PáginasDESCRITOR

domingo, 5 de abril de 2020

INTEJEIÇÃO 6º ANO ALPHA EXERCICIOS E TEORIA


INTERJEIÇÃO
FONTE: Costa, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.

1. Releia o seguinte trecho do relato de experiência de vida:

       “Marquei com um construtor de barcos famoso na época, eu falei "Olha, eu quero fazer um barco para atravessar o Atlântico". Ele falou "Ó, vem aqui que nós vamos fazer para você".

a) Nas falas presentes, quais termos expressam chamamento?
..............................................................................................................................
b) Que efeito esses termos provocam? Copie a alternativa correta no caderno.
I. A utilização desses termos expressa a maneira como a frase foi dita originalmente, revelando a interação entre os interlocutores.
II. O uso desses termos revela a forma como se deu o contato entre os participantes do diálogo, indicando a falta de proximidade entre eles.
.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2. Releia este outro trecho do relato:

       “Não tenho medo de ter dúvidas também. Eu tinha muitas dúvidas... "Deus do céu, eu não quero morrer no meio do Atlântico." Então, assim, eu analisei de modo... primeiro apaixonado pela ideia, mas depois de modo muito frio.”

a) Nesse trecho, que expressão indica um apelo ou chamamento?
.........................................................................................................................
b) Ao utilizar essa expressão, que sensação o navegador revela?
.........................................................................................................................

ANOTE AÍ!
        As palavras que expressam sensações, emoções e sentimentos são chamadas de interjeições. Na fala, elas são reconhecidas pela entonação que o falante emprega ao pronunciá-las e, na escrita, são identificadas, sobretudo, pelo ponto de exclamação (!). As interjeições se apresentam por meio de:
- sons vocálicos: ah!; oh!; hã; ui!; eia!
- palavras únicas: olá!; tchau!; puxa!; viva!; boa!
- locuções interjetivas: ora bolas!; puxa vida!

       O contexto de uso evidencia o sentido das interjeições. Veja os exemplos abaixo e reflita se você costuma utilizá-las com os sentidos indicado.

SENTIDO Admiração
INTERJEIÇÕES ah!; oh!
Advertência
opa!; cuidado!
Alívio ou cansaço
ufa!; até que enfim!
Chamamento
alá!;    psiu!; á!;            i5!;       ei!
Desejo
tomara!
Despedida
tchaul; até logo!
Dor
ai!;       ui!
Dúvida
sei lá...; hum...; hã?

SENTIDO
Encorajamento
INTERJEIÇÕES
avante!; força!
Irritação, indignação
nossa!; que coisa!
Espanto ou surpresa
uau!; ora essa!; oh!
Pedido de silêncio
psiu!; quieto!
Medo ou pavor
uh!; ui!; meu Deus!
Pena
oh!; que pena...
Satisfação ou alegria
oba!; viva!; huhu!
Zombaria
uuhh!
,




1. Identifique, nas frases abaixo, interjeições e locuções interjetivas, indicando o que elas expressam.
a)     Oba! Amanhã vamos ao cinema.
b)    Meu Deus! Eu nunca vi uma chuva tão forte como essa!
c)     Ei! Cuidado! Não entre nessa sala! Você não tem equipamento apropriado.
d)    Vá em frente! Você sabe muito bem o que fazer.
e)     Chega! Eu não consigo dormir com esse barulho!
f)      Arre! Essa gripe acabou com minha semana!

2. Leia a tira a seguir.


a)  Que situação apresentada na tira incomoda os marcianos?
....................................................................................................
b)  Dois acontecimentos surpreendem o astronauta. Quais são eles?
......................................................................................................
c)  Ao ser surpreendido, o astronauta utiliza interjeições. Quais são elas?
.........................................................................................................
d)  Que relação há entre o uso de interjeições e o fato de o texto ser uma tira?
...................................................................................................
3. Nos diálogos abaixo, substitua a fala do segundo interlocutor por uma interjeição adequada à situação.
a) — Vamos à praia no próximo fim de semana?
  Fico muito feliz com o convite!
..................................................................................................
b) — Foi você que fez isso aqui?
  Desculpe-me, eu não sei do que você está falando!
..................................................................................................
c) — Ela não foi indicada para ser a treinadora do time.
  Estou muito triste com a notícia!
................................................................................................
4. Complete os espaços  usando interjeições de acordo com as situações indicadas entre parênteses.
a)  ..............................Esse café está muito quente! (dor)
b)  ............................ Esse Lugar não me parece seguro! (suspeita)
c)  Amanhã conseguiremos terminar nossos trabalhos! ..........................................(alívio)
d)  .................................... Você está correndo muito! (advertência)
e)  ........................................ Essa comida está deliciosa! (satisfação)
f)   Ele chegará a tempo? ........................................ (esperança)
g) .......................................... Pensei que você não fosse chegar! Está atrasado uma hora! (impaciência)
h)  ....................................... Eu espero por isso desde que cheguei aqui na escola! (desejo)
i)   ................................................. Depois das cinco eu não vou ao parque. É muito escuro! (medo)


4. Leia a tira.

a)  No segundo quadrinho, o que interjeição "Aaaaaai! " expressa?
.............................................................................................................................................
b)  Para Mafalda, quem disse essa interjeição? Por que ela supõe isso?
............................................................................................................
c)  A suposição de Mafalda estava correta? Explique.
...................................................................................................
d)  Há, ainda, outra interjeição na tira. Qual? O que ela expressa?
.......................................................................................................
5.   Leia este trecho de notícia.
Mas que zica!
Conheça o vírus que está se espalhando pelo Brasil e entenda por que ele pode ser perigoso
[. .1
O vírus zika, conhecido pelos cientistas desde 1947, foi identificado pela pri­meira vez na África, em macacos. Até muito recentemente, não havia causado grandes estragos. Mas, já nos anos 2000, começaram a surgir notícias de surtos da doença nas ilhas Yap, na Micronésia, e depois na Polinésia Francesa. Até que, no final de 2014, apareceram os primeiros casos no Brasil.
[...]Catarina Chagas. Mas que zica! Ciência Hoje das Crianças, 17 fev. 2016. Disponível em: <http://chc.org.br/mas-que-zica/>. Acesso em: 31 ago. 2018.
• Identifique a interjeição presente no texto acima. Qual é o sentido indicado?
..........................................................................................................................................................................................................
.........................................................................................................................................................................................................
6.   Em que situações você usaria as expressões abaixo?
Que caro!, Que chato!, Que tarde!, Que alívio!.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7. Qual é o sentido indicado em cada grupo de locução interjetiva a seguir?
a)  Que besteira!; Ora bolas!, Que vexame!
.................................................................................................
b)  Que bacana!; Legal!; Que doçura!
........................................................................................................
c)  Que horror!; Que susto!; Credo!
..............................................................................................
8. Indique o significado de cada interjeição nas situações sugeridas a seguir.
a)  "Puxa!" - dita por um estudante ao ser aprovado no vestibular.
.................................................................................................
b)  "Psiu!" - dita por um enfermeiro aos presentes na sala de espera.
..............................................................................................
c)  "Psiu!" - dita por um rapaz a um amigo que passa na rua.
...............................................................................................
ANOTE AÍ
As interjeições auxiliam na construção de sentido dos textos, possibilitando maior expressividade e intensificando o que se quer comunicar. De acordo com o contexto de produção e o modo como são proferidas, as interjeições podem assumir diferentes sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário