INTERJEIÇÃO
FONTE: Costa, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.
FONTE: Costa, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.
1. Releia o seguinte trecho do relato de experiência de
vida:
“Marquei com um
construtor de barcos famoso na época, eu falei "Olha, eu quero fazer um
barco para atravessar o Atlântico". Ele falou "Ó, vem aqui que nós
vamos fazer para você".
a) Nas falas presentes, quais termos expressam chamamento?
..............................................................................................................................
b) Que efeito esses termos provocam? Copie a alternativa
correta no caderno.
I. A utilização desses termos expressa a maneira como a
frase foi dita originalmente, revelando a interação entre os interlocutores.
II. O uso desses termos revela a forma como se deu o contato
entre os participantes do diálogo, indicando a falta de proximidade entre eles.
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2. Releia este outro trecho do relato:
“Não tenho medo
de ter dúvidas também. Eu tinha muitas dúvidas... "Deus do céu, eu não
quero morrer no meio do Atlântico." Então, assim, eu analisei de modo...
primeiro apaixonado pela ideia, mas depois de modo muito frio.”
a) Nesse trecho, que expressão indica um apelo ou
chamamento?
.........................................................................................................................
b) Ao utilizar essa expressão, que sensação o navegador
revela?
.........................................................................................................................
ANOTE AÍ!
As palavras
que expressam sensações, emoções e
sentimentos são chamadas de interjeições.
Na fala, elas são reconhecidas pela entonação
que o falante emprega ao pronunciá-las e, na escrita, são identificadas,
sobretudo, pelo ponto de exclamação (!). As interjeições se apresentam por meio
de:
- sons vocálicos: ah!; oh!; hã; ui!; eia!
- palavras únicas: olá!; tchau!; puxa!; viva!; boa!
- locuções interjetivas: ora bolas!; puxa vida!
O contexto de
uso evidencia o sentido das interjeições. Veja os exemplos abaixo e reflita se
você costuma utilizá-las com os sentidos indicado.
SENTIDO Admiração
|
INTERJEIÇÕES ah!;
oh!
|
Advertência
|
opa!; cuidado!
|
Alívio ou cansaço
|
ufa!; até que enfim!
|
Chamamento
|
alá!; psiu!; á!; i5!; ei!
|
Desejo
|
tomara!
|
Despedida
|
tchaul; até logo!
|
Dor
|
ai!; ui!
|
Dúvida
|
sei lá...; hum...; hã?
|
SENTIDO
Encorajamento
|
INTERJEIÇÕES
avante!; força!
|
Irritação, indignação
|
nossa!; que coisa!
|
Espanto ou surpresa
|
uau!; ora essa!; oh!
|
Pedido de silêncio
|
psiu!; quieto!
|
Medo ou pavor
|
uh!; ui!; meu Deus!
|
Pena
|
oh!; que pena...
|
Satisfação ou alegria
|
oba!; viva!; huhu!
|
Zombaria
|
uuhh!
,
|
1. Identifique, nas frases abaixo, interjeições e
locuções interjetivas, indicando o que
elas expressam.
a)
Oba! Amanhã vamos ao cinema.
b)
Meu Deus! Eu
nunca vi uma chuva tão forte como essa!
c)
Ei! Cuidado!
Não entre nessa sala! Você não tem equipamento apropriado.
d)
Vá em frente!
Você sabe muito bem o que fazer.
e)
Chega! Eu não
consigo dormir com esse barulho!
f)
Arre! Essa
gripe acabou com minha semana!
2. Leia a tira
a seguir.
a)
Que situação
apresentada na tira incomoda os marcianos?
....................................................................................................
b) Dois acontecimentos surpreendem o astronauta.
Quais são eles?
......................................................................................................
c) Ao ser
surpreendido, o astronauta utiliza interjeições. Quais são elas?
.........................................................................................................
d) Que relação há entre o uso de interjeições e o
fato de o texto ser uma tira?
...................................................................................................
3. Nos diálogos abaixo, substitua a fala do segundo
interlocutor por uma interjeição adequada à situação.
a) — Vamos à praia no próximo fim de semana?
—
Fico muito
feliz com o convite!
..................................................................................................
b) — Foi você que fez isso aqui?
—
Desculpe-me,
eu não sei do que você está falando!
..................................................................................................
c) — Ela não foi indicada
para ser a treinadora do time.
—
Estou muito
triste com a notícia!
................................................................................................
4. Complete os
espaços usando interjeições de acordo
com as situações indicadas entre
parênteses.
a) ..............................Esse café está muito quente! (dor)
b) ............................ Esse Lugar não me parece seguro! (suspeita)
c) Amanhã conseguiremos terminar nossos trabalhos! ..........................................(alívio)
d) .................................... Você está correndo muito! (advertência)
e) ........................................ Essa comida está deliciosa! (satisfação)
f) Ele chegará a tempo? ........................................ (esperança)
g) .......................................... Pensei que você não fosse chegar! Está
atrasado uma hora! (impaciência)
h) ....................................... Eu espero por isso desde que cheguei aqui na
escola! (desejo)
i) ................................................. Depois das cinco eu não vou ao parque. É muito
escuro! (medo)
4. Leia a tira.
a) No segundo quadrinho,
o que interjeição "Aaaaaai!
" expressa?
.............................................................................................................................................
b) Para Mafalda, quem
disse essa interjeição? Por que ela supõe isso?
............................................................................................................
c) A suposição de
Mafalda estava correta? Explique.
...................................................................................................
d) Há, ainda, outra interjeição na
tira. Qual? O que ela expressa?
.......................................................................................................
5. Leia este trecho de
notícia.
Mas que zica!
Conheça o vírus que
está se espalhando pelo Brasil e entenda por que ele pode ser
perigoso
[. .1
O vírus zika, conhecido pelos cientistas desde 1947, foi identificado
pela primeira
vez na África, em macacos. Até muito recentemente, não havia causado grandes estragos.
Mas, já nos anos 2000, começaram a surgir notícias de surtos da doença nas ilhas
Yap, na Micronésia, e depois na Polinésia Francesa. Até que, no final de 2014,
apareceram os primeiros casos no Brasil.
[...]Catarina
Chagas. Mas que zica! Ciência Hoje das
Crianças, 17 fev. 2016. Disponível
em: <http://chc.org.br/mas-que-zica/>. Acesso em: 31 ago. 2018.
• Identifique a interjeição presente no texto acima. Qual é o sentido
indicado?
..........................................................................................................................................................................................................
.........................................................................................................................................................................................................
6.
Em que situações você
usaria as expressões abaixo?
Que caro!, Que chato!, Que
tarde!, Que alívio!.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7. Qual é o sentido indicado em cada grupo de locução
interjetiva a seguir?
a) Que besteira!; Ora bolas!, Que
vexame!
.................................................................................................
b) Que bacana!; Legal!;
Que doçura!
........................................................................................................
c) Que horror!; Que susto!; Credo!
..............................................................................................
8. Indique o significado de cada interjeição nas situações
sugeridas a seguir.
a) "Puxa!" - dita por um
estudante ao ser aprovado no vestibular.
.................................................................................................
b) "Psiu!" - dita por um enfermeiro aos presentes na sala de
espera.
..............................................................................................
c)
"Psiu!" - dita por um rapaz a um amigo que passa na rua.
...............................................................................................
ANOTE AÍ
As interjeições
auxiliam na construção de sentido
dos textos, possibilitando maior expressividade e intensificando o que se
quer comunicar. De acordo com o contexto
de produção e o modo como são
proferidas, as interjeições podem assumir diferentes sentidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário