PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 9 de abril de 2020

PRONOMES PESSOAIS 6º ANO TEORIA EXERCICIOS ALPHA P. 178 GABARITO


PRONOMES PESSOAIS 6º ANO
FONTE: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.

INFÂNCIA
Carlos Drummond de Andrade

Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo. (coser =costurar)
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.

No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu
chamava para o café.
Café preto que nem a preta velha
café gostoso
café bom.

Minha mãe ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... Não acorde o menino.
Para o berço onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!

Lá longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.

E eu não sabia que minha história
era mais bonita que a de Robinson Crusoé

       1. Leia a última estrofe do poema “Infância” de Carlos Drummond de Andrade.

E eu não sabia que minha história
Era mais bonita que a de Robson Crusoé.

      a) Nessa estrofe que palavra o eu poético utiliza para fazer referência a si mesmo?
...........................................................................
      b) Suponha que, ao falar de si mesmo na infância, o eu poético usasse a expressão “o menino daquele tempo”. Veja os versos reescritos com essa expressão.

E o menino daquele tempo não sabia que sua história
Era mais bonita que a de Robson Crusoé

      Nesses versos reescritos, houve uma aproximação ou um afastamento do eu poético em relação às memórias dele? Explique.
................................................................................................................................................................................................................................................

       Na atividade acima, você observou que o eu poético utilizou uma palavra para fazer referência a si mesmo. Essa palavra pertence a classe gramatical dos pronomes.
       Pronomes são palavras que substituem, fazem referência ou acompanham substantivos e outras formas nominais (nomes).

PESSOAS DO DISCURSO

2. Leia a tira a seguir



a) Nessa tira, há um diálogo entre Armandinho e seu pai. Qual é a palavra utilizada pelo pai de Armandinho para se referir a si mesmo?
............................................................................................................
b) O que o pai imagina que pode causar estranheza ao filho?
.......................................................................................................................
c) Na pergunta de Armandinho, no último quadro, a que se refere a palavra ele?
...............................................................................................................................
d) Explique o efeito de sentido causado pelo uso da palavra ele nessa pergunta.
..........................................................................................................................
e) Comparando o assunto tratado no poema “Infância” e na tira lida, O que esses dois textos tem em comum?
...............................................................................................................................

      Ao analisar a tira, você pode perceber que certas palavras foram utilizadas para fazer referência tanto à pessoa que fala (eu)  quanto à pessoa de quem se fala(ele).
       Em uma conversa como a da tira e em qualquer situação de comunicação, são três as pessoas do discurso. Os pronomes são palavras que indicam essas pessoas.
·         Primeira pessoa: a pessoa que fala
·         Segunda pessoa: a pessoa com quem se fala
·         Terceira pessoa: a pessoa de quem se fala

Observe os exemplos a seguir.
Ela é a criança de quem eu te falei ontem.
Ela: pronome que indica a pessoa de quem se fala
Eu: pronome que indica a pessoa que fala
Te: pronome que indica a pessoa com quem se fala

Nóslhes enviamos as mensagens solicitadas.
Nós: pronome que indica a pessoa que fala
Lhes: pronome que indica a pessoa de quem se fala.

        Agora veja a seguir alguns pronomes utilizados para se referir a cada pessoa do discurso: primeira, segunda, terceira.
Primeira pessoa, quem fala: eu, me, nós, nos, etc.
Segunda pessoa, com quem se fala:  tu vós, te etc.
Terceira pessoa, de quem se fala: ela eles, lhe, etc.

3. Leia a tira a seguir


a) na tira, o humor está relacionado a uma característica adquirida pelo cachorro em virtude de uma questão espacial. Que relação é essa?
........................................................................................................................
b) O cão usa dois pronomes par afazer referência a si mesmo. Quais são eles? Classifique-os quanto à pessoa do discurso.
..........................................................................................................................
...........................................................................................................................
c) Reescreva as falas da tira usando pronomes da terceira pessoa. Faça as alterações necessárias para essa reescrita.
..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

      Os pronomes pessoais são classificados em dois tipos: pronomes pessoais do caso reto e pronomes pessoais do caso oblíquo.

PRONOMES PESSOAIS
Pessoa do discurso
CASO RETO
CASO OBLÍQUO
1ª pessoa do singular
eu
me, mim, comigo
2ª pessoa do singular
tu
te, ti, contigo
3ª pessoa do singular
ele, ela
o, a, lhe, se, si, consigo
1ª pessoa do plural
nós
nos, conosco
2ª pessoa do plural
vós
vos, convosco
3ª pessoa do plural
eles, elas
os, as, lhes, se, si, consigo

       4. Retorne a atividade 3 para responder as questões a seguir.
a) classifique os pronomes que você identificou no item b da atividade 3 com relação a pessoa do discurso e ao tipo.
....................................................................................................................................................................................................................................................
b) Releia a tira e responda a questão: Qual é a relação entre o uso desses pronomes e o conteúdo da tira?
....................................................................................................................................................................................................................................................

       Os pronomes pessoais indicam as pessoas envolvidas em uma situação comunicativa (1ª,2ª e 3ª pessoa do singular e do plural) e são classificados em pronomes pessoais do caso reto e pronomes pessoais do caso oblíquo.

GABARITO 

1.

a) Eu

b) Houve um afastamento, pois ao falar de si mesmo sem utilizar a palavra “eu”, tratando o menino que ele foi um dia como “ele”, como outra pessoa, o eu lírico se distancia de sua memórias.

2.

a) A palavra eu

b) O fato de ele (o pai) também ter sido uma criança.

c) Refere se ao menino que o pai diz que foi um dia.

d) Ao perguntar o que ouve com ele, com o menino que o pai foi um dia, Armandinho ressalta que não vê as características de um criança em seu pai atualmente.

e) Ambos tratam da criança que o adulto foi um dia.

 

3.

a) O cachorro se alonga – tornando-se parecido com um cachorro popularmente conhecido como salsicha – para se adequar ao espaço do quadrinho da tira.

b) Os pronomes de primeira pessoa eu e me.

c) Ele era um vira-lata desses bem comuns, mas para se adaptar ao formato da tira ele se transformou em um cachorro salsicha.

 

4.

a) Eu = pronome pessoal do caso reto referente à primeira pessoa do singular.

     Me = pronome pessoal do caso oblíquo referente à 1ª pessoa do singular.

b) A personagem fala de si mesma, por isso o uso dos pronomes que indicam a 1ª pessoa.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário