PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 5 de abril de 2018

PROVA TESTE 7º ANO 1ºB.2018 COLEGIO LEO


“Olha, nós vamos à rua, compramos uma caixa bem bonita, bastante balas, bombons, doces e voltamos para casa. Depois botamos a tartaruga na caixa em cima da mesa da cozinha e rodeamos de velinhas de aniversário. Aí convidamos os meninos da vizinhança, acendemos as velinhas, cantamos o ‘Happy-Birth-Day-To-You’ pra tartaruguinha morta e você assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do quintal, enterramos a tartaruguinha e botamos uma pedra em cima com o nome dela e o dia em que ela morreu.”

1) circule três artigos no trecho acima e copie os substantivos a que eles se referem.
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:
a) Cláudia gosta muito de estudar. __________________________________________________________________
b) As mulheres rodearam a criancinha. __________________________________________________________________





3) Leia a anedota e identifique todos os pronomes pessoais:

O Juninho é muito comilão. Um dia ele chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:
— Me dá mais um pastel.
E a cozinheira:
— Se você comer mais um pastel, vai explodir.
E ele:
— Então me dá o pastel e sai de perto!
(Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 102.)

4) Complete as lacunas com os pronomes pessoais abaixo:
ela        ele       eu      nos      ti      vocês
  
a) (.......................) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (.......................) levar ao cinema, mas (.......................) anda muito ocupada.
b) Soube que (.......................) vieram a minha casa.


5) Circule os pronomes demonstrativos presentes nas frases abaixo:
a) Aquele menino é inteligente.
b) Isto não estava combinado.
c) Não comprei aquela camisa.
d) Esta bola aqui é minha.
e) Achei aquela roupa muito feia.

6) Circule os pronomes possessivos presentes nas frases abaixo:
a) Nossas brincadeiras são as nossas alegrias.
b) Seus pedidos serão atendidos.
c) Meus amigos e minhas amigas chegaram.
d) Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?
e) Ele não marcou pontos para a nossa equipe.

7) Complete as lacunas com pronomes demonstrativos:
a) você quer (..................................) lápis que está comigo?
b)passe-me (..................................)  caneta que está perto de você.

8) Sublinhe os adjetivos que encontrar em cada frase.
a)     As nuvens, brancas e leves, cobrem o horizonte.
 b)    O mar revolto assusta.
c)     As misteriosas sombras provocaram medo.
d)     Ele era um mentiroso.
9) Marque com um X as frases em que a palavra destacada é adjetivo.
a) As goiabas doces eram vendidas pelos feirantes.
b) Naquele sítio os visitantes comem muitos doces.

a) Uma velha atendeu-me na porta.
b) Uma saia velha foi encontrada na rua.

a) As pessoas acharam o homem estranho.
b) Um estranho chegou no bar.


10) Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da torta. _________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria. _________________________________
c) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola. ______________________________
d) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa. _________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário