PáginasDESCRITOR

domingo, 5 de abril de 2020

TIPOS DE FRASE ENTONAÇÃO PONTUAÇÃO 6º ANO APOEMA


TIPOS DE FRASE

ENTONAÇÃO E PONTUAÇÃO
Fonte:Apoema:português 6 /Lucia Teixeira...[et al] – 1. Ed.-São Paulo : Editora do Brasil,2018.P.30-32

1. Leia uma trecho do livro Se a minha memória não falhasse. De Sylvia Orthof, em que a autora recria em escrita autobiográfica, um episódio ocorrido na escola que frequentava quando menina.

[...]
       Dona Sylvia não adoecia. Tinha mania odiosa de, no meio da aula, de repente, me descobrir, sumida, lá na última carteira...e dizer, com a voz meio cantada:
      _ Minha xará... ao quadro! (Eu sentava na última carteira, na aula de matemática.)
       Lá ia eu, tremendo. E começava o desespero: se um trem a tantos quilômetros vai de A a B, e outro, com velocidade xyz, trafega de B a A, em qual ponto da reta eles se encontrarão?
       [...]
Syilvia Orthof. Se a memória não me falha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987. P.53.

      a) Para dar mais vivacidade à narrativa, o narrador transcreve a fala direta da professora. Explique como isso é feito.
............................................................................................................................................................................................................................................................

      b) Que sinal de pontuação foi usado na fala da professora? O que essa pontuação indica?
.............................................................................................................................................................................................................................................................

      c) A aula era de que matéria?
...........................................................................................................................

       d) Que sinal de pontuação foi usado na pergunta feita pela professora?
.......................................................................................................................

       Em situações de fala, conseguimos certo ritmo e melodia que fazem com que uma pergunta seja diferente de uma afirmação ou de uma negativa, por exemplo. O ritmo e a melodia próprios a cada frase caracterizam sua entonação.
       Uma frase é um enunciado com sentido completo e ritmo próprio, marcado pela entonação, na modalidade oral, e pela pontuação, na modalidade escrita da língua.

       2. Imagine que você é a aluna Sylvia e foi chamada pela professora à lousa para resolver um problema. Elabore frases para dizer à professora:
a) que você não sabe a resposta do problema.
...............................................................................................................................
      b) que você sabe a resposta na ponta da língua e está contente por isso;
.............................................................................................................................
       c) que você tem uma dúvida naquele problema. Formule uma pergunta sobre sua dúvida.
.................................................................................................................................................................................................................................................

3. Leia a tira da personagem Caramelo, de Bichinhos de jardim, da cartunista Clara Gomes.

Clara Gomes, Novos Habitos, Bichinhos de Jardim:Historias mequetrefes, 11 de jan. 2017
Disponivel em: http//bichinhosdejardim.com/novoshabitos


a) Que história a tira narra?
........................................................................................................................

b) Em apenas um dos quadros há um balão de fala. Que tipo de frase foi usada?
...............................................................................................................................

c) Que sentimentos da personagem as frases indicam?
...............................................................................................................................

4. Observe este cartaz de filme.

Cartaz do filme Que horas ela volta? A Anna Muylaert, 2015

     a) Qual a função comunicativa do cartaz de um filme? O que ele pretende?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

     b) O nome do filme é uma pergunta. Como sabemos disso?
...............................................................................................................................

      c) Que frases do cartaz fazem um apelo ao público expressando a qualidade do filme?
.................................................................................................................................................................................................................................................

     d) Ao ver esse cartaz, você tem vontade de assistir ao filme? Por quê?
..............................................................................................................................................................................................................................................................

        5. No livro O sofá estampado, de Lygia Bojunga, a escritora conta a história de Vitor, um tatu muito quieto, que se apaixonou pela gata Dalva, mas não tinha coragem de contar a ela o que sentia. Depois de muitas dúvidas e hesitações, Vitor resolve confessar seu amor a Dalva. Leia este trecho da narrativa.

      Aí Vitor não aguentou mais: se agarrou no telefone e desabou:
      _ Dalva eu quero te namorar!
      _Tá.
      O Vitor nem acreditou:
      _ Tá??
      _ Tá, ué.
       _ Então eu vou aí te visitar! _ e saiu voando.
 Lygia Bojunga. O sofá estampado. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. P. 95.

a) Vitor esperava a resposta de Dalva? Como o leitor pode saber disso?
...............................................................................................................................
b) A resposta de Dalva ( Tá.) demonstra entusiasmo, indiferença ou outro sentimento?
.....................................................................................................................................................................................................................................................
c) Transforme a resposta de Dalva usando outro sinal de pontuação e explique que novo efeito ele causou na frase.
.................................................................................................................................................................................................................................................

6. Leia a tira a seguir e reescreva os diálogos no caderno com a pontuação que considerar adequada.



Mauricio de Sousa. Tira turma da Mônica nº8580 publicada no expediente da revista Saiba Mais Profissões, nº56 Editora Panini.

...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Os tipos de frases podem estar associados aos sinais de pontuação.
Sinal de pontuação
Tipo de frase
Ponto final
Frase declarativa
Ponto de exclamação
Frase exclamativa
Ponto de interrogação
Frase interrogativa

Usamos ponto final para fazer uma declaração, negativa ou afirmativa.
O ponto de exclamação é empregado em frases que expressão ordem, admiração ou alegria.
O ponto de interrogação serve para indicar perguntas.

ADJETIVO POEMA EXERCÍCIOS 6º E 7º ANO, DE GRAMÁTICA E DE LINGUAGEM MÁRIO QUINTANA


De gramática e de linguagem

E havia uma gramática que dizia assim:
"Substantivo (concreto) é tudo quanto indica
Pessoa, animal ou coisa: João, sabiá, caneta".
Eu gosto é das coisas. As coisas, sim!...
As pessoas atrapalham. Estão em toda parte.
Multiplicam-se em excesso.
As coisas são quietas. Bastam-se. Não se metem com ninguém.
Uma pedra. Um armário. Um ovo. (Ovo, nem sempre,
Ovo pode estar choco: é inquietante...)
As cousas vivem metidas com as suas coisas.
E não exigem nada.
Apenas que não as tirem do lugar onde estão.
E João pode neste mesmo instante vir bater à nossa porta.
Para quê? Não importa: João vem!
E há de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,
Amigo ou adverso... João só será definitivo
Quando esticar a canela. Morre, João...
Mas o bom, mesmo, são os adjetivos,
Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. Luminoso.
Sonoro. Lento. Eu sonho
Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais.
Ainda mais
Eu sonho com um poema
Cujas palavras sumarentas escorram
Como a polpa de um fruto maduro em tua boca,
Um poema que te mate de amor
Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido:
Basta provares o seu gosto...

(Mário Quintana)

1. Como o poema define substantivo concreto?
..................................................................................................................................................................................................................
2. Qual a preferência do eu lírico? Por quê?
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3. “As coisas são quietas. Bastam-se. Não se metem com ninguém.” Podemos inferir que o motivo do eu lírico não preferir pessoas é porque elas:
..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4. Quais os seis adjetivos que o eu lírico utilizou para caracterizar João.
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5. Para caracterizar João, o eu lírico empregou antíteses como triste e alegre, palavras opostas. No fragmento “ Morre, João...” As reticências permitem inferir que João será lembrado por três dos seis adjetivos. Quais são eles? Por quê?
...........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................  

6. Quais os “puros adjetivos” a que o texto se refere?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

7. Como o eu lírico imagina que seja a linguagem das plantas e dos animais?
............................................................................................................................................................................................................

8. “Cujas palavras sumarentas escorram como poupa de um fruto” O eu lírico faz uma comparação entre “sumarentas” e “poupa”, De acordo com o texto essas palavras significam:
.......................................................................................................

9. Quem é o autor do poema?
......................................................................................................

10. O texto diz o que é “substantivo (concreto)”. Explique com suas palavras o que é adjetivo.
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................


ADJETIVO MÚSICA EXERCÍCIOS 6º e 7º ANOS



Adjetivo

ADJETIVO


Adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo
Indicando qualidade, estado, modo de ser, aspecto
Simples, ensolarado
Composto, sociocultural
Primitivo, amarelo
Derivado, amarelado
Explicativo, fogo quente, homem mortal
Todo fogo é quente
Restritivo, casa grande, homem legal
Nem toda casa é grande
Explicativo, fogo quente, homem mortal
Todo homem é mortal
Restritivo, casa grande, homem legal
Nem todo homem é legal
Adjetivos Pátrios
Acre, acreano
Se sou de Alagoas, sou alagoano
Se sou de Cabo Frio, sou cabo-friense
Se sou de Brasília, sou brasiliense
Se sou de São Paulo, sou paulistano
Se sou de Sergipe, sou sergipano
Se sou de Roraima, sou roraimense
Se sou do estado do Rio, então, sou fluminense
Flexão de gênero
Uniforme, fiel
Flexão de gênero
Biforme, belo/bela
Flexão de número
Singular ou plural
Flexão de grau
É pra comparar ou superlativar
Comparativo            
Inferioridade, igualdade, superioridade
Superlativo Relativo
É em relação a um grupo, pode ser de superioridade ou inferioridade
(Superlativo) Absoluto: Reforça as características
(Superlativo) Analítico: Tem auxílio de um termo
(Superlativo) Sintético: Tem íssimo ou érrimo


1. Como a música  define o adjetivo?
...................................................................................................................................................................................................................................................

2. Na segunda estrofe há a classificação do adjetivo quanto a formação. Quais são?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

3. Na terceira estrofe o adjetivo é dividido em dois tipos quais são?
..........................................................................................................................

4. Os adjetivos pátrios indicam origem. Complete os espaços em branco.
a) Eu nasci no estado de .......................................sou...............................
b) Eu nasci no município de ......................................sou.................................

5. Quais as três flexões do adjetivo?
.........................................................................................................................

6. A flexão de grau se divide em:
.....................................................................................................................

7. Quais os três tipos de superlativo?
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

.......................................

GABARITO ATV 02 GRAMÁTICA - 7º ANO

 

1. Adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo indicando qualidade, estado, modo de ser, aspecto.

 

2.

Simples, ensolarado
Composto, sociocultural
Primitivo, amarelo
Derivado, amarelado

 

 

3.

Explicativo, fogo quente, homem mortal. Todo fogo é quente.
Restritivo, casa grande, homem legal. Nem toda casa é grande.

 

4.

Paraná /paranaense.

Macaé/macaense

 

5. Gênero, número e grau.

6. Comparativo e superlativo.

7.Absoluto, analítico, sintético.

 

 


INTEJEIÇÃO 6º ANO ALPHA EXERCICIOS E TEORIA


INTERJEIÇÃO
FONTE: Costa, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.

1. Releia o seguinte trecho do relato de experiência de vida:

       “Marquei com um construtor de barcos famoso na época, eu falei "Olha, eu quero fazer um barco para atravessar o Atlântico". Ele falou "Ó, vem aqui que nós vamos fazer para você".

a) Nas falas presentes, quais termos expressam chamamento?
..............................................................................................................................
b) Que efeito esses termos provocam? Copie a alternativa correta no caderno.
I. A utilização desses termos expressa a maneira como a frase foi dita originalmente, revelando a interação entre os interlocutores.
II. O uso desses termos revela a forma como se deu o contato entre os participantes do diálogo, indicando a falta de proximidade entre eles.
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2. Releia este outro trecho do relato:

       “Não tenho medo de ter dúvidas também. Eu tinha muitas dúvidas... "Deus do céu, eu não quero morrer no meio do Atlântico." Então, assim, eu analisei de modo... primeiro apaixonado pela ideia, mas depois de modo muito frio.”

a) Nesse trecho, que expressão indica um apelo ou chamamento?
.........................................................................................................................
b) Ao utilizar essa expressão, que sensação o navegador revela?
.........................................................................................................................

ANOTE AÍ!
        As palavras que expressam sensações, emoções e sentimentos são chamadas de interjeições. Na fala, elas são reconhecidas pela entonação que o falante emprega ao pronunciá-las e, na escrita, são identificadas, sobretudo, pelo ponto de exclamação (!). As interjeições se apresentam por meio de:
- sons vocálicos: ah!; oh!; hã; ui!; eia!
- palavras únicas: olá!; tchau!; puxa!; viva!; boa!
- locuções interjetivas: ora bolas!; puxa vida!

       O contexto de uso evidencia o sentido das interjeições. Veja os exemplos abaixo e reflita se você costuma utilizá-las com os sentidos indicado.

SENTIDO Admiração
INTERJEIÇÕES ah!; oh!
Advertência
opa!; cuidado!
Alívio ou cansaço
ufa!; até que enfim!
Chamamento
alá!;    psiu!; á!;            i5!;       ei!
Desejo
tomara!
Despedida
tchaul; até logo!
Dor
ai!;       ui!
Dúvida
sei lá...; hum...; hã?

SENTIDO
Encorajamento
INTERJEIÇÕES
avante!; força!
Irritação, indignação
nossa!; que coisa!
Espanto ou surpresa
uau!; ora essa!; oh!
Pedido de silêncio
psiu!; quieto!
Medo ou pavor
uh!; ui!; meu Deus!
Pena
oh!; que pena...
Satisfação ou alegria
oba!; viva!; huhu!
Zombaria
uuhh!
,




1. Identifique, nas frases abaixo, interjeições e locuções interjetivas, indicando o que elas expressam.
a)     Oba! Amanhã vamos ao cinema.
b)    Meu Deus! Eu nunca vi uma chuva tão forte como essa!
c)     Ei! Cuidado! Não entre nessa sala! Você não tem equipamento apropriado.
d)    Vá em frente! Você sabe muito bem o que fazer.
e)     Chega! Eu não consigo dormir com esse barulho!
f)      Arre! Essa gripe acabou com minha semana!

2. Leia a tira a seguir.


a)  Que situação apresentada na tira incomoda os marcianos?
....................................................................................................
b)  Dois acontecimentos surpreendem o astronauta. Quais são eles?
......................................................................................................
c)  Ao ser surpreendido, o astronauta utiliza interjeições. Quais são elas?
.........................................................................................................
d)  Que relação há entre o uso de interjeições e o fato de o texto ser uma tira?
...................................................................................................
3. Nos diálogos abaixo, substitua a fala do segundo interlocutor por uma interjeição adequada à situação.
a) — Vamos à praia no próximo fim de semana?
  Fico muito feliz com o convite!
..................................................................................................
b) — Foi você que fez isso aqui?
  Desculpe-me, eu não sei do que você está falando!
..................................................................................................
c) — Ela não foi indicada para ser a treinadora do time.
  Estou muito triste com a notícia!
................................................................................................
4. Complete os espaços  usando interjeições de acordo com as situações indicadas entre parênteses.
a)  ..............................Esse café está muito quente! (dor)
b)  ............................ Esse Lugar não me parece seguro! (suspeita)
c)  Amanhã conseguiremos terminar nossos trabalhos! ..........................................(alívio)
d)  .................................... Você está correndo muito! (advertência)
e)  ........................................ Essa comida está deliciosa! (satisfação)
f)   Ele chegará a tempo? ........................................ (esperança)
g) .......................................... Pensei que você não fosse chegar! Está atrasado uma hora! (impaciência)
h)  ....................................... Eu espero por isso desde que cheguei aqui na escola! (desejo)
i)   ................................................. Depois das cinco eu não vou ao parque. É muito escuro! (medo)


4. Leia a tira.

a)  No segundo quadrinho, o que interjeição "Aaaaaai! " expressa?
.............................................................................................................................................
b)  Para Mafalda, quem disse essa interjeição? Por que ela supõe isso?
............................................................................................................
c)  A suposição de Mafalda estava correta? Explique.
...................................................................................................
d)  Há, ainda, outra interjeição na tira. Qual? O que ela expressa?
.......................................................................................................
5.   Leia este trecho de notícia.
Mas que zica!
Conheça o vírus que está se espalhando pelo Brasil e entenda por que ele pode ser perigoso
[. .1
O vírus zika, conhecido pelos cientistas desde 1947, foi identificado pela pri­meira vez na África, em macacos. Até muito recentemente, não havia causado grandes estragos. Mas, já nos anos 2000, começaram a surgir notícias de surtos da doença nas ilhas Yap, na Micronésia, e depois na Polinésia Francesa. Até que, no final de 2014, apareceram os primeiros casos no Brasil.
[...]Catarina Chagas. Mas que zica! Ciência Hoje das Crianças, 17 fev. 2016. Disponível em: <http://chc.org.br/mas-que-zica/>. Acesso em: 31 ago. 2018.
• Identifique a interjeição presente no texto acima. Qual é o sentido indicado?
..........................................................................................................................................................................................................
.........................................................................................................................................................................................................
6.   Em que situações você usaria as expressões abaixo?
Que caro!, Que chato!, Que tarde!, Que alívio!.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7. Qual é o sentido indicado em cada grupo de locução interjetiva a seguir?
a)  Que besteira!; Ora bolas!, Que vexame!
.................................................................................................
b)  Que bacana!; Legal!; Que doçura!
........................................................................................................
c)  Que horror!; Que susto!; Credo!
..............................................................................................
8. Indique o significado de cada interjeição nas situações sugeridas a seguir.
a)  "Puxa!" - dita por um estudante ao ser aprovado no vestibular.
.................................................................................................
b)  "Psiu!" - dita por um enfermeiro aos presentes na sala de espera.
..............................................................................................
c)  "Psiu!" - dita por um rapaz a um amigo que passa na rua.
...............................................................................................
ANOTE AÍ
As interjeições auxiliam na construção de sentido dos textos, possibilitando maior expressividade e intensificando o que se quer comunicar. De acordo com o contexto de produção e o modo como são proferidas, as interjeições podem assumir diferentes sentidos.