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domingo, 12 de abril de 2020

PRONOMES II PESSOAIS E DE TRATAMENTO EXERCÍCIOS


PRONOMES PESSOAIS E DEMOSNTRATIVOS

 Leia a tira.

1. Os pronomes pessoais (eu, tu, ele, nós, vós, eles...) indicam as pessoas do discurso (1ª, 2ª, 3ª).  O pronome nós no último quadrinho possui o mesmo significado de que termo do primeiro quadrinho?
...............................................................................

No primeiro quadrinho, Armandinho utilizou a linguagem informal para se dirigir a seu pai. A linguagem informal não se preocupa com as regras gramaticais, é espontânea, usada no dia a dia com amigos e familiares. A linguagem formal utiliza as regras gramaticais.

Leia o texto abaixo:

ESCREVE AÍ (Luan Santana)
[...]
Chego em casa
E dou de cara com sua foto
Uma ducha e um vinho pra acalmar
E eu digo "vou partir pra outra logo"
Mas quem é que eu tô tentando enganar?
[...]

É que eu te amo
E falo na sua cara
Se tirar você de mim
Não sobra nada
O teu sorriso me desmonta inteiro
Até num simples estalar de dedo
Talvez você tenha deixado eu ir
Pra ter o gosto de me ver aqui
Fraco demais para continuar
Buscando forças pra poder falar

2. “Mas quem é que eu tô tentando enganar?.”  Que palavra desse verso foi escrita usando a linguagem informal?
............................................................

3. Leia o fragmento abaixo.
É que eu te amo
E falo na sua cara
Se tirar você de mim
Não sobra nada

a) Qual pronome pessoal do caso reto foi usado para indicar a segunda pessoa?
.............................................................................................................................
b) Além do emprego do pronome pessoal do caso reto foi usada uma palavra  para indicar a segunda pessoa do discurso. Que palavra é essa?
............................................................................................................................

PRONOMES DE TRATAMENTO
São pronomes de 2ª pessoa do discurso, usados para se dirigir à pessoa com quem se fala, porém o verbo deve ficar na 3ª pessoa.
PRONOMES DE TRATAMENTO
ABREVIATURA
USADOS PARA
Você

Pessoas íntimas.
Senhor, senhora
Sr., Sr.ª
Pessoas mais velhas,
ou tratamento respeitoso.
Sua, Vossa Alteza
S.A., V.A.
Príncipes e duques.
Sua, Vossa Excelência
S. Ex.ª, V. Ex.ª
Altas autoridades.
Sua, Vossa Majestade
S.M., V.M.
Reis e imperadores.
Sua, Vossa Santidade
S.S., V.S.
O papa.
Sua, Vossa Senhoria
S.S.ª., V.S.ª
Autoridades em geral,
tratamento cerimonioso.
Obs.: Seu é abreviação de senhor quando aparece antes de nomes.

No fragmento do exercício 3 ocorreu um caso comum de linguagem informal: a mistura de pronome pessoal e de tratamento. Se usamos o pronome pessoal te ou tu não podemos misturar com o pronome você. Porém o uso deles separados é adequado.

4. Complete com pronomes de tratamento e com pronomes pessoais de modo que a linguagem fique formal.

a) É que eu amo.................
    E falo na sua cara
    Se tirar você de mim
    Não sobra nada

b) É que eu te amo
    E falo na sua cara
    Se tirar ........ de mim
    Não sobra nada

5. Leia a tira.

a) Qual o pronome de tratamento foi utilizado pela atendente no último quadrinho?
.....................................................................................................

b) O pronome de tratamento  não fica separado por vírgula ou outra pontuação. Há pronome de tratamento no 1º e no 3º quadrinho?
......................................................................................................................
c) Se o diálogo na tirinha fosse entre amigos ou familiares que pronome de tratamento  poderia ser usado.
...................................................................................................................

6.Leia a tira.


a) A palavra “lo” também é um pronome pessoal oblíquo,  a que substantivo da tirinha ele se refere?
...............................................................................................................
b) O que causa humor na tira?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) “Peguei!” A que pronome pessoal o verbo em destaque se refere.
.................................................................................................................
d) Há um pronome de tratamento que é comum não ser escrito. “Vá pegá-lo, Garfield! Que pronome de tratamento poderia ter sido usado no início da oração destacada?
.............................................................................................................

7.Leia a tira

a) No segundo quadrinho o pronome “seu” Pode ser trocado por um pronome de tratamento? Qual?
.........................................................................................................................
b) No terceiro quadrinho o pronome “seu” pode ser trocado por um pronome de tratamento? Esse pronome pode indicar posse?
........................................................................................................................
c) A quem o pronome “seu” no terceiro quadrinho se refere?
.......................................................................................................................
d) Quais pronomes pessoais estão presentes no terceiro quadrinho?
........................................................................................................................
  
8) Que pronome de tratamento você usa para se dirigir:
a) a um rei ou a uma rainha?
..............................................................................................................................
b) a pessoas íntimas e familiares?
..............................................................................................................................
.............................................................................................................................
d) ao papa?
.............................................................................................................................
e) a um príncipe?
............................................................................................................................
f) a vereador, deputado, senador, presidente da república?
.............................................................................................................

sábado, 11 de abril de 2020

PRONOMES I PESSOAIS TEORIA EXERCÍCIO



PRONOMES PESSOAIS

Eu Adoro Voar (Clarice Lispector)


[...]

Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram... Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.
Não me deem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!
Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!
Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE!
[...]

1. Em cada fragmento há uma palavra que se refere ao eu lírico. Identifique-as.
a) Porque eu não quero acertar sempre.”
..........................................................
b) “não me convidem a ser igual”
..........................................................
c) “serão especiais para mim”
...........................................................
d) “porque vou seguir meu coração!”
..............................................................

PRONOMES
Pronomes são palavras que substituem, fazem referência ou acompanham substantivos e outras formas nominais.

Ø  PRONOMES PESSOAIS são aqueles que representam as pessoas do discurso.
PRONOMES PESSOAIS
PESSOA DO DISCURSO
CASO RETO
CASO OBLÍQUO
1ª pessoa do singular
Quem fala
eu
me, mim, comigo
2ª pessoa do singular
Com quem se fala
tu
te, ti, contigo
3ª pessoa do singular
De quem se fala
ele, ela
o, a, lhe, se, si, consigo
1ª pessoa do plural
Quem fala
nós
nos, conosco
2ª pessoa do plural
Com quem se fala
vós
vos, convosco
3ª pessoa do plural
De quem se fala
eles, elas
os, as, lhes, se, si, consigo

2. “Já chamei pessoas próximas de "amigo".” A palavra destacada é um verbo. a) A que pronome pessoal do caso reto ela faz REFERÊNCIA?
...............................................................................
b) O pronome da resposta acima indica que PESSOA DO DISCURSO?
..................................................................................
3. Leia a anedota e identifique os pronomes pessoais do caso reto.

“A professora manda Joãozinho recitar uma poesia e ele começa:
_ Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais e eles cavam.
A professora diz a ele: _ Mas o que há de poético nisso?
Ele responde: Isso pode não ser poético, mas é bastante profundo.
..........................................................................................................


4.“Pronomes são palavras que substituem, fazem referência ou acompanham”. Substitua as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:
a) Cláudia gosta de estudar.
........................
b) As mães confiam em seus filhos.
..........................
c) Mauro precisa de ajuda.
.........................
d) Os estudantes assistiram ao filme.
.......................

5. Os pronomes pessoais da resposta do exercício anterior fazem referência a que pessoa do discurso?
....................................................................








quinta-feira, 9 de abril de 2020

PRONOMES PESSOAIS 6º ANO TEORIA EXERCICIOS ALPHA P. 178 GABARITO


PRONOMES PESSOAIS 6º ANO
FONTE: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.

INFÂNCIA
Carlos Drummond de Andrade

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo. (coser =costurar)
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé

       1. Leia a última estrofe do poema “Infância” de Carlos Drummond de Andrade.

E eu não sabia que minha história
Era mais bonita que a de Robson Crusoé.

      a) Nessa estrofe que palavra o eu poético utiliza para fazer referência a si mesmo?
...........................................................................
      b) Suponha que, ao falar de si mesmo na infância, o eu poético usasse a expressão “o menino daquele tempo”. Veja os versos reescritos com essa expressão.

E o menino daquele tempo não sabia que sua história
Era mais bonita que a de Robson Crusoé

      Nesses versos reescritos, houve uma aproximação ou um afastamento do eu poético em relação às memórias dele? Explique.
................................................................................................................................................................................................................................................

       Na atividade acima, você observou que o eu poético utilizou uma palavra para fazer referência a si mesmo. Essa palavra pertence a classe gramatical dos pronomes.
       Pronomes são palavras que substituem, fazem referência ou acompanham substantivos e outras formas nominais (nomes).

PESSOAS DO DISCURSO

2. Leia a tira a seguir



a) Nessa tira, há um diálogo entre Armandinho e seu pai. Qual é a palavra utilizada pelo pai de Armandinho para se referir a si mesmo?
............................................................................................................
b) O que o pai imagina que pode causar estranheza ao filho?
.......................................................................................................................
c) Na pergunta de Armandinho, no último quadro, a que se refere a palavra ele?
...............................................................................................................................
d) Explique o efeito de sentido causado pelo uso da palavra ele nessa pergunta.
..........................................................................................................................
e) Comparando o assunto tratado no poema “Infância” e na tira lida, O que esses dois textos tem em comum?
...............................................................................................................................

      Ao analisar a tira, você pode perceber que certas palavras foram utilizadas para fazer referência tanto à pessoa que fala (eu)  quanto à pessoa de quem se fala(ele).
       Em uma conversa como a da tira e em qualquer situação de comunicação, são três as pessoas do discurso. Os pronomes são palavras que indicam essas pessoas.
·         Primeira pessoa: a pessoa que fala
·         Segunda pessoa: a pessoa com quem se fala
·         Terceira pessoa: a pessoa de quem se fala

Observe os exemplos a seguir.
Ela é a criança de quem eu te falei ontem.
Ela: pronome que indica a pessoa de quem se fala
Eu: pronome que indica a pessoa que fala
Te: pronome que indica a pessoa com quem se fala

Nóslhes enviamos as mensagens solicitadas.
Nós: pronome que indica a pessoa que fala
Lhes: pronome que indica a pessoa de quem se fala.

        Agora veja a seguir alguns pronomes utilizados para se referir a cada pessoa do discurso: primeira, segunda, terceira.
Primeira pessoa, quem fala: eu, me, nós, nos, etc.
Segunda pessoa, com quem se fala:  tu vós, te etc.
Terceira pessoa, de quem se fala: ela eles, lhe, etc.

3. Leia a tira a seguir


a) na tira, o humor está relacionado a uma característica adquirida pelo cachorro em virtude de uma questão espacial. Que relação é essa?
........................................................................................................................
b) O cão usa dois pronomes par afazer referência a si mesmo. Quais são eles? Classifique-os quanto à pessoa do discurso.
..........................................................................................................................
...........................................................................................................................
c) Reescreva as falas da tira usando pronomes da terceira pessoa. Faça as alterações necessárias para essa reescrita.
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

      Os pronomes pessoais são classificados em dois tipos: pronomes pessoais do caso reto e pronomes pessoais do caso oblíquo.

PRONOMES PESSOAIS
Pessoa do discurso
CASO RETO
CASO OBLÍQUO
1ª pessoa do singular
eu
me, mim, comigo
2ª pessoa do singular
tu
te, ti, contigo
3ª pessoa do singular
ele, ela
o, a, lhe, se, si, consigo
1ª pessoa do plural
nós
nos, conosco
2ª pessoa do plural
vós
vos, convosco
3ª pessoa do plural
eles, elas
os, as, lhes, se, si, consigo

       4. Retorne a atividade 3 para responder as questões a seguir.
a) classifique os pronomes que você identificou no item b da atividade 3 com relação a pessoa do discurso e ao tipo.
....................................................................................................................................................................................................................................................
b) Releia a tira e responda a questão: Qual é a relação entre o uso desses pronomes e o conteúdo da tira?
....................................................................................................................................................................................................................................................

       Os pronomes pessoais indicam as pessoas envolvidas em uma situação comunicativa (1ª,2ª e 3ª pessoa do singular e do plural) e são classificados em pronomes pessoais do caso reto e pronomes pessoais do caso oblíquo.

GABARITO 

1.

a) Eu

b) Houve um afastamento, pois ao falar de si mesmo sem utilizar a palavra “eu”, tratando o menino que ele foi um dia como “ele”, como outra pessoa, o eu lírico se distancia de sua memórias.

2.

a) A palavra eu

b) O fato de ele (o pai) também ter sido uma criança.

c) Refere se ao menino que o pai diz que foi um dia.

d) Ao perguntar o que ouve com ele, com o menino que o pai foi um dia, Armandinho ressalta que não vê as características de um criança em seu pai atualmente.

e) Ambos tratam da criança que o adulto foi um dia.

 

3.

a) O cachorro se alonga – tornando-se parecido com um cachorro popularmente conhecido como salsicha – para se adequar ao espaço do quadrinho da tira.

b) Os pronomes de primeira pessoa eu e me.

c) Ele era um vira-lata desses bem comuns, mas para se adaptar ao formato da tira ele se transformou em um cachorro salsicha.

 

4.

a) Eu = pronome pessoal do caso reto referente à primeira pessoa do singular.

     Me = pronome pessoal do caso oblíquo referente à 1ª pessoa do singular.

b) A personagem fala de si mesma, por isso o uso dos pronomes que indicam a 1ª pessoa.

 


NUMERAL PARTE V EXERCÍCIOS FREE FIRE


NUMERAL EXERCÍCIOS FREE FIRE

   Free Fire: Kapella, Lontreta e outras novidades na atualização de abril

      A Garena anunciou que no próximo dia 8 de abril, quarta-feira, o Frifas vai receber uma super atualização cheia de coisas novas. Tem novas armas, modo, personagem, pet, ajustes e mais um monte de coisa para deixar o jogo calibrado e pronto para uma nova fase. Confira a seguir os destaques da atualização:

 Modo Contra Squad ranqueado

       O CS é um modo 4x4, ou seja: equipes de quatro jogadores contra outra formada por quatro também. Popular na comunidade do Free Fire, agora o CS foi elevado a um novo patamar, podendo ser jogado de forma ranqueada. Segundo a Garena, os mecanismos de pontuação e patente do Contra Squad são diferentes do ranqueado clássico. A pré-temporada começará no dia 9 (quinta-feira) às 4 da manhã.... –


1. “O CS é um modo 4x4”. Como podemos rescrever este fragmento substituindo a forma numérica por numerais?
...................................................................................................................................................................................................................................................

2. Primeiro, segundo, terceiro são numerais ordinais. No fragmento “Segundo a Garena,”  a palavra grifada é um numeral? Explique sua resposta.
..................................................................................................................................................................................................................................................

3. Tente passar os numerais cardinais para o plural: um, dois, três.
..............................................................................................

4. Podemos concluir pelo exercício anterior que os numerais cardinais não têm:
..............................................................................................

5. “agora o CS foi elevado a um novo patamar,” Qual o plural do fragmento grifado?
..............................................................................................................................

6. Às vezes confundimos a palavra um artigo indefinido e a palavra um numeral cardinal.  O numeral um não possui plural e pode ser acompanhado de só, apenas, único.
 Enquanto o artigo indefinido tem plural e pode ser suprimido (tirado).

7. Classifique a palavra um abaixo em numeral cardinal ou artigo indefinido.
a) vou tomar um banho:.................................................................
b) Hoje só tivemos um professor:.........................................................
c) Vai um de cada vez ao banheiro:.....................................................
d) Somo uma equipe, Um depende do outro:...........................................
e) Quando um não quer dois não briga:.................................................

8. Uma das funções do numeral é determinar o substantivo.
Exemplo: A terceira aula é de Português. Circule as palavras que determinam o substantivo abaixo:
a) quatro jogadores
b) novas armas
c) coisas novas
d) mecanismos de pontuação

9. Sabemos que os numerais cardinais não flexionam em número (singular e plural) nem em gênero (masculino e feminino). E os numerais ordinais? Vamos tentar flexionar as frases abaixo em gênero e depois em número!
a) Ele foi o primeiro candidato aprovado.
......................................................................................................
......................................................................................................

b) O aluno do sétimo ano fez o exercício.
.....................................................................................................
......................................................................................................













quarta-feira, 8 de abril de 2020

NUMERAL PARTE IV 6º ANO TECENDO LINGUAGENS P.78 TEORIA E EXERCÍCIO


NUMERAL TECENDO LINGUAGENS P.78 6ºANO

Fonte: OLIVEIRA, TâniaAmaral.Tecendo Linguagens: 6º ano,5ªed. Barueri-SP-IBEP, 2018.
Com adaptações.

1. Leia o trecho a seguir extraído de “A escola da vila”
As quatro ou cinco ruas, com a maioria de casas de telha; os três ou quatro sobradinhos; as casas comerciais sempre cheias de mercadorias e de gente; as missas aos domingos; a banda de musica de dez figuras; as procissões de raro em raro; eram novidades que me deixavam maravilhado.

a)  Responda: Qual é a importância dos termos destacados para a construção do sentido desse trecho do texto?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

b) Como essas palavras em destaque se classificam?
................................................................................................................

NUMERAIS
Numerais são palavras que acompanham o substantivo para indicar quantidade ou expressar ideia de ordenação. Os numerais classificam-se em:
·         Cardinais: indicam uma quantidade específica. Exemplo: As quatro ou cinco ruas, com a maioria de casas de telha; três ou quatro sobradinhos.
·         Ordinais: indicam uma ordenação, uma sequenciação. Exemplo: Quando lá entrei, no primeiro dia, levado pela mão de meu pai, senti no peito o coração bater jubilosamente.
·         Multiplicativos: indicam quantidades multiplicadas. Exemplo: Na escola, Cazuza fez o dobro de amigos durante o ano.
·         Fracionários: indicam parte de um todo, uma fração. Exemplo: A professora utilizou metade da parede para colocar o mapa do Brasil.


2. Educação a distância cresce mais que presencial, mas não é 1ª opção

       A educação a distância cresce em ritmo mais acelerado que o ensino presencial e já é opção para quase metade das pessoas que buscam uma graduação. Pesquisa divulgada hoje (22) pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) - que representa grande parte do ensino superior particular do país - mostra que 44% dos entrevistados optariam por essa modalidade, enquanto 56% dizem que preferem o ensino presencial. Nesse ritmo de crescimento, o Brasil terá mais alunos estudando a distância que nas salas de aula tradicionais, em 2023.

Leia o título e o primeiro parágrafo da notícia e depois identifique:
a) um numeral ordina:.....................................................................
b) um numeral fracionário:.................................................................
c) um número indicativo de ano:..................................................



NUMERAL PARTE III INTERPRETAÇÃO O ÚLTIMO A ENTRAR




     Só são permitidos seis em pé; como é que já haviam entrado sete naquele ônibus de fim de linha em West Hampstead? É que o trocador não tinha visto.
        O chofer viu, no momento de dar partida:
       – Tem um sobrando aí atrás.

         E não deu partida. O trocador contou os passageiro em pé: é verdade, estava sobrando um. Qual? Naturalmente o que entrara por último.
          – Quem é que entrou por último?
         O diabo é que haviam entrado todos praticamente ao mesmo tempo.
          – Um dos senhores tem que descer.
        Cada um olhou para os demais, esperando que alguém se voluntariasse. Ninguém se mexeu.
           – Como é? Alguém tem de sair.
         O chofer veio de lá, em auxílio do colega. Fez uma preleção sobre o cumprimento da lei, ninguém se comoveu.
           – Vamos chamar um guarda – sugeriu ao trocador.
          Saíram do ônibus, cada um para o seu lado, à procura de um guarda.
          Um velhinho, alheio ao impasse, entrou muito lépido no ônibus, aumentando para oito o numero de passageiros em pé. Em pouco voltava o chofer, acompanhado de um guarda. O guarda foi logo impondo respeito:
          – Salte o último a entrar.
         O bom velhinho não vacilou: com autoridade não se brinca. Sem querer saber por que, do jeito que entrou, tornou a sair. O chofer, secundando com um olhar vitorioso a decisiva atuação do guarda, foi se aboletar de novo ao volante. Não sem uma última olhada pelo espelhinho sobre os passageiros em pé: um dois, três, quatro, cinco, seis, ué, que história é essa? Continuavam sendo sete?
          – Ainda tem um sobrando.
          E veio de lá, disposto a conferir. Não tinha dúvida: voltaram a ser sete.
          – Um vai ter que sair.
          Os passageiros continuaram firmes – cada um plenamente de acordo, desde que fosse outro a sair. Um deles, já irritado, e por estar mais perto da porta, cometeu a imprudência de deixar o ônibus para buscar de novo o guarda, que já ia longe. Os outros sugeriram ao chofer:
          – Aproveita agora. Só tem seis, toca o ônibus.
       Faltava o trocador, que ainda não havia voltado. O chofer convocou às pressas outro trocador nas imediações, que a companhia costumava deixar de plantão no fim da linha:
          – Entra aí e vamos embora, que já estou atrasado.
         O novo trocador assumiu o posto, e quando o ônibus já ia arrancando, deu com o velhinho ali firme junto ao poste:
          – E o senhor?
          – Esperando ônibus.
          – Então entre.
          O velhinho entrou, o ônibus partiu.

(SABINO, Fernando. A inglesa deslumbrada. 3a. Edição.

Rio de Janeiro, Editora Sabiá, 1969)



Com base no texto, responda às questões:
1. A situação descrita passa-se dentro de quê e onde?
a. (   ) avião, num aeroporto francês                                       
 b. (   ) metrô, na cidade de São Paulo
 c. (   ) ônibus, numa estação rodoviária na Inglaterra       
 d. (   ) transatlântico, num cais de porto na Itália.

2. Havia uma determinação sobre a quantidade de passageiros que podiam viajar em pé e alguém percebeu que havia excesso. Quantos podiam viajar em pé e quem percebeu o excesso? ________________

3. Mesmo ouvindo a ordem de descer, nenhum dos sete passageiros em pé, se mexeu, pois:
a. (   ) todos entraram juntos no ônibus                 
b. (   ) o guarda ainda não havia chegado
c. (   ) o chofer não tinha feito sua preleção           
d. (   ) cada um esperava que o outro saísse

4. Como ninguém resolvesse desembarcar, surgiu a ideia de chamar um guarda. Quem teve essa ideia?
 ______________________________________

5. Quando o guarda ordenou que descesse o último a entrar, foi logo atendido. Isso resolveu o problema?
(   )sim    (   ) não     Por quê?
______________________________________________________________

6. Quando o ônibus finalmente partiu, estava de acordo com a determinação legal?   (   ) sim   (   ) não Por quê?
____________________________________________________________

7. Qual teria sido a intenção do autor ao narrar essa história?
a. (   ) Demonstrar que sempre há alguém desrespeitando as leis.
b. (   ) Os ônibus sempre trafegam com excesso de passageiros.
c. (   ) Na Inglaterra, as leis são respeitadas por todos.
d. (   ) Os idosos têm sempre prioridade e por isso é permitido não cumprir a lei.

8. Marque a frase cuja palavra “linha” tem o mesmo significado da usada no texto: “… haviam entrado sete naquele ônibus de fim de linha…” (par. 1).
a. (   ) O ônibus ficou parado ali no fim da linha.
b. (   ) Pode confiar nele, pois é pessoa de linha.
c. (   ) Quero que plantem essas árvores em linha.
d. (   ) A linha era muito grossa, por isso não entrava no buraco da agulha.

9. Preencha as lacunas com as palavras comprimento ou cumprimento, de acordo com o sentido a ser empregado:
a. “Seu” guarda, o _______________ da linha é enorme.
b. E a empresa exige o _________________ do horário?
c. É só atrasar ou adiantar que vem bronca deste _________________
d. E os passageiros? Sabem que estão sujeitos ao _____________ da lei?
e. Se não sabem, com o senhor lá, vai haver o ________________imediato.
f. E não vai me comover o _____________ da fila. Lei é lei.
__________________________________________________________________________________

NUMERAL PARTE II EXERCÍCIOS

NUMERAL EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

1) Classifique os numerais em : CARDINAL, ORDINAL, MULTIPLICATIVO  e FRACIONÁRIO

a) Esse livro tem sessenta páginas.___________________________
b) Rogério foi o terceiro classificado no concurso._______________________
c) Não chegamos nem na metade do ano ainda.________________________
d) O mês de novembro tem trinta dias._________________________
e) Meu pai tem o triplo da minha idade.__________________________
f) Um quinto dos alunos não foi ao desfile.________________________
g) Quatro quintos dos alunos foram ao desfile._______________________
g) Meu irmão chegou em sexto lugar na corrida de ontem.________________
h)  Havia trezentos livros nas estantes._____________________
i)) Faz seis semanas que não chove._______________________


2) Complete com o numeral conveniente:
a) Hoje é o ____________________________ dia da semana.
b) No __________________________ dia do mês de setembro proclamou-se a Independência do Brasil.
c) Junho é o _______________________ mês do ano.
d) Oito é o _______________ de quatro.
e) Macaé faz aniversário no dia ________________________de julho.

3) Escreva por extenso os numerais:
a) Murilo e Lucas fizeram ______________________pontos no jogo de basquete (16).
b) Estamos no __________________________ mês do ano. (12º)
c) Vinicius é o ____________________________ da chamada. (29º)
d) Hugo comemorou o ______________________ aniversário de seu avô. (60º)
e) Mateus tem ______________________anos. (11)
f) Guilherme mora no __________________________ andar daquele prédio. (16º)
g) Bruno, esta é a _________________________ vez que lhe telefono! (1000ª)


4) Escreva, por extenso, os numerais cardinais que completam as frases.
a) Duas dúzias e meia são______________________________.
b) Uma quinzena tem ____________________________________ dias.
c) O mês de dezembro tem ____________________________________ dias.
d) Uma centena e meia é ____________________________________.
e) Uma dezena e meia é___________________________________.
f) Um semestre tem ____________________________________ meses.
g) Dois séculos são ____________________________________ anos.
h) Três décadas são ____________________________________ anos.
i) Uma resma possui ______________________________folhas

5) Escreva por extenso os seguintes numerais cardinais:
a) 236:
______________________________________________________________________________________________________________________________
b) 703:
______________________________________________________________________________________________________________________________
c) 6.562:
______________________________________________________________________________________________________________________________
d) 28.517:
_____________________________________________________________________________________________________________________________
e) 90.448:
_____________________________________________________________________________________________________________________________

6) Escreva por extenso os seguintes numerais ordinais:
a) 48º:
______________________________________________________________
______________________________________________________________
b) 51º:
______________________________________________________________________________________________________________________________
c) 96º:
______________________________________________________________________________________________________________________________
d) 231º:
_____________________________________________________________________________________________________________________________
e) 445º:
______________________________________________________________________________________________________________________________