PáginasDESCRITOR

domingo, 10 de março de 2019

DISCURSO DIRETO, CITAÇÃO, ASPAS, TEORIA , EXERCICIOS


Discurso direto /voz /fala/citação.
Adaptado de:
https://armazemdetexto.blogspot.com/2017/04/discurso-direto-e-indireto-com-gabarito.html
https://www.normaculta.com.br/discurso-direto/

discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.
É introduzido por verbos de elocução, ou seja, através de verbos que anunciam o discurso, como: dizer, perguntar, responder, comentar, falar.
É geralmente antecedido pelo travessão, sinal de pontuação que indica quando começa a fala de uma personagem, quando há mudança de interlocutores e quando há mudança para o narrador através de um verbo de elocução. Alguns autores optam, contudo, por colocar o discurso direto entre aspas, sinal de pontuação que destaca uma citação ou transcrição.
    As aspas ficam após a pontuação: ?,!,.

Ex.: A aluna afirmou:
- Preciso estudar muito para o teste.

Ex.: O desconhecido perguntou:
– Que horas são, por favor?

Ex.: Foi então que ele disse:
- Estou cansado de tanta confusão!

Ex.: Todos os dias minha mãe me dizia: “Fique atenta e não faça bagunça nas aulas."


     O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
     É introduzido por verbos de elocução, ou seja, através de verbos que anunciam o discurso, como: dizer, perguntar, responder, comentar, falar,
     Esses verbos de elocução aparecem seguidos das conjunções que ou se, separando a fala do narrador da fala da personagem.
     As conjunções podem estar elípticas, escondidas.

Ex. A aluna afirmara que precisava estudar muito para o teste.

Ex.: O desconhecido perguntou que horas eram.

Ex.: Foi então que ele disse que estava cansado de tanta confusão.

Ex.: Todos os dias minha mãe me dizia que ficasse atenta e não fizesse bagunça nas aulas.

EXERCICIOS.

1) Os textos abaixo estão no discurso direto. Reescreva-os no discurso indireto.
a) Fernando reclamou para sua mãe:
- Que fome!
Sua mãe retrucou:
- Calma, garoto! O Almoço está quase pronto!

b) A médica perguntou:
- Joana, você tomou todos os remédios?
Joana respondeu:
- Sim, doutora! Estou me sentindo bem melhor!
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2. Ao passar para o discurso indireto o que acontece com a pontuação?
...........................................................................................................................................................
3. O que aconteceu com os verbo na mudança para o discurso indireto.
...........................................................................................................................................................
4. Quais são  os verbos dicendi presentes nos textos?
...........................................................................................................................................................
5. Os verbos dicendi permaneceram ao mudar o discurso?
...........................................................................................................................................................
6. Qual foi a primeira palavra que apareceu após os verbos dicendi?
...........................................................................................................................................................
7. Reescreva os textos seguintes na forma de diálogo, ou seja, usando o discurso direto.
a) Katia  perguntou a sua prima se ela iria sair de casa à noite. Sua prima disse que não porque iria estudar.
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
b) Marcos disse a sua mãe que estava cansado. Ela recomendou-lhe que dormisse mais cedo e não ficasse tanto tempo no computador.
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................

9. Escreva nos parênteses DD para discurso direto e DI para discurso indireto.
        (DI) “...estive a pique de lhe dizer que queria acabar nosso namoro”.
        (DI) “Mas chegou uma hora em que ela percebeu que eu estava triste e perguntou por quê”.
        (DD) “--- O que foi que você disse?”
        (DD) “--- Estou triste por sua causa”.
        (DI) “Dizia ou não dizia que não gostava mais dela”?

9.Transcreva os discursos diretos em indiretos. Atenção ao tempo verbal e outras mudanças.
a)   Perguntei a ela: --- Você é irmã de Marina?
Perguntei a ela se era irmã de Marina.
b)   Minha filha argumentou:
--- Já tenho idade suficiente para sair sozinha.
Minha filha argumentou que já tinha idade suficiente para sair sozinha.
c)   O professor sugeriu:
--- Vocês deveriam ler Machado de Assis.
O professor sugeriu que deveríamos ler Machado de Assis.
d)   Benedita me pediu:
--- Traga-me uma vassoura nova.
Benedita me pediu que lhe trouxesse uma vassoura nova.
e)   Elisabete ponderou:
--- É perigoso sairmos sozinhas a esta hora.
Elisabete ponderou que era perigoso saírem sozinhas àquela hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário