PRONOMES PESSOAIS 6º ANO
FONTE:
COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental:
anos finais: 6ºano-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.
INFÂNCIA
Carlos Drummond de
Andrade
Meu pai montava a
cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava
sentada cosendo. (coser =costurar)
Meu irmão pequeno
dormia.
Eu sozinho menino
entre mangueiras
lia a história de
Robinson Crusoé,
comprida história que
não acaba mais.
No meio-dia branco de
luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da
senzala - e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a
preta velha
café gostoso
café bom.
Minha mãe ficava
sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde
o menino.
Para o berço onde
pousou um mosquito.
E dava um suspiro...
que fundo!
Lá longe meu pai
campeava
no mato sem fim da
fazenda.
E eu não sabia que
minha história
era mais bonita que a
de Robinson Crusoé
1. Leia a
última estrofe do poema “Infância” de Carlos Drummond de Andrade.
E eu não sabia que minha história
Era mais bonita que a de Robson Crusoé.
a) Nessa estrofe
que palavra o eu poético utiliza para fazer referência a si mesmo?
...........................................................................
b) Suponha que,
ao falar de si mesmo na infância, o eu poético usasse a expressão “o menino
daquele tempo”. Veja os versos reescritos com essa expressão.
E o menino daquele tempo não sabia que sua história
Era mais bonita que a de Robson Crusoé
Nesses versos
reescritos, houve uma aproximação ou um afastamento do eu poético em relação às
memórias dele? Explique.
................................................................................................................................................................................................................................................
Na atividade
acima, você observou que o eu poético utilizou uma palavra para fazer
referência a si mesmo. Essa palavra pertence a classe gramatical dos pronomes.
Pronomes
são palavras que substituem, fazem referência
ou acompanham substantivos e outras formas nominais (nomes).
PESSOAS DO DISCURSO
2. Leia a tira a seguir
a) Nessa tira, há um diálogo entre Armandinho e seu pai.
Qual é a palavra utilizada pelo pai de Armandinho para se referir a si mesmo?
............................................................................................................
b) O que o pai imagina que pode causar estranheza ao filho?
.......................................................................................................................
c) Na pergunta de Armandinho, no último quadro, a que se
refere a palavra ele?
...............................................................................................................................
d) Explique o efeito de sentido causado pelo uso da palavra
ele nessa pergunta.
..........................................................................................................................
e) Comparando o assunto tratado no poema “Infância” e na
tira lida, O que esses dois textos tem em comum?
...............................................................................................................................
Ao analisar a
tira, você pode perceber que certas palavras foram utilizadas para fazer referência
tanto à pessoa que fala (eu) quanto à
pessoa de quem se fala(ele).
Em uma conversa
como a da tira e em qualquer situação de comunicação, são três as pessoas do
discurso. Os pronomes são palavras que indicam essas pessoas.
·
Primeira pessoa: a pessoa que fala
·
Segunda pessoa: a pessoa com quem se fala
·
Terceira pessoa: a pessoa de quem se fala
Observe os exemplos a seguir.
Ela é a criança
de quem eu te falei ontem.
Ela: pronome que indica a pessoa de quem se fala
Eu: pronome que indica a pessoa que fala
Te: pronome que indica a pessoa com quem se fala
Nós já lhes enviamos as mensagens solicitadas.
Nós: pronome que indica a pessoa que fala
Lhes: pronome que indica a pessoa de quem se fala.
Agora veja a
seguir alguns pronomes utilizados para se referir a cada pessoa do discurso:
primeira, segunda, terceira.
Primeira pessoa,
quem fala: eu, me, nós, nos, etc.
Segunda pessoa, com
quem se fala: tu vós, te etc.
Terceira pessoa,
de quem se fala: ela eles, lhe, etc.
3. Leia a tira a seguir
a) na tira, o humor está relacionado a uma característica
adquirida pelo cachorro em virtude de uma questão espacial. Que relação é essa?
........................................................................................................................
b) O cão usa dois pronomes par afazer referência a si mesmo.
Quais são eles? Classifique-os quanto à pessoa do discurso.
..........................................................................................................................
...........................................................................................................................
c) Reescreva as falas da tira usando pronomes da terceira
pessoa. Faça as alterações necessárias para essa reescrita.
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Os pronomes
pessoais são classificados em dois tipos: pronomes
pessoais do caso reto e pronomes pessoais do caso oblíquo.
PRONOMES PESSOAIS
|
Pessoa do discurso
|
CASO RETO
|
CASO OBLÍQUO
|
1ª pessoa do
singular
|
eu
|
me, mim, comigo
|
2ª pessoa do
singular
|
tu
|
te, ti, contigo
|
3ª pessoa do
singular
|
ele, ela
|
o, a, lhe, se, si,
consigo
|
1ª pessoa do
plural
|
nós
|
nos, conosco
|
2ª pessoa do
plural
|
vós
|
vos, convosco
|
3ª pessoa do
plural
|
eles, elas
|
os, as, lhes, se,
si, consigo
|
4. Retorne a
atividade 3 para responder as questões a seguir.
a) classifique os pronomes que você identificou no item b da
atividade 3 com relação a pessoa do discurso e ao tipo.
....................................................................................................................................................................................................................................................
b) Releia a tira e responda a questão: Qual é a relação
entre o uso desses pronomes e o conteúdo da tira?
....................................................................................................................................................................................................................................................
Os pronomes pessoais indicam as pessoas
envolvidas em uma situação comunicativa (1ª,2ª e 3ª pessoa do singular e do
plural) e são classificados em pronomes
pessoais do caso reto e pronomes pessoais do caso oblíquo.
GABARITO
1.
a) Eu
b) Houve um afastamento, pois ao falar de si mesmo sem
utilizar a palavra “eu”, tratando o menino que ele foi um dia como “ele”, como
outra pessoa, o eu lírico se distancia de sua memórias.
2.
a) A palavra eu
b) O fato de ele (o pai) também ter sido uma criança.
c) Refere se ao menino que o pai diz que foi um dia.
d) Ao perguntar o que ouve com ele, com o menino que o pai
foi um dia, Armandinho ressalta que não vê as características de um criança em
seu pai atualmente.
e) Ambos tratam da criança que o adulto foi um dia.
3.
a) O cachorro se alonga – tornando-se parecido com um
cachorro popularmente conhecido como salsicha – para se adequar ao espaço do
quadrinho da tira.
b) Os pronomes de primeira pessoa eu e me.
c) Ele era um vira-lata desses bem comuns, mas para se
adaptar ao formato da tira ele se transformou em um cachorro salsicha.
4.
a) Eu = pronome pessoal do caso reto referente à primeira
pessoa do singular.
Me = pronome
pessoal do caso oblíquo referente à 1ª pessoa do singular.
b) A personagem fala de si mesma, por isso o uso dos pronomes
que indicam a 1ª pessoa.