PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 13 de março de 2019

MANDELA, OPINIÃO, FIGURAS DE LINGUAGEM, CITAÇÃO, DISCURSO, INTERPRETAÇAÕ


Ícone da luta pela liberdade, Mandela inspira jovens africanos
Ludger Schadomsky e Philipp Sandner

       “Falar do Mandela é falar de luta. É falar de uma causa“, diz o rapper, estudante e ativista moçambicano André Cardoso, de 22 anos. Ele é um dos 15 jovens africanos que contaram a correspondentes da DW em todo o continente como Mandela os inspirou. “É ser contra a opressão e ser contra o medo”, define.
       Nelson Rolihlahla Dalibhunga Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1918. Quando seu pai o batizou de Rolihlahla provavelmente não desconfiava do quanto o filho honraria o nome. Na língua do povo xhosa (seu pai era chefe da tribo Thembu), Rolihlahla quer dizer “aquele que quebra galhos”, ou, em tradução mais livre, “encrenqueiro”, “causador de problemas”. Talvez tenha sido um pressentimento adiantado de sua capacidade de instigar mudanças.
       Madiba, o nome de clã adotado por todo o povo sul-africano para se referir a ele, causou vários problemas ao regime do país. Em 1944, ele se filiou ao Congresso Nacional Africano (ANC). Em 1948, o Partido Nacional da África do Sul ganhou as eleições e institucionalizou o racismo no país. Quatro anos mais tarde, Mandela, que tinha feito algum sucesso como assistente jurídico num escritório de advocacia judeu, criou o primeiro gabinete administrado por negros em Johannesburgo.
       Essa foi a época dos protestos de massa e campanhas de desobediência civil do ANC contra o apartheid, nos quais Mandela desempenhou papel central.
       Após a proibição do ANC em 1961, ele fundou com outros pugilistas amadores a ala militante Umkhonto we Sizwe (Lança da Nação) e, na qualidade de comandante da organização clandestina, ordenou operações de guerrilha contra instituições públicas. No ano seguinte, viajou secretamente para o exterior, a fim de angariar apoio financeiro para a formação dos quadros do ANC. Ao retornar, foi preso e mais tarde condenado no processo diante do tribunal de Rivonia.
      Os procuradores pediram a sentença de morte. Mandela considerou uma fuga, assim como vários de seus coacusados, mas, no final, decidiu ficar na África do Sul. O famoso discurso que pronunciou em sua própria defesa terminou numa forte declaração: “Eu lutei contra a dominação branca e eu lutei contra a dominação negra. Eu acalentei a ideia de uma sociedade democrática e livre em que todos vivam juntos em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para o qual eu espero viver e que espero alcançar. Mas, se for necessário, é um ideal pelo qual eu estou disposto a morrer. ”
      “Ele era um homem de princípios, um homem que cumpria sua palavra”, constata o jornalista zimbabueano Mlondolozi Ndlovu, de 30 anos, ao falar do homem que, mais tarde, como o primeiro presidente negro da África do Sul, incorporaria o respeito à população negra e branca na mesma medida.
       Mandela foi condenado à prisão perpétua. Cumpriu 17 anos de sua sentença na Ilha de Robben (Robben Island), a cerca de 11 km da capital legislativa sul-africana, a Cidade do Cabo. Hoje, a cela número 5 da ilha, Patrimônio da Humanidade da Unesco, é um dos pontos turísticos mais visitados na África do Sul.
       Em 1988, Mandela começou a ser preparado para a libertação. Três anos antes, ele recusara um perdão da pena em troca do abandono da violência por parte do ANC. Seguiram-se negociações secretas com as autoridades, e em 11 de fevereiro de 1990, após 27 anos de prisão, Nelson Mandela, o ícone da liberdade sul-africana, foi libertado.
       Sua vontade de protagonizar mudanças sempre foi acompanhada de grande humildade. Suas primeiras palavras pronunciadas em público foram, novamente, uma confissão: “Estou aqui diante de vocês não como um profeta, mas como um servo do povo”.
       Essa postura inspirou David Noah, estudante de jornalismo da Gâmbia. “Acredito que, como indivíduo, sempre deveríamos ter essa atitude altruísta dentro de nós mesmos. Deveríamos nos sacrificar pelos outros, fazer as coisas acontecer por outras pessoas – e não sempre ser egoístas e dizer ‘sou somente eu, eu, eu’. Novamente: o que você está fazendo por outras pessoas para garantir que as vidas de outras pessoas melhorem e para colocar um sorriso na cara dos outros? ”, questiona.
       Após sua libertação, Mandela pressionou pelo fim da segregação racial, o que levaria às primeiras eleições livres de seu país, em abril de 1994. Em 10 de maio daquele ano, ele foi empossado, como primeiro negro, presidente da África do Sul.



1. Considerando a presença do discurso citado, analise as alternativas e escolha a afirmação correta:

a) Em "Falar do Mandela é falar de luta. É falar de uma causa" o jornalista se apropria do discurso alheio de modo indireto para referendar seu posicionamento acerca de Mandela.

b) Em “É ser contra a opressão e ser contra o medo” é possível averiguar o uso do discurso indireto em que o jornalista se apropria do texto alheio para analisar o conteúdo ali exposto.

c)     Quando o articulista utiliza o seguinte trecho “Ele era um homem de princípios, um homem que cumpria sua palavra”, do jornalista  zimbabueano Mlondolozi Ndlovu percebemos o uso do discurso indireto livre

d) Em “Falar do Mandela é falar de luta. É falar de uma causa“, temos o discurso direto, seu uso pretende criar um efeito de verdade, conservando a integridade do discurso citado.


2. As  aspas são usadas antes e depois de uma CITAÇÃO textual. Seja uma palavra, uma expressão, uma frase ou trecho. As aspas, nesse caso, indicam uma mudança de foco. Do discurso próprio se passa ao citado. A alternativa em que não ocorreu emprego das aspas de acordo com essa explicação é:

a) “Eu lutei contra a dominação branca e eu lutei contra a dominação negra. Eu acalentei a ideia de uma sociedade democrática e livre em que todos vivam juntos em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para o qual eu espero viver e que espero alcançar. Mas, se for necessário, é um ideal pelo qual eu estou disposto a morrer"
    
b)  “Ele era um homem de princípios, um homem que cumpria sua palavra”

c) “aquele que quebra galhos”, ou, em tradução mais livre, “encrenqueiro”, “causador de problemas”

d) “Estou aqui diante de vocês não como um profeta, mas como um servo do povo”


3.  Um dos recursos argumentativos utilizado no texto "Ícone da luta pela liberdade, Mandela inspira jovens africanos"

a) exemplificação de um fato amplamente  divulgado pela mídia.

b) apropriação de outras vozes em forma de citação.

c) Uso de dados estatísticos obtidos em pesquisas institucionais

d) Menção de fatos históricos como forma de comparar o passado e o presente.

4. Há varias vozes presentes no texto . Relacione os nomes as ideias defendidas e assinale a alternativa correta.
I. André Cardoso.
II. Zimbabueano Mlondolozi Ndlovu,
III. David Noah
IV. Nelson Mandela

(     ) “Acredito que, como indivíduo, sempre deveríamos ter essa atitude altruísta (...)"
(     ) “Ele era um homem de princípios, um homem que cumpria sua palavra”
(     ) “Estou aqui diante de vocês não como um profeta, mas como um servo do povo”
(     ) “É ser contra a opressão e ser contra o medo”

a) IV,II,III,I
b) IV, III, II, I
c) II,III,I, IV
d) III, II, IV,I

5. No fragmento "Eu lutei contra a dominação branca e eu lutei contra a dominação negra" há presença de uma figura de linguagem denominada:

a) comparação

b) eufemismo

c) onomatopeia

d) antítese

6. Assinale a alternativa em que NÃO há a figura de linguagem denominada metonímia.

a) Eu lutei contra a dominação branca

b) Falar do Mandela é falar de luta.

c) Em 1948, o Partido Nacional da África do Sul ganhou as eleições e institucionalizou o racismo no país.

d) Essa foi a época dos protestos de massa e campanhas de desobediência civil do ANC.



7. As palavras podem ser usadas em sentido conotativo/figurado ou denotativo/real. Marque a alternativa em que as palavras foram usadas como no fragmento "aquele que quebra galhos".

a) Mandela nasceu no dia 18 de julho de 1918.

b) Umkhonto we Sizwe (Lança da Nação)

c) Os procuradores pediram a sentença de morte

d) Mandela pressionou pelo fim da segregação racial


8. A palavra destacada no fragmento "Mandela pressionou pelo fim da segregação racial " pode ser substituída de acordo com o contexto EXCETO por:

a) separação

b) discriminação

c) apartação

d) integração


9. "Madiba, o nome de clã adotado por todo o povo sul-africano para se referir a ele, causou vários problemas ao regime do país." O verbo destacado faz referência a:

a) clã

b) o povo

c) Madiba

d) o nome de clã


10. Marque a única afirmação correta.

a) Mandela foi batizado por seu pai e não por um padre.

b) Mandela impressionou-se pelo fim da segregação racial

c) Mandela trabalhou em um escritório de advocacia

d) Mandela foi condenado a 27 anos de prisão

domingo, 10 de março de 2019

DISCURSO DIRETO, CITAÇÃO, ASPAS, TEORIA , EXERCICIOS


Discurso direto /voz /fala/citação.
Adaptado de:
https://armazemdetexto.blogspot.com/2017/04/discurso-direto-e-indireto-com-gabarito.html
https://www.normaculta.com.br/discurso-direto/

discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.
É introduzido por verbos de elocução, ou seja, através de verbos que anunciam o discurso, como: dizer, perguntar, responder, comentar, falar.
É geralmente antecedido pelo travessão, sinal de pontuação que indica quando começa a fala de uma personagem, quando há mudança de interlocutores e quando há mudança para o narrador através de um verbo de elocução. Alguns autores optam, contudo, por colocar o discurso direto entre aspas, sinal de pontuação que destaca uma citação ou transcrição.
    As aspas ficam após a pontuação: ?,!,.

Ex.: A aluna afirmou:
- Preciso estudar muito para o teste.

Ex.: O desconhecido perguntou:
– Que horas são, por favor?

Ex.: Foi então que ele disse:
- Estou cansado de tanta confusão!

Ex.: Todos os dias minha mãe me dizia: “Fique atenta e não faça bagunça nas aulas."


     O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
     É introduzido por verbos de elocução, ou seja, através de verbos que anunciam o discurso, como: dizer, perguntar, responder, comentar, falar,
     Esses verbos de elocução aparecem seguidos das conjunções que ou se, separando a fala do narrador da fala da personagem.
     As conjunções podem estar elípticas, escondidas.

Ex. A aluna afirmara que precisava estudar muito para o teste.

Ex.: O desconhecido perguntou que horas eram.

Ex.: Foi então que ele disse que estava cansado de tanta confusão.

Ex.: Todos os dias minha mãe me dizia que ficasse atenta e não fizesse bagunça nas aulas.

EXERCICIOS.

1) Os textos abaixo estão no discurso direto. Reescreva-os no discurso indireto.
a) Fernando reclamou para sua mãe:
- Que fome!
Sua mãe retrucou:
- Calma, garoto! O Almoço está quase pronto!

b) A médica perguntou:
- Joana, você tomou todos os remédios?
Joana respondeu:
- Sim, doutora! Estou me sentindo bem melhor!
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2. Ao passar para o discurso indireto o que acontece com a pontuação?
...........................................................................................................................................................
3. O que aconteceu com os verbo na mudança para o discurso indireto.
...........................................................................................................................................................
4. Quais são  os verbos dicendi presentes nos textos?
...........................................................................................................................................................
5. Os verbos dicendi permaneceram ao mudar o discurso?
...........................................................................................................................................................
6. Qual foi a primeira palavra que apareceu após os verbos dicendi?
...........................................................................................................................................................
7. Reescreva os textos seguintes na forma de diálogo, ou seja, usando o discurso direto.
a) Katia  perguntou a sua prima se ela iria sair de casa à noite. Sua prima disse que não porque iria estudar.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Marcos disse a sua mãe que estava cansado. Ela recomendou-lhe que dormisse mais cedo e não ficasse tanto tempo no computador.
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................

9. Escreva nos parênteses DD para discurso direto e DI para discurso indireto.
        (DI) “...estive a pique de lhe dizer que queria acabar nosso namoro”.
        (DI) “Mas chegou uma hora em que ela percebeu que eu estava triste e perguntou por quê”.
        (DD) “--- O que foi que você disse?”
        (DD) “--- Estou triste por sua causa”.
        (DI) “Dizia ou não dizia que não gostava mais dela”?

9.Transcreva os discursos diretos em indiretos. Atenção ao tempo verbal e outras mudanças.
a)   Perguntei a ela: --- Você é irmã de Marina?
Perguntei a ela se era irmã de Marina.
b)   Minha filha argumentou:
--- Já tenho idade suficiente para sair sozinha.
Minha filha argumentou que já tinha idade suficiente para sair sozinha.
c)   O professor sugeriu:
--- Vocês deveriam ler Machado de Assis.
O professor sugeriu que deveríamos ler Machado de Assis.
d)   Benedita me pediu:
--- Traga-me uma vassoura nova.
Benedita me pediu que lhe trouxesse uma vassoura nova.
e)   Elisabete ponderou:
--- É perigoso sairmos sozinhas a esta hora.
Elisabete ponderou que era perigoso saírem sozinhas àquela hora.

quarta-feira, 6 de março de 2019

PLANEJAMENTO QUINZENAL BNCC 8º ANO REV. ARTIGO, ADJETIVO, SUBSTANTIVO BOTAFOGO


COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANILHA DE PLANEJAMENTO QUINZENAL DE 18 à 28
PROFESSOR: Diorges F. Gonçalves
ANO DE ESCOLARIDADE: 8º
TURMA(S)F8-102
PRIMEIRA SEMANA
AULA/CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
RECURSOS/BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO
Classes de palavras:
Artigo
Substantivo
Adjetivo



     Empregar casos gerais de concordância nominal.
    Observar regularidades em paradigmas derivacionais.
    Produzir expansão de sintagmas nominais.






Copias
Livro didático.






Avaliação processual: Os conteúdos gramaticais serão avaliados a partir de praticas de  escrita de orações ou fragmentos de textos.
SEGUNDA SEMANA
    AULA/CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
RECURSOS/BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO
Variação linguística.


    Identificar linguagem formal e informal.

Copias
Livro didático.













Avaliação processual: A variação linguística será avaliada através do emprego de atividades objetivas.

PLANEJAMENTO QUINZENAL BNCC 8º ANO CONTO BOTAFOGO


COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANILHA DE PLANEJAMENTO QUINZENAL DE 18  à 28
PROFESSOR: Diorges F. Gonçalves
ANO DE ESCOLARIDADE: 8º
TURMA(S) F8 205,206
PRIMEIRA SEMANA
AULA/CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
RECURSOS/BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO
Conto;
Elementos da narrativa;
Estrutura do enredo;

69P47. Analisar em textos narrativos recursos coesivos, enredo foco narrativo, estrutura da narrativa...
PB1.IFF3. Localizar informações explicitas em um texto.
PB6.IFF6 Identificar o tema de um texto.
PB09. Diferenciar as partes principais das secundarias em um texto.

Cópias de contos
Vídeos de contos










     A avaliação se dará pela criação de um pequeno conto usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais da narrativa.
SEGUNDA SEMANA
    AULA/CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
RECURSOS/BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO
Conto;
Elementos da narrativa;
Estrutura do enredo;

PB10.IFF24 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
 IFF10. Identificar os gêneros textuais a partir dos elementos constitutivos de sua organização interna...
8P15.PB2. IFF23.Estabelecer relações entre partes do texto identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.

Cópias de contos
Vídeos de contos














     A avaliação se dará pela criação de um pequeno conto usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais da narrativa.

PLANEJAMENTO QUINZENAL BNCC 9º ANO BOTA FOGO FIGURAS DE LINGUAGEM


COLÉGIO MUNICIPAL BOTAFOGO
PLANILHA DE PLANEJAMENTO QUINZENAL DE 18 à 28
PROFESSOR: Diorges F. Gonçalves
ANO DE ESCOLARIDADE: 9º
TURMA(S) F9-1011/102/204
PRIMEIRA SEMANA
AULA/CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
RECURSOS/BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO
Figuras de linguagem
       67P38.Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.
     PB16.IFF34. Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
    69P54IFF33. Analisar os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras ou expressões denotativa e conotativas(...) figuras de linguagem.

Vídeos de músicas com figuras de linguagem.
Cópias de textos.
Cartazes a serem afixados na parede da sala.











Avaliação processual através da observação do desempenho dos alunos na realização das tarefas para um possível reencaminha mento da pratica pedagógica.
SEGUNDA SEMANA
    AULA/CONTEÚDO
PROCEDIMENTOS
RECURSOS/BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO
Figuras de linguagem
    89P37.IFF34 Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.
     69P5.IFF34 Inferir e justificar em textos multissemióticos - tirinha, charges, memes, gifs - o efeito de humor, ironia, e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas.

Vídeos de músicas com figuras de linguagem.
Cópias de textos.
Cartazes a serem afixados na parede da sala.








Avaliação processual através da observação do desempenho dos alunos na realização das tarefas para um possível reencaminha mento da pratica pedagógica.

CONTO, DESCRITORES, BNCC, AVALIAÇÃO


CONTEÚDO
Conto;
Elementos da narrativa;
Estrutura do enredo;

HABILIDADES OU DESCRITORES OU PROCEDIMENTOS
BNCC 69P47. Analisar em textos narrativos recursos coesivos, enredo foco narrativo, estrutura da narrativa...
PB1. Localizar informações explicitas em um texto.
PB6. Identificar o tema de um texto.
PB09. Diferenciar as partes principais das secundarias em um texto.
PB10. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
IFF10. Identificar os gêneros textuais a partir dos elementos constitutivos de sua organização interna...
BNCC8P15.PB2.Estabelecer relações entre partes do texto identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituições lexicais.


BNCC A avaliação se dará pela criação de um pequeno conto usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais da narrativa.

segunda-feira, 4 de março de 2019

CRÔNICA E TEXTO DE OPINIÃO SUGESTÃO DE HABILIDADES da BNCC PARA TRABALHAR O GÊNERO.



CRÔNICA
3. localizar informações
6. identificar o tema/assunto
10. identificar o gênero
12. identificar a finalidade
13. Identificar os interlocutores.
17. reconhecer efeito de sentido/pontuação.
18. discurso direto e indireto
30. pontuação travessão, aspas...
34. identificar ironia/ humor
40. Variação linguística


BNCC. Identificar fato, tema, subtema...
BNCC. Identificar vozes, citação, paráfrase, discurso ...
BNCC. Identificar humor, ironia, uso ambíguo, clichês, pontuação.
BNCC. Reconhecer as variedade da língua falada;
O conceito de norma padrão;...

TEXTO DE OPINIÃO
a)    artigo
b)    editorial
c)    carta
d)    comentários
e)    post
f)     charge
g)    meme
h)   gif
i)     resenha
3. localizar informações
5. fato/opinião
6. identificar o tema/assunto
10. identificar o gênero
12. identificar a finalidade
14. vozes, marcas linguísticas.
15.  posições distintas entre opiniões.
16. comparar textos
18. discurso direto...., citação / aspas. travessão
20. identificar a tese
21. relação tese/argumentos
22. progressão temática
23. anáfora/ pronomes
34. identificar ironia/humor

BNCC. Identificar a tese.
BNCC. Defesa da tese.
BNCC. Opinião/posicionamento.
BNCC. Tipos de argumentos
BNCC. Contra argumentos
BNCC. Comparar diferentes posições
BNCC. Intertextualidade
BNCC. Implícitos
BNCC. Explícitos
BNCC. Recursos persuasivos como:
título, escolhas lexicais, construções metafóricas...
BNCC. Identificar citação, paráfrase...
BNCC. Identificar humor, ironia, uso ambíguo, clichês, pontuação.