidade, em nível de reposição, significa uma das mais radicais mudanças na história da humanidade. Isso tem implicações na estrutura e na vida familiar, mudando o cotidiano das pessoas, mas também em relação às políticas públicas em níveis global e local, a serem implementadas pelos diferentes países ou sugeridas por instituições como a ONU.
FRANCESCONE, Léa; SANTOS, Regina Célia Bega dos. Carta na escola. fevereiro de 2010. Fragmento.
Questão 3
No trecho “Isso tem implicações na estrutura e na...” (. 11), O pronome demonstrativo destacado retoma
A) quantidade de pessoas.
B) queda da taxa de fertilidade.
C) história da humanidade.
D) cotidiano das pessoas.

 Questão 4
Complete o quadro dos pronomes pessoais
PRONOMES PESSOAIS
Pessoa do discurso
CASO RETO
CASO OBLÍQUO













Questão 5

1). Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:
a) Cláudia gosta de estudar. ____________________________________
b) As meninas saíram. ________________________________________________
c) Os alunos  aprenderam. ___________________________________
d) Mauro é meu amigo. ____________________________________


Questão 6

Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.
Observação: Os pronomes o, a, os, as se transformam em:
      lo, la, los, las – quando vêm depois dos verbos terminados em r, s ou z.
ex: Ele vai vender o carro.
      Ele vai vendê-lo.
      no, na, nos, nas – quando vêm depois de verbos terminados em som nasal.
ex: Eles levaram o cachorro.
      Eles levaram-no.

a) Vou pagar o empregado. _____________________________________
b) Mário cortou a grama. _____________________________________
c) Resolveram os problemas. _____________________________________
d) Vou chamar a menina. _____________________________________
e) É preciso trazer os cadernos. ____________________________________


Questão 7
Complete o quadro dos pronomes possessivos.

PRONOMES POSSESSIVOS
Pessoa
Singular
Plural














Questão 8
4) Preencha a lacuna usando o pronome possessivo na mesma pessoa em que aparece o pronome pessoal destacado:
Exemplo: Eu vendi minhas joias.
a) Nós reformamos _____________ casa.
b) Ela arrumou ____________ mala.
c) Eu expliquei  o ____________ projeto.
d) Nós ouvimos ____________ discos preferidos.
e) Elas pediram ____________ prêmios.
f) Tu derramaste ____________ lágrimas


Questão 9

 04) Leia um trecho da história de Luísa e suas luas:

“Luísa navegou nos bons e maus humores por alguns anos, até que um dia percebeu
que o tempo, com sua velocidade também parecia absurdo, esticando as crianças,
envelhecendo os adultos, expandindo o universo e apagando e acendendo as estrelas. [...]
Foi quando se deu conta do brilho da lua real, cheia e prateada que ilumina os corações
apaixonados. [...] “

Copie os adjetivos que qualificam os seguintes substantivos:
a) humores _____________________________________
b) lua:
_____________________________________
c) corações:
_____________________________________
d) tempo :


Os livros e suas vozes

Sempre gostei muito de livros e, além dos livros escolares, li os de histórias infantis, e os de adultos: mas estes não me pareciam tão interessantes, a não ser, talvez, Os Três Mosqueteiros, numa edição monumental, muito ilustrada, que fora do meu avô. Aquilo era uma história que não acabava nunca; e acho que esse era o seu principal encanto para mim. Descobri o dicionário, uma das invenções mais simples e formidáveis e também achei que era um livro maravilhoso, por muitas razões.
(...) quando eu ainda não sabia ler, brincava com os livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo.
MEIRELES, Cecília. Obra Poética. Rio de janeiro: Aguillar, 1997.











Questão 10

O trecho em que se identifica a opinião da autora é:

a) “Sempre gostei muito de livros...”

b) “(...) além dos livros escolares, li os de histórias infantis, (...)”

c) ”(...) achei que era um livro maravilhoso, (...)”

d) “quando eu ainda não sabia ler, brincava com os livros (...)”



Cidadania, direito de ter direitos

Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. [...] Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública. [...] Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de votar.
DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de papel. São Paulo: Ed. Ática, 1998.


Questão 11

O trecho que indica uma opinião em relação à cidadania é


a) ...“é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la...”.

b) ...“É poder votar em quem quiser...”.

c) ...“revelam estágios de cidadania:...”

d) ... “Foi uma conquista dura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário