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sábado, 31 de agosto de 2019

PROVA DA BANCA INCP NÃO TENHO O GABARITO ARRAIAL DO CABO 2015 PORTUGUES


PREFEITURA MUNICIPAL DE ARRAIAL DO CABO - CONCURSO PÚBLICO-01/05/2015
NIVEL SUPERIOR
PROFESSOR DOCENTE I - LINGUA PORTUGUESA
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LÍNGUA PORTUGUESA
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Sobrou para o mordomo

                                                                                                                                                                                                    Siro Darlan

       A notícia é tão desumana quanto inacreditável. Uma mulher grávida, portadora de esquizofrenia, sem condenação é mantida presa numa solitária onde nasce seu bebê, sem qualquer auxílio, após gritar desesperadamente por socorro. Nessa mesma prisão são mantidas outras 30 mulheres grávidas, 27 delas ainda sem condenação prévia. A única consequência foi o afastamento da diretora e da subdiretora da Unidade. Tudo resolvido trocou-se a carcereira. E os juízes que mandaram 27 grávidas para a prisão sem julgamento prévio continuarão a fazê-lo autoritariamente embora sejam portadoras de nascituros inocentes que já nascerão privados da liberdade ilegalmente.
       A Constituição Federal coloca a individualização da pena como uma garantia fundamental do Estado Democrático de Direito, de modo que não pode o nascituro ao qual a lei garante "direito à proteção, à vida e á saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência", ser colocado nas condições precárias e desumanas do cárcere. De modo a "pagar" criminalmente pelos supostos atos, ainda em apuração, praticados por sua genitora. Essa responsabilidade prévia é do juiz encarcerador e não da diretora do presidio.
       Ainda que venha a ser comprovada a responsabilidade pelo ato reprovável, a medida a ser aplicada deve se adequar às condições pessoais da acusada e do próprio nascituro, a quem não se podem estender os efeitos de eventual e futura pena. O Brasil como Estado Membro da ONU é obrigado a "desenvolver opções de medidas alternativas à prisão preventiva e à pena especificamente voltada às mulheres infratoras, dentro do sistema jurídico do Estado-membro, considerando o histórico de vitimização de diversas mulheres e suas responsabilidades maternas".
       Ademais, no caso, trata-se de portadora de esquizofrenia, que rigorosamente não podia estar recolhida em uma penitenciária por ser inimputável, e sim em hospital penitenciário adequado para sua enfermidade, com a aplicação de medida de segurança. Acresce ainda a responsabilidade dos responsáveis por formular políticas públicas, os legisladores, o ministério público, o judiciários, esses últimos órgãos responsáveis pela fiscalização do sistema penitenciário e pela boa aplicação das leis que permitem que tais abusos sejam praticados quando não são eles próprios os responsáveis pelo encarceramento demasiado e desnecessário.

* desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Membro da Associação Juízes para a democracia.

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1) No primeiro período do segundo parágrafo está implícito que:

(A) o perfil social da mulher que comete um crime tende a ser de uma jovem, de nível socioeconômico baixo, com baixo nível educacional e de emprego ou desempregada, solteira ou separada, procedente de centros urbanos...
(B) a vida de uma mulher grávida no mundo carcerário é conhecida, obscura, porem cada vez mais presente na população prisional.
(C) a pena a ser aplicada deve estar de acordo com as condições pessoais da acusada e do próprio nascituro, a quem não se pode estender os efeitos de eventual e futura pena.
(D) o código penal garantiu um tratamento diferenciado para a mulher que parecia viável e socialmente adequado ao seu momento histórico.
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2) O conectivo que estabelece a coesão textual no início do terceiro parágrafo do texto poderia ser substituído, sem alteração de sentido por:

(A)  Já que
(B)  Uma vez que
(C)  porquanto
(D)  posto que





3) Assinale a opção em que a palavra que pertence a mesma classe gramatical da palavra destacada em "trata-se de portadora de esquizofrenia, que rigorosamente não podia estar recolhida em uma penitenciária por ser inimputável."

(A) "E os juízes que mandaram 27 grávidas para a prisão sem julgamento prévio continuarão a fazê-lo autoritariamente."
(B) "A Constituição Federal coloca a individualização da pena como uma garantia fundamental do Estado Democrático de Direito, de modo que não pode o nascituro ao qual a lei garante 'direito à proteção, à vida, e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
(C) "Ainda que venha a ser comprovada a responsabilidade pelo ato reprovável, a medida a ser aplicada deve se adequar às condições da acusada e do próprio nascituro."
(D) "...boa aplicação das leis que permitem que tais abusos sejam praticados quando não são eles próprios os responsáveis pelo encarceramento demasiado e desnecessário."
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4) Só NÃO possui função adjetiva o termo destacado em:
(A)  gosta de crianças
(B)  prisão de mulheres
(C)  política de segurança
(D) responsabilidade das mães
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5)  Em "...é mantida presa numa solitária onde nasceu seu bebê.", o pronome destacado só poderia ser substituído por:

(A)  para a qual
(B)  em que
(C)  que
(D)  aonde

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6) Em "Nessa mesma prisão são mantidas outras 30 mulheres grávidas, 27 delas ainda sem condenação prévia..." percebe-se que foram obedecidas as regras de concordância, assim como ocorre em:

(A)  A medida implicou em vários problemas.
(B)  Segue anexo os documentos expedidos pelo juiz.
(C)  Tratam-se de vários casos de grávidas presidiárias.
(D)  Nem eu nem você podemos sair daqui agora.

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7)  Em se tratando de processo de formação de palavras, só
NÃO ocorre derivação regressiva em:

(A) suspender - suspenso
(B) atacar - ataque
(C)  perder - perda
(D) proteger - proteção

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8)  No dicionário, a palavra mordomo significa "Pessoa
responsável por cuidar da criadagem de uma residência.
  Chefe dos serviçais. Administrador do estabelecimento."; no título do texto a palavra se refere:

(A) à diretora e à subdiretora da unidade.
(B) aos juízes que mandaram 27 grávidas para prisão sem julgamento prévio.
(C)  aos órgão responsáveis pela fiscalização.
(D)  ao Ministério Público.

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9) O texto do Sirio Darlan é do tipo:

(A)  narrativo
(B)  descritivo
(C)  dissertativo
(D)  injuntivo

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10) "Tudo resolvido trocou-se a carcereira. E os juízes que mandaram 27 grávidas para a prisão sem julgamento prévio continuarão a fazê-lo autoritariamente embora sejam portadoras de nascituros inocentes que já nascerão privados da liberdade ilegalmente." Sobre essa estrutura é possível afirmar que:

(A)  o segundo período é uma justificativa do primeiro.
(B)  a palavra se em "trocou-se" é pronome apassivador.
(C)  entre os dois períodos há uma relação de adição.
(D)  a palavra embora tem valor de causa.





LEGISLAÇÃO (LOM) E ESTATUTO
DO SERVIDOR

11) De acordo com a Lei Orgânica do Município de Arraial do Cabo, analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA.
I -  A Guarda Municipal, contará com um corpo especializado de proteção ecológica e ambiental para a proteção do patrimônio material, histórico, arqueológico, cultural, ecológico, natural e paisagístico do município.
II -  Não haverá limite máximo de idade para inscrição em concurso público, constituindo-se em requisito de acessibilidade ao cargo ou emprego, a possibilidade de permanência por 5 anos no seu efetivo exercício.
III -  A lei reservará percentual dos cargos ou empregos públicos para pessoas portadoras de deficiência definirá os critérios de sua admissão, ouvidas as instituições afins.

Quais são CORRETAS?
(A) Apenas uma afirmativa está correta.
(B) Apenas duas afirmativas estão corretas.
(C) Todas as afirmativas estão corretas.
(D) Todas as afirmativas estão incorretas.

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12)   No que toca ao Controle Administrativo e Servidor Público previsto na Lei Orgânica do Município de Arraial do Cabo, assinale a opção CORRETA:

(A)  O controle dos atos administrativos do município será exercido pelo poder Legislativo, pelo Ministério Público, pela sociedade, pela própria administração e, no que couber, pelo Tribunal de Contas e pelo Conselho estadual de Contas dos municípios.
(B)  Não há obrigatoriedade de instituição do regime jurídico único para os servidores da administração pública direta e indireta.
(C)  Desde de que por decreto do chefe do poder executivo municipal, é permitida a concessão de gratificações adicionais,
ou quaisquer vantagens pecuniárias.
(D)  O servidor  municipal eleito para  diretoria  de sindicato não poderá ser despedido em nenhuma hipótese.

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13) De acordo com a Lei Orgânica municipal de Arraial do Cabo, analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
I - Será assegurada a todo servidor público municipal o direito à licença sem vencimentos, após conclusão de estágio probatório e sua efetivação no cargo.
II - O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal composta de 09 (nove) vereadores, representantes do povo, eleitos por cidadãos brasileiros maiores de 21 anos, por voto direto, pelo sistema proporcional ou majoritário para um mandato de quatro anos.
III -  O número de Vereadores será proporcional a população  do município, conforme fixação da justiça Eleitoral, observando os limites constitucionais.
(A)  apenas uma afirmativa está correta
(B) apenas duas afirmativas são corretas
(C)  todas as afirmativas são corretas
(D) Todas as afirmativas são incorretas.



14) De acordo com a Lei Orgânica do Município de Arraial do Cabo, com relação aos vereadores, assinale a opção CORRETA:

(A)   Os Vereadores não poderão desde a posse firmar ou manter contrato com pessoa Jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, no âmbito e em operação no município salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.
(B)   Os vereadores não poderão desde a posse exercer ou aceitar cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os que sejam demissíveis ad nutum, em pessoa Jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista  ou empresas concessionárias  de serviço público, salvo se já se encontrava antes da diplomação  e houver compatibilidade entre o horário normal desta entidade  e as atividades no exercício do mandato.
c)  Perderá o mandato o vereador investido em cargo de Secretário Municipal (ou equivalente).
d)   Os vereadores  não   poderão  desde  a  expedição do diploma firmar ou manter contrato com pessoa Jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista, ou empresa concessionária de serviço público, no  âmbito  e em operação no município salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.

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15)  Considera- se readaptação de acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos municipais de Arraial do Cabo:

(A)  O retorno do servidor demitido ao cargo anteriormente ocupado, ou resultante de sua transformação, decorrente de decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de prejuízos correspondentes as vantagens inerentes ao cargo.
(B)  A forma de investidura do servidor estável em cargo de atribuições e responsabilidades mais compatíveis com as limitações que tenha sofrido em suas capacidades físicas ou mentais.
(C)   O retorno  à atividade do servidor aposentado por invalidez, quando verificado, por junta médica oficial, a insubsistência dos motivos determinantes da aposentadoria.
(D)    O retorno à atividade do servidor em disponibilidade e               far-se-á obrigatoriamente em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

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16) De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos municipais de Arraial do Cabo, analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
I - Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor indenizações.
II - Não será concedida ajuda de custo a servidor que se afastar do cargo, ou reassumi-lo, em virtude de mandato.
III- Será concedida ajuda de custo aquele que, não sendo servidor do município, for nomeado para cargo em comissão, com mudança de domicilio.

Quais são CORRETAS?

(A) Apenas uma afirmativa está correta.
(B) Apenas duas afirmativas estão corretas.
(C) Todas as afirmativas estão corretas.
(D) Todas as afirmativas estão incorretas.



17) De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Arraial do Cabo, analise aas afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

I - A vacância da função gratificada dar-se-á por dispensa, a pedido ou ex-offício.
II - A demissão decorrerá de aplicação de pena disciplinar na forma prevista em lei.
III - Remoção é o deslocamento do servidor, sempre a pedido, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede de um órgão para outro.

(A) Apenas uma afirmativa está correta.
(B) Apenas duas afirmativas são corretas.
(C) Todas as afirmativas são corretas.
(D) Todas as afirmativas são incorretas.

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18) Sobre os direitos e vantagens previstos no Estatuto dos Servidores Públicos municipais de Arraial do Cabo, assinale a opção CORRETA:

(A) Serão considerados de efetivo exercício os afastamentos em virtude de exercício de outro órgão, no Estado, de provimento em comissão.
(B)  Não serão considerados de efetivo exercício os afastamentos em virtude de prestação de provas em concurso público.
(C) É permitida a contagem cumulativa de tempo de serviço prestado concomitantemente a amis de um cargo ou função em órgão ou entidade dos Poderes da união, Estados, Municípios, autarquias, fundações, sociedades de economia mista e empresas públicas.
(D) Não serão considerados de efetivo exercício os afastamentos em virtude de exercício da função de jurado.
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19)  De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Arraial do Cabo, no que toca ao vencimento e remuneração, assinale a opção CORRETA:

(A)  Remuneração é a retribuição pecuniária básica, devida ao servidor pelo efetivo exercício do cargo, correspondente ao padrão fixado em lei.
(B)  O servidor perderá, na integralidade a remuneração, na hipótese de conversão da pena de suspensão em multa.
(C)  Vencimento é a retribuição pecuniária básica, devida ao servidor pelo efetivo exercício do cargo, correspondente ao padrão fixado em lei.
(D) No caso de faltas sucessivas, não serão computadas para efeito de desconto os períodos de repouso intercalados.
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20)  De acordo com a Lei Orgânica do Município de Arraial do Cabo, compete privativamente ao município:

(A) promover a proteção do patrimônio histórico, cultural e natural local, observada a legislação e ação fiscalizadora federal e municipal.
(B) adquirir bens, inclusive mediante desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social.
(C)  promover a proteção do meio ambiente local, observada  a legislação e ação fiscalizadora federal, estadual e  municipal.
(D)  promover  executar   programas  de  construção de moradias populares e garantir, em nível compatível com a dignidade humana, condições habitacionais , saneamento básico e acesso ao transporte.






CONHECIMENTOS
PEDAGÓGICOS E ESPECÍFICOS
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21)Leia as afirmativas abaixo sobre o Parecer CNE/CEB Nº 02/2007, que trata da Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Em seguida, assinale a opção CORRETA.

I - Embora os conteúdos da Educação Infantil não sejam organizados em componentes curriculares, os temas referentes à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana devem estar presentes no conjunto de todas as atividades desenvolvidas com as crianças.
II - O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a educação das relações étnico-raciais, tal como explicita o presente parecer, se desenvolverão no cotidiano das escolas, nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
III - O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a educação das relações étnico-raciais, tal como explicita o presente parecer, se desenvolverão como conteúdos de disciplinas, particularmente, Educação Artística, Literatura € História do Brasil, sem prejuízo das demais, em atividades curriculares ou não, trabalhos em sala de aula, nos laboratórios de ciências e de informática, na utilização da sala de lei biblioteca, brinquedoteca, áreas de recreação, quadra de esportes e outros ambientes escolares.

(A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
(B) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
(C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
(D) Todas as afirmativas estão corretas.
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22) Leias as afirmativas abaixo de acordo com o Parecer CNE/CEB Nº 04/2008 e assinale V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a opção CORRETA.

(  )           A organização do Ensino Fundamental com nove anos de duração supõe, por sua vez, a reorganização da Educação Infantil, particularmente da Pré-Escola, destinada, agora, a crianças de 4 e 5 anos de idade, devendo ter assegurada a sua própria identidade.
( ) O antigo terceiro período da Pré-Escola não pode se confundir com o primeiro ano do Ensino Fundamental, pois esse primeiro ano é agora parte integrante de um ciclo de três anos de duração, que poderíamos denominar de “ciclo da infância”
( ) Os três anos iniciais são importantes para a qualidade da Educação Básica: voltados à alfabetização e ao letramento, é necessário que a ação pedagógica assegure, nesse período, o desenvolvimento das diversas expressões e o aprendizado das áreas de conhecimento estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

(A) V-V-F
(B) V-V-V
(C) F-V-V
(D) V-F-V








23) de acordo com o Parecer CNE/CEB Nº 04/2008 entende- se que á alfabetização dar-se-á nos três anos iniciais do Ensino Fundamental.  A avaliação, tanto no primeiro ano do Ensino Fundamental, com as crianças de seis anos de idade, quanto no segundo e no terceiro anos, com as crianças de sete e oito anos de idade, tem de observar alguns princípios essenciais. Sobre esse assunto assinale a opção INCORRETA.

(A) A avaliação tem de assumir forma processual, participativa, formativa, cumulativa e diagnóstica e, portanto, redimensionadora da ação pedagógica.
(B) A avaliação nesses três anos iniciais não pode repetir a prática tradicional limitada a avaliar apenas os resultados finais traduzidos em notas ou conceitos.
(C) A avaliação, nesse bloco ou ciclo, pode ser adotada como mera verificação de conhecimentos visando ao caráter classificatório.
(D) É indispensável a elaboração de instrumentos e procedimentos de observação, de acompanhamento contínuo, de registro e de reflexão permanente sobre o processo de ensino e de aprendizagem.

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24)          Ao longo dos últimos anos, tem crescido o número de pesquisas e estudos relacionados com os fatores que mais influenciam na qualidade da Educação Básica no Brasil, procurando, desta forma, contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas da educação “ De acordo com o Parecer CNE/CEB Nº 08/2010 que estabelece normas para aplicação do inciso IX do artigo 4º da Lei nº 9.394/96 (LDB), que trata dos padrões mínimos de qualidade de ensino para a Educação Básica pública, assinale a opção que NÃO corresponde a esta temática.

(A) Os resultados do IDEB mostram a homogeneidade do sistema escolar brasileiro.
(B)  Para enfrentar o desafio de uma educação de qualidade para todos os brasileiros, que não será, certamente, tarefa de um único governo, mas de vários, o Ministério da Educação lançou, em 2007, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
 (C) Com o PDE, o MEC introduziu um novo indicador para aferir o nível de desenvolvimento da Educação Básica no país, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que agrega, em um só número (variando de O a 10), a aprovação (fluxo escolar) e a aprendizagem para cada ciclo de aprendizagem, obtidos do Censo Escolar do ano de avaliação e do Prova Brasil, respectivamente.
(D)   A meta d o MEC é que o IDEB, em 2021,  chegue  ao  valor de 6,0, comparável ao atual desempenho escolar dos países da OCDE e para isso, definiu metas para todos os Estados e Municípios.
















25)          Sobre qualidade da educação brasileira, leia as afirmativas abaixo, assinalando a opção CORRETA:

I - Ajudar a construir um país mais justo e igualitário pelo caminho da educação de qualidade para todos, não será uma tarefa simples e nem apenas de um único governo, mas é, certamente, o caminho mais curto e permanente para o alcance desse objetivo.
II- É preciso que o país enfrente a questão da presença de Lea do sistema escolar brasileiro, construindo, de fato, sistema Nacional de Educação, no qual, mesmo atendendo às suas singularidades, uma escola na Amazônia ofereça condições totalmente Canas de ensino de uma escola localizada no Pampa gaúcho, pois é assim que funciona na Finlândia, um dos países que se encontra no topo da educação mundial; lá há diferenças na qualidade da educação oferecida aos alunos que estudam na Lapônia ou em Helsinki,
III - Os desafios para a construção de uma educação de qualidade para todos os brasileiros passam, sobretudo, pela valorização da carreira do magistério (valorização salarial, plano de carreira, formação inicial e continuada e condições de trabalho), financiamento e gestão da educação, estabelecimento de padrões mínimos de qualidade para nossas escolas públicas de Educação Básica.
A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
(B) Apenas as afirmativas 1 e III estão corretas.
(C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
(D) Todas as afirmativas estão corretas.

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26)          Sobre a valorização dos profissionais da educação, coloque C para correto e I para incorreto. Em seguida, assinale a opção CERTA:

(  ) No Brasil, em geral, quem vai para a carreira do magistério são os alunos menos preparados, identificados nas baixas notas obtidas nos exames vestibulares dos cursos de licenciaturas.
( ) No Brasil, os mais talentosos egressos do Ensino Médio passam longe de escolher a carreira do magistério. O estabelecimento de médias superiores às encontradas atualmente, como condição de acesso ao magistério, sem a respectiva alteração salarial, não deverá surtir o efeito desejado, muito pelo contrário, poderá ampliar significativamente o déficit de docentes nas salas de aula.
(  ) Todos os estudos internacionais mostram que a qualidade da aprendizagem está diretamente relacionada com a qualidade da formação do professor; sem bons professores não teremos bons alunos.

(A) I-C-C
(B) C-I-C
(C) I-I-C
(D) C-C-C











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27) O parecer CNE/CEB Nº 14/2011 trata das Diretrizes para o atendimento de educação escolar de crianças, adolescentes e jovens em situação de itinerância. Sobre este assunto, todas as opções abaixo estão corretas, EXCETO:

(A) A consequência dessa condição tem sido a sujeição à continuidade na aprendizagem, levando ao sucesso e à permanência dos escolares, garantindo o direito à educação.
 (B) São consideradas em situação de itinerância as crianças e adolescentes pertencentes a diferentes grupos sociais que, por motivos culturais, políticos, econômicos, de saúde, dentre outros, se encontram nessa condição.
(C) Podem ser considerados como vivendo em situação de itinerância ciganos, indígenas, povos nômades, trabalhadores itinerantes, acampados, artistas, demais trabalhadores em circos, parques de diversão e teatro mambembe que se autorreconheçam como tal ou sejam assim declarados pelo seu responsável legal.
(D) A condição de itinerância tem afetado, sobremaneira, a matrícula e o percurso na Educação Básica de crianças, adolescentes e jovens. Isso nos remete à reflexão sobre as condições que os impedem de frequentar regularmente uma escola, tomando como exemplo os estudantes circenses.
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28)          Segundo o Parecer CNE/CEB nº 17/2001 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial com a Declaração Mundial de Educação para Todos e Declaração de Salamanca, o Brasil fez opção pela construção de um sistema educacional inclusivo ao concordar com a Declaração Mundial de Educação para Todos, firmada em Jomtien, na Tailândia, em 1990, e ao mostrar consonância “com os postulados produzidos em Salamanca (Espanha, 1994) na Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: Acesso e Qualidade. Leia as afirmativas abaixo sobre este assunto e assinale a opção CORRETA.

I - As políticas educacionais deverão levar em conta as diferenças individuais e as diversas situações. Deve ser levada em consideração, por exemplo, a importância da língua de sinais como meio de comunicação para os surdos, e ser assegurado a todos os surdos acesso ao ensino da língua de sinais de seu país. Face às necessidades específicas de comunicação de surdos e de surdos-cegos, seria mais conveniente que a educação lhes fosse ministrada em escolas especiais ou em classes ou unidades especiais nas escolas comuns.
Il - As pessoas com necessidades educacionais especiais devem ter acesso às escolas comuns que deverão integrá-las numa pedagogia centralizada na criança, capaz de atender a essas necessidades.
II - Os sistemas educativos devem ser projetados e os programas aplicados de modo que tenham em vista toda gama
dessas diferentes características e necessidades. / IV - Todas as crianças, de ambos os sexos, têm direito fundamental à educação e que a ela deva ser dada /a oportunidade de obter e manter nível aceitável
próprios.
(A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
(B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C) Apenas as afirmativas Il e III estão corretas.
(D) Todas as afirmativas estão corretas.






29) Sobre a história das políticas públicas educacionais de inclusão no Brasil, é INCORRETO:

(A)  Percorrendo os períodos da história universal, desde os mais remotos tempos, evidenciam-se teorias e práticas sociais segregadoras, inclusive quanto ao acesso ao saber. Poucos podiam participar dos espaços sociais nos quais se transmitiam e se criavam conhecimentos.
(B)   Hoje,  não se constata mais a dificuldade de aceitação do
diferente no seio familiar e social, principalmente do portador de deficiências múltiplas e graves, que na escolarização apresenta dificuldades acentuadas de aprendizagem.
(C)   A pedagogia da exclusão tem origens remotas, condizentes com o modo como estão sendo construídas as condições de existência da humanidade em determinado momento histórico.
(D)   Os indivíduos com deficiências, vistos como “doentes” e incapazes, sempre estiveram em situação de maior desvantagem, ocupando, no imaginário coletivo, a posição de alvos da caridade popular e da assistência social, e não de sujeitos de direitos sociais, entre os quais se inclui o direito à educação.
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30)          Segundo o Parecer CNE/CEB nº 11/2000 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos — EJA, de acordo com a Lei 9.394/96, passando a ser uma modalidade da educação básica nas etapas do ensino fundamental e médio, usufrui de uma especificidade própria que, como tal deveria receber um tratamento consequente. Sobre este assunto, assinale a opção INCORRETA,

(A)          A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas. Ser privado deste acesso é, de fato, a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea.
(B) A função reparadora da EJA, no limite, significa não só a entrada no circuito dos direitos civis pela restauração de um direito negado: o direito a uma escola de qualidade, mas também o reconhecimento daquela igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano. Desta negação, evidente na história brasileira, resulta uma perda: o acesso a um bem real, social e simbolicamente importante,
(C)    A função  reparadora  da EJA se desarticula com o pleito
postulado por inúmeras pessoas que não tiveram uma adequada correlação idade/ano escolar em seu itinerário educacional e nem a possibilidade de prosseguimento de estudos.
(D)  A função reparadora deve ser vista, ao mesmo tempo, como uma oportunidade concreta de presença de jovens e adultos na escola e uma alternativa viável em função das especificidades socioculturais destes segmentos para os quais se espera uma efetiva atuação das políticas sociais. É por isso que a EJA necessita ser pensada como um modelo pedagógico próprio a fim de criar situações pedagógicas e satisfazer necessidades de aprendizagem de jovens e adultos.









Leia com atenção o texto I e responda às questões de 31 a 33.
Texto I
O lamento das coisas
                                                                      Augusto dos Anjos

Triste, a escutar, pancada por pancada,
A sucessividade dos segundos,
Ouço, em sons subterrâneos, do Orbe oriundos,
O choro da energia abandonada!

É a dor da Força desaproveitada,
- O cantochão dos dínamos profundos,
Que, podendo mover milhões de mundos,
Jazem ainda na estática do Nada!

É o soluço da forma ainda imprecisa...
Da transcendência que não se realiza...
Da luz que não chegou a ser lampejo...

E é em suma, o subconsciente aí formidando
Da natureza que parou, chorando,
No rudimentaríssimo do Desejo!

Fonte: Anjos, 4. 2004. Eu e outras poesias, 46º edição. RJ, Bertrand. A primeira edição do livro foi publicada em 1912.

31)Augusto dos Anjos foi poeta de um só livro, Eu, cuja linguagem é tecida de vocábulos esdrúxulos e carregada de pessimismo, o que demonstra o caráter original, paradoxal e chocante da sua obra. Sobre o autor de “Eu” e sua poesia é possível afirmar que:

(A)   utiliza  características formais pertencentes ao parnasianismo e ao simbolismo. O conteúdo busca aproximação com a realidade, mas seu livro marca um período
pré-modernista da literatura nacional. É difícil classificá-lo em um único período literário.
(B) é classificado exclusivamente    como poeta pré- modernista, se valendo do antilirismo e da antipoesia como elementos que propiciaram a ruptura com a tradição literária vigente até a segunda década do século XX.
(C) as formas métricas são flexíveis e os versos já apresentam características moderna
(D) ficou conhecido como “poeta da vida”.

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32)          Acerca do texto I só NÃO é possível afirmar que:

(A) o poeta se coloca à escuta de tudo o que se perde e não é aproveitado.
(B) trata a natureza como indiferente a todos os talentos e a ela pouco ou nada importa se são bem ou mal aproveitados.
(C) a poeta se esforça para que sua linguagem seja uma linguagem abstrata.
(D) retrata um ateísmo mórbido.

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33) Em: “E é, em suma, o subconsciente aí formidando.”, a palavra destacada significa:

(A)  que tende a ser pavoroso
(B)  que tende a formigar
(C)  que tende a ser formidável
(D)   que tende a sensibilizar




Texto II
O Desaparecido

                                                                            Rubem Braga

        Tarde fria, e então eu me sinto um daqueles velhos poetas de antigamente que sentiam frio na alma quando a tarde estava fria, e então eu sinto uma saudade muito grande, uma saudade de noivo, e penso em ti devagar, bem devagar, com um bem-querer tão certo e limpo, tão  fundo e bom  que  parece que estou te embalando dentro de mim.
        Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico. Olho-me no espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.
       Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só  tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente
em ti meu  amor.

       Extraído do livro "A Traição das Elegantes", Editora Sabiá - Rio de Janeiro, 1969, pág. 112.

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34)          Rubem Braga, considerado por muitos o maior cronista brasileiro desde Machado de Assis, teve a singularidade de ser o autor nacional de primeira linha a se tornar célebre exclusivamente através da crônica, um gênero que n recomendável a quem almeja a posteridade. Sobre a Rubem Braga só NÃO é possível afirmar que

(A) o gênero crônica poética é marca dos seus textos, aliando um estilo próprio a um intenso lirismo, provocado pelos acontecimentos cotidianos € pelos estados de alma.
(B) suas crônicas eram marcadas pela linguagem coloquial e pela temática simples.
(C) a de suas principais obras foi Ai de ti, Copacabana!.
(D)  a marca de suas crônicas era o tom sempre mal- humorado.
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35) Rubem Braga foi um dos mais importantes cronistas do país. Só não foi importante cronista contemporâneo (a), porque se destacou no gênero poesia, (a) autor(a):
(A) Raquel de Queiroz
(B) Manoel de Barros
(C) João Ubaldo Ribeiro
(D) Luís Fernando Veríssimo









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36) Acerca do texto O desaparecido  só( NÃO é possível afirmar que:

(A) em “só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.”, o amor transforma o perecível em eterno.
(B)  em “Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica muito antiga num dia sem assunto, uma crônica de rapaz.”, o autor usa a metalinguagem, porque trata da obrigatoriedade de produzir um texto e sua relação com a vida, tal qual a crônica e reflete as diferentes faces do cotidiano.
(C) o título da crônica sugere a mesma atmosfera provocada pela conscientização de que somos imperecíveis.
(B) o autor estabelece uma relação entre o seu mundo interior e a tarde fria.

37) No primeiro parágrafo do texto a expressão e então foi utilizada duas vezes como recurso de coesão textual cuja função é assinalar relação de:
(A) finalidade
(B) explicação
(C) contraste
(D) consequência
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38)          Em “pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.”, é possível observar que um componente do texto faz remissão a outro elemento. Assim, é CORRETO dizer que o termo “meu amor”:

(A)  é elemento anafórico de coesão textual.
(B) é elemento de referência situacional,
(C) estabelece coesão por elipse.
(D) é elemento catafórico de coesão textual.

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39)    No último parágrafo do texto os advérbios “teimosamente” e “docemente” indicam modo, assim como. ocorre em:

(A) possivelmente
(B) apressadamente
(C) demasiadamente
(D) imediatamente

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40)          A opção cuja palavra NÃO possui a mesma classificação quanto à posição da sílaba tônica da palavra “perplexo” é:
(A)  ureter
(B)  austero
(C)  recorde
(D)  rubrica

sábado, 10 de agosto de 2019

CONCORDÂNCIA VERBAL VERBOS IMPESSOAIS /SE


I). Complete com os verbos entre parênteses.    
  1. ............................... vinte minutos que estamos a sua espera. (faz/fazem)
  2. ................................................-se de pedreiros. (precisa/precisam)
  3. ................................. poucas vagas para o curso. (Havia/haviam)
  4. ......................................-se as causas dos desastres. (descobriu/descobriram)
  5. Conhecido o resultado da votação, .............................. vaias. (choveu/choveram)
  6. Não se ............................ em fantasmas.(crê/creem)
  7. Não ..................................... vizinhos naquele deserto. (havia/haviam)
  8. ......................................-se novas teorias. (formula/formulam)
  9. ...................................... já dois anos que não nos víamos. (havia/haviam)
  10. É bom que se ................................ antes as passagens.(reserve/reservem)
  11. Conhecera-o assim, .................................... quase vinte anos. (fazia/faziam)
  12. ............................................-se de possíveis desfalques na seleção. (falou/falaram)
  13. ....................................... haver cinco anos que ocorreu o incêndio. (devera/deveram)
  14. .......................................-se os nomes escolhidos. (mencionou/mencionaram)
  15. Aqui .................................. verões terríveis. (faz/fazem)
  16. Espero que se ..............................................os critérios atuais.(mantenha/mantenham)
  17. ................. fazer cem anos que nasceu o genial artista. (vai/vão)
  18. ......................................-se de mais recursos. (necessita/necessitam)
  19. ................................... a haver abusos. (começou/começaram)
  20. -se novas usinas hidrelétricas. (construiu/construíram)
  21. Não ......................... haver rasuras neste documento. (pode/podem)
  22. Não se .......................... em pessoas estranhas. (confia/confiam)
  23. .............................. muitos anos que não vinha ao Rio. (havia/haviam)
  24. .................................-se ao longe os petroleiros. (vê/veem)
  25. ..................................... insultos entre os torcedores, após o jogo. (chovia/choviam)
  26. Não se ................................... os horários de costume. (manteve/mantiveram)
  27. Talvez ainda ...............................vagas naquela escola. (haja/hajam)
  28. Por cima do fogão ......................... haver fósforos. (deve/devem)
  29. ............................... hoje precisamente sete anos. (faz/fazem)
  30. Hoje já não se .............................de passeios como antigamente. (gosta/gostam)
  31. Não ....................... haver boas leis sem bons legisladores. (pode/podem)
  32. A verdade é que não se ........................... as soluções a longo do prazo.(busca/buscam)
  33. ............................ haver grandes festas. (vai/vão)
  34. Nas fazendas .................................... alimentos frescos e baratos. (haveria/haveriam)
  35. Males inevitáveis ..........................chover sobre mim. (ia/iam)
  36. Naquela época ........................muitos feriados religiosos. (tinha/tinham)
  37. ................................. mil anos que aquela estrela está ali. (faz/fazem)
  38. ................................. haver desistências. (vai/vão)
  39. Nessa época ........................... ali muitas rivalidades.(havia/haviam)
  40. ................................alguns anos que nós viajamos. (faz/fazem)
  41. ...........................de haver razões para ele não vir. (há/hão)
  42. Após a reunião .............................. debates. (haverá/haverão)
  43. .............................. alterações na folha de pagamento. (houve/houveram)
  44. Nos rios e lagos não .................................mais peixes. (havia/haviam)
  45. ...........................de existir ainda outro motivo. (há/hão)
  46. Na minha turma .............................. alunos brilhantes. (há/haviam)
  47. No Rio de Janeiro ............................ dias muito bons. (faz/fazem)
  48. ................................. estrelas brilhando no céu? (haveria/haveriam)
  49. ......................... fazer uns cinco anos que não vou lá. (deve/devem)
  50. Não parecia que dali .............................saído tantas riquezas. (houvesse/houvessem)
  51. Na cidade .............................. poucos médicos. (haviam/haviam)
  52. Cinco meses ............................... fazer que não chove mais no sertão. (vai/vão)
  53. ..................................... haver alternativas energéticas. (deve/devem)
  54. ........................... existir outras opções de investimentos. (deve/devem)
  55. A noite está tão fria que .......................... tristezas em meu pensamento.(chovem/chovem)


sexta-feira, 2 de agosto de 2019

PROVA BRASIL ATIVIDADE ESCRITA DESCRITORES


Aluno:...................................................................................turma..........data........

Texto 1 TEXTO DE OPINIÃO

Pais devem estabelecer limites.


        São os pais que devem buscar estabelecer limites no uso de celular e internet. “Às vezes o adolescente está com dificuldades de ter autonomia para estabelecer seus próprios limites. Então, nessa hora, precisa de alguém para fazer isso”, afirma o psicanalista Ailton Bastos, de Londrina.
         Em situações específicas, como o adolescente que está com baixo rendimento escolar por conta da quantidade de horas que passa na internet, vale limitar as horas até que as notas melhorem. “Mas, com adolescente, você tem que deixar muitas vezes uma válvula de escape, pois quanto mais intensa a exigência, mais chances de não dar certo. Ele precisa de parâmetros, mas com um certo nível de liberdade”, diz.
         Mesmo assim há situações em que é preciso até proibir o uso por um período de tempo. “Há certos momentos que não é radical (proibir), há certos momentos que é  necessário. Mas isso não pode ser feito no calor da emoção, esse adulto tem que pensar bem antes de estabelecer, para que possa cumprir a palavra dada. E se perceber que a coisa é grave não espere que a própria pessoa decida procurar ajuda”, avalia. (C. P.)¹ (...)

1.D1. No segundo parágrafo o texto afirma que se deve determinar o tempo que o adolescente passa na internet. Retire um fragmento que comprove essa afirmação.
..............................................................................................................................

2.D2. Indique a que palavra ou informação o pronome destacado se refere.
a) Ele precisa de parâmetros.2ºpar.
......................................................................
b) Mas isso não pode ser feito no calor da emoção. 3ºpar.
.......................................................................
3.D3. O que significa.
a) denotação?........................................................................................................
b) conotação?........................................................................................................

4. D3. Sobre o fragmento "Mas isso não pode ser feito no calor da emoção" responda:
a) A palavra destacada foi usada no sentido denotativo ou conotativo?
......................................................................................................................
b)  Qual o significado da palavra de acordo com o texto?
.......................................................................................................................
5. D6. O que é tema?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

6.D6. Qual o tema do texto?
...............................................................................................................................
7.D7. O que é tese?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
8. D7Qual a tese do texto?
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9. D8. O que são argumentos?
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10.D8. Retire do texto um argumento que o autor utiliza para justificar sua tese.
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11. D11. No segundo parágrafo há uma consequência "o baixo rendimento escolar" qual a sua causa?
...............................................................................................................................
12. D12. O que significa a palavra finalidade?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
13.D12. Qual a finalidade desse texto?
...............................................................................................................................
14. D13. O que significa:
a) linguagem formal ou culta?
.............................................................................................................................................................................................................................................................
b) linguagem informal ou coloquial?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
15. D13. No fragmento " Às vezes o adolescente está com dificuldades de ter autonomia" foi utilizado que tipo de linguagem?
.............................................................................................................................
16. D14. O que significa:
a) fato?
...............................................................................................................................
b) opinião?
...............................................................................................................................

17. D14. "São os pais que devem buscar estabelecer limites no uso de celular e internet." Nesse fragmento há um fato ou opinião? Justifique.
..............................................................................................................................................................................................................................................................

18. D17. Para que foram utilizadas as aspas em algumas partes do texto?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

19. Leia os fragmentos entre aspas com atenção e responda quantas pessoas opinam no texto? Quais são elas?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
20. Qual o significado da palavra inferir?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

21. "São os pais que devem buscar estabelecer limites" podemos inferir que os pais significa:
..............................................................................................................................................................................................................................................................

domingo, 2 de junho de 2019

CONJUNÇÃO CHARGE ADIÇÃO, OPOSIÇÃO CONCLUSÃO. EXERCICIO


1.  Sobre o texto acima marque a afirmação correta:
a) há  uma conjunção aditiva indicando relação de adição na fala do personagem com bolsa nas costas.
b) há  uma conjunção aditiva indicando relação de adição na fala do personagem com boné na cabeça e de chinelos.
c) a conjunção NEM por estar repetida indica alternância como ou...ou, ora...ora, nem...nem.
d)  ENEM no texto é uma variação da conjunção NEM.


2.Sobre fragmento" Eu não...Mas meus professores " podemos afirmar, EXCETO:
a) o mas é uma conjunção coordenada adversativa que  indica relação de  oposição.
b) o mas pode ser trocado por mas, porém ou contudo sem que ocorra mudança de sentido.
c) o mas pode ser trocado por mas também, mantendo a mesma relação de sentido
d) todavia, entretanto, não obstante também são conjunções adversativas e indicam oposição




3.No terceiro quadrinho a conjunção logo pode ser trocada, sem haver mudança de sentido, EXCETO por:
a) então
b) por isso
c) portanto
d) porquanto 

PROVA FORMAÇÃO DE PALAVRAS







Cabelo (Gal Costa)

Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada.
Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada.
Quem disse que cabelo não sente.
Quem disse que cabelo não gosta de pente.
Cabelo quando cresce é tempo.
Cabelo embaraçado é vento.

1. As palavras “cabeleira, cabeluda” foram formadas por :
a) derivação prefixal
b) derivação sufixal
c) derivação parassintética
d) derivação prefixal e sufixal

2. A palavra que não apresenta o mesmo sufixo dá palavra “descabelada” é:
a) bombada
b) lombada
c) cuspada
d) lâmpada

3. A palavra “descabelada” apresenta:
a) apenas sufixo
b) apenas prefixo
c) sufixo e prefixo
d) consoante de ligação












Leia com atenção o poema concreto para responder as questões abaixo.



4. Quais  processos de formação de palavras foram  usados para criar o poema?
a) derivação regressiva e prefixal
b) derivação imprópria e sufixal
c) derivação parassintética e prefixal
d) derivação prefixal e sufixal

5. A derivação regressiva forma substantivo a partir de verbos. A alternativa que apresenta APENAS derivação regressiva é:
a) reforma
b) disforma
c) transforma
d) forma



          Som
Nem soneto nem sonata
Vou curtir um som
Dissonante dos sonidos
Som
Ressonante de sibildos
Som
Sonotinto de sonalhas
Nem sonoro nem sonouro
Vou curtir um som
Mui sonso, mui insolúvel
Som não sonoterápico
Bem insondável, som
De raspante derrapante
Rouco reco ronco rato
Som superenrolado
Como se sona hoje-em-noite
Vou curtir, um som
Ausente de qualquer música
E rico de curtição.
(ANDRADE, Carlos Drummond)

6. São palavras derivadas de som:
a) insolúvel, sonata
b) sonso, soneto
c) ressonante, sonidos
d) música, som

7. Marque a alternativa correta.
a) são prefixos: dis, re, super, nem
b) são sufixos: eto, vel, ido, um
c) são radicais: com, curt, ronc, rato
d) são palavras derivadas: soneto, insondável, insolúvel, sonidos

O Quereres (Caetano Veloso)
Onde queres família, sou maluco
E onde queres romântico, burguês
Onde queres Leblon, sou Pernambuco
E onde queres eunuco, garanhão
Onde queres o sim e o não, talvez
E onde vês, eu não vislumbro razão
Onde o queres o lobo, eu sou o irmão
E onde queres cowboy, eu sou chinês
Onde queres o ato, eu sou o espírito
E onde queres ternura, eu sou tesão
Onde queres o livre, decassílabo
E onde buscas o anjo, sou mulher
Onde queres prazer, sou o que dói
E onde queres tortura, mansidão
Onde queres um lar, revolução
E onde queres bandido, sou herói
(...)
O quereres e o estares sempre a fim
Do que em mim é de mim tão desigual
Faz-me querer-te bem, querer-te mal
Bem a ti, mal ao quereres assim
Infinitivamente pessoal
E querendo querer-te sem ter fim
E, querendo-te, aprender o total
Do querer que há e do que não há em mim

8. Marque a alternativa que NÃO HÁ derivação imprópria.( palavras que mudam de classe verbal ex.: Carro velho adjetivo/ O velho chegou substantivo)
a) O quereres e o estares sempre afim
b) Onde queres o sim e o não
c) Onde queres o livre, decassílabo
d) E querendo querer-te sem ter fim

9. Assinale C ou E, conforme estejam certas ou erradas as seguintes afirmativas sobre a relação entre fonemas de palavras do texto e suas respectivas grafias.

(    ) Em rezar, exemplo, e brasileiros  as letras sublinhadas representam o mesmo fonema.
(    ) Tanto em pessoais e dinheiro há um fonema representado por duas letras.
(    ) Tanto em hoje  como em hora há uma letra que não representa nenhum fonema.

Qual é a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo?
a) C-C-C.     b) C-E-C.      c) C-E-E.        d) E-C-C.      

10. Assinale a alternativa em que os segmentos destacados representam o mesmo fonema.
a) desperdício - desperdiçamos
b) júbilo - gargalo
c) produção - doses
d) reservamos - burocracia
e) excessos – xampu



sábado, 1 de junho de 2019

CONJUNÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL EXERCICIO SACCONI 50


CONJUNÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL EXERCICIO SACCONI 50

1. Dê a ideia que a conjunção subordinada transmite às orações por elas iniciadas.
a) Cada um age como quer.
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b) À medida que os anos passava mais bonita ela ficava.
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c) Meu desejo é que se reestabeleça a paz na região.
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d) É preciso que faça alguma coisa em favor dos pobres.
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e) Mude seu comportamento antes que seja tarde.
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f) Quanto mais se viaja, mais cultura se adquire.
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g) Ficou decidido que não pagaríamos a conte.
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h) Estamos esperançosos que voltes curado de caxambu.
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i) Não consegui a vitória, ainda que estivesse treinando bastante.
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j) Os médicos tudo fizeram para que ele se recuperasse.
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II

a) Quando você dá o primeiro a uma criancinha, o mundo todo se torna um prego.
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b) O diabo é tanto mais diabólico quanto mais respeitável.
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c) Os pastores serão brutais enquanto as ovelhas forem tolas.
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d) tudo é muito engraçado, contanto que aconteça aos outros.
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e) É possível que os homens valham mais; é certo que as mulheres valem melhor.
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f) O vício é como a flecha: facilmente se introduz, mas dificilmente se extrai.
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g) Aprendamos, nem que seja com o inimigo.
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h) Não pretendas que as coisas sejam como as deseja; aceita-as como são.
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i) Todo jovem acha que a sua vida é a primeira página da existência.
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j) A sombra é sempre negra, ainda que seja a sombra de um cisne.
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II

a) Cada um vive como pode.

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b) Como lhes prometi, cá estou.
................................................................................................................
c) Escrevi como manda ortografia oficial.
................................................................................................................
d) Como ninguém reclamou, continuei a pichação.
................................................................................................................
e) Você não se comportou como devia.
................................................................................................................
f) Suportei adversidade tanto como você.
................................................................................................................
g) A garota beijava como se estivesse apaixonada.
................................................................................................................
h) O filho se veste como o pai.
................................................................................................................
i) O filho se veste como o pai quer.
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j) faça como eu digo, não faça como eu faço.
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III

a) Bem mais difícil é escrever que falar.
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b) A namorada se vestiu de sorte que agradou o namorado.
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c) O cão rói o osso, porque não pode engoli-lo.
................................................................................................................
d) faço votos que todos vocês sejam felizes.

e) falta pouco que a noite caia
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f) Nessa cidade não chove que não se apaguem as luzes.
................................................................................................................
g) O futebol, como o conhecemos hoje, surgiu na Inglaterra em 1863.
................................................................................................................
h) prosseguimos viagem, posto que estivéssemos cansados.
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i) O diabo não é tão feio como o pintam.
................................................................................................................
j) mal nasceu o dia, começou a chover.
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IV

a) O professor dá licença que eu saia por cinco minutos?
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b) Ao passo que anoitece, esfria.
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c) Essa mulher fala que é um verdadeiro papagaio.
................................................................................................................                                    
d) Rezemos porque não nos surpreendam aqui.
................................................................................................................
e) A última vez que isso aconteceu foi no ano passado.
................................................................................................................
f) Fazia cinco meses que havíamos chegado.
................................................................................................................
g) Apenas comecei o trabalho, ouvi ruídos no sótão.
................................................................................................................
h) Chegamos pé ante pé, sem que ninguém nos percebesse.
................................................................................................................
i) A filha procedia tal qual a mãe.
................................................................................................................
j) A filha procedia tal qual a mãe recomendava.
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CONJUNÇÕES COORDENADAS EXERCICIOS 50 SACCONI


1. IDENTIFIQUE E CLASSIFIQUE AS CONJUNÇÕES COORDENADAS;
1. A boa árvore dá bons frutos; logo pelos frutos se conhece a árvore.
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2. Não dês o dedo ao vilão, porque te tomará a mão.
........................................................................................................................
3. Bate à outra porta, que essa não se abre.
........................................................................................................................
4. O mexicano aprecia muito o futebol, mas a sua paixão são as touradas.
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5. Seus amigos não só nos ofenderam, como também nos ameaçaram.
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6. O diretor não diz sim nem diz não.
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7. Ou ficávamos quietos ou morríamos.
........................................................................................................................
8. Era noite e a lua brilhava no céu sereno.
........................................................................................................................
9. Já me sinto alegre, já me sinto muito triste.
........................................................................................................................
10. As árvores são preciosas à vida, por conseguinte preservemo-las!
........................................................................................................................

2. Ligue os pensamentos dados, usando a conjunção coordenativa adequada.
a) Não duvide de nada. Neste mundo tudo é possível.
........................................................................................................................
b) Cassilda não vai à praia. Cassilda não vai ao cinema.
........................................................................................................................
c) Vocês estudam. Deverão passar.
........................................................................................................................
d) Plante. O governo garante.
........................................................................................................................
e) O lavrador semeia. A lavradeira, tempos depois, colhe.
........................................................................................................................
f) O espetáculo foi bom. Não agradou ao público.
........................................................................................................................
g) Todos falam em eleições. Ninguém faz eleições.
........................................................................................................................
h) Nadando, ele é grande atleta. Jogando futebol, ele é grande atleta.
........................................................................................................................
i) Está fazendo frio. Levarei uma blusa.

j) As crianças brincam. As crianças brigam.

II
........................................................................................................................
a) Ela ia viajar. Desistiu.
........................................................................................................................
b) Pague-me hoje. Irei cobrá-lo amanhã.
........................................................................................................................
c) O rapaz bebia. O rapaz comia.
........................................................................................................................
d) Ninguém queria falar. Viria castigo.
........................................................................................................................
e) Não o queremos mais aqui. Dê o fora.
........................................................................................................................
f) Alguns inventam a moda. O povo segue.
........................................................................................................................
g) Trovejou. Não choveu.
........................................................................................................................
h) A luz aparecia. A luz desaparecia.
........................................................................................................................
i) O lago esta na minha fazenda. O lago me pertence.
........................................................................................................................
j) A máquina lava. A máquina enxuga roupas.
........................................................................................................................

3. Dê a ideia que a conjunção coordenativa transmite as orações por elas iniciadas.
a) Você está preparado para o vestibular, por isso não se preocupe.
........................................................................................................................
b) A garotinha não chora nem reclama.
........................................................................................................................
c) Em briga de marido e mulher não se mete a colher, pois o demônio já andou metendo o garfo.
........................................................................................................................
d) São inúmeras as pessoas que vivem demasiadamente em função do passado. O passado deve ser um trampolim e não um sofá.
........................................................................................................................
e) Não recebi nenhum presente dela, mas ganhei dois beijos.
........................................................................................................................
f) Maísa, somos uma só alma, mas sinto tua falta. Ainda te amo.
........................................................................................................................
g) Não corra, que é pior.
........................................................................................................................
h) O presidente está aí, não foi, pois, ao clube.
........................................................................................................................
i) Quer queira, quer não queira, viajarei amanhã.
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j) Penso, logo existo.
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II
a) A amizade é a grande palavra das mulheres, já para iniciar, já para despedir o amor.
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b) Não case com mulher rica, porque seus filhos seriam inimigos natos do trabalho.
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c) o homem veio do barro; por isso é que alguns deles se sentem muito bem na lama.
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d) Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.
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e) consulte o mapa ou peça informações aos patrulheiros.
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f) O bom aluno não só aprende, mas também ensina.
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g) ela morreu, porque eu a vi morta.
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h) Tínhamos juventude, no entanto não tínhamos dinheiro.
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j) Tratemos de trabalhar, que o trabalho dignifica.
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